processo de seleção 2018 - raps.org.br · geográfica e partidária. foram realizadas mais de...

48
Processo de seleção 2018 www.raps.org.br Transformando a política brasileira

Upload: duongthien

Post on 17-Dec-2018

213 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

www.raps.org.br 1

Processo de seleção 2018

www.raps.org.br

Transformando a política brasileira

www.raps.org.br 3

O Processo de Seleção da RAPS 2018 buscou lideranças de todo o país vocacionadas a atuar diretamente na política institucional e com potencial para disputar processos eleitorais.

ÍndiceAPRESENTAÇÃO

SOBRE A RAPS

INSTITUCIONAL

PROCESSO DE SELEÇÃO RAPS 2018

DIVULGAÇÃO

COMISSÃO DE SELEÇÃO

PERFIL DOS INSCRITOS

SELECIONADOS 2018

MAPA GERAL DA RAPS

EXPEDIENTE

05

06

08

10

12

14

18

20

44

46

www.raps.org.br4

www.raps.org.br 5

O ano de 2018 mostra-se desafiador para o Brasil: de um lado temos assistido a uma grande movimentação da sociedade civil que tem se mobilizado, de diferentes formas, para colaborar e participar de maneira mais ativa da política institucional. De outro, as eleições que se aproximam, e que ocorrerão sob novas regras eleitorais, impactarão a representação política e o desenho da próxima legislatura, levando a mudanças na arena legislativa e na atuação dos partidos políticos.

A janela de oportunidade à frente configura-se como uma chance para a condução do país rumo ao fortalecimento da democracia e à transição para uma sociedade sustentável, desde que este processo seja protagonizado por lideranças comprometidas com a ética, justiça, transparência, participação social e alinhamento aos princípios e valores da sustentabilidade.

Em sintonia com esse momento, e dando prosseguimento aos trabalhos de identificação, atração e formação de novas lideranças políticas realizados nos últimos seis anos, o Processo de Seleção da RAPS em 2018 buscou interessados em atuar diretamente na política institucional, com potencial para disputar processos eleitorais, contribuindo assim com a construção de um Brasil mais próspero, democrático e sustentável.

Ao todo, 1.039 inscrições oriundas de todas as regiões do país, com candidatos e candidatas de distintas posições no espectro político-ideológico. A seleção, que envolveu uma

comissão formada por onze pessoas e contou com três etapas, levou em consideração o desempenho no processo seletivo e, ainda, critérios de diversidade regional, de gênero, geográfica e partidária. Foram realizadas mais de duzentas entrevistas e, como resultado, 102 novas lideranças políticas passam a integrar a Rede de Ação Política pela Sustentabilidade, que agora conta com 561 membros em todo o Brasil, de diferentes regiões e partidos políticos.

Pela primeira vez, superamos a marca de 40% de mulheres aprovadas, sintonizando nossa rede com o mundo que queremos, em que mulheres ocupem mais espaços nos processos de tomada de decisão. Adicionalmente, contamos também com a participação de lideranças de outros grupos sub-representados politicamente, com a integração inédita de uma liderança indígena e ampliação de membros LGBTs. Dos 102 selecionados, 35 já ocupam cargos eletivos e 83 indicam interesse em disputar eleições para os cargos de Deputado Estadual, Deputado Federal, Senador e Governador e Vice-Governador em outubro próximo.

Neste relatório, apresentamos esses e outros resultados do Processo Seletivo 2018 e damos boas-vindas aos nossos novos membros, cujas atuações esperamos e trabalhamos para que colaborem para a transformação da política brasileira, tendo a RAPS como um espaço de construção coletiva e suprapartidária de uma visão de país que reflita também os anseios de transformação da sociedade.

2018: janela de oportunidade

APRESENTAÇÃO

Marcos Vinícius de Campos Diretor executivo

www.raps.org.br6

Constituída em maio de 2012, a Rede de Ação Política pela Sustentabilidade – RAPS nasceu com o objetivo de contribuir para o fortalecimento e o aperfeiçoamento da democracia e das instituições republicanas mediante o apoio à formação de lideranças políticas que colaborem com a transformação do Brasil em um país mais justo, próspero, solidário, democrático e sustentável.Após as eleições de 2010, o grupo de fundadores da RAPS reconheceu que esta transformação deveria ser travada na arena política, mediante a ação pluripartidária e com diferentes matizes ideológicos.

As novas formas de mobilização política na sociedade, assim como a crescente participação de inúmeras entidades e vozes comprometidas com a sustentabilidade no debate sobre o processo econômico e social do País fizeram da RAPS um celeiro de novas e competitivas lideranças políticas comprometidas com os valores da ética, da transparência e da sustentabilidade.

Ao longo destes quase seis anos de atuação, a RAPS construiu uma rede formada por mais de quinhentos membros com e sem mandato em todas as regiões do País que dialogam, trocam informações, constroem projetos colaborativos, apoiam-se mutuamente no melhor exercício da Amizade Cívica. Estas lideranças se capacitaram para o desafio de transformar o Brasil, sobretudo neste momento de turbulência política em que o combate à corrupção tem dado o tom na construção dos processos políticos.

Ademais, os princípios e valores da sustentabilidade devem refletir uma prioridade da sociedade brasileira no enfrentamento dos impactos das mudanças climáticas que já se fazem sentir. O tema, portanto, não pode ser privilégio de um só grupo político ou legenda partidária, mas de todo o conjunto da sociedade que compartilha um projeto de país.

A RAPS construiu uma rede formada por mais de quinhentas lideranças com e sem mandato em todas as regiões do País que dialogam, trocam informações, constroem projetos colaborativos e se apoiam mutuamente no melhor exercício da Amizade Cívica.

SOBRE A RAPS

www.raps.org.br 7

www.raps.org.br8

Contribuir para o aperfeiçoamento do processo político e da qualidade da democracia brasileira por meio da formação de lideranças políticas comprometidas com os valores e princípios da ética, transparência e sustentabilidade.

Missão

A RAPS constituir-se-á em um dos principais centros de atração, capacitação e apoio de lideranças políticas que ajudarão a transformar o Brasil, por meio de uma ação política ética, comprometida com o bem comum e com os princípios republicanos, em um país justo, próspero, solidário, democrático e sustentável.

Visão

1. Ética2. Transparência3. Independência4. Justiça5. Sustentabilidade6. Interdependência7. Responsabilidade Social8. Coragem9. Apartidarismo10. Meritocracia

1. Cooperação e Solidariedade2. Honestidade e Moralidade3. Democracia e Legalidade4. Coragem Cívica5. Independência6. Transparência e Publicidade7. Igualdade e Impessoalidade8. Pluralismo Político e Diversidade9. Desenvolvimento Sustentável10. Justiça Social

Valores Princípios

INSTITUCIONAL

www.raps.org.br 9

1. Contribuir para o aperfeiçoamento do processo político e da qualidade da democracia brasileira

4. Fortalecer e formar vínculos entre a sociedade civil e a classe política

Objetivos

2. Identificar, atrair, capacitar, apoiar e monitorar lideranças políticas

5. Fomentar a cultura política e a democracia participativa

3. Criar e promover a Amizade Cívica

6. Contribuir e promover os valores e princípios da Sustentabilidade

Os candidatos a Líderes RAPS 2018 foram avaliados e selecionados com base no desempenho apresentado em todo o Processo de Seleção, que incluiu envio de formulário devidamente preenchido e entrevista pessoal. Além disso, foram considerados também critérios como diversidade de gênero, partidária e geográfica, bem como integridade e histórico pessoal, profissional e político.

Com duração de três meses, o Processo de Seleção 2018 cumpriu oito etapas até resultar no ingresso de 102 novos Líderes na rede RAPS. Diferentes áreas institucionais estiveram diretamente envolvidas, como Projetos, Comunicação, Apoio à Ação Política e Engajamento, além da Comissão de Seleção, responsável pela análise dos formulários de inscrição e pelas entrevistas com os candidatos.

PROCESSO DE SELEÇÃO RAPS 2018

ETAPAS DO PROCESSO DE SELEÇÃO

Período de Inscrições

DE 01/11/2017A 10/01/2018

Realização de entrevistas com os aprovados na

primeira fase

DE 15/01/2018A 26/01/2018

www.raps.org.br10

Edital

Divulgação da lista de aprovados

31/01/2018

Análise e avaliação das fichas de inscrições

DE 02/11/2017A 14/01/2018

www.raps.org.br 11

www.raps.org.br12

A estratégia de comunicação adotada para divulgar o Processo de Seleção 2018 constituiu-se, sobretudo, na utilização dos meios digitais, considerando-se as especificidades de cada um, como e-mail marketing, newsletter, produção de conteúdo para redes sociais, blogs, portais, além de divulgação junto aos veículos de imprensa.

Ações como criação de identidade visual com hotsite próprio, hashtags, produção de vídeos também foram recursos utilizados pela comunicação. Nosso agradecimento especial a todas as lideranças que compartilharam as informações e produziram seus próprios conteúdos de divulgação, contribuindo assim com o sucesso do Processo de Seleção de 2018.

