prezado aluno! - caint.ufop.br · no csf através do formulário on line ... como prevê a...

16

Upload: phungbao

Post on 02-Oct-2018

218 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Prezado Aluno!

Entre todos os potenciais que a UFOP irá lhe oferecer, um dos mais interessantes e motivadores é a possibilidade de estudar durante um período no exterior. Este pe-queno guia reúne várias informações e dicas de como se organizar para a ajudá-lo a, em breve, fazer parte da sua graduação no exterior.

A realização de mobilidade acadêmica internacional possui grandes benefícios, en-tre eles, a oportunidade de estudar em instituições reconhecidas internacionalmente, experimentar diferentes metodologias de ensino e estar em contato com conteúdos diferentes dos estudados no Brasil. Além disto, há os benefícios de consolidar outros idiomas, conhecer pessoas de todo o mundo e estar em contato com diferentes cultu-ras. É também uma grande oportunidade de amadurecimento pessoal.

Para desfrutar de todos estes benefícios, é neces-sário planejar cuidadosamente com antece-dência cada etapa de sua mobilidade. A Coordenadoria de Assuntos In-ternacionais (CAINT) e Coorde-nadoria do Programa Ciência Sem Fronteiras estão à disposição dos alunos da UFOP para ajudá-los nesta tarefa.

Neste guia você encontrará in-formações úteis desde o planeja-mento para a inscrição, passando pela estadia no exterior até o retorno aos estudos na UFOP depois da mobilidade acadêmica. Além das informações gerais, a regulamentação da UFOP sobre mobilidade internacional é apresen-tada. Consulte também as informa-ções oficiais disponibilizadas pela CAPES e CNPq.

BoAs vindAs!

4 Programa Ciência sem Fronteiras

o que é o Programa Ciência sem Fronteiras

• Oferecer oportunidade de estudo a discentes brasileiros em univer-sidades de excelência, bem como oferecer a possibilidade de estágio programado de pesquisa ou inovação tecnologica com acompanhamento;

• Permitir a atualização de conheci-mentos em grades curriculares dife-renciadas, possibilitando o acesso de estudantes brasileiros a instituições de elevado padrão de qualidade, vi-sando complementar sua formação tecnico-científi ca em areas priorita-rias e estratégicas para o desenvolvi-mento do Brasil;

O Ciência sem Fronteiras é um programa que busca promover a consolidação, ex-pansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade brasileira por meio do intercâmbio e da mobilidade internacional.

Os objetivos do Programa são, principalmente:

• Complementar a formação de es-tudantes brasileiros, dando-lhes a oportunidade de vivenciar experi-ências educacionais voltadas para a qualidade, o empreendedorismo, a competitividade e inovação;

• Estimular iniciativas de internaciona-lização das universidades brasileiras;

• Possibilitar a formação com qualida-de de uma força de trabalho técnico-científi ca altamente especializada.

Programa Ciência sem Fronteiras 5

o que é a CAinT?

Visite o nosso site regularmente para saber das oportunidades de

mobilidade:

www.caint.ufop.br

A CAINT é a Coordenadoria de As-suntos Internacionais da UFOP. É o setor que apoia os projetos de internacionaliza-ção da Universidade e entre as diferentes ações da CAINT, estão aquelas relaciona-das à mobilidade internacional. Trata-se de um setor recente da Universidade e que tem trabalhado para consolidar todo o trâmite de mobilidade internacional em consonância com outros setores como a PROGRAD, a PROPP, a PROEX e os Co-legiados de Curso.

A CAINT elabora e divulga os edi-tais de mobilidade; seleciona e monta os processos dos estudantes que estão sain-do do país e os estrangeiros que estão chegando; orienta e dialoga tanto com os alunos como os colegiados de curso; es-tabelece contato com instituições e redes de cooperação acadêmica internacional; estabelece convênios com Universidades e Centros de Pesquisa estrangeiros; re-cepciona e auxilia os estudantes e pesqui-sadores de fora; organiza eventos ligados à internacionalização; e outras atividades afi ns.

A CAINT possui uma equipe pronta para lhe ajudar com relação à mobilidade internacional, sendo que, atualmente, um braço importante do setor é o “Ciência sem Fronteiras” que é um Programa do Governo Federal criado em 2012 para estimular a mobilidade de estudantes brasileiros para o exterior. Esse Progra-ma é uma ação coordenada diretamente pelo Ministério da Educação sendo que a UFOP apenas intermedia o proces-so de seleção e mobilidade dos alunos. O Programa “Ciência sem Fronteiras” possui um coordenador proprio e uma equipe especializada para atender às suas demandas.

