presidente: josÉ de lemos nova iguaÇu nova iguaçu - rj … · rio que mora na alexander gama...

11
R$ 1 www.jornalhorah.com.br PRESIDENTE: JOSÉ DE LEMOS NOVA IGUAÇU . RJ . TERÇA-FEIRA, 26 DE MARÇO DE 2019 . ANO XXVIII . Nº 9361 FOTO: DIVULGAÇÃO Polêmica na inauguração da duplicação do viaduto Hora H em Foco REPRODUÇÃO/INTERNET 3 Queimados vira capital estadual do jiu-jitsu Vizinho ‘mui amigo’ era o papador da mulher de valentão Saiu da ratoeira do Castelar O fluxo de veículos do novo viaduto sobre a via Dutra, em Nova Iguaçu, que vai passar pelo bairro Rancho Novo, não estava no roteiro dos moradores de ruas como Alexander Corrêa da Gama e Jorge Cravo da Silva. Na região funcionam duas escolas, e os pais dizem que a rota representa ameaça à segurança das crianças que estudam numa escola particular. Eles organizam um abaixo-assinado para pedir a revogação da mudança e criticam o prefeito. Prefeitura rasga a Rua Jorge Cravo da Silva para colocar asfalto reforçado que irá receber o grande fluxo de veículos a partir do viatudo (D) A diarreia mental de Rogério Lisboa 2 2 Cantor Márcio Fininho é atração Top em Nova Iguaçu 7 Ratão vai pro saco em confronto com a polícia Vereador é enterrado Assassinado em Japeri, Wendel Coelho foi morto com tiro no peito. DHBF não descarta crime político 7 Café da manhã homenageia mulheres em Belford Roxo A Policlínica Neuza Brizola sediou uma homenagem as mulheres com café da manhã e acolhimento diferenciado comandado pela deputada federal Daniela do Waguinho. ESPORTE no Hora H 5 Temer e mais 6 acusados de corrupção já estão na rua 6 6 REPRODUÇÃO REPRODUÇÃO/INTERNET RAfAEl BARREtO/PMBR

Upload: others

Post on 12-Mar-2021

0 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: PRESIDENTE: JOSÉ DE LEMOS NOVA IGUAÇU nova iguaçu - rj … · rio que mora na Alexander Gama Correa. Ele pontua alguns detalhes que vão trazer problemas no futuro. A Rua é estreita

Presidente: josé de lemos nova iguaçu - rj terça-Feira, 05 de setembro de 2017 ano XXvii nº 8793 R$ 1

www.jornalhorah.com.br

PRESIDENTE: JOSÉ DE LEMOS NOVA IGUAÇU . RJ . TERÇA-fEIRA, 26 DE MARÇO DE 2019 . ANO XXVIII . Nº 9361

Foto: DIVULGAÇÃo

Polêmica na inauguração da duplicação do viaduto

Hora H em Foco

reprodução/internet

3

Queimados vira capital estadual do

jiu-jitsu

Vizinho ‘mui amigo’ era o papador da mulher

de valentão

Saiu da ratoeira do Castelar

O fluxo de veículos do novo viaduto sobre a via Dutra, em Nova Iguaçu, que vai passar pelo bairro Rancho Novo, não estava no roteiro dos moradores de ruas como Alexander Corrêa da Gama e Jorge Cravo da Silva. Na região funcionam

duas escolas, e os pais dizem que a rota representa ameaça à segurança das crianças que estudam numa escola particular. Eles organizam um abaixo-assinado para pedir a revogação da mudança e criticam o prefeito.

Prefeitura rasga a Rua Jorge Cravo da Silva para colocar asfalto reforçado que irá receber o grande fluxo de veículos a partir do viatudo (D)

A diarreia mentalde Rogério Lisboa

2

2

Cantor Márcio Fininho é atração Top em Nova Iguaçu

7

Ratão vai pro saco em confronto com a polícia

Vereador é enterradoAssassinado em Japeri, Wendel Coelho foi morto com tiro no peito. DHBF não descarta crime político

7

Café da manhã homenageia mulheres em Belford RoxoA Policlínica Neuza Brizola sediou uma homenagem as mulheres com café da manhã e acolhimento diferenciado comandado pela deputada federal Daniela do Waguinho.

ES

PO

RT

En

o H

ora

H

5

Temer e mais 6 acusados de corrupção já estão na rua

6

6

reproDUÇÃo

reproDUÇÃo/Internet

RAfAEl BARREtO/PMBR

Page 2: PRESIDENTE: JOSÉ DE LEMOS NOVA IGUAÇU nova iguaçu - rj … · rio que mora na Alexander Gama Correa. Ele pontua alguns detalhes que vão trazer problemas no futuro. A Rua é estreita

Complexo Cultural

2 TERça-fEiRa, 26 DE maRçO DE 2019CULTURA

fALE COM A REDAÇÃO: 2695-5360 E WHATSAPP: 21 98037-1338

EXPEDIENTE

PresidenteJosé de LemosDiretor PresidenteJosé Roberto Ornelas de Lemos(Im Memorian)EditoriaJota Carvalho - DRT/RJ 14798JurídicoGabriella Junqueira Garcez

BAIXADA: Guapimirim, Magé, Duque de Caxias, São João de Meriti, Nilópolis, Mesquita, Belford Roxo, Nova Iguaçu, Queimados, Japeri, Paracambi, Seropédica, Itaguaí. SUL fLUMINENSE: Itatiaia, Resende, Penedo, Porto Real, Quatis, Barra do Piraí, Piraí, Barra Mansa, Volta Redonda, Vassouras, Mendes, Paulo de Frontin. COSTA VERDE: Parati, Angra dos Reis, Mangaratiba, Sepetiba. REGIÃO SERRA-NA: Teresópolis, Nova Friburgo. RIO DE JANEIRO: Centro e Áreas Metropolitanas.

Circulação:

SEM REPRESENTAÇÃO COMERCIAL

Rua Alexandre Gama Correia, 37 - Rancho Novo - RJ

CEP: 26013-190

[email protected]

jornalhorah

Por Jota Carvalho

HoraF coemH

[email protected]

Aquele ‘cabra da peste’ vivia em uma cidade da Baixada e teve de sair voado depois que os vizinhos descobriram que ele não tratava bem a mulher em casa e virou um corno de marca maior. Metido a dar porrada nos que o zoavam gritando quando ele passava: “Já vai, pará do galho?”, ele não entendia muito bem, mas achava esquisito o apelido.

Mudou de casa com vergonha

A ficha no filho de uma égua só foi cair quan-do ele descobriu que era galhudo de verdade. Numa das noites do casal na antiga casa, ele levantou para trocar o óleo no meio da madru-ga e deu o flagra na patroa fazendo ‘fuco-fuco’ pelo computador. Naquela madrugada o bicho pegou. No outro dia, o sujeito começou a pro-curar casa pra alugar.

É que o cara do outro lado era um vizinho tam-bém casado e que o chamava de ‘amigo’. O jeito foi continuar com a infiel e tratar de fazer bem feito com ela para não ganhar mais chifres vir-tuais ou reais. “Parece que o cidadão melhorou o desempenho, pois minha amiga não reclamou mais”, disse Vó Candinha, nossa agente sênior. Obs: Essa vó descobre cada história...(risos)

Vizinho ‘mui-amigo’ era o papador

Amante virtual ‘pegava’ na madrugada

Nesta terça (26), o abraço especial vai para Marcelle Abreu, de Nova Iguaçu. Jornalista das boas, a bela é uma das pro-fissionais de comunicação do GShow (Rede Globo). Aquele Abraço, Marcel-le!!! Sucesso sempre!

(21) 98037-1338 WhAtsApp

Aquele Abraço!

fElIPE BRAGANçA / PMQ

Mariene de Castro ‘‘Roda a Baiana’ em show inédito

****************************************

****************************************

Jota [email protected]

Queimados: cultura e lazer até debaixo d’água

NO TEATRO RIVAL

Cantora faz apresentação inédita, que inclui novidades e seus grandes sucessos

Marcio Fininho

DIVulGAçãO

A Prefeitura de Japeri quer transformar o histórico e centenário casarão da Su-perVia, que serviu à estação de Belém como terminal do primeiro trecho da Estrada de ferro D. Pedro II, num complexo cultural do muni-cípio. O secretário de Cultu-ra da cidade, Marcos Arru-da, tem encontro agendado nesta quarta (27) para tratar do assunto com o secretário estadual de Cultura e Econo-mia Criativa, Ruan lira.

A ideia do projeto, que está nas mãos de lira desde o mês passado, é ocupar o patrimônio imobiliário, em fase de restauração e tom-bamento pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Ar-tístico Nacional (IPHAN), para a criação do Museu Municipal, além de espaço para Exposição Itinerante, Oficinas de Arte, Casa do Artesão, Biblioteca Munici-pal, Cine teatro e um Centro Comercial. Boa!

Nesta terça (26), o top-shopping receberá o can-tor Marcio fininho. Músi-co há 30 anos, fininho já se apresentou com diver-sos artistas da música po-pular brasileira, tais como, Emílio Santiago, Alcione, Mumuzinho, João Bosco.

Há 15 anos, Marcio passou de musicista a in-térprete das mais lindas canções brasileiras de artistas renomados e seg-mentos variados, como Djavan, Jorge Ben, Seu Jorge, tim Maia, Para-lamas do Sucesso e Elis Regina. Se mostrando assim, um artista da noi-te, com um repertório eclético no estilo voz e violão. fininho se apre-senta às 19h, na praça de alimentação do 3º piso – expansão. O topShop-ping fica na Av. Gov. Ro-berto Silveira 540, Centro – Nova Iguaçu. telefone: (21) 2667-1787.

um show de cultura e cidadania dentro e fora da piscina. Assim foi a exposi-ção “Artes Aquáticas - Ver-sando com a Cultura Ne-gra”, realizada no domingo (24), no Parque Aquático free Willy. Organizado pela Prefeitura de Queima-dos, por meio da Secretaria Municipal de Direitos Hu-manos e Promoção da Ci-dadania e em parceira com os Golfinhos da Baixada, o evento teve como objetivo promover as artes contem-porâneas e comemorar o “Dia Internacional contra a Discriminação Racial”, que aconteceu na última quinta--feira (21).

