presidente: josÉ de lemos nova iguaÇu nova iguaçu - rj ... · bateria cadência da baixa-da,...

11
R$ 1 www.jornalhorah.com.br PRESIDENTE: JOSÉ DE LEMOS NOVA IGUAÇU . RJ . QUARTA-FEIRA, 30 DE JANEIRO DE 2019 . ANO XXVIII . Nº 9306 Hora H em Foco FOTO: DIVULGAÇÃO DESMANDOS POLÍTICOS Priscila Mathias, a nova musa da União da Ilha Jovem é executado em lan house na Baixada Novela sem fim 2 Mais um cornão que pira e esconde o chifre na Baixada 2 Sub-20 do Mecão começa a trabalhar de olho no estadual ESPORTE 12 Vagabundo estava dormindo Chefão do Turano é preso na barra da saia da sogra Traficante que esquartejou morador tem prisão decretada 7 Dupla é presa por suspeita de assalto a ônibus na Baixada- 7 Belford Roxo vai ganhar mais um espaço de lazer 3 Crivella anuncia aumento das tarifas de ônibus no Rio 3 Motoristas de aplicativos terão linha de crédito 4 DIVULGAÇÃO/POLÍCIA CIVIL nos bairros [email protected] Alexandre Serfiotis é uma decepção para Porto Real 3 Deputado federal é alvo de denúncias envolvendo esquema de nomeações e demissões em hospital federal no Rio REPRODUÇÃO 4 8 Detran reduz taxa de licenciamento por ordem da justiça Disparos na cabeça REPRODUÇÃO/FACEBOOK 7 Transformador da Light causa apagão diário no Carmari, em Nova Iguaçu 7 Traficante era monitorado por serviço de inteligência da polícia Fla-Marinha Meia-atacante e artilheira Dany Helena fala da carreira e do sucesso em 2018 5 STAFF IMAGES/FLA REPRODUÇÃO/WHATSAPP

Upload: others

Post on 22-Sep-2020

1 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: PRESIDENTE: JOSÉ DE LEMOS NOVA IGUAÇU nova iguaçu - rj ... · bateria Cadência da Baixa-da, regida pelo mestre Wa-shington Paz, trabalha para fortalecer o quesito desde maio

Presidente: josé de lemos nova iguaçu - rj terça-Feira, 05 de setembro de 2017 ano XXvii nº 8793 R$ 1

www.jornalhorah.com.br

PRESIDENTE: JOSÉ DE LEMOS NOVA IGUAÇU . RJ . qUARTA-fEIRA, 30 DE JANEIRO DE 2019 . ANO XXVIII . Nº 9306

Hora H em Foco

Foto

: DIV

ULGA

ÇÃo

desmandos políticos

Priscila Mathias, a nova musa da

União da Ilha

Jovem é executado

em lan house na Baixada

novela sem fim

2

Mais um cornão que pira

e esconde o chifre na Baixada

2

Sub-20 do Mecão começa a

trabalhar de olho no estadual

eSPorte

12

Vagabundo estava dormindo

Chefão do turano é preso na barra da saia da sogra

Traficante que esquartejou moradortem prisão decretada

7

Dupla é presa por suspeita de assalto

a ônibus na Baixada-7

Belford roxo vai ganhar mais umespaço de lazer

3

Crivella anuncia aumento das tarifas

de ônibus no rio3

Motoristas de aplicativos terão linha de crédito

4

DIVULGAÇÃo/poLícIA cIVIL

nos [email protected]

Alexandre Serfiotis é uma decepção para Porto real

3

deputado federal é alvo de denúnciasenvolvendo esquema de nomeações e demissões em hospital federal no Rio

reproDUÇÃo

4

8

Detran reduz taxa de licenciamento

por ordem da justiça

disparos na cabeçareproDUÇÃo/FAcebook

7

transformador da Light causa apagão diário no Carmari,

em Nova Iguaçu

7

Traficante era monitorado por serviço de inteligência da polícia

Fla-marinha

Meia-atacante e artilheira Dany

Helena fala da carreira e

do sucesso em 2018

5

StAFF ImAGeS/FLA

reproDUÇÃo/whAtSApp

Page 2: PRESIDENTE: JOSÉ DE LEMOS NOVA IGUAÇU nova iguaçu - rj ... · bateria Cadência da Baixa-da, regida pelo mestre Wa-shington Paz, trabalha para fortalecer o quesito desde maio

Salve os artistasde Belford roxo!!!

2 quaRta-FeiRa, 30 de JaneiRo de 2019CULTURA

fALE COM A REDAÇÃO: 2695-5360 E WHATSAPP: 21 98037-1338

EXPEDIENTE

PresidenteJosé de LemosDiretor PresidenteJosé Roberto Ornelas de Lemos(Im Memorian)EditoriaJota Carvalho - DRT/RJ 14798JurídicoGabriella Junqueira Garcez

BAIXADA: Guapimirim, Magé, Duque de Caxias, São João de Meriti, Nilópolis, Mesquita, Belford Roxo, Nova Iguaçu, Queimados, Japeri, Paracambi, Seropédica, Itaguaí. SUL fLUMINENSE: Itatiaia, Resende, Penedo, Porto Real, Quatis, Barra do Piraí, Piraí, Barra Mansa, Volta Redonda, Vassouras, Mendes, Paulo de Frontin. COSTA VERDE: Parati, Angra dos Reis, Mangaratiba, Sepetiba. REGIÃO SERRA-NA: Teresópolis, Nova Friburgo. RIO DE JANEIRO: Centro e Áreas Metropolitanas.

Circulação:

SEM REPRESENTAÇÃO COMERCIAL

Rua Alexandre Gama Correia, 37 - Rancho Novo - RJ

CEP: 26013-190

[email protected]

jornalhorah

Por Jota Carvalho

HoraF coemH

[email protected]

Sentindo que estava perdendo a mulher, aque-le corno bastante conhecido na cidade da Bai-xada Fluminense, entrou em parafusos e sur-tou feio. O ‘Ricardão’ estava ganhando a briga e passou a ser tratado com muito carinho pela primeira-dama daquela casa vista como a casa do amor abençoada por Deus.

Mais um cornão que pira na Baixada

Quando o ex-amado percebeu e sentiu os galhos nascerem na cabeça e colocados por um ‘homem do diabo’, pirou de vez e espalhou que a ‘queridona do Pai’ sumira misteriosamente e que orações precisa-vam ser feitas para o retorno dela. Foi um auê causa-do pelo vitimismo mentiroso. A primeira-dama avi-sara que iria embora de casa pois encontrara alguém que sabia ser um homem na cama e demonstrava amor de verdade. Mas isso, não poderia ser espalha-do, decretara o galhudo.

Depois do estardalhado, da campanha que fez pes-soas penalizadas de palhaça, a bem-amada senhora voltou do exílio prazeroso rápido e ficou calada. Tudo foi escondido para não manchar ‘a boa imagem da fa-mília’, até certo ponto influente. Vó Candinha, nossa agente sênior, está trabalhando no caso. “Uma coisa é quase certa: o chifrudo continua ganhando mais ga-lhos em sua árvore”, diz vovó. Oh, dor!!! (risos).

Depois do escândalo, os galhinhos seguem nascendo

Rival e ‘homem do diabo’ ficou na boa

O níver da atriz e apre-sentadora de TV, Belli-nha Di Tena, foi ontem, mas nós, aqui da coluna, continuamos festejando a data e desejando todo sucesso do mundo à bela aniversariante. Aquele Abraço, Bellinha!

(21) 98037-1338 Whatsapp

Aquele Abraço!

Léo corDeIro/DIVULGAÇÃo

Mestre Washington Paz promete revelar‘uma surpresa’ no ensaio de hoje

****************************************

****************************************

Jota [email protected]

Priscila Mathias estreia comomusa da União da Ilha em 2019

Longe do palco mais cobiçado no período de carnaval, é no cen-

tro de Belford Roxo que a bateria Cadência da Baixa-da, regida pelo mestre Wa-shington Paz, trabalha para fortalecer o quesito desde maio. Com o alcance da nota máxima e alguns prêmios na categoria, no carnaval de 2018, foi um elixir para que os ritmistas da Inocentes de Belford Roxo continuassem incansáveis na busca pelo trabalho de excelência.

Nesta quarta-feira (30), Washington promete brin-dar o público que prestigia os ensaios da Inocentes com uma das bossas oficiais do desfile.

“A maioria das pessoas que estão acompanhando nosso ensaio, se não esti-verem desfilando, não tem como estar no Sambódromo no carnaval. Nada mais jus-to retribuir o carinho ao pú-blico que nos trata com tan-to respeito”, diz o mestre.

Washington comemora o desempenho dos ritmistas ao longo do ano e diz que agora é hora de acelerar. “Estamos na reta final para o carnaval. Queremos pas-sar pela Marquês de Sapucaí brincando, mas totalmente conscientes da responsabili-

Washington pretende mostrar uma das bossas oficiais do desfile

Clebão gostou

rIcArDo ALmeIDA / DIVULGAÇÃo

Dona de uma beleza es-tonteante, integrante da União da Ilha des-

de os 10 anos de idade, em 2019 a graduanda em Recur-sos Humanos, Priscila Ma-thias faz a sua estreia como destaque de chão da sua esco-la de coração.

Dizem que um raio não caí no mesmo lugar duas vezes, mas na família da Priscila caiu várias vezes. Ela que veste as cores da União da Ilha é de uma família repleta de torcedores da mesma esco-la. Com uma herança familiar de sambistas que frequentam a escola, ela segue a dinastia dos Mathias, ou seja, nasceu, já passa a ser membro da es-cola de samba União da Ilha.

