professor: equipe de portuguÊspessoal.educacional.com.br/up/4660001/2828831/portugues-9o ano... ·...

12
Página 1 de 12 - 11/10/2018 - 10:54 PROFESSOR: EQUIPE DE PORTUGUÊS BANCO DE QUESTÕES - PORTUGUÊS - 9º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ============================================================================================== As questões de 1 a 11 remetem tão somente ao livro William Shakespeare e seus atos dramáticos. 01- A importância do rio Tâmisa para o teatro era a seguinte: (A) Era uma espécie de interseção de vários locais. (B) Lá se jogavam os dejetos dos espetáculos teatrais. (C) Tratava-se de um ótimo itinerário para pescadores. (D) Esse rio era por onde passeavam os grandes atores. 02- Existia uma vantagem em se ter um teatro próprio. Isso deve ao fato de que, assim, (A) o público se comportaria melhor. (B) os atores seriam mais bem pagos. (C) o seu uso poderia ser mais diversificado. (D) os espetáculos seriam mais barulhentos. 03- A construção teatral britânica é herdeiro direta da cultura: (A) céltica. (B) grega. (C) romana. (D) germânica. 04- A diferença entre teatro aberto, semiaberto e fechado reside, sobretudo, (A) no valor do ingresso. (B) no uso durante o inverno. (C) na localização do lado do rio. (D) na presença de telhado. 05- A que se deve a má reputação dos teatros na época de Shakespeare? R.: __________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ 06- Aponte uma decisão de Shakespeare que tenha colaborado para o aumento de sua importância dramatúrgica. (A) Subornar ou convencer a rainha de seu mérito. (B) Virar ator e, posteriormente, professor de dramaturgia. (C) Escrever peças somente mitológicas com suporte histórico. (D) Envolver-se profissionalmente com a realeza. 07- O que são "Os anos perdidos de Skakespeare"? (A) os anos em que Shakespeare não estava na Inglaterra. (B) os anos em que os biógrafos desconhecem o paradeiro do poeta. (C) os anos em que Shakespeare não produziu poemas nem teatro. (D) os anos em que os biógrafos não reconhecem nenhuma produção de Shakespeare como original. (E) os anos em que publicou uma peça com esse nome.

Upload: dinhtram

Post on 30-Dec-2018

216 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Página 1 de 12 - 11/10/2018 - 10:54

PROFESSOR: EQUIPE DE PORTUGUÊS

BANCO DE QUESTÕES - PORTUGUÊS - 9º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ==============================================================================================

As questões de 1 a 11 remetem tão somente ao livro William Shakespeare e seus atos dramáticos.

01- A importância do rio Tâmisa para o teatro era a seguinte:

(A) Era uma espécie de interseção de vários locais. (B) Lá se jogavam os dejetos dos espetáculos teatrais. (C) Tratava-se de um ótimo itinerário para pescadores. (D) Esse rio era por onde passeavam os grandes atores.

02- Existia uma vantagem em se ter um teatro próprio.

• Isso deve ao fato de que, assim,

(A) o público se comportaria melhor. (B) os atores seriam mais bem pagos. (C) o seu uso poderia ser mais diversificado. (D) os espetáculos seriam mais barulhentos.

03- A construção teatral britânica é herdeiro direta da cultura:

(A) céltica. (B) grega. (C) romana. (D) germânica.

04- A diferença entre teatro aberto, semiaberto e fechado reside, sobretudo,

(A) no valor do ingresso. (B) no uso durante o inverno. (C) na localização do lado do rio. (D) na presença de telhado.

05- A que se deve a má reputação dos teatros na época de Shakespeare?

R.: __________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________ 06- Aponte uma decisão de Shakespeare que tenha colaborado para o aumento de sua importância

dramatúrgica.

(A) Subornar ou convencer a rainha de seu mérito. (B) Virar ator e, posteriormente, professor de dramaturgia. (C) Escrever peças somente mitológicas com suporte histórico. (D) Envolver-se profissionalmente com a realeza.

07- O que são "Os anos perdidos de Skakespeare"?

(A) os anos em que Shakespeare não estava na Inglaterra. (B) os anos em que os biógrafos desconhecem o paradeiro do poeta. (C) os anos em que Shakespeare não produziu poemas nem teatro. (D) os anos em que os biógrafos não reconhecem nenhuma produção de Shakespeare como original. (E) os anos em que publicou uma peça com esse nome.

