principais obras e autores do modernismo

7
PRINCIPAIS OBRAS E AUTORES DO MODERNISMO MIQUÉIAS VITORINO

Upload: miqueias-vitorino

Post on 23-Jun-2015

171 views

Category:

Education


3 download

DESCRIPTION

Modernismo no Brasil e seus principais autores

TRANSCRIPT

Page 1: Principais obras e autores do modernismo

PRINCIPAIS OBRAS E AUTORES DO MODERNISMO

MIQUÉIAS VITORINO

Page 2: Principais obras e autores do modernismo

PRIMEIRA FASE DO MODERNISMO

Macunaíma, de Oswald de Andrade. (prosa). O heroi sem caráter é a primeira obra significante no modernismo brasileiro.

Libertinagem e Estrela da Manhã, de Manuel Bandeira (poesia). Primeira série de poesias do final da década de 1920 que traziam um novo conceito de poesia, com versos livres, sem metrificação, muito próximo da prosa.

Page 3: Principais obras e autores do modernismo

REGIONALISMO DE 30

Ciclo da cana-de-açúcar de José Lins do Rego – Menino de Engenho, Moleque Ricardo e Fogo Morto. (prosa). Personagens nordestinos, paraibanos, vivendo uma realidade de ausência de poder do estado e começo de industrialização (engenhos).

Capitães de Areia, de Jorge Amado. Conta a história de crianças que vivem nas ruas de Salvador nos anos 30. A pobreza e os perigos de uma vida desprovida de lar, saúde e família.

Page 4: Principais obras e autores do modernismo

REGIONALISMO DE 30

São Bernardo, de Graciliano Ramos. De como a educação e a ação de uma professora acaba desencadeando uma série de acontecimentos numa fazendo governada por um homem tirano. A obra faz menção ao comunismo e à falsa crença de que comunistas eram pessoas perigosas.

Vidas Secas, de Graciliano Ramos. Conta a dura vida do sertanejo Fabiano e sua família. Os problemas sociais, o abandono do estado, a seca, a pobreza e a fome latejam e evidenciam o tom crítico do livro.

Page 5: Principais obras e autores do modernismo

A PROSA DE 1945 EM DIANTE

“SAGARANA” (contos) e “Grande Sertão: Veredas” (romance), de Guimarães Rosa. Regionalismo, problemas sociais, linguagem renovada, baseada no uso do cotidiano e criação de novas expressões.

Laços de Família (contos), de Clarice Lispector, onde o cotidiano e a narração com tempo psicológico deixam o leitor imersos na cabeça das personagens.

Ai de ti, Copacabana (crônicas), de Rubem Braga. Rubem Braga consegue trazer para as coisas do cotidiano o humor e a reflexão.

Page 6: Principais obras e autores do modernismo

POESIA MODERNA

A rosa do povo (poesias), de Carlos Drummond de Andrade. Tendência a popularização da poesia, ou seja, desfazer a noção de que a poesia é algo culto e elitista.

A rua dos cataventos (poesias), de Mário Quintana, é uma obra singular. Possui 35 sonetos com versos mais livres de métrica e rima. Os temas são coisas do tipo infância, morte e amor. A rua, os ventos, as nuvens são figuras alegóricas presentes em boa parte dos poemas.

Poema Sujo (poesia), de Ferreira Gullar, autor das tão famosas poesias neoconcretas escreve um dos poemas mais famosos da literatura, escrito quando esteve exilado. Sujo por causa das palavras de baixo calão.

Page 7: Principais obras e autores do modernismo

MOVIMENTOS CULTURAIS

Bossa Nova: elitista, comportado, governista.

Tropicalia: popular, cult, irreverente, inovador, movimento contra a ditadura disfarçado.

Poesia Concretista, Neoconcretista e visual: renovação da ideia de poesia através da formação de imagens.