processo penal i - exame integrado de direito … · web viewprof. pedro caldas questÃo 01 quanto...

30
UNIVERSIDADE POTIGUAR PROCESSO PENAL I Prof. Pedro Caldas QUESTÃO 01 Quanto ao princípio da universalidade da investigação, assinale a alternativa incorreta: a) A polícia judiciária será exercida pelas autoridades policiais no território de suas respectivas jurisdições e terá por fim a apuração das infrações penais e da sua autoria. b) A competência definida a polícia judiciária excluirá a de autoridades administrativas, a quem por lei não seja cometida a mesma função. c) A competência definida a polícia judiciária excluirá a de autoridades administrativas, a quem por lei seja cometida a mesma função. d) A competência definida a polícia judiciária não excluirá a de autoridades administrativas, a quem por lei seja cometida a mesma função. QUESTÃO 02 O inquérito policial é: a) Procedimento escrito, conquanto a documentação dos atos de investigação de infração penal é garantia da própria segurança jurídica. b) Atuação administrativa dada dentro do primado da oficialidade, conquanto produzido por órgão oficial da Administração Pública, podendo, só excepcionalmente, ser levado a efeito pelo particular. c) Atuação administrativa disponível, dês que após instaurado não pode ser arquivado pela autoridade policial. d) Procedimento inquisitivo, pois a atividade persecutória para verificação de um crime ou não-crime é colocada nas mãos de duas pessoas, o Delegado de Polícia e o Promotor de Justiça. QUESTÃO 03 A instauração do Inquérito Policial não se dá mediante a seguinte forma: a) Portaria da autoridade policial nas hipóteses da instauração ex officio. b) Requerimento do ofendido ou de representante legal nos crimes de ação penal privada. c) Representação do ofendido ou de representante legal, ou requisição do ministro da justiça, nos crimes de ação penal pública condicionada. d) Requerimento pela Autoridade Judiciária ou Ministério Público. 6ª SÉRIE EXAME SIMULADO DIREITO 2006.2 1

Upload: duongtuyen

Post on 10-Nov-2018

215 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: PROCESSO PENAL I - Exame Integrado de Direito … · Web viewProf. Pedro Caldas QUESTÃO 01 Quanto ao princípio da universalidade da investigação, assinale a alternativa incorreta:

UNIVERSIDADE POTIGUAR

PROCESSO PENAL IProf. Pedro Caldas

QUESTÃO 01Quanto ao princípio da universalidade da investigação, assinale a alternativa incorreta:

a) A polícia judiciária será exercida pelas autoridades policiais no território de suas respectivas jurisdições e terá por fim a apuração das infrações penais e da sua autoria.b) A competência definida a polícia judiciária excluirá a de autoridades administrativas, a quem por lei não seja cometida a mesma função.c) A competência definida a polícia judiciária excluirá a de autoridades administrativas, a quem por lei seja cometida a mesma função.d) A competência definida a polícia judiciária não excluirá a de autoridades administrativas, a quem por lei seja cometida a mesma função.

QUESTÃO 02O inquérito policial é:

a) Procedimento escrito, conquanto a documentação dos atos de investigação de infração penal é garantia da própria segurança jurídica.b) Atuação administrativa dada dentro do primado da oficialidade, conquanto produzido por órgão oficial da Administração Pública, podendo, só excepcionalmente, ser levado a efeito pelo particular. c) Atuação administrativa disponível, dês que após instaurado não pode ser arquivado pela autoridade policial.d) Procedimento inquisitivo, pois a atividade persecutória para verificação de um crime ou não-crime é colocada nas mãos de duas pessoas, o Delegado de Polícia e o Promotor de Justiça.

QUESTÃO 03A instauração do Inquérito Policial não se dá mediante a seguinte forma:

a) Portaria da autoridade policial nas hipóteses da instauração ex officio.

b) Requerimento do ofendido ou de representante legal nos crimes de ação penal privada.c) Representação do ofendido ou de representante legal, ou requisição do ministro da justiça, nos crimes de ação penal pública condicionada.d) Requerimento pela Autoridade Judiciária ou Ministério Público.

QUESTÃO 04A despeito da investigação preliminar nos crimes de ação penal pública é correto dizer:

a) Nos crimes de ação pública o inquérito policial somente será iniciado de ofício;b) Nos crimes de ação pública o inquérito policial somente será iniciado mediante requisição da autoridade judiciária ou do Ministério Público, ou a requerimento do ofendido ou de quem tiver qualidade para representá-lo.c) Nos crimes de ação pública o inquérito policial será iniciado mediante requisição da autoridade judiciária ou do Ministério Público, ou a requerimento do ofendido ou de quem tiver qualidade para representá-lo, devendo o requerimento sempre que possível conter a narração do fato, com todas as circunstâncias, a individuação do indiciado ou seus sinais característicos, e as razões de convicção ou de presunção de ser ele o autor da infração, ou os motivos de impossibilidade de o fazer e a nomeação das testemunhas, com indicação de sua profissão e residência.d) Nos crimes de ação pública o inquérito policial será iniciado mediante requisição da autoridade judiciária ou do Ministério Público, ou a requerimento do ofendido ou de quem tiver qualidade para representá-lo, devendo o requerimento conter a narração do fato, com todas as circunstâncias, a individuação do indiciado ou seus sinais característicos, e as razões de convicção ou de presunção de ser ele o autor da infração, ou os motivos de impossibilidade de o fazer e a nomeação das testemunhas, com indicação de sua profissão e residência.

QUESTÃO 05Quanto ao inquérito policial é correto dizer:

6ª SÉRIE EXAME SIMULADODIREITO 2006.2

1

Page 2: PROCESSO PENAL I - Exame Integrado de Direito … · Web viewProf. Pedro Caldas QUESTÃO 01 Quanto ao princípio da universalidade da investigação, assinale a alternativa incorreta:

UNIVERSIDADE POTIGUAR

a) Do indeferimento de requisição de abertura de inquérito caberá recurso para o chefe de Polícia.b) Do indeferimento de requerimento de abertura de inquérito caberá recurso para o chefe de Polícia.c) O requerimento de abertura do inquérito policial em crime de ação penal pública, por ser ato do Ministério Público, não permite juízo de valor da autoridade policial que deve, neste caso, obrigatoriamente instaurar o procedimento investigativo.d) O requerimento de abertura do inquérito policial em crime de ação penal pública condicionada, por ser ato do Ministério Público, não permite juízo de valor da autoridade policial que deve, neste caso, obrigatoriamente instaurar o procedimento investigativo.

QUESTÃO 06Assinale a alternativa correta:

a) Os crimes em que a ação pública independe de representação reclamam, para a deflagração do inquérito, a manifestação do ofendido como condição de sua instauração.b) Nos crimes de ação privada o inquérito policial somente pode ser instaurado quando houver requerimento de quem detenha qualidade para intentar a Queixa-Crime.c) A reconstituição consiste na reprodução simulada dos fatos e cuida de providência da autoridade policial destinada a averiguar a possibilidade de haver a infração sido praticada de determinado modo, não podendo, assim, haver limitação a sua realização.d) A dispensabilidade do inquérito a ação penal informa que aquele sempre acompanhará esta quando as informações forem necessárias à instrução do feito.

