processo de eleições diretas no pt • 2009 vote por uma ... · dores, como cid gomes do ceará,...

4
Mais de um milhão de pe- tistas estão convidados a vo- tar para eleger os diretórios e presidentes do partido em to- dos os níveis, e os delegados ao 4º Congresso do PT. A Chapa Terra Trabalho e So- berania • 210 se propõe a discu- tir com todos, através das visi- tas aos filiados, da conversa com os companheiros nos sindicatos, escolas, locais de trabalho ou moradia, e da participação em Debates de chapa. Nosso objetivo é conquistar os votos necessários para represen- tar uma política petista de verdade em todas as instâncias do PT! Sabemos que outra vez a desigualdade de meios entre as chapas é enorme, a disputa será difícil. Mas contamos com a força das propostas que trazemos e subme- temos a discussão de todos, pelos objetivos históricos do PT. VOTE: TERRA, TRABALHO E SOBERANIA! Processo de Eleições Diretas no PT • 2009 VOTE POR UMA POLÍTICA PETISTA ! Presidente Nacional do PT VOTE 110 MARKUS SOKOL VOTE 210 CHAPA APRESENTAçãO Para o Diretório Nacional do PT

Upload: phamque

Post on 08-Nov-2018

213 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Mais de um milhão de pe-tistas estão convidados a vo-tar para eleger os diretórios e presidentes do partido em to-dos os níveis, e os delegados ao 4º Congresso do PT.

A Chapa Terra Trabalho e So-berania • 210 se propõe a discu-tir com todos, através das visi-

tas aos filiados, da conversa com os companheiros nos sindicatos, escolas, locais de trabalho ou moradia, e da participação em Debates de chapa.

Nosso objetivo é conquistar os votos necessários para represen-tar uma política petista de verdade em todas as instâncias do PT!

Sabemos que outra vez a desigualdade de meios entre as chapas é enorme, a disputa será difícil.

Mas contamos com a força das propostas que trazemos e subme-temos a discussão de todos, pelos objetivos históricos do PT.

Vote: terra, trabalho e Soberania!

Processo de Eleições Diretas no PT • 2009

VOTE POR UMA POLÍTICA PETISTA!

Presidente nacional do Pt

VOTE 110MarKUS SoKol

VOTE 210ChaPa

aPreSentação

Para o Diretório nacional do Pt

o Petróleo Para PetrobraS 100% eStatal, CoMo ProPõe o Projeto Da FUP

É preciso reverter a quebra do monopólio feita por FHC e anular os leilões feitos. Todo o petróleo e gás devem ser explorados pela Petrobras, em benefício exclusivo do povo e da economia nacio-nal. Como outros países da América Latina estão fazendo. É o caminho para retomar a Vale e a Embraer, e as demais empresas privatizadas, e defender a Infraero e os Correios.

eStabiliDaDe no eMPrego

Nada é mais importante para a família trabalhadora do que o emprego. A crise mundial continua com altos e baixos, enquanto faltam centenas de milhares de novos empregos, e os patrões demitem quando querem mesmo recebendo desonerações fis-cais. Por isso, é preciso uma MP de proibição de demissões. E aprovar a PEC de redução da jornada de trabalho para 40 horas, para criar novos empregos para a juventude.

reForMa agrária, atUalização Do ínDiCe De ProDUtiViDaDe

É preciso reverter as medidas impostas pelos ruralistas, que inclusive estão dentro da “base aliada”. O PT deve apoiar a limi-tação do tamanho da propriedade rural e a punição dos assas-sinatos. Resgatar o meio-ambiente, e lutar para prevalecer os direitos dos quilombolas e dos indígenas, da agricultura fami-liar e dos ribeirinhos.

FiM Da lei De reSPonSabiliDaDe FiSCal e Do SUPeráVit FiSCal PriMário

Em 10 anos fizemos 800 bilhões de superávit e ainda assim a dí-vida subiu outros 800 bilhões acumulando hoje 1,4 trilhão. Chega! Todos os recursos devem ir para o desenvolvimento e os serviços públicos. É hora de romper com as imposições do FMI herdadas do governo FHC, como a lei das Organizações Sociais e as OSCIPS privatizadoras.

retiraDa DaS troPaS braSileiraS Do haiti

Há 5 anos generais brasileiros comandam tropas de ocupação sob mandato da ONU, acusadas de abusos e crimes contra os direi-tos humanos, enquanto a miséria continua. O governo brasileiro deve respeitar a soberania do Haiti fortalecendo a soberania de todo continente. Como fez face ao golpe em Honduras.