Sobrinha do Alfredo Fu-maça, ex-presidente da agre-miação, Priscila já desfilou na ala das crianças, passistas e emprestou a sua beleza para as composições de carros alegóricos. Com 29 anos de dedicação à Tricolor Insula-

na, a musa também teve uma breve passagem pela Unidos da Tijuca e alcançou o posto mais cobiçado pelas beldades do carnaval que é o de rainha de bateria, função que ocupou por dois anos no bloco Tribo da Cacuia, localizado na Ilha do Governador.

Faltando menos de 35 dias para o maior espetáculo da terra a céu aberto, a bela man-tém uma alimentação regrada feita com acompanhamento de nutricionista. Diariamente frequenta a academia CCF. A proximidade com o carnaval e o período de férias escolares fez a musa mudar a rotina de exercícios físicos e focar no condicionamento para fazer bonito na Marquês de Sapucaí.

“Aguentar os 700 metros da avenida requer muito pre-paro físico. Eu amo minha escola e me preparar é o mí-nimo que posso fazer. A co-munidade da União da Ilha merece o melhor”, ressalta Priscila.

Bom saber que o movimen-to cultural independente de Bel-ford Roxo segue efervescente e com novidades a cada dia. As comunidades mostram a cara através da música, poesia, literatura, artes plásticas, teatro e produção cinematográfica. Nomes como Cida Franco, Vi-nícius Henrique, Michelle Lo-pes, Joni Bigoo, Cassiano Sant Anna, Júnior da Prata, Thai Lopes, Preguinho, Maria Lui-za Spataro, Vitor Affonso, Seu Mathias, Sergio Salles Oigers e Rômulo Jorge, do Vadalcus, dentre outros, são figuras que não deixam a chama apagar. A forma de apresentação varia de acordo com o estilo, mas não perde a essência da proposta. Este colunista tem presencia-do e divulgado eventos de lá e pode atestar o amor à causa, à cidade, e o talento da turma. Cada um na sua vertente, bus-ca o melhor para quem assiste, ouve e lê suas obras. Não pode-mos deixar passar em branco o trabalho do secretário de Cultu-ra Bruno Nunes Formigão na cidade que um dia foi distrito de Nova Iguaçu e hoje segue sua carreira solo progressivamente em vários setores sociais.

O jornalista Clébio Luiz, da assessoria de imprensa da Prefeitura de Belford Roxo, elo-giou a publicação des-te espaço na edição de ontem, sobre a chega-da do morador ilustre e ex-comentarista espor-tivo, Sérgio Noronha, à Casa dos Artistas, que fica em Jacarepa-guá. “Sergio Noronha também faz parte da minha formação es-portiva”, disse Clebão.

Obrigado, fera. Nós dois, assim como ou-tros colegas de impren-sa, vivemos uma era na qual o rádio esporti-vo fazia parte, intensa e cotidianamente, da vida dos torcedores e cronistas. Valeu pelo comentário e publica-ção da foto desta co-luna em seu perfil no facebook. Abraço e su-cesso na carreira.

Clebão gostou II

dade que temos. Quero que meus ritmistas se divirtam acima de qualquer coisa”, afirma.

A escola Caçulinha da Baixada começa fazer o seu aquecimento a partir das 20h, na Praça Getúlio Var-

gas, no Centro de Belford Roxo, com a participação da comunidade e todos os segmentos da escola.

Este ano a escola cantará na Marquês de Sapucaí o enredo ”O frasco do Bando-leiro” que está sendo desen-

volvido pelo carnavalesco Marcus Ferreira.

A tricolor da Baixada será a sexta escola a pisar na avenida em busca do tão so-nhado título, na sexta-feira de carnaval, dia primeiro de março.

Page 3: PRESIDENTE: JOSÉ DE LEMOS NOVA IGUAÇU nova iguaçu - rj ... · bateria Cadência da Baixa-da, regida pelo mestre Wa-shington Paz, trabalha para fortalecer o quesito desde maio

SÁBADO, 16 DE JuLhO DE 2016 geral

Indicação dos Servidores tem o dedo de Alexandre Serfiotis

GERAL

Funcionários da unidade de saúde denunciam indicações políticas e desmandos. Esquema de deputado é semelhante ao implantado por outro parlamentar no Hospital Federal de Bonsucesso

3quaRta-FeiRa, 30 de JaneiRo de 2019

Emissão do boleto referente ao licenciamento estará disponível a partir de 4 de fevereiro

Estação do BRt da taquara onde há grande concentração de passageiros

taxa de licenciamento cai para r$ 144reproDUÇÃo/Internet DIVULGAÇÃo

beto FrAnzen/Arte com mApA: SmcrUh

Na intimidade com BeserraA reportagem do portal

afirma que no Hospital Federal de Bonsucesso, os funcionários ainda aguardam as melhorias após a saída na semana passada da diretora Lu-ana Camargo, que tinha

sido indicada por por Wilson Beserra.

O Ministério da Sáude informou que o interino Francisco de Assis Fi-gueiredo, da Secretaria de Atenção à Saúde, iria assumir o cargo, mas ain-

da não apareceu no hos-pital e a unidade continua sendo administrada por indicados do deputado Wilson Beserra.

Segundo documento divulgado pelos funcio-nários, dois dias antes

de deixar o cargo, Luana solicitou a indicação de Lucimar Simas para ser sua substituta na direção. Lucimar aparece em fo-tos ao lado de Wilson Be-serra e com Luana, no dia da festa de aniversário do

hospital.Além de Lucimar, o cor-

po clínico também cita o assessor Franz Valla, que pediu o afastamento há duas semanas, mas que, segundo os funcionários, continua no hospital. Um

outro caso é do de Caio Ferreira Pereira, con-tratato como analista da Fundação ligada à Fio-cruz, atua como assessor da direção . Caio também aparece em uma foto com o deputado Beserra.

Moeda de troca

GUILherme peIxoto/tV GLobo

Um esquema político no se-tor da saúde

tem geradon desconten-tamento entre funcio-nários do Hospital dos Servidores do Estado, na Zona Portuária do Rio. Eles denunciam desmandos e manobra orquestrados pelo depu-tado federal Alexandre Serfiótis (PSD), que tem a base eleitoral na cida-de de Porto Real, no Sul do estado.

As ações do parlamentar tem sido visto com certa desconfiança pela população do município. Os comentários nas rodas de conversas é que Alexandre é uma decepção para quem mora em Porto Real. Ele usa as realizações

políticas do pai, o ex-prefeito Jorge Serfiotis (falecido em junho de 2017) para se autopromover politicamente.

Uma prova de que a indicação política tem provocado confusão na administração do hospital aocnteceu no dia 7 de dezembro do ano passado, quando o Ministério da Saúde exonerou o coordenador administrativo do hospital, Paulo Eduardo de Oliveira Junior e menos de 20 dias depois a exoneração foi desfeita e ele foi nomeado para o mesmo cargo.

De acordo com com reportagem do portal G1, na mesma época, o diretor Alexandre Amaral, desafeto

de Paulo Eduardo foi demitido. Os funcionários relatam que a demissão foi uma ordem de Serfiótis (PSD), que tem a base eleitoral na cidade de Porto Real, no Sul do RJ. O esquema, aponta a denúncia, é semelhante ao que o deputado Wilson Beserra (MDB) implantou no Hospital Federal de Bonsucesso com a indicação de Luana Camargo.

InquéRIto cIvIIl no MpF

Ainda de acordo com a denúncia, o novo diretor dos Servidores, Wladimir Cortezzi, indicou para ser seu chefe de gabinete, Paulo Vicente Gomes, que tinha sido destituído do cargo

Desde a última se-gunda-feira, o Depar-tamento de Trânsito do Rio de Janeiro (Detran--RJ) já está cumprindo a determinação judicial de suspender o paga-mento cumulativo das taxas referentes aos ser-viços de licenciamento anual e de emissão do Certificado de Registro de Licenciamento de Veículo (CRLV) no es-tado. Com isso, a taxa que vinha sendo cobra-da caiu de R$ 202 para R$ 144.

Segundo o órgão, a taxa de licenciamento, de R$ 144,68, conti-nuará sendo cobrada, conforme o Artigo 130 do Código de Trânsito Brasileiro, como ocor-

re em todos os estados da Federação. O que foi suspenso foi o pa-gamento da emissão do documento, no valor de R$ 57,87.

De acordo com o De-tran, a emissão do bole-to referente ao licencia-mento estará disponível a partir de 4 de feverei-ro. Os usuários que já estiverem com a guia de recolhimento de ta-xas (GRT) paga devem efetuar normalmente o serviço de licenciamen-to, informou o Detran. “Os que quiserem rea-ver a taxa de emissão do documento deverão aguardar o trânsito em julgado da ação, já que só após o julgamento da demanda, o Estado

poderá ressarcir os con-tribuintes, se for essa a determinação judicial”, uma vez que a Procura-doria-Geral do Estado (PGE) deverá entrar com recurso na Justiça para derrubar a liminar em vigor.

GovERno cRItIca dEcIsão

judIcIal A decisão da Justiça

foi criticada pelo go-vernador Wilson Witzel (PSC). “São duas taxas que não tem nada a ver com a vistoria, são ta-xas de licenciamento, emissão de documento e tem custos, e tem o serviço que é prestado em relação aquilo que é pago”, disse.

As passagens de ôni-bus no Rio passarão a custar R$ 4,05. O anúncio foi feito on-tem o prefeito Mar-celo Crivella. Além disso, devido aos su-cessivos problemas, Crivella divulgou que o sistema de corre-dores de ônibus BRT terá um interventor: o engenheiro e profes-sor de políticas públi-cas Luis Alfredo Sa-lomão.

De acordo com Cri-vella, a decisão de in-tervir no sistema foi tomada com base nos recorrentes problemas e frequentes reclama-ções de passageiros.