DIVULGAÇÃO

TWITTER NEWSLETTERFACEBOOK INSTAGRAMYOUTUBESITE DA RAPS EMAIL MARKETINGHOTSITES

• Grupo J. Medeiros• Casa Fluminense• Instituto Arapyaú• Estadão• Folha de S.Paulo• Vetor Brasil• Jornal Dia Dia• Jornal de Joinville• Paraíba Radio Blog• SC Portais

Portais que divulgaram o Processo de Seleção RAPS

#PSRAPS2018 #MaisMulheresNaPolítica

#RepresentatividadeImporta

Hashtags

• Paraíba Notícia• Oi Diário• Revista Veja• Notícia no Ato• Rondônia Dinâmica• TVL Blumenau• Jornal Rondônia Vip• Janaina Lima Oficial• Ricardo Young• Alice Gabino

#VemPraRAPS

www.raps.org.br 13

Veja mais no Facebook

da RAPS

#MaisMulheresNaPolítica

www.raps.org.br14

Alexandre Bissoli

Advogado especialista em direito eleitoral e direito processual eleitoral. Pós-graduado nas áreas de direito eleitoral e improbidades administrativas, também é palestrante, professor e consultor político. Atualmente é membro do Internetional Visitor Leadership Program do Departamento de Estado do Governo Norte Americano, onde promove troca de conhecimentos e experiências nas áreas de direito eleitoral, político e público.

André Previato

Mestre em Direito (LLM) pela London School of Economics and Political Sciences (LSE), especialista em Defesa da Concorrência pela GV-Law/SP, mediador certificado pela CEDR e FIESP e graduado em Direito pela PUC-SP. Foi coordenador na extinta Secretaria de Direito Econômico do Ministério da Justiça (SDE/MJ). Atualmente contribui com o desenvolvimento do projeto Empreendedores Cívicos da RAPS e atua como facilitador de sua rede de lideranças.

Fernando Latorre

Advogado formado pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, mestre em Direito Internacional pelo Washington College of Law – American University em Washington, DC e atendeu ao programa de MBA em Gestão de Negócios Sócioambientais da FIA. Foi, por 10 anos, consultor internacional junto ao Banco Mundial, Organização das Nações Unidas. Atualmente é coordenador de engajamento na RAPS.

COMISSÃO DE SELEÇÃO

www.raps.org.br 15

Fernando Rei

Possui graduação em Ciências Sociais e Jurídicas pela Universidade de São Paulo, mestrado em Direito Comunitário pela Universidade de Coimbra, doutorado em Direitos Fundamentais na Universidad Complutense de Madrid, é Doutor em Direito Internacional pela Universidade de São Paulo e em Direito do Estado/Direito Ambiental pela Universidad de Alicante. Atualmente é professor de Direito Ambiental da Fundação Armando Álvares Penteado e professor-assistente no Programa de Doutorado em Direito Ambiental Internacional da Universidade Católica de Santos.

Mara Prado

Graduada em jornalismo, especializou-se em Governo e Poder Legislativo pela UNESP. Coordenou campanhas eleitorais para governador, senador, prefeito e proporcionais. Docente universitária, ministrou diversas disciplinas na área da comunicação. Possui experiência de 14 anos na Assembleia Legislativa de São Paulo, foi chefe de gabinete na Câmara Municipal de São Paulo e também coordenou a área de comunicação da RAPS. Presta consultoria em projetos de formação e capacitação de lideranças políticas e atualmente é coordenadora de comunicação da Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo.

Marcos Vinícius de Campos

Diretor-executivo da RAPS. É professor de direito e economia na FAAP. Graduado e Mestre em Administração pela EAESP/FGV e École Supérieure des Sciences Économique et Commerciale (França). Bacharel e Doutor em Direito pela Faculdade de Direito da USP. Foi Visiting Scholar na Faculdade de Direito da Universidade de Harvard. É membro das seguintes entidades: Instituto Brasileiro de Estudos de Concorrência, Consumo e Comércio Internacional – IBRAC, Conselho Superior de Assuntos Jurídicos e Legislativos da FIESP, Ordem dos Advogados do Brasil - OAB, Instituto de Advogados de São Paulo – IASP. Também é fundador e sócio do escritório de advocacia Campos & Antonioli.

www.raps.org.br16

COMISSÃO DE SELEÇÃO

Mônica Sodré

Doutora em Relações Internacionais pela Universidade de São Paulo (USP), Mestre em Ciência Política e Graduada em Ciências Sociais - com ênfase em Ciência Política, ambos pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). É professora de pós-graduação da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP), colunista mensal do blog Legis-Ativo do Estadão, professora de ciência política em iniciativas livres de educação política da Oficina Municipal e da Fundação Konrad Adenauer e consultora política de organizações do terceiro setor.

Roberta Moreno

Mestre em Cooperação Internacional e Desenvolvimento na América Latina pela Universidade Rey Juan Carlos. Atua como Coach profissional no apoio ao desenvolvimento de lideranças. Especialista em “Gestão de Campanhas Eleitorais” pela IESE Business School e em “Estratégias em Liderança para Eficácia na Gestão Pública” pela Harvard Kennedy School. Durante quatro anos trabalhou como estrategista no Partido Verde, onde teve a oportunidade de participar de diversas campanhas eleitorais, entre as quais destacam-se: Marina Silva à Presidência da República, Ricardo Young ao Senado (São Paulo), dentre outras campanhas de Prefeitos, Vereadores, Deputados Federais e Estaduais. Atualmente trabalha com o apoio ao desenvolvimento de lideranças políticas na Rede de Ação Política pela Sustentabilidade-RAPS.

Rodrigo Agostinho

Graduado em Direito pela Instituição Toledo de Ensino (ITE), especialista em Gestão Estratégica pela Universidade de São Paulo (USP) e mestrando em Ciência e Tecnologia com ênfase em Biologia da Conservação, pela Universidade do Sagrado Coração (USC). É membro titular do CONAMA - Conselho Nacional do Meio Ambiente. Foi vereador por dois mandatos e secretário municipal do Meio Ambiente em Bauru - SP, além de membro da Comissão Nacional de Biodiversidade. Atualmente é gerente-executivo do programa Cidades e Territórios no Instituto Arapyaú.

www.raps.org.br 17

Samuel Oliveira

Formado em Gestão Pública (UNISUL) é pós-graduado em Ciência Política (FESP-SP). Possui experiência como assessor parlamentar e diretor administrativo em Câmara Municipal, além de campanhas eleitorais. Atualmente faz consultoria política para legislativo, empresas e terceiro setor. É professor de educação política.

Vanessa Pechiaia

Formada em Ciências Sociais pela PUC-SP e Mestre em Cooperação Internacional e Desenvolvimento na América Latina pela Universidade Rey Juan Carlos de Madri, Espanha. Atua na área estratégica e de gestão em projetos com enfoque social, no âmbito nacional e internacional. No campo internacional possui experiência em gestão, monitoramento e avalição de projetos de países africanos, latino-americanos, europeus e também dos Estados Unidos. Desenvolve pesquisas nas áreas de Sociologia, Antropologia e Ciência Política. Entusiasta do empreendedorismo social e de ações públicas e privadas que busquem fortalecer políticas sustentáveis.

www.raps.org.br18

PERFIL DOS INSCRITOS

1039Inscrições

AVANTE

DEM

NOVO

PCdoB

PCO

PDT

PEN

PHS

PMB

PMDB

PMN

PODE

PP

PPL

PPS

PR

PRB

PROS

PRP

PRTB

PSB

PSC

PSD

PSDB

PSL

PSOL

PT

PTB

PTC

PV

REDE

SD

Sem filiação

3

15

79

9

1

11

2

2

2

11

3

7

8

3

16

6

5

6

2

1

24

2

21

48

19

16

18

4

1

13

112

12

222

Partidos políticos

www.raps.org.br 19

MT

MS

GODF

BA

CEMA

PI

SE

AL

PEPBRN

AM

RR AP

PA

TORO

AC

SP

MG ES

RJ

PR

SC

RS

NordesteBACEMAPBPERNSEALPI

24156

2027181041

SulPRSCRS

211137

SudesteMGRJSPES

9156

25013

NorteACPAROTOAPAMRR

15745831

Centro-OesteDFGOMTMS

341094

43 125

69

57410

Região

Gênero

75%25%

Idade

<18

19-25

26-30

31-40

41-50

51-60

>60

1

77

136

270

132

66

22

* Das 1039 inscrições, 335 fichas não puderam ser validadas por problemas no preenchimento

www.raps.org.br20

SELECIONADOS2018

www.raps.org.br 21

SELECIONADOS2018

www.raps.org.br22

35

SELECIONADOS TURMA 2018

Região

Total.

