prestaÇÃo anual de contas 09500-13 2012 prefeitura ... · municipal de ilhéus, notificado pelo...

43
PRESTAÇÃO ANUAL DE CONTAS Processo TCM nº 09500-13 Exercício Financeiro de 2012 Prefeitura Municipal de ILHÉUS Gestor: Newton Lima Silva Relator Cons. Mário Negromonte RELATÓRIO / VOTO 1. PRESTAÇÃO DE CONTAS As contas da Prefeitura Municipal de Ilhéus, correspondentes ao exercício financeiro de 2012, sob a responsabilidade do Sr. Newton Lima Silva, não foram apresentadas espontaneamente a este Tribunal de Contas dos Municípios, em desrespeito ao estabelecido no § único, do art. 70, da Constituição Federal e na Resolução TCM nº 1.060/05, resultando na Tomada de Contas Especial TCM nº 9.500/13, realizada na sede do Município de Ilhéus em 17 de outubro de 2013, por força do Ato n° 310/2013. 2. NOTIFICAÇÃO E RESPOSTA DE DILIGÊNCIA ANUAL Na sede deste Tribunal de Contas dos Municípios, as contas foram submetidas à análise dos setores técnicos, que expediram o Relatório Anual e o Pronunciamento Técnico correspondentes, resultando na notificação do gestor, realizada através do Edital nº 022/2014, publicado no Diário Oficial do Estado em 14 de fevereiro de 2014, para, respeitado o prazo regimental de 20 (vinte) dias, trazer à colação os esclarecimentos e documentos que entendesse necessários, sob pena da aplicação de revelia e suas consequências, havendo por bem o interessado permanecer silente ao chamamento deste Tribunal de Contas dos Municípios, sendo o processo relatado e julgado nas condições em que se encontra. Concluída a instrução processual, foram os autos encaminhados ao Ministério Público Especial de Contas, para fins de cumprimento do disposto no inciso II, do art. 5º, da Lei Estadual nº 12.207/11, resultando no Parecer MPC nº 078/2014, “in fine”: I. Relatório Versa a presente manifestação ministerial sobre a apreciação das contas do Sr. Newton Lima Silva, Prefeito do Município de Ilhéus, referente ao exercício financeiro de 2012. O processo foi submetido à análise técnica da Coordenadoria de Controle Externo, que emitiu o Pronunciamento Técnico de fls. 1063/1096, demonstrando os principais aspectos da gestão do Poder Executivo Municipal. A 4ª Inspetoria Regional de Controle Externo – IRCE – exerceu a fiscalização contábil, financeira, orçamentária e patrimonial do ente, notificando mensalmente o gestor sobre as falhas e irregularidades detectadas no exame da documentação mensal. As ocorrências não sanadas estão consolidadas no incluso Relatório Anual de fls. 601/1051. 1

Upload: others

Post on 04-Jun-2020

0 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: PRESTAÇÃO ANUAL DE CONTAS 09500-13 2012 Prefeitura ... · Municipal de Ilhéus, notificado pelo Edital nº 022/2014, publicado no Diário Oficial do Estado de 14/02/2014, não apresentou

PRESTAÇÃO ANUAL DE CONTASProcesso TCM nº 09500-13Exercício Financeiro de 2012Prefeitura Municipal de ILHÉUS Gestor: Newton Lima SilvaRelator Cons. Mário Negromonte

RELATÓRIO / VOTO

1. PRESTAÇÃO DE CONTAS

As contas da Prefeitura Municipal de Ilhéus, correspondentes ao exercício financeiro de 2012, sob a responsabilidade do Sr. Newton Lima Silva, não foram apresentadas espontaneamente a este Tribunal de Contas dos Municípios, em desrespeito ao estabelecido no § único, do art. 70, da Constituição Federal e na Resolução TCM nº 1.060/05, resultando na Tomada de Contas Especial TCM nº 9.500/13, realizada na sede do Município de Ilhéus em 17 de outubro de 2013, por força do Ato n° 310/2013.

2. NOTIFICAÇÃO E RESPOSTA DE DILIGÊNCIA ANUAL

Na sede deste Tribunal de Contas dos Municípios, as contas foram submetidas à análise dos setores técnicos, que expediram o Relatório Anual e o Pronunciamento Técnico correspondentes, resultando na notificação do gestor, realizada através do Edital nº 022/2014, publicado no Diário Oficial do Estado em 14 de fevereiro de 2014, para, respeitado o prazo regimental de 20 (vinte) dias, trazer à colação os esclarecimentos e documentos que entendesse necessários, sob pena da aplicação de revelia e suas consequências, havendo por bem o interessado permanecer silente ao chamamento deste Tribunal de Contas dos Municípios, sendo o processo relatado e julgado nas condições em que se encontra.

Concluída a instrução processual, foram os autos encaminhados ao Ministério Público Especial de Contas, para fins de cumprimento do disposto no inciso II, do art. 5º, da Lei Estadual nº 12.207/11, resultando no Parecer MPC nº 078/2014, “in fine”:

“I. Relatório

Versa a presente manifestação ministerial sobre a apreciação das contas do Sr. Newton Lima Silva, Prefeito do Município de Ilhéus, referente ao exercício financeiro de 2012.

O processo foi submetido à análise técnica da Coordenadoria de Controle Externo, que emitiu o Pronunciamento Técnico de fls. 1063/1096, demonstrando os principais aspectos da gestão do Poder Executivo Municipal.

A 4ª Inspetoria Regional de Controle Externo – IRCE – exerceu a fiscalização contábil, financeira, orçamentária e patrimonial do ente, notificando mensalmente o gestor sobre as falhas e irregularidades detectadas no exame da documentação mensal. As ocorrências não sanadas estão consolidadas no incluso Relatório Anual de fls. 601/1051.

1

Page 2: PRESTAÇÃO ANUAL DE CONTAS 09500-13 2012 Prefeitura ... · Municipal de Ilhéus, notificado pelo Edital nº 022/2014, publicado no Diário Oficial do Estado de 14/02/2014, não apresentou

Sorteado o processo para a relatoria do ilustre Conselheiro Francisco Netto, o Prefeito Municipal de Ilhéus, notificado pelo Edital nº 022/2014, publicado no Diário Oficial do Estado de 14/02/2014, não apresentou justificativas ou documentos, limitando-se a requerer a entrega de documentos relativos à Prefeitura de Ilhéus que estariam sob a guarda deste Tribunal, conforme petitório de fl 1106, o qual foi prontamente deferido pelo Conselheiro relator. Não consta dos autos qualquer manifestação posterior do gestor, devendo-se reconhecer a revelia e seus consectários efeitos legais.

Em seguida, os autos foram encaminhados a esta Procuradoria de Contas para emissão de opinativo, conforme despacho de fl. 1113, proferido pelo i. relator Conselheiro Substituto Antônio Carlos da Silva.

É o relatório.

II. Fundamentação

Apesar de todas as recomendações tecidas pela área técnica serem merecedoras de atenção, serão analisadas e enfrentadas pelo parquet neste opinativo as falhas e apontamentos mais relevantes, que têm o condão de repercutir na deliberação final acerca da aprovação ou rejeição desta prestação de contas.

II.1. Relatório Anual

II.1.a. Realização de Tomada de Contas Especial nos meses de setembro a dezembro de 2012, tendo em vista que a Prefeitura não apresentou à IRCE a documentação de receita e despesa respectiva.

O Relatório Anual consignou que o gestor deixou de encaminhar à 4ª Inspetoria Regional a documentação de receita e despesa referente aos meses de setembro a dezembro do exercício de 2012, tendo sido deflagrado por este Tribunal tomada de contas especial da Prefeitura de Ilhéus, oportunidade em que a documentação pertinente foi recolhida pelos técnicos deste Tribunal na sede da Prefeitura.

O dever de prestar contas, previsto no 70, parágrafo único, da Carta Maior, no art. 89, parágrafo único, da Constituição do Estado da Bahia e no art. 33 da Lei Complementar nº 06/91, afigura-se como espécie de obrigação pública imposta a todo sujeito, pessoa física, jurídica, pública ou privada, que utilize, arrecade, guarde, gerencie ou administre dinheiro, bens ou valores públicos, constituindo, em verdade, a principal obrigação assumida pelo gestor público no exercício do mandato.

A festejada Maria Helena Diniz1 conceitua prestação de contas como “ato pelo qual os responsáveis por uma gestão (governadores, prefeitos, diretores, secretários, tesoureiros, etc.) demonstram as despesas feitas para atender a uma finalidade pública. Trata-se da apresentação documental feita pelos administradores públicos sobre o emprego de verbas de interesse público”.

A prestação de contas decorre diretamente do regime democrático, da forma republicana de governo e do princípio constitucional da transparência, constituindo importante instrumento de controle à disposição dos cidadãos e dos órgãos de controle. A violação do dever de prestar contas está tipificada expressamente no art. 11, VI, da Lei n° 8.429/92, como ato de improbidade administrativa.

Discorre com propriedade sobre a importância da prestação de contas o Ilustre Conselheiro do Tribunal de Contas da Paraíba, Fávio Sátiro Fernandes2:

“(..) se ao Poder Público não pertence o dinheiro que ele utiliza e do qual é mero gestor, nasce para os seus titulares só dever

1 DINIZ, Maria Helena. Dicionário Jurídico. São Paulo: Saraiva, 1998.2 FERNANDES, Flávio Sátiro. Prestação de Contas – Instrumento de Transparência da Administração. Revista do

Tribunal de Contas da União, n. 64, abr/jun. 1995, p.37. 2

Page 3: PRESTAÇÃO ANUAL DE CONTAS 09500-13 2012 Prefeitura ... · Municipal de Ilhéus, notificado pelo Edital nº 022/2014, publicado no Diário Oficial do Estado de 14/02/2014, não apresentou

de informar ao povo a maneira como os recursos a este arrecadados foram empregados durante o exercício para o qual foi legalmente autorizada a sua utilização.(…) embora o administrador da coisa pública esteja obrigado a informar como usou o dinheiro do povo, tal obrigatoriedade não representa de maneira alguma uma desconfiança em relação aos procedimentos por aquele adotados, mas apenas uma oportunidade que se concede ao povo de conhecer a destinação dada ao seu dinheiro e se esta destinação se pautou pelos ditames legais pertinentes.”

No âmbito do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado da Bahia, foi editada a Resolução nº 1.060/05, para disciplinar as regras para a apresentação da documentação mensal da receita, despesa e da prestação de contas anual das Prefeituras, dispondo sobre os prazos para cumprimento destes encargos, não podendo o gestor desobedecê-los.

A ausência da prestação de contas configura irregularidade de natureza gravíssima, pois denota falta de transparência da Administração em relação à gestão do dinheiro público e dos gastos realizados, capaz de comprometer o mérito destas contas, além de autorizar a aplicação das sanções legais pertinentes, em especial a de multa.

II.1.b. Divergências e Problemas na Alimentação do SIGA

Foram detectadas, em diversos meses, inúmeras irregularidades referentes ao registro de dados da administração pública municipal no Sistema Integrado de Gestão e Auditoria – SIGA, citando-se como exemplo as seguintes: (i) ausência de cotações dos participantes para os itens da licitação; (ii) fontes de recursos usadas no pagamento da despesa diverge da fonte constante da dotação orçamentária para o empenho; (iii) divergência entre o valor do processo licitatório informado e o apresentado em documento encaminhado pela entidade; (iv) ausência de certidões de provas de regularidade fiscal e trabalhista para aditivo de contrato, dentre outras.

Nesse diapasão, cumpre ressaltar que a Resolução TCM/BA nº 1282/09 dispõe sobre a obrigatoriedade dos órgãos e entidades da administração direta e indireta remeterem, pelo Sistema Integrado de Gestão e Auditoria – SIGA, dados e informações concernentes à administração pública municipal, delimitando prazos e meios para sua concretização, conforme disposto no artigo abaixo transcrito:

Art. 2º - A partir de 1º de janeiro de 2010, as Prefeitura e as Câmaras Municipais, as Autarquias e as Fundações de Direito Público, bem como as Sociedades de Economia Mista e as Empresas Públicas ficam obrigadas a remeter dados da gestão municipal ao TCM requeridos pelo Sistema SIGA.Parágrafo único – Para o cumprimento do quanto dispõe este artigo, os titulares e dirigentes dos órgãos e entidades nele mencionados cadastrarão os servidores que se incumbirão de promover a remessa dos dados.

Depreende-se da sobredita resolução que o uso do SIGA tornou-se obrigatório, o que contribui para redução do espaço de tempo entre a ocorrência das irregularidades e a sua identificação e apreciação pelo Tribunal, além de fomentar a transparência dos dados públicos, evitando a ocorrência de danos ao erário Municipal.

Cumpre-nos alertar o gestor acerca das consequências do atraso ou não envio dos referidos dados, pois, além de ensejar a aplicação de multa, poderá provocar a rejeição de suas contas anuais, em conformidade com os arts. 10 e 11 da Resolução nº 1.282/09.

II.1.c. Descumprimento da Lei Federal nº 8.666/93

3

Page 4: PRESTAÇÃO ANUAL DE CONTAS 09500-13 2012 Prefeitura ... · Municipal de Ilhéus, notificado pelo Edital nº 022/2014, publicado no Diário Oficial do Estado de 14/02/2014, não apresentou

II.1.c.1 Processos licitatórios e de dispensa e/ou inexigibilidade não encaminhados ao TCM

A área técnica apontou que não foram encaminhados a esta Corte de Contas os processos licitatórios, de dispensa e inexigibilidade de licitação abaixo relacionados:

PROCESSOS LICITATÓRIOS NÃO ENCAMINHADOS AO TCM

MÊS Nº PROCESSO LICITATÓRIO

OBJETO/FORNECEDOR VALOR R$

janeiro 016PE/2011 Aquisição de água mineral, refrigerante e vasilhame plástico 89.063,21

janeiro 034PE/2011 Aquisição de medicamentos 102.982,00

janeiro 035PE/2011 Aquisição de equipamento de informática. 1,00

janeiro 036PE/2011 Aquisição de medicamentos 1,00

janeiro 037PE/2011 Aquisição de medicamentos 1,00

janeiro 038PE/2011 Aquisição de material médico hospitalar. 1,00

janeiro 109PP/2012 Contratação de empresa para prestar serviço de consulta, visando realizar elaboração e o acompanhamento dos projetos para o Município de Ilhéus, bem como coordenar a elaboração de planos, estudos técnicos, de planejamento e elaboração de propostas voltadas para apresentação de pleitos e acompanhamento na análise técnica.

129.000,00

janeiro 39/2011 Aquisição de material de higienização 10.661,28

janeiro 40/2011 Aquisição de material para higiene bucal 58.000,00

janeiro 41/2011 Aquisição de equipamentos hospitalar (meios auxiliares para locomoção)

195.000,00

janeiro 42/2011 Aquisição de material para o CAPS 30.436,81

janeiro CC 013/2011 Contratação de empresa especializada para o serviço de ampliação e reforma do prédio (próprio) da Secretaria de Assistência Social do município de Ilhéus, conforme processo da Sec. De Infraestrutura

97.433,40

janeiro PP 002/2012 Contratação de empresa especializada para fabricação e instalação de abrigos de ônibus, conforme solicitação da Secretaria de Transporte e Transito do Município de Ilhéus

571.550,00

janeiro PP 003/2012 Aquisição e Transferência de créditos judiciais de origem do DL 6.019/43 – Crédito da DÍVIDA Pública externa do Governo Brasileiro – Para liquidação de seu passivo fiscal e/ou Débitos Fiscais vencidos e vincendos do Município em face da Receita Federal do Brasil e Procuradoria Geral da Fazenda Nacional

40.000.000,00

janeiro PP 004/2012 Locação de máquinas pesadas para atender as necessidades da Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Município de Ilhéus

308.100,00

janeiro PP 005/2012 Aquisição de materiais elétricos para uso nos serviços de iluminação na Zona Rural, conforme solicitação da Secretaria de Ação Regional do Município de Ilhéus

426.004,55

janeiro PP 110/2011 Aquisição de 55.000 lts de combustível para uso nos veículos lotados na Secretaria de Assistência Social do Município de Ilhéus para o período de 10 meses.

155.000,00

janeiro PP 111/2011 Contratação de empresa especializada para confecção e instalação de Bancos para praça, conforme solicitação da secretaria de Desenvolvimento Urbano do Município de Ilhéus.

141.950,00

janeiro PP 112/2011 Locação de um caminhão muque acoplado com cesto aéreo com altura mínima de 17mts,para uso nos serviços de Iluminação Pública do município de Ilhéus, conforme solicitação da Secretaria de Desenvolvimento da Prefeitura de Ilhéus.

42.001,20

janeiro PP 116/2011 Aquisição de microcomputadores notebooks, impressoras Laserjet, impressoras multifuncionais, no-breaks ,rakcs, estabilizadores conforme solicitação da secretaria de Administração do Município de Ilhéus.

199.406,36

janeiro TP 005/2011 Contratação de empresa especializada para os serviços de contratação de desobstrução, limpeza e bota fora de material imprestável dos córregos, conforme solicitação da sec. de Infraestrutura do Município de Ilhéus.

651.417,42

4

Page 5: PRESTAÇÃO ANUAL DE CONTAS 09500-13 2012 Prefeitura ... · Municipal de Ilhéus, notificado pelo Edital nº 022/2014, publicado no Diário Oficial do Estado de 14/02/2014, não apresentou

janeiro TP 004/2011 Serviços de Recomposição de drenagem pluvial e pavimentação em paralelepípedos em Distritos do Município de Ilhéus, Conforme solicitação da Secretaria de Ações Regionais do Município de Ilhéus

842.379,40

fevereiro 4/2009PPS Contratação de empresa especializada em segurança patrimonial eletrônica

0,00

fevereiro CP001/2011 Contratação de empresa de engenharia para execução dos serviços de recuperação e manutenção de drenagem pluvial e pavimentação em paralelepípedos em diversas ruas do município de Ilhéus.

4.348.394,83

fevereiro PP 009/2012 Aquisição de material permanente, eletrodoméstico e de informática, para atender as instalações da casa de atendimento ao Programa do Bolsa Família, da Secretaria de Assistência Social.

43.500,00

fevereiro PP 068/2011 Aquisição de camisas bonés e shorts, para atender os programas sócio assistenciais do Governo Federal, vinculados a Secretaria de Assistência Social do Município de Ilhéus.

150.000,00

fevereiro PP 115/2011 Contratação de empresa para implantação de equipamentos eletrônicos e sistemas para controle, gerenciamento e modernização do trânsito.

2.330.880,00

fevereiro 000007/2011 S

Aquisição de materiais descartáveis para serem utilizados nas unidades de saúde de ilhéus e administrativo.

2.973.900,00

fevereiro 000006/2011 S

Aquisição de insumos que serão utilizados por diversas unidades de saúde deste município.

149.402,42

março 025PE/2011 10.500,00

março 030PE/2011 65.875,00

março CP 002/2011 2.461.256,00

março PP 010/2012 440.050,40

março PP 011/2012 139.516,67

março PP 014/2012 79.055,00

março PP 012/2012 67.218,00

março PP 015/2012 2.674.560,00

março PP 014/2012 31.854,60

abril 055PE/2008 Contratação de serviços para fornecimento de crédito combustível através de cartão magnético.

840.000,00

abril 7/2011 Aquisição de pneus para a demanda anual da Secretaria de Saúde 68.486,50

abril CC 002/2012 Reforma e manutenção do Estádio Mário Pessoa, conforme solicitação no processo adm. nº 391/2012 da Secretária Municipal de Infraestrutura.