O dia ensolarado foi ape-nas um complemento para o evento. Quem brilhou mesmo foram os artistas da Produtora de Artes Visuais Desvio, que levaram diver-sas atrações para o público.

Entre as atividades desenvol-vidas ao longo do dia, estavam exposições de quadros, perfor-mances na piscina, roda de samba e de capoeira, dança de rua e baile charme.

O Coordenador de Políti-cas Públicas de Igualdade Ra-

cial, Jorge Dahl, acredita que ter um espaço para mostrar a cultura negra e africana aju-da a combater o preconceito. “Antigamente, os negros eram proibidos de entrar na piscina, pois achavam que eles iriam sujar a água por causa da cor.

foram muitos anos de luta para conquistar o nosso es-paço na sociedade, mas não podemos parar por aqui, ainda temos muito o que combater para sermos vis-tos como um cidadão como os outros”, concluiu.

A cantora Mariene de Castro abre curtíssima tem-

porada do show inédito “Roda a Baiana”, no te-atro Rival Petrobras, na Cinelândia. Serão ape-nas duas apresentações: uma no dia 29 deste março (sexta) e outra no sábado (30). A apresen-tação inclui sucessos da carreira da artista. Os in-gressos já estão à venda na bilheteria da casa e também online.

“Gira e faz girar a roda da vida que gira. Desde as rodas das bar-ras das saias que vieram de África. Desde a roda da vida que roda e gira. Venho falar do samba de roda e da roda de Samba. Do samba de roda como o Poutporri de Nenê, do folclore Baiana* e da Roda de Jongo. Músi-cas como Vida ao Jongo e Rosário de Maria, de Jongo da Serrinha. De tia Ciata e sua força, que atravessou tantas barreiras levando o sam-ba da Bahia para o Rio.

De tia Maria do Jongo, resistente, resiliente. Das pretas velhas e dos pretos velhos que trouxeram de África toda sua sabedo-ria. Vou cantar o encontro dessas águas paridas nos navios negreiros em meio a tanta dor e saudade. Vou cantar a história desse povo que chorando apren-deu a sambar pra curar a dor”, celebra Mariene de Castro.

A cantora baiana Ma-riene de Castro virou um

ícone do samba desde que se mudou da Bahia para o Rio de Janeiro. Com sua voz, ganhou o público e serve de exemplo quan-do o assunto é empodera-mento feminino. No show “Roda a Baiana”, ela enal-tece as rodas em suas mais diferentes formas, destaca a cultura popular e resgata clássicos do repertório do samba nacional, somados às canções autorais.

folclore Baiana - A pe-quena África tá viva ainda

lá. / A Bahia tá viva ainda cá. / As águas se encon-tram no palco do teatro Rival para comemorar seus 85 anos de história. E é com louvor que convi-damos o povo para nossa “Roda a Baiana”. / Vida ao Jongo! Vida ao samba! /

Viva a roda!O teatro Rival Petro-

bras fica na Rua Álvaro Alvim, 33/37 – Centro - Cinelândia - Rio de Ja-neiro. Informações: (21) 2240-9796.

Page 3: PRESIDENTE: JOSÉ DE LEMOS NOVA IGUAÇU nova iguaçu - rj … · rio que mora na Alexander Gama Correa. Ele pontua alguns detalhes que vão trazer problemas no futuro. A Rua é estreita

SÁBADO, 16 DE JuLhO DE 2016 geral

Novo viaduto vai dar um nó em bairro de Nova Iguaçu

GERAL

Projetado para gerar mais qualidade na mobilidade urbana, a duplicação do viaduto do Rancho Novo tem fluxo mal planejado pela Prefeitura e Rogério Lisboa é criticado

3TERça-fEiRa, 26 DE maRçO DE 2019

JÉSSICA lEMOS/HORA H/REPRODuçãO

dOR dE cAbEçA NO OuTRO LAdO dA cIdAdE

operários trabalham no trecho onde irá passar a nova rota do viaduto que será entregue na próxima sexta-feira: insatisfação generalizada

Antonio [email protected]

Sem sombra de dú-vidas, a duplicação do novo viaduto

que liga o Centro de Nova Iguaçu à Estrada de Igua-çu, que corta importantes bairros, foi projetado para acelerar a melhoria na mobilidade urbana. En-tretanto, faltando alguns dias para ser entregue à população, (a inaugura-ção está prevista para a

próxima sexta-feira), a es-trutura já provoca polêmi-ca em relação a rota que seguirá o fluxo de veículos a partir do bairro Rancho Novo. Moradores e comerciantes

criticam o planejamento do tráfego que vai atingir tre-chos com moivmentação intensa de alunos como as ruas Alexander Corrêa da Gama e Vasco da Gama. Na região funcionam o Colégio Estadual Vereador Percy Batista Crispin e uma

escola particular. Em dias de aula, o fluxo de veículos costuma formar longos en-garrafamentos que reflete no trãnsito da Estrada de Iguaçu e, consequentemen-te, do Centro, nos dois sen-tidos. E com a abertura do novo viaduto, a região vai se transformar em um caos.

“DIArréIA mentAL Do preFeIto”

A quatro dias da inaugu-ração, a Prefeitura não di-vulgou o novo planejaman-

to do tránsito que inclui o trecho do bairro Rancho Novo. Pelo novo trajeto, os veículos que descem o viaduto entram na Rua Canadá e seguem pelas ruas Alexander Corrêa da Gama, Jorge Cravo da SIl-va, Rua Vasco da Gama e acessam a Estrada de Igua-çu. A rota não agradou os mo-

radores. “Somente alguém com diarréia mental para ter uma ideia ‘brilhante’ como essa. O prefeito quer

transformar nossa rua em fluxo contínuo de veícu-los e vai tirar o sossego dos moradores”, critica em tom de ironia um empresá-rio que mora na Alexander Gama Correa. Ele pontua alguns detalhes que vão trazer problemas no futuro. A Rua é estreita e não vai comportar o grande núme-ro de veículos. Além disso, não possui rede de esgoto. Na manhã de ontem, fun-

cionários da Prefetura tra-balhavam com máquinas

na retirada do asfalto na Riua Jorge Cravo da SIl-va. O trecho vai ganhar recapeamento asfáltico e nova sinalização para re-ceber o fluxo de veículos. De acordo com os mora-

dores ouvidos pela reporr-tagem do Hora H, a rota ideial para os veículos é seguir pela Rua Canadá, entrar na Rua Guatema-la, em seguida na luís Sobral, Vasco da Gama e finalmente a Estrada de Iguaçu. “

O andamento do pro-jeto de duplicação do viaduto da Dr. Barros Júnior estava no sistema ‘pare-sigua desde o iní-cio das obras em 2014. Avaliada em R$ 28,09 milhões, foi paralisada em 2016 e reiniciada em 2018, com o lançamento da pedra fundamental.

A nova pista terá 420 me-tros de extensão e vai ligar os dois lados da cidade so-bre a rodovia Presidente Dutra. De acordo com informa-

ções, no convêno assina-do o Estado entrou com 75.5% dos recursos e o Município com 24.5%, ou seja, R$ 22.5 milhões e R$

7.3 milhões, respectiva-mente. O projeto prevê a dupli-

cação da capacidade de veículos/hora: passará de 3.500 para 7 mil veícu-los/hora, nas duas pistas, e vai possibilitar o trân-sito da entrada da cidade, e será um dos dos princi-pais acessos à Via Dutra.

Cinco anos de obras e quase R$ 30 milhões de recursos

reprodução

Pais querem que Prefeitura volte atrás

Enquanto a Prefeitura está em contagem regressiva para a inauguração do novo viaduto, as mudanças que serão imple-mentadas no trânsito já preocu-pam quem passa diariamente pela região. Viviane Miranda Zanard (foto), que representa um grupo de pais de alunos do Colégio Novo Horizonte, loca-lizado na Rua Alexander Corrêa da Gama, disse que a alteração do trânsito vai restringir o espa-ço de parada para desembarque e embarque de crianças. Segundo ela, as mudanças são

uma ameaça a segurança das crianças, que não podem entrar sozinhas na escola. “Estamos insatisfeitos com essas altera-ções. São mais de 1 mil crianças entrando e saindo da escola em dois horários. um representante da Prefeitura comunicou que o trecho em frente a escola terá uma faixa de pedestres, com um agente de trânsito temporário, mas isso não é suficiente. tenho uma filha com tDAH (trans-torno de Déficit de Atenção

e Hiperatividade) e preciso acom-panhá-la até a sala. Não estamos resistentes as mudanças. O que precisamos é que a Prefeitura re-veja esse planejamento, porque é desproporcinal. Vamos conver-sar com os órgãos competentes do município, porque estamos preocupados com esse novo fluxo de veículos”, disse. A reportagem do Hora H entrou

em contato com o secretário Municipal de transporte, trânsito e Mobilidade urba-na, leonardo Bastos Callijão, em busca de respostas para a polêmica, mas ele dire-cionou a solicitação para a assessoria de imprensa da Prefeitura. Entretanto, o número de um dos assessores chamou e caiu na caixa postal.

Page 4: PRESIDENTE: JOSÉ DE LEMOS NOVA IGUAÇU nova iguaçu - rj … · rio que mora na Alexander Gama Correa. Ele pontua alguns detalhes que vão trazer problemas no futuro. A Rua é estreita

Confira a matéria completa no site elizeupires.com

4 TERça-fEiRa, 26 DE maRçO DE 2019GERAL

enContRo

Antonio [email protected]

Sáude de Saquarema se dispõe a pagar R$ 8,74 por unidade de pão

Reunião contou com a presença do secretário de Estado de Turismo, Otavio Leite. Objetivo é mudar o olhar que se tem da Baixada

Gestores dos municípios com o secretário estadual de turismo, otavio Leite

São João promove ‘Baixada Verde’

Há quase dois anos, foi criado o

Baixada Verde - pro-jeto que tem como objetivo propagar o turismo na região. Para dar continui-dade aos trabalhos, gestores dos mu-nicípios que fazem parte do grupo se reuniram, na última sexta-feira, para de-bater ideias com o secretário de Estado de turismo, Otavio leite, no Hotel Red Roof Inn Dutra, em São João de Meriti.

