primeiro socorros - animais peçonhentos e envenenamento

18
ANIMAIS PEÇONHENTOS E ENVENENAMENTO PRIMEIROS SOCORROS ADRIANO BARBOSA DE SANT’ANA

Upload: adriano-barbosa-de-santana

Post on 12-Apr-2017

79 views

Category:

Healthcare


8 download

TRANSCRIPT

Page 1: Primeiro socorros - Animais Peçonhentos e Envenenamento

ANIMAIS PEÇONHENTOS E ENVENENAMENTO

PRIMEIROS SOCORROS

ADRIANO BARBOSA DE SANT’ANA

Page 2: Primeiro socorros - Animais Peçonhentos e Envenenamento

ANIMAIS PEÇONHENTOS

Page 3: Primeiro socorros - Animais Peçonhentos e Envenenamento

ABELHAS

Page 4: Primeiro socorros - Animais Peçonhentos e Envenenamento

ESCORPIÃO

Page 5: Primeiro socorros - Animais Peçonhentos e Envenenamento

LACRAIA

Page 6: Primeiro socorros - Animais Peçonhentos e Envenenamento

ARANHAS

Page 7: Primeiro socorros - Animais Peçonhentos e Envenenamento

SERPENTES

Page 8: Primeiro socorros - Animais Peçonhentos e Envenenamento

MEDIDAS PREVENTIVAS

Page 9: Primeiro socorros - Animais Peçonhentos e Envenenamento

MEDIDAS PREVENTIVAS

Page 10: Primeiro socorros - Animais Peçonhentos e Envenenamento

PROCEDIMENTOSPRÁTICOS DE PRIMEIROS SOCORROS –

ANIMAIS PEÇONHENTOS

•Manter a vítima deitada, em repouso. Evite que ela se movimente para não favorecer a absorção de veneno;•Se a picada for no braço ou na perna, mantenha-os em posição mais baixa que o coração;•Lavar a picada com água e sabão;•Colocar gelo ou água fria sobre o local da picada;•Remover anéis, relógios para prevenir complicações decorrentes de inchaço;•Encaminhar imediatamente a vítima ao serviço de saúde mais próximo, para receber o soro a tempo;•Se possível, capturar o animal que causou o acidente, levando junto com a pessoa picada. Essa medida facilita o diagnóstico e o tratamento correto

Page 11: Primeiro socorros - Animais Peçonhentos e Envenenamento

PRINCIPAIS MITOS ATRIBUÍDOS

Page 12: Primeiro socorros - Animais Peçonhentos e Envenenamento

ENVENENAMENTO

Paracelsus (1493-1541) já dizia "todas as substâncias são venenos, não há nenhuma que não o seja. A dose correta determina o remédio e o veneno". Doses gradativas de uma droga dada a um indivíduo geralmente provocam magnitude de resposta aumentada à medida que as doses são elevadas.

Page 13: Primeiro socorros - Animais Peçonhentos e Envenenamento

ENVENENAMENTOEntorpecentes MedicamentosProdutos químicos de

limpeza

Alimentos deterioradosVenenos  Gases tóxicos

Page 14: Primeiro socorros - Animais Peçonhentos e Envenenamento

ENVENENAMENTOAlgumas medidas para evitar o envenenamento:

•Mantenha os medicamentos e substâncias químicas fora do alcance das crianças. Afora o fato de que elas têm mania de levar todas as coisas à boca, certos comprimidos podem ser confundidos com balas.•Mantenha os produtos de limpeza, cera para móveis e inseticidas sempre nos mesmos locais e devidamente trancados.•Mantenha as bebidas alcoólicas fora do alcance das crianças. Mesmo meia taça de uma bebida forte pode causar muitos danos e até mesmo matar uma criança de dois anos!•Ensine as crianças a nunca colocar folhas, talos ou sementes na boca. Certas plantas causam doenças e algumas são venenosas.•Não guarde substâncias químicas em garrafas que as crianças possam confundir com refrigerantes.•Tenha cuidado com os escapamentos de gás. O gás de cozinha pode matar sem causar sintomas iniciais!•Evite aspirar fumaça. Se acaso ficar retido em ambiente enfumaçado procure deitar-se no chão e arrastar-se dali porque a fumaça tende a subir.• Não consumir alimentos deteriorados ou com data de vencimento expirada.• Não usar medicamentos por conta própria ou prazo de validade vencido.

Page 15: Primeiro socorros - Animais Peçonhentos e Envenenamento

O que fazer nos casos de envenenamento?Intoxicação por AlimentosNormalmente, a pessoa intoxicada apresenta suor excessivo, dores abdominais agudas, vômito e náuseas, desmaios e possíveis delírios. Deve-se proceder da seguinte forma:-Chamar previamente o socorro especializado;- Liberar vias aéreas;- Verificar os sinais vitais;- Manter a vítima aquecida e de maneira confortável;- Procurar saber o máximo de informações possíveis sobre a origem da intoxicação alimentar, como por exemplo, que tipo de alimento a pessoa ingeriu;-Deve ser um tratamento realizado por profissionais, sendo indispensável a locomoção a uma unidade de saúde.Intoxicação por Substâncias e/ou Venenos Inalados- Remova a vítima do local para um ponto ao ar livre;- Em caso de perda da consciência, inicie o procedimento de reanimação, descrito anteriormente no site;- Acione o mais rápido possível o socorro especializado.

PROCEDIMENTOSPRÁTICOS DE PRIMEIROS SOCORROS –

ENVENENAMENTO

Page 16: Primeiro socorros - Animais Peçonhentos e Envenenamento

Intoxicação / Envenenamento por produtos Tóxicos ou RemédiosEm geral, são causados por ingestão compulsória de remédios, ingestão acidental ou proposital de substâncias nocivas ao organismo. A automedicação pode ser provocada tanto por medicamentos originais, quanto por medicamentos genéricos.Alguns dos sintomas podem apresentar queimaduras em volta da boca, vômitos, respiração dificultosa e limitada, unhas e lábios arroxeados, etc.•Ligar para o socorro médico ( 192,193,190,199)•Verificar o local;•Liberar vias aéreas;•Checar sinais vitais;•Se a vítima não estiver respirando, iniciar massagem cardíaca e respiração boca-nariz e não boca a boca, para evitar ficar contaminado.•Deite a vítima de lado, com a cabeça apoiada sobre os braços, para evitar que ela se sufoque caso apresente vômito involuntário.* Por ser uma situação em que o tempo é totalmente determinante, deve-se realizar o transporte imediato da vítima ao hospital mais próximo. Jamais induza o vômito, pois, em alguns casos, pode espalhar a substância tóxica pelas paredes do sistema digestório, agravando o quadro;*Levar a embalagem do remédio ou produto com o qual a vítima teve a intoxicação.

PROCEDIMENTOSPRÁTICOS DE PRIMEIROS SOCORROS –

ENVENENAMENTO

Page 17: Primeiro socorros - Animais Peçonhentos e Envenenamento

ENVENENAMENTOPRINCIPAIS MITOS ATRIBUÍDOS

Page 18: Primeiro socorros - Animais Peçonhentos e Envenenamento

OBRIGADO PELA ATENÇÃO!