50.898,63

abril PP 006/2012 Aquisição de camisas em malha, calças compridas e bonés, para uso de servidores lotados na Secretaria Municipal de Ações Regionais.

19.860,00

abril PP 017/2012 Aquisição de 950 recarga de botijão de gás liquefeito tipo 13kg (vale gás), para atender aos programa da Sec. de Assistência Social do Município de Ilhéus

32.810,00

abril PP 018/2012 Contratação de empresa especializada para locação de veículo tipo pick-up, com ar, movido à diesel capacidade de carga 2000kg, para atender aos serviços da secretaria de educação do Município de Ilhéus

63.600,00

abril PP 019/2012 Serviços de locação de 1 veiculo com capacidade 2000kg para atender aos serviços da Secretaria de Transporte e Transito do Município de Ilhéus

63.600,00

abril PP 020/2012 Aquisição de gás liquefeito para atender as Escolas da Rede de municipal Ensino, conforme solicitação da Secretaria de Educação do Município de Ilhéus.

89.727,30

abril PP 021/2012 Contratação de serviços de recargas de cartuchos pretos e coloridos e recarga de toner, para atender a Secretaria Municipal de Educação de Ilhéus.

16.780,00

abril PP 022/2012 Contratação de empresa especializada para recuperação de parquinhos, conforme solicitação da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbana de Ilhéus.

41.600,00

abril PP 024/2012 Serviços de confecção de impressos gráficos diversos, para atender Secretaria Municipal de Assistência Social e Trabalho de Ilhéus

101.700,00

5

Page 6: PRESTAÇÃO ANUAL DE CONTAS 09500-13 2012 Prefeitura ... · Municipal de Ilhéus, notificado pelo Edital nº 022/2014, publicado no Diário Oficial do Estado de 14/02/2014, não apresentou

abril PP 025/2012 Serviços de recarga e aquisição de garrafões de água mineral, conforme solicitação da Secretaria de Assistência Social e Trabalho do município de Ilhéus

65.540,00

abril PP 026/2012 Aquisição de tintas,tachão,micro-esfera e outros para uso na demarcação viária, conforme solicitação da Secretaria de Transporte e Transito.

434.774,40

abril PP 027/2012 Locação de toldos, sanitário químicos, palcos,stands, barracas e postos elevados, para atender aos programas da Secretaria de Assistência Social.

501.000,00

abril PP 028/2012 Aquisição de botas femininas, masculina e luvas, para uso de servidores da Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Município de Ilhéus

40.700,00

abril PP 117/2011 Aquisição de sungas,shorts tactel, camisas, bonés e bandeiras, para uso de salva-vidas lotados na Secretaria de Administração do município de Ilhéus Secret

13.284,90

abril TP 001/2012 Construção da creche tipo B no bairro nossa Senhora da vitória, conforme solicitação da Secretaria de Infraestrutura do Município de Ilhéus

1.307.298,27

maio 11/2011 Aquisição de material de expediente para serem utilizados por esta Secretaria.

1.379.494,88

maio 5/2009CCS Contratação de empresa para instalação de ar condicionado 0,00

maio 32/2011 Aquisição de medicamentos 152.911,50

maio PP 027/2011 Aquisição de 04 (quatro) aparelhos de ar condicionado splint de 30.000 BTUS para o uso nos setores da Secretaria de Administração

12.000,00

maio PP 013/2012 Aquisição de 10 conjuntos simuladores de exercício, para serem instalados em praças da cidade de Ilhéus.

200.000,00

maio PP 023/2012 Aquisição de cartuchos e tonner para impressora, para os serviços da Secretaria de Educação.

11.090,00

maio PP 030/2012 Aquisição de diversos materiais para utilização nos serviços de oficina da secretaria de Desenvolvimento Urbano de Ilhéus

100.029,00

maio PP 031/2012 Aquisição de cestas básicas para atender ao público assistido pelos programas pertinentes à Secretaria de Assistência Social e Trabalho do Município de Ilhéus.

707.400,00

maio PP 033/2012 Aquisição de sacos plásticos reforçado, para coleta de lixo,na limpeza pública da zona Urbana de Ilhéus

220.451,16

maio PP 035/2012 Contratação de empresa especializada para realização do transporte escolar dos alunos que residem na zona rural,conforme processo Adm. da Secretaria Municipal de Educação de Ilhéus

1.583.988,00

maio PP 036/2012 Aquisição de gênero alimentícios e material de limpeza para atender a diversos setores da secretaria de Educação do Município de Ilhéus.

119.314,70

maio PP 037/2012 Aquisição de diversos materiais de construção para uso na manutenção e pavimentação dos altos do município de Ilhéus

340.831,67

maio PP 039/2012 Aquisição de material de expediente para atender aos diversos setores da Secretaria Municipal de Educação.

64.662,70

maio PP 041/2012 Aquisição de fio de corte para roçadeiras da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano de Ilhéus

19.656,00

maio PP 042/2012 Aquisição de materiais de informática para atender aos programas pertinentes à Secretaria Municipal de Assistência Social e Trabalho de Ilhéus

70.946,00

maio TP 002/2012 Serviços de Construção de uma Quadra Poliesportiva coberta no Bairro Teotônio Vilela.

490.000,00

junho 11 PES Aquisição de Medicamentos 37.780,00

julho CP 001/2012 Contratação de Empresa de engenharia para execução dos Serviços de construção da Praça de Esporte e da Cultura no Bairro Nossa Senhora da Vitória do Município de Ilhéus.

2.140.213,23

julho PP 043/2012 Seguro para ônibus escolares do Programa Caminho da Escola, para transportar alunos matriculados na Educação básica da Rede Municipal de Ensino de Ilhéus

65.000,00

julho PP 048/2012 Aquisição de camisas de manga curta (cor branca e vermelha) e 758.813,40

6

Page 7: PRESTAÇÃO ANUAL DE CONTAS 09500-13 2012 Prefeitura ... · Municipal de Ilhéus, notificado pelo Edital nº 022/2014, publicado no Diário Oficial do Estado de 14/02/2014, não apresentou

mochilas escolares infantis, para atender aos alunos da Rede Municipal de Educação de Ilhéus.

julho PP 055/2012 Aquisição de recarga de Cartuchos e Toner, para atender aos programas sócioassistênciais do Governo Federal vinculado á Secretaria Municipal de Assistência Social e Trabalho.

234.480,00

julho PP 057/2012 Aquisição de móveis para atend4er as unidades de Ensino da Rede Municipal de Ilhéus.

102.380,00

julho PP 058/2012 Aquisição de Material de escritório para atender aos diversos setores da Secretaria Municipal de Educação do Município de Ilhéus.

89.417,60

julho PP 062/2012 Contratação de empresa especializada para apresentação de projeto de gestão de resíduos sólidos nos distritos do Município de Ilhéus.

85.500,00

agosto C001/2012S Contratação de serviço de publicidade 29.000,00

agosto TP006/2012 Contratação de empresa para execução dos serviços de revisão e manutenção da Iluminação Pública da cidade de Ilhéus, compreendendo a Zona Urbana, com substituição do material danificado.

621.000,00

agosto 013-2009 Contratação de vigilância eletrônica, para cobertura em 37 unidades escolares da sede do Município de Ilhéus.

163.000,00

agosto CC005/2012 Execução dos Serviços de restauração emergencial da biblioteca Adonias Filho e Arquivo Público João Mangabeira, localizado na Praça Castro Alves em Ilhéus.

148.965,27

agosto PP013/2011 Contratação de serviços na locação de 50 diárias de gerador de energia de 180 KVA, para diversos eventos durante o ano de 2011.

95.000,00

agosto PP069/2012 Aquisição de pneus, câmaras de ar e protetores para máquinas de médio porte e caminhão basculante para atender a Secretaria Municipal de Ações Regionais.

324.000,00

agosto PE010/2012S Serviço para manutenção preventiva e corretiva em condicionadores de ar de janela e split, geladeira, bebedouro, freezer e frigobar.

77.946,45

agosto PP046/2012 Contratação de empresa especializada para confecção e instalação de coletor vertical metálico, para a secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano.-

72.000,00

agosto PP054/2012 Contratação de empresa especializada para fornecimento parcelado de combustível (óleo diesel,gasolina comum e etanol) para abastecimento dos veículos que compõem a frota da secretaria de educação do Município de Ilhéus.

85.100,62

agosto PP053/2012 Contratação de empresa especializada para fornecimento parcelado de combustível (óleo diesel, gasolina comum e etanol)para abastecimento dos veículos que compõem a frota do Município de Ilhéus conforme solicitação do D. Urbano.

934.410,00

agosto PP059/2012 Aquisição de material de limpeza e de higiene para atender as instituições públicas de acolhimento e abrigamento e os programas pertinentes a secretaria de Assistência Social .de Ilhéus

483.825,26

agosto PP056/2012 Contratação de empresa especializada, para realização do transporte escolar dos alunos que residem na Zona Rural e pertencem a Rede Municipal de Ensino.

393.576,40

agosto PP060/2012 Contratação de empresa especializada para prestação de serviços de demarcação viária, visando a implementação e melhoria da sinalização horizontal em toda malha viária. conforme solicitação da Secretaria de Transporte e Trânsito.

175.082,12

agosto PP061/2012 Aquisição de Gênero alimentícios (perecíveis e não perecíveis) para atender as instituições públicas de acolhimento e aos Programas da Secretaria de Assistência Social de Ilhéus

336.752,00

novembro

PE 011/2012S

Aquisição de medicamentos. 68.405,00

novembro

PE 016/2012 Aquisição de material odontológico. 256.517,81

novembro

PE 021/2012S

Aquisição de mobiliário, eletrodoméstico, informática e equipamento hospitalar.

58.406,95

novembro

PE 022/2012S

Aquisição de mobiliário e equipamento hospitalar 41.138,33

7

Page 8: PRESTAÇÃO ANUAL DE CONTAS 09500-13 2012 Prefeitura ... · Municipal de Ilhéus, notificado pelo Edital nº 022/2014, publicado no Diário Oficial do Estado de 14/02/2014, não apresentou

novembro

PE 023/2012S

Aquisição de material hospitalar, medicamentos e alimento nutricional. 175.652,50

novembro

PE 026/2012S

Aquisição de medicamentos 509.850,00

novembro

PP 019/2012S

Aquisição de veículo automotivo. 53.800,00

novembro

PP 018/2012S

Contratação de serviço para confecção de camisa de malha. 36.500,00

dezembro

PE030S Aquisição de veículo automotor. 28.376,00

PROCESSOS DE DISPENSA E/OU INEXIGIBILIDADE NÃO ENCAMINHADOS AO TCM

fevereiro 018SEDURB/2011

Locação de 01 (um) imóvel localizado na Rodovia Ilhéus/Uruçuca – KM 2,5 – Jardim Savoia – Ilhéus – Bahia, pelo período de 12 (doze) meses, onde funcionará as áreas operacionais da Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Município de Ilhéus

96.000,00

fevereiro CGM002/2012

Contratação de empresa para prestação de serviços técnicos especializados de assessoria e consultoria ao SIGA, junto ao TCM, objetivando melhorar e modernizar o gerenciamento das informações da gestão municipal

60.500,00

março 001A SEFAZ/2011

218.880,00

março 000002A/2012S

69.000,00

março 000360/2012DS

93.958,20

março SECAD002/2012

26.647,17

março SEDUC002/2012

356.149,08

março SEDUC002A/2012

82.582,80

março SEDUC002B/2012

291.747,20

março SEDUC015/2012

487.606,60

março SEINFRA002/2012

13.995,49

março SMA001/2011

14.480,00

março SECAD001/2012

485.000,00

abril 077/2012DS Guerreiro Rent A Car Locadora de Veículos Ltda 93.958,20

abril SEGOV042/2012

Instituto Municipal de Administração Pública -IMAP 40.000,00

maio 000564/2012DS

Clínica Ortopédica e Cirúrgica de Ilhéus - COCI 80.000,00

maio 000565/2012DS

Hospitais Antônio Vianna Silva LTDA 113.000,00

maio 000619/2012DS

Anísio Sabino Loureiro Neto 51.906,84

maio 000620/2012DS

Emília Martins Rocha e Outros 30.428,16

maio 000621/2012DS

Maria Francisca de Brito 10.828,80

maio 000748/2012DS

Analisa Medicina Laboratorial 25.203,44

maio 000750/2012DS

LPI- Laboratório de Patologia de Itabuna LTDA 27.803,36

8

Page 9: PRESTAÇÃO ANUAL DE CONTAS 09500-13 2012 Prefeitura ... · Municipal de Ilhéus, notificado pelo Edital nº 022/2014, publicado no Diário Oficial do Estado de 14/02/2014, não apresentou

maio 050ASEDUC/2011

Associação Ilheense de Assistência a Menores Casa Dom Bosco 38.160,00

maio 075ASEDUC/2011

Legião Feminina Regeneração Sul Bahiana 38.160,00

maio 999/2012 FNDE- Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação 100.000.000,00

maio CGM003/2012

Consultoria Pública Municipal S/C LTDA. 50.000,00

maio SAR005/2012 K.A. Construtora Locação de Máquinas LTDA. 122.598,86

maio SEGOV002/2012

Jeremias Dantas de Jesus 36.000,00

maio SEDURB010/2012

Solar Ambiental e Montadora LTDA. ME 996.793,14

junho 019/2012DS VL Distribuidora de Medicamentos e Produtos HOS 98.332,00

julho 001-ADM/2012

Associação Prof. Das Emp. De Transporte de Passageiros de Ilhéus - ATRANSPI

1.668.163,20

julho 024SEDUC/2012

Jorge Somerlate Tomich 24.000,00

julho 006/2012 Solar Ambiental e Montadora LTDA 845.593,14

julho 065ASEDUC/2011

Instituto Emília de Brito Correia 25.440,00

julho 990/2012S José Amorim Salvador 19.200,00

julho 1000/2012S Audiometria Clinica de Ilhéus LTDA - ME 18.000,00

julho 1001/2012DS Atrium Cor Serviços Médicos S/S - MEDINCOR 10.000,00

julho 1001/2012S Vilela LAB 28.167,00

julho 1002/2012DS Centro de Assistência Integral ao Paciente Renal 500.000,00

julho 1002/2012S Centro de Assistência Integral ao Paciente Renal 3.924.000,00

julho 1003/2012DS Centro Especializado de Ultrassonografia LTDA - CE 50.000,00

julho 1003/2012S CEU – Centro Especializado de Ultrassonografia LTDA 239.880,00

julho 1005/2012S Centro Médico de Ilhéus LTDA 13.275,36

julho 1006/2012S Clínica de Fisioterapia Dra. Liane Moura Darwirchl 18.000,00

julho 1008/2012DS Clínica de Prestação de Serviços Médicos LTDA - CLIED 50.000,00

julho 1008/2012S CLIEDIL Clínica de Prestação de Serviços Médicos 89.656,08

julho 1009/2012DS Clínica de Laserterapia S/C LTDA - R 50.000,00

julho 1009/2012S Clínica de Laserterapia LTDA 146.933,88

julho 1010/2012S Clínica Eletroencefalograma LTDA 9.072,00

julho 1012/2012DS Clínica Ortopédica e Cirúrgica de Ilhéus LTDA - CO 500.000,00

julho 1012/2012S Clínica Ortopédica e Cirúrgica de Ilhéus - COCI 3.393.583,20

julho 1014/2012DS Clínica Ortopédica e Traumatológica de Ilhéus LTDA 100.000,00

julho 1014/2012S COTI Clinica Ortopédica e Traumatológica de Ilhéus 458.379,84

julho 1015/2012S IPI Instituto de Patologia de Ilhéus LTDA 19.553,76

julho 1016/2012DS Hospital Antônio Viana Silva LTDA 500.000,00

julho 1016/2012S Hospitais Antônio Vianna Silva LTDA 2.281.449,96

julho 1017/2012DS Hospital e Maternidade Bartolomeu Chaves S/C LTDA 100.000,00

julho 1017/2012S Hospital e Maternidade Bartolomeu Chaves S/C LTDA 472.845,00

julho 990/2012DS José Amorim Salvador 9.600,00

julho 1018/2012DS Hospital de Olhos Elclin LTDA 300.000,00

julho 1018/2012S Hospital de Olhos Elclin LTDA 1.100.481,84

julho 1019/2012DS Instituto de Analises Clínicas de Ilhéus LTDA - IA 50.000,00

julho 1019/2012S IACLI Instituto de Analises Clinicas LTDA 203.261,64

9

Page 10: PRESTAÇÃO ANUAL DE CONTAS 09500-13 2012 Prefeitura ... · Municipal de Ilhéus, notificado pelo Edital nº 022/2014, publicado no Diário Oficial do Estado de 14/02/2014, não apresentou

julho 1021/2012DS Instituto de Patologia de Ilhéus - IPI 50.000,00

julho 1021/2012S Instituto de Patologia de Ilhéus - IPI 70.088,16

julho 1022/2012DS Laboratório de Análise Clínico Silveira Miranda LTDA 50.000,00

julho 1022/2012S Laboratório de Análise Clínico Silveira Miranda LTDA 184.837,80

julho 1024/2012DS Laboratório Exemplo S/C LTDA 50.000,00

julho 1024/2012S Laboratório Exemplo S/C LTDA 263.999,40

julho 1025/2012DS Médico Center LTDA 50.000,00

julho 1025/2012S Médico Center LTDA 603.549,00

julho 1027/2012DS Policlínica de Ilhéus LTDA 10.000,00

julho 1027/2012S Policlínica de Ilhéus LTDA 85.200,00

julho 1028/2012DS Serviço de Acidentados e Reabilitação e Ortopedia 100.000,00

julho 727/2012DPM

Fundação Fé e Alegria 30.000,00

julho 1028/2012S SACRO Serviço de Acidentados Reabilitados e Ortopedia LTDA 440.475,80

julho 1029/2012S Irmandade Santa Casa de Misericórdia de Ilhéus 5.863.061,16

julho 1029/2012DS Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Ilhéus 500.000,00

julho 1030/2012DS Serviço Propedêutica Feto Materno Ilhéus LTDA - SE 20.000,00

julho 1030/2012S SERPROFEMI Serviço Propedêutica Feto Materno Ilhéus 164.700,00

julho 1031/2012S Sindicato Dos Empregados no Comercio do Município de Ilhéus 14.400,00

julho 125SEAS/2012

Centro de Menores Carentes do T Vilela 10.000,00

julho 1053/201DS Hospital de Olhos Beira Rio LTDA 50.000,00

julho 782/2012DS Centro de Olhos Especializado LTDA 420.007,68

julho 239/2012S ERRS Locadora de Veículos LTDA 15.918,00

julho 783/2012DS DAY Hospital Procedure And Diagnostic VIDAMED LTDA 1.251.393,00

julho 784/2012DS Laboratório Hugo Magalhães LTDA 238.529,88

julho 785/2012DS LAM Laboratório de Análise Clinicas DR Maltez LTDA 224.508,00

julho 786/2012DS LABOCLIN Laboratório de Análise Clinicas DR Maltez LTDA 198.011,28

julho 787/2012DS DELIO Santiago Santos Analises Clinicas LTDA 177.735,60

julho 788/2012DS VILELA LAB Laboratório de Analises Clinicas LTDA E 178.693,08

julho 790/2012DS LPI- Laboratório de Patologia de Itabuna LTDA 166.820,16

julho 791/2012DS Analise Medicinal Laboratorial 151.220,64

julho 792/2012DS Laboratório de Analises Clinicas STA Virgínia LTDA 79.520,64

julho 830/2012S Cleondina Lopes dos Santos 132.000,00

julho 868/2012DS Sergio Augusto Bahia da Silva 11.090,35

agosto 019 SEAS/2012

ERRS Locadora de Veículos LTDA 111.000,00

agosto 049ASEDUC/2011

Associação do Moradores e Amigos do BT VILELA 23.569,20

agosto SEDUC002C/2012

S T de Oliveira Transportes - ME 273.528,00

agosto 712/2012 TALITHA KUM 8.390,00

agosto 727/2012DPM

Fundação Fé e Alegria 30.000,00

agosto 722/2012 Associação Centro Educacional de Ação Integrada - AC 30.000,00

agosto 726/2012 Associação Filtro dos Sonhos 30.000,00

agosto 758/2012 Associação Palotina 30.000,00

agosto 1163/2012DS Roberto Daneu Lins 22.690,00

outubro 025A/2010 Licença de uso do Sistema Semear, o qual permitirá que a Secretaria 594.060,00

10

Page 11: PRESTAÇÃO ANUAL DE CONTAS 09500-13 2012 Prefeitura ... · Municipal de Ilhéus, notificado pelo Edital nº 022/2014, publicado no Diário Oficial do Estado de 14/02/2014, não apresentou

de Educação gerencie as informações de todos os processos, projetos, matrículas de alunos e convênios celebrados

outubro 398/2012DS Serviço de divulgação e Publicidade 16.000,00

novembro

064ASEDUC/2011

Renovação do contrato de locação nº 005/2010, do imóvel situado na Av. Antônio Carlos Magalhães, 1694 – Parque Infantil – Malhado -Ilhéus – Bahia, para o funcionamento da Escola Pastor José Carlos Guimarães e anexo da escola Vovô Isaac.