A sede da CAINT fi ca no centro de vivência ao lado do Bloco de Sala de Au-las. Nosso telefone de contato é o 3559-1192 e nosso site é o www.caint.ufop.br. Em nossa página o visitante poderá ter acesso a editais de mobilidade abertos, oportunidades de intercâmbio e demais informações sobre internacionalização em geral.

6 Programa Ciência sem Fronteiras

Quais os requisitos para participar do CsF?

Para que um aluno regularmente ma-triculado na UFOP em um dos cursos das áreas contempladas pelo CsF possa parti-cipar do Programa Ciência sem Frontei-ras, é necessário que este seja brasileiro, que não tenha participado anteriormen-te programa (exigência dos editais), que tenha coefi ciente geral de rendimento maior que 6,5 (sem reprovações) ou maior de 7,0 (caso haja reprovações) (Re-solução CEPE 4949). O aluno deve, tam-bém, ter integralizado entre 20% e 90% de seu curso, até a data da viagem e ter obtido nota igual ou superior a 600 pon-tos no Exame Nacional do Ensino Médio, nos últimos quatro anos, sendo conside-rada a maior nota, caso a prova tenha sido realizada mais de uma vez neste período (exigências dos editais).

Há também a exigência de comprova-çao de profi ciência no idioma do país de destino, portanto, fi que atento ao edital.

Certifi cados de programas de inicia-çao científi ca e respectivos prêmios, tam-bém contarão no processo de seleção.

Esteja atento a alterações nas normas da UFOP que regulamentam a participa-ção dos alunos em programas de mobili-dade internacional.

Programa Ciência sem Fronteiras 7

Como se inscrever?

O primeiro passo para se candidatar ao CsF consiste em realizar a inscrição no CsF através do formulário on line disponível no portal do Programa CsF - http://www.cienciasemfronteiras.gov.br.

Ao entrar no portal do CsF, o candida-to deverá selecionar no menu do topo da página a opção “Inscrições e Resultados”.

Na página “Inscrições e Resultados” o candidato deverá clicar na opção “Cha-madas Abertas”, disponível no menu na la-teral esquerda da página, e depois deverá selecionar a opção “Graduação”.

Serão elencados, então, todos os países parceiros participantes da chama-da cujas inscrições estão abertas. O can-didato deverá selecionar o país do seu interesse e, assim, terá acesso a maiores informações sobre o processo seletivo para esse país parceiro, tais como:

• Edital e retificações ao edital, quando houver;

• Formulario de Inscriçao no CsF para o país parceiro em questão;

• Direcionamento para o website da agência de educação do país em questão.

Apos ler atenciosamente o edital que regula o processo seletivo para o país parceiro de seu interesse, o candidato deverá realizar a sua inscrição através do formulário de inscrição no CsF para o país parceiro em questão.

O candidato deverá incluir neste formulário todas as informações pessoais e acadêmicas requisitadas, além dos docu-mentos requisitados pelo edital.

Ao final do preenchimento correto de todo o formulário de inscrição, o candida-to deverá salvar e enviar a sua inscrição e imprimir ou salvar em seu computador o comprovante de inscrição no CsF, que e emitido automaticamente ao final da inscrição.

So é permitida uma inscrição por candidato por chamada. Des-ta forma, o aluno so poderá se inscrever para um único país de destino.

Somente serão considerados comprovantes de competência aca-dêmica como iniciaçao científica ou tecnológica, entre outros, emi-tidos pela PROPP ou PROGRAD. Também serão aceitos compro-vantes dos Prêmios Jovem Cientista, Olimpíadas da Matemática e/ou de Ciências, ou ainda demais premiações de mérito acadêmico, quando houver.

AT E n Ç Ã o

8 Programa Ciência sem Fronteiras

Estude e tenha boas notas

Tanto para o Programa Ciência sem Fronteiras, como para o Programa de Mobilidade Acadêmica, é exigido que o aluno apre-sente um bom rendimento escolar. Atualmente, o aluno precisa ter pelo menos coefi ciente 7,0 (com reprovações) ou 6,5-6,9 (sem re-provações), como prevê a resolução CEPE 4949.

