primeira aula 1 ano 2014

17
ATIVIDADES DO 1º BIMESTRE PRIMEIRA ATIVIDADE AVALIATIVA 11/04/2014 SEGUNDA ATIVIDADE AVALIATIVA 25/04/2014 CONTEÚDO PARA AS ATIVIDADES AVALIATIVAS CAPÍTULO 1 E 6 – PRIMEIRA ATIVIDADE AVALIATIVA CAPÍTULO 6 SEGUNDA ATIVIDADE AVALIATIVA OBS: EM CASO DE FALTA, APRESENTAR

Upload: vitor-ferreira

Post on 28-Jun-2015

813 views

Category:

Documents


2 download

TRANSCRIPT

Page 1: Primeira aula 1 ano 2014

ATIVIDADES DO 1º BIMESTRE

PRIMEIRA ATIVIDADE AVALIATIVA 11/04/2014SEGUNDA ATIVIDADE AVALIATIVA 25/04/2014

CONTEÚDO PARA AS ATIVIDADES AVALIATIVASCAPÍTULO 1 E 6 – PRIMEIRA ATIVIDADE AVALIATIVACAPÍTULO 6 – SEGUNDA ATIVIDADE AVALIATIVA

OBS: EM CASO DE FALTA, APRESENTAR JUSTIFICATIVA PARA A COORDERNAÇÃO E NÃO PARA O PROFESSOR.

Page 2: Primeira aula 1 ano 2014

INTRODUÇÃO À HISTÓRIACONCEITO: “A HISTÓRIA É A CIÊNCIA QUE ESTUDA OS HOMENS” (MARC BLOCH)A HISTÓRIA É FEITA A PARTIR DAS FONTES HISTÓRICAS (FONTES ESCRITAS, ICONOGRÁFICAS, ARQUITETÔNICAS E ORAIS)NÃO EXISTE UMA VERSÃO DEFINITIVA E EXATA SOBRE OS FATOS QUE ACONTECERAM NO PASSADO.OS HISTORIADORES TÊM “INTERPRETAÇÕES” DO PASSADO.O PASSADO NÃO EXISTE: UMA “INTERPRETAÇÃO DO PASSADO” EXISTE.POR ISSO, A HISTÓRIA BUSCA ENTENDER AS “POSSIBILIDADES” DE SE INTERPRETAR O PASSADO.

Page 3: Primeira aula 1 ano 2014

O TEMPO NA HISTÓRIA

• A NOÇÃO DE TEMPO É FUNDAMENTAL NO ESTUDO DA HISTÓRIA

• EXISTEM CONCEITOS COMO MILÊNIO, SÉCULO, DÉCADA, QUARTEL, ANO... QUE SÃO MUITO UTILIZADOS PELOS ESTUDIOSOS DO PASSADO.

• O CALENDÁRIO TAMBÉM É UMA FORMA DE CONTAR O TEMPO.

• CADA SOCIEDADE POSSUI UM CALENDÁRIO. OS CALENDÁRIOS COMEÇAM A CONTAR O TEMPO A PARTIR DE UM FATO HISTÓRICO IMPORTANTE.

Page 4: Primeira aula 1 ano 2014
Page 5: Primeira aula 1 ano 2014

A DIVISÃO TRADICIONAL DA HISTÓRIA

• OS HISTORIADORES COSTUMAM DIVIDIR O ESTUDO TRADICIONAL DA HISTÓRIA DA SEGUINTE FORMA: IDADE ANTIGA, IDADE MÉDIA, IDADE MODERNA E IDADE CONTEMPORÂNEA.

• ESSA É UMA DIVISÃO MUITO QUESTIONADA PELOS ESTUDIOSOS, UMA VEZ QUE LEVA EM CONSIDERAÇÃO APENAS OS FATOS HISTÓRICOS DA EUROPA.

Page 6: Primeira aula 1 ano 2014
Page 7: Primeira aula 1 ano 2014

A HISTÓRIA DO HOMEM

• EXISTEM DUAS TEORIAS IMPORTANTES SOBRE A ORIGEM DOS SERES HUMANOS: O CRIACIONISMO E O EVOLUCIONISMO.

• O GÊNERO HOMO SURGIU HÁ MAIS OU MENOS 2 MILHÕES DE ANOS ATRÁS NA ÁFRICA E DE LÁ SE ESPALHARAM PARA OUTROS CONTINENTES.

• A NOSSA ESPÉCIE (HOMO SAPIENS SAPIENS) SURGIU HÁ 120 MIL ANOS ATRÁS.

Page 8: Primeira aula 1 ano 2014

A PRÉ-HISTÓRIA

• É O PRIMEIRO PERÍODO DA HISTÓRIA.• ESTÁ DIVIDA EM TRÊS PARTES: PALEOLÍTICO,

NEOLÍTICO E IDADE DOS METAIS.• A DESCOBERTA DO FOGO, A DOMESTICAÇÃO

DE ANIMAIS, A AGRICULTURA E O SURGIMENTO DAS CIDADES ACONTECEM NESSE PERÍODO.