21.072,00

novembro

1265/2012DS Contratação de serviços de locação de sistema (software) para publicação de atos oficiais sendo nome, DOE, DOU e jornal de grande circulação no Estado objetivando o apoio técnico para cumprimento do princípio da publicidade e da transparência da gestão pública.

16.000,00

dezembro

001 Serviço técnico jurídico para prestação de serviço advocatícios de assessoramento e consultoria especializadas, para a análise de processos judiciais continentes de condenações objetivo de precatórios e requisições de pequeno valor, para adoção de medidas judiciais com objetivo de promoção de RE

180.000,00

O dever constitucional de prestar contas impõe ao gestor público o encaminhamento de toda a documentação relativa às contratações públicas que culminam no dispêndio de verba pública para que o Tribunal de Contas exerça a sua competência constitucional de fiscalização.

Para instrumentalizar a apresentação desta documentação, foi editada pelo TCM/BA a Resolução nº 1.060/05, na qual determinou-se às prefeituras o encaminhamento a este Tribunal de Contas de todos os documentos e processos de licitação, bem como das contratações por meio de dispensa e inexigibilidade, juntamente com a documentação mensal respectiva.

Deste modo, observa-se que o gestor deixou de encaminhar, nos termos apontados pela área técnica desta Corte de Contas, processos de licitação, dispensa e inexigibilidade que deram suporte a um dispêndio de verbas públicas de aproximadamente R$ 183.115.396,60, presumindo-se, desta forma, a irregularidade destas contratações, uma vez que o gestor não se desincumbiu do ônus de comprovar que estes contratos respeitaram as normas legais pertinentes, constituindo infração gravíssima, que compromete o mérito destas contas, devendo ser apenada com a imputação de multa máxima ao gestor.

II.1.c.2. Contratações por dispensa/inexigibilidade de licitação fora das hipóteses autorizadas em lei

A Carta Magna determina, como regra geral, que todo contrato público deve ser precedido do procedimento licitatório adequado, para que, a partir da pluralidade de propostas, a Administração empreenda a contratação que seja mais favorável à satisfação do interesse público. Todavia, a própria Constituição Republicana, no seu art. 37, inciso XXI, permite que a Lei aponte situações excepcionais em que a Administração Pública poderá efetuar contratação direta, dispositivo que foi regulamentado pela Lei n° 8.666/93, ao disciplinar os institutos jurídicos da dispensa e inexigibilidade de licitação.

Constatou a Inspetoria que as contratações a seguir relacionadas foram realizadas por meio de dispensa ou inexigibilidade de licitação fora das hipóteses autorizadas pelos arts. 24 e 25 da Lei n° 8.666/93, violando-se o dever constitucional de licitar:

MÊS DOCUMENTO VALOR R$ CREDOR OBSERVAÇÕES

fevereiro 533 32.736,09 (v. Total R$ 121.200,00)

Cléber Moreira Lima & Cia Ltda (foi enviado o processo de dispensa licitação nº 01/201, porém o mesmo não atende ao

disposto no art.24, inc. IV, da Lei nº 8666/93)

fevereiro Dispensa 03/12

250.000,00 Panda Produções e Eventos Ltda Mediante decreto de nº 22/12, o Prefeito

declara situação de emergência para

realização do carnaval do Município,

celebrando contrato de

11

Page 12: PRESTAÇÃO ANUAL DE CONTAS 09500-13 2012 Prefeitura ... · Municipal de Ilhéus, notificado pelo Edital nº 022/2014, publicado no Diário Oficial do Estado de 14/02/2014, não apresentou

prestação de serviços com a Empresa Panda Produções e Eventos Ltda, pelo valor de R$

250.000,00 (duzentos e cinquenta mil reais) cujo

objeto cinge na contratação de diversas bandas regionais, trio

elétrico e mini trio, para apresentação do

carnaval 2012, sem amparo legal.

maio 2349/2614/2830 (valor total do empenho nº 449/2012

R$ 854.593,14)

281.864,37 Solar Ambiental e Montadora Ltda. ME

julho 3822 (v. total R$ 46.800,00)

5.200,00 Instituto Municipal de Administração Pública

setembro 3008 e 3009 385.209,26 Centro Assist. Integ. Paciente Renal Ltda. Ausência do processo licitatório Mod. Inexig.

nº 030/2012

setembro 3010, 3011 e 3207

1.210,00 Centro Médico de Ilhéus Ltda. Ausência do processo licitatório Mod. Inexig.

nº 031/2012

setembro 3017, 3164, 3165, 3166, 3262 e 3263

286.256,20 Clínica Ortopéd. Cirurg. Ilhéus Ltda. Ausência do processo licitatório Mod. Inexig.

nº 036/2012

setembro 3018, 3055, 3131, 3133 e

3260

70.838,07 Hosp. Antônio Viana Silva Ltda. Ausência do processo licitatório Mod. Inexig.

nº 038/2012

setembro 3019 e 3139 14.672,32 Médico Center Ltda. Ausência do processo licitatório Mod. Inexig.

nº 054/2012

setembro 3059, 3060 e 3061

52.033,12 Hospital de Olhos Elclin Ltda. Ausência do processo licitatório Mod. Inexig.

nº 040/2012

setembro 3114 14.688,00 Prestomedi Dist. Medicamentos Ltda. Ausência do processo licitatório Mod. PE. nº

037/2012

setembro 3146 e 3268 17.057,14 Inst. Analis. Clín. Ilhéus Ltda. Ausência do processo licitatório Mod.

Dispensa nº 1019/2012

setembro 3147 e 3276 37.316,64 Serv. Acident. Reabilit. Ortopedia Ausência do processo licitatório Mod.

Dispensa nº 1028/2012

setembro 3148 5.414,57 Clínica Laserterapia Ltda. Ausência do processo licitatório Mod. Inexig.

nº 033/2012

setembro 3149 5.740,85 Clínica Prest. Serv. Médicos Ltda. Ausência do processo licitatório Mod.

Dispensa nº 1008/2012

setembro 3150 7.439,53 Centro Especi. Ultrassonografia Ltda. Ausência do processo licitatório Mod. Inexig.

nº 1003/2012

setembro 3151 e 3261 48.785,69 Clínica Ortop. Traumatológica de Ilhéus Ltda.

Ausência do processo licitatório Mod. Inexig.

nº 037/2012

setembro 3152 e 3264 17.996,96 Laboratório Exemplo Ltda. Ausência do processo licitatório Mod. Inexig.

nº 1024/2012

setembro 3153 5.925,78 Hosp. Olhos Beira Rio Ltda. Ausência do processo

12

Page 13: PRESTAÇÃO ANUAL DE CONTAS 09500-13 2012 Prefeitura ... · Municipal de Ilhéus, notificado pelo Edital nº 022/2014, publicado no Diário Oficial do Estado de 14/02/2014, não apresentou

licitatório Mod. Inexig. nº 0163/2012

setembro 3172, 3173, 3174, 3274 e

3258

109.005,86 Day Hosp. Proced. Diag. Vidamed Ltda. Ausência do processo licitatório Mod. Inexig.

nº 042/2012

setembro 3175 13.960,94 Centro de Olhos Especializado Ltda. Ausência do processo licitatório Mod. Inexig.

nº 025/2012

setembro 3176 9.732,76 Lab. Hugo Magalhães Ltda. Ausência do processo licitatório Mod. Inexig.

nº 061/2012

setembro 3177 6.802,21 Lab. Anal. Clínicas Ltda. Ausência do processo licitatório Mod.

Dispensa nº 786/2012

setembro 3181, 3182 e 3266

19.765,75 Lab. Anális. Clinicas Dr. Maltez Ausência do processo licitatório Mod.

Dispensa nº 785/2012

setembro 3184 e 3265 15.070,50 Délio Santiago Santos Anális. Clinicas Ltda.

Ausência do processo licitatório Mod.

Dispensa nº 787/2012

setembro 3197, 3205, 3257, 3269, 3270, 3271 e

3272,

262.266,99 Irmandade Sta. Casa de Misericórdia de Ilhéus

Ausência do processo licitatório Mod.

Inexig.058 nº 787/2012

setembro 3201 3.059,94 Atrium Cor Serviços Médicos Ausência do processo licitatório Mod. Inexig.

nº 029/2012

setembro 4643 97.905,35 Montanha Alug. Maq. Equip. Construção Ltda.

Ausência do processo licitatório Mod. CP nº

001/2012

setembro 4649 8.780,35 Oceânica de Ilhéus Serv. Obras Ltda. Ausência do processo licitatório Mod. CC nº

013/2012

setembro 3179, 3180 e 3275

8.526,22 Laboratório de Patologia de Itabuna Ltda. Ausência do processo licitatório Mod.

Dispensa nº 790/2012

setembro 3183 7.235,53 Vilela Lab Ltda. Ausência do processo licitatório Mod.

Dispensa nº 788/2012

outubro 3309, 3310 e 3311

386.828,52 Centro Assit. Integ. Paciente Renal Ltda. Ausência do processo licitatório Mod.

Dispensa nº 1002/2012

outubro 3306, 3320, 3379, 3380, 3383, 3386, 3403, 3471 e

3564

4.480,00 S. B. M. Couto Ausência do processo licitatório Mod. PE nº

016/2011

outubro 3321, 3375, 3376, 3377, 3378, 3582, 3583 e 3584

414.407,63 Irmandade Sta. Casa de Misericórdia de Ilhéus

Ausência do processo licitatório Mod.

Dispensa nº 1029/2012

outubro 3322 e 3608 8.386,32 Lab. Analis. Clín. Sta. Virgínia Ausência do processo licitatório Mod.

Dispensa nº 792/2012

outubro 3323 e 3631 9.945,00 Serv. Propedêutica Feto Materno de Ilhéus

Ausência do processo licitatório Mod.

Dispensa nº 1030/2012

outubro 3324, 3328, 3412, 3413, 3414, 3578, 3579 e 3581

80.798,89 Day Hosp. Procedure Diag. Vidamedi Ltda.

Ausência do processo licitatório Mod.

Dispensa nº 783/2012

outubro 3325, 3368, 166.417,31 Hosp. Olhos Elclin Ltda. Ausência do processo

13

Page 14: PRESTAÇÃO ANUAL DE CONTAS 09500-13 2012 Prefeitura ... · Municipal de Ilhéus, notificado pelo Edital nº 022/2014, publicado no Diário Oficial do Estado de 14/02/2014, não apresentou

3411, 3417 e 3590

licitatório Mod. Dispensa nº 1018/2012

outubro 3326 e 3475 9.076,00 Roberto Danen Lins Ausência do processo licitatório Mod.

Dispensa nº 1163/2012

outubro 3404, 3442 e 3645

11.653,01 Lab. Analis. Clin. Silveira Miranda Ltda. Ausência do processo licitatório Mod.

Dispensa nº 1022/2012

outubro 3408, 3409 e 3595

274.101,44 Clin. Ortoped. Cirurg. Ilhéus Ltda. Ausência do processo licitatório Mod.

Dispensa nº 1012/2012

outubro 3410, 3428, 3429, 3634, 3635, 3636 e

3637

54.105,87 Médico Center Ltda. Ausência do processo licitatório Mod.

Dispensa nº 1025/2012

outubro 3415, 3642 e 3444

18.313,63 Policlínica de Ilhéus Ltda. Ausência do processo licitatório Mod.

Dispensa nº 268/2011

outubro 3418 e 3577 47.398,68 Clin. Ortoped. Traumatológica Ilhéus Ltda. Ausência do processo licitatório Mod.

Dispensa nº 1014/2012

outubro 3427 e 3593 4.588,48 Hosp. Olhos Beira Rio Ltda. Ausência do processo licitatório Mod.

Dispensa nº 1053/2012

outubro 3430, 3603 e 3604

8.279,15 Laboratório de Patologia de Itabuna Ltda. Ausência do processo licitatório Mod.

Dispensa nº 790/2012

outubro 3431 e 3641 36.034,63 Serv. Acident. Reabilit. Ortopedia Ausência do processo licitatório Mod.

Dispensa nº 1028/2012

outubro 3432 2.863,83 Lab. Anal. Clin. Biolife Ilhéus Ausência do processo licitatório Mod.

Dispensa nº 789/2012

outubro 3433 e 3605 17.076,63 Inst. Analis. Clín. Ilhéus Ltda. Ausência do processo licitatório Mod.

Dispensa nº 1019/2012

outubro 3435 e 3607 11.212,75 Souza Lins Laboratórios Ltda. Ausência do processo licitatório Mod.

Dispensa nº 791/2012

outubro 3436 e 3592 18.765,82 Lab. Anális. Clinicas Dr. Maltez Ausência do processo licitatório Mod.

Dispensa nº 785/2012

outubro 3332, 3633 e 3420

50.019,12 Centro de Olhos Especializado Ltda. Ausência do processo licitatório Mod.

Dispensa nº 782/2012

outubro 3333, 3606 e 3421

19.011,47 Lab. Anal. Clínicas Ltda. Ausência do processo licitatório Mod.

Dispensa nº 786/2012

outubro 3334, 3422 e 3646

24.467,76 Centro Especi. Ultrassonografia Ltda. Ausência do processo licitatório Mod.

Dispensa nº 1003/2012

outubro 3335, 3423 e 3639

55.227,34 Lab. Hugo Magalhães Ltda. Ausência do processo licitatório Mod.

Dispensa nº 784/2012

outubro 3336, 3337, 3338, 3370, 3426, 3440, 3586, 3587, 3588 e 3589

74.014,20 Hosp. Antônio Viana Silva Ltda. Ausência do processo licitatório Mod.

Dispensa nº 1016/2012

outubro 3344, 3345, 3347 e 3349

25.360,00 Assoc. Prof. Emp. Transp. Passag. Ilhéus Ausência do processo licitatório Mod.

Dispensa nº 088/2012

14

Page 15: PRESTAÇÃO ANUAL DE CONTAS 09500-13 2012 Prefeitura ... · Municipal de Ilhéus, notificado pelo Edital nº 022/2014, publicado no Diário Oficial do Estado de 14/02/2014, não apresentou

outubro 3363 3.480,00 Atrium Cor Serviços Médicos Ausência do processo licitatório Mod.

Dispensa nº 1001/2012

outubro 3367, 3416 e 3643

17.139,40 Clin. Prest. Serv. Médicos Ausência do processo licitatório Mod.

Dispensa nº 1008/2012

outubro 3369, 3424, 3425 e 3632

22.396,66 Vilela Lab Ltda. Ausência do processo licitatório Mod.

Dispensa nº 788/2012

outubro 3371, 3439 e 3640

15.144,31 Clínica Laserterapia Ltda. Ausência do processo licitatório Mod.

Dispensa nº 1009/2012

outubro 3372, 3373, 3374 e 3441

41.975,13 Hosp. Matern. Bartolomeu Chaves Ltda. Ausência do processo licitatório Mod.

Dispensa nº 1017/2012

outubro 3437 e 3638 13.966,47 Délio Santiago Santos Anális. Clinicas Ltda.

Ausência do processo licitatório Mod.

Dispensa nº 787/2012

outubro 3438 8.060,45 Laboratório Exemplo Ltda. Ausência do processo licitatório Mod.

Dispensa nº 1024/2012

outubro 3598, 3599, 3600 e 3601

45.997,63 SC Construtora Ausência do processo licitatório Mod. TP nº

001/2012

dezembro

4688/4689/4691/4692

8.403,00 MC Comércio de Copiadoras LTDA

Além das contratações acima discriminadas, o Relatório Anual apontou que a contratação por inexigibilidade de licitação nº 01/2012, no mês de julho, no valor de R$ 2.647.568,00 (dois milhões seiscentos e quarenta e sete mil quinhentos e sessenta e oito reais), tendo como objeto a aquisição de passagens para atender necessidades da Administração Pública, não observou os requisitos previstos no art. 25, inciso I, da Lei nº 8.666/93.

Observa-se que a Prefeitura de Ilhéus empreendeu contratações no total aproximado de R$ 4.086.273,15 sem realizar o prévio e necessário procedimento licitatório, praticando ato de improbidade administrativa, nos termos no art. 10, VIII, da Lei n° 8.429/92, situação que, por si só, tem o condão de provocar a rejeição destas contas, além de ensejar a imputação de multa máxima. Ressalte-se, em tempo, que a contratação da empresa Panda Produções e Eventos Ltda., por meio da dispensa de licitação n° 03/12, no valor de R$ 250.000,00, acima relacionada, não deve repercutir na quantificação da multa, eis que já foi objeto de julgamento no termo de ocorrência n° 37.610/13.

II.1.c.3. Encaminhamento intempestivo do procedimento licitatório

A área técnica detectou que o município de Ilhéus encaminhou a esta Corte de Contas intempestivamente os processos licitatórios abaixo mencionados:

MÊS PROCESSO Nº EDITAL Nº OBJETO VALOR ESTIMADO

DATA HOMOLOGAÇÃO

junho PP 006/2012 017/2011 Aquisição de camisas, calças e bonés 19.860,00 2/4/2012

junho PP117/2011 014/2011 Aquisição de sungas, shorts, camisas, bonés e bandeiras vermelhas.