Página 2 de 12 - 11/10/2018 - 10:54

08- O que o nome do teatro de Shakespeare – O Globo – sugere sobre as intenções dramatúrgicas dele?

R.: __________________________________________________________________________

09- Que estudos realizados por Shakespeare na época escolar parecem ter colaborado para sua

formação teatral, tanto como ator quanto como dramaturgo?

(A) cultura greco-latina e versificação. (B) religiões e culinária. (C) oratória e política. (D) gramática e culinária.

10- O objetivo dos nomes das companhias teatrais era:

(A) traduzir o objetivo de um grupo teatral. (B) fazer referência aos nobres ou à realeza. (C) constituir uma metáfora em torno da importância da arte. (D) realizar um jogo de palavras ou um trocadilho.

11- Qual foi a vantagem inicial de Shakespeare adquirir o teatro de Blackfriars?

R.: __________________________________________________________________________ Texto 1 / Gênero Retrato

TTTTeatro eatro eatro eatro IIIIsabelinosabelinosabelinosabelino

• As questões de 12 a 15 se referem ao texto 1.

Considere os espaços teatrais e do público: 12- Retratou-se um teatro aberto ou semiaberto?

R.: __________________________________________________________________________

Página 3 de 12 - 11/10/2018 - 10:54

13- Qual era o público que ficava na parte dianteira inferior?

R.: __________________________________________________________________________ 14- Qual era o público que ficava nos espaços de arquibancada?

R.: __________________________________________________________________________ 15- A estrutura era semicircular porque:

(A) Colaborava com a propagação do som. (B) Era esteticamente bonito e combinava com a realeza. (C) Era uma obrigação por lei. (D) Shakespeare sempre se dirigia ao público ao final.

Texto 2 / Gênero Texto Informativo

O O O O TTTTeatro eatro eatro eatro IIIIsabelinosabelinosabelinosabelino (Wikipedia, adaptado)

O teatro isabelino, que foi inspirado em sua origem nos circos da época para a luta entre ursos e cães ou nas hospedarias, estabelecimentos baratos de províncias, consistia em uma construção muito simples, de madeira ou de pedra, frequentemente circular ainda que fosse dotado de um amplo pátio interno, fechado ao redor e sem teto. Tal pátio se transformou na plateia dos teatros, enquanto que as galerias derivaram das bancadas internas das pousadas. Quando a pousada ou o circo se transformaram em teatro, pouco ou nada se modificou da antiga construção: as representações continuaram acontecendo no pátio, à luz do sol. O ator isabelino recitava no meio, não diante do povo: de fato, o cenário adentrava em uma plateia que o circundava por três lados (somente a parte posterior era reservada aos atores, ficando a resguardo do edifício). Como na Idade Média a dos "efeitos especiais" refinava a capacidade gestual, mímica e verbal dos atores, que sabiam criar com maestria lugares e mundos invisíveis (...).

Entre o segundo e o terceiro plano do cenário costumavam ficar os músicos. O aforo era entre 1500 e 2000 espectadores. Não existiam interrupções entre um ato e outro, já que era escassa a cenografia. O mobiliário e os objetos davam a localização da ação (um trono era a corte, uma mesa de taverna, uma taverna etc.). • As questões de 16 a 20 se referem ao texto 2.

"O teatro isabelino, que foi inspirado em sua origem nos circos da época para a luta entre ursos e cães ou nas hospedarias, consistia em uma construção muito simples ainda que fosse dotado de um amplo pátio interno, fechado ao redor e sem teto."

16- O 1o período do texto 2, adaptado no box acima, contém 3 orações.

• Transcreva-as. OBS.: Há oração quebrada.

ORAÇÃO 1

ORAÇÃO 2

ORAÇÃO 3

Página 4 de 12 - 11/10/2018 - 10:54

17- O que a oração 2 é da 1?

R.: __________________________________________________________________________ 18- O que a oração 3 é da 1?

R.: __________________________________________________________________________ 19- O uso da vírgula antes do "que" se explica pelo fato de o antecedente ser de significado:

(A) amplo. (B) limitado. (C) vago. (D) explícito.

