produÇÃo de texto. o que É produÇÃo textual?? devemos começar este raciocínio com a pergunta...

16
PRODUÇÃO DE TEXTO

Upload: internet

Post on 18-Apr-2015

109 views

Category:

Documents


1 download

TRANSCRIPT

Page 1: PRODUÇÃO DE TEXTO. O QUE É PRODUÇÃO TEXTUAL?? Devemos começar este raciocínio com a pergunta óbvia e básica, isto é, O que é produção?

PRODUÇÃO DE TEXTO

Page 2: PRODUÇÃO DE TEXTO. O QUE É PRODUÇÃO TEXTUAL?? Devemos começar este raciocínio com a pergunta óbvia e básica, isto é, O que é produção?

O QUE É PRODUÇÃO TEXTUAL??

Devemos começar este raciocínio com a pergunta óbvia e básica, isto é,

O que é produção?

Page 3: PRODUÇÃO DE TEXTO. O QUE É PRODUÇÃO TEXTUAL?? Devemos começar este raciocínio com a pergunta óbvia e básica, isto é, O que é produção?

Segundo os vários dicionários que circulam pelo meio estudantil: ato ou efeito de produzir, construir, fazer, criar pela imaginação

Page 4: PRODUÇÃO DE TEXTO. O QUE É PRODUÇÃO TEXTUAL?? Devemos começar este raciocínio com a pergunta óbvia e básica, isto é, O que é produção?

Outras duas perguntas também óbvias e fáceis:

O que é texto?

Texto é tecido (o escritor como um tecelão, tecendo palavras, parágrafos, períodos e por fim a obra completa).

O que é textual?

Textual é tudo o que é relativo ao texto, ou seja, tudo o que vem transcrito em um texto.

Page 5: PRODUÇÃO DE TEXTO. O QUE É PRODUÇÃO TEXTUAL?? Devemos começar este raciocínio com a pergunta óbvia e básica, isto é, O que é produção?

Produção Textual é a construção (produção) de textos.Nada mais é do que a reunião de palavras que compõem a Língua Portuguesa, com o auxílio da imaginação (CRIATIVIDADE) para formar um conjunto de parágrafos (frases que formam um período e depois um texto completo) e que tem por objetivo um todo (textual) composto de coesão (concordância) e coerência (razão, harmonia) e beleza.

Page 6: PRODUÇÃO DE TEXTO. O QUE É PRODUÇÃO TEXTUAL?? Devemos começar este raciocínio com a pergunta óbvia e básica, isto é, O que é produção?

A produção de textos em sala de aula ganhou papel relevante quando se trocou a redação, produção realizada pelo aluno (normalmente com tema proposto pelo professor), por produção de textos no ambiente escolar. Essa troca, unida a interações e propostas pedagógicas diferentes dentro do conteúdo linguística ,ganha considerável importância visto a necessidade de tornar o aluno leitor-produtor.

Parâmetros Curriculares

Page 7: PRODUÇÃO DE TEXTO. O QUE É PRODUÇÃO TEXTUAL?? Devemos começar este raciocínio com a pergunta óbvia e básica, isto é, O que é produção?

QUAL O OBJETIVO DA PRODUÇÃO DE TEXTO???

Formar escritores competentes,

autônomos e capazes de produzir textos

coerentes , coesos e eficazes.

Page 8: PRODUÇÃO DE TEXTO. O QUE É PRODUÇÃO TEXTUAL?? Devemos começar este raciocínio com a pergunta óbvia e básica, isto é, O que é produção?

EXEMPLOS DE PROPOSTA DE PRODUÇÃO

Page 9: PRODUÇÃO DE TEXTO. O QUE É PRODUÇÃO TEXTUAL?? Devemos começar este raciocínio com a pergunta óbvia e básica, isto é, O que é produção?

EXEMPLO I

Após os estudos, pesquisas e leitura de textos(relatórios) elabore um relatório registrando suas descobertas sobre :”A vida das plantas”.Utilize as informações recebidas durante as aulas.

Faça o rascunho e passe o texto a limpo a caneta.

Page 10: PRODUÇÃO DE TEXTO. O QUE É PRODUÇÃO TEXTUAL?? Devemos começar este raciocínio com a pergunta óbvia e básica, isto é, O que é produção?

EXEMPLO II

Redija um artigo de opinião, em linguagem culta, de modo a expressar com clareza os argumentos apresentados em defesa de sua posição. As perguntas e imagens apresentadas têm somente a intenção motivadora: você pode traçar um novo roteiro para a discussão do tema, mostrando novos problemas e soluções.