Belford roxo vai ganhar mais uma praça

Serfiotis é deputado federal e filho do ex-prefeito do municipio

a praça será mais uma área de lazer e convi-vência para a população do bairro e adjacentes

Moradores do bairro Sargento Roncalli já po-dem comemorar. É que a Prefeitura de Belford Roxo, através da Secreta-ria de Obras, está finali-zando a obra de uma área de lazer e convivência para a população do bairro e adjacentes. A nova Praça do Roncalli, que fica loca-lizada na Avenida Tenente Armindo Leal Gonçalves, terá pista de caminhada, acessibilidade, ilumina-ção em Led, paisagismo, mesas de xadrez e dama, pergolado, ciclovia, palco para eventos, dois quios-ques, parquinho infantil, academia ao ar livre para a terceira idade e duas qua-

Aumento nas tarifas de ônibus no rio

de assistente de direção do hospital, em 2015, por “descumprimento dos deveres funcionais de exercer com zelo e dedicação as atribuições do cargo e observar

as normas legais e regulamentares”

A denúncia cita também a nomeação de Claudia Orofino, nomeada por Paulo Eduardo, e que respondeu a um inquérito

civil do Ministério Público Federal (MPF), por suspeita de irregularidades na aposentadoria por invalidez e recebimento irregular de adicional de plantão hospitalar.

dras poliesportivas.Segundo o prefeito Wag-

ner Carneiro, o Waguinho, as construções de novas praças têm o objetivo de levar qualidade de vida e conforto aos moradores e visitantes. “Com essas obras estamos valorizando

cada vez mais os bairros de nossa cidade, além de serem uma demanda antiga da população. Esses novos locais de lazer possibilitam também a interatividade e a prática de atividades físi-cas e de lazer ao ar livre”, concluiu Waguinho.

Superlotação, trechos sem operar, redução de frota, demora nos horários foram algu-mas das questões cita-das.

Crivella garantiu que a mudança no BRT tem como principais focos:

segurança, redução do número de calotes e melhorias na estrutura. O município também analisa a possibilidade de implementar setor rosa nos ônibus articu-lados para coibir assé-dio a mulheres.

Page 4: PRESIDENTE: JOSÉ DE LEMOS NOVA IGUAÇU nova iguaçu - rj ... · bateria Cadência da Baixa-da, regida pelo mestre Wa-shington Paz, trabalha para fortalecer o quesito desde maio

Confira a matéria completa no site elizeupires.com

4 quaRta-FeiRa, 30 de JaneiRo de 2019GERAL

uma mão na roda

taxistas e motoris-tas de aplicativos do Estado do Rio

de Janeiro já contam com uma linha de crédito de até R$ 15 mil para investir em seus negócios por meio da AgeRio, agência de fo-mento do estado. Os recur-sos podem ser utilizados para dar entrada em um novo veículo (zero ou usa-do), implantação de kit gás e consertos e manutenções. O financiamento pode ser parcelado em até 24 vezes. O objetivo da ação é via-bilizar a continuidade e o crescimento desse tipo de

negócios no Rio de Janei-ro.

“Essa linha de crédito visa facilitar o investimen-to desses motoristas no pró-prio negócio, permitindo que eles saiam do aluguel de carros, por exemplo”, explicou Dara de Souza e Silva, presidente-interina da AgeRio.

Para obter o crédito, é necessário trabalhar no Estado do Rio de Janei-ro, comprovar uma média mensal de R$ 5 mil nos três últimos meses, possuir avalista e não ter aponta-mentos cadastrais (SPC e Serasa). Motoristas de aplicativos devem ter pelo menos um ano de atuação e

Antonio [email protected]

Lei sobre fim da vistoria foi apressada, diz Witzel

Agência de fomento do estado do Rio garante até R$ 15 mil para taxistas e motoristas investir em seus negócios.

Recursos podem ser utilizados para dar entrada em um novo veículo

Linha de crédito para motoristas de aplicativo

mais de 4.7 estrelas.

solIcItação dE cRédIto

Os documentos necessá-rios para solicitar o crédi-to são: identidade, CPF e comprovante de residência do motorista e do avalis-ta. Profissionais de apli-cativos devem apresentar também comprovante dos recebimentos dos últimos 90 dias, tela dos aplicativos comprovando avaliação, tempo de atuação e núme-ro de viagens. É possível solicitar o financiamento através do Whatsapp (21) 99011-2657 ou do e-mail [email protected].

orçamento IUm projeto de lei com-

plementar pretende obrigar a União, os estados, os municí-pios e o Distrito Federal a dar prioridade à execução orça-mentária da saúde, da educação e da segurança pública. O texto da PLC nº 548/18,, do Sena-do, insere dispositivo na Lei 4.320/64, que trata do Orça-mento e das finanças públicas.

O número de vítimas fatais do rompimento da barragem de Brumadinho aumenta à medida que passam os dias. Nesse ritmo também são reduzidas as esperanças de encontrar alguém com vida. A tra-gédia vai deixar marcas dolorosas para sempre em cada família que sobreviveu à catástrofe.

Na manhã de ontem, o Detran informou que foi notificado pela Justiça para suspender a taxa de licenciamento, uma cobrança de R$ 202,55 para os motoristas. Entretanto, disse que ainda não suspendeu a taxa porque aguarda uma orien-tação de Procuradoria Geral do Estado.

reproDUÇÃo

Bandalha, não!Motoristas e motociclistas

imprudentes estão transforman-do o trãnsito nos dois sentidos do viaduto da Dr. Barros Júnior, em Nova Iguaçu, em um show de imprudência. Eles ignoram as câmeras de monitoramento instaladas nos acessos e fazem bandalhas e ultrapasagens peri-gosas. Alô, fiscalização!

O Projeto Alegria Capelania Hospitalar é integrada por uma galera que se veste de palhaço e ‘invade’ o Hospital da Posse (Hospital Geral de Nova Iguaçu) para levar um pouco de alegria aos pacientes. Um trabalho sensacional.

Como se não bastasse esse trabalho fantástico, eles está pro-movendo uma campanha para estimular a doação de sangue ao HGNI, pois como sabemos, nessa época que se aproxima o car-naval, os estoques de sangue ficam abaixo do que de costume.

Quer conhecer mais sobre o trabalho do grupo? Acesse: h t t p s : / / w w w. f a c e b o o k . c o m / 4 2 3 3 1 4 4 8 4 3 9 5 4 7 7 /

posts/2274135409313366/

Palhaçada para amenizar a dororçamento II

De acordo com a autora da proposta, senadora Rose de Freitas (Pode-ES), apesar de a Constituição considerar tais setores fundamentais, muitas vezes, em situações de crise, o pagamento de despesas da saúde, da educação e da segu-rança pública acaba bloquea-do, o que não acontecerá se o projeto virar lei.

Cobrança extra Passageiros que dependem

do transporte alternativo em Nova Iguaçu reclamam da ‘taxa’ extra cobrada por mo-toristas de vans. Depois da meia-noite, o valor da tarifa pula de R$ 4 para R$ 5, mas o serviço continua de terceira, com os veículos em pésismo estado de conservação.

Ter o Brasil como selo de uma das nações mais corruptas do planeta é emblemático. A força--tarefa da Lava Jato que esmiu-çou a podridão escondidda sob o tapete político, com esquemas milionários, revelou somente a ponta do iceberg enraizado por

o estigma da corrupção no Brasil

DIVULGAÇÃo

dIrETo ao PonTo

O governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, disse na última segunda-feira que “se tivesse sido consulta-do”, vetaria o projeto de lei que determina o fim da vistoria veicu-lar pelo Departamento de Trânsito do Estado (Detran) e estabelece uma autodeclaração de vistoria. Segundo Witzel, a lei foi apro-vada “de forma até apressada” em de-

zembro do ano passado, sem que houvesse um planejamento adequado. Ele disse que durante sua campanha eleitoral prometeu o fim da vis-toria. A matéria seria disciplinada no início de sua gestão e, em conjun-to com o presidente do Detran, seria definido um cronograma para a medida de modo a não criar na população uma situação de dúvida sobre o que fazer.

reproDUÇÃo

décadas de corrupção. Mas o país da turma dos ‘ladrões de colarinhos brancos’, protagonizada por parti-dos, da direia e da esquerda, criou o vírus dos negócios escusos, do toma lá, dá cá, que ainda está incrustrado na administração pública, mesmo com muitos desses ‘vampiros’ atrás

das grades. A revelação de que o país pouco

recuou no cambate a corrupção é um levantamento elaborado pela organi-zação Transparência Internacional, segundo à qual, em 2018, o Brasil piorou e caiu 9 posições no ranking que avalia a percepção da corrupção

no setor público em 180 países. A pontuação recuou para 35 e o país passou a ocupar 105º lugar no Ín-dice de Percepção da Corrupção (IPC), o que representa o pior re-sultado desde 2012. Quanto me-lhor a posição no ranking, menos o país é considerado corrupto.

Moradores da Rua Palmares, na Vila Carmari, em Nova Iguaçu, estão em um mato sem cachorro e passando perrengue daqueles. O tranformador da Light, insta-lado no poste colado ao muro do Estádio Azulão da Vila, vaza óleo diariamente e provoca transtornos.

Segundo conta um dos consu-midores da companhia de energia elétrica, a partir da meia-noite a luz vai embora e o sufoco é geral. “Com esse calor de 45 graus sofre todo mundo sem água gelada e ventilador que ajudam a espantar a quentura. Sem contar que exis-

nos bairros

transformador com defeito deixa moradores sem luz

reproDUÇÃo/FAcebook

[email protected]

tem idosos e recém-nascidos no mesmo barco sem solução. Já fomos lá no escritório de-les pedir solução contra essa falha, mas criam uma série de desculpas. Estão empurrando com a barriga e nós, moradores e usuários de energia, sofrendo muito”, diz o senhor.