Visto que a participaçao em iniciações científi cas e as premia-ções do aluno colaboram na análise da candidatura, é aconselhável que o aluno seja proativo e interessado em aprofundar seus conhe-cimentos ao longo da graduação.

organize o seu curso desde já

Ja que o aluno fi cara de 2 a 4 semestres afastado, o melhor e que ele organize sua vida acadêmica e se planeje desde já. Quais dis-ciplinas podem ser adiantadas? Quais podem ser atrasadas? Estágios e atividades extracurriculares também podem ser organizadas em função disso. A ideia é que o afastamento do país cause o menor impacto possível no tempo de formação do estudante na UFOP.

Estude idiomas

Geralmente, Universidades estrangeiras exigem uma prova de profi ciência para o idioma local. Planejar a mobilidade implica es-tudar outro idioma o quanto antes possível. Várias Universidades mundo afora oferecem disciplinas em inglês mesmo em países não anglofonos.

O aluno deve estar atento para qual Universidade ou país pre-tende fazer sua mobilidade e ver qual o criterio de profi ciência ado-tado. Para os países de língua inglesa e para as Universidades que oferecem cursos em inglês, geralmente tais instituições consideram o exame Toefl ou CPE.

UFoP oferece cursos de inglês, Francês e italiano a baixo custo

O ICHS-UFOP possui projetos de extensão com o oferecimen-to de cursos de línguas estrangeiras para a comunidade acadêmica em geral a baixo custo. Há cursos de inglês, francês e italiano. Infor-me-se na Secretaria do Centro de Extensão do ICHS em Mariana:(31) 3557-9426.

Programa Ciência sem Fronteiras 9

organize-se para sua inscrição e para sua viagem

No início do semestre, é aconselhável que se providencie o passaporte do aluno, bem como o pedido de atividades avaliativas diferenciadas, que consiste na solicitação de aplicação adiantada de provas e trabalhos, caso o aluno deva viajar antes do fi m do semestre. O indeferimento deste pedido a alguma das disciplinas, por parte dos professores, acarretará o trancamento da mesma. A AAD, como é chamada, deve ser solicitada em até 30 dias do iní-cio do semestre, como prevê a portaria PROGRAD/CAINT nº2 de 2013, possibilitando que a mobilidade do aluno somente seja registrada no período subsequente ao do pedido, ao passo que, a não solicitação das AAD, acarreta o registro da mobilidade no semestre o qual ele irá viajar, impossibilitando o aproveitamento das matérias já parcialmente cursadas.

Fique atento aos prazos

O calendário acadêmico trará as datas nas quais o aluno deve entregar documentos, fazer solicitações à PROGRAD e retornar à UFOP.

As Atividades Avaliativas diferenciadas devem ser solicitadas em até 30 dias corridos apos o início do semestre e o aluno dever ter cumprido, no mínimo, 2/3 do semestre letivo para se afastar da universidade.

Passados 10 dias do decurso de 2/3 do semestre letivo, decorre o prazo máximo para o aluno entregue todos os documentos referentes ao processo de mobilidade pelo CsF.

Para que o aluno possa se matricular no semestre no qual ele re-tornou ao Brasil, a documentação de retorno deve ser entregue até o 25º dia letivo daquele semestre. Caso o faça depois deste prazo, sua matricula somente será efetuada no semestre seguinte. Não se esqueça de fi car atento ao prazo maximo de afastamento da UFOP, que é de 4 semestres, pois caso esse prazo seja excedido, o aluno perde o vínculo com a Universidade.

30

10 Programa Ciência sem Fronteiras

E o inglês sem Fronteiras?

O Programa Inglês Sem Fronteiras (IsF) é uma iniciativa do Ministério da Educação que tem como objetivo prin-cipal incentivar o aprendizado do idioma inglês, bem como propiciar uma mudança abrangente e estruturante no ensino de idiomas estrangeiros nas universidades do País como um todo.

O IsF visa também a oferecer aos can-didatos a bolsa de estudo do Programa Ciência sem Fronteiras a possibilidade de aperfeiçoamento na língua inglesa de maneira mais rapida e eficiente, de modo que esses candidatos tenham melhores condições de participar dos intercâmbios oferecidos.