Líderes com mandato eletivo

Dep. Estadual

Dep. Federal

Prefeito

Vereador

Vice-Prefeito

4

4

4

20

3

Gênero

Partido político

DEM

Não Filiado

NOVO

PCdoB

PDT

PMB

PMDB

PMN

PP

PPL

PPS

PR

PSB

PSD

PSDB

PSL

PSOL

PT

PTB

PV

REDE

SD

2

18

9

2

4

1

3

1

1

2

3

2

6

5

9

4

6

2

1

1

18

2

102Total.

59,80%

40,20%

44%

10%

20%

15%

Centro-Oste

Nordeste

Norte

Sudeste

Sul13%

Diversidade (autodeclarados)

Mulheres

Negros

LGBT

Indígena

41

13

5

1102Total.

Candidaturas 2018

Dep. Distrital

Dep. Estadual

Dep. Federal

Governador

Senador

Vice-Governador

Indefinidos

2

32

42

4

2

1

19

www.raps.org.br 23

Formada em Direito (UNIP), atuou em projetos sociais na área cultural. Trabalhou na área sindical por 10 anos defendendo o interesse dos trabalhadores. Atualmente exerce o mandato de vereadora da cidade de São Paulo pelo PSDB.

Adriana Alves Ramalho

Formada em Direito pela PUC-RJ. Após uma temporada em Nova Iorque (EUA), onde fez um curso de negócios de moda, passou a atuar como gerente de produto para as melhores marcas do país. Em 2014, tendo acompanhado o julgamento do mensalão e com a crise econômica já causando estragos na sua vida profissional, montou um grupo de discussão política que a aproximou do movimento VemPraRua em SP. Em pouco tempo foi convidada a montar o núcleo do RJ onde se tornou coordenadora e porta voz.

Adriana Bonow Balthazar

Professora de Geografia do Ensino Fundamental da rede pública de ensino, há 22 anos. Graduada em Estudos Sociais, com licenciatura plena em Geografia e mestranda em Educação pela PUC de São Paulo. Candidata à vereança de São Paulo em 2016, conquistou 5.249 votos. Atualmente é assessora parlamentar na Câmara Municipal de São Paulo.

Adriana Vasconcellos Vieira

Advogado e estudante do curso de História da UFU. Vereador de Uberlândia (MG) pelo PMDB, no terceiro mandato, apresentou vários projetos de lei, como: combate ao bullying escolar; obrigatoriedade para a disponibilização de produtos de higienização/assepsia das mãos; instituição de meia-entrada para pessoas com deficiência em eventos culturais e esportivos; programa de coleta seletiva do lixo; instituição do Dia Municipal da Mobilização pela Educação e obrigatoriedade de afixação de informações em braile.

Adriano Zago

www.raps.org.br24

Graduando em Direito, atua independentemente como consultor de estratégia política e eleitoral. É Assessor Especial na Prefeitura de Belo Horizonte (MG), onde chefia a Diretoria de Informação e Controle. É Coordenador de Comunicação Digital do Instituto de Inteligência Política (IIP).

Alberto Lage Paula Carvalho Rezende

Formou-se em direito pela Universidade Estadual de Londrina (PR), foi vereador em Londrina por duas legislaturas. Foi eleito vice-prefeito da cidade e ocupou o cargo de Secretário Estadual de Emprego e Relações do Trabalho do Paraná. É Deputado Federal pelo PTB, em sua quinta legislatura. É presidente da Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados.

Alex Canziani Silveira

Mestre e Engenheiro Civil. Estudante de Direito, é servidor público na Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), onde é membro do Conselho Universitário e Presidente do Sindicato dos Servidores Técnicos. É o mais jovem presidente sindical de todas as 67 universidades federais do país. Representa a categoria em eventos da federação nacional em Brasília/DF. É líder de juventude evangélica e coordenador de projetos e campanhas sociais.

Formada em Administração de Empresas (AIEC), mestre em Gestão Pública (Univali - Itajaí/SC). Foi Conselheira do Ministério do Turismo e Conselheira na Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo: CNC. É professora e coordenadora no MBA do Senac. Diretora da Federación de Entidades Organizadoras de Congresos y Afines de América Latina - COCAL. Foi Presidente do PSL-RS e Presidente Mulher Nacional. É Secretária Nacional PCD do Solidariedade.

Allyson Bezerra

Almir Narayamoga Surui

Ana Cláudia Bitencourt Claudino

LÍDERES RAPS

Indígena do povo Paiter (Surui de Rondônia), nascido na Aldeia Lapetanha, Terra Indígena Sete de Setembro, Cacoal (RO). Em 2007, tornou-se conselheiro do Conselho Nacional de Política Indigenista (CNPI), onde defendeu suas propostas de gestão das terras indígenas. No mesmo ano, propôs ao Google um projeto de utilização de imagens de satélite da reserva Suruí para um mapeamento étnico da região, catalogando aldeias, cemitérios, locais de confrontos e outros pontos de interesse da comunidade.

www.raps.org.br 25

Iniciou sua participação na vida política aos 13 anos, por meio do movimento estudantil e de movimentos sociais. Filiada ao PDT, foi secretária de administração de sua cidade aos 24 anos, vereadora, assessora especial do governo do estado do Rio de janeiro, diretora nacional de qualificação profissional do Brasil, no MTE, consultora do BID e OIT. Atualmente é prefeita de Bombinhas (SC), reeleita com 73% dos votos.

Advogada, doutora em Administração Pública e Governo (FGV), especialista em Direito Previdenciário e Direito Constitucional. Foi assessora na ALESP e na Sec. Mun. do Trabalho de SP, e consultora jurídica para a Sec. de Habitação de Mogi das Cruzes-SP. Foi docente no Senac e Diretora da Assoc. Bê-a-Bá do Cidadão. Atualmente apoia a implementação de políticas públicas em secretarias municipais de educação pelo Instituto Natura e escreve sobre o poder legislativo para o Blog Legis Ativo, no Estadão.

Formado em Produção Cultural e de Eventos (Uniandrade), cursando História (FAEL), é professor, arte educador, artista e militante da causa LGBT. Atuou como arte educador em Campina Grande do Sul (PR), cidade na qual concorreu ao cargo de prefeito em 2016, obtendo 4.757 votos. Foi um dos organizadores das jornadas de junho/julho de 2013 pelo transporte público. Membro fundador da Rede Sustentabilidade no Paraná, em 2017 atuou como coordenador estadual de organização do partido.

Formado em Administração de Empresas (CEAP), especialista em políticas públicas e economia empreendedora. Exerceu o cargo de presidente do Conselho Regional de Administração do Amapá, conselheiro federal da mesma instituição e mandatário por duas vezes do cargo de vereador de Macapá. Filiado ao PPL, atualmente está à frente da Companhia de Trânsito e Transportes dessa cidade. Como vereador presidiu a comissão de comércio, indústria e turismo.

Advogada popular atuante em diversas causas sociais. É também auditora da Controladoria-Geral da União (CGU), onde atua em temas relacionados à transparência, ao combate à corrupção e à participação social. Formada em Direito, Relações Internacionais, especialista em Gestão Pública, integra as Comissões de Direitos Humanos e Direito do Trabalho na OAB-DF. Ministra aulas e palestras sobre gestão pública, transparência e direito em diversas partes do país e do mundo.

Ana Paula Massonetto Schneider de Mello

Anderson de Bastos Ribeiro

Andre Lima

Anjuli Tostes Faria

Ana Paula da Silva

www.raps.org.br26

LÍDERES RAPS

Formada em Ciências Contábeis (FECAP), MBA (BI International) com extensão em Economia Internacional e Política Pública na Columbia SIPA e na Johns Hopkins SAIS. Atuou como auditora contábil e consultora financeira estratégica e de fusões e aquisições em Big 4. Fellow ProLíder, Voluntária dos Comitês de Igualdade Racial e Políticas Públicas do Grupo Mulheres do Brasil e líder de engajamento e diversidade regional do Movimento Acredito.

Prefeito do município de Serra (ES), é formado pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) nos cursos de Administração e Economia. Foi secretário estadual e municipal nas cidades de Vitória (ES), Vila Velha (ES) e Serra (ES). Em 2004 foi eleito prefeito; em 2011 elegeu-se deputado federal e, licenciado da atividade, foi eleito pela segunda vez prefeito municipal de Serra (ES) pela Rede Sustentabilidade.

Formado em Direito (UNIFACISA). Foi vereador no município de Campina Grande (PB) entre os anos de 2013 e 2014. Atualmente, exercendo o mandato de Deputado Estadual (PSDB) pela Paraíba, é criador e presidente da Frente Parlamentar de Combate ao Câncer, órgão com diversas ações efetivas, entre elas duas corridas de rua que envolveram mais de 4 mil inscritos e arrecadaram, entre patrocínios e recursos revertidos para os hospitais filantrópicos que atendem pacientes com câncer do Estado, mais de R$400 mil.