Outro vizinho do problema disse que os funcionários da Light que circulam pelo local afirmaram que é preciso trocar o transformador. O poste está enterrado em frente ao número 419 da Rua Palmares.

BRASILMDB racha e discute candidatura na Casa

BRasÍlIa - O MDB enfrenta um racha na bancada em relação à candida-tura do partido, faltando apenas três dias da eleição para a presidência do Senado. Ontem, a bancada discutiu o tema, en-tretanto os parlamentares afirmam que a decisão sobre a candidatura pode não sair. Os principais nomes cogitados para representar o partido na disputa são os de Renan Calheiros, que nega ser can-didato, e da senadora Simone Tebet, que já se colocou publicamente como opção.

A ideia é que a bancada vote o nome do candidato. O problema: os dois lados afirmam possuir a maioria dos votos da bancada de 13 senadores. A conta não fecha. O senador Renan Calheiros afir-mou ao portal G! que não se antecipará e aguardará o que a bancada decidir.

DenILSon mArqUeS / DIVULGAÇÃo

Page 5: PRESIDENTE: JOSÉ DE LEMOS NOVA IGUAÇU nova iguaçu - rj ... · bateria Cadência da Baixa-da, regida pelo mestre Wa-shington Paz, trabalha para fortalecer o quesito desde maio

quaRta-FeiRa, 30 de JaneiRo de 2019 EspoRTE 5

Dany Helena fala sobre futebol e Flamengo, sem esquecer a influência da mãe na carreiraArtilheira de 2018 fala sobre os prêmios e a expectativa para mais um ano

FUteboL FemInIno

Meia-atacante teve apoio dos pais, do clube e da Marinha em sua carreira: “é muito gratificante”

o F l a m e n g o / M a -rinha voltou aos treinamentos na

última semana e inicia a preparação para o início da temporada 2019, visan-do as disputas do Campe-onato Brasileiro, Estadual e Jogos Mundiais Milita-res. Após receber propos-ta para integrar o futebol da China, a meio-campis-ta Dany Helena ficou no Fla e agora só pensa em uma coisa: vencer, vencer, vencer. Ao site oficial do clube, a camisa 27 falou com exclusividade sobre sua trajetória no futebol, o prêmio de artilheira do país e os desafios futuros.

“Passei por diversas equipes e todas me en-sinaram um pouco. Fui muito feliz em todas e tenho prazer por ter pas-sado em cada uma. O Cresspom-DF era em Brasília, meu estado, mas era um time que eu não conseguia ser profissio-nal. Trabalhava durante o dia e só conseguia treinar à noite duas ou três vezes por semana. Por isso de-cidi sair de lá. Todos têm sonhos de ganhar títulos, eu tinha esse desejo de jogar em times maiores. Tive oportunidade de pas-sar pelo Kindermann por seis meses e cresci muito. Depois joguei a Liberta-dores Feminina pelo Foz Cataratas, fazendo minha primeira competição in-ternacional. Em seguida acabei no Iranduba, mas não tive um desempenho muito bom. Acabei che-gando aqui ao Flamengo e fazendo o melhor ano da minha carreira, marcando mais gols e conseguindo me preparar melhor. A es-trutura e os profissionais são muito bons, o nome do clube me deu muita visibilidade, a Marinha me dá tudo, não tenho do que reclamar. Aqui temos tudo que precisamos para sermos atletas de alto ní-vel. O que conta não é só o meu desempenho, mas sim como me prepara-ram para que eu chegasse neste ponto. A Marinha, o Flamengo, os profis-sionais, as jogadoras. Foi uma contribuição de to-dos para que eu pudesse

Jota [email protected]

RAFAEL RIBEIRO/CRVG)

bernArDo GLeIzer / nIFc

Vasco prorroga contrato do goleiro Fernando Miguel até o final de 2020

O contrato de Fernando Miguel foi renovado até dezembro do próximo ano

Titular nesta temporada após a saída de Martín Silva, o goleiro Fernando Miguel prorrogou seu contra com o Vasco. O vínculo, que iria até o fim deste ano, passou para dezembro de 2020.

Fernando Miguel chegou ao clube no meio da tempora-da passada e foi um dos des-taques da equipe carioca nas rodadas finais do Campeonato Brasileiro. O goleiro assumiu a titularidade após lesão de Martín Silva e manteve a po-sição até o fim do ano.

O novo vínculo tem uma cláusula que permite ampliar o contrato de Fernando Mi-guel até 2021. Com isso, a diretoria cruzmaltina espera

manter o atual titular por mais tempo no clube.

A diretoria vem buscando ampliar os contratos de outros destaques do elenco, como o zagueiro Leandro Castán, o meia Yago Pikachu e o atacan-te Maxi López. O presidente Alexandre Campello espera manter a base do elenco até o fim do seu mandato, que se en-cerra na próxima temporada.

hoMEnaGEM ao Ex--atacantE RoMáRIo

Ontem, Romário comple-tou 53 anos de idade. O Vas-co, clube em que o baixinho é ídolo fez questão de homena-gear o ex-atacante utilizando as redes sociais.

“Hoje é aniversário de mais um Gigante de nossa base forte. Impossível ver hoje a camisa 11 do Vascão sem lembrar do “Gênio da Grande Área”. Parabéns, Baixinho!”, dizia o post.

Com a camisa do Vasco, Romário conquistou o Cam-peonato Carioca duas vezes (1997 e 1998), um Brasilei-rão (2000) e a Copa Mercosul (2000).

Dentro de campo, o time comandado por Alberto Va-lentim está 100% no Cam-peonato Carioca, com nove pontos ganhos. O Vasco volta a campo nesta quarta-feira, às 17h, pela quarta rodada da competição.

ter destaque ano passado”, explicou Dany.

Aos 26 anos, Danyelle Helena da Silva Lima é uma das poucas da moda-lidade que pode dizer que viu em sua própria casa uma influência para seguir carreira no futebol femini-no. Natural de Brasília, ela acompanhava os passos de sua mãe Márcia, que tam-bém foi atleta por muito tempo.

“Minha mãe foi atleta e talvez por isso sempre tenha me apoiado. Quan-to a isso não tenho do que reclamar. Meus pais e minha família sempre de-monstraram muito apoio, me levaram aos treinos. É muito gratificante ter isso, pois muita gente não tem o suporte pelo machismo, por acharem que menina não pode jogar futebol. Fico muito feliz por tê-los comigo sempre mesmo de longe. Eles viriam para cá esse mês, mas vão esperar o início do Brasileiro. É um privilégio que poucas pessoas do futebol femini-

no têm, mas eu consegui ter”, afirmou a jogadora, que é formada em Edu-cação Física e só pôde in-vestir no esporte de fato depois da graduação.

pRIMEIRo pRêMIo BRasIlEIRão

FEMInIno

Na última temporada, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) realizou a primeira edição do Prê-mio do Brasileirão Femi-nino. Em cerimônia junto aos principais nomes do esporte masculino, as me-lhores jogadoras do ano re-ceberam o reconhecimen-to merecido. Artilheira do Flamengo e do país, Dany Helena recebeu a chuteira de ouro, além do troféu de melhor atacante de 2018. “Foi um ano mágico para mim. Fiquei muito feliz pois era algo que nunca ti-nha vivido. Agradeço mui-to a Deus por tudo, por ter essa oportunidade. Tive todas as condições duran-te o ano para chegar onde

cheguei. Ganhar esses prêmios pelo Flamengo, um dos maiores times do Brasil, é uma honra muito grande. Muitas pessoas fi-caram sabendo, recebi mi-lhares de mensagens. Foi muito legal. Foi um ano maravilhoso e espero po-der me dedicar ainda mais para fazer um ano ainda melhor, conseguindo coi-sas ainda maiores com o Manto”, celebrou a meio--campo.

Junto a Lucas Paquetá, Renê e Everton Ribeiro, Dany representou o Ru-bro-Negro na noite impor-tante para a modalidade nacional. “Somos fãs de-les, acompanhamos muito o futebol masculino. Ver que você está sendo pre-miada junto de grandes craques do Brasil e do mundo é uma honra. Meu pai foi comigo e ficou muito feliz por estar ali. É um ambiente muito le-gal. Ser premiada ao lado de pessoas assim é motivo de orgulho ainda maior. Espero estar lá novamente

nesta temporada, ajudando o Flamengo e conquistan-do o título do Campeonato Brasileiro”, disse.

RaInha MaRta, a InspIRação

EtERna na ModalIdadE

Para o futebol femini-no, a presença da Rainha Marta no Prêmio do Bra-sileirão foi um marco sig-nificativo. Poucos meses depois, outro fato ajuda ainda mais a enriquecer a modalidade no Brasil: a volta da atacante Cris-tiane ao país, desta vez jogando pelo São Paulo. “É muito bom, ainda mais para o futebol feminino. Normalmente essas atle-tas atuam fora do Brasil, então somos fãs, conse-guimos ver jogos pela Se-leção, mas não temos um contato tão próximo. Es-pero que possamos ir bem contra elencos de nome. A Marta é uma inspiração totalmente, foi uma honra conhecê-la. A Cristiane é

uma inspiração pela po-sição ser parecida com a minha. Então é muito po-sitivo para a modalidade. A regra de todos os times da Série A precisarem de uma equipe feminina para jogar a Libertadores ajuda mais, pois dá oportunida-de para muitas jogadoras que não teriam espaço. Tenho a honra de estar em um time grande com ótima estrutura”, analisou Dany Helena.