20- Explique a confrontação das seguintes ideias do trecho: "ser simples" e "ser dotado de amplo pátio

interno". R.: __________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________

Texto 3 / Gênero informativo

HamletHamletHamletHamlet (Wikipedia, adaptado)

Hamlet é uma tragédia escrita entre 1599 e 1601. A peça, situada na Dinamarca, reconta a história de como o Príncipe Hamlet tenta vingar a morte de seu pai, Hamlet, o rei, executado por Cláudio, seu irmão que o envenenou e em seguida tomou o trono casando-se com a rainha. A peça traça um mapa do curso de vida na loucura real e na loucura fingida — do sofrimento opressivo à raiva fervorosa — e explora temas como a traição, vingança, incesto, corrupção e moralidade.

(...) Acredita-se que Shakespeare escreveu Hamlet baseado na lenda de Amleto, preservada no século XIII pelo cronista Saxo Grammaticus (...) e, mais tarde, retomada por François de Belleforest no século XVI, e numa suposta peça do teatro isabelino conhecida hoje como Ur-Hamlet.

(...) Hamlet é a peça mais longa de Shakespeare e, provavelmente, a que mais trabalho lhe deu, mas

encontrou nos tempos um espaço que a consagrou como uma das mais poderosas e influentes tragédias (...): durante o tempo de vida de Shakespeare, a peça estava entre uma das mais populares da Inglaterra e ainda figura entre os textos mais realizados do mundo, no topo, inclusive, da lista da Royal Shakespeare Company desde 1879. • A questão se refere ao texto 3. 21- Marque (V) VERDADEIRO ou (F) FALSO para as afirmações realizadas sobre os eventos

informados no texto 3.

• Conserte as falsas.

a) ( ) O "entre" do 1o período enfatiza a precisão sobre o ano de origem da peça.

R.: __________________________________________________________________________

b) ( ) No 2o período, não ter uma vírgula antes do "que" indica que Cláudio era o único irmão de Hamlet.

R.: __________________________________________________________________________

Página 5 de 12 - 11/10/2018 - 10:54

c) ( ) No 3o período, a expressão entre travessões garante que o personagem foi de um extremo ao outro.

R.: __________________________________________________________________________ d) ( ) Os temas citados no final do 1o parágrafo estão ligados por uma ideia coordenativa

adversativa. R.: __________________________________________________________________________ e) ( ) O uso do "se" no 1o período do 2o parágrafo garante que a próxima oração tenha a função

de objeto, indiretamente revelando a indeterminação do sujeito.

R.: __________________________________________________________________________ f) ( ) Devido ao uso de particípios e pronomes relativos, é certo dizer que houve no texto uma

abundância de orações adverbiais com a intenção informativa de contextualizar a época em que Shakespeare produziu.

R.: __________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________

22- Com relação aos fragmentos abaixo e a classificação das orações, preencha a tabela.

FRAGMENTO 1 (4 itens)

"Disseste que, se tua voz tivesse força igual à imensa dor que sentes, teu grito acordaria não só a tua casa, mas a vizinhança inteira" (Renato Russo)

TRANSCRIÇÃO DA ORAÇÃO Obs.: existe oração quebrada"

CLASSIFICAÇÃO (BASTA UMA SÓ)

1

2

3

4

FRAGMENTO 2 (4 itens)

As contas que não deram certo, mas estão completas, mostram quem foi incompetente.

TRANSCRIÇÃO DA ORAÇÃO CLASSIFICAÇÃO (BASTA UMA SÓ)

1

2

3

4

Página 6 de 12 - 11/10/2018 - 10:54

• A questão 23 é relativa à leitura do fragmento 1 da questão 22. 23- Considerando que o emissor se dirige a um "tu", responda:

a) Quanto é a dor que ele(a) sente? Prove.

R.: __________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________

b) Como é, no presente, a voz dele(a)? Prove.

R.: __________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________ Texto 4 / Gênero Lírico

O AutoO AutoO AutoO Auto----RetratoRetratoRetratoRetrato (Mário Quintana)

(Obs.: Com a nova ortografia, o correto é "Autorretrato")

No retrato que me faço — traço a traço — às vezes me pinto nuvem, às vezes me pinto árvore... às vezes me pinto coisas de que nem há mais lembrança... ou coisas que não existem mas que um dia existirão... e, desta lida, em que busco — pouco a pouco — minha eterna semelhança, no final, que restará? Um desenho de criança... Corrigido por um louco!