Na UFOP, o IsF possui cursos específi-cos para preparar os alunos para os testes de proficiência TOEFL (Test of English as a

Foreign Language) e IELTS (International English Language Testing System). O IsF tambem oferta provas TOEFL:

• A prova TOEFL ITP (TOEFL Institutio-nal Testing Program) é oferecida gra-tuitamente em datas agendadas pelo governo.

• Uma vez por mês tambem e oferecida a prova TOEFL iBT (TOEFL Internet Based Test) que e paga (≈ 200 dólares), no ICHS.

É possível aproveitar as disciplinas cursadas no exterior para a integralização do curso na UFoP?

Sim, é possível e até mesmo recomen-dado, afinal a mobilidade internacional deve ser uma oportunidade para o estu-dante cursar, de maneira proveitosa, parte do seu curso no exterior, não se limitando apenas a uma experiência internacional.

Diante dessa informação, o aluno deve se preparar, o quanto antes possível, para avaliar as Instituições e os cursos em sua área de conhecimento. É muito importan-te que ele compare as grades curriculares de diferentes cursos e converse com os professores e membros do colegiado do seu curso para saber se determinada dis-ciplina em uma Universidade estrangeira pode ser equivalente a outra do seu curso de origem.

Com essas informações bem claras em mente, o aluno pode planejar melhor seu curso e se programar, de modo bas-tante proveitoso, para estudar no exterior.

De modo geral, as disciplinas cursadas no exterior, desde que o aluno seja apro-vado, podem ser aproveitadas para com-plementação de horas necessárias para “atividades extracurriculares”, mas como dito, o ideal é que o aluno possa mesmo obter a equivalência da disciplina cursa-da fora por uma disciplina de sua grade na UFOP, mas para isso so com bastante organização.

Inscrições pelo sitewww.isf.mec.gov.br

Programa Ciência sem Fronteiras 11

o que é o Plano de Estudos?O plano de estudos é um documento

elaborado pelo estudante, em conjunto com um professor tutor e o colegiado de seu curso, que indica, antes da viagem, quais as disciplinas que ele pretende fa-zer no exterior e como elas poderão ser aproveitadas no seu curso.

Esse documento é obrigatorio para que se possa dar início ao processo de mobilidade do aluno, devendo este ser as-sinado e carimbado pelo Chefe de Cole-giado do seu curso.

Caso haja alguma alteração neste Plano de Estudos durante o período de mobilidade do aluno, este deve preenchê-lo novamente, de maneira correta, enviar

pra aprovação de seu Chefe de Colegiado, que deverá assiná-lo, carimbá-lo e enviar para a CAINT, para que a atualização pos-sa ser feita no processo do aluno.

Quem aprova o plano de estudos é o Colegiado de Curso, no entanto, ainda que aprovado, é muito pouco quando as disciplinas cursadas fora são aproveitadas apenas como “horas acadêmicas”. O pla-no de estudos deve buscar sempre tra-balhar a possibilidade de equivalência de disciplinas entre a instituição de origem e a de destino.

Elabore o seu plano de estudos em constante diáologo com os professores e os membros do colegiado do seu curso.

Atividades Avaliativas diferenciadas (AAd)As Atividades Avaliativas Diferenciadas

– AAD sao um recurso oficial que possi-bilita ao aluno que entrará em mobilidade apos decorridos 2/3 do semestre letivo e antes do final do mesmo, aproveitar as disciplinas cursadas.

Até 30 dias depois do início do se-mestre (veja a seção ‘Prazos’), o aluno deve solicitar junto à Seção de Ensino a AAD, indicando quais disciplinas deseja aproveitar.

A solicitação de AAD será encami-nhada a cada professor das disciplinas indicadas:

• Os professores que concordarem (deferirem o pedido), aplicarão pro-vas e trabalhos adiantados para o alu-no, para que ele se afaste da disciplina antes do final do semestre e aprovei-te as disciplinas;

• Os professores que não concorda-

rem (indeferirem o pedido), tranca-rão a matrícula do aluno na disciplina;

• Se algum pedido for deferido, o alu-no terá sua mobilidade registrada no sistema de controle acadêmico no semestre seguinte;

• Se todos os pedidos forem indeferi-dos, o aluno terá sua mobilidade re-gistrada no sistema de controle aca-dêmico no semestre corrente.