Pensando em 2019, a temporada já começa forte logo em março. “Será um ano muito difícil e de mui-to trabalho, mas essa equi-pe vem mostrando sempre que isso não falta aqui. Não faltará dedicação, disciplina, vontade. Ano passado ficou faltando um título, mas brigamos e lutamos muito. Espero que esse ano consigamos levar o Brasileiro, o Ca-rioca e os Jogos Militares, conquistando a tríplice co-roa”, garantiu a camisa 27. (Fonte: www.flamengo.com.br)

Page 6: PRESIDENTE: JOSÉ DE LEMOS NOVA IGUAÇU nova iguaçu - rj ... · bateria Cadência da Baixa-da, regida pelo mestre Wa-shington Paz, trabalha para fortalecer o quesito desde maio

GERAL quaRta-FeiRa, 30 de JaneiRo de 2019

‘‘Vida não tem preço’’, diz ministro Fux sobre rompimento da barragem

6

84 mortes e 276 pessoas desaparecidas foram confirmadas na noite de ontem

Agência Brasil

CrImE ambIEnTal Em mg

Assessoria de

wAShInGton ALVeS/reUterS

Helicóptero de resgate sobrevoa área afetada pela lama à procura de sobreviventes

Avanço do rejeito no rio Paraopeba perde força, mostra boletim do Serviço Geolôgico

Indígena observa a correnteza: não há mais previsão de que alcance a Hidrelétrica de Três Marias

LUcAS hALLeL / AScom / FUnAI

o ministro do Supre-mo Tribunal Federal (STF) Luiz Fux dis-

se ontem (29) que é preci-so verificar se houve “falha omissiva” no rompimento da barragem da Mina Córrego do Feijão, em Brumadinho, Minas Gerais. Em entrevista à imprensa, Fux também dis-se que a “vida não tem pre-ço”.

As declarações do minis-tro foram dadas após uma reunião com advogados e indígenas que recorreram ao STF para suspender a licença ambiental de um empreen-dimento para exploração de ferro e níquel de uma empre-sa ligada à Vale, no Pará. A região está localizada na Ser-ra do Onça e Serra do Puma, próxima das terras Xikrin e Kayapó.

Ao ser questionado sobre suposta omissão de autori-dades e de dirigentes da Vale no rompimento, o ministro disse que ainda não analisou

o caso específico e ressaltou que, em temas relativos ao meio ambiente, a precaução é necessária. “Eu não analisei os dados do processo especi-ficamente, mas, na defesa do meio ambiente, a precaução é a mola mestra. De sorte que é preciso verificar se não hou-ve uma falha omissiva nesse dever de precaução.”

Sobre as decisões da Jus-tiça que aplicaram multas no caso do rompimento da barragem em Brumadinho, Fux disse que a questão deve chegar aos tribunais superio-res e que o mais importante é a prevenção contra novos desastres. “Certamente es-sas ações de indenização vão acabar parando nos tribunais superiores. Agora, mais im-portante do que as indeniza-ções, é efetivamente prevenir para que não haja essa tragé-dia humana com a morte de pessoas, porque a vida não tem preço.”.

Na sexta-feira (25), uma barragem de rejeitos da mi-neradora Vale rompeu-se na

Israel manterá auxílio enquanto for útil ao

resgate, diz embaixador

Militares israelenses participam de ação em área afetada por lama da barragem

Em entrevista a jornalistas que acompanham as operações de resgate em Brumadinho, Mi-nas Gerais, após o rompimento da barragem de rejeitos da mi-neradora Vale, o embaixador de Israel no Brasil, Yossi Shelly, vol-tou a dizer que não há prazo para a permanência do Exército israe-lense no auxílio à busca de pesso-as desaparecidas na tragédia.

A informação foi confirmada pelo coronel do Exército de Israel Colan Vach, que comanda a mis-são, com 136 pessoas enviadas ao Brasil. “Estaremos aqui enquanto tivermos utilidade”, disse antes de explicar o uso de tecnologias para o resgate.

O diplomata e o militar enfati-zaram o espirito de colaboração entre a equipe de Israel e o Cor-po de Bombeiros de Minas Ge-rais. “Aprendemos muito com os seus bombeiros”, disse o coronel Vach. Segundo o chefe da missão, a aplicação de “jato de água em alta pressão [como feita pelos brasileiros] torna a lama densa mais líquida”.

Antes da fala do militar, o embaixador Shelly declarou

que “Israel tem um grande dé-bito com o Brasil”. O débito co-meça ainda no período colonial “quando fomos perseguidos em Portugal e escapamos para o Brasil”, disse Shelly, em refe-rência à vinda de judeus duran-te a invasão holandesa (1630-1657).

“Sempre o Brasil nos rece-beu com carinho”, salientou. “Depois do holocausto [1941-1945], também. Sempre que ti-vemos problemas, Brasil esteve aberto para nós”, ressaltou.

O chefe do Estado-Maior do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, coronel Erlon Dias Nasci-mento, também tratou a coopera-ção em tom elogioso. “A operação hoje ocorreu integrada perfeita-mente”; “o balanço é positivo”; “está sendo uma troca de experi-ências extremamente importante, e principalmente de troca de tec-nologias e experiências operacio-nais.”

De acordo com o coronel Dias, a equipe de Israel auxilia o Corpo de Bombeiros em um dos dois pe-rímetros da busca por pessoas e animais.

O novo boletim do Ser-viço Geológico do Bra-sil (CPRM), estatal vin-culada ao Ministério de Minas e Energia, aponta uma redução no ritmo de deslocamento da plu-ma, formada pela mistu-ra de rejeito e água, por causa do rompimento da barragem da mineradora Vale, em Brumadinho, na região metropolitana de Belo Horizonte, no último dia 25. Não há mais previsão de que ela alcance a Usina Hidre-létrica de Três Marias (MG), conforme o bole-tim divulgado às 18h30 de ontem.

A barragem que se rompeu integrava a Mina Feijão. O rejeito que se propagou no am-biente chegou primeiro ao Córrego do Feijão. A pluma avançou rapi-

cidade de Brumadinho, na região metropolitana de Belo Horizonte. De acordo com o Corpo de Bombeiros, de-zenas de pessoas morreram

e centenas estão desapareci-das.

núMERos da tRaGédIa

A Defesa Civil de Minas

Gerais atualizou por volta das 19h30 de terça-feira (29), os números de vítimas do crime ambiental. O órgão informou que são 84 mortes confirmadas

e 276 pessoas desaparecidas (eram 279 no final da noite de segunda-feira (28). De acordo com a Defesa Civil, já foram localizadas 391 pessoas.

damente e por volta de 13h já estava no Rio Pa-raopeba. De acordo com boletim, a água turva al-cançou o município de Juatuba (MG) na noite de segunda-feira (27) e deve chegar à São José da Varginha (MG) na manhã desta quarta (30). Os rejeitos que vazaram já percorreram mais de 55 quilômetros.

O CPRM opera, em parceria com a Agên-cia Nacional de Águas (ANA), estações da Rede Hidrometeoroló-gica Nacional locali-zadas ao longo do rio. Boletins têm sido di-vulgados diariamente. Na manhã de segunda (28), havia previsão de que a pluma alcançasse entre os dias 15 e 20 de fevereiro a represa onde fica a Usina Hidrelétrica

de Três Marias. No lo-cal, o Rio Paraopeba se encontra com o Rio São Francisco.

O monitoramento mais recente mostra, no entanto, que isso não deve mais ocorrer. O boletim registra que a frente da pluma apresen-ta concentração baixa de sedimentos. Ela avança a uma velocidade média de 0,9 quilômetro por hora. No novo boletim, também não há mais di-vulgação de data prová-vel para a chegada à Usi-na Hidrelétrica de Retiro Baixo, situada antes em Felixlândia (MG).

pEscaSegundo o presidente

da Federação dos Pesca-dores de Minas Gerais, Valtinho Quintino da Rocha, a entidade ainda

não tem condições de avaliar a extensão dos danos. “Já estamos nos mobilizando para cal-cular os prejuízos”. Ele afirma que a pesca estava suspensa em decorrência da piracema, período de desova dos peixes.

A Secretaria de Esta-do de Saúde de Minas Gerais destacou téc-nicos para realizarem coleta de 44 amostras de água na região atin-gida com o objetivo de identificar os possíveis riscos de intoxicação. Ainda não há previsão para divulgação dos re-sultados. Ainda assim, a pasta divulgou uma orientação para que as pessoas evitem contato com a água do Rio Pa-raopeba e também não pesquem nem consu-mam os peixes.

ISrAeL DeFenSe ForceS

Page 7: PRESIDENTE: JOSÉ DE LEMOS NOVA IGUAÇU nova iguaçu - rj ... · bateria Cadência da Baixa-da, regida pelo mestre Wa-shington Paz, trabalha para fortalecer o quesito desde maio

ExEcutados Em JapEri

quaRta-FeiRa, 30 de JaneiRo de 2019

Decretada prisão de Guarabu7Polícia

PM do rio agarra chefe do tráfico do Turano em casa

Vítima foi torturada e teve corpo esquartejado e jogado na Baía de Gua-nabara, região usada pelo traficante como cemitério clandestino marítimo

reproDUÇÃo/whAtSApp

Guarabu e seu parceiro Gilberto (c) são responsáveis pela morte do major alan de luna

Foragido há 13 anos, Fernando Gomes de Freitas, o Fernandinho

Guarabu, de 39 anos, chefão do tráfico de drogas da Ilha Governador, teve o 11º man-dado de prisão expedido pela justiça. Desta vez, pelo assas-sinato de Rafael Carneiro da Silva Neto, em abril de 2013, morador do Morro do Dendê. Ele tinha 35 anos na época e foi morto porque teria agre-dido e estuprado uma jovem na favela com quem ele tinha um relacionamento.