Arnaldo Calil Pereira Jardim

Bruna Helena Souza Teixeira de Barros

Audifax Barcelos

Bruno Cunha Lima Branco

Bruno Schettini

Engenheiro civil, é Secretário de Estado da Agricultura e Presidente Estadual do PPS/SP. Foi Secretário de Estado da Habitação (92/93) e Deputado estadual e federal. É autor do anteprojeto da Constituição Estadual (89), relator da Lei da PNRS e do projeto de Lei de Pagamento por Serviços Ambientais. Autor do PL da Política Nacional de Erradicação da Fome e Lei de Apoio ao Cooperativismo. Coordenou as Frentes Parlamentares do Cooperativismo e da Infraestrutura Nacional e presidiu o CONSEAGRI.

Formado em Engenharia Eletrônica (EN) e Administração (UFPR), pós-graduado em Gestão Pública (UFPR) e policial (Unisul), Mestre em Políticas Públicas (Oxford). Foi Reitor da Academia Nacional da PRF e Coordenador de Escritório de Projetos Estratégicos. Coordenou a criação do Programa Nacional de Prevenção e Redução de Acidentes de Trânsito e auxiliou no desenvolvimento do Plano Nacional de Fronteiras, ambos no Ministério da Justiça.

www.raps.org.br 27

Médico ginecologista, formou-se em Liderança para o Desenvolvimento da Primeira Infância (Harvard/EUA). É presidente da Comissão de Direitos Humanos da ALESP e está no segundo mandato de deputado estadual (PSDB). É autor da lei paulista de combate ao trabalho escravo, apontada pela ONU como exemplo mundial. Criou o Programa Mãe Paulista e é autor da lei de políticas públicas para a população em situação de rua. Ele é o idealizador do USINA21, que debate a participação de jovens na sociedade.

Carlos Bezerra Jr

Administrador pela UFPR com especialização pela Deloitte University em Auditoria, Contabilidade, Controles Internos, Compliance, IFRS, US e BR/GAAP e Financial Reports. Audit Senior pela Deloitte e atualmente Diretor de Operações na Legacy Partners, a maior boutique de M&A do Paraná. Coordenador estadual do LIVRES no Paraná, foi candidato a vereador em Curitiba em 2016. Foi eleito em 2017 para a cadeira de empreendedorismo no Conselho Estadual da Juventude.

Carlos José Sviontek Junior

Economista, especialista em Desenvolvimento de Áreas Amazônicas (UFPA), especialista em Teoria Econômica e Sustentabilidade (CEAP), mestre em Desenvolvimento Regional (UNIFAP). Foi Secretário de Estado de Planejamento (2001-2002); Assessor do Senador João Alberto Capiberibe (2003 – 2006); Coordenador do mandato do Senador Randolfe Rodrigues, (de 2011 a 2013 e de 2015 até os dias atuais); Secretário de Governo da Prefeitura de Macapá-AP (2013 e 2015). É Professor Universitário (UNIFAP).

Charles Chelala

Formado em Geografia pela UNIFAP, é professor pós-graduado em Desenvolvimento Sustentável e Gestão Ambiental pelo NAEA/UFPA. Atualmente é prefeito de Macapá (AP) pela Rede Sustentabilidade. Começou a atuar na política no início dos anos 90, foi vereador por dois mandatos, militante do movimento cultural, estudantil e sindical, Secretário de Estado de Educação do Amapá e Presidente do Banco do Povo.

Mestre em Desenvolvimento Local, especialista em Comercio Exterior, graduada em Administração Empresarial. Liderou a equipe PROJETO em Medellín e Itaguí, na Colômbia. Há 15 anos é articulista e conferencista sobre Sustentabilidade, Mercados de Carbono e Educação Ambiental. Há 10 anos promove eventos e palestras de intercâmbio nacional e internacional em mais de 12 países da América do Sul. Participou de mais de seis campanhas de pré-candidatos pelo PDT, PSDB e PPS.

Clécio Luís Vilhena Vieira

Denise De Mattos Gaudard

www.raps.org.br28

LÍDERES RAPS

Desire Queiroz dos Santos

Advogada, mestranda em Economia, especialista em Políticas Públicas, em Direito Tributário e em Direito Civil, Negocial e Imobiliário, coach e Master Practitioner em Programação Neurolinguística, primeira suplente de vereadora pelo PSL em Goiânia e líder do LIVRES em Goiás.

Desirée Peñalba

Doorgal Sad Lafayette de Andrada

Doutora pela UFSC, Pós-Doutora pela Univ. de Alicante e Mestre pela (UNIVALI). Graduada em Direito e Pedagogia. Atua na Comissão Permanente Disciplinar do TJSC. Implantou a Secretaria de Gestão Socioambiental do TJSC. Professora e palestrante nas áreas de Departamento Ambiental e Departamento Público, leciona na Academia Judicial do TJSC e na Escola de Gov. de SC- Fund. ENA BRASIL. Membro da Academia Catarinense de Letras Jurídicas. Integrante do Grupo de Pesquisa Departamento Ambiental e Ecologia Política na Sociedade de Risco (UFSC/CNPQ).

Elizete Lanzoni Alves

Érica Gorga

Formado em Direito pela Universidade Fumec (BH-MG), tem 25 anos. Elegeu-se vereador em 2016, aos 23 anos, sendo o mais votado de seu partido (PSD) e o mais jovem da Câmara de Belo Horizonte. Apresentou 11 projetos de lei, dos quais três foram aprovados, todos na área de saúde. Atualmente, preside a Comissão de Legislação e Justiça da Casa. É atleta de alto rendimento (triatlo) e oficial R/2 do Exército Brasileiro.

Conselheira Nacional da Juventude - Conjuve. Relatora da Comissão de Empreendedorismo e Inovação e do Grupo de Trabalho e Renda. Conselheira Estadual dos Direitos da Mulher em MS, presidente da Comissão de Orçamento. Conselheira de Jovens Empresários no CJE. Coordenadora da Frente Feminina da Juventude e idealizadora do Projeto Empodera Ela, que promove a sororidade e empreendedorismo entre mulheres. Estudante autodidata de Filosofia e amante de História e Ciências Políticas.

Professora, pesquisadora e advogada. É doutora em Direito Comercial pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, com pós-doutoramento na Universidade do Texas. Foi professora nas Universidades do Texas, Cornell, Vanderbilt e Fundação Getulio Vargas. Foi Diretora do Centro de Direito Empresarial da Yale Law School e pesquisadora em Stanford e Yale. Autora de livros e artigos nacionais e internacionais. Ativista dos direitos de investidores minoritários e pensionistas.

www.raps.org.br 29

Esdras de Jesus Nascimento

Empresário, formado em direito pela Universidade de Cuiabá (MT). Atuou como assessor na MT Participações (empresa público-privada) responsável pelas parcerias público-privadas de Mato Grosso. Foi membro fundador e diretor de responsabilidade social do AJE – Associação Jovens Empreendedores. Criador do “Coletivo Cuiabá”, uma incubadora de trabalho voluntário, onde em 2015 fundou a sede “Casa Coletiva” que atende dezenas de crianças com esportes, cultura, educação e lazer na capital.

Felipe Tanahashi Alves

Graduada em Administração pela FGV, iniciou sua carreira trabalhando em projetos de melhoria da gestão pública, atuando nas áreas de educação, segurança e serviços públicos. Em 2012, acreditando na importância da política para o Brasil, trabalhou na coordenação do NOVO gerenciando o processo de coleta de assinaturas para a criação do partido. No ano de 2015, concluiu um mestrado na Universidade de Harvard, onde aprofundou seus estudos em gestão e liderança pública.

Flavia Nasser Goulart

Técnico em Meio Ambiente pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais e atual estudante de Direito da UFMG. Foi graduando dos cursos de Geologia e Relações Internacionais. Fundador, presidente e professor voluntário de Redação e Sociologia e Filosofia do Projeto Sou Crânio, iniciativa sediada na cidade de Belo Horizonte que visa preparar estudantes carentes para o ENEM.

Gabriel de Oliveira Bitarães

Gabriel Miceli de Carvalho

É vereador (PSB) em São Vicente (SP). Formado em Publicidade e Propaganda, tem pós-graduação em Comunicação Empresarial e MBA em Gestão Pública de Cidades. Trabalhou por dez anos na área financeira nos bancos HSBC e ITAU. É da cidade litorânea de São Vicente e cristão.

Graduado em Direito, pós-graduado em Direito Penal e Processual Penal pela EPD, cursou Governabilidade, Gerência Política e Gestão Pública na FGV/Rio. Atuou na OAB/Santos como vice-presidente da Comissão do Jovem Advogado e presidente da Comissão de Apoio a Assuntos Jurídicos e Direito Político. Desde 2015 coordena o projeto social “Caravana do Riso”, de atendimento odontológico, médico e jurídico em Santos (SP). Em 2016 foi membro entrou para a RAPS no projeto Jovem RAPS e no mesmo ano foi candidato a vereador em Santos pela REDE.

www.raps.org.br30

LÍDERES RAPS

Giowana Cambrone Araujo

Formada em Letras, mestre em Estudos Linguísticos. Professora universitária, funcionária pública do estado de Santa Catarina. Atuou como Diretora de Ensino na prefeitura municipal de Seara, atualmente secretária executiva da Agência de Desenvolvimento Regional de Seara, órgão de governo descentralizado que atua com colegiados e conselhos regionais promovendo ações para implementar e executar políticas públicas de desenvolvimento regional sustentável.