24- Sobre a estrutura e a musicalidade do texto 4, responda:

a) Quantas estrofes e quantos versos em cada estrofe existem? R.: __________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________ b) Transcreva uma rima e indique os versos. R.: __________________________________________________________________________ c) Qual é a proposta de autorretrato do poeta? Apresente-a. R.: __________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________

Página 7 de 12 - 11/10/2018 - 10:54

Gabarito As questões de 1 a 11 remetem tão somente ao livro William Shakespeare e seus atos

dramáticos.

01- A importância do rio Tâmisa para o teatro era a seguinte:

(A) Era uma espécie de interseção de vários locais. (B) Lá se jogavam os dejetos dos espetáculos teatrais. (C) Tratava-se de um ótimo itinerário para pescadores. (D) Esse rio era por onde passeavam os grandes atores.

02- Existia uma vantagem em se ter um teatro próprio.

• Isso deve ao fato de que, assim,

(A) o público se comportaria melhor. (B) os atores seriam mais bem pagos. (C) o seu uso poderia ser mais diversificado. (D) os espetáculos seriam mais barulhentos.

03- A construção teatral britânica é herdeiro direta da cultura:

(A) céltica. (B) grega. (C) romana. (D) germânica.

04- A diferença entre teatro aberto, semiaberto e fechado reside, sobretudo,

(A) no valor do ingresso. (B) no uso durante o inverno. (C) na localização do lado do rio. (D) na presença de telhado.

05- A que se deve a má reputação dos teatros na época de Shakespeare?

R.: O público era muito barulhento e provocava sujeira. Além do quê, os puritanos consideravam a arte, por alguns aspectos, imoral.

06- Aponte uma decisão de Shakespeare que tenha colaborado para o aumento de sua importância

dramatúrgica.

(A) Subornar ou convencer a rainha de seu mérito. (B) Virar ator e, posteriormente, professor de dramaturgia. (C) Escrever peças somente mitológicas com suporte histórico. (D) Envolver-se profissionalmente com a realeza.

07- O que são "Os anos perdidos de Skakespeare"?

(A) os anos em que Shakespeare não estava na Inglaterra. (B) os anos em que os biógrafos desconhecem o paradeiro do poeta. (C) os anos em que Shakespeare não produziu poemas nem teatro. (D) os anos em que os biógrafos não reconhecem nenhuma produção de Shakespeare como original. (E) os anos em que publicou uma peça com esse nome.

08- O que o nome do teatro de Shakespeare – O Globo – sugere sobre as intenções dramatúrgicas

dele?

R.: Sugere a intenção de grandeza.

Página 8 de 12 - 11/10/2018 - 10:54

09- Que estudos realizados por Shakespeare na época escolar parecem ter colaborado para sua formação teatral, tanto como ator quanto como dramaturgo?

(A) cultura greco-latina e versificação. (B) religiões e culinária. (C) oratória e política. (D) gramática e culinária.

10- O objetivo dos nomes das companhias teatrais era:

(A) traduzir o objetivo de um grupo teatral. (B) fazer referência aos nobres ou à realeza. (C) constituir uma metáfora em torno da importância da arte. (D) realizar um jogo de palavras ou um trocadilho.

11- Qual foi a vantagem inicial de Shakespeare adquirir o teatro de Blackfriars?

R.: Assim se podiam fazer peças o ano inteiro, com chuva ou frio. Texto 1 / Gênero Retrato

TTTTeatro eatro eatro eatro IIIIsabelinosabelinosabelinosabelino

• As questões de 12 a 15 se referem ao texto 1.

Considere os espaços teatrais e do público: 12- Retratou-se um teatro aberto ou semiaberto?

R.: Semiaberto. 13- Qual era o público que ficava na parte dianteira inferior?

R.: A classe social mais baixa.

Página 9 de 12 - 11/10/2018 - 10:54

14- Qual era o público que ficava nos espaços de arquibancada?

R.: Os nobres. 15- A estrutura era semicircular porque:

(A) Colaborava com a propagação do som. (B) Era esteticamente bonito e combinava com a realeza. (C) Era uma obrigação por lei. (D) Shakespeare sempre se dirigia ao público ao final.