A superintenden-

Diploma I As inscrições para o Di-

ploma Heloneida Studart, que será entregue em junho deste ano, começaram ontem. A ou-torga é um reconhecimento e estímulo às boas práticas cul-turais promovido pela Comis-são de Cultura da Assembleia legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj).

uma vistoria feita pela Defensoria Pública da união no Instituto Nacional de traumatologia e Orto-pedia (Into) na manhã de ontem, mostrou que o maior hospital ortopédico do país está com as prateleiras dedicadas às próteses vazias, o que atrasa ainda mais a espera dos cerca de 12 mil e 500 pacientes na fila.

O Ministério Público informou ontem que vai recorrer da decisão que determinou a soltura do ex-presidente Michel temer, do ex-ministro Mo-reira franco e de outras seis pessoas. A decisão em favor de temer é do desembargador Antonio Ivan Athié, do tribunal Regional federal da 2ª Região.

REPRODuçãO/ElIZEu PIRES

Diploma IIIA seleção levará em consi-

deração a distribuição territorial no estado, dentre as inscrições recebidas. “O Diploma Helo-neida Studart tem uma impor-tância dupla: contribui com o reconhecimento de ações e pro-jetos culturais em todo o estado, (...) e feitos com muito esforço pelos artistas e coletivos.

A Comissão de Cultura da Câmara dos Deputa-dos realiza na próxima quinta-feira, audiência pú-blica para debater o sacrifício de animais por mo-tivos religiosos. A deputada Erika Kokay (Pt-Df), que solicitou a reunião, lembra que está pronto para a pauta do Plenário do Supremo tribunal fe-deral (Stf) o recurso extraordinário (RE 494.601) que discute se o sacrifício de animais por motivos religiosos ofende a Constituição federal.

Despacho com animais pode ser barradoDiploma II

Os interessados poderão se inscrever até o dia 3 de maio.O diploma poderá contemplar pessoas físicas e jurídicas, organizações não governamentais e ou-tras instituições que atuem nas áreas dispostas pelo Sistema Estadual de Cultu-ra, como artes visuais, mú-sica, teatro, gastronomia e gestão cultural.

Drama na AlerjA Comissão Parlamentar

de Inquérito (CPI) da Assem-bleia legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), que investiga a morte de nascituros e recém-nascidos que ocorreram no Hospital da Mulher, em Cabo frio, Região dos lagos, reune-se hoje, para ouvir o relato de mães que perderam os filhos na unidade este ano.

Por decisão do desembargador fe-deral Antonio Ivan Athié, o ex-presi-dente Michel te-mer e outros seis presos por ordem do juiz Marcelo

Bretas, da 7.ª Vara Criminal federal do Rio, acusados de corrupção, foram soltos. A defesa do político declarou que o magistrado merece o reconhe-

cimento de todos os que respeitam o ordenamento jurí-dico e as garantias individuais inscri-tas na Constitui-ção da Repúbli-ca”. E ainda: ele

condenou “a ação isolada de alguns membros do Poder Judiciário brasilei-ro, os quais, infe-lizmente, usam a toga para agirem como justiceiros”.

Defesa de Temer critica ‘homens de toga’

reprodução

DIReto Ao Ponto

Vendido a quilo, o pão frances de 50 gramas será fornecido ao Hos-pital Nossa Senhora de Nazaré por unidade e vai sair a “preço de ouro”, como está sendo comen-tado nas ruas da cidade. Pelo menos é o que re-vela a Ata de Registro de Preço nº 40, referente ao resultado do Pregão

007/2019, homologada pelo secretário munici-pal de Saúde, João Al-berto teixeira Oliveira. De acordo com o docu-mento, o produto, cujo preço a quilo varia entre R$ 13,60 e R$ 15, vai custar aos cofres públi-cos R$ 8,74 a unidade, mesmo a compra sendo feita por atacado

DIVulGAçãO/PMM

As ruias do bair-ro Santo Expedido estão abandonadas. Em diversos trechos o que se vê são bu-racos e lama... mui-ta lama! De acordo com relatos de mo-radores, a região foi atingida por fortes chuvas no final de semana, o que agra-vou ainda mais a si-tuação de calamida-de provocada pelo descaso dos políti-

nos bairros

Rua de lama em [email protected]

cos que estiveram na região para pe-dir votos duran-te a camapnha no ano passado. Em muitos trechos é pratifamente im-possível se loco-mover até para chegar ao ponto de ônibus. Segun-do relatos, vãrios pedidos de melho-rias foram feitos à Prefeitura, mas nada foi feito.

brasilJuízes federais poderão

atuar em ações eleitoraisBrAsÍLIA - A procu-

radora-geral da República, Raquel Dodge, afirmou on-tem no Rio de Janeiro, que vai propor ao tribunal Su-perior Eleitoral (tSE) que juízes federais possam atuar em processos eleitorais. Se o tSE acolher a proposta da chefe do Ministério Pú-blico, os juízes federais de primeira instância teriam autorização para julgar ca-sos eleitorais, que até então são de competência apenas dos juízes de Direito de pri-meiro grau cedidos pelos tri-bunais de Justiça estaduais e do Distrito federal.

REPRODuçãO/fACEBOOK

te de turismo de Meriti, Mírian Ro-drigues, destacou a importância de mudar o olhar que se tem da Baixada. “Precisamos mudar a visão ruim que se tem daqui. Nós te-mos muitos atrati-vos naturais e uma boa porcentagem de área verde da Re-gião Metropolitana do Rio, que é de 36%, fica na Bai-xada - contemplada com cerca de 11%”, disse: “Aproveito, ainda, para agrade-cer a presença do secretário estadu-al, que é um grande parceiro nessa luta

para dar visibilida-de à Baixada.”

Otavio leite lem-brou que turismo é d e s e n v o l v i m e n t o cultural e que deve ser acessado por to-dos. “Estou muito feliz por estar parti-cipando desse novo momento para a Baixada fluminen-se. Vamos definir ações e colocar em prática. Precisamos criar o sentimento de pertencimento nos moradores da região”, comentou o secretário estadu-al de turismo, que recebeu do Baixada Verde um documen-to com demandas

urgentes, como ca-pacitação de profis-sionais de turismo, infraestrutura e ma-rketing turístico.

As cidades que fazem parte do Bai-xada Verde são Bel-ford Roxo, Duque de Caxias, Japeri,

Magé, Mesquita, Ni-lópolis, Nova Igua-çu, Queimados, São João de Meriti e Se-ropédica.

Page 5: PRESIDENTE: JOSÉ DE LEMOS NOVA IGUAÇU nova iguaçu - rj … · rio que mora na Alexander Gama Correa. Ele pontua alguns detalhes que vão trazer problemas no futuro. A Rua é estreita

TERça-fEiRa, 26 DE maRçO DE 2019 EspoRTE 5

Taça Rio de Jiu-Jitsu Profissional é sucesso total em Queimados Arquibancadas lotadas mostram o amor dos queimadenses pelo esporte

CIDADE POlO ESPORtIVO

Jota [email protected]

fElIPE BRAGA/PMQ

Tiago Reis comenta jogo contra o Bangu e possível estreia no Maraca

Motivação extra! Diretoria do Flu quita parte dos salários atrasados

Baixada no tatame: foram premiados os melhores atletas de cada categoria da modalidade

Atacante em sua primeira coletiva na Co-lina, agradeceu o apoio de todos no clube

Dirigentes seguem com pendências referente ao 13º e férias de 2018, além de direitos de imagem de alguns jogadores

Cerca de 1.500 pessoas lota-ram o Ginásio

Municipal Metodis-ta, em Queimados, no domingo (24), para a taça Rio de Janeiro de Jiu-Jitsu Profissional. O evento teve a parti-cipação de aproxima-damente 500 atletas e foi promovido pela federação de Jiu-Jitsu Profissional do Rio de Janeiro (fJJP-RIO) e a Prefeitura de Queima-dos. A competição foi dividida em seis mo-dalidades: Pré-mirim, Mirim, Infanto-Juve-nil, Juvenil, Adulto e Master. A grande cam-peã foi a Gf team, com 178 pontos. Rivero BJJ (164) e Soul fighters (155) completaram o pódio.

As arquibancadas lotadas mostraram que o município de Quei-mados é um polo es-portivo na Baixada fluminense. A cidade sedia grandes eventos na região e o Secretá-rio de Esporte e lazer, Júlio Coimbra, destaca a satisfação em receber

tantos esportistas de todo o estado: “É bom receber as federações de todas as modalida-des querendo sediar os eventos aqui em nossa cidade. Sinal que o tra-balho é realizado com seriedade e existe o reconhecimento. Mais um grande campeonato em que foi um sucesso em Queimados”, res-saltou o gestor.

Dentre os atletas participantes, alguns começavam a dar os primeiros golpes na modalidade. um exemplo é o jovem Gustavo Silva, de ape-nas 7 anos. Mesmo com pouca idade, ele já subiu no tatame três vezes em uma compe-tição oficial. Nesta úl-tima, o resultado não poderia ser melhor: o lugar mais alto do pó-dio. Ao lado da mãe, Cassiane Silva (29), e do pai, Augusto Júnior (25), o menino estava radiante. Ele pratica o esporte há cerca de dois anos e a primeira medalha de ouro foi especial: “Muito bom vencer perto dos meus pais e amigos, que vie-ram assistir minha luta.

Essa medalha repre-senta todo meu esforço e dedicação ao esporte. foi para eles”, desta-cou o morador do bair-ro Ponte Preta.

Outra família a viver momentos de conquis-

ta neste fim de semana foi a da luciana Mot-ta (32), mãe da Marya Paula (8). A jovem vi-brava a cada luta, mas o auge do nervosismo foi quando sua filha conquistou a sua 37ª

medalha de ouro e foi Campeã do Ranking 2018 na categoria de 4 a 9 anos. “foi emo-cionante, mas valeu a pena. É muito bom ver o ginásio lotado e tan-tos jovens se dedicando

ao esporte. Agradeço à Prefeitura de Queima-dos por todo apoio e incentivo aos nossos jovens”, disse a mora-dora de Nova Iguaçu. (com assessoria de im-prensa da PMQ)

RAfAEl RIBEIRO/ VASCO

MAIlSON SANtANA/ffC

O Vasco retornou às atividades na tarde de segunda-feira (25), em São Januário, visando o confronto contra o Bangu, pela semifinal da taça Rio, na quin-ta (28), no Maracanã. O atacante tiago Reis, autor de dois gols nas duas últimas partidas, concedeu sua primei-ra entrevista coletiva como profissional.