QUESTÃO 07Assinale a alternativa correta:

a) A autoridade policial, nos crimes de ação penal pública incondicionada, vez que pode recusar a instauração do inquérito policial, pode – segundo a teoria de quem pode o mais pode o menos - fazer cessar a investigação quando não presentes elementos indiciários

de materialidade criminosa, competindo, contudo, o arquivamento da investigação, a autoridade judicial.b) Ordenado o arquivamento do inquérito pela autoridade judiciária, pelo não recebimento da denúncia, o que equivale ao reconhecimento judicial da falta de base para a peça de acusação, a autoridade policial só poderá proceder a novas investigações, se de outras provas tiver notícia.c) Ordenado o arquivamento do inquérito pela autoridade judiciária, pela rejeição da denúncia, o que equivale ao reconhecimento judicial da falta de base para a peça de acusação, a autoridade policial só poderá proceder a novas investigações, se de outras provas tiver notícia.d) A autoridade policial, nos crimes de ação penal pública incondicionada, vez que pode recusar a instauração do inquérito policial, pode – segundo a teoria de quem pode o mais pode o menos - fazer cessar a investigação quando não presentes elementos indiciários de materialidade criminosa, competindo, contudo, o arquivamento da investigação, a autoridade judicial mediante requerimento do Ministério Público.

QUESTÃO 08Quanto ao inquérito policial ainda é correto afirmar:

a) O inquérito policial é peça de informação, dada sem contraditório, possuindo valor probatório relativo na persecução penal.b) O Indiciamento constitui o ato jurisdicional pelo qual o presidente do inquérito declara determinado indivíduo como suspeito da prática do crime objeto de investigação.c) O Advogado, pelos princípios do contraditório pleno e amplitude da defesa, é necessário à investigação policial.d) O curador do investigado, com a reforma do Código Civil, somente se faz necessário para os investigados menores de 18 anos.

QUESTÃO 09Quanto à corrente doutrinária favorável a investigação preliminar pelo Ministério Público, é incorreto dizer:

6ª SÉRIE EXAME SIMULADODIREITO 2006.2

2

Page 3: PROCESSO PENAL I - Exame Integrado de Direito … · Web viewProf. Pedro Caldas QUESTÃO 01 Quanto ao princípio da universalidade da investigação, assinale a alternativa incorreta:

UNIVERSIDADE POTIGUAR

a) O Ministério Público não se arroga o monopólio da investigação e a parcialidade que advém da investigação, não é reclamada do órgão ministerial no campo penal.b) A investigação criminal por um órgão sem independência funcional e com subordinação hierárquica dentro da estrutura do executivo, fica viciada em sua isenção, logo, sem o Ministério Público poder investigar, ficariam sem a resposta penal devida os abusos da função policial, a apuração da sonegação fiscal, a lavagem de dinheiro, as fraudes contra o sistema financeiro e a corrupção nos autos escalões dos Governos.c) O Código de Processo Penal consagra a universalidade da investigação, sendo razoável retirar ao titular da ação penal a faculdade de colher elementos para formar sua convicção.d) Como titular do direito de ação, o Ministério Público tem a faculdade de colher, por si, dentro de parâmetros legais e éticos, os elementos que sustentarão seu pedido de condenação penal junto ao judiciário.

QUESTÃO 10Não é característica da Ação Penal:

a) Ser um direito autônomo, conquanto não se confunde com o direito material que se busca tutelar.b) Ser um direito abstrato, dês que é exercido independentemente do resultado final da persecução penal.c) Ser um direito objetivo, no que, com seu exercício, o titular exige a prestação jurisdicional.d) Ser um Direito Público, visto que a atividade jurisdicional no processo penal possui natureza pública.

QUESTÃO 11Assinale a alternativa incorreta:

a) Nos crimes de ação pública, esta será promovida por denúncia do Ministério Público, dependendo, quando a lei o exigir, de requisição do ministro da Justiça ou de representação do ofendido ou de quem tiver qualidade para representá-lo.b) No caso de morte do ofendido ou quando declarado ausente por decisão judicial, o

direito de representação passará ao cônjuge, ascendente, descendente ou irmão, sendo este rol sucessivo, isto é, um exclui o outro, segundo a ordem legal.c) A representação será irretratável, depois de oferecida a denúncia, podendo, ainda, haver reconsideração da retratação, desde que não decorrido o prazo decadencial para a prática de tal ato.d) A ação penal, nas contravenções penais e infrações de menor potencial ofensivo, será iniciada com o termo circunstanciado de ocorrência policial, tendo trâmite junto ao juizado especial criminal, não podendo nestes casos ocorrer prisão em flagrante.

QUESTÃO 12Assinale a alternativa correta:

a) O pedido de arquivamento do inquérito vincula o órgão jurisdicional, que não poderá discordar da promoção ministerial, dês que não é possível ao julgador compelir o Promotor de Justiça a ofertar denúncia.b) O pedido de arquivamento do inquérito não vincula o órgão jurisdicional, dês que este poderá discordar da promoção ministerial, caso em que o Promotor de Justiça será compelido a ofertar denúncia.c) O pedido de arquivamento do inquérito não vincula o órgão jurisdicional, dês que este poderá discordar da promoção ministerial, caso em que os autos deverão ser encaminhados para o Procurador Geral de Justiça, com o fito deste designar outro Promotor de Justiça para ofertar denúncia.d) O pedido de arquivamento do inquérito não vincula o órgão jurisdicional, dês que este poderá discordar da promoção ministerial, caso em que os autos deverão ser encaminhados para o Procurador Geral de Justiça, com o fito deste designar outro Promotor de Justiça para ofertar denúncia, ou ainda insistir no pedido de arquivamento, quando, então, ao juiz não restará outra possibilidade, que não seja a de arquivar o procedimento investigativo.

QUESTÃO 13Quanto à ação penal é correto afirmar:

6ª SÉRIE EXAME SIMULADODIREITO 2006.2

3

Page 4: PROCESSO PENAL I - Exame Integrado de Direito … · Web viewProf. Pedro Caldas QUESTÃO 01 Quanto ao princípio da universalidade da investigação, assinale a alternativa incorreta:

UNIVERSIDADE POTIGUAR

a) É possível a ação privada nos crimes de ação pública, quando esta não for ajuizada no prazo legal, podendo, neste caso, o Ministério Público aditar a queixa, repudiá-la e oferecer denúncia substitutiva.b) É possível a ação privada nos crimes de ação pública, quando esta não for ajuizada no prazo legal, podendo, neste caso, o Ministério Público, a todo tempo, retomar a ação como parte principal.c) É possível a ação privada nos crimes de ação pública, quando esta não for ajuizada no prazo legal, mesmo quando houver pedido de novas diligências pelo órgão do Ministério Público, podendo, neste caso, o Ministério Público que não ficou verdadeiramente inerte aditar a queixa, repudiá-la e oferecer denúncia substitutiva.d) É possível ação privada nos crimes de ação pública, se esta não for intentada no prazo legal, cabendo ao Ministério Público aditar a queixa, repudiá-la e oferecer denúncia substitutiva, intervir em todos os termos do processo, ocorrendo, contudo, a perempção na hipótese de abandono da causa pelo querelante.

QUESTÃO 14Quanto aos Princípios da Ação Penal Pública, é incorreto dizer:

a) O Princípio da obrigatoriedade informa que o ministério público não pode recusar-se a iniciar a ação penal. Este princípio, no micro-sistema dos Juizados Especiais Criminais, está mitigado, face da sistemática da justiça consensuada.b) O Princípio da disponibilidade apregoa que ajuizada a ação penal, o ministério público não pode mais desistir do seu processamento.c) O Princípio da indivisibilidade impõe que a persecução penal deve ser movida contra todos que cometeram a infração penal, que sejam co-autores ou co-partícipes.d) O Princípio da intranscedência informa que a ação penal não pode passar da pessoa contra quem se imputa a prática do crime.

QUESTÃO 15

Quanto a Ação Penal Pública Condicionada a representação é incorreto dizer:

a) A representação tem natureza jurídica de condição objetiva de procedibilidade da ação penal, isto é, sem a representação não se pode movimentar a maquina judiciária.b) O titular do direito de representação é o ofendido ou seu representante legal, podendo, na falta deste, ocorrer à nomeação de curador especial para dito fim.c) Em regra geral o prazo de representação é de seis meses, contado da data do fato, sendo este prazo de natureza decadencial, logo, uma vez iniciado, não se interrompe.e) O direito de representação do ofendido e seu representante legal corre de forma independente para um e para outro, podendo qualquer destes exercê-lo contra a vontade do outro, por conseqüência, são prazos que correm e se contam separadamente.