Pelo mesmo crime tam-bém foi decretada a prisão de Gilberto Coelho de Oliveira, o Gil. O morador foi pego em casa por bandidos armados, julgado no tribunal do tráfico, passou um dia inteiro amarra-do a um poste sendo tortura-do, foi morto à noite, teve o corpo esquartejado e jogado na Baía de Guanabara.

O inquérito da morte de Neto foi concluído em no-vembro de 2018 pela Delega-cia de Descoberta de Paradei-ros (DDPA). O corpo ainda não foi encontrado e a espe-cializada aguarda resultado de exame de DNA feito em partes de corpos encontrados na Baía de Guanabara, próxi-mo à Ilha.

A sentença de morte da ví-

tima foi decretada por Fernan-dinho Guarabu após a família da jovem procurar o bandido pedindo punição para Neto. No entanto, há relatos de que ela teria inventado o estupro porque ficou com raiva de Neto após apanhar dele.

“Esses dois criminosos têm como imposição a morte, o es-quartejamento e a ocultação do corpo de suas vítimas. Sabe-mos que os restos mortais são jogados na Baía de Guanabara, na altura do Bancários. Essa é a característica desse tribunal”, contou a delegada-titular da (DDPA), Ellen Solto. O desa-parecimento de Rafael foi co-municado à delegacia na época por parentes.

Gilberto Coelho de Olivei-ra, o Gil, parceiro de Fernan-dinho Guarabu - Divulgação / Polícia Civil

Segundo as investigações, a mãe de Rafael chegou a ir a uma boca de fumo pedir cle-mência pelo filho. No local, ela teria ouvido de um crimi-noso: “Não adianta procurar o seu filho, porque ele já está lá na (Baía de Guanabara). Está morto já, e a senhora não vai encontrar nunca”. E o bandido ainda a ameaçou. “Não adianta dar parte na polícia porque vai ser pior para vocês”.

Guarabu já foi condenado quatro vezes por homicídio e tráfico e suas penas somadas

passam de 100 anos. O bandi-do é investigado em pelo me-nos 14 inquéritos. Promotor diz que Baía de Guanabara é cemitério de Guarabu

As investigações mostram que Rafael foi torturado por horas e que esquartejar seus desafetos é uma prática de Guarabu. “É chocante. Fernan-dinho Guarabu e o Gil fazem justiça com as próprias mãos. Eles são os investigadores, os acusadores, os juízes, os car-rascos e os executores”, afirma o promotor da 30ª Promotoria de Investigação Penal (PIP), Sauvei Lai.

“O Rafael foi humilhado publicamente por horas antes de ser assassinado”, revelou ele. Para Lai, a Baía de Guana-bara é o cemitério de Guarabu. “O Guarabu e o Gil têm um ce-mitério clandestino marítimo (a Baía de Guanabara) à dispo-sição. Isso dificulta o início de uma investigação”, declarou o promotor.

Desde 2001 como promotor da Ilha do Governador, Lai tem inquéritos que mostram a cruel-dade de Guarabu e seus aliados. “Ele não aceita que assaltantes, estupradores ou supostos de-latores atuem na Ilha. Ele não quer atrair a atenção do esta-do para aquela região. Então, quando há algum tipo de roubo ou estupro eles rapidamente executam esses suspeitos”, en-

fatizou o promotor.Para o assistencialismo à

comunidade contribui para que Guarabu ande livremente pela Ilha e que consiga fugir de operações policiais. Há muitas denúncias também de que ele teria a proteção de policiais a quem pagaria para não prendê--lo. “Temos inquéritos de que moradores o ajudam na suas fugas. O Guarabu é assisten-cialista. Ele distribui remédios, gás, comida. Isso faz com que a comunidade o apoie e o escon-da”, explicou Lai.

O Morro do Dendê tem po-sição geográfica favorável ao tráfico, principalmente por ser perto da Baía de Guanabara. A comunidade fica ainda ao lado do Aeroporto Internacional Tom Jobim e das três princi-

pais vias do estado — Avenida Brasil e linhas Amarela e Ver-melha.

“O Morro do Dendê é um entreposto perfeito para o trá-fico de drogas e armas que en-tram pela Baía de Guanabara. Eles aproveitam da dificuldade da fiscalização no mar e se va-lem disso”, disse o promotor. “O material que entra pela Ilha é rapidamente distribuído para outros locais do Rio, já que pela região existem vias importan-tes”, completou Lai.

IntEGRantE do Bando dE GuaRaBu tERIa Matado pM

A polícia investiga ainda An-tonio Eugênio de Souza, o Ba-toré, apontado como matador da quadrilha de Fernandinho

Guarabu, foi o mandante da morte do major Alan de Luna Freire, de 40 anos, em novem-bro do ano passado. O oficial era lotado no 17º BPM (Ilha do Governador) e foi assassinado a tiros de fuzil no Jardim Esplana-da, em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. Dias antes, Batoré teria feito as ameaças há há al-guns dias ao policial que partici-pou de uma operação com a da Delegacia de Roubos e Furtos (DRFA) onde dois seguranças de Guarabu foram mortos.

Informações que leve às pri-sões de Fernandinho Guarabu e Gil podem ser repassadas para a DDPA pelos telefones (21) 2202-0337, (21) 2202-0338 e (21) 2582-7129. Os telefones funcionam 24 horas por dia e o anonimato é garantido.

Suspeitos de assaltar ônibus são grampeados

Monitorado pela Su-perintendência de Inteli-gência da Coordenadoria de Polícia Pacificadora (CPP) e pelo Núcleo de Inteligência da UPP, o chefe do tráfico no Morro do Turano, no Rio Com-prido, na Zona Norte do Rio, foi preso, na manhã de ontem, durante uma operação na comunidade.

Anderson da Concei-ção Rocha, o Adidas, de 38 anos, estava na casa da sogra, na localidade co-nhecida como Raia, quan-do foi localizado. Ele fin-giu estar dormindo para tentar enganar os agentes, mas acabou caindo nas garras da polícia.

O traficante vinha sen-do monitorado pela Supe-rintendência de Inteligên-cia da CPP e pelo Núcleo de Inteligência da UPP

Turano desde que assumiu o tráfico no Turano, o que ocorreu após a prisão do traficante JN e da morte de seu sucessor Menor Band, em 2018. Ele estava foragi-do da Justiça e tem em seu nome mandados de prisão em aberto, seis deles por roubo, dois por tráfico, um por homicídio e um por por-te ilegal de arma.

Com esse monitoramen-

to, os agentes descobriram que, na madrugada do últi-mo domingo, após um ata-que contra a base da UPP Turano que terminou com a morte do suspeito Jean Jhansen Venâncio, Ander-son deu ordens para que moradores, mototaxis e tra-ficantes realizassem atos de vandalismos no Turano. En-tre os alvos do bando teriam que estar os PMs da UPP.

anderson da conceição estava dormindo quando foi preso

Baleado e morto em QueimadosUm jovem de 25 anos foi

baleado e morto na noite da última segunda-feira em Queimados. De acordo com informações, a vítima estava em uma loja de games quan-do foi abordada pelo assassi-no. A vítima não resistiu aos ferimentos e morreu no lo-cal. Até o fechamentto desta reportagem, ninguém havia

sido preso. De acordo com informa-

ções da Polícia Civil, o assas-sinato ocorreu no bairro São Roque. Rodrigo Vieira (foto) foi alvejado por vários tiros. Agentes da Divisão de Homi-cídios da Baixada Fluminen-se (DHBF) realizaram perícia no local e trabalham com vá-rias hipóteses para o crime.

Policiais mili-tares do 20º BPM (Mesquita) pren-deram na manhã de ontem dois sus-peitos de assal-tar um ônibus na região do Km 32, em Nova Iguaçu. A corporação não divulgou os nomes dos marginais que teriam sido reco-nhecidos pelas ví-

timas. De acordo com in-

formações da guar-nição, os agentes realizavam policia-mento ostensivo na área quando passa-geiros de um coleti-vo começaram a gri-tar. Quando os PMs realizaram a aproxi-mação ouviram re-latos sobre o ataque dos criminosos e a

direção para a qual teriam fugido.

Minutos depois, após realziar bus-cas, a guarnição en-controu os suspeitos que receberam voz de prisão. A dupla não resistiu e foi en-caminhada com as testemunhas para a central de flagran-tes da 52ª DP (Nova Iguaçu).

os dois jovens teriam sido reconhecidos pelas vítimas

reproDUÇÃo

reproDUÇÃo

Antonio [email protected]

Page 8: PRESIDENTE: JOSÉ DE LEMOS NOVA IGUAÇU nova iguaçu - rj ... · bateria Cadência da Baixa-da, regida pelo mestre Wa-shington Paz, trabalha para fortalecer o quesito desde maio

Secretaria de Comunicação Social

SÁBADO, 16 DE JuLhO DE 2016 geralGERAL8 quaRta-FeiRa, 30 de JaneiRo de 2019

Lei Seca aperta o cerco no interior

A Operação Lei Seca intensi-fica a fiscali-

zação no interior do Estado do Rio nos primeiros dias do ano. Nesta primeira fase, as ações se concen-traram na Região dos Lagos e no Norte Flu-minense, além de mu-nicípios com elevados números de acidentes de trânsito, em razão da mistura álcool e direção. Somente este ano, já foram aborda-dos mais de 1,7 mil veículos e detecta-dos 180 motoristas embriagados em 12 blitzes realizadas. No total, a operação já contabiliza mais de 530 multas, 227 au-tomóveis rebocados e 167 carteiras de habi-litação recolhidas.Segundo a coor-

denadora-geral da Operação Lei Seca, delegada Verônica Stiepanowez de Oli-veira, um terço das atividades realizadas nos finais de semana é direcionado para lo-cais que precisam de atenção nas áreas de educação e fiscaliza-ção de trânsito.“Em Cabo Frio, du-

rante a operação que realizamos na primei-ra semana de janeiro, constatamos o índice de 21% de motoristas alcoolizados. Já na capital, o indicador fica em média de 6% a 8%, por isso a ne-cessidade de planejar mais ações no inte-rior”, disse a delega-da.A Operação Lei Seca

está alinhada às me-tas do Plano Nacio-nal de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans),

