profeta vocação divina da escola de · pdf fileensinos de jesus autoridade...

4
ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL - 1º TRIMESTRE / 2013 - REVISTA CPAD LIÇÕES BÍBLICAS - ELIAS E ELISEU UM MINISTÉRIO DE PODER PARA TODA A IGREJA LIÇÃO 12 - ELISEU E A ESCOLA DOS PROFETAS A - MAPA DIDÁTICO DA AULA VOCAÇÃO DIVINA DA ESCOLA DE PROFETAS VOCAÇÃO DIVINA CHAMADA (Instituição da Escola) UNÇÃO FORMAÇÃO (Currículo da Escola) CAPACITAÇÃO (Metodologia da Escola) 1. “FILHOS DOS PROFETAS” (Comunidade -Discípúlos) 2. ELIAS E ELISEU (Individual) ESPÍRITO SANTO 1. PALAVRA DE DEUS 2. EXPERIÊNCIAS (ADVERSIDADES) 3. ORAÇÃO 4. HOMENS DE DEUS 1. EXEMPLO 2. PALAVRA DE DEUS 3. PRODÍGIOS E MILAGRES 4. RECONHECIMENTO ENSINOS DE JESUS AUTORIDADE ESPIRITUAL HABILIDADE E EFICÁCIA MÉTODOS CONTEÚDO RABI MESTRE PROFETA SENHOR FILHO DE DEUS APTIDÃO ALVO DOMÍNIO ATENÇÃO PARÁBOLAS MOTIVAÇÃO INDAGAÇÕES DISCURSOS CITAÇÕES DEUS EXEMPLO ESCRITURAS VIDA CRISTÃ (IGREJA) REINO DE DEUS VOLTA DE JESUS B - LEITURA DA INTRODUÇÃO DA LIÇÃO - PÁGINA 85 DA REVISTA CPAD- MESTRE I - CARACTERÍSTICAS PARA VOCAÇÃO DIVINA 1. CHAMADA 1.1.Chamada Universal para Salvação Deus faz um convite aos pecadores para o estado de graça e salvação, por meio da pregação do evangelho de Cristo. É uma chamada celestial, é universal, tem resultados universais, nos que se salvam ou nos que se perdem. Essa chamada harmoniza-se com o propósito divino no tocante a cada pessoa, portanto, esta chamada também é de ordem pessoal.(Rm 8:28-39) 1.2. Chamada Individual ao Serviço Deus também convida alguém para realizar algum serviço ou ofício especial, como no caso do apostolado, da pregação missionária, do sacerdócio, do ensino ou para alguma outra ocupação específica sempre com um propósito (Rm 1:1). A partir de um chamado a pessoa terá que se expressar e se desenvolver espiritualmente (1 Co 7:20-24) 2. UNÇÃO Do ponto de vista espiritual a "unção" significa que a presença permanente do Espírito Santo está com o crente . É uma operação espiritual dada diretamente por Yahweh que em algumas vezes se materializa pelo derramamento do óleo de azeite sobre o escolhido (1 Sm 16:1-13; Lc 4:16-22). 3. FORMAÇÃO É a formatação de um caráter moral, ético, social e da vida espiritual de um ser, de modo a acumular experiências e provisão de meios para bem desempenhar a sua chamada, a sua vocação. Em sua maioria da vezes esta formação dar-se-á através de uma pessoa referencial, com suas respectivas atitudes e procedimentos, comparados aos valores absolutos de Deus exarados na Bíblia Sagrada. (1 Sm 3:1;19-21; Rm 5:1-5). 4. CAPACITAÇÃO A capacitação espiritual não se embasa nas capacidades naturais do homem, nos terrenos físico, moral e intelectual. Esta capacitação se refere as realizações, segundo a vontade de Deus, daquele que foi chamado, ungido e formado para o desempenho de sua vocação. É na capacitação que o chamado de Deus é confirmado perante os olhos das outras pessoas. (2 Co 12:11-12;.Mc 16:14-18) II - LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA DA ESCOLA DE PROFETAS

Upload: hoanganh

Post on 06-Feb-2018

215 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: PROFETA VOCAÇÃO DIVINA DA ESCOLA DE · PDF fileensinos de jesus autoridade espiritual habilidade e eficÁcia mÉtodos conteÚdo rabi mestre profeta senhor filho de deus aptidÃo

ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL - 1º TRIMESTRE / 2013 - REVISTA CPAD

LIÇÕES BÍBLICAS - ELIAS E ELISEU

UM MINISTÉRIO DE PODER PARA TODA A IGREJA

LIÇÃO 12 - ELISEU E A ESCOLA DOS PROFETAS

A - MAPA DIDÁTICO DA AULA

VOCAÇÃO DIVINA DA ESCOLA DE PROFETAS

VOCAÇÃO DIVINA

CHAMADA(Instituição da Escola)

UNÇÃO

FORMAÇÃO(Currículo da Escola)

CAPACITAÇÃO(Metodologia da Escola)

1. “FILHOS DOS PROFETAS”

(Comunidade -Discípúlos)

2. ELIAS E ELISEU

(Individual)

ESPÍRITO SANTO

1. PALAVRA DE DEUS

2. EXPERIÊNCIAS

(ADVERSIDADES)

3. ORAÇÃO

4. HOMENS DE DEUS

1. EXEMPLO

2. PALAVRA DE DEUS

3. PRODÍGIOS E MILAGRES

4. RECONHECIMENTO

ENSINOS DE JESUS

AUTORIDADE

ESPIRITUAL

HABILIDADE

E EFICÁCIAMÉTODOS CONTEÚDO

RABI

MESTRE

PROFETA

SENHOR

FILHO DE DEUS

APTIDÃO

ALVO

DOMÍNIO

ATENÇÃO

PARÁBOLAS

MOTIVAÇÃO

INDAGAÇÕES

DISCURSOS

CITAÇÕES

DEUS

EXEMPLO

ESCRITURAS

VIDA CRISTÃ(IGREJA)

REINO DE DEUS

VOLTA DE JESUS

B - LEITURA DA INTRODUÇÃO DA LIÇÃO - PÁGINA 85 DA REVISTA CPAD- MESTRE

I - CARACTERÍSTICAS PARA VOCAÇÃO DIVINA

1. CHAMADA

1.1.Chamada Universal para Salvação

Deus faz um convite aos pecadores para o estado de graça e salvação, por meio da pregação do evangelho de Cristo. É uma chamada celestial, é universal, tem resultados universais, nos que se salvam ou nos que se perdem. Essa chamada harmoniza-se com o propósito divino no tocante a cada pessoa, portanto, esta chamada também é de ordem pessoal.(Rm 8:28-39)

1.2. Chamada Individual ao Serviço

Deus também convida alguém para realizar algum serviço ou ofício especial, como no caso do apostolado, da pregação missionária, do sacerdócio, do ensino ou para alguma outra ocupação específica sempre com um propósito (Rm 1:1). A partir de um chamado a pessoa terá que se expressar e se desenvolver espiritualmente (1 Co 7:20-24)

2. UNÇÃO

Do ponto de vista espiritual a "unção" significa que a presença permanente do Espírito Santo está com o crente . É uma operação espiritual dada diretamente por Yahweh que em algumas vezes se materializa pelo derramamento do óleo de azeite sobre o escolhido (1 Sm 16:1-13; Lc 4:16-22).

3. FORMAÇÃO

É a formatação de um caráter moral, ético, social e da vida espiritual de um ser, de modo a acumular experiências e provisão de meios para bem desempenhar a sua chamada, a sua vocação. Em sua maioria da vezes esta formação dar-se-á através de uma pessoa referencial, com suas respectivas atitudes e procedimentos, comparados aos valores absolutos de Deus exarados na Bíblia Sagrada. (1 Sm 3:1;19-21; Rm 5:1-5).

4. CAPACITAÇÃO

A capacitação espiritual não se embasa nas capacidades naturais do homem, nos terrenos físico, moral e intelectual. Esta capacitação se refere as realizações, segundo a vontade de Deus, daquele que foi chamado, ungido e formado para o desempenho de sua vocação. É na capacitação que o chamado de Deus é confirmado perante os olhos das outras pessoas. (2 Co 12:11-12;.Mc 16:14-18)

II - LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA DA ESCOLA DE PROFETAS

Page 2: PROFETA VOCAÇÃO DIVINA DA ESCOLA DE · PDF fileensinos de jesus autoridade espiritual habilidade e eficÁcia mÉtodos conteÚdo rabi mestre profeta senhor filho de deus aptidÃo

Acredita-se que a escola de profetas surgiu com Samuel (1 Sm 19:20) aproximadamente em 1050 a.C. e posteriormente em 850 a.C. se consolidou com Elias e Eliseu (2 Rs 2:1-5,15; 2 Rs 4:38) nas cidades de Gilgal, Betel e Jericó.