13.284,90 2/4/2012

junho PP 021/2012 023/2011 Recarga de cartuchos. 10.450,00 12/4/2012

junho PP 028/2012 012/2012 Aquisição de botas e luvas. 40.700,00 18/4/2012

junho TP 001/2012 021/2011 Construção de creche tipo B 1.307.298,27

26/4/2012

junho PP 023/2012 024/2011 Aquisição de cartuchos e toner. 11.090,00 2/5/2012

junho PP 039/2012 008/2012 Aquisição material de expediente 64.662,70 24/5/2012

junho Inexig. 001/2011 10441/201 Prestação de serviços/Artista Plástico 14.480,00 1/3/2012

15

Page 16: PRESTAÇÃO ANUAL DE CONTAS 09500-13 2012 Prefeitura ... · Municipal de Ilhéus, notificado pelo Edital nº 022/2014, publicado no Diário Oficial do Estado de 14/02/2014, não apresentou

1

junho Inexig. 002/2012

002/202 Aquisição de passagens rodoviárias 82.582,80 1/3/2012

junho PP 012/2012 001/2012 Aquisição de protetor solar 67.218,00 12/3/2012

junho PP 014/2012 016/2011 Serviços de impressão gráfica 79.055,00 22/3/2012

junho PP 047/2011 008/2011 Serviços de manutenção preventiva e corretiva de Semáforos

140.400,00 21/7/2011

junho PP 115/2011 091/2011 Modernização do sistema de fiscalização do trânsito

2.330.880,00

10/2/2012

junho Inexig. 003/2012

003/2012 Assessoria Jurídica 50.000,00 10/5/2012

junho Disp. 002/2012 1462/2012 Confecção e instalação de faixas informativas

36.000,00 14/5/2012

junho Disp. 005/2012 5117/2012 Serviços de coleta de resíduos sólidos 122.598,86 15/5/2012

junho PP 030/2012 007/2012 Aquisição de materiais p/oficina 40.029,20 2/5/2012

junho 031/2012 001/2012 Aquisição de cestas básicas 707.400,00 2/5/2012

junho PP 033/2012 003/2012 Aquisição de fardos de sacos plásticos 220.451,16 3/5/2012

junho PP 037/2012 005/2012 Aquisição mat. construção 340.831,67 9/5/2012

julho P.P. nº 18/12 20/12 Contratação de uma empresa especializada para locação de um veículo, tipo pick-up, ar condicionado, movida a diesel, com capacidade de carga útil 2.000 kg, com carroceira de madeira

45.000,00 3/4/2012

julho P.P nº 20/12 22/12 Fornecimento de gás liquefeito para abastecer as escolas municipais

94.485,00 11/4/2012

julho P.P. nº 26/12 28/12 Aquisição e tintas p/ demarcação viária, tachão. tachinha, tartaruga, segregador, cola em resina, cones, tonel sinalizador e barreira plástica

399.992,41 16/4/2012

julho P.P. nº 27/12 29/12 Locação de estruturas para atender as necessidades dos programas sócios assistenciais e ações da secretaria de assistência social e trabalho

480.000,00 13/4/2012

agosto 019/2012 017/20125 Vale gá, recarga de botijão de gás liquefeito 13 KG

32.810,00 2/4/2012

agosto 024/2012 022/2012 Recuperação de parquinhos infantil 41.600,00 16/4/2012

agosto 027/2012 025/2012 Serviço de recargas e aquisição de garrafões de água mineral

65.400,00 12/4/2012

agosto 045/2012 041/2012 Aquisição de fios de corte roçadeira 19.656,00 24/5/2012

agosto 046/2012 042/2012 Aquisição de materiais para informática 70.946,00 24/5/2012

O atraso no encaminhamento da documentação configura infração à Resolução nº 1060/05, prejudicando o exercício do controle externo por esta Corte de Contas, devendo ser objeto de punição.

II.1.c.4. Outras irregularidades em licitações e contratos

Registrou-se no relatório anual, em diversos meses, a ocorrência das seguintes irregularidades em processos licitatórios, de dispensa e inexigibilidade, em descumprimento à Lei de Licitações e Contratos: (a) “original de edital não está datado, rubricado em todas as folhas e assinado pela autoridade que o expediu- fl. 47”; (b) “Julgamento e classificação de(s) proposta(s) em desacordo com os critérios de avaliação constantes do edital Art. 43, inciso V da Lei. n.º 8.666/93;” (c) “Ausência de publicação resumida do instrumento de contrato na imprensa oficial. fl. 48, 370;” (d) “Ausência de publicação resumida do aditamento ao instrumento de contrato na imprensa oficial;” (e) “Ausência do original do processo de pagamento”; (f) “Ausência de publicação na Imprensa Oficial do processo de Dispensa/Inexigibilidade de licitação”; (g)

16

Page 17: PRESTAÇÃO ANUAL DE CONTAS 09500-13 2012 Prefeitura ... · Municipal de Ilhéus, notificado pelo Edital nº 022/2014, publicado no Diário Oficial do Estado de 14/02/2014, não apresentou

“Ausência de processo administrativo motivando a dispensabilidade de licitação;” (h) “Ausência de comprovação de notória especialização do profissional contratado;” (i) “Ausência de certidão, de cotação de preço;” (j) “Ausência do Termo aditivo ao Contrato;” (l) “Na fase externa do pregão a convocação dos interessados não foi efetuada por meio de publicação de aviso conforme o vulto da licitação, em jornal de grande circulação local, conforme regulamento específico;” (m) “Ausência da razão para escolha do fornecedor ou executante, bem como da justificativa do preço contratado Lei 8666/93 art. 26, parágrafo único, incisos I e II; (n) “Processos de pagamento sem indicação das destinações dos materiais e/ou serviços;” (o) “Diversas irregularidades formais em licitações e contratos;” (p) “Objeto da licitação/contrato diverge da nota fiscal”.

A inobservância reiterada dos requisitos mínimos que devem nortear as contratações demonstra evidente descomprometimento do gestor na administração dos recursos públicos, devendo, pois, ser reprimido por esta corte.

II.1.d. Despesas com juros e multas

Ao longo de vários meses, a inspetoria indicou o pagamento de juros e multa em razão do adimplemento intempestivo de obrigações assumidas pelo Poder Executivo Municipal. Como o gestor deixou de defender-se desta irregularidade, deve-se presumir a sua veracidade por este Tribunal, recomendando-se a condenação do gestor ao ressarcimento aos cofres públicos do valor atualizado de todas as multas e juros pagos pela Prefeitura de Ilhéus, nos termos do art. 76, III, “c”, da Lei Complementar Estadual nº 06/91.

II.1.e. Ausência/incompletude do relatório de controle interno

A área técnica desta Corte de Contas registrou o descumprimento da Resolução TCM nº 1.120/05, uma vez que o Relatório de Controle Interno não foi enviado ao longo de diversos meses do exercício de 2012, bem como fora apresentando de forma incompleta em outros meses, falha esta que já foi objeto de ressalva em julgamentos pretéritos.

Neste contexto, imperioso se faz ressaltar que a emissão do relatório auxilia o exercício do controle externo, pois demonstra ao Tribunal os atos de controle praticados e as possíveis falhas identificadas na gestão da administração municipal.

É cediço que constitui dever do executivo municipal organizar e manter seu próprio controle interno, com o objetivo de avaliar o cumprimento das normas jurídicas e de exercer a fiscalização contábil, financeira e patrimonial, sob o prisma da legalidade, legitimidade e economicidade, reputando-se infringido os ditames contidos na Resolução TCM nº 1120/05, assim como o art. 74, I a IV, da Constituição Federal e o art. 90, I a IV, da Constituição do Estado da Bahia

II.1.f. Despesas com publicidade não comprovadas

A área técnica detectou despesas com publicidade desacompanhadas de elementos que comprovassem a efetiva divulgação das respectivas peças de propaganda. Na hipótese, verificou-se- a irregularidade nas seguintes contratações:

MÊS Nº PROCESSO TIPO DE CONTRATO/CREDOR VALOR R$

maio 0002529 CCA Comunicação e Propaganda Ltda. 7.578,50

maio 0002851 CCA Comunicação e Propaganda Ltda. 20.700,00

setembro 3016 Osmario Manoel dos Santos 5.000,00

TOTAL 33.278,50

É obrigação do gestor comprovar suas despesas com publicidade, remetendo a esta Corte de Contas as cópias de todas as peças de propaganda realizadas, possibilitando a fiscalização acerca do conteúdo e o cumprimento dos dispositivos constitucionais referentes à eficácia e a

17

Page 18: PRESTAÇÃO ANUAL DE CONTAS 09500-13 2012 Prefeitura ... · Municipal de Ilhéus, notificado pelo Edital nº 022/2014, publicado no Diário Oficial do Estado de 14/02/2014, não apresentou

finalidade da publicidade institucional, que deve revestir-se de caráter eminentemente pedagógico, em respeito aos ditames contidos na Resolução nº 1254/07.

Desta maneira, opina-se pela condenação do Sr. Newton Lima Silva ao ressarcimento aos cofres públicos, com recursos pessoais, da quantia de R$ 33.278,50 (trinta e três mil duzentos e setenta e oito reais e cinquenta centavos), referente aos gastos não comprovados com publicidade, com base no art. 7º da sobredita Resolução, além da imputação de multa.

II.1.g. Contratação de pessoal sem lei autorizativa

O Relatório Anual consignou, também, que nos meses de março, abril, junho e outubro houve o pagamento de servidores contratados temporariamente, sem respaldo em lei autorizativa, bem como sem que tenha sido comprovado que as situações que ensejaram tais contratações são temporárias e de excepcional interesse público, nos termos impostos pelo art. 37, inciso IX, da Constituição Federal.

Mais uma vez, o gestor deixou de se defender das irregularidades apontadas, presumindo-se a irregularidade das sobreditas contratações, consoante assinalado pela Inspetoria.

O já mencionado art. 37, inciso IX, da Carta Magna, estabelece que “a lei estabelecerá os casos de contratação por tempo determinado para atender a necessidade temporária de excepcional interesse público”. Da leitura do dispositivo, extrai-se três pressupostos, os quais devem estar simultaneamente reunidos para autorizar esta modalidade de contratação, quais sejam: (i) contratos com prazo determinado; (ii) para o atendimento de necessidade temporária de excepcional interesse público; (iii) previstas em lei.

De logo, convém pontuar que a falta de Lei Municipal que discipline e autoriza esta forma especial de contratação constitui grave vício de inconstitucionalidade, além de de tornar nulas todas as contratações temporárias empreendidas, recomenda-se seja determinada a exoneração dos servidores contratados temporariamente e a imediata realização de concurso público para o provimento dessas funções.

II.1.h. Das despesas não comprovadas

Apontou o Relatório Anual o pagamento de diversas despesas sem que tenham sido apresentados os comprovantes de sua realização, à exemplo de nota fiscal e recibo de pagamento, consoante listado a seguir:

MÊS Nº DO PROCESSO CREDOR OBSERVAÇÃO VALOR R$

maio 0001664 Centauro Gráfica e Editora Ltda.

1.890,00

julho 2546 Clínica Ortopédica e Cirúrgica de Ilhéus

Serviços prestados de emergência clínica e ortopédica

30.000,00

julho 2547 Day Hospital Procedure and Diagnostic Vitamed

Ltda.

Serviços prestados de emergência clínica e ortopédica

30.000,00

julho 2549 Hospital Antônio Viana Silva Ltda.

Serviço prestado de emergência clínica e pediátrica

30.000,00

julho 3741 Secretaria da Receita Federal do Brasil/PASEP

Ausência do DARF 29.000,00

novembro 3847 Empório Card Ltda Ausência de nota fiscal e/ou recebo 3.394,035

novembro 3848 Empório Card Ltda Ausência de nota fiscal e/ou recebo 5.412,71

dezembro 6103 TMAIS Serviços Locações e Eventos Ltda.

Ausência de nota fiscal e/ou recebo 29.215,00

dezembro 6203 SJ Assessoria Municipal e Informática Ltda

Ausência de nota fiscal e/ou recebo 11.800,00

dezembro 6204 SJ Assessoria Municipal e Ausência de nota fiscal e/ou recebo 11.800,00

18

Page 19: PRESTAÇÃO ANUAL DE CONTAS 09500-13 2012 Prefeitura ... · Municipal de Ilhéus, notificado pelo Edital nº 022/2014, publicado no Diário Oficial do Estado de 14/02/2014, não apresentou

Informática Ltda

dezembro 6205 SJ Assessoria Municipal e Informática Ltda

Ausência de nota fiscal e/ou recebo 11.800,00

dezembro 6206 SJ Assessoria Municipal e Informática Ltda

Ausência de nota fiscal e/ou recibos 11.800,00

dezembro 6207 SJ Assessoria Municipal e Informática Ltda

Ausência de nota fiscal e/ou recibos 11.800,00

dezembro 6208 SJ Assessoria Municipal e Informática Ltda

Ausência de nota fiscal e/ou recibos 11.800,00

dezembro 4698 Empório Card Ltda Ausência de nota fiscal e/ou recibo 12.779,45

dezembro 4877 Médico Center Ltda. Ausência de nota fiscal e/ou recibo 4.339,31

dezembro 5844 CNM Confederação Nacional dos Municípios

Pagamento efetuado em valor superior ao comprovante de despesa

9.600,00

dezembro 6490 CNM Confederação Nacional dos Municípios

Pagamento efetuado em valor superior ao comprovante de despesa

3.200,00

TOTAL 259.630,51

Em face ao exposto, conclui-se pela necessidade de ressarcimento, com recursos próprios, da quantia de R$ 259.630,51.

II.II. Irregularidades apontadas no Pronunciamento Técnico

II.II.a. Das Alterações orçamentárias

A execução do orçamento deve ter como suporte estudos criteriosos para que espelhe o mais próximo possível o planejamento estratégico municipal. Por outro lado, a peça orçamentária não é um objeto estático, pois o município sofre influências do ambiente micro e macroeconômico, razão pela qual na sua condução é compreensível que sejam necessários certos ajustes, para reforço ou anulação das dotações originalmente previstas.

A despeito da iniciativa das alterações orçamentárias ser atribuída ao Poder Executivo, a sua concretização depende de prévia anuência do Poder Legislativo (art. 167, V, da CF), respeitando, assim, o sistema de freios e contrapesos entre os Poderes constituídos. Nessa esteira, encontram-se previstos na Lei Federal nº 4.320/64 os requisitos para abertura de créditos adicionais, exigindo-se, em apertada síntese, a indicação da fonte de custeio, autorização legal e edição de decreto do poder executivo (arts. 42 e 43).

Conforme Pronunciamento Técnico, foram promovidas alterações orçamentárias por decretos do Poder Executivo no total de R$ 80.925.405,00 (oitenta milhões, novecentos e vinte e cinco mil, quatrocentos e cinco reais), feitas através de créditos adicionais suplementares (R$ 69.619.605,00), crédito especial (R$ 1.365.000,00) e alterações do Quadro de Detalhamento de Despesa (R$ 9.940.800,00). Sucede que, a partir da análise do Demonstrativo de Despesa de dezembro, verificou-se que foram contabilizados no exercício alterações orçamentárias no total de R$ 89.717.002,17, restando não esclarecida a diferença contabilizada de R$ 8.791.597,17, sem o correspondente ato do Poder Executivo que tenha dado suporte a tal escrituração, o que demonstra o descumprimento do art. 42 da Lei Federal nº 4.320/64.

Indica ainda o Pronunciamento Técnico que o total de créditos adicionais suplementares abertos no exercício foi superior ao valor autorizado na Lei de Meios (R$ 16.347.970,54), evidenciando assim que foram criadas despesas sem prévia autorização legislativa, em afronta ao art. 167, V, da Constituição Federal. De igual modo, por se tratar de despesas não contempladas na Lei Orçamentária, a abertura de crédito especial também demanda autorização da Câmara Municipal, que não foi observada pelo gestor na abertura do crédito especial de R$ 1.365.000,00, uma vez que não há notícias nos autos de que exista outorga do Poder Legislativo neste particular.

Em suma, não foram respeitados pelo gestor os limites de créditos consignados no orçamento para atendimento de suas despesas, tendo sido promovidas modificações nas dotações

19

Page 20: PRESTAÇÃO ANUAL DE CONTAS 09500-13 2012 Prefeitura ... · Municipal de Ilhéus, notificado pelo Edital nº 022/2014, publicado no Diário Oficial do Estado de 14/02/2014, não apresentou

através de créditos adicionais suplementares e especial, sem prévia autorização legislativa, em inobservância ao art. 167, V, da Constituição Federal, impondo-se a rejeição destas contas.

II.II.b. Da cobrança da Dívida Ativa e de outras Receitas Municipais

No que toca ao Ativo Permanente, verifica-se a modesta cobrança da dívida ativa tributária, cujo o total de R$ 3.059.161,09 (três milhões, cinquenta e nove mil, cento e sessenta e um reais e nove centavos) recolhido no exercício representou apenas 1,8% do saldo do exercício anterior (R$ 172.523.974,07). Com relação à Dívida Ativa não Tributária, há indicativos que sua cobrança foi negligenciada, tendo em vista que não houve ingresso de receita desta natureza em 2012.

Perfil da Dívida Ativa Tributária e não Tributária do Município

Ano Saldo (R$) Valor cobrado (R$) % sobre o saldo anterior (R$)

2010 156.074.442,23 4.089.782,44 2,88%

2011 173.578.843,16 4.366.200,34 2,80%

2012 190.544.276,88 3.059.161,09 1,77%

Acerca do quanto exposto, no cotejo dos valores cobrados da dívida ativa nos últimos anos (Tributária e não Tributária), constata-se que não houve otimização da capacidade de arrecadação municipal neste exercício, o que o distancia ainda mais das práticas da boa administração pública.

Como é cediço, é requisito essencial de responsabilidade na gestão fiscal a efetiva arrecadação de todos os tributos da competência constitucional do ente da federação. No entanto, verifica-se que o gestor não promoveu medidas suficientes para a efetiva cobrança da dívida ativa como forma de elevar a arrecadação direta, em descumprimento ao art. 11 da LRF. Conforme Balanço Patrimonial de 2012, a Dívida Ativa tributária e não tributária totalizou, respectivamente, R$ 189.464.633,90 e R$ 1.079.642,98, valores expressivos que, se cobrados de forma efetiva, seriam revertidos em benefício da população.

Ainda sob esse enfoque, vale salientar que sequer foram comprovados os pagamentos das imputações de multa de titularidade do gestor. O Pronunciamento Técnico aponta que encontram-se pendentes doze multas3 e quatro ressarcimentos4, de responsabilidade da Sr. Newton Lima Silva, que alcançam o montante de R$ 173.233,00 (cento e setenta e três mil, duzentos e trinta e três reais) e R$ 147.622,70 (cento e quarenta e sete mil, seiscentos e vinte e dois reais, e setenta centavos), respectivamente.

II.II.c. Restos a Pagar X Disponibilidade Financeira (Art. 42 da LC nº 101/00)

Destaca o Pronunciamento Técnico que não há disponibilidade de caixa para cobrir as despesas contraída e não pagas pela gestão, em descumprimento ao art. 42 da Lei Complementar nº 101/00. Indubitável é a gravidade desta falha e a sua relevância no contexto desta Prestação de Contas, que se nota pela expressiva indisponibilidade financeira da ordem de R$ 72.260.333,93 (setenta e dois milhões, duzentos e sessenta mil, trezentos e trinta e três reais, e noventa e três centavos), que corresponde a 30,59% de toda arrecadação orçamentária municipal.

Conclui-se, pois, que não houve no Município uma execução orçamentária equilibrada, em dissonância com os princípios básicos que norteiam a gestão fiscal, bem como em desacato às exigências contidas no art. 42 da Lei Complementar nº 101/00 – LRF, revelada na realização de despesas sem o respeito à efetiva capacidade de geração de caixa, fato este que onera desnecessariamente o orçamento do exercício seguinte, comprometendo o mérito destas contas.