QUESTÃO 16Quanto a Ação Penal Pública Condicionada à Requisição do Ministro da Justiça é correto dizer:

a) A requisição é o ato não político que autoriza o ministério público a promover a ação penal. A noção da natureza não política da requisição do Ministro da Justiça reside em que este ato tem o condão de aferir a pertinência da ação penal a luz de critérios de conveniência estritamente criminal.b) A requisição do Ministro da Justiça, consoante previsão legal, deve ser promovida enquanto não extinta a punibilidade do crime.c) A retratação da requisição somente é admitida, quando ofertada a mingua de previsão legal de fato penalmente punível, donde se pressupõe a ilegitimidade e não seriedade do seu uso pela autoridade administrativa.d) O Ministério Público é titular da ação penal e, portanto, em hipótese alguma, fica vinculado aos termos da requisição do Ministro da Justiça.

QUESTÃO 17Quanto às características da jurisdição não é correto dizer:

a) Que por força da substitutividade da jurisdição o Estado atua no conflito de

6ª SÉRIE EXAME SIMULADODIREITO 2006.2

4

Page 5: PROCESSO PENAL I - Exame Integrado de Direito … · Web viewProf. Pedro Caldas QUESTÃO 01 Quanto ao princípio da universalidade da investigação, assinale a alternativa incorreta:

UNIVERSIDADE POTIGUAR

interesses antecipando-se a atuação das partes que não solucionaram, primariamente, o conflito de interesses.b) Que por força da imparcialidade, enquanto elemento característico da jurisdição, a atuação do Estado Juiz no conflito de interesses é voltada para solução pacífica do litígio, mediante a aplicação da lei ao caso concreto, sem qualquer interesse quanto ao direito material das partes.c) Que pela característica da inércia, que lhe é imanente à fase anterior a sua provocação, a jurisdição somente atua depois de legalmente provocada.d) Que a imutabilidade é a característica da jurisdição pela qual o ato jurisdicional é o único passível do fenômeno do trânsito em julgado, tornando-se, assim, de regra, imutável.

QUESTÃO 18Quanto à competência no Processo Penal é acertado dizer:

a) Que a competência pode ser definida ratione materiae, isto quando definida em razão da natureza e local do crime praticado.b) Que a competência pode ser definida ratione personae, quando fixada em conformidade a qualidade das pessoas incriminadas, sendo, neste caso, denominada como competência por prerrogativa de função, pois que levará em conta, também, o local da residência do autor do ilícito.c) Que a competência pode ser definida ratione loci, caso em que se define em conformidade com o local em que praticado o delito ou se deu sua consumação, ou, ainda, o local da residência do autor do ilícito.d) nenhuma das alternativas anteriores é correta.

QUESTÃO 19No que concerne à competência no Processo Penal, é incorreto afirmar:

a) A competência, comumente, é determinada pelo lugar em que se consuma a infração, ou, no caso de tentativa, pelo lugar em que praticado o último ato de execução.b) Iniciada a execução de um crime no território nacional, vindo à infração se

consumar fora dele, a competência é determinada pelo lugar em que tiver sido praticado, no Brasil, o último ato de execução.c) Sendo incerto o limite territorial entre duas ou mais jurisdições, ou quando incerta a jurisdição por ter sido a infração consumada ou tentada nas divisas de duas ou mais jurisdições, a competência firmar-se-á pela prevenção.d) Nas hipóteses de crime continuado ou permanente, praticado em território de duas ou mais jurisdições, a competência firmar-se-á pela distribuição.

QUESTÃO 20No que concerne à competência no Processo Penal, é correto afirmar:

a) A conexão e a continência importarão unidade de processo e julgamento dos feitos criminais, salvo no concurso entre a jurisdição comum e a militar e no concurso entre a jurisdição comum e a do juízo de menores.b) Na determinação da competência por conexão ou continência, no concurso de jurisdições da mesma categoria, prevalecerá a do lugar da infração à qual for cominada a pena mais grave; prevalecerá, contudo, a do lugar em que houver ocorrido o maior número de infrações, se as respectivas penas forem de igual gravidade, não sendo possível à definição da competência pela prevenção.c) A competência é determinada pela conexão quando duas ou mais pessoas forem acusadas pela mesma infração.d) A competência será determinada pela continência quando ocorrendo duas ou mais infrações, houverem sido praticadas, ao mesmo tempo, por várias pessoas reunidas, ou por várias pessoas em concurso, embora diverso o tempo e o lugar, ou por várias pessoas, umas contras as outras.

PENAL IVProf. Giovanni Jervis

QUESTÃO 21Constitui sujeito passivo do delito de estupro:

a) mulher virgem.

6ª SÉRIE EXAME SIMULADODIREITO 2006.2

5

Page 6: PROCESSO PENAL I - Exame Integrado de Direito … · Web viewProf. Pedro Caldas QUESTÃO 01 Quanto ao princípio da universalidade da investigação, assinale a alternativa incorreta:

UNIVERSIDADE POTIGUAR

b) mulher honesta.c) mulher menos de 18 anos.d) qualquer mulher constrangida ao coito

vagínico.e) qualquer mulher forçada, mediante violência

ou grave ameaça, a manter algum tipo de relação sexual.

QUESTÃO 22 No crime de estupro, praticado mediante violência real, a ação penal é:

a) pública condicionada à representação.b) Pública incondicionada.c) Facultativa.d) Exclusivamente privada.

QUESTÃO 23Assinale a alternativa correta:

a) A prática violenta de ato libidinoso de uma mulher contra outra se apresenta como situação atípica perante a lei penal brasileira.

b) Não só a mulher, mas também as pessoas do sexo masculino, desde que menores de dezoito anos, podem ser vítimas do delito de estupro.

c) Para a caracterização do delito de estupro a lei penal brasileira assimila, além da violência ou grave ameaça, outros meios que possam vencer a resistência da vítima.

d) Caracteriza o crime de constrangimento ilegal o fato da mulher forçar o homem à conjunção carnal.

QUESTÃO 24marque a opção correta:

a) Na corrupção de menores a habitualidade do ato libidinoso é necessária para a caracterização do delito.b) não exige, por parte do agente, a

finalidade específica de corromper.c) não se admite a tentativa.d) não é possível concurso material.e) A cópula carnal não é considerada como

“ato libidinoso”.

QUESTÃO 25K estupra L e, em seguida, com ela pratica atos libidinosos:

a) o estupro absorve o atentado violento ao pudor.

b) há delito continuado.c) há concurso material.d) o atentado violento ao pudor é fato

posterior não-punível.

QUESTÃO 26N.C.S., menor de quinze anos de idade, foi ardilosamente atraída ao apartamento de propriedade do denunciado Ignobius, que, sob pretexto de exibir-lhe filmes românticos, em realidade projetou vídeos pornográficos, com o sentido de excitar sexualmente a menor. No curso da projeção, o agente tentou afagar os seios da menor e, a muito custo, apalpar-lhe as partes pudendas. A tais manobras reagiu a ofendida, que logrou fugir do apartamento, e abrigar-se em casa de uma vizinha, a quem narrou o que lhe ocorrera. Nos dias e meses subseqüentes, N.C.S. manteve a conduta irrepreensível, vindo a noivar, um ano mais tarde, com um seminarista.

a) O fato praticado por Ignobius não compõe os elementos do tipo definido no art.218 do Código Penal, pois inocorreu a corrupção efetiva da menor ofendida.

b) No exemplo citado, estão presentes os elementos constitutivos da corrupção de menores, posto que, segundo a doutrina majoritária, se trata de delito formal, ou de consumação antecipada.

c) Compõe-se, na espécie, o crime definido no art.218 do Código Penal, porém em sua forma tentada.

d) Ao agente do fato, que mal conhecia o menor, aproveitaria a escusa de ignorar que um tal procedimento constituísse crime.

e) Ao agente caberia invocar, no caso, o estado de necessidade, dado que, há meses, vinha mantendo jejum sexual.