AT E n Ç Ã oCaso o aluno se afaste da UFOP an-tes do final do semestre letivo e nao tenha realizado o pedido de AAD, sua mobilidade será registrada no sistema de controle acadêmico no semestre corrente, e desta forma, não pode-rá aproveitar as disciplinas cursadas parcialmente.

12 Programa Ciência sem Fronteiras

o que fazer depois da aprovação no Programa?

Depois de receber a aprovação de sua agência, é necessário que o aluno entregue, o mais rápido possível, certos documentos na CAINT para que seu processo de mobi-lidade acadêmica seja devidamente registrado na UFOP. Estes documentos são:

• Termo de Compromisso (duas vias/uma para a CAINT)

• Carta de Aceite

• Term of Appointment (no caso dos EUA)

• Confirmation of Enrolment (no caso da Australia)

• Confirmation of Acceptance for Studies (no caso do Reino Unido)

• Carta de Benefícios (CAPES ou CNPq)

• Termo de Afastamento

• Plano de Trabalho

• Parecer do Colegiado (sobre pedido de AAD)

Os modelos para o Termo de Compromisso, Plano de Trabalho e Parecer do Cole-giado podem ser encontrados no site da CAINT.

Cabe ressaltar que a entrega destes documentos não pode ser feita via correio nem mesmo escaneada, via e-mail.

Efetuada a entrega de documentos, o historico do aluno trará o status “em mobilidade”.

É importante que o discente mantenha contato frequente com a CAINT e sua agência de fomento, mantendo atualizados seus dados cadastrais, como endereço, no Brasil e no exterior, telefone, bem como as possíveis alterações no Plano de Trabalho da sua Universidade no exterior. A obtenção de está-gios tambem deve ser notificada a ambas as instituições, para que possa ser requerida a extensão do período de mobilidade.

Programa Ciência sem Fronteiras 13

Retorno à UFoP

Antes mesmo do término do Programa, o estudante pode participar do ajuste on-line da matrícula, ficando a efetivaçao de sua matrícula condicionada à apresentaçao do Termo de Retorno à PROGRAD, depois de recebido pela CAINT.

Ao término do Programa, o estudante deverá se dirigir, pessoalmente, à CAINT para proceder com a sua rematrícula na UFOP, munido de seu Termo de Retorno, Re-latorio de Retorno (Modelo CAINT, cujo preenchimento é online) e da comprovação do desempenho acadêmico do aluno na universidade do exterior. Caso a entrega des-tes documentos ocorra até o 25º dia letivo, a matricula pode ser efetuada no mesmo semestre. Caso a entrega se efetue apos esta data, no entanto, a matrícula será efetu-ada somente no semestre subsequente, como prevê o art 5º da portaria PROGRAD/CAINT nº2 de 2013.

Nos casos em que o aluno tenha sido financiado pela CNPq, ainda sera exigido dele o preenchimento do relatorio de mobilidade da agência, que será avaliada por ela, pelo Colegiado do Curso do Aluno e pela coordenação do CsF.

Recomendações Gerais

Não se esqueça de ler todo o seu edital;

Atenção para as datas e prazos;

Confira se todos os documentos estao assinados e carimbados;

Não são aceitas documentações incompletas, preenchi-das incorretamente, não assinadas/carimbadas ou envia-das via correio;

Não deixe para entregar a documentação na última hora;

Por favor entre em contato com a CAINT com antecedência para verificar se ha a necessidade eventual de algum outro documento.

14 Programa Ciência sem Fronteiras

importante!

AT E n Ç Ã o

Nao se esqueça de ler seu edital e fique atento às normas da UFOP, como a Porta-ria PROGRAD n°2 de 2013, referente aos programas de mobilidade acadêmica nacio-nal e internacional e a resolução do CEPE 4949, sobre os critérios de excelência dos alunos da UFOP candidatos ao Programa Ciência Sem Fronteiras.

Quaisquer problemas, é importante que o aluno se dirija à CAINT pelo e-mail [email protected], pelo facebook www.facebook.com/csf.ufop, pessoalmente, ou pelo telefone (31)3559-1192.

O contato frequente com a CAINT é imprescindível para que o aluno possa se man-ter atualizado a respeito das exigências necessárias para concretizar sua mobilidade.