3 Processos TCM nº 00092-10, 08134-09, 08721-10, 00091-10, 00075-10, 00093-10, 08176-11, 03311-11, 08009-12A, 08009-12B, 02178-12, 37610-13. 4 Processos TCM nº 08176-11, 03311-11, 08009-12, e 02178-12. 20

Page 21: PRESTAÇÃO ANUAL DE CONTAS 09500-13 2012 Prefeitura ... · Municipal de Ilhéus, notificado pelo Edital nº 022/2014, publicado no Diário Oficial do Estado de 14/02/2014, não apresentou

II.II.d. Dos limites relacionados à educação

Em relação ao art. 212, caput, da Constituição Federal, consoante o Pronunciamento Técnico, os recursos direcionados pelo Município para manutenção e desenvolvimento do ensino, no total de R$ 63.983.764,79 (sessenta e três milhões, novecentos e oitenta e três mil, setecentos e sessenta e quatro reais, e setenta e nove centavos), não atingiram o percentual mínimo de 25% da receita resultante de impostos e transferências, exigido no referido comando constitucional, representando o índice de apenas 23,13%. Com efeito, esta falha é considerada de natureza grave, podendo inclusive desencadear uma intervenção estadual no ente municipal, nos moldes do art. 35, III, da Carta Magna, eis porque deve também repercutir negativamente no julgamento do mérito das contas.

Por sua vez, com relação aos recursos oriundos do FUNDEB, verifica-se que o Município aplicou 85,77% dos valores recebidos na remuneração de profissionais da educação, observando, assim, o teor do art. 22, caput, da Lei Federal nº 11.494/07, que exige a aplicação mínima de 60%. Entretanto, não consta nos autos o Parecer do Conselho de Acompanhamento e Controle Social do FUNDEB, dispondo acerca da aplicação dos recursos do FUNDEB pelo município no exercício de 2012, em descumprimento ao art. 31 da Resolução TCM nº 1276/08.

Chama atenção ainda deste Parquet a desídia do gestor no cumprimento de determinações desta Corte de Contas, especificamente no que toca à restituição de recursos municipais à conta específica do FUNDEB, referente às despesas glosadas por desvio de finalidade. Aponta o Pronunciamento Técnico três determinações de restituição não cumpridas. A primeira originária do exercício de 2007 (quando era prefeito o Sr. Valderico Luiz dos Reis), e outras duas geradas na gestão do Sr. Newton Lima e Silva, que totalizam R$ 3.003.443,67 (três milhões, três mil, quatrocentos e quarenta e três reais, e sessenta e sete centavos).

Cumpre assinalar que as despesas realizadas em desvio de finalidade – a par de constituir per si uma falha passível de multa – têm sua gravidade majorada na hipótese de não restituição, sendo suscetível de comprometimento das contas da municipalidade, além de caracterizar reincidência no descumprimento de comando deste TCM. Nesse sentido, insta trazer à baila o art. 2º, XXXI, da Resolução TCM nº 222/92:

Art. 2º - São consideradas irregularidades que, pelo grau de relevância, pelo nível de incidência e pela frequência verificada, bem como pela extensão e a gravidade dos prejuízos por elas causados ao erário ou ao interesse público, poderão motivar a rejeição de contas municipais, aquelas a seguir especificadas:

XXXI - a reincidência no descumprimento de determinação de que o responsável tenha tido ciência, feita em processo de denúncia, de prestação ou tomada de contas anterior;

II.II.e. Dos limites relacionados à saúde

De igual modo, no tocante às obrigações com serviços públicos de saúde, observa-se que o Município de Ilhéus não cumpriu a aplicação mínima exigida pelo art. 198, § 2º, III, da Carta Magna, cumulado com o art. 7º da LC nº 141/2012, aportando nestes serviços 14,08% da arrecadação dos impostos a que se referem os arts. 156, 158 e 159, I, alínea b e § 3º, da Constituição Federal. Registre-se, ainda, que também não há notícias de que estas despesas foram acompanhadas e analisadas pelo Conselho Municipal de Saúde, em descumprimento ao disposto no art. 13 da Resolução TCM nº 1277/08.

Esta falha ostenta natureza grave e tem o condão de ensejar a rejeição das Contas Públicas, posto que afronta comandos constitucionais. Esta infração traz ainda consequências para a nova gestão, já que, por força do disposto no art. 25 da Lei Complementar nº 141/12, a diferença não aplicada em ações de saúde no exercício de 2012 deverá ser acrescida ao montante mínimo do exercício subsequente, devendo-se notificar o atual gestor para que tome ciência deste encargo.

II.II.f. Exigências da Lei de Responsabilidade Fiscal

21

Page 22: PRESTAÇÃO ANUAL DE CONTAS 09500-13 2012 Prefeitura ... · Municipal de Ilhéus, notificado pelo Edital nº 022/2014, publicado no Diário Oficial do Estado de 14/02/2014, não apresentou

Nos termos do art. 19, II, c/c o art. 20, III, “b”, da Lei de Responsabilidade Fiscal, a despesa total com pessoal, nos municípios, não pode ser superior a 60% da Receita Corrente Líquida, reservando-se ao Poder Legislativo 6% e ao Poder Executivo 54% do referido percentual. Tal análise, por sua vez, é realizada a cada quadrimestre, período de apuração estabelecido no artigo 22 da Lei Complementar 101/00. Descumprida esta exigência, o art. 23 determina que o percentual excedente seja eliminado nos dois quadrimestres seguintes, sendo que pelo menos 1/3 da redução deve ocorrer no primeiro quadrimestre.

Consoante o Pronunciamento Técnico, a Prefeitura, no 3º quadrimestre de 2011, extrapolou o limite definido na LRF, aplicando 63,84% em despesas com pessoal. Logo, de acordo com o art. 23 da Lei Complementar nº 101/00, deveria o percentual excedente ser eliminado nos dois quadrimestres seguintes, sendo pelo menos 1/3 no primeiro.

Sucede que o exame realizado pela inspetoria regional apontou que tanto no 1º quanto no 2º quadrimestre de 2012 não houve redução do referido percentual excedido, tendo o total da despesa com pessoal neste último período alcançado R$ 155.462.916,62 (cento e cinquenta e cinco milhões, quatrocentos e sessenta e dois mil, novecentos e dezesseis reais e sessenta e dois centavos), correspondendo a 70,49% da Receita Corrente Líquida de R$ 220.553.807,01 (duzentos e vinte milhões, quinhentos e cinquenta e três mil, oitocentos e sete reais e um centavo).

Como não houve defesa, o acolhimento do presente acompanhamento é medida inquestionável, restando evidente que não foram adotadas as medidas inscritas no art. 22, incisos I a V, da Lei Complementar nº 101/00, nem as providências contidas nos §§ 3º e 4º do art. 169 da Constituição Federal, para readequação do total das despesas com pessoal ao limite de 54% da Receita Corrente Líquida, em descumprimento ao art. 23 da LRF.

Deste modo, é importante mencionar que a referida falha constitui infração administrativa contra as finanças públicas, nos termos do art. 5º, inciso IV, da Lei nº 10.028/00, razão pela deve ser aplicada a sanção pecuniária de 30% dos vencimentos anuais do gestor prevista na mesma lei.

Por fim, convém ressaltar que as despesas com pessoal ao final do exercício, permaneceram num percentual acima do limite definido no art. 20, inciso III, alínea “b”, da Lei Complementar nº 101/00. De acordo com Pronunciamento Técnico (item 6.1.1), a despesa com pessoal da Prefeitura apurada em dezembro de 2012 alcançou o montante de R$ 159.030.225,85 (cento e cinquenta e nove milhões, trinta mil, duzentos e vinte e cinco reais, e oitenta e cinco centavos), correspondendo a 69,39% da Receita Corrente Líquida.

Tendo em vista que no exercício de 2013 foi eleito um novo Prefeito para chefiar o Poder Executivo, recomenda-se seja a nova administração do município alertada acerca da extrapolação do índice permitido para despesas com pessoal no 3º quadrimestre de 2012, sobretudo das vedações constantes no art. 169 da Constituição Federal e das regras dispostas nos arts. 22 e 23 da Lei Complementar nº 101/00.

Com relação ao item 6.1.5 do Pronunciamento Técnico (Controle da Despesa Total com Pessoal), manifesto-me no sentido de que a metodologia adotada pela unidade técnica para análise do cumprimento do art. 21 da Lei Complementar nº 101/00, cuja análise cinge-se a um confronto entre a despesa total com pessoal e a Receita Corrente Líquida, não traz elementos subsistentes que possam identificar se efetivamente houve ou não edição de ato que tenha resultado em aumento da despesa com pessoal. Logo, resta comprometida a análise desse Parquet no que tange ao referido dispositivo da Lei de Responsabilidade Fiscal.

II.II.g. Ausência do encaminhamento das Prestações de Contas dos recursos repassados a título de subvenção social

Por força do art. 91, XI, da Constituição do Estado da Bahia, compete a esta Corte de Contas a fiscalização da aplicação de qualquer recurso repassado pelo município, mediante convênio, acordo, ajuste ou outros instrumentos congêneres. Neste ponto, consoante Pronunciamento Técnico, foram identificados pela IRCE seis convênios de repasses de recursos à instituições

22

Page 23: PRESTAÇÃO ANUAL DE CONTAS 09500-13 2012 Prefeitura ... · Municipal de Ilhéus, notificado pelo Edital nº 022/2014, publicado no Diário Oficial do Estado de 14/02/2014, não apresentou

sociais, que totalizam R$ 203.915,46 (duzentos e três mil, novecentos e quinze reais, e quarenta e seis centavos), sem que o município tenha apresentado ao TCM a respectiva prestação de contas, conforme tabela abaixo:

Entidade Valor

APAE – Assoc. De Pais e Amigos Excepcionais de Ilhéus 16.903,28

Associação sonho meu 11.822,76

Coop. De Catadores de Resíduos sol. Recicláveis 31.958,00

Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Ilhéus 93.217,87

Portocop – Ambiental 50.013,55

Como se pode notar, em mais uma oportunidade fica evidente a fragilidade do controle interno municipal, e a falta de acompanhamento e controle da Prefeitura sobre os recursos repassados a título de subvenção social. Registre-se que a atuação do controle externo neste particular não elide o encargo do gestor de exercer o controle da execução do instrumento de parceria, sobretudo na verificação da regularidade da aplicação dos recursos nos moldes propostos no plano de trabalho e cronograma de execução, devendo, no caso de descumprimento, determinar o imediato bloqueio dos repasses ainda não liberados, sob pena de responsabilidade solidária.

Nesse sentido, insta trazer à baila o art. 9º da Resolução TCM nº 1121/05:

Art.9º. Estará sujeito à imputação de débito, além de multa prevista no art. 71, II, da Lei Complementar nº 06/91, o gestor que transferir recursos municipais a entidades civis que não prestarem contas de recursos que lhes foram repassados ou que tenham dado causa a perda, extravio ou outra irregularidade da qual resulte dano ao erário.

Posta assim a questão, assinale-se que, além das sanções administrativas que devem ser impostas pelo município à entidade civil beneficiada em face da omissão no dever de prestar contas, a exemplo do descredenciamento para recebimento de novas subvenções, em atenção ao disposto nos arts. 34 e 35 da Lei Complementar nº 06/91, se faz necessário que esta Corte de Contas instaure às respectivas tomadas de contas, com intuito de apurar as responsabilidades e avaliar as repercussões patrimoniais de eventuais ocorrências que possam ter ensejado dano ao tesouro municipal.

II.II.h. Da transparência da gestão municipal

A Constituição Federal consagrou no art. 37, caput, princípios básicos da Administração Pública, voltados a garantir a boa gestão da coisa pública. Especificamente no que toca ao princípio da publicidade, devem as ações e políticas governamentais adotadas pelo administrador público ser constantemente informadas à sociedade para demonstrar a regular aplicação dos recursos públicos, que, em última análise, pertencem a toda a coletividade.

Corolário do princípio da publicidade, o art. 48 da Lei de Responsabilidade Fiscal trata dos instrumentos de transparência da gestão fiscal nos seguintes termos:

Art. 48. São instrumentos de transparência da gestão fiscal, aos quais será dada ampla divulgação, inclusive em meios eletrônicos de acesso público: os planos, orçamentos e leis de diretrizes orçamentárias; as prestações de contas e o respectivo parecer prévio; o relatório Resumido da Execução Orçamentária e o Relatório de Gestão Fiscal; e as versões simplificadas desses documentos.Parágrafo único. A transparência será assegurada também mediante:

23

Page 24: PRESTAÇÃO ANUAL DE CONTAS 09500-13 2012 Prefeitura ... · Municipal de Ilhéus, notificado pelo Edital nº 022/2014, publicado no Diário Oficial do Estado de 14/02/2014, não apresentou

I – incentivo à participação popular e realização de audiências públicas, durante os processos de elaboração e discussão dos planos, lei de diretrizes orçamentárias e orçamentos;II – liberação ao pleno conhecimento e acompanhamento da sociedade, em tempo real, de informações pormenorizadas sobre a execução orçamentária e financeira, em meios eletrônicos de acesso público;III – adoção de sistema integrado de administração financeira e controle que atenda a padrão mínimo de qualidade estabelecido pelo Poder Executivo da União e ao disposto no art. 48-A

Em total desrespeito ao dever de transparência, não foram publicados os Relatórios Resumido de Execução Orçamentária e o Relatório de Gestão Fiscal de todo o exercício de 2012, descumprindo os arts. 52 e 55, § 2º, da Lei Complementar nº 101/00 e 6º e 7º da Resolução TCM nº 1.065/05.

O descumprimento do dever de publicar o Relatório de Gestão Fiscal acarreta a aplicação da multa contida no art. 5º, § 1º, da Lei nº 10.028/00, correspondente a 30% dos vencimentos anuais do gestor.

Ademais, o Pronunciamento Técnico destaca que não constam informações da publicação das peças de planejamento do município, especificamente a Lei de Diretrizes Orçamentárias e a Lei Orçamentária, bem como não foi apresentado o comprovante de que as contas foram enviadas tempestivamente pelo Chefe do Poder Executivo à Câmara Municipal, para fins de disponibilidade pública, em descumprimento ao art. 49, da Lei Complementar nº 101/00 – LRF.

Por sua vez, no tocante a ausência da realização da audiência pública para apresentação e avaliação das metas fiscais do 3º quadrimestre, tendo em vista que esta obrigação recai sobre a nova administração (já que deve ser feita no mês de fevereiro do ano subsequente ao término do quadrimestre), mas que não integra esta Prestação de Contas, recomenda este Parquet que seja lavrado Termo de Ocorrência, para que haja manifestação de ambas as gestões (do Sr. Newton Lima e Silva e Sr. Jabes Ribeiro), e por conseguinte, seja apurada e fixada a responsabilidade pelo descumprimento do §4º do art. 9º da Lei Complementar nº 101/00 – LRF.

II.II.i. Outras irregularidades consignadas no Pronunciamento Técnico

Outra irregularidade de relevância diz respeito à falta de controle dos bens patrimoniais do município. Embora figure no Balanço Patrimonial bens no montante de R$ 269.456.039,61 (duzentos e sessenta e nove reais, quatrocentos e cinquenta e seis mil, trinta e nove centavos, e sessenta e um centavos), reincidentemente o gestor não apresentou o Inventário Patrimonial do Município, em descumprimento ao item 19, do art. 9º, da Resolução TCM nº 1060/05. Tenha-se presente que esta falha converge numa direção completamente oposta ao que determina o art. 94 da Lei Federal nº 4.320/64 que exige “registros analíticos de todos os bens de caráter permanente, com indicação dos elementos necessários para a perfeita caracterização de cada um deles e dos agentes responsáveis pela sua guarda e administração”.

O Pronunciamento Técnico indica ainda pagamentos de subsídios feitos em valores superiores ao legalmente estabelecido em Lei Municipal aos Secretários Lidney M. F. Campos (Educação), Paulo S. Goulart (Infraestrutura), Ednei M. Oliveira (Governo) e Benilson V. da Conceição (Des. Urbano). Como não constam nos autos elementos que permitam verificar a regularidade destes pagamentos, deve esta Corte de Contas determinar a restituição com recursos próprios ao Tesouro Municipal dos valores pagos indevidamente em 2012.

III. Conclusão

Diante de tudo quanto exposto, com fundamento no art. 71, I, c/c art. 75, caput, ambos da Constituição Federal, opina-se pela emissão de PARECER PRÉVIO, recomendando à Câmara Municipal de Ilhéus a REJEIÇÃO das contas, referentes ao exercício de 2012, da Prefeitura do Município de Ilhéus, de responsabilidade do Sr. Newton Lima Silva, aplicando-se multa e

24

Page 25: PRESTAÇÃO ANUAL DE CONTAS 09500-13 2012 Prefeitura ... · Municipal de Ilhéus, notificado pelo Edital nº 022/2014, publicado no Diário Oficial do Estado de 14/02/2014, não apresentou

ressarcimentos compatíveis com as gravidades das infrações praticadas, com base nas razões acima expostas.”.

Recebido o Parecer MPC nº 078/2014, cumpre à relatoria as observações seguintes:

3. ACOMPANHAMENTO DA EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA

Esteve sob a responsabilidade da 4ª IRCE o acompanhamento da execução orçamentária e da gestão financeira, operacional e patrimonial da Prefeitura Municipal de Ilhéus, cujo resultado se encontra consubstanciado no Relatório Anual, cumprindo registrar as irregularidades seguintes:

a) ausência de remessa ao TCM/BA da documentação mensal de receita e despesa correspondente aos meses de setembro, outubro, novembro e dezembro de 2012;

b) ausência de remessa, pelo Sistema Integrado de Gestão e Auditoria – SIGA, de dados e informações da gestão pública municipal, em contrariedade ao estabelecido no art. 2o, da Resolução TCM no 1.282/09;

c) inobservância de preceitos da Lei Federal nº 8.666/93;

d) realização de despesas sem licitação, totalizando R$4.086.273,15, em contrariedade ao estabelecido no inciso XXI, do art. 37, da Constituição Federal;

e) não encaminhamento de processos de licitação, dispensa e/ou inexigibilidade de licitação a este TCM/BA, totalizando R$183.115.396,60, em contrariedade ao estabelecido na alínea “c”, do inciso 1º, do § 2º, do art. 4º, da Resolução TCM nº 1.060/05;

f) realização de despesas ilegítimas com juros e multas por atraso de pagamentos, pelo que se imputa ao gestor o ressarcimento aos cofres públicos municipais da importância de R$276.654,66, a ser atualizada e acrescida de juros de mora de 1% ao mês a partir da saída dos numerários dos cofres públicos municipais;

g) não comprovação da veiculação/publicação de matéria/informe institucional pago, pelo que se imputa ao gestor o ressarcimento aos cofres públicos municipais da importância de R$33.278,50, a ser atualizada e acrescida de juros de mora de 1% ao mês a partir da saída dos numerários dos cofres públicos municipais;

h) contratação de servidores sem concurso público, em infringência ao preconizado no inciso II, do art. 37, da Constituição Federal, pelo que se determina a imediata regularização da situação funcional dos servidores contratados, sob pena da responsabilização pessoal do gestor em relação aos valores pagos em contrariedade ao disposto nos incisos II, V e IX, do art. 37, da Constituição Federal;

25

Page 26: PRESTAÇÃO ANUAL DE CONTAS 09500-13 2012 Prefeitura ... · Municipal de Ilhéus, notificado pelo Edital nº 022/2014, publicado no Diário Oficial do Estado de 14/02/2014, não apresentou

i) não comprovação da legitimidade de despesas realizadas com recursos públicos municipais, pelo que se imputa ao gestor o ressarcimento aos cofres públicos municipais da importância de R$259.630,51, a ser atualizada e acrescida de juros de mora de 1% ao mês a partir da saída dos numerários dos cofres públicos municipais.