QUESTÃO 27Semprônio, ignorando a circunstância de ser pai da menor Xênia, induz a própria filha a satisfazer a lascívia de Tito.

a) Deve Semprônio responder pelo delito previsto no art.227, §1°, do Código Penal.

b) O crime imputável ao agente será, no caso figurado, aquele definido no art.228 do Código Penal.

6ª SÉRIE EXAME SIMULADODIREITO 2006.2

6

Page 7: PROCESSO PENAL I - Exame Integrado de Direito … · Web viewProf. Pedro Caldas QUESTÃO 01 Quanto ao princípio da universalidade da investigação, assinale a alternativa incorreta:

UNIVERSIDADE POTIGUAR

c) Semprônio responderá, tão-somente, pelo delito do art.227, caput, do Código Penal, dada a incidência do erro de tipo quanto à qualificadora.

d) A pena a ser imposta a Semprônio, dentre as cominadas no art.227, §1°, do Código Penal, deve ser agravada, ainda, face ao disposto no art.61, II, letra e, do mesmo diploma legal.

e) Semprônio deverá ser absorvido, pois, como ficou claro, ignorava que Xênia fosse sua filha.

QUESTÃO 28 José de Souza Teixeira contratou Antônio José de Souza para que este administrasse um motel em sua propriedade. Antônio acordou com José que o lucro do motel seria destinado a uma instituição de caridade. Casais de namorados usavam o motel para encontros amorosos. Presos pela polícia e avaliada a conduta de ambos coma prova que o lucro comercial era destinado a Asilo de Velhos, temos:

a) mão cometiam crime algum.b) cometiam crime de favorecimento de

prostituição.c) eram co-autores no delito mencionado na

letra b.d) cometiam, em co-autoria, o delito de

rufianismo.e) Cometiam o crime de manter casa de

prostituição.

QUESTÃO 29Com o propósito de manter relações sexuais com B, mulher virgem de 19 anos, A, homem de 28 anos de idade, obrigou-a, mediante ameaça exercida com o emprego de um revólver, a acompanha-lo a um terreno baldio na localidade de Samambaia – DF. Ato contínuo, A obrigou B a despir-se para consumar seu propósito, porém, ao contemplar a jovem despida, A constatou que B estava menstruada e, por isso, desistiu de manter relações sexuais com a jovem. A hipótese configura

a) crime impossível.b) crime de atentado violento ao pudor.c) crime de constrangimento ilegal.d) crime de estupro, na forma tentada.e) arrependimento eficaz.

QUESTÃO 30Petrolino, homem de 40 anos de idade, conduziu uma menina de 13 anos de idade a um local ermo e escuro e, após apalpações e beijos lascivos, tentou manter relações sexuais com a menor, mas, como a mesma chorava desesperadamente, desistiu do seu intento. O caso configura:

a) arrependimento eficaz.b) crime de estupro.c) crime de atentado violento ao pudor, na

forma tentada.d) crime de atentado violento ao pudor

consumado.e) arrependimento posterior.

QUESTÃO 31 O ato libidinoso repugnante de cópula anal perpetrado por Mário contra Maria, seguido de prática de cópula vagínica, sempre mediante submissão violenta da mesma vítima, caracteriza:

a) atentado violento ao pudor e estupro em concurso formal.

b) atentado violento ao pudor e estupro em continuidade delitiva.

c) Estupro somente, por consumação do crime anterior como crime-meio.

d) Atentado violento ao pudor e estupro em concurso material.

QUESTÃO 32Assinale a alternativa correta:

a) No crime de corrupção de menores, incluído entre os crimes contra os costumes,

b) o agente tanto pode corromper o menor, quanto facilitar a sua corrupção.

c) a vítima deve se r menor de quatorze anos.d) só ocorre a consumação quando ocorre a

conjunção carnal.e) exige-se que haja violência ou grave

ameaça contra a vítima.f) exige-se que haja fraude.

QUESTÃO 33Quando uma mulher, com 14 anos de idade, filha de pais legalmente declarados carentes economicamente, for estuprada por rapaz amplamente responsável sob prisma penal, a ação penal será:

6ª SÉRIE EXAME SIMULADODIREITO 2006.2

7

Page 8: PROCESSO PENAL I - Exame Integrado de Direito … · Web viewProf. Pedro Caldas QUESTÃO 01 Quanto ao princípio da universalidade da investigação, assinale a alternativa incorreta:

UNIVERSIDADE POTIGUAR

a) privada mediante queixa.b) pública condicionada à apresentação da

vítima.c) privada subsidiária da pública.d) pública incondicionada.e) privada mediante representação.

QUESTÃO 34 Assinale a alternativa correta:

a) O objeto material do crime de peculato pode ser dinheiro, valor ou qualquer bem móvel, mas sempre de propriedade.

b) O objeto material do crime de peculato pode ser dinheiro, valor ou qualquer bem móvel, público ou particular.

c) O objeto material do crime de peculato pode ser dinheiro, valor ou qualquer bem móvel ou imóvel, mas sempre público.

d) O objeto material do crime de peculato pode ser dinheiro, valor ou qualquer bem móvel ou imóvel, público ou particular.

QUESTÃO 35A reparação do dano no peculato culposo, antes da sentença final irrecorrível,

a) reduz da metade a pena imposta.b) extingue a punibilidade.c) exclui a ilicitude.d) reduz a pena de um a dois terços.

QUESTÃO 36 O agente vem a exercer, transitoriamente e em confiança, durante sete dias, sem remuneração, as funções de coletor de impostos numa cidade do Interland brasileiro, onde uma auditoria fiscal comprovou apropriação, por parte dele, do numerário arrecadado naquela semana, cometeu o crime de:

a) apropriação indébita – art.168, CP.b) furto qualificado pelo abuso de confiança

– art.155, §4°, II, CP.c) usurpação qualificada de função pública –

parágrafo único do art.328, CP.d) peculato – art.312, CP.e) prevaricação – art.319, CP.

QUESTÃO 37 Um oficial escrevente da vara cível, sabendo não ser legal, nem de praxe do cartório, recebeu da parte uma quantia em dinheiro para ser entregue ao

autor da ação de execução. Se o escrevente não entrega o dinheiro ao destinatário, gastando-o em proveito próprio, pratica:

a) furto.b) peculato.c) apropriação indébita.d) receptação.e) nenhuma alternativa é correta.

QUESTÃO 38No crime de peculato:

a) é sujeito ativo apenas o funcionário público, uma vez que, pelo principio da incomunicabilidade, essa qualidade não se estende a outro concorrente, não exercente de cargo ou função pública.

b) a reposição do dinheiro público não descaracteriza o peculato doloso, mas influi na pena, por tratar-se de arrependimento eficaz.

c) não há absorção da falsidade, se esta constitui meio para prática do desfalque.

d) a reparação do plano no peculato culposo, se antecede a sentença irrecorrível, extingue a punibilidade; se o ressarcimento for posterior, reduz da metade a pena imposta.

QUESTÃO 39 Arimatéia, gerente do setor administrativo de determinada empresa pública, apropria-se, em proveito próprio, de recursos financeiros da entidade, que lhe foram confiados em razão do cargo. Diante de tal quadro, pode-se afirmar que Arimatéia incorreu no tipo penal denominado:

a) prevaricação.b) corrupção ativa.c) apropriação indébita.d) peculato.e) concussão;

QUESTÃO 40Assinale a alternativa correta:Nos crimes contra os costumes, presume-se a violência:

a) se a vítima não é maior de 14 anos.b) se a vítima é alienada ou débil mental, e o

agente conhecia esta circunstância. c) se a vítima não pode, por qualquer outra

causa, oferecer resistência.