III - OBJETIVOS DA ESCOLA DE PROFETAS

1. Treinamento dos "filhos dos profetas" ou discípulos dos profetas para o discipulado das pessoas.

2.Transmissão e instrução da Palavra de Deus para a genuína compreensão desta Palavra.

IV - A VOCAÇÃO DIVINA DE ELISEU E DA ESCOLA DE PROFETAS

1. CHAMADO

A chamada de Eliseu foi uma expressão da soberania do Senhor Yahweh que agora buscava um sucessor para Elias para dar continuidade a um ministério que havia sido levantado para destruir o culto a Baal entranhado no povo israelita.(1 Rs 19:15-17).

Eliseu se tornou um líder com autoridade espiritual reconhecido pelos discípulos dos profetas consolidando-se na sucessão de Elias que já Institucionalizara a escola de profetas, tornando-se Eliseu o novo líder desta escola.(2Rs 2:6-18).

A escola de profetas já estava organizada e agora partia para um aumento em sua estrutura física tanto para habitação dos discípulos como para os encontros de Eliseu com os "filhos dos profetas". É a chamada da Escola de profetas para bem cumprir a sua missão de treinar os discípulos para habilitarem-se ao discipulado das pessoas(contra o baalismo), e também transmitir a Palavra de Deus para melhor compreensão desta.Assim de vez a escola de profetas foi institucionalizada.(2 Rs 6:1-3)

2. UNÇÃO

A Chamada de Eliseu foi feita através de Elias e a unção de Deus sobre Eliseu se materializou quando o profeta do fogo lançou sobre ele o manto consagrando esta chamada de Deus. Pode ter parecido um ato simbólico, mas que nos tempos antigos significava a transferência de poder e autoridade espiritual. (1 Rs 19.19).

Certamente a unção do Senhor estava também sobre os discípulos de profetas para bem desempenharem suas atribuições sob a liderança de Eliseu.

3. FORMAÇÃO

Eliseu recebe a chamada e a unção do Senhor, porém, não estava pronto para a obra de Deus. Deveria agora passar por uma sólida formação em seu caráter, em sua vida moral, social e espiritual. Eliseu entendeu isto rapidamente e se colocou a disposição para servir a Elias, o homem de Deus (1 Rs 19:21). Eliseu se tornou o servo mais fiel e o menor aprendiz espiritual de Elias andando com ele para onde Elias ia observando o seu procedimento, servindo em tudo ao profeta do fogo. ( 2 Rs 2:1-7; 2 Rs 3:11).

A convivência dia a dia dos "filhos dos profetas" com Eliseu, observando os milagres realizados por Yahweh, instrumentalizados por Eliseu, formou o caráter moral, social e a vida espiritual dos discípulos consumando uma preparação de alto nível destes, através da Palavra, das experiências, do hábito da oração, formatando o currículo da escola.(2 Rs 4:38-41)

4. CAPACITAÇÃO

Eliseu ao andar com Elias percebeu que o chamado, a unção e a formação não eram suficientes para desempenhar o ministério e então necessitava da confirmação de sua capacitação e assim pediu com humildade uma porção dobrada da unção de Elias, algo muito difícil, mas foi contemplado com esta benção e após Elias ser arrebatado num redemoinho por um carro e cavalos de fogo; Eliseu com o manto de Elias que havia sido deixado, feriu as águas do Jordão e passou em seco pelo leito do rio. (2 Rs 2:9-14). Devido a este fato e outros milagres que depois se sucederam , Eliseu não precisou alardear que era o escolhido do Senhor para suceder Elias, o próprio povo o reconheceu com sucessor do profeta do fogo.(2 Rs 2:15-18)

A escola de profetas, formada pelos discípulos do profeta Eliseu ao testemunhar as maravilhas realizadas por Yahweh adquiriu a capacidade necessária para realizar a obra pautada em suas experiências, na Palavra de Deus, nos sinais e prodígios e no reconhecimento do povo como homens de Deus. Esta era a metodologia da Escola.(2 Rs 4:42-44; 2 Rs 6:1-7)