FotoS: DIVULGAÇÃo/pmq

Faetec abre matrícula para qualificação profissional

Os sorteados no pro-cesso seletivo de quali-ficação profissional da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), instituição vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, já devem efetuar a ma-trícula. A lista completa com os nomes dos sele-cionados já está disponí-vel no site www.faetec.rj.gov.br. Foram mais de 97 mil inscritos para 19 mil vagas em cursos profissionalizantes.“O interesse dos can-

didatos nesta primeira rodada nos surpreendeu positivamente. A procu-ra pelos cursos superou a oferta de vagas em cinco vezes. Os núme-ros mostram a busca da população fluminense em se qualificar para assumir ou retornar aos postos de trabalho com o reaquecimento do mer-

reproDUÇÃo

Foram mais de 97 mil inscritos para 19 mil vagas em cursos profissionalizantes

Reforço na fiscalização acontece na Região dos Lagos e Norte Fluminense, além de municí-pios com elevados números de acidentes de trânsito, em razão da mistura álcool e direção

cado”, disse Fernando Marinho, presidente da Faetec.

MaIs pRocuRados

Os cursos de idiomas foram os mais procura-dos, com 30.577 candi-datos para as mais de sete mil vagas de espanhol, francês e inglês. Em se-guida, as formações no eixo de Tecnologia da Informação, com mais de 22 mil inscrições para Excel avançado; Banco de Dados com MYSQL; Informática - Ambiente Windows; Instalador e Reparador de Redes de Computadores; Informá-tica Comercial - Office e Windows; e Montador e Reparador de Computa-dores.Para garantir a vaga, os

sorteados devem com-parecer à unidade e levar carteira de Identidade,

CPF, Certidão de Nas-cimento ou Casamento, comprovante de residên-cia (conta de luz, água ou telefone) e comprovante de escolaridade compatí-vel com o pré-requisito do curso pretendido. A matrí-cula deve ser feita até 1º de fevereiro na unidade para a qual foi sorteadoO não comparecimento

do candidato no perío-do determinado em edi-tal implicará na perda da condição de “sorteado”. Nesta hipótese, o inte-ressado poderá procurar posteriormente a unidade de ensino no período de matrícula para aproveita-mento de vagas, de 5 a 8 de fevereiro, para candi-datar-se às oportunidades não preenchidas. As aulas terão início no dia 11 de fevereiro e o horário dos cursos será informado na unidade escolhida pelo aluno.

que foi criado pela Lei 13.614/2018, e visa reduzir o índice de mortes no trânsito pela metade, em um prazo de dez anos.O superintendente

das Operações da Se-cretaria de Governo, major Carlos Eduardo

Falconi, preocupado com índices de aci-dentes no interior do estado, que chega a ser quatro vezes maior do que na Região Metro-politana, firmou um termo de cooperação com o Departamento de Estradas de Roda-

gem (DER-RJ), para que a Operação Lei Seca possa atuar nas rodovias estaduais.“Temos uma meta a

bater, estipulada pelo Pnatrans, com relação à redução de aciden-tes de trânsito com mortos e feridos. E

com a intensificação das ações da Lei Seca nas estradas e nos municípios de todo o estado conseguire-mos alcançar a meta e, consequentemente, salvaremos mais vi-das”, explicou o supe-rintendente.

desde o início deste mês, já foram abordados mais de 1,7 mil veículos e detectados 180 motoristas embriagados em 12 blitzes realizadas

taxistas do rio devem passar pelo Ipem damento do serviço.O agendamento será feito

por data e turno do serviço, para o período estabelecido pelo final da placa, conforme publicado no site. Caso seja necessário remarcar a data, será permitido um único rea-gendamento.Caso o motorista não faça a

atualização no prazo, ele terá que se dirigir ao Ipem, onde será lavrado um auto de in-fração e gerada uma multa. O valor da infração é de R$ 500,00 se o taxista for primá-rio. Se ele for reincidente, o valor da multa será calculado pelo sistema do Ipem.

docuMEntosPara realizar a verificação, é

necessário apresentar os se-guintes documentos: Cartei-ra Nacional de Habilitação; CPF ou CNPJ (se for pessoa jurídica); Comprovante de residência do permissionário, no caso de mudança ou diver-gência do endereço constante no cadastro dos taxistas pela SMTR; Certificado da última verificação metrológica do

Taxistas do município do Rio já podem se programar para atualização da nova tarifa de taxímetros. A me-dida é pré-requisito para aferição do equipamento e deverá ser realizada em oficinas credenciadas. Tá-xis executivos terão entre 25 e 27 de fevereiro para executar o serviço. Já para os veículos convencionais o prazo é 11 de março e 24 de abril. A relação dos estabelecimentos autoriza-dos está no site www.ipem.rj.gov.br.A aferição do equipamen-

to deverá ser feita entre 11 de março a 5 de dezembro, na sede do Ipem- RJ (Ins-tituto de Pesos e Medidas do Estado do Rio), que fica na Rua Padre Manoel da Nóbrega 539, em Piedade. Para agendar a verifica-ção metrológica e emitir a Guia de Recolhimento da União (GRU), no valor de R$52,18, os taxistas devem acessar o site. A (GRU) deve ser quitada até cinco dias antes da data do agen-

taxímetro; Certificado de registro de Licenciamen-to do Veículo (CRVL), do exercício atual ou do ime-diatamente anterior, para veículos movidos a gás natural (GNV) e Certifica-do de Segurança Veicular (CSV) para veículos mo-vidos a gás natural (GNV), dentro da validade prevista no certificado.Além disso, o taxista deve

levar certificado atualizado do poder público municipal concedente; comprovante do pagamento da taxa me-trológica da União (GRU); Cartão de Identificação do Permissionário; Procura-ção para terceiros, inclusi-ve para o motorista auxiliar e o documento oficial de identificação do procura-dor; comprovante do agen-damento impresso; Guia da Execução de serviços pela oficina credenciada e ofício da prefeitura e publicação do ato no Diário oficial para os casos de permuta do ve-ículo e transferência da au-tonomia.

Brasilieiro é condenado por abuso de crianças Estados unI-dos - A sentença contra o comerciante paraibano Rafael Di Lorenzo Neto, de 39 anos, foi dada na úl-tima segunda-feira, no condado de Oran-ge, onde aconteceu o crime. Ele foi con-denado a 20 anos de prisão, sendo 10 no regime fechado e 10 no regime condicio-nal, por tentativa de estupro e tentativa

de abuso sexual contra uma criança no estado da Flórida, nos Esta-dos Unidos.O comerciante foi pre-so em 2017 no condado de Harris, em Houston, Texas. Uma parente da vítima, que também é paraibana e preferiu não se identificar, disse que a sentença marca um recomeço de vida para o núcleo familiar da criança. “Embora o mal não possa ser

desfeito, estamos mais tranquilos em saber que por alguns anos ele não poderá causar tamanho sofrimento a outras famílias”, afir-ma.Ela contou que o cri-me aconteceu quando a criança tinha 6 anos, mas só foi descoberto dois anos depois. Ra-fael era amigo do pai da menina e era con-siderado pela vítima como um “tio”.

pLAntÃo

Page 9: PRESIDENTE: JOSÉ DE LEMOS NOVA IGUAÇU nova iguaçu - rj ... · bateria Cadência da Baixa-da, regida pelo mestre Wa-shington Paz, trabalha para fortalecer o quesito desde maio

quaRta-FeiRa, 30 de JaneiRo de 2019

entrevistadores especializados são formados em Volta redondaSete deles já estão, voluntariamente, ouvindo crianças e adolescentes vítimas de violência sexual no Sul Fluminense.

Secretaria de Comunicação Social

Voluntários ouvem menores vítimas de abusos. Outras quatro turmas estão previstas até o final do ano

dEPoImEnTo EsPECIal

DIVULGAÇÃo/pmVr

Lugares estratégicos do Estado do RioAtualmente, o

NUDECA tem 36 entrevistadores trei-nados, que contam com 11 salas em lu-gares estratégicos do Estado do Rio de

Janeiro para atender às demandas. Todos atuam voluntaria-mente. - A DIATI está ampliando a oferta de Curso so-bre o Depoimento

Especial para que mais profissionais conheçam o traba-lho desenvolvido pelo NUDECA, ti-rem suas dúvidas, debatam, partici-

pem de dinâmicas e se capacitem na técnica da entrevis-ta cognitiva. Além das informações te-óricas sobre a me-todologia, também

mostramos o fluxo estabelecido pela Lei 13.431/2017 (Lei do Depoimen-to Especial) para o atendimento à criança vítima, o

que é fundamental para a adequação à nova lei de todos os operadores do siste-ma de garantias de direitos – explica Sandra Levy.

SUl-FlUMiNENSE 9

rEsEndE ITaTIaIa

resende equipara base salarial e concede aumento a todos servidores a partir de maio

A Prefeitura de Resen-de vai reajustar o salário de todos os servidores municipais de carreira. O aumento será de 3% sobre a tabela salarial, mas, em alguns casos, os valores podem subir em até 41%. Os aproximada-mente 1800 funcionários que recebem abaixo do salário mínimo, defasa-gem que se arrasta há 10 anos, terão o vencimento equiparado ao valor de R$ 998,00 (atual mínimo nacional). Além dessa melhoria, haverá ainda o acréscimo de 3% a esse salário base. Essa equi-paração melhora tam-bém todos os benefícios que têm como cálculo o salário base, como por exemplo os anuênios e triênios. Com isso, en-tre reajuste e correção, o aumento do salário base pode chegar a até 41% para esta parcela dos ser-vidores.