Caso sobrevenham quaisquer tipos de problemas du-rante a mobilidade acadêmica, o aluno deve registrá-los na Linha Direta (no caso da CAPES) ou via [email protected] (no caso do CNP1), e em seguida entrar em contato com a CAINT, para que sua situa-ção seja resolvida da melhor maneira possível.

visite nossa seção de Perguntas Frequentes

http://www.caint.ufop.br/index.php/faq-perguntas-frequentes

REiToRProf. Marcone Jamilson Freitas Souza

viCE-REiToRA

Profª Célia Maria Fernandes Nunes

CHEFE dE GABinETEProf. José Armando Ansaloni

AssEssoR TÉCniCo Andre Luís dos Santos Lana

CooRdEnAdoR dE AssUnTos inTERnACionAisProf. Carlos Magno de Souza Paiva

EQUiPE dA CooRdEnAdoRiA dE AssUnTos inTERnACionAis Joana GomesAmanda Melillo de Matos Cristina Coelho

Coordenador do Programa Ciência sem FronteirasProf. Marco Antonio Moreira de Carvalho

Equipe do Programa Ciência sem FronteirasNarahyane Delabrida Maria Fernanda Pires Isabela Cassiano Alexandre Barbosa

AssEssoR dE RELAÇÕEs CoM A CoMUnidAdEProf. Rogelio Lopes Brandao

PRÓ-REiToRiA dE GRAdUAÇÃo Pró-Reitor de GraduaçãoProf. Marcílio Sousa da Rocha Freitas

Pró-Reitor Adjunto de GraduaçãoProf. Luciano Campos da Silva

Coordenadora de Administração e Registro AcadêmicoMariza Aparecida Costa Pena

Coordenador dos Processos seletivosProf. José Margarida da Silva

Coordenador do núcleo de Apoio PedagógicoAdilson Pereira dos Santos

PRÓ-REiToRiA dE PEsQUisA E PÓs- GRAdUAÇÃo Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação Prof. Valdei Lopes de Araújo

Pró-Reitor Adjunto de Pesquisa e Pós-GraduaçãoProf. André Talvani Pedrosa da Silva

Coordenador do núcleo de inovação Tecnológica e EmpreendedorismoProf. Rodrigo Fernando Bianchi

PRÓ-REiToRiA dE EXTEnsÃo Pró-Reitor de ExtensãoProf. Rogério Santos de Oliveira

Pró-Reitora Adjunta de ExtensãoProfª Ida Berenice Heuser do Prado

PRÓ-REiToRiA dE AssUnTos CoMUniTÁRios E EsTUdAnTis Pró-Reitor de Assuntos Comunitários e EstudantisRafael Magdalena

PRÓ-REiToRiA dE PLAnEJAMEnTo E dEsEnvoLviMEn To Pró-Reitor de Planejamento e desenvolvimento Prof. Joao Luiz Martins

Pró-Reitora Adjunta de Planejamento e desenvolvimentoProfª Lisiane da Silveira Ev

diREToRiA dE oRÇAMEnTo E FinAnÇAs diretor de orçamento e Finanças Eduardo Curtiss dos Santos

Coordenador de Administração FinanceiraJosé Raimundo de Souza Alves

Coordenador de suprimentosRogério Alexandre Moraes

PRÓ-REiToRiA dE AdMinisTRAÇÃo Pró-Reitora de AdministraçãoSílvia Maria de Paula Alves Rodrigues

Coordenadora de Gestão de PessoasFabrícia Helena Mol Silva dos Santos

Coordenador de Logística e segurançaVicente Evangelista de Oliveira

PREFEiTURA do CAMPUs Prefeito Universitário Edmundo Dantas Gonçalves

Prefeito AdjuntoAldo César Andrade D’Angelo

nÚCLEo dE TECnoLoGiA dA inFoRMAÇÃo diretor do núcleo de Tecnologia da informação Pedro Henrique Nascimento Castro

EsCRiTÓRio dE BELo HoRiZonTEResponsável: Prof. João Bosco Favaro

CooRdEnAdoRiA dE CoMUniCAÇÃo insTiTUCionAL Coordenador de Comunicação institucionalChico Daher

nÚCLEo dE PRoJETos GRÁFCos - CCi/UFoP Projeto Gráfico e DiagramaçãoTácita Chaves

iMPREssÃoGrafica UFOP

www.ufop.br

www.facebook.com/minhaUFoP

www.twitter.com/UFoP