10 pontos para uma Política Petistanão ao PrograMa Do g20 Para CaPitalizar o FMi e SalVar o SiSteMa FinanCeiro

O Brasil não tem que dar 10 bilhões para o FMI. Eles vão ser usa-dos para chantagear as nações com os “ajustes”, e pressionar as organizações sociais a se integrar na “governança mundial” para salvar o capitalismo em crise.

PlataForMa De Proteção DoS trabalhaDoreS e reSgate Da Soberania Para CanDiDatUra DilMa

Candidata do PT, Dilma é a única que pode corresponder ás neces-sidades do povo trabalhador. Para isso precisa assumir compromis-sos com as reivindicações dos sindicatos e organizações populares, e a proteção da nação contra as exigências imperialistas acentuadas com a crise mundial (Bases dos EUA na Colômbia etc.).

Por CanDiDatoS PróPrioS Do PtnaS eleiçõeS Para goVernaDor

Para batalhar uma política soberana, o PT deve apresentar candidatos a governador nos Estados com chapas de deputado fortes. Como é possível apoiar a reeleição de governadores que combatem o Piso Salarial dos Professores, como Cid Gomes no Ceará? Ou que atacam a Saúde pública, como Eduardo Campos em Pernambuco? Ou negam as reivindicações de servidores e professores, como Sergio Cabral no Rio de Janeiro?

não à aliança naCional CoM o PMDb De Sarney, jáDer e hélio CoSta

A crise de Sarney e do Senado não deve ser uma crise do PT. Para isso é preciso se desembaraçar dessa pegajosa “política de alianças” com a elite de latifundiários e corruptos, servis aos interesses dos EUA, que chantageiam o PT e o próprio governo. É preciso acabar com o Senado e construir outra governabilidade com outras instituições.

Por UMa PolítiCa PetiSta no PtEssas são propostas para resgatar 30 anos de luta do PT e uni-ficar os petistas na luta pela mais ampla unidade pelos inter-esses populares. Elas podem ajudar a mudar o próprio PED através de um fundo de financiamento exclusivo para todas as chapas disputarem democraticamente. Mas desde já, apoiamos a construção do Fórum do Diálogo Petista, para discutir com com-panheiros de diferentes trajetórias propostas e iniciativas para a luta de classes.

Há 6 candidatos a Presidente do PT e 8 chapas para o Diretório. Mas é a Chapa TERRA, TRABALHO e SOBERANIA,

com Markus Sokol Presidente, que traz uma política petista de fato.

1

2

3

4

5

7

6

8

9

10

2

Porque você se apresenta candidato à presidência do PT?

Sou candidato para batalhar por uma direção do PT mais autônoma, que ouça as bases e não apenas o Planalto.

Uma direção que mobilize desde já, e não apenas em época de eleição, a força do par-tido – seus militantes, sindicalistas e parla-mentares – em campanhas pelos interesses do povo trabalhador junto aos governos, as câmaras, as assembléias e o congresso.

O nome da chapa já indica algumas iniciativas urgentes: Terra - cobrar de Lula a atualização do índice de produtivi-dade da terra; Trabalho - cobrar a Medida Provisória de proibição de demissões do governo; Soberania - apoiar o projeto para o petróleo da Federação Única dos Petroleiros, da CUT e dos movimentos sociais, o PL 5891/09.

Desse modo, a direção do PT desen-volverá uma autentica política petista.

Agora, tenho que ser candidato por causa desta discutível regra do PED que obriga a destacar um presidente do corpo das chapas, como se pessoas pudessem estar acima das posições política no debate.

Socialista, não sou candidato de mim mesmo ou de um padrinho, sou candidato de um coletivo.

Esse projeto da FUP, subscrito por 16 deputados petistas, aparece como no PED?

Boa pergunta. O projeto do governo aumenta o controle estatal sobre a área do Pré-Sal. Mas por que só o Pré-Sal? A FUP e os deputados estão certos de colocar a re-tomada do monopólio estatal, ou seja, todo o petróleo para a Petrobras 100% Estatal.

Na última reunião do DN nenhuma outra corrente propunha que o PT assumisse essa posição. Então, vamos agora levar isso para os debates do PED. É a questão da hora!

O “mercado” pode não gostar, e Wash-ington se irritar. Mas não se faz omelete sem quebrar os ovos. A recuperação da so-berania nacional hoje está colocada em todo o continente. No fundo, é a ruptura com as imposições dos especuladores e privatistas que criaram a atual crise mundial

Em Honduras foram os mesmos in-teresses mal-camuflados dos EUA que deram corda aos golpistas, contra a de-mocracia e a soberania, corretamente defendida pelo governo brasileiro.