4. INSTRUMENTOS DE PLANEJAMENTO

A lei nº 3464, de 23/12/09, que instituiu o Plano Plurianual para o quadriênio 2010/2013, não acompanha a prestação de contas.

A Lei nº 3.555, de 20/07/2011, fls.10/34, que dispõe sobre as Diretrizes para a elaboração da Lei Orçamentária Anual de 2012, contemplou as prioridades e metas da Administração Pública Municipal, em cumprimento ao parágrafo 2º, art. 165 da C.F. Não se identifica, contudo, a comprovação de que a citada lei fora publicada, não observando ao disposto no art. 48 da LC nº 101/00.No exame do referido instrumento de planejamento de gestão verificam-se os seguintes aspectos:

A Lei de Diretrizes Orçamentária é omissa com relação as normas relativas ao controle de custos e à avaliação dos resultados dos programas financiados com recursos dos orçamento, não atendendo ao art.4º, I, alínea “e” da Lei Federal n° 101/00 – LRF.

Registre-se que outro aspecto importante a ser evidenciado, foi que a LDO não estabeleceu as condições e exigências para as transferências de recursos a entidades públicas e privadas, em desacordo ao art.4, I, alínea “f”, da LRF.

A Lei Orçamentária Anual (LOA), nº 3593, de 21 de dezembro de 2011, pasta anexa, estimou a receita e fixou a despesa para o exercício financeiro de 2012, em R$ 326.959.410,81, compreendendo os Orçamentos Fiscal e da Seguridade Social nos valores de R$234.768.798,33 e R$92.190.612,48, respectivamente. A Lei Orçamentária autorizou abertura de créditos adicionais suplementares nos limites e com a utilização dos recursos abaixo indicados. a) da anulação parcial ou total das dotações, limitando-se a 5% (cinco por cento) do Orçamento;b) do superávit financeiro, limitando-se a 5% (cinco por cento) das despesas autorizadas;c) do excesso de arrecadação, limitando-se a 5 (cinco por cento) das despesas autorizadas.O Poder Executivo sancionou a Lei Orçamentária do exercício de 2012, sem indicativo de sua publicação por meio eletrônico em 29/12/2012, não observando ao disposto no art. 48 da Lei Complementar nº 101/00.

26

Page 27: PRESTAÇÃO ANUAL DE CONTAS 09500-13 2012 Prefeitura ... · Municipal de Ilhéus, notificado pelo Edital nº 022/2014, publicado no Diário Oficial do Estado de 14/02/2014, não apresentou

O Decreto n.º 005, de 02 de janeiro de 2012, aprovou a Programação Financeira e o Cronograma de Execução Mensal de Desembolso para o exercício de 2012, cumprindo, assim, ao art. 8º da LRF. Encontra-se nos autos, o Decreto n.º 004, de 02 de janeiro de 2012, aprovando o Quadro de Detalhamento da Despesa (QDD), do Poder Executivo Municipal para o exercício de 2012.

5. ALTERAÇÕES ORÇAMENTÁRIAS

Conforme decretos do Poder Executivo, fls. 69/106, foram promovidas alterações orçamentárias no montante de R$80.925.405,00, sendo R$ 69.619.605,00 referentes a Créditos Suplementares, R$1.365.000,00 a Crédito Especial e R$9.940.800,00 a Quadro de Detalhamento da Despesa – QDD.

5.1 CRÉDITOS ADICIONAIS SUPLEMENTARESConforme decretos do Poder Executivo, fls. 69/106, foram abertos créditos adicionais suplementares no montante de R$69.619.605,00, por anulação de dotação, embora no Demonstrativo de Despesa do mês de dezembro tenham sido contabilizados R$170.805.604,34, gerando a diferença de R$11.468.997,17.Ressalte-se que os créditos contabilizados, no valor de R$81.088.602,17, ultrapassaram o limite fixado na LOA, cujo valor é de R$16.347.970,54, em descumprimento ao art. 167,V, da CRFB.

5.2 CRÉDITOS ADICIONAIS ESPECIAISConforme decretos do Poder Executivo, pasta anexa, foram abertos créditos adicionais especiais no montante de R$1.365.000,00, por anulação de dotação, estando esse valor contabilizado no Demonstrativo de Despesa do mês de dezembro. No entanto, não foram acostados aos autos as leis autorizativas, em descumprimento ao art. 167, V, da CRFB.

5.3 ALTERAÇÕES DE QDD

Foram realizadas através do decreto n.º 110, alterações no Quadro de Detalhamento da Despesa – QDD, no valor de R$2.677.400,00, sendo contabilizado no Demonstrativo de Despesas o mesmo valor.

6. ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS

6.1 DECLARAÇÃO DE HABILITAÇÃO PROFISSIONAL

Os Demonstrativos Contábeis do período de janeiro a julho/12, foram assinados por Contabilista devidamente registro no Conselho Regional de Contabilidade, cumprindo o disposto na Resolução nº 1.402/12 do conselho Federal de Contabilidade. 6.2 CONFRONTO COM AS CONTAS DA CÂMARA MUNICIPAL

27

Page 28: PRESTAÇÃO ANUAL DE CONTAS 09500-13 2012 Prefeitura ... · Municipal de Ilhéus, notificado pelo Edital nº 022/2014, publicado no Diário Oficial do Estado de 14/02/2014, não apresentou

Confrontando os valores registrados nos Demonstrativos de Despesa de dezembro de 2012 dos Poderes Executivo e Legislativo, foram identificadas as seguintes irregularidades: I - No demonstrativo de receita do mês de dezembro da Prefeitura, o valor atribuído à receita extraorçamentária da Câmara é de R$1.113.124,54, ao passo que o Legislativo registra no demonstrativo correspondente o valor de R$1.146.594,15, gerando a diferença de R$33.469,61.II – De igual modo, no demonstrativo de despesa do mês de dezembro da Prefeitura, o valor atribuído à despesa extraorçamentária da Câmara é de R$1.105.931,49, ao passo que o Legislativo registra no demonstrativo correspondente o valor de R$ 1.146.594,15, gerando a diferença no valor de R$40.662,66.III – Os bens patrimoniais da Câmara, segundo Balanço Patrimonial, totalizaram R$327.192,33, embora no Inventário apresentado nas contas anuais do Poder Legislativo que compõe as fls. 08/09 o total seja de R$312.973,89, ocorrendo a diferença de R$14.218,44.Recomenda-se ao Poder Executivo que, na consolidação das contas, seja efetuada de comum acordo entre os Poderes, inclusive com a responsabilidade de efetuar as contabilizações devidas, para não ocorrer divergências como as registradas.

6.3 CONSOLIDAÇÃO DAS CONTAS – CENTRALIZADA E DESCENTRALIZADARessalta-se que os Demonstrativos Contábeis e Anexos exigidos pela Lei Federal n.º 4.320/64, que compõem a presente prestação de contas, foram apresentados de forma consolidada, atendendo o art. 50 inciso III da LRF.

6.4 BALANÇO ORÇAMENTÁRIO (310/311)Analisando o Balanço Orçamentário, apura-se que do total de R$326.959.410,81, estimado para a receita, foi arrecadado R$236.236.974,98 correspondendo a 72,3% do valor previsto no Orçamento. Tal situação, portanto, indica a necessidade de um melhor planejamento por parte da Administração Pública, com vistas ao atendimento das determinações da Lei Federal nº 4.320/64 e do art. 11 da Lei Complementar n.º 101/00 – LRF.

A despesa orçamentária do Município foi fixada em R$326.959.410,81, e a despesa efetivamente realizada alcançou o montante de R$214.628.184,69 correspondente a 65,6% das autorizações orçamentárias.Com esses resultados, o Balanço Orçamentário registra um Superávit de R$ 21.608.790,29.

6.5 BALANÇO FINANCEIRO (fls. 315/316)

28

Page 29: PRESTAÇÃO ANUAL DE CONTAS 09500-13 2012 Prefeitura ... · Municipal de Ilhéus, notificado pelo Edital nº 022/2014, publicado no Diário Oficial do Estado de 14/02/2014, não apresentou

As receitas e as despesas foram compostas conforme demonstrados a seguir.

RECEITA DESPESA

Orçamentária 236.236.974,98 Orçamentária 214.628.184,69

Transf. Financ. Recebidas 25.930.649,92 Transf. Financ. Concedidas 25.930.649,92

Extra-orçamentária 27.624.867,08 Extra-orçamentária 57.649.291,74

Saldo do Exercício Anterior 21.147.049,06 Saldo Atual 12.731.414,69

TOTAL 310.939.541,04 TOTAL 310.939.541,04

6.6 BALANÇO PATRIMONIAL (317/325)

6.6.1 ATIVO REALIZÁVEL

Conforme Balanço Patrimonial a conta de responsabilidade registra o valor de R$3.355.291,62, sem que o gestor apresentasse qualquer informação sobre a origem dos registros e as ações que estão implementadas para regularização da referida conta.

Chama-se atenção da atual Administração Municipal para adoção das providências necessárias para a apuração das pendências assinaladas e retorno dos recursos ao Tesouro Municipal, inclusive pela via judicial, se necessário. Fica expressamente advertida que o não atendimento do quanto determinado implicará na responsabilização pessoal do atual Gestor, podendo repercutir no mérito das suas contas.

6.6.2 DÍVIDA ATIVA TRIBUTÁRIAO Saldo da Dívida Ativa Tributária referente ao exercício de 2012 foi de R$ 172.523.974,07. Em 2012 foram cobrados R$3.059.161,09, o que representa 1,8% do saldo do exercício anterior, e inscritos R$ 19.999.820,92, resultando no saldo de R$189.464.633,90. Deve a Administração adotar as medidas necessárias para a sua regular cobrança, para atendimento do art. 11 da Lei Complementar nº 101/00.Ressalte-se que no Demonstrativo das Variações Patrimoniais os valores atribuídos às inscrições e às baixas ocorridas em 2012 foram registrados de forma globalizada, deixando de discriminar aqueles referentes à dívida ativa tributária e não tributária. Todavia, na relação do ativo permanente pode-se identificar os valores separadamente.

6.6.3 DÍVIDA ATIVA NÃO TRIBUTÁRIAO Saldo da Dívida Ativa não Tributária referente ao exercício de 2012 foi de R$1.054.869,09. Em 2012, não houve cobrança dessa dívida mas foi efetuado o cancelamento no montante de R$25.045,31 e inscritos R$49.819,20, resultando no saldo atual R$1.079.642,98. Deve, portanto, a Administração adotar as medidas necessárias para a sua regular cobrança, para atendimento do art. 11 da Lei Complementar nº 101/00.

29

Page 30: PRESTAÇÃO ANUAL DE CONTAS 09500-13 2012 Prefeitura ... · Municipal de Ilhéus, notificado pelo Edital nº 022/2014, publicado no Diário Oficial do Estado de 14/02/2014, não apresentou

6.6.3.1 ATUALIZAÇÃO DA DÍVIDA ATIVAVerifica-se que não houve contabilização de atualização da dívida ativa nas Demonstrações das Variações Patrimoniais (fls. 326/327). Cabe registrar que o Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público, instituido pela Portaria Conjunta STN/SOF nº 664/2010, estabelece:

“Os créditos inscritos são objeto de atualização monetária, juros e multas, previstos em contratos ou em normativos legais,que são incorporados ao valor original inscrito. A atualização monetária deve ser lançada no mínimo mensalmente, de acordo com índice ou forma de cálculo pactuada ou legalmente incidente.” (grifo nosso)

6.6.4 INVENTÁRIO DOS BENS PATRIMONIAISNão se identifica nos autos o inventário contendo a relação com os respectivos valores de bens, constantes do Ativo Permanente, indicando a alocação dos bens e números dos respectivos tombamentos, não observando o disposto na Resolução TCM nº 1.060/05, art. 9º, item 18. Apresentou, contudo, à fl. 342 a certidão firmada pelo Chefe do Patrimônio , pelo Secretário de Finanças e pelo Sr. Newton Lima Silva, atestando que todos os bens do município encontram-se registrados no Livro Tombo e submetidos a controle apropriado, estando, ainda, identificados por plaquetas.O inventário sintético apresentado à fls 334/335 demonstra que os bens patrimoniais do Município totalizam R$78.911.762,73, correspondendo ao total demonstrado no Balanço Patrimonial de 2012 e com o saldo apurado no confronto dos Anexo 14 (2011) com o Anexo 15.

6.6.5 PASSIVO FINANCEIRO/ DÍVIDA FLUTUANTEEm 2011, a Dívida Flutuante apresentou o saldo de R$105.202.336,22. Em 2012, as inscrições somaram R$27.624.867,08 e as baixas, incluindo cancelamentos, totalizaram R$57.649.291,74, remanescendo saldo de R$75.177.911,56. Todavia, o saldo registrado no Balanço Patrimonial de 2012 é R$75.177.782,56, gerando a diferença de R$129.000,00.Compõem o passivo Financeiro, dentre outras, as contas ISS e IRRF saldos de R$1.064.502,36 e R$4.439.277,92, respectivamente. Todavia, cabe ressaltar que tais valores constituem receitas orçamentárias do município, conforme disposto nos arts. 156, inciso III (ISS) e 158, inciso I (IRRF) da Constituição Federal.

6.6.6 PASSIVO PERMANENTE/ DÍVIDA FUNDADAA Dívida Fundada Interna em 2011, apresentou o saldo de R$256.338.612,11. Em 2012, houve inscrição de R$2.040.065,30 e baixa de R$5.268.667,96, remanescendo saldo no valor de R$253.110.009,45. Não constam nos autos os documentos que comprovam os saldos registrados no Balanço Patrimonial relativos às dívidas contraídas pelo Município, incluindo os precatórios e respectivos valores para serem pagos no exercício de 2013, em descumprimento ao art. 9.°, item 39, da Resolução TCM 1.060/05.

30

Page 31: PRESTAÇÃO ANUAL DE CONTAS 09500-13 2012 Prefeitura ... · Municipal de Ilhéus, notificado pelo Edital nº 022/2014, publicado no Diário Oficial do Estado de 14/02/2014, não apresentou

6.6.7 PRECATÓRIOS JUDICIAIS

Verifica-se, conforme Balanço Patrimonial/2012, registro de Precatórios no montante de R$38.869.825,46. Todavia, não consta a relação dos beneficiários em ordem cronológica de apresentação dos precatórios, acompanhada dos respectivos valores; contrariando portanto, o que determinam art. 30 § 7º e o art. 10 da Lei Complementar nº 101/00 (LRF) e a Resolução TCM nº 1060/05 art. 9º item 39. Ressalte-se o disposto no art. 100 da Constituição Federal, abaixo transcrito:

“Art. 100. Os pagamentos devidos pelas Fazendas Públicas Federal, Estaduais, Distrital e Municipais, em virtude de sentença judiciária, far-se-ão exclusivamente na ordem cronológica de apresentação dos precatórios e à conta dos créditos respectivos, proibida a designação de casos ou de pessoas nas dotações orçamentárias e nos créditos adicionais abertos para este fim.” (Grifo nosso).

6.6.8 DÍVIDA CONSOLIDADA LÍQUIDA

Conforme valores demonstrados no Balanço Patrimonial do exercício, a Dívida Consolidada Líquida do Município foi correspondente a R$249.632.573,45, representando 108,9% da Receita Corrente Líquida de R$229.172.595,55, situando-se, assim, no limite de 1,2 vezes a Receita Corrente Líquida, em cumprimento ao disposto no art. 3º, inciso II, da Resolução n.º 40, de 20/12/2001, do Senado Federal.

6.6.9 RESULTADO PATRIMONIAL

O saldo patrimonial do exercício anterior apresentou o Passivo Real a Descoberto de R$93.550.863,02. Extraindo-se esse valor do resultado patrimonial do exercício de 2012, o qual correspondeu ao superávit patrimonial de R$139.920.527,18, obtém-se o Ativo Real Líquido de R$46.369.664,16. Todavia, no Balanço Patrimonial de 2012 (fl.324) foi registrado o Passivo Real a Descoberto do valor de R$42.745.046,09.

O Resultado Patrimonial está em total desacordo com as determinações da Lei Federal nº 4.320/64, refletindo no resultado financeiro e patrimonial do exercício de 2012, conseqüentemente ratificando serem inconsistentes os resultados apresentados nos Balanços Financeiro, Patrimonial e Demonstração das Variações Patrimoniais.

6.7 RESTOS A PAGAR X DISPONIBILIDADE FINANCEIRA

Da análise do Balanço Patrimonial, conforme demonstrado na tabela abaixo, ficou evidenciado que não há saldo suficiente para cobrir os Restos a Pagar inscritos no exercício financeiro em exame , havendo assim o descumprimento do artigo 42 da LRF.

31

Page 32: PRESTAÇÃO ANUAL DE CONTAS 09500-13 2012 Prefeitura ... · Municipal de Ilhéus, notificado pelo Edital nº 022/2014, publicado no Diário Oficial do Estado de 14/02/2014, não apresentou

DISCRIMINAÇÃO VALOR

(+) Caixa e Bancos 4.070.149,72

(+) Haveres Financeiros 0,00

(=) Disponibilidade Financeira 4.070.149,72

(-) Consignações e Retenções (27.249.646,86)

(-) Restos a Pagar de exercícios anteriores (47.047.159,91)

(=) Disponibilidade de Caixa 70.226.657,05

(-) Restos a Pagar do Exercício (592.713,72)

(-) Despesas de exercícios anteriores (1.440.963,16)

(=) Indisponibilidade Financeira (72.260.333,93)

Registre-se que o descumprimento do art. 42 da LRF, configura-se infração ao art. 359-C do Decreto-Lei nº 2.848/40 – Código Penal, acrescido pela dLei nº 10.028/00, que será objeto de apuração no foro competente conforme determinação contida ao final deste opinativo.

6.8 DESPESAS DE EXERCÍCIOS ANTERIORES

As Despesas de Exercícios Anteriores (DEA), pagas em 2012, no valor de R$ 1.452.269,66 representam 0,7% das Despesas Orçamentárias realizadas no montante de R$214.628.184,69.

Ainda que o artigo 37 da Lei n. 4.320/64 permita que sejam realizadas tais despesas, deve-se entender essa prática como uma exceção, pois a regra é o Planejamento, conforme determina o § 1º, art. 1º da LRF, o que, no caso em tela, vem sendo inobservado por essa Administração.

6.9 DEMONSTRATIVO DAS VARIAÇÕES PATRIMONIAIS

Conforme Demonstração das Variações Patrimoniais, no exercício em exame, as Variações Ativas importaram em R$260.594.465,64 e as Variações Passivas na quantia de R$120.673.938,46, resultando num Superávit de R$139.920.527,18.

7. OBRIGAÇÕES CONSTITUCIONAIS

7.1 EDUCAÇÃO

Foram aplicados R$63.983.764,79, equivalentes a 23,13% da receita resultante de impostos, compreendida a proveniente de transferências, na manutenção e desenvolvimento do ensino, em inobservância ao estabelecido no art. 212, da Constituição Federal, que exige a aplicação mínima de 25%.

7.2 FUNDEB

Foram aplicados R$47.478.093,12, equivalentes a 85,77% dos recursos 32

Page 33: PRESTAÇÃO ANUAL DE CONTAS 09500-13 2012 Prefeitura ... · Municipal de Ilhéus, notificado pelo Edital nº 022/2014, publicado no Diário Oficial do Estado de 14/02/2014, não apresentou

originários do FUNDEB, que totalizam R$55.356.205,47, na remuneração de profissionais em efetivo exercício do magistério, em atendimento ao estabelecido no art. 22, da Lei Federal nº 11.494/07, que exige a aplicação mínima de 60%.