Gládis Regina Bizolo dos Santos

Henrique Magalhães Teixeira

Mestre em Políticas Públicas pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), presidente do PROCON Maranhão e do VIVA, presidente dos Procons Nordeste, pós-graduando em Direito Público pela PUC-Minas e Gestão Pública pela UEMA, autor de obras jurídicas, professor e coordenador da pós-graduação em Direito do Consumidor da Universidade CEUMA e do curso preparatório para concursos Espaço Jurídico e Complexo de Ensino Renato Saraiva.

Hildélis Duarte Junior

Indiara Barbosa Custódio

Graduado em Direito pelo Centro Universitário Salesiano (Unisal), também cursou música nas Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU), em São Paulo e no Conservatório Dramático e Musical, em Tatuí. Foi vice coordenador da Juventude do PSDB em Campinas. Atuou como assessor parlamentar na Câmara dos Vereadores. É coordenador da regional Campinas do Instituto Teotônio Vilella. Foi eleito vice-prefeito de Campinas e reeleito em 2016 pelo PSDB.

Graduada em Administração de Empresas e Direito (INESC), especialista em Gestão Cultural, Patrimônio e Turismo Sustentável (FOGA), especialista em Direito Constitucional (UGF/2013), especialista em Democracia Participativa, República e Movimentos Sociais (UFMG/2013) e Estudios Criticos de Derecho y Sociedad (CLACSO/2016), mestranda em Políticas Públicas (UERJ/2013). Professora-orientadora de Direito de Família e de Legislação para Comunicação Social (FACHA).

Graduada em Administração (UFPR) e Ciências Contábeis e cursando MBA em Gestão Estratégica, pela FGV. Gerente de auditoria contábil em firma multinacional de auditoria, onde trabalha há 11 anos. Coordena a área de Responsabilidade Corporativa do escritório de Curitiba (PR), planejando e executando campanhas e mentorias a jovens carentes, com foco no ensino de educação financeira.

www.raps.org.br 31

Italo Alves

Pedagoga (UVA), especialista em Gestão Social. Foi presidenta da Associação de Moradores Dias Macedo por dois mandatos. Assessora Comunitária da vereadora Eliana Gomes (PCdoB), desempenhando funções junto às comunidades. Foi coordenadora do programa Fortaleza Alfabetizada por dois anos e aluna do 1º Curso de Defensores dos Direitos Humanos da UFC/REDE Bom Jardim (CE). Técnica em Educação, acompanha e auxilia a elaboração e execução de projetos voltados a comunidades de povos tradicionais.

Jacqueline de Souza Alves Lessa

Joana Darc dos Santos Cordeiro

Formado em Direito (UNICAP), especialista em Direito Administrativo (UFPE) e mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente (UFPE). Foi Superintendente do Instituto Nacional do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) no Estado de Pernambuco, Secretário Executivo de Desenvolvimento e Articulação Regional de Pernambuco e Diretor de Ações Socioambientais e Consolidação Territorial do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

João Arnaldo Novaes Júnior

João Henrique de Andrade Lima Campos

Mestre em Relações Internacionais e Políticas Públicas (Tsinghua University) e Negócios Internacionais (Quinnipiac University). É cofundador e diretor de Diversidade e Inclusão da TODXS e foi consultor de Integridade na Deloitte & Touche. Já trabalhou com inovação tecnológica em educação e seleção de talento na Fundação Lemann e Ashoka. É líder regional do Movimento Acredito, trabalha com advocacy na Aliança Nacional LGBTI, é porta-voz da Rede Sustentabilidade em Fortaleza (CE).

Formado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Durante a graduação, atuou com ênfase na área de recursos hídricos e em projetos de pesquisa. Também integra a comissão executiva do PSB de Pernambuco na função de secretário de Organização Estadual do partido, ocupando o cargo desde outubro de 2014. Em 18 de fevereiro de 2016, assumiu a missão de chefiar o Gabinete do Governador, organizando e planejando a agenda de atividades administrativas e políticas.

Graduada em Direito pela Universidade Luterana do Brasil. Ativista da causa animal desde 2010, Presidente da ONG PATA - Proteção Adoção e Tratamento Animal, uma das organizações mais antigas da cidade de Manaus (AM). Atualmente é vereadora da cidade de Manaus, com nome político de Joana Darc Protetora dos Animais pelo PR. Defende as minorias, meio-ambiente, empreendedorismo e principalmente a causa animal, sendo responsável por projetos que têm como objetivo políticas públicas para fauna.

www.raps.org.br32

LÍDERES RAPS

Jorge Gomes de Oliveira Brand

Formado em Direito (FDV) e Administração (UFES). Pós-Graduado em Direito Público pela Rede Anhanguera-Uniderp. Associado do Instituto de formação de jovens lideranças Líderes do Amanhã. Um dos 181 fundadores nacionais do NOVO. Coordenador do NOVO/ES em sua fase de pré-registro, tendo exercido, após a obtenção do registro estadual, a função de Presidente do Diretório Estadual no ES (2013/2017). Aprovado no 1º processo seletivo do NOVO para o cargo de Dep. Federal-2018.

José Antonio Vervloet do Amaral

Jose Maria dos Santos Junior

Formado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Alagoas em 2013, atualmente é filiado ao PSDB, respondendo pela região Nordeste do segmento diversidade tucana. Pesquisador e palestrante, trabalha como coordenador da diversidade sexual de Maceió, junto à Secretaria Municipal de Assistência Social. Atualmente é vice-presidente do Conselho Municipal LGBT de Maceió e ocupa a cadeira no Conselho Estadual LGBT de Alagoas até 2020.

José Roberto da Silva Júnior

Júlia Oliveira da Silva

Economista (UFMG), mestre em Direito (UFF), especialista em Direito da Saúde (Fiocruz), servidor público da Casa Civil da Presidência da República, vereador no município de Campo Belo (MG) pelo PDT. Já ocupou várias funções importantes no governo federal, sendo a Casa da Moeda a última, antes de ocupar o cargo eletivo. Atua nas políticas de assistência social, juventude, cultura, defesa do meio ambiente, equidade de gênero, transparência e modernização da máquina pública.

Curitibano, professor de ioga, mestre em filosofia pela UFPR. É um dos pioneiros do movimento cicloativista da cidade de Curitiba (PR). Fundador e ex-dirigente da Associação de Ciclistas do Alto Iguaçu. Trabalhou na Secretaria de Trânsito da Prefeitura de Curitiba, contribuindo na elaboração das políticas públicas para bicicleta e redução de mortes no trânsito. Foi eleito vereador nesse município em 2016 pelo PDT.

Formada em Direito (UNEB), especialista em Direito Administrativo e Ambiental, é advogada de sindicatos de professores municipais (Bom Jesus da Lapa, Paratinga, Muquém do São Francisco, Barra, Morpará e Serra Dourada). Filiada à Rede Sustentabilidade da BA, também é membro da Comissão de Ética do partido.

www.raps.org.br 33

Juliana Vilela Alves Pacheco

Advogada, formada pelo Centro de Ensino Superior do Amapá (CEAP), em 2006. Além de advogada militante, exerceu as funções públicas de Procuradora de Estado e Defensora Pública Chefe de Núcleo Regional. Atualmente, exerce a função de Secretária Municipal de Turismo de Macapá (AP), realizando ações que fomentam o turismo ecológico e sustentável como alternativa de desenvolvimento econômico e social para o Amapá. Filiada à REDE Sustentabilidade, coordena o Elo Mulheres.

Juliane Figueiredo Pereira

Karla Fernanda Falcão Rodrigues de Fraga

Advogado, mestre e doutor em Direito Penal pela USP, presidente da Associação dos Advogados de São Paulo (2015-16), autor de livros e artigos sobre crimes e penas, prisão e justiça restaurativa. Conselheiro do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), membro da Comissão Nacional de Prerrogativas da OAB, foi professor de graduação da Faculdade São Marcos e da especialização da FGV. Participou do movimento estudantil no C.A. XI de Agosto, congresso da UNE e da UEE entre 1993 e 94.

Leonardo Sica

Lia Lopes Almeida

Graduada em Letras Português/Inglês, Administração e mestrado em Linguística (Universidade Federal de Uberlândia-MG). Atualmente, é coordenadora do Centro de Idiomas e Relações Internacionais do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM). Desenvolveu projetos de extensão na área educacional com foco na internacionalização e desenvolvimento de políticas de idiomas.

Mestranda em Direito e Desenvolvimento pela Fundação Getúlio Vargas (FGV Direito SP). Bacharel em Direito e em Economia, especialista em Gestão Pública Legislativa. Atuou na área de Direitos Humanos, em temas como educação, cultura, segurança pública, gênero, raça/etnia e juventude. Trabalhou no setor público, setor privado e no terceiro setor. Prestou assessoria técnica para organizações internacionais, tais como OEA (2012) e ONU Mulheres Brasil (2014).