- Estou bastante feliz, foi um início muito bom. Mas é continuar focado nos nossos objetivos. Nós ainda temos bastante a melhorar. Só tenho a agradecer a Deus, meus companheiros, a comissão técnica que sempre confiou em mim. Resta continuar trabalhando. No Vasco as coisas vêm aconte-cendo rapidamente e isso é fruto de um tra-balho – disse o camisa 27.

Campeão da taça Guanabara, o clube de São Januário também luta pela conquista da taça Rio. Caso con-quiste o segundo tur-no, garantirá com an-

tecedência a vaga para a final do Campeonato Carioca. tiago comen-tou sobre a última par-tida contra o Bangu e a referência de ter Maxi lópez como compa-nheiro de time.

- Nós trabalhamos pelas oportunidades. O Alberto Valentim é um excelente treinador, vai optar pelo melhor. Sempre aprendo sobre o que mais gosto de fazer aqui que é gols. A gente olha as movi-mentações, conselhos sobre posicionamen-tos, tabelas. Aguar-do melhorar cada vez

mais. Maxi me parabe-nizou pelos gols, ele é referência para nosso grupo. Esperamos con-tinuar trabalhando for-te ao lado dele – des-tacou tiago Reis, que também falou sobre a possibilidade de atuar pela primeira vez no Maracanã.

- Vamos trabalhar para conquistar a clas-sificação. É um sonho de qualquer garoto que subiu da base atuar no Maracanã. O Alberto vai colocar o que for de melhor para o Vas-co. Vamos buscar a vi-tória.

Após duas para-lisações dos joga-dores, a diretoria do fluminense deu mais um passo no processo para co-locar os salários em dia. Na segun-da-feira (25), a di-reção regularizou o débito referente ao mês de feve-reiro dos atletas e funcionários. Na semana passada, a cúpula de futebol tricolor havia pago o mês de janeiro.

Entretanto, o

fluminense ainda segue com pendên-cias. O clube deve 13º e férias de 2018 para jogadores e funcionários, além de direitos de ima-gem (apenas alguns atletas) dos meses de novembro e de-zembro de 2018 e ja-neiro e fevereiro de 2019 (apenas feve-reiro para os refor-ços). A folha salarial do futebol tricolor é de aproximadamente R$ 4 milhões.

Com isso, os jo-

gadores, ganharam mais um motivo para correrem do-brado nesta quar-ta-feira (27), con-tra o flamengo, às 21h30, no Ma-racanã, pela semi-final da taça Rio. O tricolor tem a vantagem do em-pate e, em caso de classificação, vai encarar o vencedor do confronto entre Bangu e Vasco (o time da zona tem a vantagem do em-pate).

Page 6: PRESIDENTE: JOSÉ DE LEMOS NOVA IGUAÇU nova iguaçu - rj … · rio que mora na Alexander Gama Correa. Ele pontua alguns detalhes que vão trazer problemas no futuro. A Rua é estreita

política TERça-fEiRa, 26 DE maRçO DE 2019

Justiça manda soltar ex-presidente Michel Temer, preso pela Lava Jato

6

Desembargador federal Ivan Athié, do TRF2, concedeu o habeas corpus que também libertou Moreira Franco

APós quAtRo DIAs PReso

RAfAEl BARREtO/PMBR/DIVulGAçãO

temer foi pego na última quinta-feira (21) pelo juiz federal marcelo Bretas durante a operação Descontaminação

Jota [email protected]

A deputada federal, Daniela do Waguinho e a equipe da saúde participaram do evento

Em Belford Roxo, deputada participa de café da manhã em homenagem à mulher

A Policlínica Neuza Goulart Brizola, em Belford Roxo, teve um dia especial na segunda--feira (25). Dando continuida-de ao mês da mulher, a Prefei-tura homenageou as mulheres que buscaram atendimento na unidade. O evento, que levava a frase em destaque “somos to-das mulher maravilha”, contou com café da manhã e um aco-lhimento diferenciado, além dos serviços que já são ofere-cidos diariamente. A deputada federal, Daniela do Waguinho e a equipe da Secretaria de Saúde marcaram presença na homenagem.

A deputada Daniela do Wa-guinho, aproveitou para confe-rir o atendimento oferecido na policlínica e lembrou que todo dia é o dia da mulher. “Como muitos já sabem, faço parte da bancada feminina na Câmara dos Deputados, além de parti-cipar na Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher. Esta-rei sempre ajudando e lutando por todas nós, mulheres. Em Brasília, tenho contato com outras deputadas que já fazem esse trabalho há mais tempo, e isso me deixa empolgada e empenhada. Em Belford Roxo temos algumas iniciativas para

dar esse atendimento à mulher, como a Ceambel (Centro Es-pecializado de Atendimento à Mulher) e a Patrulha Maria da Penha”, destacou a deputada.

O secretário de Saúde, Vander louzada, lembrou que os servi-ços oferecidos na unidade são diários. “Esse café da manhã foi para dar um acolhimento dife-renciado às mulheres que foram atendidas, em homenagem ao dia da mulher. Os atendimentos da policlínica irão continuar re-gular”, disse o secretário.

De acordo com o secretário adjunto da Saúde, Jadir Elias, o Jadizinho, o evento foi co-brado e idealizado pelo prefeito Wagner Carneiro, o Waguinho e pela deputada federal, Daniela

do Waguinho. “Eles sentiram a necessidade de acontecer esse acolhimento além de home-nagear todas as mulheres que tanto fazem por nós”, explicou Jadir.

A procura de um atendimen-to para tomar vacina, thais de Oliveira, 21 anos, elogiou o atendimento da unidade. “Con-versei com a deputada Daniela e falei que fui atendida muito rápido. Ela é bastante simpática e atenciosa. Gostei ainda mais do atendimento por conta da homenagem que teve”, disse.

AtenDImentosA Policlínica Neuza Goulart

Brizola, que está situada na Avenida Benjamin Pinto Dias,

RAfAEl BARREtO/PMBR

o desembarga-dor federal Ivan Athié,

do tRf2 (tribunal Regional federal da 2ª Região), mandou soltar na segunda--feira (25) o ex-pre-sidente Michel te-mer, preso pela lava Jato do Rio de Janei-ro na manhã da últi-ma quinta-feira (21).

Athié, que conce-deu o habeas cor-pus a temer, diz em sua decisão que está mantendo as garan-tias constitucionais do ex-presidente.

“Ressalto que não sou contra a lava Jato, ao contrário, também quero ver nosso país livre da corrupção que o as-sola. todavia, sem observância das ga-rantias constitucio-nais, asseguradas a todos, inclusive aos que a renegam aos outros, com violação de regras não há le-gitimidade no com-bate a essa praga”, escreveu.

A decisão também inclui a liberdade do ex-ministro Moreira franco, de João Ba-tista lima filho, o Coronel lima, apon-tado como operador

financeiro do suposto esquema criminoso e de mais cinco inves-tigados na Operação D e s c o n t a m i n a ç ã o , que estavam detidos desde a última quin-ta, por decisão do juiz Marcelo Bretas, da 7ª Vara federal do Rio de Janeiro.

Os outros cinco que também foram sol-tos pela Justiça na segunda são: Maria Rita fratezi, Carlos Alberto Costa, Carlos Alberto Costa filho, Vanderlei Di Natalie e Carlos Alberto Mon-tenegro Gallo.

Ainda de acordo com Athié, “mesmo que se admita existirem indí-cios que podem incri-minar os envolvidos”, não existem argumen-tos para “justificar” a prisão preventiva - pelo menos no mo-mento - dos acusa-dos. “Além de serem antigos, não está de-monstrado que os pa-cientes atentam con-tra a ordem pública, que estariam ocultan-do provas, que esta-riam embaraçando, ou tentando embaraçar eventual, e até agora inexistente instrução

criminal.”O desembargador

ainda diz que apro-veitou o fim de sema-na para ler todos os documentos e, assim, “decidir com seguran-ça”. Com o julgamen-to do mérito, o habeas corpus de temer foi retirado da pauta de quarta-feira (27).

temer foi preso em São Paulo por agentes da Pf (Polícia fede-ral). Segundo o MPf (Ministério Público federal), o ex-presi-dente e outras nove pessoas são alvos da operação Radioativi-

dade, que é desdobra-mento da lava Jato.

As investigações apontam que Michel temer é líder de uma organização que rece-beu propina na cons-trução da usina nu-clear de Angra 3 por meio de contratos com empreiteiras.

Os suspeitos são in-vestigados pelos cri-mes de cartel, corrup-ção ativa e passiva, lavagem de capitais e fraudes à licitação.

Por meio de comu-nicado enviado à im-prensa na tarde des-ta segunda, a defesa

de Moreira franco se pronunciou sobre o habeas corpus. “A defesa de Welling-ton Moreira franco aguardava, de modo sereno, a liminar do tribunal. É importan-te ao desenvolvimento da sociedade que se preservem os direitos individuais e se res-peite a lei.”

Ex-presidente estava na sede da Pf no Rio de Janeiro onde ficou em uma cela impro-visada. Outros sete presos na operação também ganharam li-berdade

1.372, centro, passou por uma reforma geral em sua estrutura e está com modernas instalações completamente climatizadas. A unidade funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Entre as especialidades médicas a po-pulação pode contar com aten-dimento em gastroenterologia, endocrinologia, ortopedia, car-diologia, angiologia (pé diabé-tico e tratamento com espuma), ginecologia, clínica médica, pediatria (endocrinologia, clí-nico e dermatologia), alergista, pneumologista, radiologista, nu-tricionista, odontologia, enferma-gem, setor de assistência social, setor para colocação e retirada de gesso, exames como preventivo, raios-x e vacinação, entre outros.

Professores da rede munici-pal de Ensino de Belford Roxo e alunos do segundo ano do curso de formação de Profes-sores do Instituto de Educação de Belford Roxo, participaram do I Encontro de formação em Rede. A atividade aconte-ceu no polo do CEDERJ (Rua Mauá, s/nº) e teve como tema de discussão a cultura afro--indígena.