7.3 PARECER DO CONSELHO DE ACOMPANHAMENTO E CONTROLE SOCIAL DO FUNDEB

Não consta dos autos o parecer do Conselho de Acompanhamento e Controle Social do FUNDEB, em inobservância ao disposto no art. 31, da Resolução TCM nº 1.276/08.

7.4 DESPESAS GLOSADAS NO EXERCÍCIO FINANCEIRO “SUB EXAMEN”

Não foram realizadas despesas com recursos provenientes do FUNDEB em atividades estranhas à educação básica.

7.5 DESPESAS GLOSADAS EM EXERCÍCIO(S) FINANCEIRO(S) ANTERIOR(ES)

Na conformidade do Pronunciamento Técnico expedido, não teria sido restituída à conta específica do FUNDEB, com recursos públicos municipais, a importância de R$3.003.443,67, correspondente a despesas glosadas em exercícios financeiros anteriores, pelo que se determina ao gestor, respeitado o prazo de 30 (trinta) dias do trânsito em julgado da decisão, a restituição à conta específica do FUNDEB, com recursos públicos municipais, da importância sobredita, sob pena da lavratura do competente termo de ocorrência e da sua consequente incursão nas sanções legais previstas.

7.6 APLICAÇÃO MÍNIMA EM AÇÕES E SERVIÇOS PÚBLICOS DE SAÚDE

Foram aplicados R$19.233.858,89, equivalentes a 14,08% dos impostos e transferências, que totalizam R$136.562.094,00, em ações e serviços públicos de saúde, em inobservância ao estabelecido no inciso III, do art. 77, do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias.

7.7 PARECER DO CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE

Não consta dos autos o parecer do Conselho Municipal de Saúde, em inobservância ao estabelecido no art. 13, da Resolução TCM nº 1.277/08.

8. TRANSFERÊNCIA DE RECURSOS AO PODER LEGISLATIVO

Os duodécimos repassados ao Poder Legislativo Municipal alcançaram a importância de R$8.111.073,72, em atendimento ao limite estabelecido pelo art. 29-A, da Constituição Federal.

9. REMUNERAÇÃO DOS AGENTES POLÍTICOS

A Lei Municipal nº 3.364/08 (fls. 1.061 e 1.062) fixou os subsídios mensais do 33

Page 34: PRESTAÇÃO ANUAL DE CONTAS 09500-13 2012 Prefeitura ... · Municipal de Ilhéus, notificado pelo Edital nº 022/2014, publicado no Diário Oficial do Estado de 14/02/2014, não apresentou

Prefeito em R$14.300,00, do Vice-Prefeito em R$10.010,00 e dos Secretários Municipais em R$7.150,00, sendo despendidos com os subsídios anuais do Prefeito R$71.500,00 e ao Vice-Prefeito R$60.060,00, em atendimento aos parâmetros legais estabelecidos.

Aos Secretários Municipais foram pagos R$790.031,90, restando evidenciado o pagamento a maior de R$20.857,73, pelo que se imputa ao gestor o ressarcimento aos cofres públicos municipais da importância de R$20.857,73, a ser atualizada e acrescida de juros de mora de 1% ao mês a partir da saída dos numerários dos cofres públicos municipais.

10. LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL

10.1 LIMITE DA DESPESA TOTAL COM PESSSOAL

A despesa com pessoal da Prefeitura, apurada neste exercício, no montante de R$159.030.225,85, correspondeu a 69,39% da Receita Corrente Líquida de R$229.172.595,55, ultrapassando o limite definido no art. 20, inciso III, alínea 'b', da Lei Complementar nº 101/00 – LRF.

10.2 DESPESA TOTAL COM PESSOAL – PERCENTUAL EXCEDENTE (ARTS. 23 e 66, da LRF) – REFERENTE AO 1º QUADRIMESTRE DE 2012

A Prefeitura, no 1º quadrimestre de 2012, ultrapassou o limite definido no art. 20, inciso III, alínea 'b', da Lei Complementar nº 101/00 – LRF, aplicando 65,58% em despesa com pessoal. Consoante o que estabelecem os arts. 23 e 66 da LRF, o Município deveria eliminar pelo menos 1/3 (um terço) do percentual em agosto/2012 e o restante (2/3) em de dezembro/2012.

De acordo com o Relatório de Prestação de Contas Mensal de agosto de 2012, a despesa de pessoal alcançou o montante de R$155.462.916,62, correspondendo a 70,49% da Receita Corrente Líquida de R$220.553.807,01, constatando-se, assim, o descumprimento da legislação supracitada, tendo em vista o limite máximo de 61,72%.

No terceiro quadrimestre de 2012, a despesa de pessoal do Município alcançou o montante de R$ 159.030.225,85 conforme o Relatório de Prestação de Contas Mensal de dezembro/2012, correspondendo a 69,39% da Receita Corrente Líquida de R$ 229.172.595,55, constatando-se o descumprimento da legislação supracitada, tendo em vista o limite máximo de 54%.

10.3 DESPESA TOTAL COM PESSOAL – REFERENTE AO 2º QUADRIMESTRE DE 2012

De acordo com o Relatório de Prestação de Contas Mensal de agosto de 2012, a despesa de pessoal alcançou o montante de R$155.462.916,62, correspondendo a 70,49% da Receita Corrente Líquida de R$220.553.807,01, constatando-se, assim, o descumprimento do art. 20, inciso III, alínea 'b', da Lei Complementar nº 101/00 - LRF.

34

Page 35: PRESTAÇÃO ANUAL DE CONTAS 09500-13 2012 Prefeitura ... · Municipal de Ilhéus, notificado pelo Edital nº 022/2014, publicado no Diário Oficial do Estado de 14/02/2014, não apresentou

10.4 DESPESA TOTAL COM PESSOAL – PERCENTUAL EXCEDENTE (ART. 23, da LRF) – REFERENTE AO EXERCÍCIO FINANCEIRO DE 2011

A Prefeitura, no exercício de 2011, ultrapassou o limite definido no art. 20, inciso III, alínea 'b', da Lei Complementar nº 101/00 – LRF aplicando 63,84% em despesa com pessoal. Consoante o que estabelece o art. 23 da LRF, o Município deveria eliminar, no exercício subsequente, pelo menos 1/3 (um terço) do percentual excedente no primeiro quadrimestre e o restante no segundo quadrimestre.

De acordo com o Relatório de Prestação de Contas Mensal de abril de 2012, a despesa de pessoal alcançou o montante de R$145.054.318,15, correspondendo a 65,58% da Receita Corrente Líquida de R$221.177.579,79, constatando-se, assim, o descumprimento da legislação supracitada, tendo em vista o limite máximo de 60,56%.

No segundo quadrimestre de 2012, a despesa de pessoal do Município alcançou o montante de R$ 155.462.916,62, conforme o Relatório de Prestação de Contas Mensal de agosto/2012, correspondendo a 70,49% da Receita Corrente Líquida de R$ 220.553.807,01, constatando-se o descumprimento da legislação supracitada, tendo em vista o limite máximo de 54%.

Aplica-se ao gestor multa no importe de R$51.480,00 (cinquenta e um mil, quatrocentos e oitenta reais), equivalente a 30% de seus vencimentos anuais, nos termos do § 1º, do art. 5º, da Lei Federal nº 10.028/00.

10.5 CONTROLE DA DESPESA TOTAL COM PESSOAL

O parágrafo único do art. 21, da Lei Complementar nº 101/000 (LRF), dispõe:

“Art. 21Parágrafo único. Também é nulo de pleno direito o ato de que resulte aumento da despesa com pessoal expedido nos cento e oitenta dias anteriores ao final do mandato do titular de respectivo Poder ou órgão referido no art.20.”

O total da despesa com pessoal efetivamente realizado pela Prefeitura, no período de julho de 2011 a junho de 2012, foi de R$151.019.904,45. A Receita Corrente Líquida somou o montante de R$220.392.099,68, resultando no percentual de 68,52%.

No período de janeiro a dezembro de 2012, o total da despesa com pessoal efetivamente realizado pela Prefeitura correspondeu a R$159.030.225,85, equivalente a 69,39% da Receita Corrente Líquida de R$229.172.595,55, constatando-se decréscimo de 1,32%.

10.6 RELATÓRIOS RESUMIDOS DA EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA E DE GESTÃO FISCAL

10.6.1 PUBLICIDADE 35

Page 36: PRESTAÇÃO ANUAL DE CONTAS 09500-13 2012 Prefeitura ... · Municipal de Ilhéus, notificado pelo Edital nº 022/2014, publicado no Diário Oficial do Estado de 14/02/2014, não apresentou

Não constam dos autos os relatórios resumidos da execução orçamentária correspondentes ao 1º, 2º, 3º, 4º, 5º e 6º bimestres e os relatórios de gestão fiscal correspondentes ao 1º, 2º e 3º quadrimestres de 2012, acompanhados dos demonstrativos com os comprovantes de sua divulgação, em inobservância ao estabelecido nos arts. 6° e 7°, da Resolução TCM n° 1.065/05, no art. 52, da Lei Complementar n° 101/00 e no § 2°, do art. 55, da Lei Complementar n° 101/00, pelo que se aplica ao gestor multa no importe de R$51.480,00 (cinquenta e um mil, quatrocentos e oitenta reais), equivalente a 30% de seus vencimentos anuais, nos termos do § 1º, do art. 5º, da Lei Federal nº 10.028/00.

10.7 AUDIÊNCIAS PÚBLICAS

Não consta dos autos a ata da audiência pública relativa ao 3º quadrimestre de 2012, em inobservância ao disposto no § 4º, do art. 9º, da Lei Complementar nº 101/00.

11. RELATÓRIO ANUAL DE CONTROLE INTERNO

O relatório anual de controle interno (fls. 402 a 420) não atende às exigências constantes dos incisos I a IV, do art. 74, da Constituição Federal, dos incisos I a IV, do art. 90, da Constituição do Estado da Bahia e da Resolução TCM nº 1.120/05, pelo que se determina ao gestor a imediata capacitação do responsável pelo controle interno, para que sejam atendidas, em sua totalidade, as exigências das normas regentes do sistema de controle interno municipal, sob pena da sua incursão nas sanções legais previstas.

12. RESOLUÇÕES DO TCM/BA

12.1 ROYALTIES/FUNDO ESPECIAL/COMPENSAÇÕES FINANCEIRAS DE RECUROS MINERAIS E HÍDRICOS – RESOLUÇÃO TCM nº 931/04

Foram recebidos recursos provenientes de Royalties/FEP/CFRM/CFRH no montante de R$1.032.834,57, não sendo identificadas despesas incompatíveis com a legislação vigente.

12.2 CIDE – RESOLUÇÃO TCM nº 1.122/05

Foram recebidos recursos provenientes da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico - CIDE no montante de R$216.500,41, não sendo identificadas despesas incompatíveis com a legislação vigente.

12.3 REPASSE DE RECURSOS ÀS ENTIDADES CIVIS

Foram repassados recursos a entidades civis sem fins lucrativos, a título de subvenção social ou auxílio, mediante convênio, acordo, ajuste ou outro instrumento congênere, no montante de R$203.915,46, sem apresentar as prestações de contas correspondentes, em inobservância ao estabelecido na Resolução TCM nº 1.121/05 e no art. 26, da Lei de Responsabilidade Fiscal, 36

Page 37: PRESTAÇÃO ANUAL DE CONTAS 09500-13 2012 Prefeitura ... · Municipal de Ilhéus, notificado pelo Edital nº 022/2014, publicado no Diário Oficial do Estado de 14/02/2014, não apresentou

pelo que se imputa ao gestor o ressarcimento aos cofres públicos municipais da importância de R$203.915,46, a ser atualizada e acrescida de juros de mora de 1% ao mês a partir da saída dos numerários dos cofres públicos municipais.

12.4 RESOLUÇÃO TCM Nº 1.060/05

12.4.1 DEMONSTRATIVO DOS RESULTADOS ALCANÇADOS

Não consta dos autos o Demonstrativo dos Resultados Alcançados, em inobservância ao disposto no item 30, do art. 9º, da Resolução TCM nº 1.060/05.

12.4.2 RELATÓRIO DE PROJETOS E ATIVIDADES

O Relatório de Projetos e Atividades (fls. 397 a 401) não atende ao disposto no item 32, do art. 9º, da Resolução TCM nº 1.060/05 e no art. 45, da Lei de Responsabilidade Fiscal.

12.5 TRANSMISSÃO DE GOVERNO

A documentação apresentada em 04 (quatro) pastas A/Z anexas como sendo referentes à transmissão de governo não atendem as exigências da Resolução TCM n.º 1311/12. São documentos apostos de forma aleatória, incompletos e sem o respectivo relatório.

13. MULTAS E RESSARCIMENTOS

Assinale-se, por pertinente, que o Município tem obrigação de promover a cobrança, inclusive judicialmente, dos débitos impostos pelo TCM, aos seus gestores, ressaltando que respeitantemente às MULTAS dita cobrança TEM de ser efetuada ANTES DE VENCIDO O PRAZO PRESCRICIONAL, “SOB PENA DE VIOLAÇÃO DO DEVER DE EFICIÊNCIA E DEMAIS NORMAS QUE DISCIPLINAM A RESPONSABILIDADE FISCAL”.

Tendo em vista que as decisões dos Tribunais de Contas impositivas de apenação de multas, ou de ressarcimentos, aos agentes públicos, têm eficácia de título executivo extrajudicial, na forma constitucionalmente prevista, caso não adimplidas voluntariamente, geram créditos públicos executáveis judicialmente, denominados DÍVIDA ATIVA NÃO TRIBUTÁRIA.

Assim, é dever da administração a cobrança do débito, SOB PENA DE RESPONSABILIDADE DO AGENTE QUE SE OMITIU AO CUMPRIMENTO DE SUA OBRIGAÇÃO.

No que concerne, especificamente, às MULTAS, a omissão do gestor que der causa à sua prescrição resultará em lavratura de TERMO DE OCORRÊNCIA para a fim de ser ressarcido o prejuízo causado ao Município, cujo ressarcimento, caso não concretizado, importará em ATO DE IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA, pelo que este TCM formulará Representação junto à 37

Page 38: PRESTAÇÃO ANUAL DE CONTAS 09500-13 2012 Prefeitura ... · Municipal de Ilhéus, notificado pelo Edital nº 022/2014, publicado no Diário Oficial do Estado de 14/02/2014, não apresentou

Procuradoria Geral da Justiça.

Na conformidade do Pronunciamento Técnico, existem pendências relativas ao não recolhimento de multas e/ou ressarcimentos impostos a agentes políticos municipais.

13.1 MULTAS

Processo Multado Venc. Valor R$

10264-07 VALDERICO LUIZ DOS REIS 03/08/2008 R$ 500,00

08049-06 VALDERICO LUIS DOS REIS 13/04/2008 R$ 5.000,00

06546-07 VALDÉRICO LUIZ DOS REIS 19/04/2008 R$ 1.000,00

08449-07 VALDERICO LUIZ DOS REIS 25/04/2008 R$ 4.800,00

38638-06 VALDERICO REIS 31/05/2008 R$ 29.000,00

02492-08 VALDERICO LUIZ DOS REIS 13/09/2008 R$ 29.000,00

02229-08 ZERINALDO MARCOLINO DE SENA 29/09/2008 R$ 2.000,00

02697-07 VALDERICO LUIS DOS REIS 13/10/2008 R$ 800,00

02228-08 ZERINALDO MARCOLINO DE SENA 09/05/2009 R$ 2.000,00

07270-08 ALISSON RAMOS MENDONÇA 31/08/2009 R$ 5.000,00

07270-08 ALISSON RAMOS MENDONÇA 31/08/2009 R$ 25.758,00

00605-08 VALDERICO LUIZ DOS REIS 14/11/2009 R$ 30.000,00

04498-09 GEERDSHON RIBEIRO DA SILVA 04/12/2009 R$ 800,00

07236-08 VALDERICO LUIZ DOS REIS 18/01/2010 R$ 29.000,00

07236-08 VALDERICO LUIZ DOS REIS 18/01/2010 R$ 26.400,00

04762-06 JABES SOUZA RIBEIRO 10/07/2010 R$ 3.000,00

01806-07 VALDERICO LUIZ DOS REIS 21/06/2010 R$ 800,00

02601-07 VALDERICO LUIZ DOS REIS 21/06/2010 R$ 800,00

02602-07 LUIZ VALDERICO DOS REIS 29/07/2010 R$ 500,00

01805-07 VALDERICO LUIZ DOS REIS 30/07/2010 R$ 400,00

08257-09 ALISSON RAMOS MENDONÇA 30/07/2010 R$ 25.758,00

02690-07 SR. VALDERICO LUIZ DOS REIS 17/09/2010 R$ 500,00

02701-07 SR.VALDERICO LUIZ DOS REIS 17/09/2010 R$ 500,00

00698-08 SR. VALDERICO LUIZ DOS REIS 17/09/2010 R$ 300,00

01186-08 SR. VALDERICO LUIZ DOS REIS 17/09/2010 R$ 500,00

01809-07 SR.VALDERICO LUIZ DOS REIS 20/09/2010 R$ 300,00

02702-07 SR. VALDERICO LUIZ DOS REIS 20/09/2010 R$ 500,00

01250-08 SR. VALDERICO LUIZ DOS REIS 24/09/2010 R$ 500,00

01251-08 VALDERICO LUIZ DOS REIS 24/09/2010 R$ 500,00

00248-10 VALDERICO LUIZ DOS REIS 27/10/2010 R$ 300,00

00090-10 VALDERICO LUIZ DOS REIS 15/11/2010 R$ 1.000,00

00251-10 VALDERICO LUIZ DOS REIS 15/11/2010 R$ 400,00

00095-10 VALDERICO LUIZ DOS REIS 15/11/2010 R$ 400,00

00252-10 VALDERICO LUIZ DOS REIS 22/11/2010 R$ 1.000,00

01249-08 VALDERICO LUIZ DOS REIS 25/11/2010 R$ 300,00

01183-08 VALDERICO LUIZ DOS REIS 26/11/2010 R$ 300,00

00712-08 VALDERICO LUIZ DOS REIS 26/11/2010 R$ 300,00

02703-07 VALDERICO LUIZ DOS REIS 08/12/2010 R$ 500,00

38

Page 39: PRESTAÇÃO ANUAL DE CONTAS 09500-13 2012 Prefeitura ... · Municipal de Ilhéus, notificado pelo Edital nº 022/2014, publicado no Diário Oficial do Estado de 14/02/2014, não apresentou