Formada em História (UFRPE), atua como empreendedora social e coordenadora de projetos educacionais. Foi colaboradora do Raio-X das escolas e creches, uma plataforma online de fiscalização da rede municipal de Ensino do Recife (PE) e hoje coordena o Embaixadores de ZEIS, um projeto que forma adolescentes da periferia recifense para o empreendedorismo social. Karla também é liderança do movimento LIVRES em Pernambuco, bolsista da primeira turma do Renova Brasil.

www.raps.org.br34

LÍDERES RAPS

Formada em Gestão de Políticas Públicas (USP), especialista em Controle da Gestão Pública Municipal (UFSC) e mestranda em Planejamento e Desenvolvimento Regional (Unitau). Fundadora da Planus do Brasil, negócio social para o fortalecimento de cidades, onde atuou como consultora em mais de 20 municípios. Foi gestora regional do programa de inclusão digital Acessa SP, assessora parlamentar do Deputado Roberto Freire e da Senadora Rose de Freitas. Atualmente é vereadora em Taubaté (SP) pelo PPS.

Loreny Caetano Roberto

Lucas Abrahao Rosa Cezario de Almeida

Lucas de Brito

Advogado e político filiado ao Partido Socialista Brasileiro (PSB). É o atual prefeito do município de Chapecó, em Santa Catarina. Formado em Direito pela Universidade da Região da Campanha (URCAMP) em Bagé, no Rio Grande do Sul, atuou como advogado e professor universitário. Foi eleito em 2016 Presidente da Comissão de Relacionamento com Autoridades Locais da União de Parlamentares Sul Americanos e do Mercosul (UPM).

Jurista, Doutor em Direito Penal pela Universidade Complutense de Madri e Mestre em Direito Penal pela USP, criador do Movimento Quero Um Brasil Ético. Atuou como agente de polícia, delegado, promotor de justiça, juiz de direito e advogado. Criou a Rede de Ensino LFG. Foi comentarista do Jornal da Cultura, escreveu mais de 60 livros na área jurídica, sendo “O jogo sujo da corrupção” sua mais recente publicação.

Luciano José Buligon

Luiz Flávio Gomes

Graduado em Direito pela UFPB, mestre em Ciências Jurídicas pela UFPB. Vereador reeleito em João Pessoa-PB (2013/2016 e 2017/2020) pelo PSL, é o atual vice-Presidente da Câmara Municipal (2017/2018). Como Procurador Geral Adjunto de João Pessoa (2010/2012), foi editor da Revista Jurídica do órgão.

Tecnólogo em Gestão Pública e acadêmico de Relações Internacionais. Ainda estudando, ocupou cargos de direção nos movimentos estudantis pelos quais passou. Foi secretário de Desenvolvimento Econômico de Macapá (AP) e atualmente é Secretário Municipal de Assistência Social.

www.raps.org.br 35

Formada em Pedagogia (Faculdade de Ciências Educacionais-FACE) e pós-graduada em Alfabetização e Letramento pela Cesap. Professora e Coordenadora Pedagógica da EJA da Rede Municipal de Salvador (BA), fundadora do Coletivo LUTAE, espaço de discussão acerca das demandas da educação de Salvador e de Formação Política de Esquerda. Administradora das páginas PAPO RETO COM MANU e PAPO DE PRETO, onde produz vídeos sobre política e questões raciais.

Manuela Cristina Bispo da Cruz

Marcelo Calero

Marcelo Duchovni Silva

Formada em Matemática é assessora parlamentar na Câmara Municipal de São Paulo, responsável pelas pautas de Direito a Cidade, Educação e Análises de PLs em geral. Coordena um núcleo do PSOL na região central, faz parte do movimento de mães e professoras defensores da escola pública, participa do FAMA (Fórum Alternativo Mundial da Água), do setorial Ecossocialista do PSOL, Radio H2O, grupo de democracia participativa na Rede Nossa SP.

Maria do Carmo da Silva Américo

Mariana Martins Pereira

Formado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (SP), especialista em Direito Público pela Escola Superior do Ministério Público do Estado de São Paulo. Sua atuação política iniciou no ano de 2007 quando chefiou o gabinete de um vereador na cidade de Campinas. Após essa experiência, foi candidato de 2012 ficando com a segunda suplência. De 2012 a 2016 trabalhou como Diretor na Secretaria de Segurança do Município de Campinas. Em 2016 foi eleito vereador em Campinas, pelo PSD, com 3615 votos.

Carmen Américo, graduada em Geografia, mestre em Ciências Ambientais (UFPA). Foi professora de Geografia, pesquisadora-bolsista na Universidade Federal do Pará no Núcleo de Altos Estudos Amazônicos, atuando na pesquisa da Dinâmica Agrária Amazônia e analisando a territorialidade das comunidades tradicionais na Amazônia Tocantina. Foi dirigente da Rede Sustentabilidade no Pará (2016\2017). Coordena o Elo Mulher da Rede no Pará.

Formado em Direito pela UERJ e Mestrando em Ciência Política no IESP/UERJ, é diplomata de carreira desde 2007. Foi Ministro de Estado da Cultura, Secretário Municipal de Cultura do Rio de Janeiro, Presidente do Comitê Rio450 e Coordenador-Adjunto de Relações Internacionais da Prefeitura do Rio. Atuou na Embaixada do Brasil no México e, como advogado, no Jurídico Internacional da Petrobras. Foi também advogado da Nokia do Brasil e agente executivo da CVM.

www.raps.org.br36

LÍDERES RAPS

Graduanda do curso bacharelado em Ciência e Tecnologia com Especialização em Engenharia de Produção pela UFERSA, vereadora no município de Ipueira-RN pelo PMDB, presidente da União das Vereadoras do Rio Grande do Norte, idealizadora do Projeto Ipueira das Artes, que conta com os mais diversos segmentos da cultura, com aulas gratuitas e oficinas, colaborando para o desenvolvimento pessoal e profissional do cidadão de baixa renda.

Mariana Medeiros Araújo

Um dos criadores da Lei da Ficha Limpa, formado em Direito pela UFMA, pós-graduado em Gestão Pública (UFMA), doutor em Sociologia Jurídica e Instituições Políticas (universidad de Zaragoza, Espanha). Foi vencedor do I Prêmio Innovare “O Judiciário do Século XXI”, participou do Draper Hills Summer Fellowship Program da Universidade Stanford.

Márlon Reis

Mestre (MBA) pela Wharton School, com especialização (OPM) pela HBS (Harvard). Foi o CEO e Managing Partner da Falconi Consultores de Resultado, maior consultoria de gestão do Brasil, de janeiro/2011 até março/2017, tendo liderado a reestruturação societária (partnership) e a internacionalização da consultoria, com abertura de empresas nos EUA e México. Anteriormente, foi presidente do Banrisul. Foi também secretário de Estado do Planejamento e Gestão do RS.

Mateus Bandeira

Mateus Simões

Maurilio Santana Junior

Bacharel e mestre em Direito pela Faculdade Milton Campos, professor de Direito Civil na mesma faculdade e de Governança na Fundação Dom Cabral. É advogado e procurador concursado da Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Eleito vereador em Belo Horizonte em 2016 pelo partido NOVO.

Mestre em Administração Pública e Desenvolvimento Econômico pela Universidade de Harvard. Foi subsecretário de Projetos da Prefeitura do Rio de Janeiro e chefe de gabinete do Ministro da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República. Funcionário de carreira da Caixa Econômica Federal, foi ouvidor do banco, onde recebeu o prêmio de melhores práticas na administração pública federal por dois anos consecutivos.

www.raps.org.br 37

Michelle Andressa Silva e Silva

Minoru Martins Kinpara

Mônica Cristina Seixas Bonfim

Advogada formada pela USP, trabalhou com Direito internacional e Cível, até mudar-se para a França, onde fez mestrado em marketing no ESSEC de Paris. Viveu na Europa por mais de dez anos trabalhando com marketing e publicidade. Frequentou a reabilitação do Hospital Albert Einstein, onde ajudou a criar o Conselho Consultivo de Pacientes. Integra o Conselho de Administração do Projeto Guri. Em 2015 foi cofundadora do Instituto Não Aceito Corrupção, do qual foi Diretora Executiva até este ano.

Empreendedora sociocultural, ativista e militante política. Graduada do curso Administração, específica em Gestão de Pessoas, pela Universidade 9 de Julho - UNINOVE. Atuou como educadora em diversos projetos sociais pela prefeitura de São Paulo. Fundadora da AARCA - Associação de Arte Cultura e Educação Ambiental. Atualmente está envolvida como idealizadora e proponente do projeto CINEGRO 1ª Mostra Internacional do Cinema Negro de São Paulo. Membro responsável pelo Partido Frente Favela Brasil-SP.