O evento, que reuniu cerca de 150 pessoas, é uma realiza-ção da Secretaria de Educação (SEMED), através da Divi-são de Projetos Especiais. De acordo com a professora Nor-ma Sueli Praxedes, a formação visa oferecer aos docentes um material para a implementação em sala de aula de conteúdo sobre a cultura afro- indíge-na. “Nosso objetivo é que os professores ensinem a história afro- indígena e que possam ressaltar a importância dessas culturas na formação da nos-sa sociedade. Dessa forma, combatemos questões como o racismo e a intolerância reli-giosa, por exemplo”, destacou a professora de História. Os professores Antônio Carlos e Inácia Stella, também organi-zaram a atividade.

A orientadora educacional, Marta Mourão, ganhou, em sorteio, no evento, um livro que conta a trajetória dos ín-dios no Recôncavo da Guana-bara.

ConCeIÇÃo eVArIsto

Para ilustrar o trabalho, a SEMED escolheu a autora Conceição Evaristo, escritora da obra “Becos da Memória”. Militante do movimento ne-gro com grande participação e atividade em eventos relacio-nados a militância política e social, suas obras, em especial o romance Ponciá Vicêncio, de 2003, abordam temas como a discriminação racial, de gêne-ro e de classe. A obra foi tradu-zida para o inglês e publicada nos Estados unidos.

Em 2015 conquistou o Prê-mio Jabuti de literatura, o maior da literatura brasileira. três anos depois, Conceição oficializou sua candidatura à Academia Brasileira de letras para concorrer à cadeira de número 7, originalmente ocu-pada por Castro Alves. Con-ceição recebeu apenas um voto e perdeu a vaga para o cineasta Cacá Diegues

B. Roxo realiza primeiro Encontro de Formação Afro-Indígena

Page 7: PRESIDENTE: JOSÉ DE LEMOS NOVA IGUAÇU nova iguaçu - rj … · rio que mora na Alexander Gama Correa. Ele pontua alguns detalhes que vão trazer problemas no futuro. A Rua é estreita

InvestIgação

TERça-fEiRa, 26 DE maRçO DE 2019

Corpo de vereador é enterrado7polícia

António [email protected]

Traficante ‘Ratão’ é morto em confronto

Corpo é achado em porta-malas de carro

Civil captura miliciano acusado de homicídio em Nova Iguaçu

Cadavér foi abandonado dentro de carro

Agentes da 58ª DP (Posse) capturaram ontem Mauricius S. filho em cumprimen-to a mandado de pri-são temporária, ex-pedido pela 4ª Vara Criminal da Comar-ca de Nova Iguaçu. A prisão foi efetuada na Rua Saverio José Bruno, no Aeroclube. O marginal é suspeito de homicídio quali-ficado em investiga-ção da própria unida-de. Ele é apontado como integrante de

um grupo paramili-tar com atuação em Austin, tendo, em novembro de 2018, participado da morte que vitimou uma mo-radora da localidade. Para encobrir o crime, o miliciano transpor-tou o corpo da vítima até o Arco Metropo-litano, deixando-o na pista de rolamen-to até ser atropelado. Mas, ao longo das investigações, des-cobriu-se a real di-nâmica do crime e

um de seus autores. Durante as diligências na manhã de ontem foi encontrado um re-vólver calibre 38mm, com 14 munições de idêntico calibre, na posse do investigado, culminando na decre-tação da sua prisão em flagrante pela prá-tica do crime de posse ilegal de arma de fogo de uso permitido. As diligências continu-am para a identifi-cação e prisão dos demais envolvidos.

na ação, os agentes apreenderam uma moto e uma pistola 9mm em poder do bandido

DIVulGAçãO

reprodução/internet

DH-Baixada investiga se Wendel Coelho se envolveu em discussão durante evento e depois foi perseguido. Pai questiona se solução do crime vai levar o tempo do caso Marielle

DIVulGAçãO

Os pais do Wendel Coelho choram durante o velório do filho: cobrança nas investigações

um dos homens mais procurados pela polícia foi morto durante con-fronto com agentes do 39º BPM (Belford Roxo) na manhã de ontem, na comunidade do Caste-lar, em Belford Roxo. Josimar luiz da Silva Kelly, de 32 anos, mais conhecido como ‘Ratão’, trocou tiros com os PMs que realizavam operação na região, onde o acusa-do morava e comandava o tráfico de drogas.

O traficante era temido por ser um criminoso frio e cruel. Investitgações o apontam como um dos autores pelo ataque a um

grupo de pessoas no bair-ro Peixoto, em dezembro de 2018. Seis foram ba-leadas. larissa Aman-da Espíndola lopes, 21, morreu após passar 16 dias internada no Hospi-tal Geral de Nova Iguaçu (HGNI), na Posse.

A polícia informou ainda que o bandido é acusado de executar o sargento da PM Alan de Souza, na porta de casa, no dia 18 de abril de 2013, no bairro Prata, em Belford Roxo. Na oca-sião, Ratão teria efetuado 20 disparos de fuzil con-tra a vítima e contou com ajuda de outros dois cri-

minosos. Ratão também seria o responsável por executar Estarlei Olivei-ra dos Santos, dentro de um salão de beleza, no Centro de Belford Roxo, em plena luz do dia, se-gundo a polícia.

Além de gerenciar o tráfico de drogas no Castelar, dominado por uma facção criminosa, ele tinha influência nas comunidades de São Si-mão, em Queimados, e no Complexo da Penha. Ele possuía antecedentes criminais por homicídio qualificado, associação para o tráfico, roubo e porte ilegal de arma.

O corpo de um homem foi encontrado dentro do porta-malas de um carro ontem, no bairro Bel-monte, em Queimados. Segundo informações, populares se aproxima-ram do carro que estava parado na rua Miguel e viram a vítima morta no porta-malas, que estava aberto.

A polícia informou que o homem estava com uma camisa vermelha, bermuda verde escura, com listas horizontais amarelas. O carro onde a vítima foi encontrada é um Corolla cinza. A Divisão de Homicídios da Baixada fluminense (DHBf) foi acionada e deve seguir com as in-vestigações.

o corpo do vereador Wendel Coelho, assassinado em Ja-

peri, na manhã do último domingo, foi sepultado ontem no Cemitério Mu-nicipal de Engenheiro Pe-dreira. Abalado, o pai da vítima fez um desabafo e criticou as autoridades so-bre a demora para se che-gar até os assassinos da vereadora Marielle franco e o tempo que levará para identificar os assassinos de Wendel.

“A Marielle demorou um ano para dar resposta ao povo e agora, gover-nador, meu filho quantos anos vai ser? Quantos? Dois, três, quatro, 10 anos ou vai engavetar esse ne-gócio aí? Governador, toma uma posição, o se-nhor foi eleito e falou em segurança pública, mas Ja-

peri, Baixada fluminense, estão largados. A Zona Sul está bem policiada, mas a Baixada não tem polícia. Passou de 11h da noite, eles (os criminosos) man-dam”, criticou Daniel Co-elho, pai de Wendel.

FALtA De seGUrAnÇA

Segundo ele, o motivo de estar enterrando o filho nesta manhã é exclusiva-mente a falta de segurança no estado. “Eu quero di-zer que estou enterrando o meu filho hoje por falta de segurança não só em Japeri, mas na Baixada fluminense. um jovem, um jovem que casou aos 15 anos de idade, foi pai com 16, foi secretário de Obras, urbanismo, Indús-tria e Comércio e aos 24 anos vereador. Hoje foi meu filho, há dois meses atrás foi uma colega dele

Mulher é morta com tiro no olho e tem rosto queimado

eliane havia saído de casa para ir ao baile

reprodução

uma mulher foi encontrada morta na manhã de ontem, em Niterói, Região Metro-politana do Rio. iden-tificada apenas como Eliane, a vítima foi barbaramente assassi-nada como um tiro no olho e ainda teve parte do rosto queimado. De acordo com um áudio postado nas reses so-ciais, a mulher teia sido sequestrada por um ex-namorado para um lugar isolado e ata-cada.

No áudio, a voz de um homem diz que Eliane foi arrastada para um matagal e atingida por um tiro. A Delegacia de Homi-cídios de Niterói, São Gonçalo e Itaboraí (DHNSGI) investiga o caso.

com 30 tiros”, criticou o pai de Wendel.

De acordo com as pri-meiras informações, Wen-del estava em um carro acompanhado do irmão e outras quatro pessoas e foi atingido por um único disparo. Em função disso, os investigadores ressal-tam que o caso não tem características de atenta-

do. O veículo foi cercado por duas motos na Estrada Santo Antônio, no bairro Engenheiro Pedreira. O garupa de uma das motos virou para trás e fez um disparo, que atingiu o ve-reador no peito.

AtInGIDo por ACAso

Segundo a especiali-

zada, o principal ponto da investigação agora é esclarecer se Wendel era alvo do disparo ou se ele foi atingido por acaso. uma das linhas de investi-gação é de que o vereador se envolveu numa discus-são num evento e na saída foi perseguido por duas motos.

A polícia quer ouvir no-

vamente o irmão do vere-ador e as outras pessoas que estavam no carro. Os agentes também tentam encontrar câmeras de se-gurança que ajudem a es-clarecer o que aconteceu. Wendel deixa mulher e duas filhas. O parlamen-tar havia sido eleito para o primeiro mandato com 729 votos.

Page 8: PRESIDENTE: JOSÉ DE LEMOS NOVA IGUAÇU nova iguaçu - rj … · rio que mora na Alexander Gama Correa. Ele pontua alguns detalhes que vão trazer problemas no futuro. A Rua é estreita

SÁBADO, 16 DE JuLhO DE 2016 geral

DAtA espeCIAL

GERAL8 TERça-fEiRa, 26 DE maRçO DE 2019

Dia Internacional da Síndrom de Down em Duque de Caxias

DIVulGAçãO/PMN

SECRETARIA DE COMUNICAÇÃ0 SOCIAL

Mesquita já tem Complexo Administrativo da Coreia

DIVulGAçãO

Programa Lixo Zero retira toneladas de entulho das ruas de Itaguaí

DIVulGAçãO

serviço oferecido pela prefeitura pode ser solicitado pela Internet

Ideia é descentralizar serviços municipais, criando estruturas mais próximas dos moradores. Este é o terceiro polo aberto

prefeitura reuniu familiares, amigos e profissionais especializados no cuidado a pessoas nessa condição

O evento contou com a participação do presidente da Fundec Ed Wilson, a coordenadora da Unidade Inclusão e Trabalho, Adriana Bessa, e a secretária de Cultura, Daniele Reis

Projeto “Saúde Humanizada chega ao bairro Valdariosa no sábado (30), em Queimados

Cidadania, saúde e soli-dariedade ao alcance de to-dos: esse é o objetivo prin-cipal do projeto itinerante “Saúde Humanizada”, que terá sua segunda edição re-alizada no próximo sábado (30). Organizada pela Pre-feitura de Queimados, por meio da Secretaria Munici-pal de Saúde, a ação levará diversos programas da Pas-ta para a Clínica da família Pastor Rosalvo Dantas, no bairro Valdariosa, das 8h às 14h.