6ª SÉRIE EXAME SIMULADODIREITO 2006.2

8

Page 9: PROCESSO PENAL I - Exame Integrado de Direito … · Web viewProf. Pedro Caldas QUESTÃO 01 Quanto ao princípio da universalidade da investigação, assinale a alternativa incorreta:

UNIVERSIDADE POTIGUAR

d) todas as alternativas anteriores.e) NDA.

PROCESSO CIVIL IIIProfª. Elaine Cristina

QUESTÃO 41 Quanto aos procedimentos de execução no CPC, podemos afirmar:

a) a existência de procedimento para execução de título executivo judicial e de procedimento de execução para título executivo extrajudicial;

b) a existência de processo de execução autônomo independente da natureza do título;

c) a opção do credor em optar pelo procedimento de execução;

d) seguirá o rito trazido pela Lei 11.232/05.

QUESTÃO 42A fase inicial do cumprimento de sentença:

a) independe de requerimento da parte credora;

b) depende de decreto de ofício do Juiz;c) depende do cumprimento voluntário da

sentença;d) depende do requerimento da parte credora.

QUESTÃO 43Quanto ao débito constante da sentença proferida, ao requerer o cumprimento de sentença:

a) o credor não providenciará a planilha de cálculos, cabendo ao devedor apresenta-la;

b) o Juiz, de ofício, elaborará planilha de cálculo;

c) o credor apresentará seu pedido de cumprimento de sentença juntamente com planilha de cálculos;

d) a planilha de cálculos somente será apresentada havendo penhora de bens do devedor.

QUESTÃO 44Da sentença proferida, o devedor:

a) será citado para pagar em 15 dias sob pena da incidência de multa diária sobre o valor da condenação;

b) será intimado para pagar em 15 dias sob pena da incidência multa de 10%;

c) será intimado para pagar em 15 dias sob pena da incidência de multa diária sobre o valor da condenação;

d) será citado para pagar em 15 dias sob pena da incidência multa de 10%.

QUESTÃO 45 Transitada em julgado a sentença:

a) o Juiz de ofício determinará o cumprimento da sentença;

b) intimará a parte credora para requerer o que entender de direito;

c) determinará citação do devedor;d) determinará penhora dos bens do devedor

independente do requerimento do credor.

QUESTÃO 46 Não cumprida a sentença, o devedor:

a) será citado para pagar o débito ou nomear bens à penhora;

b) será intimado para pagar o débito ou nomear bens à penhora;

c) será intimado da penhora realizada;d) será intimado para comparecer a audiência

de instrução e provar que não pode pagar o débito.

QUESTÃO 47 Penhorados bens do devedor:

a) a avaliação será procedida por oficial de justiça, exceto se a avaliação requerer conhecimentos especializados;

b) a avaliação será feita pelo credor;c) a avaliação será feita pelo devedor;d) a avaliação será feita por avaliador judicial,

somente.

QUESTÃO 48 Será fixada multa em caso de não cumprimento voluntário da sentença:

a) desde que seja requerida fixação da multa pelo credor;

b) a multa será fixada de ofício pelo Juiz;c) a multa será fixada de ofício pelo Juiz e

marcará o início da fase de cumprimento da sentença;

d) a multa não será fixada pelo Juiz de ofício.

QUESTÃO 49

6ª SÉRIE EXAME SIMULADODIREITO 2006.2

9

Page 10: PROCESSO PENAL I - Exame Integrado de Direito … · Web viewProf. Pedro Caldas QUESTÃO 01 Quanto ao princípio da universalidade da investigação, assinale a alternativa incorreta:

UNIVERSIDADE POTIGUAR

A multa fixada na fase de cumprimento de sentença que determinar o pagamento de quantia:

a) será fixada somente na sentença sob pena de preclusão;

b) será fixada na sentença, ou, se omissa, será fixada no despacho que determinar o cumprimento da sentença;

c) somente será fixada no despacho que determinar o cumprimento da sentença;

d) somente será fixada em recurso.

QUESTÃO 50 O valor da multa fixada em caso de descumprimento de sentença:

a) será fixada de acordo com o entendimento do Juiz, podendo variar até 10% sobre o valor da causa;

b) será fixada de acordo com o entendimento do Juiz, podendo variar até 10% sobre o valor da condenação;

c) será fixada no valor de 10%;d) será fixada de acordo com o entendimento

do Juiz, podendo variar entre 10% e 20% sobre o valor da causa;

QUESTÃO 51 Não haverá incidência de multa:

a) se o devedor cumprir a sentença no prazo fixado pelo CPC;

b) se o Juiz não fixar na sentença;c) se o credor não requerer;d) se cumprir a sentença no dia seguinte ao do

trânsito em julgado.

QUESTÃO 52 Pago parcialmente o débito:

a) não incidirá multa sobre o valor restante;b) incidirá multa sobre o valor restante;c) incidirá multa sobre o valor restante mais

perdas e danos;d) não incidirá multa sobre o valor restante,

mas incidirá perdas e danos.

QUESTÃO 53 Cumprimento de sentença é procedimento de execução:

a) necessariamente feito em autos apartados do processo de conhecimento;

b) será processado no tribunal de justiça;

c) somente poderá ser processado diante da execução de título executivo judicial;

d) somente poderá ser processado diante da execução de título executivo extrajudicial.

QUESTÃO 54O cumprimento de sentença:

a) é fase de execução acordada entre as partes;b) pode ser considerado como procedimento

dentro do processo de conhecimento;c) é processo autônomo de execução, não se

relacionando com o processo de conhecimento, independente da existência de um título;

d) é fase de execução escolhida pelas partes.

QUESTÃO 55 A execução de título executivo extrajudicial:

a) não possui previsão legal;b) é para títulos executivos judiciais e

extrajudiciais previstos no CPC;c) encontra-se prevista em legislação especial;d) não será aplicada pelas normas da fase do

cumprimento de sentença.

QUESTÃO 56Somente haverá cumprimento de sentença:

a) se o título for líquido, certo e exigível e de natureza judicial;

b) se o título for judicial ou extra judicial, contendo uma obrigação de fazer, não fazer, entregar coisa ou pagar quantia;

c) se a parte devedora cumprir a obrigação voluntariamente;

d) se o Juiz determinar de ofício.

QUESTÃO 57Remição da execução:

a) é ato do devedor;b) é ato dos descendentes do devedor e do seu

cônjuge;c) é ato do credor;d) é a indicação pelo devedor dos bens a

serem penhorados.

QUESTÃO 58 Remição do bem penhorado:

a) é ato do devedor;b) é ato dos ascendentes, descendentes ou

cônjuge do devedor;

6ª SÉRIE EXAME SIMULADODIREITO 2006.2

10

Page 11: PROCESSO PENAL I - Exame Integrado de Direito … · Web viewProf. Pedro Caldas QUESTÃO 01 Quanto ao princípio da universalidade da investigação, assinale a alternativa incorreta:

UNIVERSIDADE POTIGUAR

c) é ato do credor;d) é a indicação pelo devedor dos bens a

serem penhorados.

QUESTÃO 59 Remissão da execução:

a) é ato do devedor;b) é ato dos ascendentes, descendentes do

devedor e do seu cônjuge;c) é ato do credor;d) é a indicação pelo devedor dos bens a

serem penhorados.

QUESTÃO 60 Adjudicação do bem penhorado:

a) caracteriza-se quando frustrada a hasta realizada;

b) é a doação do bem penhorado pelo devedor ao credor;

c) é fase própria de execução de título extrajudicial;

d) não acontecerá se houver mais de um bem penhorado.