Monica Rosenberg

Nilza Camillo

Jornalista, ativista ambiental, feminista e antirracista. Militante político-partidária desde os 13 anos, ajudou a construir o coletivo feminista Juntas. Liderou as manifestações pela água em Itu - SP que culminaram na primeira remunicipalização do serviço de água e esgoto do país. Foi candidata a prefeita em Itu no ano de 2016. Atualmente é assessora parlamentar e de comunicação na Câmara Municipal de São Paulo. Filiada ao PSOL.

Formado em Pedagogia e Língua Inglesa (Universidade Federal do Acre). mestre e doutor em Educação e Desenvolvimento Humano (Universidade de Campinas), fez pós-doutorado em Comunicação Educativa (Universidade de Salamanca - Espanha). Reitor da Universidade Federal do Acre desde 2012, onde também assumiu as funções de Chefe do Departamento de Educação, Diretor de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Diretor de Interiorização e Diretor do Núcleo de Educação à Distância.

Formanda em Ciências Sociais com habilitação em Ciência Política pela Universidade Federal do Acre, foi presidente do Diretório Central de Estudante da Ufac DCE-Ufac. Atualmente, presta serviço pra Assembleia Legislativa do Acre como coordenadora de um projeto que oferta curso preparatório para o Enem destinado a jovens em vulnerabilidade social (EducALEAC). Está porta-voz estadual da Rede Sustentabilidade-Acre e é prestadora de serviço à Fundação de Apoio e Desenvolvimento ao Ensino, Pesquisa e Extensão Universitária no Acre – FUNDAPE na área de prestação de contas.

www.raps.org.br38

LÍDERES RAPS

Advogada criminalista, graduada pela FMU, pós-graduada em Direito Penal e Processo Penal pela Universidade Mackenzie. É assessora jurídica especial na Secretaria do Verde e Meio Ambiente de São Paulo (SP) e atua no combate à violência doméstica e fomento à inclusão social das mulheres. Coordenadora do projeto com moradores de rua, engajada em causas sociais.

Patrícia Da Silva Feitosa

Paulo Mauricio Pinho

Pedro Markun

É advogado e deputado federal pelo estado da Paraíba, filiado ao PSDB. Foi o candidato a deputado federal mais votado do estado da Paraíba nas eleições gerais de 2014, sendo eleito com 179.886 votos, correspondentes a 9,29% dos votos válidos.

Pedro Oliveira Cunha Lima

Pedro Torres Brandão Vilela

Hacker, pai de Maria e Tereza e um ativista pela transparência, dados abertos e mais participação na política. É diretor do LabHacker e membro do coletivo Ônibus Hacker.

Engenheiro civil com mestrado em Engenharia Urbana e doutorado em Ciências Ambientais pela USP/SP com estágio de doutorado em Trier, Alemanha. É professor universitário, empresário na área de consultoria ambiental urbana e empreendedor social, sendo presidente da Associação Amigos de Belém que atualmente implanta 5 projetos.

Advogado e deputado federal por Alagoas. Filiado ao PSDB, é o atual presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara dos Deputados. Assumiu em 2010 a Secretaria Geral do PSDB em Alagoas e, em 2012, coordenou a campanha de eleição do atual prefeito de Maceió, Rui Palmeira. Em 2013 assumiu a Secretaria Municipal de Esporte e foi eleito presidente do diretório estadual PSDB em Alagoas.

www.raps.org.br 39

Péricles Régis Mendonça de Lima

Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), ex-vereadora de Recife e deputada estadual de Pernambuco pelo Democratas (DEM). Foi vereadora do Recife por três mandatos consecutivos (entre 2005 e 2014). Na Assembleia, participou atualmente das Comissões de Negócios Municipais, de Ciência e Tecnologia, de Finanças e Orçamento e de Defesa dos Direitos da Mulher.

Priscila Krause Branco

Ramon Marcides Jacob

Formado em Turismo (IESP) com especialização em Gestão Pública Municipal (UEPB). Deputado Estadual pelo Democratas (DEM), apresentou a lei em tramitação Lei de Responsabilidade Escolar e o selo Escola Verde. Foi vereador na capital da Paraíba com projetos inovadores do IPTU Proporcional e implantação do Raio X das Escolas.

Raoni Barreto Mendes

Renan Ferreirinha

Vereador de Sorocaba (SP) pelo PMDB para a gestão 2017-2020, eleito em sua primeira candidatura com a segunda maior votação da cidade por meio de uma campanha custo zero. Atuante na área de empreendedorismo, capacitação, geração de renda e emprego. É idealizador do projeto social “Vagas de emprego em Sorocaba e região”, que já recolocou mais de 50 mil pessoas no mercado de trabalho em cinco anos. Autor de projetos de leis que visam a transparência, a fiscalização do Executivo e o fomento do trabalho.

Formou-se em Economia e Ciências Políticas em Harvard. É co-fundador do Mapa Educação, movimento que tem como missão lutar por uma educação de qualidade para todos os brasileiros; do Acredito, movimento de renovação política que sonha com um novo congresso com a cara do Brasil; e da Brazil Conference, conferência anual realizada por universitários brasileiros em Boston. Renan é fellow da Fundação Lemann, da Fundação Estudar e Sócio Efetivo do Todos pela Educação.

Formado em Logística (UNIVALI), MBA em Finanças Empresariais (UNIVALI). É vice-prefeito de Camboriú/SC (gestão 2017-2020) pelo PP. Secretário de Administração de Camboriú/SC. Foi criador da emenda à Lei Orgânica nº 12/2017 incluindo a transparência como diretriz do município. Instituiu melhorias no portal de transparência incluindo o salário dos servidores, horas extras e funções gratificadas para todos. Assinou convênio com a ENA fundação escola de governo.

www.raps.org.br40

LÍDERES RAPS

Rodrigo Coelho

Rodrigo Oliveira de Castro Dias

Apesar de apaixonado por psicologia, Rogerio formou-se em engenharia, trabalhou no mercado financeiro por 18 anos, a maior parte deles, nos Estados Unidos e há cinco fez uma pequena transição para o mercado de Comunicação. Na SOAP, trabalhando na preparação de executivos para momentos decisivos, finalmente regressa à psicologia. Em 2014, no meio desta jornada que transita entre o racional e o emocional, criou com amigos o Movimento Vem Pra Rua, que junto com outros movimentos sociais trouxe mais de 10 milhões de pessoas às ruas nas maiores manifestações da história do Brasil.

Rogério Chequer

Formado em Psicologia (USP), MBA em Administração Pública (FGV). Analista de Políticas Sociais no Ministério da Saúde. Atuou na coordenação da associação da carreira e participou da organização de debates sobre o fortalecimento das políticas sociais. Foi conselheiro no CONANDA. Trabalhou nas áreas de infância, alimentação e saúde mental.

Formada em Direito, especialista em Direito Administrativo e Constitucional pela PUC-GO. Militou no movimento estudantil, chegando à UNE. Ocupou o cargo de Assessoria do Governador entre 2007/2008 e 2011/2015. Foi conselheira do Conselho Estadual de Juventude. É sócia do Escritório Moura Guedes desde o ano de 2014. Em 2016 foi eleita vereadora por Goiânia pelo PMB e Presidente da CCJ, com atuação política voltada para a sustentabilidade.

Rubens Bias

Sabrina Garcez Henrique Silva

Advogado, formado em Direito pela UFSC, com Pós-Graduação em Direito Previdenciário. Vice-Prefeito de Joinville de 2013-2016. Presidente da Fundação Cultural de Joinville (SC) (2013-2016). É atualmente vereador nesse município e filiado ao PSB.

Formado em Ciência Política (UnB). Atuou no movimento estudantil da Universidade, sendo por duas vezes do Centro Acadêmico e do Diretório Central dos Estudantes (DCE), além de ter feito parte da rede de empresas juniores. Atualmente, está Subsecretário de Políticas de Direitos Humanos do Governo de Brasília (DF), onde também participou da equipe de transição, na coordenação do Terceiro Setor da Casa Civil. Faz parte também da rede de empreendedores sociais - Global Shapers.

www.raps.org.br 41

Formado em Direito, líder estudantil, foi gerente de assistência social e habitação da Secretaria do Estado de Santa Catarina. Atualmente vereador no município de Lages (SC) pelo PSD, mas licenciado para exercer o cargo de Secretário de Assistência Social e Habitação do município. Desenvolve projetos com políticas públicas voltadas principalmente para as crianças, jovens e terceira idade.

Samuel Ramos

Formada em Engenharia Florestal (ESALQ-USP) e com MBA em Gestão de Projetos (ESALQ-USP). Atuante nos movimentos estudantis desde os 15 anos e em entidades da sociedade civil há 6 anos. Foi membro de Conselhos Municipais e concorreu às eleições para vice-prefeita no município de Piracicaba (SP). Atual Porta-Voz da Rede Sustentabilidade no mesmo município, sendo vogal na Executiva Estadual da Rede Sustentabilidade. Integrante do Projeto PJ-MAIS e do Projeto MobCidades.