Entre os serviços ofere-cidos estão: coleta de pre-

ventivo, atendimento com clínico geral, realização de teste rápido para HIV e Hepatite B e C, verificação de pressão arterial, teste de glicose, vacina antirrábica para cães e gatos, auriculo-terapia, pesagem do bolsa família, escovação e apli-cação de flúor, orientações sobre tabagismo, hansení-ase, tuberculose, dengue e dos programas de saúde do idoso, do homem, as crian-ça e do adolescente, da mu-lher e outros.

A cada mês o projeto fará parada numa unidade de

saúde diferente do municí-pio. “Queremos levar todos os nossos serviços da Se-cretária em diversos bairros da cidade. Com essa ação, conseguimos beneficiar o cidadão que trabalha du-rante a semana e não con-segue usufruir dos atendi-mentos que oferecemos. Além disso, aproveitamos para alertar sobre a im-portância de ter um acom-panhamento médico para prevenir qualquer tipo de doença”, afirmou a Secre-tária Municipal de Saúde, Drª lívia Guedes.

A Prefeitura Muni-cipal de Duque de Caxias, atra-

vés da fundec (funda-ção de Apoio à Escola técnica, Ciência, tec-nologia), realizou na tarde da última quinta--feira, na Praça do Pa-cificador, o evento em comemoração ao Dia Internacional da Sín-drome de Down. A ação reuniu familiares, ami-gos e profissionais es-pecializados no cuidado de pessoas com a sín-drome. O evento contou com a participação do presidente da fundec Ed Wilson, a coordena-dora da unidade Inclu-são e trabalho, Adriana Bessa, e a secretária de Cultura, Daniele Reis.

O Complexo Administrati-vo da Coreia já está de por-tas abertas, no município de Mesquita. O espaço fica na Rua Bahia 516 e faz parte de um projeto que consiste em levar os serviços públicos do governo para os 17 bair-ros da cidade, facilitando a vida dos moradores. O polo recém-aberto vai atender as localidades da Coreia, Jus-celino (lado da prefeitu-ra), Alto uruguai e Caixa D’água. Dois complexos administrativos já estão em funcionamento: um na Cha-tuba e outro em Rocha So-brinho – na antiga fábrica da Dinâmica. O próximo está previsto para o mês de maio, no Cosmorama.

O projeto torna Mesquita um dos municípios mais des-tacados da Região da Baixa-da fluminense, ao implantar um sistema de serviço per-manente nos bairros. “Nós já temos o Colab. Mas quere-mos que a população tenha o poder público cada vez mais perto, para melhorar ainda mais a prestação de serviços hoje, amanhã e sempre”, dis-se o prefeito Jorge Miranda.

Através dos Complexos Administrativos que estão sendo implantados, os mora-

dores dos 17 bairros terão, na porta de sua casa, serviços de iluminação pública, capina e roçadeira, tapa-buracos, ca-minhão Vac-all (para desobs-trução de esgotos), retirada de entulhos, poda de árvores e outros. “Antes, os morado-res tinham de telefonar para a Ouvidoria da prefeitura e solicitar o serviço na sua rua. Agora, basta ir direto ao Complexo Administrativo”, avisou leonardo Pereira Al-ves, coordenador do órgão na Coreia.

Os moradores das comuni-dades a serem beneficiadas gostaram da novidade. “Com certeza, essa iniciativa vai ajudar muito o nosso bairro, pois encurta o caminho para o atendimento. Isso é muito bom. Gostei mesmo”, come-morou seu Bráulio do Nasci-mento, 70 anos, morador da Coreia há 42 anos. “Acho bom esse Centro, assim a prefeitura fica mais perto de nossa casa”, completou dona Deise Cruz, 66 anos.

Maria das Dores, 37 anos, moradora de Juscelino, tam-bém valorizou o projeto. “No passado, os moradores do meu bairro sofreram mui-to pela ausência do governo ali. Agora, estou levando fé”,

afirmou. Moradora do Alto uruguai, Dona luzia Mo-reira da Conceição, 61 anos, acha que, “dessa vez, vai”: “Acredito que o bairro vai melhorar”.

Andrea Maria tavares da Silva, 47 anos, saiu na frente e, aproveitando a inaugura-ção, pediu soluções para es-goto em sua porta. E recebeu a resposta imediatamente. “Iremos encaminhar uma equipe ao local”, garantiu Rholmer louzada Jr., secre-tário de Obras, Serviços Pú-blicos, trânsito, transportes e Defesa Civil.

Outros representantes do governo participaram da inauguração, como o secre-tário municipal Renato Mi-randa (Governo) e Bruno lucena, chefe de gabinete do prefeito, que acompanhou a execução dos serviços na Avenida Brasil. Segundo ele, o objetivo é levar os servi-ços do governo à população, proporcionando melhorias às comunidades. “O que o go-verno está fazendo não é fa-vor. É obrigação”, ressaltou Moisés Ribeiro, coordenador do Complexo Administrati-vo da Chatuba. A vereadora Cris Gêmeas também esteve presente.

todos os dias a Prefei-tura de Itaguaí trabalha na remoção de entulhos, ga-lhadas e bens inservíveis das ruas da cidade. Somen-te no mês de fevereiro, as equipes da Secretaria Mu-nicipal de Ordem Pública e limpeza urbana retiraram 702 toneladas de materiais descartados pela popula-ção. O serviço é gratuito e pode ser solicitado pela internet, através do site ht-tps://lixozeroitaguai.com.br/.

- Removemos monta-

nhas de entulho deixados na calçada diariamente. O nosso trabalho não para. A missão que assumimos não é fácil, é preciso empenho, dedicação e paciência. Quando nos deparamos com a mudança de hábito da população, ficamos feli-zes. Os moradores já estão entendendo que não po-dem obstruir as vias com material. Basta nos acionar - explica o Secretário de Ordem Pública e limpeza urbana, Nisan César dos Reis.

A Prefeitura atende a chamados em todos os bairros da cidade. Para acionar as equipes do Pro-grama lixo Zero, o mora-dor deve seguir algumas orientações. O material de pequenas obras residen-ciais deve estar em sacos plásticos de até 20 litros e são removidos até 72 sacos por residência. No caso dos chamados para bens inser-víveis, podem ser retirados de dois a seis itens por re-sidência, dependendo do peso e tamanho do objeto.

Durante a comemora-ção foram realizadas di-versas atividades como apresentação de coreo-grafias de dança, com a turma da unidade Inclu-são e trabalho, e pintu-ra facial com a equipe da Secretaria Municipal

de Educação. Os parti-cipantes tiveram aces-so ainda, ao serviço de design de sobrancelhas, em parceria com o Insti-tuto de Beleza Segredos. Ao longo da ação tam-bém foram distribuídos panfletos informativos

sobre a Síndrome.O aluno e atleta da

unidade inclusão, thia-go Batista, 27 anos, de-clarou sua felicidade por participar da ação. O jovem agradeceu todo o apoio e trabalho desen-volvido pelos profissio-

nais e a oportunidade de interação na sociedade.

“Nós somamos esfor-ços, junto com o nos-so prefeito Washington Reis, e estamos aqui para dizer à população de Duque de Caxias que combatemos a discri-

minação e lutamos pela inclusão de todos. A fundec vem fazendo um grande trabalho nesse sentido, assumindo um compromisso com essas pessoas tão especiais”, afirmou o presidente da fundec, Ed Wilson.

Page 9: PRESIDENTE: JOSÉ DE LEMOS NOVA IGUAÇU nova iguaçu - rj … · rio que mora na Alexander Gama Correa. Ele pontua alguns detalhes que vão trazer problemas no futuro. A Rua é estreita

TERça-fEiRa, 26 DE maRçO DE 2019

Prefeitura mais presente leva serviços a população de Volta RedondaO projeto atendeu também bairros vizinhos descentralizando as ações e os serviços que a prefeitura oferece

Luis Eduardo (Luisinho)

Quinta edição aconteceu em Volta redonda no Colégio estadual presidente roosevelt

Mais de cinco mil pessoas passa-ram neste sábado,

dia 23, pela quinta edição do projeto Prefeitura Mais Presente, que aconteceu no Colégio Estadual Presidente Roosevelt, no bairro Con-forto, em Volta Redonda. O projeto atendeu também bairros vizinhos descentrali-zando as ações e os serviços que a prefeitura oferece, le-vando as áreas e aproximan-do a população de toda a infraestrutura do município.

Quem aprovou a ideia foi à moradora do bairro Rústico, Denise ferreira, que apro-veitou para fazer sua cartei-rinha do Parque Aquático. “Eu vim para acompanhar meu neto que consultou com o médico. Então aproveitei a situação e fiz a minha car-teirinha do parque aquático. Achei muito boa essa ideia, tudo em um único lugar”, falou.