Texto 2 / Gênero Texto Informativo

O O O O TTTTeatro eatro eatro eatro IIIIsabelinosabelinosabelinosabelino (Wikipedia, adaptado)

O teatro isabelino, que foi inspirado em sua origem nos circos da época para a luta entre ursos e cães ou nas hospedarias, estabelecimentos baratos de províncias, consistia em uma construção muito simples, de madeira ou de pedra, frequentemente circular ainda que fosse dotado de um amplo pátio interno, fechado ao redor e sem teto. Tal pátio se transformou na plateia dos teatros, enquanto que as galerias derivaram das bancadas internas das pousadas. Quando a pousada ou o circo se transformaram em teatro, pouco ou nada se modificou da antiga construção: as representações continuaram acontecendo no pátio, à luz do sol. O ator isabelino recitava no meio, não diante do povo: de fato, o cenário adentrava em uma plateia que o circundava por três lados (somente a parte posterior era reservada aos atores, ficando a resguardo do edifício). Como na Idade Média a dos "efeitos especiais" refinava a capacidade gestual, mímica e verbal dos atores, que sabiam criar com maestria lugares e mundos invisíveis (...).

Entre o segundo e o terceiro plano do cenário costumavam ficar os músicos. O aforo era entre 1500 e 2000 espectadores. Não existiam interrupções entre um ato e outro, já que era escassa a cenografia. O mobiliário e os objetos davam a localização da ação (um trono era a corte, uma mesa de taverna, uma taverna etc.). • As questões de 16 a 20 se referem ao texto 2.

"O teatro isabelino, que foi inspirado em sua origem nos circos da época para a luta entre ursos e cães ou nas hospedarias, consistia em uma construção muito simples ainda que fosse dotado de um amplo pátio interno, fechado ao redor e sem teto."

16- O 1o período do texto 2, adaptado no box acima, contém 3 orações.

• Transcreva-as. OBS: Há oração quebrada.

ORAÇÃO 1

"O teatro isabelino (...) consistia em uma construção muito simples"

ORAÇÃO 2

"Que foi inspirado nos circos da época para a luta entre ursos e cães ou nas hospedarias"

ORAÇÃO 3

"Ainda que fosse dotado de um amplo pátio interno, ao redor e sem teto."

Página 10 de 12 - 11/10/2018 - 10:54

17- O que a oração 2 é da 1?

R.: Adjetiva explicativa 18- O que a oração 3 é da 1?

R.: Adverbial concessiva. 19- O uso da vírgula antes do "que" se explica pelo fato de o antecedente ser de significado:

(A) amplo. (B) limitado. (C) vago. (D) explícito.

20- Explique a confrontação das seguintes ideias do trecho: "ser simples" e "ser dotado de amplo pátio

interno".

R.: Provavelmente, a simplicidade da construção significa tamanho. Nesse sentido o "ainda que" deve enfatizar a ideia de que o tamanho do pátio é grande.

Texto 3 / Gênero informativo

HamletHamletHamletHamlet (Wikipedia, adaptado)

Hamlet é uma tragédia escrita entre 1599 e 1601. A peça, situada na Dinamarca, reconta a história de como o Príncipe Hamlet tenta vingar a morte de seu pai, Hamlet, o rei, executado por Cláudio, seu irmão que o envenenou e em seguida tomou o trono casando-se com a rainha. A peça traça um mapa do curso de vida na loucura real e na loucura fingida — do sofrimento opressivo à raiva fervorosa — e explora temas como a traição, vingança, incesto, corrupção e moralidade.

(...) Acredita-se que Shakespeare escreveu Hamlet baseado na lenda de Amleto, preservada no século XIII pelo cronista Saxo Grammaticus (...) e, mais tarde, retomada por François de Belleforest no século XVI, e numa suposta peça do teatro isabelino conhecida hoje como Ur-Hamlet.

(...) Hamlet é a peça mais longa de Shakespeare e, provavelmente, a que mais trabalho lhe deu, mas

encontrou nos tempos um espaço que a consagrou como uma das mais poderosas e influentes tragédias (...): durante o tempo de vida de Shakespeare, a peça estava entre uma das mais populares da Inglaterra e ainda figura entre os textos mais realizados do mundo, no topo, inclusive, da lista da Royal Shakespeare Company desde 1879. • A questão a seguir se refere ao texto 3. 21- Marque (V) VERDADEIRO ou (F) FALSO para as afirmações realizadas sobre os eventos

informados no texto 3.

• Conserte as falsas.

a) ( V ) O "entre" do 1o período enfatiza a precisão sobre o ano de origem da peça.

R.: __________________________________________________________________________

b) ( F ) No 2o período, não ter uma vírgula antes do "que" indica que Cláudio era o único irmão de Hamlet.