Simone Rodrigues Dias

Sylvio Zimmermann

Professora do Instituto de Matemática e das Pós-Graduações de Ensino e História da Matemática e de Filosofia da UFRJ. Escreve sobre conjuntura, sobre as mudanças no mundo do trabalho e o futuro das instituições do bem-estar social. Foi presidente do sindicato dos professores da UFRJ (ADUFRJ) e coordenou a campanha Conhecimento sem Cortes, em parceria com a SBPC, contra os cortes dos investimentos em Ciência e Tecnologia e nas universidades públicas.

Tatiana Roque

Thaynara Melo Rodrigues

Graduada em Biblioteconomia (UnB). Foi extensionista do Ponto de Memória da Cidade Estrutural e Diretora de Extensão União Nacional dos Estudantes. Atuou como assessora especial da Casa Civil e coordenadora de articulação da Secretária de Segurança Pública do GDF. É liderança regional do Movimento Acredito, preside a Teia Solidária, bolsista da primeira turma do Renova BR e é filiada à Rede Sustentabilidade.

Graduado em Administração de Empresas (FURB), foi presidente da Fundação Cultural de Blumenau (SC), coordenou a agenda de Relações Internacionais e trabalhou como Diretor de Desenvolvimento Econômico no mesmo município. Em Santa Catarina foi Gerente de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, atuando também na Secretaria de Estado de Assuntos Internacionais. Atualmente desempenha a função de vereador na cidade de Blumenau, onde obteve 3.773 votos pelo PSDB na última eleição.

www.raps.org.br42

LÍDERES RAPS

Formado em Direito pelo Centro Universitário de João Pessoa - Unipê (PB) concluindo MBA pela FGV sobre Gestão de Negócios em Comércio e Vendas. Ex-secretário de Administração de João Pessoa, ex-subsecretário de Trabalho, Produção e Renda de João Pessoa, foi um dos responsáveis pela expansão do programa de microcrédito na prefeitura, iniciativa que ganhou o prêmio de Prefeito Empreendedor do Sebrae em 2016.

Thiago Nobrega de Lucena

Foi Diretor Executivo da Fundação Estudar, liderando o time responsável pelo grande crescimento da organização no período. Na graduação, participou do Movimento Empresa Júnior, chegando à Presidência da Brasil Júnior. Formou-se em Administração pela UFPR e concluiu o Programa de Desenvolvimento de Lideranças da Harvard Business School. É de Belo Horizonte (MG).

Tiago Mitraud

Jornalista, cineasta e ativista política. Atuou na área da comunicação por mais de 30 anos, dirigindo e apresentando programas jornalísticos e de entretenimento, além de documentários e séries para a TV. Cursou pós-graduação em Sustentabilidade na Fundação Dom Cabral. É liderança no Brasil do The Climate Reality Project. É porta-voz da REDE Sustentabilidade PA. Em 2014 concorreu ao cargo de Deputada Estadual; em 2016 obteve quase 80 mil votos na disputa pela prefeitura de Belém.

Estudante de Psicologia, moradora de periferia, articuladora e militante social. Foi coordenadora pedagógica dos Centros de Cidadania e Direitos Humanos de Fortaleza e desempenha hoje atividades de políticas públicas dentro das comunidades com crianças, jovens e mulheres. Contribuiu na formação do Partido Frente Favela Brasil e hoje é a dirigente estadual do Partido no Ceará.

Ursula Vidal

Viderlana Duarte Ferreira

www.raps.org.br 43

Formado em Direito (Universidade Paulista). Foi diretor do clube Escola Cambuci, exerceu o cargo de Chefe de Gabinete da Subprefeitura de Cidade Tiradentes durante nove anos e hoje está como Assessor Parlamentar da Secretaria Municipal de Educação.

Formado em Medicina pela Unincor/MG, pós-graduado em Medicina do Tráfego pela FCMMG. Efetivo como Médico de Família em Betim (MG). Vereador eleito em 2012, tendo atuação na área da saúde. Atualmente desempenha o cargo de vice-prefeito pelo SD.

Waldir Jose Schiavon Junior

Vinicius Braga Saraiva de Resende

Formado em Ciência Política (UnB). Mestre em Políticas Públicas para o Desenvolvimento e doutorando em Direito (UnB). Foi assessor na Secretaria de Governo do Distrito Federal (2011 a 2012). Trabalhou como chefe de núcleo no DFtrans transportes urbanos (2012 a 2014). Durante a graduação, foi militante no movimento estudantil e coordenador no DCE da UnB (2009/2010).

Wanderson Maia Nascimento

Formando em Licenciatura em Música (UFMA). Idealizou e coordena projetos sociais voltados para a educação de crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social na região metropolitana da cidade de São Luís (MA). Ativista político, participa das discussões e proposições de políticas públicas de cultura, educação, mobilidade urbana e do desenvolvimento das cidades e do estado.

Wesley Sousa Corrêa

www.raps.org.br44

* Dados atualizados 02/2018, considerando os desligamentos ocorridos em 2017

AC

AL

AM

AP

BA

CE

DF

ES

GO

MA

MG

MS

MT

PA

PB

PE

PR

RJ

RN

RO

RS

SC

SE

SP

TO

6

3

4

6

9

6

29

8

10

4

49

4

5

8

10

20

14

50

7

2

13

43

3

245

3

Pluralidade ideológica

DEM

NOVO

PCdoB

PDT

PHS

PMB

PMDB

PMN

PP

PPL

PPS

PR

PRB

PROS

PRTB

PSB

PSD

PSDB

PSL

PSOL

PT

PTB

PV

REDE

SD

Sem filiação

5

19

5

11

4

1

8

1

6

2

10

4

1

1

2

40

17

56

9

12

8

5

21

67

5

241

MAPA GERAL DA RAPS

Diversidade regional

www.raps.org.br 45

145Empreendedores Cívicos

561Total.

Intergeracionalidade

118

124Jovens Raps

292Líderes Raps

Total.

Menor de 18

1

Idade41-50

107

Idade26-30

115

Acimade 60

19

Idade19-25

58

Idade51-60

52

Idade31-40

200

Sem reposta

9

Líderes com mandato ou nomeados

Senador

Deputado/a Federal

Deputado/a Estadual

Vereador/a

Governador

Prefeito/a

Vice-Prefeito/a

Secretários/as

2

14

10

50

2

15

6

19

Região

Gênero

66,8%33,2%

44%

10%

20%

15%

Centro-Oste

Nordeste

Norte

Sudeste

Sul13%

44%

10%

20%

15%

Centro-Oste

Nordeste

Norte

Sudeste

Sul13%

44%

10%

20%

15%

Centro-Oste

Nordeste

Norte

Sudeste

Sul13%

www.raps.org.br46

RAPS - Rede de Ação Política pela Sustentabilidade - www.raps.org.br

Av. Nove de Julho, 5569 - conjunto 101/102Itaim Bibi - São Paulo/SP 01407-200

Telefone: (11) 3706-2665Contato: [email protected]

/RapsBrasil

/Raps_Brasil

/RapsBrasil

/Raps_Brasil

/RapsBrasil

Presidente Conselho DiretorGuilherme Leal

Diretor ExecutivoMarcos Vinícius de Campos

Diretor AdjuntoAlexandre Schneider

ColaboradoresAline Santana Contar de SouzaAna Beatriz Sibata Haag FrançaBárbara Ilana Molitor PeriniBruna Fabio AntunesCamila CamposCamila SalvatoreCarolina Cenamo BirochiGiovana Cantelli GalassiIngrid Novak TeodoroIsabella Cristina do Nascimento PereiraJoana Darque Guides BorghiLauana Simplício PereiraLeandro dos Santos BernardoLetícia ConceiçãoLorena Soares PerezMaria Vitória Moreira e CândidoMaríllia Dalla PriaMonica RezendeNatália Veroneze Alves Santos de MeloNicole Berti GirottoPatrícia CarvalhoRafaela MendesRoberta Moreno dos SantosVictória Ermantraut Gandolfi

ConsultoresAna Paula Cardozo GeraldiniAnderson Giovani da SilvaAndré PreviatoCarolina ReguffeFelipe StanisciaGerson CamargoHumberto DantasJosé Fernando LatorreJuliana Maria de Barros FreireMara PradoMônica SodréRenato DiasSamuel OliveiraValéria Marchesoni, Vanessa PechiaiaZysman Neiman

Equi

pe R

APS

Rel

atór

io P

roce

sso

de

Sele

ção

de 2

018

Fale

com

a R

APS

EXPEDIENTE

Produção de ConteúdoGerson CamargoLeandro BernardoMara Prado

Projeto gráfico e diagramaçãoPrieto&Associados

Direção de arteRachel Fornis

Edição de ConteúdoMara Prado

ImagensArquivo RAPS e Prieto&Associados

CoordenaçãoMara Prado

Produção gráficaPrieto&Associados

Impressão e acabamento Stilgraf

www.raps.org.br48

www.raps.org.br