Page 9: Primeira aula 1 ano 2014
Page 10: Primeira aula 1 ano 2014
Page 11: Primeira aula 1 ano 2014
Page 12: Primeira aula 1 ano 2014

(UECE) Por muito tempo, os historiadores acreditavam que deveriam e poderiam reproduzir os fatos "tal como haviam ocorrido".Dentre as características do conhecimento histórico que assim produziam, podemos assinalar corretamente:a) Ao privilegiarem a realidade dos fatos, os historiadores esperavam produzir um conhecimento científico, que analisasse os processos e seus significados.b) Era uma história linear, cronológica, de nomes, fatos e datas, que pretendia uma verdade absoluta, expressão da neutralidade do historiador.c) Como se percebeu ser impossível chegar à verdadeira face do que "realmente aconteceu", todo o conhecimento histórico ficou marcado pelo relativismo total.d) Os fatos privilegiados seriam aqueles poucos que eram amplamente documentados, como as festas populares e a cultura das pessoas comuns.

Page 13: Primeira aula 1 ano 2014

(UFPE) História é a ciência que:a) estuda os acidentes históricos e geográficos do planeta Terra.b) se fundamenta unicamente em documentos escritos.c) estuda os acontecimentos do passado dos homens utilizando-se dos vestígios que a humanidade deixou.d) estuda os acontecimentos presentes para prever o futuro da humanidade.e) estuda a causalidade dos fenômenos físicos e sociais com base no empirismo.

Page 14: Primeira aula 1 ano 2014

(UnB-DF) Pelo olhar do poeta, também é possível compreender determinados aspectos essenciais para a conceituação da História. Leia, por exemplo, Carlos Drummond de Andrade:"Aconteceu há mil anos?Continua acontecendo.Nos mais desbotados panosEstou me lendo e relendo."

Ou, ainda, do mesmo autor:

"O tempo é minha matéria, o tempo presente, os homens presentes, a vida (presente.)"

Com o auxílio das observações de Drummond, julgue os seguintes itens, referentes ao conceito de História e ao ofício do historiador.(1) Tendo por objeto o estudo do passado, a História parte das contingências da "vida presente" para inquirir aquilo que passou.(2) Especialmente em épocas de crise generalizada, sobressai o papel que se espera do historiador: lembrar o que os outros esqueceram.(3) O quarteto acima traz a idéia de que o passado é continuamente reescrito, a partir de cada presente e de seus novos interesses, eliminando, assim, a possibilidade de a História conter um caráter científico.(4) A reconstrução do passado, exatamente como ele ocorreu, é o que fazem os historiadores, independentemente de suas convicções ideológicas e pessoais.

Page 15: Primeira aula 1 ano 2014

(ENEM) Para o registro de processos naturais e sociais, devem ser utilizadas diferentes escalas de tempo. Por exemplo, para a datação do sistema solar, é necessária uma escala de bilhões de anos, enquanto para a história do Brasil basta uma escala de centenas de anos. Assim, para os estudos relativos ao surgimento da vida no planeta e para os estudos relativos ao surgimento da escrita, seria adequado utilizar, respectivamente, escalas de:

a) milhares de anos; centenas de anosb) milhões de anos; centenas de anosc) milhões de anos; milhares de anosd) bilhões de anos; milhões de anose) bilhões de anos; milhares de anos

Page 16: Primeira aula 1 ano 2014

Os quatro calendários apresentados abaixo mostram a variedade na contagem do tempo em diversas sociedades.

Com base nas informações apresentadas, pode-se afirmar que:

a) o final do milênio, 1999/2000, é um fator comum às diferentes culturas e tradições.

b) embora o calendário cristão seja hoje adotado em âmbito internacional, cada cultura registra seus eventos marcantes em calendário próprio.c) o calendário cristão foi adotado universalmente porque, sendo solar, é mais preciso que os demais.d) a religião não foi determinante na definição dos calendários.e) o calendário cristão tornou-se dominante por sua antiguidade.

Page 17: Primeira aula 1 ano 2014

(ENEM) Suponha que o universo tenha 15 bilhões de anos de idade e que toda a sua história seja distribuída ao longo de 1 ano — o calendário cósmico —, de modo que cada segundo corresponda a 475 anos reais e, assim, 24 dias do calendário cósmico equivaleriam a cerca de 1 bilhão de anos reais. Suponha, ainda, que o universo comece em 1.º de janeiro a zero hora no calendário cósmico e o tempo presente esteja em 31 de dezembro às 23 h 59 min 59,99 s. A escala abaixo traz o período em que ocorreram alguns eventos importantes nesse calendário.

Se a arte rupestre representada ao lado fosse inserida na escala, de acordo com o período em que foi produzida, ela deveria ser colocada na posição indicada pela seta de número

a) 1.b) 2.c) 3.d) 4.e) 5.