Outro que também elo-giou bastante o projeto foi fernando Junqueira, apo-sentado, que mora no bair-ro Eucaliptal, e cuidou do visual. “Ouvi dos vizinhos que teriam várias atividades da prefeitura no colégio, in-clusive o corte de cabelo. fi-

quei encantado que também tinham médicos e vacina, tudo que oferecem durante a semana e as pessoas não podem ir, pois trabalham. O prefeito está de parabéns”, falou

Durante todo o dia no pro-jeto Prefeitura Mais Presen-te a população pode ainda obter informação de como regularizar seu negócio (ati-vidade de ambulante e pro-fissional liberal), sobre baixa de empresas (MEI e profis-sional autônomo), emissão de taxas para alvará: (caso REGIN já esteja em fase fi-nal na SMf) e de boleto de auto de infração, emissão de certidões de baixa, Consulta de CtP e ao REGIN; emis-são de 2ª via de IPtu 2018, orientação sobre ItBIM, transferência de titularidade e inserção do possuidor, 2ª via de parcelamento de ISS, Serviços de Atendimento ao MEI e Microcrédito, Do-ação de mudas, solicitação de corte e poda de árvo-res, caravana ID JOVEM – (Carteirinha), captação de currículos, inscrições para Parque Aquático, exame médico para inserção das atividades aquáticas e car-teirinha do Parque Aquático, pré-inscrição para projetos da melhor idade, reclama-

ção e transportes cidadão, agendamento dos serviços de enfrentamento de violên-cia contra mulheres, entre outros, além de serviços de beleza oferecidos pela fun-dação Beatriz Gama como massagem, maquiagem e designer de Sobrancelhas.Os serviços oferecidos a popu-lação foi: troca de lâmpadas, varrição de vias e praças e agendamento de solicitações de caçambas para retirada de entulho, cadastramento de artesãos no Programa de Ar-tesanato Municipal (PAM), cadastramento de artistas e iniciativas culturais, cadas-tro Habitacional - Minha Casa Minha Vida, segunda Via de Boletos COHAB, ca-dastro inicial de moradores dos núcleos urbanos infor-mais, vistorias para autori-zação de ligação de água e esgoto junto ao SAAE/VR, transferência de cadastro, agendamentos para Aprova-ção de Projetos e Compro-vantes de Confrontações, orientação sobre benefícios sociais, sobre o Programa de Atendimento Integral à fa-mília (PAIf), sobre as ofici-nas de inclusão produtiva e corte de cabelo.

O prefeito Samuca Silva, destacou a importância de mais uma edição do Prefei-

EVANDRO fREItAS – SECOMVR

Caminhada em Quatis amplia ações pelo fim da violência contra a mulher

Saúde Pertinho de Você realiza 243 exames no Centro de Angra dos Reis

‘Oficina de Análises Comunitárias’ para o Novo Plano Diretor em Itatiaia

Associação dos moradores foi o palco do evento

DIVulGAçãO/PMI

DIVulGAçãO/PMI

SUl-FlUMiNENSE 9

Manifestantes usaram cartazes para protestar contra agressões

DIVulGAçãO/PMQ A Prefeitura de Ita-tiaia, por meio da Se-cretaria Municipal de Planejamento, está dan-do prosseguimento ao calendário de revisão do ‘Novo Plano Diretor e leis Complementares de Itatiaia’.

De acordo com a agenda, a primeira ‘Oficina de Análises Comunitárias’ aconte-ceu ontem, às 18h, na Associação dos Mora-dores do Campo Alegre de Itatiaia (Polo Campo Alegre).

Na terça-feira, dia 26, é a vez da região de Maromba e Marin-gá, que às 14h, reúne a população e o ‘Grupo de trabalho Participa-tivo (GPt)’ na sede ad-

projeto da prefeitura oferece diversos exames para população

Centenas de moradores da região central da ci-dade e da ilhas puderam ser atendidas, nessa sex-ta (22) e sábado (23), no Projeto Saúde Pertinho de Você, desenvolvido pela Prefeitura de Angra, por meio da Secretaria de Saúde.

foram realizados, na carreta que ficou estacio-nada no Cais de Santa luzia, 243 exames. Na sexta (22), foi realizado um total de 35 ecocardio-gramas, 32 densitometrias ósseas e 34 mamografias.

Já no sábado, foram feitos 142 exames, dentre

ministrativa localizada à travessa do Visconde S/N°, em Vila de Maringá. E às 18h, Escola Munici-pal léa Duarte recebe a Oficina, na Vila flórida.

Os voluntários que de-sejarem fazer parte do Grupo de trabalho tam-bém podem se inscre-ver pelo link: https://bit.ly/2BrGC8K. O horário de atendimento é das 8h

às 16h, ou também pelo e-mail: [email protected].

E no dia 28, próxima quinta-feira, o grupo se reúne no Plenário Da Câmara municipal, no Centro, às 18h. Mais in-formações sobre a agen-da completa também pelo telefone da Secretaria de Planejamento: (24) 3352-2316.

eletrocardiogramas (13), mamografia (36), densi-tometria (29) e ultrasso-nografias mamária (16), transvaginal (39) e abdô-men total (9).

O Saúde Pertinho de

Você volta a atender os moradores nos dias 5 e 6 de abril, no bairro do fra-de. Os pacientes são aten-didos com hora marcada, mediante encaminhamen-to das unidades de saúde.

Encerrando as atividades em comemoração ao Dia In-ternacional da Mulher, trans-corrido no dia 08 de março, a Prefeitura Quatis, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direi-tos Humanos, realiza nesta quinta-feira, 28, a terceira edição da caminhada “Ne-nhuma a menos, nenhum direito a menos”. A saída vai ser às 8h30m, próximo ao CRAS do bairro Jardim Independência (Centro de Referência de Assistência Social), de onde os mani-festantes vão caminhar até a Praça teixeira Brandão, no Centro da cidade, passando antes pelos bairros Santo Antônio, Nossa Senhora do Rosário e São Benedito. Na foto, a primeira edição desta caminhada, ocorrida no dia 08 de março de 2017.

A secretária de Assistên-cia Social e Direitos Huma-nos do Município, Rosana de Almeida, frisa que “a ca-minhada terá como objetivo principal despertar a aten-ção da população de uma maneira geral pelo respeito aos direitos das mulheres e o fim da violência contra elas”. Ela lembra que, desde o começo de março, diver-sas ações educativas já fo-ram promovidas na cidade. Além de conscientizar a po-pulação, a programação de atividades realizadas duran-te este mês visaram também divulgar os serviços dispo-nibilizados pela prefeitura de atendimento às mulheres vítimas da violência.

No âmbito da adminis-tração municipal, estes ser-viços são oferecidos por meio do CREAS, o Centro de Referência Especializa-do de Assistência Social, que dispõe de uma equipe multidisciplinar de profis-sionais para atender as mu-lheres com seus direitos vio-

tura Mais Presente. “Quero destacar que toda a estru-tura da prefeitura está aqui trabalhando e oferecendo de forma menos burocrática os serviços que são ofereci-dos. Isso aproxima a popu-lação da instituição. Aquela consulta, aquela duvida e outras ações estão aqui jun-tos, favorecendo e levando a população um serviço de qualidade e sem sair do seu bairro”, disse.

A Secretaria Municipal de Saúde foram disponibi-

lizadas consultas médicas, vacinação contra Influenza e febre Amarela; aferição de pressão arterial e índice de glicose capilar; e coleta de material para exame pre-ventivo (papanicolau). Sete clínicos, dois pediatras e dois ginecologistas, que vão atenderão a demanda espon-tânea. Já as consultas com especialistas foram agenda-das previamente, de acordo com a demanda das unida-des Básicas de Saúde e de Saúde da família (uBSs

e uBSfs) que assistem à população de toda região abrangida pelo evento. fo-ram disponibilizados aten-dimentos com nutricionista, dermatologista e ginecolo-gista.

Segundo Adriana Mendes que esperava uma consulta com o ginecologista o pro-jeto foi muito bom. “Estava aguardo essa consulta e hoje consegui realizar. fiquei bem feliz, e achei o projeto bem bacana, estão de para-béns”, falou

lados e vítimas de violência. A divulgação da existência destes serviços, o local onde eles são prestados e de que maneira eles funcionam é de fundamental importância, no nosso entendimento, daí as atividades que estamos pro-movendo ao longo deste mês de março – declarou Rosana.

A programação em come-moração ao Dia Internacio-nal da Mulher, desenvolvida pela Prefeitura de Quatis, começou com ações educa-tivas realizadas no CRAS do Jardim Independência e a distribuição de folhetos informativos na Praça tei-xeira Brandão. Ocorreram ainda ações neste sentido na comunidade quilombo-la de Santana, no distrito de falcão e na comunidade de Joaquim leite, todas co-ordenadas por assistentes e orientadores sociais das duas unidades do CRAS, uma lo-calizada no Centro e a outra no Jardim Independência, além do CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social).

Novos números de casos de violência contra a mulher no território brasileiro foram divulgados nesta segunda--feira, pela Secretaria Muni-cipal de Assistência Social e Direitos Humanos, com o objetivo de reforçar a im-

portância das campanhas de prevenção e enfrentamento desta situação.

Segundo a Central de Atendimento à Mulher em Situação de Violência, as de-núncias de violência contra a mulher cresceram 30 por cento no ano passado e, ao longo dos últimos seis anos, 6.393 mulheres foram mor-tas no Brasil. De acordo ain-da com a Central de Atendi-mento, no mês de dezembro de 2018 foram registradas 391 agressões contra mulhe-res a cada dia e 974 tentati-vas de feminicídio em todo o país. No transcorrer do ano passado também, a Central recebeu 92 mil ligações com denúncias de violência e vio-lação de direitos da mulher.

A Central de Atendimen-to à Mulher em Situação de Violência é o Disque 180 do Governo federal, que fun-ciona através de uma parceria com as prefeituras. Portanto, qualquer denúncia relaciona-da ao nosso Município para esta linha de denúncias será direcionada automaticamen-te para o CREAS. A ligação é gratuita e pode ser feita de qualquer telefone, a qual-quer hora do dia ou da noite – concluiu a secretária muni-cipal de Assistência Social e Direitos Humanos, Rosana de Almeida.

Page 10: PRESIDENTE: JOSÉ DE LEMOS NOVA IGUAÇU nova iguaçu - rj … · rio que mora na Alexander Gama Correa. Ele pontua alguns detalhes que vão trazer problemas no futuro. A Rua é estreita

RECEITAS

10 ENtREtENiMENto

Filho de Fabio Assunção aparece acompanhado e amiga entrega: ‘Meu casal’

Aos 16 anos, João As-sunção, filho de fabio Assunção e Priscila Bor-gonovi compartilhou foto abraçado com Giovanna Vieira durante uma festa. ‘Nós’, escreveram os jo-vens. uma amiga entre-gou: ‘Eu amo vocês. Meu casal lindo’. Em entrevis-ta, o ator contou ter tido a ajuda do filho mais velho a lidar com os memes que surgiram após sua deten-ção em Arcoverde, em Per-nambuco

O filho mais velho de fabio Assunção, João As-sunção, de 16 anos, usou sua conta de Instagram para compartilhar uma foto abraçado com Giovanna Vieira. O também filho de Priscila Borgonovi usou um emoticon para legendar a publicação e nos comen-

tários deixou a expressão “us” (nós em inglês). A garota retribuiu e escre-veu ainda “Dengo demais você” e deixou o emoticon de um coração. Questiona-do por vários seguidores se está namorando, o irmão de Ella felipa, com quem foi clicado em aeropor-to no começo do ano, não respondeu. Na rede social, que é privada, Giovanna é seguida também pelo pai de João. Os internautas mostraram que shippam os adolescentes. “Sortuda é pouco”, disse um. “Casal bonitinho”, aprovou outro. “Quero saber tudo”, pediu a atriz Giovanna Rispoli. “Meu casal lindo”, entre-gou uma amiga. O clique foi feito durante festa na cobertura do bar tetto Rooftop lounge.