DIREITO ADMINISTRATIVO IIProf. Gilmar Fernandes

QUESTÃO 61Sobre contrato administrativo é verdadeiro afirmar:

a) sempre é bilateral, formal, gratuito e comutativo;b) sempre é consensual e em regra formal, oneroso, comutativo e realizado intuitu personae;c) é sempre informal, excepcionalmente oneroso consensual e sinalagmático;d) Todas estão incorretas;e) Estão incorretas as alternativas b e c.

QUESTÃO 62Na licitação, é verdadeiro afirmar:

a) a desclassificação é o ato pelo qual a Administração declara a desconformidade da proposta do licitante aos termos do edital;

b) a inexigibilidade de licitação, assim como a dispensa, só é possível nas hipóteses que a lei expressamente prevê;

c) os concorrentes classificados no respectivo procedimento licitatório tem direito à contratação subseqüente somente após a homologação do certame pela autoridade competente;

d) todas estão corretas;e) Nenhuma das anteriores;

QUESTÃO 63Não é princípio que rege o procedimento licitatório:

a) publicidade dos atos;b) vinculação ao edital;c) publicidade na apresentação das

respostas;d) isonomia entre os licitantes;e) NDA.

QUESTÃO 64A obrigatoriedade de licitação no campo da Administração Pública não abrange:

a) A autorização para prestação de serviços públicos;b) A concessão ou permissão para a prestação de sérvios públicos;c) Os sérvios, e, somente estes, a serem contratados pelo Estado;d) As compras a serem efetivadas pelas autarquias estaduais, distritais ou municipais;e) NDA.

QUESTÃO 65É permitido a rescisão do contrato administrativo na seguinte situação:

a) Atraso superior a 30 (trinta) dias dos pagamentos devidos pela administração Pública;b) Não liberação pela Administração Pública do local para execução da obra no prazo contratual;c) Paralisação da obra, serviço ou fornecimento, em razão de justa causa e independente de comunicação a Administração;d) Todas estão corretas;e) Somente estão corretas as letras A e B.

QUESTÃO 66Configura hipótese de licitação inexigível;

6ª SÉRIE EXAME SIMULADODIREITO 2006.2

11

Page 12: PROCESSO PENAL I - Exame Integrado de Direito … · Web viewProf. Pedro Caldas QUESTÃO 01 Quanto ao princípio da universalidade da investigação, assinale a alternativa incorreta:

UNIVERSIDADE POTIGUAR

a) Locação de imóvel com localização e instalação determinada como condicionante para o atendimento do interesse público;b) Ocorrência de guerra;c) Restauração de obra de arte e objetos históricos, de autenticidade comprovada;d) Todas estão corretase) Duas estão corretas.

QUESTÃO 67A autorização de uso de bem público é:

a) Ato unilateral e discricionário, a título precário;b)Ato bilateral e vinculado;c)Ato vinculado e irrevogável;d)Há duas respostas corretas;e)Todas estão erradas.

QUESTÃO 68 Sobre terras devolutas é correto afirmar:

a) São apenas as terras que ficam às margens das rodovias;b) São as terras especificadas por lei como tais;c) Integram a categoria de bens dominicais pelo fato de não terem qualquer destinação pública;d) Todas estão corretas;e) Todas estão erradas.

QUESTÃO 69São efeitos da autorização de uso de bem público:

a) Caráter permanente e maiores poderes e garantidas ao usuário;b) Reveste-se de maior precariedade do que a permissão e a concessão;c) É outorgada em caráter permanente;d) Todas estão erradas;e) Há duas respostas corretas.

QUESTÃO 70 Marque a alternativa falsa:

a) Após a fase de habilitação, não cabe desistência de proposta, salvo motivo justo decorrente de fato superveniente e aceito pela comissão;b) Ultrapassada a fase de habilitação dos concorrentes e abertos as propostas, não cabe desclassifica-las, por motivo relacionado com a habilitação, salvo em razão de fatos

supervenientes ou só conhecidos após o julgamento;c) A inabilitação do licitante não importa preclusão do seu direito de participar das fases subseqüentes;d) É facultada à comissão ou autoridade superior, em qualquer fase da licitação, a promoção de diligência destinada a esclarecer ou a complementar a instrução do processo, vedada a inclusão posterior de documento ou informação que deveria constar originariamente da proposta;e) Todos os documentos e as propostas serão rubricados pelos licitantes presentes e pela comissão.

QUESTÃO 71Com base nos contratos administrativos, assinale a incorreta

a) É nulo e de nenhum efeito o contrato verbal com a Administração, salvo o de pequenas compras e pronto pagamento;b) A publicação resumida do contrato é condição indispensável para sua eficácia;c) Não se aplicam aos contratos administrativos os princípios da teoria geral dos contratos e as disposições do direito privado;d) Os casos de rescisão do contrato são cláusulas regulamentares necessárias em todos contratos administrativos;e) O preço é cláusula financeira necessária em todos contratos administrativos.

QUESTÃO 72A licitação pública deve ser realizada de acordo com os princípios:

a) Da necessidade pública e do interesse pessoal;b) Da moralidade administrativa e do julgamento objetivo;c) Da necessidade de contratação e da prestação de serviço;d) Da concorrência pública e da legalidade administrativa;e) Da necessidade de aquisição de material e da economicidade.

QUESTÃO 73

6ª SÉRIE EXAME SIMULADODIREITO 2006.2

12

Page 13: PROCESSO PENAL I - Exame Integrado de Direito … · Web viewProf. Pedro Caldas QUESTÃO 01 Quanto ao princípio da universalidade da investigação, assinale a alternativa incorreta:

UNIVERSIDADE POTIGUAR

A locação de imóvel, para nele funcionar determinado serviço público, será uma modalidade de contratação em que:

a) Depende de prévia licitação, em qualquer caso;b) Prescinde de licitação, em qualquer caso;c) Pode ser dispensada a licitação, nos casos previstos em lei;d) É inexigível a licitação, nos caso previstos em lei;e) É discricionariamente dispensável ou inexigível a licitação.

QUESTÃO 74No processo administrativo se aplica o seguinte princípio, exceto:

a) Princípio da oficialidade;b) Princípio da ampla defesa e do contraditório;c) Princípio da gratuidade;d) Princípio do informalismo;e) NDA

QUESTÃO 75 Qual o tipo de licitação utilizado nos casos de alienação de bens ou concessão de direito real de uso?

a) Concorrência;b) A de técnica e preço;c) Leilão;d) A de maior lance ou oferta;e) Concurso.

QUESTÃO 76Constitui forma de aquisição de bem público em favor do Município, exceto:

a) Usucapião e sucessão;b) Doação;c) Compra e venda;d) Desapropriação de terra do Estado, membro da federação;e) NDA

QUESTÃO 77São considerados bens públicos:

a) Terras de volutas e plataforma continental;b) Terras ocupadas pelos índios;c) As ruas de um loteamento;d) As alternativas “a” e “b” estão corretas;e) Todas estão corretas.

QUESTÃO 78 Constitui-se em forma de controle administrativo:

a) Pedido de Reconsideração, Representação e Reclamação Administrativa;a) Pedido de Reconsideração e ato legislativo;c) Pedido de Reconsideração, Representação e Reclamação Administrativa e ação popular;d Todas estão corretas;e) NDA.

QUESTÃO 79 Sobre a coisa julgada no âmbito administrativo, é incorreto afirmar:

a) O poder Judiciário não pode apreciar quando se tratar de ato discricionário, exceto quando se verificar falhas e inobservâncias as regras dos princípios do artigo 37 da Constituição Federal e princípio da motivação;b) Em regra a Administração Pública não tem mais como discutir ou apreciar a matéria;c) O judiciário não pode apreciar a matéria;e) Todas estão corretas.