R.: Falso, indica que existia um outro irmão. Provavelmente um erro de pontuação do emissor.

Página 11 de 12 - 11/10/2018 - 10:54

c) ( V ) No 3o período, a expressão entre travessões garante que o personagem foi de um extremo ao outro.

R.: __________________________________________________________________________ d) ( F ) Os temas citados no final do 1o parágrafo estão ligados por uma ideia coordenativa

adversativa. R.: Falso, indica adição. e) ( V ) O uso do "se" no 1o período do 2o parágrafo garante que a próxima oração tenha a função

de objeto, indiretamente revelando a indeterminação do sujeito.

R.: __________________________________________________________________________ f) ( F ) Devido ao uso de particípios e pronomes relativos, é certo dizer que houve no texto uma

abundância de orações adverbiais com a intenção informativa de contextualizar a época em que Shakespeare produziu.

R.: Houve abundância de subordinação adjetiva com a intenção de caracterizar para o leitor que não conhece as informações da peça.

22- Com relação aos fragmentos abaixo e a classificação das orações, preencha a tabela.

FRAGMENTO 1 (4 itens)

"Disseste que, se tua voz tivesse força igual à imensa dor que sentes, teu grito acordaria não só a tua casa, mas a vizinhança inteira" (Renato Russo)

TRANSCRIÇÃO DA ORAÇÃO Obs: existe oração quebrada"

CLASSIFICAÇÃO (BASTA UMA SÓ)

1 "Disseste" OP (2)

2 "que (...) teu grito acordaria não só a tua casa, as a vizinhança inteira"

Subordinada Substantiva Objetiva Direta

3 "se tua voz tivesse força igual à imensa dor"

Subordinada Adverbial Condicional / OP (4)

4 "que sentes" Subordinada Adjetiva Restritiva

FRAGMENTO 2 (4 itens)

As contas que não deram certo, mas estão completas, mostram quem foi incompetente.

TRANSCRIÇÃO DA ORAÇÃO CLASSIFICAÇÃO (BASTA UMA SÓ)

1 "As contas mostram" OP (2, 3, 4)

2 "Que não deram certo" Subordinada Adjetiva Restritiva / Coordenada (3)

3 "Mas estão completas" Coordenada Adversativa

4 "Quem foi incompetente" Substantiva Objetiva Direta

Página 12 de 12 - 11/10/2018 - 10:54

• A questão 23 é relativa à leitura do fragmento 1 da questão 22. 23- Considerando que o emissor se dirige a um "tu", responda:

a) Quanto é a dor que ele(a) sente? Prove.

R.: A dor deve ser imensa já que além de usar o adjetivo imensa o emissor informa que se a dor fosse grito acordaria a casa e a vizinhança.

b) Como é, no presente, a voz dele(a)? Prove.

R.: Apesar de a resposta poder ser livre, é provável que a voz do emissor seja fraca, sobretudo se considerarmos o uso do verbo ter no subjuntivo, indicando dado hipotético.

Texto 4 / Gênero Lírico

O AutoO AutoO AutoO Auto----RetratoRetratoRetratoRetrato (Mário Quintana)

(Obs.: Com a nova ortografia, o correto é "Autorretrato")

No retrato que me faço — traço a traço — às vezes me pinto nuvem, às vezes me pinto árvore... às vezes me pinto coisas de que nem há mais lembrança... ou coisas que não existem mas que um dia existirão... e, desta lida, em que busco — pouco a pouco — minha eterna semelhança, no final, que restará? Um desenho de criança... Corrigido por um louco!

24- Sobre a estrutura e a musicalidade do texto 4, responda:

a) Quantas estrofes e quantos versos em cada estrofe existem? R.: Trata-se de um soneto, portanto tem 4 estrofes com 4 versos nas duas primeiras e três nas

duas últimas. b) Transcreva uma rima e indique os versos. R.: Faço e traço; lembrança, semelhança, criança; pouco a pouco e louco. c) Qual é a proposta de autorretrato do poeta? Apresente-a. R.: A proposta é apresentar que a inventividade de uma criança pode acabar se perdendo em prol

da orientação feita por um adulto (louco), o que põe em xeque a própria autenticidade do autorretrato.

FM/1809/BANCO DE QUESTOES/PORTUGUES/2018/PORTUGUES - 9o ANO - 3a ETAPA - 2018.doc