Sasha Meneghel divide opiniões de fãs ao exibir corpo em foto: ‘Magra demais’estudante de moda

compartilhou clique em sua rede social e

surpreendeu internautas ao exibir silhueta sequi-nha. Morando em Nova York, onde cursa a facul-dade de Moda, Sasha cur-tiu dias de descanso com namorado, o ator Bruno Montaleone, na Jamaica. Animada com a viagem do casal, a filha da apre-sentadora Xuxa Meneghel publicou imagens dos pas-seios no Instagram

Sasha Meneghel se des-pediu da Jamaica, onde curtiu resort de luxo com o namorado, Bruno Mon-taleone, com quem teve jantar romântico, e com-partilhou uma foto em que aparece de maiô em cima de uma prancha de stand up paddle ontem. Em outro registro, a filha

DIVulGAçãO

TERça-fEiRa, 26 DE maRçO DE 2019

.1 kg de lombo de porco limpo.1 xícara (chá) de abacaxi picado.1 xícara (chá) de coco ralado.1/4 de xícara (chá) de molho de soja.3 colheres (sopa) de margarina.1 cebola picada.2 xícaras (chá) de vi-nho branco.1 maço de hortelã fresca picada.1 colher (sobremesa) de açúcar.1 colher (sobremesa) de farinha de trigo.sal e pimenta-do-rei-no a gosto

Couve CRoCAnte:

.1 maço de couve cortada em tirinhas finas.óleo para fritar.sal a gosto

MoDo De PRePARo

Abra ao lombo em manta. A parte mistu-re o abacaxi, o coco ralado e o molho de soja. Recheie o lom-bo com a mistura, enrole-o e feche--o com barbante. no bico do fogão, aqueça a margarina e refogue a cebola na assadeira. Ponha o lombo na assadei-ra e doure-o ligeira-mente de todos os lados. Retire do fogo e adicione o vinho e a hortelã. Cubra com papel-alumínio e leve ao forno médio pre-aquecido. Asse até que a carne esteja macia. Regue com o líquido que se forma na assadeira. se ne-cessário acrescente água quente. Retire o lombo e transfira-o para outra assadeira. Polvilhe o açúcar na sua superfície e de-volva-o ao forno para dourar. enquanto isso, leve a assadeira usa-da para assar a car-ne ao bico do fogão e com uma colher de pau desgrude os resíduos do cozimen-to. se necessário, adi-cione um pouco de água quente. Des-peje esse líquido em uma panela e junte a farinha. Cozinhe até engrossar. Passe o molho na penei-ra e reserve. Para a couve, misture as ti-rinhas com as mãos, formando pequenos ninhos. Aqueça o óleo e com o auxílio de uma pinça longa coloque os ninhos de couve na gordu-ra e frite-os até que fiquem crocantes. Retire-os com uma escumadeira e escor-ra-os em papel absor-vente. Polvilhe o sal. Montagem: retire o barbante e os palitos do lombo e coloque--o em uma travessa de servir. Regue com o molho. Disponha os ninhos de couve em volta e sirva com o restante do molho à parte.

DICA:

para que o lombo fique mais úmido e saboroso, você deve selar a carne antes. ou seja, dourá-lo de todos os lados em uma panela.

LOMBO TRANçADO

IngReDIentes

de Xuxa posou embaixo de árvore e chamou aten-ção pela silhueta sequinha. “Que magra”, “Magra de-mais”, “Meus Deus, está só a titela”, “Como está magra”, “feia, está magra demais”, “Você tá muito magrinha”, “Muito magra! Bom seria você ganhar mais algum peso”, “Está um pouco magrinha”, “Al-guém dá comida pra essa menina”, “Jesus... Se ali-menta, por favor” e “Essa menina vai ficar anoréxi-ca achando que não está magra” foram alguns dos comentários deixados na timeline da estudante de moda. Outros seguidores, no entanto, elogiaram o shape de Sasha. “Magra, linda e diva!”, disse uma. “Que mulherão”, disse ou-tra. “Deusa, sem defeitos”, falou um terceiro.

DIVulGAçãO

Silvio Santos divide web ao cutucar Claudia Leitte após polêmica: ‘Enche o saco’

Durante brincadeira no seu programa do último domingo (24), Silvio San-tos alfinetou Claudia leitte, com quem se envolveu em polêmica durante o último ‘teleton’. ‘Ela faz show e enche o saco!’, disparou o dono do SBt. Na maratona de solidariedade, o apresen-tador recusou abraçar a can-tora pois, em suas palavras, ficaria ‘excitado’. A alfine-tada na artista gerou divisão na web. ‘Mito’, disse um. ‘Calado é um poeta’, opinou outro

Silvio Santos deu uma alfinetada em Claudia leit-te durante o “Jogo das três Pistas” exibido no seu pro-grama dominical após se envolver em polêmica com a cantora. No último “tele-ton”, o dono do SBt recu-

sou abraçar a artista pois, em suas palavras, ficaria “exci-tado”, deixando-a constran-gida. Na competição exibida no último domingo (24) e que reuniu o cantor falcão e Mamma Bruschetta, os dois convidados precisavam adivinhar nomes a partir de uma trinca de dicas. “Sereia tem, com duas sílabas”, di-zia a primeira pista. “tira da vaca, com duas sílabas”, completava a segunda. “Ar-tista que faz show”, finaliza-va a terceira. Ao ler todas as indicações, o dono do SBt não perdeu a chance de dis-parar: “Ela faz show e enche o saco!”. Essa não foi a pri-meira vez que o apresenta-dor comentou a polêmica com Claudia - em dezem-bro, ele disse ter sido sincero com a cantora.

DIVulGAçãO

Page 11: PRESIDENTE: JOSÉ DE LEMOS NOVA IGUAÇU nova iguaçu - rj … · rio que mora na Alexander Gama Correa. Ele pontua alguns detalhes que vão trazer problemas no futuro. A Rua é estreita

TERça-fEiRa, 26 DE maRçO DE 201911 EspoRTE

Treinador (foto) encaminha o time para quinta vitória seguida, algo que não acontecia desde 1987

TAÇA RIO

jOTa CaRvalHO

[email protected]

DIV

ulG

ãO

/ARtE: JÉSSIC

A lEM

OS/H

OR

A H

Ado comemora classificação para semi: ‘‘É a vitória do amor ao Bangu’’

o Bangu se-gue a sua ca-minhada no

Campeonato Carioca. fora de casa, o Alvir-rubro bateu o Vasco da Gama por 2 a 1, de virada, e se garantiu na semifinal do segundo turno na noite deste sá-bado, dia 23. Atleta no único título do clube na taça Rio, Ado pode repetir o feito agora como técnico. Único protagonista? Não. O ex-ponta-esquerda fez questão de dividir to-dos os méritos com a equipe e sua comissão técnica, em especial com o auxiliar Mar-cão, com quem foi companheiro de time em meados da década de 90.

“É algo gratificante ver o Bangu competin-do de igual para igual novamente. Vocês não sabem a felicidade que estou sentido depois desta classificação. Não é a classificação

do Ado, mas de todos que aqui trabalham diariamente. Pude fa-zer uma parceria muito boa com o Marcão, um amigo que ganhei no futebol e que me ajuda muito. todos estão de parabéns pelo compro-metimento”, vibra.

“É uma vitória da união, da humildade e do amor ao Bangu. Mostramos que pode-mos ir além e a luta vai seguir. Nosso sonho não acaba aqui”, acres-centa.

Ado assumiu a equipe na terceira rodada da taça Rio, 24h antes do jogo contra o Volta Re-donda, fora de casa. A partir daí, foram quatro vitórias em quatro jo-gos, oito gols e apenas um sofrido. Para o co-mandante, o time pas-sou a atuar de maneira mais solta nas partidas.

“Mudamos um pou-quinho as característi-cas de alguns jogadores. O felipe Adão mesmo foi um atleta que colo-camos mais atrás. Em três semanas, conse-guimos mudar a cara

da equipe, que passou a jogar de maneira mais leve. A união de todos e a força de vontade fez com que chegássemos até aqui”, finaliza.

Classificado na lide-rança do Grupo B com 15 pontos, o Bangu aguarda o adversário da semifinal. Os atletas ga-nharam folga neste do-mingo e retornarão ao trabalho nesta segunda (25), em Moça Bonita.

(com assessoria de imprensa)

VAGA nA CopA Do BrAsIL

A sexta rodada da taça Rio reservou mais duas surpresas para o Bangu. Com a vitó-ria do flamengo sobre o fluminense por 3 a 2 no domingo (24), o Bangu permaneceu na terceira colocação da classificação geral, com 22 pontos, asseguran-do uma das três vagas para a semifinal geral da competição. O Ban-gu também garantiu sua vaga para a Copa do Brasil, incluindo mais

uma competição nacional no calen-dário da próxima temporada, além do Brasileiro Série D.

A semIFInAL Do CArIoCA

De acordo com o regula-mento da competição, os campeões da taça Guana-bara e taça Rio passam para a semifinal do Estadual junta-mente com os dois melhores co-locados na classificação geral, que são definidos pela soma de pontos do primeiro e se-gundo turno. Nesta edição, o flamengo terminou em primeiro com 27 pontos, o Vasco da Gama ficou em segundo com 23 e o Bangu em tercei-ro com 22 pontos. Pelo fato do Cruz-maltino ter sido campeão da taça Guanabara, au-tomaticamente a vaga passou para o Alvir-rubro. Os jogos acontecem no primeiro final de semana de abril e a defini-ção do finalista se dará por par-tida única.