primeira república - dominação.pptx

22
PRIMEIRA REPÚBLICA - DOMINAÇÃO Flávio Augusto Gabriel Augusto Henrique Ryodo Tiago Miranda

Upload: gabriel-augusto-ferreira

Post on 19-Feb-2015

1.044 views

Category:

Documents


4 download

TRANSCRIPT

Page 1: Primeira República - Dominação.pptx

PRIMEIRA REPÚBLICA - DOMINAÇÃO

Flávio AugustoGabriel AugustoHenrique RyodoTiago Miranda

Page 2: Primeira República - Dominação.pptx

Café – Poder econômico

Page 3: Primeira República - Dominação.pptx

Inspeção na plantação de café

Page 4: Primeira República - Dominação.pptx

Coronelismo – Dr. Flouro Bartolomeu

No inicio do período republicano no Brasil (final do século XIX e começo do XX), vigorou um sistema conhecido popularmente como coronelismo. Este nome foi dado, pois a política era controlada e comandada pelos coronéis (ricos fazendeiros). 

Page 5: Primeira República - Dominação.pptx

Coronelismo

Page 6: Primeira República - Dominação.pptx

A política dos governadores

Os governadores dos estados e o presidente da República faziam acordos políticos, na base da troca de favores, para governarem de forma tranquila. Os governadores não faziam oposição ao governo central e ganhavam , em troca deste apoio, liberação de verbas federais. Esta prática foi criada pelo presidente Campos Sales (1898-1902) e fortaleceu o poder dos coronéis em seus estados.

Page 7: Primeira República - Dominação.pptx

Política do Café com Leite

A política do café com leite foi um acordo firmado entre as oligarquias estaduais e o governo federal durante a República Velha (1889-1930) para que os presidentes da República fossem escolhidos entre os políticos de São Paulo e Minas Gerais. Portanto, ora o presidente seria paulista, ora mineiro.

O nome desse acordo era uma referência à economia de São Paulo e Minas, grandes produtores, respectivamente, de café e leite. Além disso, eram estados bastante populosos, fortes politicamente e berços de duas das principais legendas republicanas: o Partido Republicano

Paulista e o Partido Republicano Mineiro.

Page 8: Primeira República - Dominação.pptx

Convenio de Taubaté

• Firmado pelos cafeicultores de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, no governo do presidente Rodrigues Alves. Consistia numa política de valorização artificial do café.•Proposta: o governo compraria o café excedente e, assim, evitaria que o preço do mesmo caísse no mercado.• Para comprar o café o governo teria que contrair empréstimos. 

Page 9: Primeira República - Dominação.pptx

A Borracha da Amazônia

• Importante entre 1890 e 1910 (aproximadamente).

• Utilizada na fabricação de pneus (expansão da indústria automotiva).

• Extraída na região Norte (PA e AM).• Representava a chegada de um grande

numero de nordestinos que migraram para a Amazônia para trabalhar como seringueiros a imagem também mostra as bolas de borracha produzidas por eles.

Page 10: Primeira República - Dominação.pptx

A Borracha da Amazônia

Page 11: Primeira República - Dominação.pptx

A Borracha da Amazônia

Representava a chegada de um grande numero de nordestinos que migraram para a Amazônia para trabalhar como seringueiros a imagem também mostra as bolas de borracha produzidas por eles.

Page 12: Primeira República - Dominação.pptx

O Boom da Borracha

Construção de dois belíssimos teatros que foram criados no tempo em que a borracha rendeu muito dinheiro para o Brasil.

Page 13: Primeira República - Dominação.pptx

Teatro Amazonas - Manaus

Page 14: Primeira República - Dominação.pptx

Teatro da Paz - Belém

Page 15: Primeira República - Dominação.pptx

Cacau

Surgiu outra grande produção no Brasil que é o cacau na Bahia, descentralizando a produção de borracha acrescentando mais um meio de lucro. O cacau foi utilizado principalmente para a produção de chocolate e se mostrou lucrativo para os fazendeiros baianos.

Page 16: Primeira República - Dominação.pptx

Cacau

Page 17: Primeira República - Dominação.pptx

Indústria e Urbanização na primeira República

Representa o conde Matarazzo com a família e a grande industrialização têxtil no estado de São Paulo inicializado pelos fazendeiros de café.

Page 18: Primeira República - Dominação.pptx

Indústria e Urbanização na primeira República

Indústrias Reunidas Francisco Matarazzo, seção de malharia, São Paulo, anos 1920. Os trabalhadores não tinham descanso semanal, férias ou horário definido

Page 19: Primeira República - Dominação.pptx

Urbanização

Representa o aumento comercial devido ao aumento populacional na cidade de São Paulo, representado por vendedores ambulantes de fruta vindos do interior para a cidade grande em busca de condições melhores em 1920.

Page 20: Primeira República - Dominação.pptx

Portugueses e Italianos

Time italiano fundado em Belo Horizonte em 1921 quando os imigrantes italianos se dirigiam as produções de café no sudeste e as pequenas indústrias do Rio de Janeiro, mas na segunda guerra mundial o Brasil se tornou inimigo da Itália e o time mudou seu nome para Cruzeiro Esporte Clube.

Page 21: Primeira República - Dominação.pptx

Portugueses e Italianos

•A imigração dos japoneses e asiáticos para o Brasil pelo porto de Santos em 1908. Os japoneses dirigiam-se as fazendas de café e também mostra o navio japonês Kasato-Maru.•Uma empresa japonesa de imigração em direção ao Brasil.

Page 22: Primeira República - Dominação.pptx

Voto de Cabresto

Os coronéis compravam votos para seus candidatos ou trocavam votos por bens matérias (pares de sapatos, óculos, alimentos, etc.). Como o voto era aberto, os coronéis mandavam capangas para os locais de votação, com objetivo de intimidar os eleitores e ganhar votos. As regiões controladas politicamente pelos coronéis eram conhecidas como currais eleitorais.