O respeito da soberania deveria nos pau-tar, inclusive retirando as tropas do Haiti, violado por tropas comandadas por gener-ais brasileiros sob mandato da ONU.

Em vários Estados a cúpula ques-tiona a candidatura a governador do PT por conta da política de alianças. Como você vê isso?

Quero dizer que só a candidatura no PT a presidente, Dilma, pode atender as de-mandas dos trabalhadores. Ninguém quer a volta dos privatistas do PSDB/DEM, de um lado, e, de outro, não nos enganamos com o papel confusionista a que Marina está se prestando.

Mas é um absurdo o PT apoiar governa-dores, como Cid Gomes do Ceará, inimigos do Piso Salarial dos Professores duramente conquistado pela categoria e sancionado pelo presidente, assim como apoiar lati-fundiários do tipo Osmar Dias no Paraná. Essa política ameaça destruir o próprio PT.

Defendemos candidaturas próprias do PT e a ruptura da aliança nacional com o PMDB.

A crise de Sarney e do Senado, não precisa ser a crise do PT. Essa não é a única governabilidade, não.

“a soberania sobre o petróleo

é a questão da hora!”Jovem, participou da luta contra a ditadura militar

no seu colégio, em São Paulo, nos anos 60. Militante clandestino foi preso e torturado pelo DOI-CODI. Atuou na reconstrução do DCE-Livre da USP. Dedicou-se à organização independente dos trabalhadores: participou da Oposição Metalúrgica de SP nos anos 70, e foi del-egado no Congresso de Fundação da Central Única dos Trabalhadores (CUT) em 1983. Organizou as campanhas pela Ratificação da Convenção 138 da OIT (proibição do trabalho infantil) e também contra o tratado da ALCA.

Publicou estudos contra a dívida e o livre-comércio, sobre as políticas compensatórias, além de trabalhos de economia e sobre as experiências de luta pelo socialismo no mundo.

Militante da Corrente O Trabalho do PT, seção brasileira da 4ª Internacional, participou da organiza-ção das conferências do Acordo Internacional dos Trab-alhadores, e de atos em defesa da Nicarágua, contra a guerra no Iraque e pela paz entre os povos.

No PT desde a fundação, foi Secretário de Comu-nicação na campanha presidencial de Lula em 1994; atualmente é membro do Diretório Nacional

Em 2008, participou de uma delegação ao Haiti pela Retirada das Tropas Brasileiras. Este ano, foi um dos iniciadores do abaixo-assinado a Lula por uma Medida Provisória de proibição das demissões com mais de 44 mil assinaturas.

3

Entrevista com Markus Sokol, candidato à presidêncianacional do PT pela chapa Terra Trabalho e Soberania

Compromisso com propostas de luta da CUt

(trechos)Companheiras e companheiros sindicalistas do Pt:

em novembro o Pt estará renovando sua direção em todos os níveis no Processo de eleições Diretas (PeD).

a Chapa terra, trabalho e Soberania - 210, que apre-senta Markus Sokol - 110 como candidato à presidên-cia do Pt, traz em sua plataforma “10 pontos para uma política petista”, reivindicações presentes na luta realizada pelo movimento dos trabalhadores, em particular posições adotadas no 10º Congresso nacional da CUt (agosto 2009) e nos congressos estaduais que o prepararam. (...)

os sindicalistas, que constituíram o núcleo fundador do Pt, devem reocupar seu lugar no partido para que ele siga sendo o Partido dos trabalhadores, ligado às suas lutas, comprometido com a emancipação de nossa classe de toda forma de exploração e opressão.

neste PeD se pode constatar que há uma chapa que, em primeiro lugar, se compromete com as reivindi-cações dos trabalhadores, de seus sindicatos e da própria CUt. esta é a chapa terra,trabalho e Sobera-nia - 210, com Markus Sokol - 110 para presidente. Queremos convidar nossos companheiros de luta sindical, os defensores da CUt como principal ferra-menta construída pelos trabalhadores neste terreno, a discutirem conosco nossas propostas para o PeD e juntarem-se a nós, inclusive, se assim o decidirem, na votação para a renovação dos diretórios de nosso partido.