O que fazer com as favelas? Urbanizá-las ou acabar com elas, desmontando-as e transferindo-as de lugar? O que é melhor para os favelados e para os demais cidadãos? As favelas são, de fato, locais de moradia de trabalhadores ou abrigos de bandidos? A culpa da violência urbana está nas favelas? Qual será o futuro da cidade do Rio de Janeiro, com tantos morros ainda por serem ocupados?

Page 11: PRODUÇÃO DE TEXTO. O QUE É PRODUÇÃO TEXTUAL?? Devemos começar este raciocínio com a pergunta óbvia e básica, isto é, O que é produção?

EXEMPLO III

Leia com atenção a charge acima. Nela está embutida uma crítica sobre as consequências da ação do homem na natureza.

Observe atentamente cada elemento que a compõe e escreva um texto dissertativo sobre o assunto. Lembre-se da estrutura do texto dissertativo estudada na unidade anterior: introdução, desenvolvimento e conclusão

Dê um título interessante e escreva entre 20 e 25 linhas.

Faça o rascunhando seu texto e após passe a limpo com a caneta

Bom trabalho!

Page 12: PRODUÇÃO DE TEXTO. O QUE É PRODUÇÃO TEXTUAL?? Devemos começar este raciocínio com a pergunta óbvia e básica, isto é, O que é produção?

EXEMPLO IV

Levando em consideração os estudos realizados através de sequências de atividades sobre o tema A dança Contemporânea ,assista a parte I do vídeo Samwaad – “Rua do encontro” de Ivaldo Bertazzo.

Observe os detalhes da apresentação , anote o que for necessário e após elabore uma resenha descritiva.

Page 13: PRODUÇÃO DE TEXTO. O QUE É PRODUÇÃO TEXTUAL?? Devemos começar este raciocínio com a pergunta óbvia e básica, isto é, O que é produção?

PRODUÇÃO DE TEXTO:

Page 14: PRODUÇÃO DE TEXTO. O QUE É PRODUÇÃO TEXTUAL?? Devemos começar este raciocínio com a pergunta óbvia e básica, isto é, O que é produção?

REFLEXÕES

Quais habilidades preciso desenvolver em meus alunos para que eles possam escrever um texto?

Qual é a minha contribuição enquanto professor para desenvolver a capacidade de produzir textos em meus alunos?

Como direciono o antes, o durante e o depois quando trabalho a produção de textos com meus alunos? O trabalho de revisão de textos em sala de aula está possibilitando o aprendizado para futuros textos? Os critérios de correção estão possibilitando que meus alunos reflitam sobre a escrita?

Quais alternativas estou trabalhando para que os alunos encontrem estratégias que irão possibilitar o aperfeiçoamento de sua criação?

Page 15: PRODUÇÃO DE TEXTO. O QUE É PRODUÇÃO TEXTUAL?? Devemos começar este raciocínio com a pergunta óbvia e básica, isto é, O que é produção?

BIBLIOGRAFIA

BAKHTIN, M. M. /VOLOCHINOV, V. N. (1929) Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo: Hucitec, 1999.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: língua portuguesa: 5ª a 8ª séries. Brasília: SEF, 1998.

BRASIL, Ministério da Educação, Secretaria de educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares nacionais: ensino médio. Brasília: Ministério da Educação, 1999.

BRITTO, L.P.L. A sombra do caos: ensino de língua x tradição gramatical. São Paulo: Mercado de Letras, 1997.

DOLZ, J. & B. Schneuwly. Genres et progression en expression orale et écrite. Eléments de réflexions à propos d’une expérience romande. Enjeux, 1996: 31-49. Tradução a sair em Roxane Rojo e Glaís Cordeiro (orgs.): Gêneros

Aprendendo a Escrever, Ana Teberosky, 200 págs., Ed. Ática

PROPOSTA CURRICUAR DO ESTADO DE SÃO PAULO

Page 16: PRODUÇÃO DE TEXTO. O QUE É PRODUÇÃO TEXTUAL?? Devemos começar este raciocínio com a pergunta óbvia e básica, isto é, O que é produção?

“Para produzir textos de qualidade, seus alunos têm de saber o que querem dizer, para quem escrevem e qual é o gênero que melhor exprime essas ideias. A chave é ler muito e revisar continuamente.”