00249-10 VALDERICO LUIZ DOS REIS 09/12/2010 R$ 1.500,00

00092-10 VALDERICO LUIZ DOS REIS 20/12/2010 R$ 1.500,00

00092-10 NEWTON LIMA SILVA 20/12/2010 R$ 800,00

01813-07 VALDERICO LUIZ DOS REIS 22/12/2010 R$ 1.000,00

00298-10 VALDERICO LUIZ DOS REIS 22/12/2010 R$ 1.500,00

03966-10 GEERDHON RIBEIRO DA SILVA 29/12/2010 R$ 700,00

01811-07 VALDERICO LUIZ DOS REIS 29/12/2010 R$ 1.000,00

13004-06 JABES DE SOUZA RIBEIRO 03/01/2011 R$ 300,00

13011-06 JABES DE SOUZA RIBEIRO 03/01/2011 R$ 300,00

02678-07 VALDERICO LUIS DOS REIS 07/01/2011 R$ 2.000,00

08712-10 JAILSON ALVES DO NASCIMENTO 04/04/2011 R$ 22.291,31

08134-09 NEWTON LIMA SILVA 05/04/2010 R$ 20.000,00

08721-10 NEWTON LIMA SILVA 07/05/2011 R$ 32.153,00

00091-10 NEWTON LIMA SILVA 30/06/2011 R$ 500,00

00075-10 VALDERICO LUIZ DOS REIS 11/07/2011 R$ 300,00

00075-10 NEWTON LIMA SILVA 11/07/2011 R$ 500,00

00093-10 VALDERICO LUIZ DOS REIS 28/07/2011 R$ 500,00

00093-10 NEWTON LIMA SILVA 28/07/2011 R$ 300,00

00073-10 VALDERICO LUIZ DOS REIS 29/07/2011 R$ 500,00

02695-07 VALDERICO LUIZ DOS REIS 01/08/2011 R$ 500,00

03961-11 ANTONIO OLIMPIO RHEM DA SILVA 09/07/2011 R$ 1.000,00

08712-10 JAILSON ALVES DO NASCIMENTO 04/04/2011 R$ 3.000,00

15024-11 JAILSON ALVES DO NASCIMENTO 01/04/2012 R$ 5.000,00

08180-11 JAILSON ALVES DO NASCIMENTO 02/06/2012 R$ 3.000,00

08180-11 JOILSON ALVES DO NASCIMENTO 02/06/2012 R$ 33.436,95

11021-11 JAILSON ALVES NASCIMENTO 03/07/2012 R$ 400,00

08176-11 NEWTON LIMA SILVA 07/07/2012 R$ 15.000,00

03311-11 NEWTON LIMA SILVA 09/08/2013 R$ 2.000,00

01812-07 VALDERICO LUIZ DOS REIS 22/04/2012 R$ 500,00

00076-10 VALDERICO LUIZ DOS REIS 28/05/2012 R$ 800,00

08008-12 Edivaldo Nascimento de Souza 21/01/2013 R$ 1.200,00

04291-12 MAURÍCIO DOS SANTOS CORSO 10/09/2012 R$ 800,00

08009-12 NEWTON LIMA SILVA 05/05/2013 R$ 36.000,00

08009-12 NEWTON LIMA SILVA 05/05/2013 R$ 51.480,00

02178-12 NEWTON LIMA SILVA 07/07/2013 R$ 2.000,00

37610-13 NEWTON LIMA SILVA 24/08/2013 R$ 12.500,00

04627-05 MARIA LUIZA FIGUEIREDO HEINE 21/08/2005 R$ 500,00

11059-01 JABES SOUZA RIBEIRO 13/09/2001 R$ 1.500,00

37920-13 EDIVALDO NASCIMENTO DE SOUZA 21/09/2013 R$ 1.500,00

13.2 RESSARCIMENTOS

Processo Responsável(eis) Venc Valor R$

04788-98 JOSÉ HENRIQUE SANTOS ABOBEIRA 26/03/1999 R$ 16.500,00

07742-02 ANA MARGARIDA A. AMADO 13/01/2003 R$ 2.239,65

07742-02 FRANCISCO CALDAS S. NETO 13/01/2003 R$ 21.929,77

07742-02 ALISSON RAMOS MENDONÇA 13/01/2003 R$ 24.259,42

39

Page 40: PRESTAÇÃO ANUAL DE CONTAS 09500-13 2012 Prefeitura ... · Municipal de Ilhéus, notificado pelo Edital nº 022/2014, publicado no Diário Oficial do Estado de 14/02/2014, não apresentou

07742-02 ANTÔNIO FIRMINO B. OLIVEIRA 13/01/2003 R$ 24.259,42

07742-02 CARLOS ALBERTO F. OLIVEIRA 13/01/2003 R$ 24.259,42

07742-02 EDSON DA SILVA SANTOS 13/01/2003 R$ 24.259,42

07742-02 ELICIO GOMES DE SÁ FILHO 13/01/2003 R$ 24.259,42

07742-02 GILMAR CHAVES DE SODRÉ 13/01/2003 R$ 24.259,42

07742-02 IVO EVANGELISTA DOS SANTOS 13/01/2003 R$ 24.259,42

07742-02 JAILSON ALVES NASCIMENTO 13/01/2003 R$ 24.259,42

07742-02 JOSÉ CRUZ DOS SANTOS 13/01/2003 R$ 24.259,42

07742-02 JOSÉ FERNANDES DE ARAÚJO 13/01/2003 R$ 24.259,42

07742-02 MARCUS VINÍCIUS HABIB PAIVA 13/01/2003 R$ 24.259,42

07742-02 MARLUCIA FERREIRA PAIXÃO 13/01/2003 R$ 24.259,42

07742-02 RAIMUNDO BORGES DA SILVA 13/01/2003 R$ 24.259,42

07742-02 REINALDO OLIVEIRA DOS SANTOS 13/01/2003 R$ 24.259,42

07742-02 VALDENICK DANTAS DA SILVA 13/01/2003 R$ 24.259,42

07742-02 ZERINALDO MARCOLINO DE SENA 13/01/2003 R$ 24.259,42

07742-02 AMILTON ALVES DOS SANTOS 13/01/2003 R$ 24.259,42

37816-04 ZERINALDO MARCOLINO DE SENA 08/06/2004 R$ 7.155,00

37816-04 ALISSON RAMOS MENDONÇA 08/06/2004 R$ 4.770,00

37816-04 AMILTON ALVES DOS SANTOS 08/06/2004 R$ 4.770,00

37816-04 ANTONIO FIRMINO B. OLIVEIRA 08/06/2004 R$ 4.770,00

37816-04 CARLOS ALBERTO F. DE OLIVEIRA 08/06/2004 R$ 4.770,00

37816-04 EDSON SILVA SANTOS 08/06/2004 R$ 4.770,00

37816-04 ELICIO GOMES DE SÁ FILHO 08/06/2004 R$ 4.770,00

37816-04 FRANCISCO CALDAS SAMPAIO NETTO 08/06/2004 R$ 4.770,00

37816-04 GILMAR CHAVES SODRÉ 08/06/2004 R$ 4.770,00

37816-04 IVO EVANGELISTA DOS SANTOS 08/06/2004 R$ 4.770,00

37816-04 JAILSON ALVES NASCIMENTO 08/06/2004 R$ 4.770,00

37816-04 JOABES SOUSA RIBEIRO 08/06/2004 R$ 4.770,00

37816-04 JOSÉ CRUZ DOS SANTOS 08/06/2004 R$ 4.770,00

37816-04 JOSÉ FERNANDES DE ARAUJO 08/06/2004 R$ 4.770,00

37816-04 MARCUS VINICIUS HABIB PAIVA 08/06/2004 R$ 4.770,00

37816-04 MARILUCIA FERREIRA PAIXÃO 08/06/2004 R$ 4.770,00

37816-04 RAIMUNDO BORGES DA SILVA 08/06/2004 R$ 4.770,00

37816-04 REINALDO OLIVEIRA DOS SANTOS 08/06/2004 R$ 4.770,00

37816-04 VALDINECK DANTAS DA SILVA 08/06/2004 R$ 4.770,00

06102-04 ZERINALDO MARCOLINO DE SOUZA 30/01/2005 R$ 14.945,77

06102-04 ALISSON RAMOS MENDONÇA 30/01/2005 R$ 9.963,84

06102-04 AMILTON ALVES DOS SANTOS 30/01/2005 R$ 9.963,84

06102-04 ANTÔNIO FIRMINIO B. DE OLIVEIRA 30/01/2005 R$ 9.963,84

06102-04 CARLOS ALBERTO F. OLIVEIRA 30/01/2005 R$ 9.963,84

06102-04 EDSON SILVA SANTOS 30/01/2005 R$ 9.963,84

06102-04 ELÍCIO GOMES DE SÁ FILHO 30/01/2005 R$ 9.963,84

06102-04 FRANCISCO CALDAS SAMPAIO NETTO 30/01/2005 R$ 9.963,84

06102-04 GILMAR CHAVES SODRÉ 30/01/2005 R$ 9.963,84

06102-04 IVO EVANGELISTA DOS SANTOS 30/01/2005 R$ 9.963,84

06102-04 JAILSON ALVES NASCIMENTO 30/01/2005 R$ 9.963,84

06102-04 JOABS SOUZA RIBEIRO 30/01/2005 R$ 9.963,84

40

Page 41: PRESTAÇÃO ANUAL DE CONTAS 09500-13 2012 Prefeitura ... · Municipal de Ilhéus, notificado pelo Edital nº 022/2014, publicado no Diário Oficial do Estado de 14/02/2014, não apresentou

06102-04 JOSÉ CRUZ DOS SANTOS 30/01/2005 R$ 9.963,84

06102-04 JOSÉ FERNANDES DE ARAÚJO 30/01/2005 R$ 9.963,84

06102-04 MARCUS VINÍCIOS HABIB PAIVA 30/01/2005 R$ 9.963,84

06102-04 MARILÚCIA FERREIRA PAIXÃO 30/01/2005 R$ 9.963,84

06102-04 RAIMUNDO BORGES DA SILVA 30/01/2005 R$ 9.963,84

06102-04 REINALDO OLIVEIRA DOS SANTOS 30/01/2005 R$ 9.963,84

06102-04 VALDINECK DANTAS DA SILVA 30/01/2005 R$ 9.963,84

07156-05 ZERINALDO MARCOLINO DE SENA 26/03/2006 R$ 28.620,00

06447-06 RAYMUNDO VELOSO SILVA 06/05/2007 R$ 71.395,64

06432-06 VALDERICO LUIZ DOS REIS 23/01/2007 R$ 52.865,47

08457-07 RAIMUNDO VELOSO SILVA 24/12/2007 R$ 132.476,46

02229-08 ZERINALDO MARCOLINO DE SENA 30/09/2008 R$ 30.276,99

07270-08 ALISSON RAMOS MENDONÇA 12/04/2009 R$ 150.255,00

02228-08 ZERINALDO MARCOLINO DE SENA 09/05/2009 R$ 12.122,10

01812-07 VALDÉRICO LUIZ DOS REIS 22/04/2012 R$ 28.455,00

01812-07 VALDÉRICO LUIZ DOS REIS 22/04/2012 R$ 28.455,00

01812-07 VALDÉRICO LUIZ DOS REIS 22/04/2012 R$ 28.455,00

02690-07 VALDERICO LUIZ DOS REIS 14/08/2010 R$ 2.500,00

02701-07 VALDERICO LUIZ DOS REIS 14/08/2010 R$ 4.500,00

02702-07 VALDERICO LUIZ DOS REIS 15/08/2010 R$ 10.000,00

08257-09 ALISSON RAMOS MENDONÇA 19/03/2010 R$ 28.600,00

01811-07 VALDERICO LUIZ DOS RTEIS 15/10/2010 R$ 10.000,00

00248-10 VALDERICO LUIZ DOS REIS 12/09/2010 R$ 1.531,80

00090-10 VALDERICO LUIZ DOS REIS 18/09/2010 R$ 10.864,31

00095-10 VALDERICO LUIZ DOS REIS 19/09/2010 R$ 2.859,70

00251-10 VALDERICO LUIZ DOS REIS 19/09/2010 R$ 1.802,46

00252-10 VALDERICO LUIZ DAS REIS 27/09/2010 R$ 23.590,75

00249-10 VALDERICO LUIZ DOS REIS 02/10/2010 R$ 42.423,02

00092-10 VALDERICO LUIZ DOS REIS 03/10/2010 R$ 35.610,80

00298-10 VALDERICO LUIZ DOS REIS 09/10/2010 R$ 38.584,31

02601-07 VALDERICO LUIZ DOS REIS 30/05/2010 R$ 3.636,96

01805-07 VALDERICO LUIZ DOS REIS 11/07/2010 R$ 2.000,00

01806-07 VALDERICO LUIZ DOS REIS 30/05/2010 R$ 6.539,31

02695-07 VALDERICO LUIZ DOS REIS 22/08/2011 R$ 11.000,00

08712-10 JAILSON ALVES DO NASCIMENTO 01/04/2011 R$ 37.152,00

03961-11 ANTÔNIO OLÍMPIO RHEM DA SILVA 09/07/2012 R$ 297,70

03965-11 SR. MAURÍCIO DOS SANTOS CORSO 10/10/2011 R$ 198,92

08180-11 JAILSON ALVES DO NASCOMENTO 02/06/2012 R$ 37.152,12

08176-11 NEWTON LIMA SILVA 07/07/2012 R$ 40.572,91

11021-11 JAILSON ALVES NASCIMENTO 18/06/2012 R$ 2.334,08

03311-11 NEWTON LIMA SILVA 09/08/2013 R$ 22.404,21

08009-12 NEWTON LIMA SILVA 05/05/2013 R$ 39.008,90

04291-12 MAURICIO DOS SANTOS CORSO 10/09/2012 R$ 960,00

02178-12 NEWTON LIMA SILVA 07/07/2013 R$ 45.636,68

14. PROCESSOS ANEXADOS

41

Page 42: PRESTAÇÃO ANUAL DE CONTAS 09500-13 2012 Prefeitura ... · Municipal de Ilhéus, notificado pelo Edital nº 022/2014, publicado no Diário Oficial do Estado de 14/02/2014, não apresentou

14.1 - Encontra-se às fls. 422/129 o Processo TCM n.º 03990-13, tratando da Prestação de Contas da Fundação Cultural de Ilhéus – FUNDACI, correspondente ao exercício financeiro de 2012.

14.2 - Às fls. 430/448 encontram-se inúmeros processos inerentes à solicitação de prorrogação mensal e de respostas às notificações emitidas pela IRCE, além da reabertura do SIGA.

14.3 – Às fls. 449/506, encontra-se o Processo TCM n.º 15482-12, correspondente ao Inquérito Civil n.º 60/11-MP, em curso na Promotoria de Justiça da Comarca de Ilhéus, tendo em vista indicativos de irregularidades, diante das sucessivas prorrogações de prazo, que culminaram com distrato, publicado quatro meses após, e recontratação da mesma pessoa jurídica para continuidade da obra.

14.4 – Compondo as fls. 507/520 encontra-se o Processo TCM n.º 10.899/13, tratando de manifestação do Ministério Público da Comarca de Ilhéus, tendo em vista o possível descumprimento do artigo 26, parágrafo único, da Lei Federal n.º 11.494, de 20 de junho de 2007 e do artigo 31 da Resolução n.º 1.276/08, deste Tribunal de Contas.

14.5 – As fls. 521/534 compõem o Processo TCM n.º 11.384/13, pelo qual o Ministério Público da Comarca de Ilhéus de ilhéus encaminha a este Tribunal comunicação acompanhada do relatório do processo administrativo n.º 10/13-IMP, que trata da disponibilidade pública das contas do Município de Ilhéus, exercício financeiro 2012.

14.6 – Encontra-se às fls. 535/538 o Processo TCM n.º 37708/13, pelo qual o atual Prefeito de Ilhéus, Sr. Jarbes Ribeiro, informa a este Tribunal como se deu a transição de Governo no início de sua gestão.

14.7 – Às fls. 539/543 referem-se ao Processo TCM n.º 2765-13, pelo qual o atual Prefeito, Sr. Jader Barbalho, comunica a este Tribunal as razões pelas quais não foi procedida a audiência pública do 3.º quadrimestre de 2012.

14.8 – Às fls. 544/566 correspondem ao Processo TCM n.º 3634-13, tratando de Ação Trabalhista ajuizada pelo Sr. Sebastião Costa Rabelo contra o Município de Ilhéus, cuja decisão foi pela extinção sem resolução de mérito dos pedidos objeto da citada reclamação, tendo em vista litigância de má-fé.

14.9 - Às fls. 567/600 correspondem ao Processo TCM n.º 2394-13, tratando de Ação Trabalhista ajuizada pela Sr.ª Maria Raimunda de Jesus Santos contra o Município de Ilhéus, cuja decisão foi pela extinção sem resolução de mérito dos pedidos objeto da citada reclamação, tendo em vista litigância de má-fé.

VOTO

Diante do exposto, com fundamento nas alíneas “a” e “b”, do inciso III, do art. 40, combinado com o “caput”, do art. 43, da Lei Complementar Estadual nº 06/91, é de se opinar pela rejeição, porque irregulares, das contas da

42

Page 43: PRESTAÇÃO ANUAL DE CONTAS 09500-13 2012 Prefeitura ... · Municipal de Ilhéus, notificado pelo Edital nº 022/2014, publicado no Diário Oficial do Estado de 14/02/2014, não apresentou

Prefeitura Municipal de Ilhéus, correspondentes ao exercício financeiro de 2012, consubstanciadas no Processo TCM nº 9.500/13, de responsabilidade do Sr. Newton Lima Silva, a quem se imputa, com respaldo na alínea “c”, do inciso III, do art. 76, da Lei Complementar Estadual nº 06/91, o ressarcimento aos cofres públicos municipais, com seus recursos pessoais, da importância de R$794.336,86 (setecentos e noventa e quatro mil, trezentos e trinta e seis reais e oitenta e seis centavos), a ser atualizada e acrescida de juros moratórios de 1% ao mês a partir da saída dos numerários dos cofres públicos municipais, se aplica, com fulcro no § 1º, do art. 5º, da Lei Federal nº 10.028/00, multa no importe de R$51.480,00 (cinquenta e um mil, quatrocentos e oitenta reais), equivalente a 30% de seus vencimentos anuais, e se aplica, com amparo nos incisos II e III, do art. 71, da Lei Complementar Estadual n° 06/91, multa no importe de R$40.263,00 (quarenta mil, duzentos e sessenta e três reais), em atendimento ao limite estabelecido no art. 1º, da Resolução TCM nº 1.322/13, consoante Deliberação de Imputação de Débito (D.I.D.), que se constitui em parte integrante do parecer prévio expedido, cujos recolhimentos aos cofres públicos municipais deverão ocorrer no prazo máximo de 30 (trinta) dias do trânsito em julgado da decisão, através de cheque do próprio devedor e nominal à Prefeitura Municipal, sob pena de adoção das medidas previstas no art. 49, combinado com o art. 74, da Lei Complementar Estadual nº 06/91, com a cobrança judicial dos débitos, considerando que as decisões dos tribunais de contas que imputam débito e/ou multa possuem eficácia de título executivo, nos termos do § 3°, do art. 71, da Constituição Federal, e do § 1°, do art. 91, da Constituição do Estado da Bahia.

É de se determinar, outrossim, com respaldo nas alíneas “b” e “d”, do inciso I, do art, 76, da Lei Complementar Estadual nº 06/91, a promoção de representação ao Ministério Público Estadual, para que sejam adotadas as providências judiciais relacionadas aos ilícito(s) penal(is) e ato(s) de improbidade administrativa porventura cometidos.

Encaminhar cópia do pronunciamento ao Exmº. Sr. Prefeito Municipal, para seu conhecimento e adoção das providências saneadoras cabíveis.

SALA DAS SESSÕES DO TRIBUNAL DE CONTAS DOS MUNICÍPIOS DO ESTADO DA BAHIA, em 31 de julho de 2014.

Cons. Mário Negromonte Relator

Este documento foi assinado digitalmente conforme orienta a resolução TCM nº01300-11. Para verificar a autenticidade deste parecer, consulte o Sistema de Acompanhamento de Contas ou o site do TCM na Internet em www.tcm.ba.gov.br e acesse o formato digital assinado eletronicamente.

43