V- O EXEMPLO MÁXIMO DE ENSINO - JESUS CRISTO

Page 3: PROFETA VOCAÇÃO DIVINA DA ESCOLA DE · PDF fileensinos de jesus autoridade espiritual habilidade e eficÁcia mÉtodos conteÚdo rabi mestre profeta senhor filho de deus aptidÃo

1. AUTORIDADE ESPIRITUAL

1.1. RABI - MESTRE - SENHOR - PROFETA - FILHO DE DEUS

As pessoas que ouviam Jesus ficavam atônitos diante de seu ensino, pois falava com autoridade sem igual e assim dirigiam-se a Ele com títulos tais como; Rabi (grande ou mestre), Mestre, Senhor, Profeta, Filho de Deus (Mc 1: 21-28; Jo 3:1-2; Mt 26:20-25; Atos 3:13-26; Mt 16:13-17).

2. HABILIDADE E EFICÁCIA

2.1. APTIDÃO

O Senhor Jesus demonstrou enquanto peregrinava neste planeta uma aptidão para ensinar, transmitir a mensagem certa, pois tinha o domínio pleno da matéria, um conhecimento profundo do coração humano e uma vida diária que correspondia de forma fidelíssima ao seu ensino.(Lc 2:41-52).

2.2. ALVO

O ensino que produz eficácia não acontece por acaso é resultado de um planejamento acompanhado de uma estratégia com metas e objetivos bem definidos. Jesus sabia plenamente qual era a sua missão, bem como do que precisava para estabelecer seu reino entre nós. Jesus constituiu apóstolos, discípulos, ensinou-os para replicar a mensagem de salvação e realizar sinais, prodígios e milagres. (Mc 6:7-13)

2.3. DOMÍNIO

É irrefutável o pleno domínio que Jesus detinha sobre o que estava a ensinar diariamente as pessoas, utilizando os mais variados métodos.(Mc 12:18-27)

2.4. ATENÇÃO

Jesus cativava e prendia a atenção de seus ouvintes, era gostoso e imperdível ouvi-lo. (Lc 12:1).

2.5. MOTIVAÇÃO

Jesus motivava seus ouvintes a prosseguir em pleno desenvolvimento de sua vida moral e espiritual. (Mc 12:28-34)

3. MÉTODOS DE ENSINO DE JESUS

3.1. PARÁBOLAS

Jesus transmitia uma verdade espiritual por meio de alguma comparação com fatos familiares. (Mt 13:47-50; Mc 4:33-34)

3.2. INDAGAÇÕES

As indagações promovem um convite a pensar, refletir sobre algo importante, despertando o raciocínio do ouvinte e ao mesmo tempo convidando-o a participação direta ao debate do assunto em foco. Era um dos métodos prediletos de Jesus (Mc 12:13-17)

3.3. DISCURSOS

Jesus no sermão do monte fez o seu mais brilhante discurso sobre o modelo de caráter cristão. Foi um discurso bem concatenado que de forma sistemática atinge em cheio o coração de quem ouve e lê. (Mt 5-7)

3.4 .CITAÇÕES

Jesus em seu ensino usava muitas citações do Antigo Testamento para explicar sobre sua missão, para contrapor as ideias dos adversários e consolidar suas doutrinas (Mt 4:1-11).

3.5. EXEMPLO

A Supremacia e comportamento de Jesus conferia-lhe a viver o que ensinava (Jo 17:15-19)

4. CONTEÚDO

Page 4: PROFETA VOCAÇÃO DIVINA DA ESCOLA DE · PDF fileensinos de jesus autoridade espiritual habilidade e eficÁcia mÉtodos conteÚdo rabi mestre profeta senhor filho de deus aptidÃo

Jesus ensinava com ênfase sobre Deus (Jo 14:8-11), falava das Escrituras para as multidões (Mc 2:1-2), da vida cristã (igreja) (Mt 16:18), do reino de Deus (Mt 4:23) e da sua volta para buscar a sua igreja (Jo 14:1-3);

VI -CONCLUSÃO

Foi através de Elias e Eliseu que a escola de profetas se consolidou para que formalmente a Palavra de Deus fosse ensinada. Nossa missão é revelar a toda a humanidade a salvação sacramentada em Jesus Cristo. Fomos chamados e temos que responder a esta vocação. Jesus é a excelência referencial para pregarmos, realizarmos curas, milagres, sinais, prodígios e ensinarmos a Palavra de Deus.(Tg 3:1)