QUESTÃO 80Sobre a Administração Pública é correto afirmar:

a) Goza de prazos diferenciados e duplo grau de jurisdição em regra obrigatório, independentemente de apresentação voluntária por parte da Administração;b) Prazo em quádruplo para contestar e recorrer;c) A Administração e o Ministério Público tem prazo em dobro para contestar e recorrer;d) Há duas corretas;e) NDA.

DIREITOS REAISProf. Everson Cleber

QUESTÃO 81 Assinale a alternativa correta:O constituto possessório é o ato pelo qual:

a) O alienante transmite a posse direta do imóvel ao adquirente através da escritura pública de compra e venda.

b) O promitente vendedor obriga-se a transferir a posse ao promissário comprador no momento da assinatura da

6ª SÉRIE EXAME SIMULADODIREITO 2006.2

13

Page 14: PROCESSO PENAL I - Exame Integrado de Direito … · Web viewProf. Pedro Caldas QUESTÃO 01 Quanto ao princípio da universalidade da investigação, assinale a alternativa incorreta:

UNIVERSIDADE POTIGUAR

escritura de compra e venda definitiva do imóvel.

c) O alienante do imóvel, que detinha a sua posse plena em nome próprio, passa a ter a posse direta em nome do adquirente, em razão de disposição contida na escritura de compra e venda.

d) O titular do domínio, sem posse, a adquire do possuidor, que nela permanece em nome daquele.

e) Todas são falsas.

QUESTÃO 82 Assinale dentre as seguintes alternativas aquela que considera INCORRETA:

a) Considera-se possuidor todo aquele que tem de fato o exercício pleno, ou não, de algum dos poderes inerentes ao domínio, ou propriedade.

b) Ao possuidor de má-fé serão ressarcidas somente as benfeitorias necessárias, mas não lhe assiste o direito de retenção pelo valor destas.

c) A posse se transmite com os mesmos caracteres aos herdeiros do possuidor.

d) A posse precária, depois de ano e dia, sem oposição, deixa de ser considerada viciada.

e) Não induzem posse os atos de mera permissão ou tolerância.

QUESTÃO 83 Considere as seguintes assertivas:I - Aquele que desfruta de servidão de trânsito pode defendê-la por ação possessória. II - Não é considerado possuidor aquele que detém a coisa em nome de outrem ou de acordo com as instruções que recebera. III – Não induzem a posse os atos violentos, mesmo depois de cessar a violência, pelo seu caráter de ilicitude.Está (ão) Correto (s):

a) Somente IIb) I e IIc) I e IIId) II e IIIe) I, II e III

QUESTÃO 84 Diz o art. 1.196, do Código Civil, que "Considera-se possuidor todo aquele que tem de fato o

exercício, pleno ou não, de algum dos poderes inerentes à propriedade". O Código Civil adotou teoria de quem? Como se define?

a) De Ihering, com sua teoria objetiva. A posse é conduta de dono. É, então, a exteriorização da propriedade, a visibilidade do domínio, o uso econômico da coisa.

b) De Ihering, com sua teoria subjetiva. A posse caracteriza-se pela conjugação de dois elementos: o corpus e o animus.

c) De Savigny, com sua teoria objetiva. A posse consiste na detenção física da coisa.

d) De Savigny, com sua teoria subjetiva. A posse consiste na intenção de exercer sobre a coisa um poder no interesse próprio.

e) Nenhuma das anteriores.

QUESTÃO 85 A respeito da aquisição da posse, assinale a alternativa incorreta:

a) A apreensão constitui modo originário de aquisição da posse; já a aquisição da posse decorrente de um negócio jurídico gratuito (v.g., doação, testamento) constitui modo derivado.

b) A posse pode ser adquirida pela própria pessoa que a pretende, por seu representante ou procurador ou, ainda, por terceiro sem mandato (dependendo de ratificação).

c) A posse transmite-se com os mesmos caracteres aos herdeiros necessários, mas não ao legatário.

d) A tradição consiste em um modo de aquisição derivada da posse pela qual há a entrega da coisa de uma pessoa a outra.

e) O modo originário de aquisição de direitos reais objeto de posse se dá a partir do seu exercício.

QUESTÃO 86 Assinale a alternativa correta.Dá-se a traditio brevi manu quando:

a) se substitui a entrega material do bem por ato indicativo do propósito de transmitir a posse.

b) a posse pode ser continuada pela soma do tempo do atual possuidor com o de seus antecessores.

6ª SÉRIE EXAME SIMULADODIREITO 2006.2

14

Page 15: PROCESSO PENAL I - Exame Integrado de Direito … · Web viewProf. Pedro Caldas QUESTÃO 01 Quanto ao princípio da universalidade da investigação, assinale a alternativa incorreta:

UNIVERSIDADE POTIGUAR

c) o possuidor de um bem imóvel em nome próprio passa a possuí-lo em nome alheio.

d) a coisa é posta à disposição do adquirente, por ser impossível a entrega manual.

e) o possuidor de uma coisa em nome alheio passa a possuí-la como própria.

QUESTÃO 87 Analise as seguintes assertivas:I - O possuidor de boa-fé poderá exercer o direito de retenção pelo valor das benfeitorias úteis e o direito ao levantamento das benfeitorias voluptuárias. II – A posse injusta, obtida por meio violento, não pode ser defendida pelos interditos possessórios contra terceiros que venham a desejar arrebatá-la para si. III – A composse pressupõe a pluralidade de sujeitos e coisa indivisa, no entanto, os demais compossuidores ficarão privados temporariamente da utilização da coisa quando o outro já estiver utilizando. Assinale:

a) Todas estão corretas.b) I e II estão corretas.c) I e III estão Corretas.d) Somente I está Correta.e) Todas estão erradas.

QUESTÃO 88 O possuidor de má fé:

a) não tem direito à indenização independentemente do tipo de benfeitoria que tenha realizado no imóvel.

b) tem direito à indenização das benfeitorias necessárias e das úteis, mas só pode reter o imóvel em razão das necessárias.

c) tem direito à indenização só das benfeitorias necessárias, mas não tem direito de retenção do imóvel.

d) tem direito à indenização das benfeitorias necessárias e das úteis sem direito de retenção do imóvel.

e) tem direito à indenização só das benfeitorias necessárias com direito de retenção do imóvel.

QUESTÃO 89 Entende-se por benfeitorias as despesas que se fazem em um bem móvel ou imóvel com objetivos

previamente definidos. À luz do Código Civil Brasileiro é correto afirmar:

a) há duas espécies de benfeitorias, dentre elas as benfeitorias voluptuárias que são as de mero deleite ou recreio e que não aumentam o uso habitual da coisa;

b) há três espécies de benfeitorias, dentre elas as benfeitorias indenizáveis que dão ao possuidor o direito de indenizar contra o dono da coisa;

c) há três espécies de benfeitorias que são as voluptuárias, as indenizáveis e as necessárias, sendo esta última espécie as benfeitorias que aumentam ou facilitam o uso da coisa;

d) há três espécies de benfeitorias, dentre elas as benfeitorias necessárias que têm por fim conservar a coisa ou evitar que se deteriore;

e) há duas espécies de benfeitorias, dentre elas as benfeitorias indenizáveis que dão ao possuidor o direito de indenizar contra o dono da coisa.

QUESTÃO 90O possuidor turbado ou esbulhado poderá

a) manter-se ou restituir-se por sua própria força, dentro de ano e dia após a turbação ou esbulho.

b) manter-se ou restituir-se por sua própria força, se não obtiver providência judicial após ano e dia.

c) manter-se no caso de turbação, por sua própria força, mas não poderá restituir-se, no caso de esbulho, em nenhuma hipótese.

d) restituir-se, no caso de esbulho, por sua própria força, sempre que o esbulhador desobedecer ao interdito proibitório.

e) manter-se ou restituir-se por sua própria força, contanto que o faça logo.