Saudações sindicais e petistas,

jUlio tUrra • executiva nacional da CUt

jaCQUeline albUQUerQUe • Direção nacional da CUt

joão batiSta goMeS • Direção nacional da CUt

loUriVal loPeS • Direção nacional da CUt

e Soberania essas são as propostas que submetemos a discussão, para ajudar a luta da militância pelos objetivos históricos do Pt.

estamos juntos na defesa dos pontos do projeto da FUP e da CUt pela retomada do Monopólio estatal do petróleo.

terra, trabalho

Cobramos a promessa de lula ao MSt de renovar o índice de produtividade da terra para avançar a reforma agrária.

apoiamos o abaixo-assinado entregue ao governo com 44 mil adesões pela Medida Provisória de Proibição de Demissões.

terra, trabalho e Soberania são bandeiras que o Pt e a candidata Dilma devem levantar.

ACRE • Comitê ttS - luiz brasil, militante do Pt (68) 8407.7981 - [email protected]

ALAGOAS• Chapa ttS - emmanuel Miranda, diretor da CUt-al - (82) 9329.4666 [email protected],

• Candidato a Presidente ttS luiz gomes, dirigente do Pt (82) 9332.4596 - [email protected]

AMAZONAS• Comitê ttS - Walter Matos, dirigente do SinDSeP-aM e vice-presidente da CUt-aM(92) 8116-3763 - [email protected]

BAHIA• Chapa ttS – Paulo riela, dirigente do Pt(71) 8859.4957 - [email protected]

• Candidato a Presidente ttS, lourival lopes diretor da ContraCS-CUt e da CUt nacional(71) 8851.2067 - [email protected]

CEARÁ• Chapa ttS – eudes baima, dirigente do Pt (85) 9971.8842 - [email protected]

• Candidata a Presidente, zezé Moraes, sindicalista professora

DISTRITO FEDERAL • Chapa ttS – oton Pereira neves, sindicalista (61) 9223.8312 - [email protected],

• Candidato a presidente ttS – Marcius Siddartha, militante de juventude - (61)8118.9384 [email protected]

ESPÍRITO SANTO• Comitê ttS - luciano avellar, militante do Pt (27) 9995.5952 - [email protected]

GOIÁS • Contato Chapa ttS - humberto Clímaco, sindicalista (62) 8116.3218 - [email protected]

• Candidato a Presidente DM goiânia, antônio gilson Pires da Silva, sindicalista (62) 9193.4377 [email protected]

MATO GROSSO• Chapa ttS - Cristiane lopes, dirigente do Pt (65) 8116.6691 - [email protected]

• Candidato a Presidente ttS Domingos Sávio, sindicalista (65) 9989.7981 [email protected].

MINAS GERAIS• Candidato a Presidente ttS - oleg abramov, diretor da CUt-Mg - (32) 8876.7685 [email protected]

PARÁ• Chapa ttS, humberto Daniel da Silva, movimento popular (91) 8404.1753 - [email protected],

PARAÍBA• Comitê ttS - aynê Chaves, sindicalista (83) 9965.4357

PARANÁ• Candidato a Presidente ttS - alfeo luiz Cappellari, Professor Cafu; sindicalista (41) 9675.0385 - [email protected]

PERNAMBUCO• Candidato a Presidente ttS edmilson Menezes, dirigente do Pt (81) 9968.6104 - [email protected] RIO GRANDE DO NORTE • Comitê ttS - gediel jr, dirigente da jPt - natal (84) 8854.7260 - [email protected]

RIO DE JANEIRO• Chapa ttS - julio ribeiro, , militante do Pt (21) 9122.5042 - [email protected]

RIO GRANDE DO SUL • Chapa ttS - laércio barbosa, dirigente do Pt (51) 8143.9963 - [email protected]

• Candidato a Presidente ttS Marcelo Carlini, diretor da CUt-rS (51) 9161.0245 - [email protected]

SÃO PAULO• Chapa ttS – joão batista gomes, diretor da CUt (11) 7390.6304 - [email protected],

• Candidato a Presidente ttS Misa boito, dirigente do Pt(11) 8444.8798 - [email protected] ,

SANTA CATARINA• Contato Chapa ttS edinho, sindicalista bancário (48) 9164.0213, [email protected] rosângela de Souza, ex-presidente do Pt São josé (48) 9161.6116 - [email protected]

• Presidente estadual antônio luiz battisti, vereador em São josé (48) 9971.5678 - [email protected]

ContatoS DaS ChaPaS e CanDiDatoS e CoMitêS terra, trabalho e Soberania noS eStaDoS

ContatoS Do CoMitê naCional De CaMPanhae-mail: [email protected] • telefone: (11) 3208.8420

[ exPeDiente ] Diagramação: alexandre linares • revisão: audrey brandão • CréDito Das Fotos: rossana lana (pág.1), César ogata (pág.3) e CUt-Ce (Pág.3).

4