QUESTÃO 91Caio propõe ação de reintegração de posse em relação a Tício, alegando que é legítimo possuidor de imóvel, que restou invadido pelo réu. Regularmente citado, o réu contestou a demanda, alegando que efetivamente tomou o imóvel, pois é seu legítimo proprietário, razão pela qual pleiteia a declaração de sua titularidade. A demanda deverá ser julgada

6ª SÉRIE EXAME SIMULADODIREITO 2006.2

15

Page 16: PROCESSO PENAL I - Exame Integrado de Direito … · Web viewProf. Pedro Caldas QUESTÃO 01 Quanto ao princípio da universalidade da investigação, assinale a alternativa incorreta:

UNIVERSIDADE POTIGUAR

a) procedente, na medida em que Tício não pode discutir a propriedade como incidente da ação possessória, a menos que no prazo de resposta apresente reconvenção.

b) procedente, na medida em que Tício não pode discutir a propriedade como incidente da ação possessória, nem poderá intentar qualquer demanda relativa ao domínio enquanto a ação possessória estiver em andamento.

c) procedente, na medida em que Tício não pode discutir a propriedade como incidente da ação possessória, mas tão-somente em ação própria conexa com a possessória.

d) sem exame de mérito, na medida em que a demanda em torno da posse perde o seu objeto diante da discussão petitória.

e) improcedente, na medida em que Tício sendo proprietário tem direito real absoluto sobre a coisa.

 QUESTÃO 92 – Analise as seguintes assertivas:I – Se o autor de uma ação reivindicatória deixar de cumular ao pedido de restituição da coisa o de condenação do possuidor injusto a indenizar-lhe perdas e danos, o juiz poderá incluir na sentença essa condenação, tendo em vista o caráter dúplice das ações possessórias e petitórias.II – Um imóvel gravado com uma cláusula de inalienabilidade, por força da referida cláusula, não está sujeito a usucapião, nem pode ser objeto de posse.III – O possuidor turbado ou esbulhado, em nenhuma hipótese poderá manter-se ou restituir-se por sua própria força.

a) se apenas a afirmativa I estiver correta;b) se apenas a afirmativa II estiver correta;c) se apenas a afirmativa III estiver correta;d) se existirem duas afirmativas corretas;e) se todas as afirmativas estiverem corretas

ou todas estiverem erradas.

QUESTÃO 93 Analise as seguintes assertivas:I – Requisitos da legítima defesa da posse: reação "incontinenti" e proporcionalII – Ação de manutenção de posse se dá quando há esbulhoIII – Ação de interdito proibitório se dá quando há turbação

a) se apenas a afirmativa I estiver correta;b) se apenas a afirmativa II estiver correta;c) se apenas a afirmativa III estiver correta;d) se existirem duas afirmativas corretas;e) se todas as afirmativas estiverem corretas

ou todas estiverem erradas

QUESTÃO 94 Analise as seguintes assertivas:I – O possuidor não deverá ser mantido na posse se, contra ele, for exibido título de propriedade ou outro título de posse, que possa ser considerado melhor que o seu.II – O direito de retenção consiste na faculdade de o possuidor, seja de boa-fé ou má-fé, manter o poder de fato sobre a coisa alheia até ser indenizado pelo valor das benfeitorias necessárias e úteis nela realizadas. III –  O direito que tem o proprietário de colocar a coisa ao seu serviço, sem que haja alteração de sua substância e abuso de direito se constitui em um ato de disposição.

a) se apenas a afirmativa I estiver correta;b) se apenas a afirmativa II estiver correta;c) se apenas a afirmativa III estiver correta;d) se existirem duas afirmativas corretas;e) se todas as afirmativas estiverem corretas

ou todas estiverem erradas.

QUESTÃO 95 Opera-se a proteção preventiva da posse, ante a ameaça de turbação ou esbulho, por meio de:

a) Ação de imissão de posse.b) Embargos de terceiro senhor e possuidor.c) Ação de força nova espoliativa.d) Interdito proibitório.e) Ação de dano infecto.

QUESTÃO 96 A “actio duplex” de uma ação possessória consiste em poder:

a) o juiz outorgar ao autor o interdito possessório correto, apesar de haver a petição inicial feito referência a outro interdito possessório.

b) o autor cumular o pedido possessório com a condenação em perdas e danos.

c) o réu, alegando ser o proprietário do imóvel, demandar a proteção possessória e

6ª SÉRIE EXAME SIMULADODIREITO 2006.2

16

Page 17: PROCESSO PENAL I - Exame Integrado de Direito … · Web viewProf. Pedro Caldas QUESTÃO 01 Quanto ao princípio da universalidade da investigação, assinale a alternativa incorreta:

UNIVERSIDADE POTIGUAR

aindenização pelos prejuízos resultantes da turbação cometida pelo autor.

d) o réu, na própria contestação, alegando que foi o ofendido em sua posse, demandar a proteção possessória e a indenização pelos prejuízos resultantes do esbulho cometido pelo autor.

e) o réu, em reconvenção, alegando que foi o ofendido em sua posse, demandar a proteção possessória e a indenização pelos prejuízos resultantes da turbação ou do esbulho cometido pelo autor.

QUESTÃO 97Analise as seguintes assertivas:I – O possuidor de boa-fé tem direito à indenização pelas benfeitorias voluptuárias e necessárias, mas não as úteis.II – Titular do domínio detém o uso, gozo, fruição e livre disposição da coisa.III – A ação reivindicatória é remédio processual possessório.

a) se apenas a afirmativa I estiver correta;b) se apenas a afirmativa II estiver correta;c) se apenas a afirmativa III estiver correta;d) se existirem duas afirmativas corretas;e) se todas as afirmativas estiverem corretas

ou todas estiverem erradas.

QUESTÃO 98 Analise as seguintes assertivas:I - O domínio pode ser limitado voluntariamente, por decorrência natural e legalII – Ação confessória objetiva reconhecer a existência da servidãoIII – A inalienabilidade se estende aos frutos da coisa

a) se apenas a afirmativa I estiver correta;b) se apenas a afirmativa II estiver correta;c) se apenas a afirmativa III estiver correta;d) se existirem duas afirmativas corretas;e) se todas as afirmativas estiverem corretas

ou todas estiverem erradas.

QUESTÃO 99As estacas de madeira que dividiam as terras pertencentes, de um lado, a Pedro, e de outro, a Henrique, deterioraram-se em razão dos anos e das intempéries, de forma que, em extensões bastante consideráveis, não é mais possível identificar-se a

quem pertencem. Em razão desse fato, Pedro procurou Henrique a fim de que, amigavelmente, pudessem estabelecer novamente os marcos divisórios de suas terras, dessa vez com a colocação de cercas mais resistentes. Henrique, contudo, negou-se ao que foi proposto por Pedro. Nesse caso, é certo que Pedro deverá intentar a competente ação de

a) divisão.b) demarcação.c) nunciação de obra nova.d) reintegração de posse.e) interdito proibitório.

QUESTÃO 100 Analise as seguintes assertivas:I – apenas o possuidor direto, que tenha justo receio de ser molestado na sua posse, pode requerer ao juiz que o segure da turbação ou de esbulho iminente mediante mandado proibitório. II – Os julgamentos dos interditos possessórios pautam-se apenas nas questões pertencentes ao mundo dos fatos; a eventual alegação de direito real sobre o bem litigioso servirá apenas como mais um elemento de prova.III – Apenas o possuidor de posse velha, no caso de turbação ou esbulho, pode manter-se ou restituir-se na posse por sua própria força.Assinale:

a) se apenas a afirmativa I estiver correta;b) se apenas a afirmativa II estiver correta;c) se apenas a afirmativa III estiver correta;d) se existirem duas afirmativas corretas;e) se todas as afirmativas estiverem corretas

ou todas estiverem erradas.

6ª SÉRIE EXAME SIMULADODIREITO 2006.2

17