Para isso, a Prefeitura vai encaminhar para o Legislativo uma mensa-

gem para mudar a tabela salarial. Ou seja, Servi-dores que recebiam, por exemplo, R$727 de salário base vão passar a receber R$998 mais 3% de reajus-te, o que equivalerá a R$ 1.027, isso sem considerar as verbas adicionais.

Todos os demais servi-dores vão ter um aumento de 3% no salário base. É importante ressaltar que os salários dos cargos comis-sionados não serão reajus-tados. Só assim foi possí-vel dar esse aumento nesse momento. O reajuste vale-rá a partir de maio deste ano e só será possível pelo fato do novo governo ter conseguido equilibrar as contas da Prefeitura, que chegaram a ser rejeitadas pelo Tribunal de Contas do Estado em 2016. A nova gestão encontrou um dé-ficit financeiro de mais de R$ 4 milhões, mas equili-brou as contas e conseguiu aprová-las perante o TCE em 2017.

Além disso, o governo municipal conseguiu rever

contratos antigos, refazer licitações e promover no-vos certames, que permi-tiram uma economia de R$ 26 milhões aos cofres municipais. Os serviços básicos oferecidos pela Prefeitura à população fo-ram mantidos e ampliados nos dois primeiros anos da nova gestão. Os per-centuais de investimento na Educação e Saúde, por exemplo, ficaram acima do estipulado pela lei.

Outra medida que tor-nou possível o reajuste aos servidores é justamen-te relacionada à folha de pagamento. A nova gestão manteve os gastos com pessoal dentro do deter-minado pela Lei de res-ponsabilidade Fiscal, com cortes de cargos e secreta-rias.

Todas essas medidas foram acompanhadas de estudos de impacto fi-nanceiro, que permitiram o anúncio de agora sem prejudicar o atendimento e serviços prestados à po-pulação.

aumento para o funcionalismo concursado será de 3%, segundo a prefeitura

obras de troca de rede de esgoto avançam no bairro Marechal JardimA Secretaria de

Obras e Serviços Pú-blicos segue realizan-do as obras de troca de rede de esgoto e alargamento da Ave-nida dos Ilhéus, no bairro Marechal Jar-dim. O serviço teve início no último dia 14 e a previsão é que seja concluído em 30 dias.

A obra, que está sendo realizada em cerca de 600 metros da via, acontece de segunda a sexta-fei-ra, das 07h30 às 16h sob a coordenação da Secretaria de Obras e

Serviços Públicos.Conforme expli-

ca o Secretário de Obras e Serviços Públicos,Carlos Al-berto de Barros Soa-res, a finalidade é me-lhorar o escoamento da rede de esgoto evi-tando possíveis obs-truções na rede.

- Dentro do crono-grama da Secretaria estamos acompanhan-do de perto mais esse serviço que com cer-teza será muito impor-tante para os morado-res do bairro Marechal Jardim e também para as pessoas que passam

pelo local - disse.Durante todo o de-

correr da obra, o trân-sito no local funcio-nará no esquema ‘siga e pare’,o que requer atenção especial dos condutores.Uma equi-pe da Guarda Civil Municipal está orien-tando o tráfego no lo-cal.

A Secretaria de Obras fica situada na sede da Prefeitura, na Praça Mariana Rocha Leão, nº 20, Centro. Os te-lefones de contatos para mais informações são (24) 3352 1566 ou 3352 6777 ramal: 207.

Máquinas trabalham no serviço de manutenção da rede de esgoto

volTa rEdonda

Última semana para inscrição da Academia da VidaA Academia da Vida, es-

cola para maiores de 60 anos da Fevre (Fundação Educa-cional de Volta Redonda), está com inscrições abertas até o final desta semana, para formar mais duas turmas, de 45 alunos cada, do Curso Básico de Atualização. As

aulas de Português, Saúde, Mundo Contemporâneo, Arte e Informática têm duração de dois anos e são realizadas das 13h30 às 17h10. Um grupo às segundas e quartas e outra às terças e quintas.

Para se inscrever, o idoso deve procurar a sede da Aca-

demia da Vida no Acesso La-ranja do Estádio Raulino de Oliveira, na Rua Quinhentos e Sessenta, Aterrado, das 8h às 16h. Os documentos ne-cessários são cópia da cartei-ra de identidade e CPF, com-provante de residência e duas fotos 3X4.

DIVULGAÇÃo/pmr

DIVULGAÇÃo/pmVr

no início deste ano, no Fórum de Volta Redonda, 17 profis-

sionais foram capacitados em Depoimento Especial pela Cor-regedoria Geral da Justiça no Fórum de Volta Redonda. O treinamento aconteceu de 7 a 14 de janeiro, e sete deles já es-tão, voluntariamente, ouvindo crianças e adolescentes vítimas de violência sexual no Sul Flu-minense. Estão previstas mais quatro turmas este ano.

“Ao final do curso, muitos são os que se apaixonam pelo trabalho realizado com as víti-mas, voluntariando-se para au-xiliar o Núcleo de Depoimento Especial duas vezes ao mês. A equipe de entrevistadores está aumentando bastante no inte-

rior do estado e os novos cole-gas chegam entusiasmados com o trabalho, como ocorreu em Volta Redonda este mês”, conta a psicóloga Sandra Levy, direto-ra da Divisão de Apoio Técnico Interdisciplinar da CGJ, setor de apoio aos assistentes sociais, comissários de Justiça e psicólo-gos do Tribunal de Justiça res-ponsável pelas capacitações.

O Depoimento Especial é uma forma de ouvir o relato de criança ou adolescente vítima ou testemunha de violência em uma sala especialmente proje-tada para este fim, onde ela se sinta acolhida e mais à vontade para contar o que aconteceu. Nessa sala, a criança é ouvida por um entrevistador (assistente social, comissário de Justiça ou psicólogo) treinado para evitar perguntas indutivas, sugestivas

e/ou que a faça reviver o trau-ma.

“Os entrevistadores atuam di-retamente na proteção da crian-ça convocada a depor, adequan-do as perguntas à sua faixa etária

e desenvolvimento, além de fil-trar os assuntos que não foram abordados no relato livre, a fim de que não haja introdução de elementos, sugestionabilidade ou indução. Os operadores do

Direito contam, assim, com um depoimento de maior qualidade e confiabilidade em razão da técnica utilizada para o resgate de lembranças de pessoas em peculiar condição de desenvol-

vimento”, explica a comissária de Justiça Kátia Britto de Athay-de, chefe do Serviço de Apoio ao Núcleo de Depoimento Especial da Criança e Adolescente Víti-ma ou Testemunha (NUDECA).

Page 10: PRESIDENTE: JOSÉ DE LEMOS NOVA IGUAÇU nova iguaçu - rj ... · bateria Cadência da Baixa-da, regida pelo mestre Wa-shington Paz, trabalha para fortalecer o quesito desde maio

RECEITAS

10 ENTRETENiMENTo

thais Fersoza usa minissaia com bordado floral e tem look elogiado: ‘Elegante’

Beto Barbosa passa por segunda cirurgia 1 mês após retirada da bexiga e próstata

Atriz comparti-lhou uma foto do modelito

nas redes sociais ontem. No clique, a apresen-tadora aparece usando uma saia preta em suede bordada e camisa mos-tarda, com fechamento em botões na manga e gola. Os fãs foram só elogios à Thais. ‘Amei esse look’, falou uma. ‘Essa roupa está linda. Ficou perfeita’, disse outra. ‘Que elegante’, comentou um terceiro

Além de compar-tilhar os dilemas da maternidade nas redes sociais, Thais Fersoza também inspira os se-guidores pelo seu estilo

fashion. Ontem, a atriz publicou uma foto da sua produção: saia pre-ta em suede bordada e camisa mostarda, com fechamento em botões na manga e gola, da Ur-ban96. “Bom dia fazen-do charminho”, legen-dou a apresentadora, que não deixa de acom-panhar o crescimento dos filhos, Melinda e Teodoro, com quem já combinou looks. Nos comentários, os fãs elogiaram o visual da youtuber. “Que elegan-te”, disse uma. “Amei esse look”, falou outra. “Essa roupa está linda. Ficou perfeita”, com-pletou um terceiro.

Após ser diagnostica-do com câncer na bexiga, cantor de 63 anos passou por operação de 8 horas no qual o órgão foi reti-rado e reconstruído com pele do intestino. Beto Barbosa foi operado des-sa vez por conta de uma rejeição no catéter, algo comum nesses casos. Compositor está interna-do no hospital Beneficên-cia Portuguesa, em São Paulo, desde o último do-mingo (27)

Beto Barbosa está in-ternado mais uma vez desde o último domingo (27). Diagnosticado com câncer na bexiga no ano passado, o cantor e com-positor de 63 anos passou por uma operação. Se-gundo o colunista Ricar-do Feltrin, do UOL, o ar-tista precisou passar pela intervenção cirúrgica por conta de um problema

no catéter instalado para eliminação de urina e precisou trocar o dreno. Beto retirou a bexiga e um novo órgão foi cons-truído a partir da pele do intestino. De acordo com o médico Álvaro Sarkis, é normal que pacientes apresentem rejeição ao catéter. Na operação re-alizada há duas semanas, o cantor retirou a prósta-ta por completa em ope-ração de 8 horas. Dessa vez, o músico vai ficar um tempo maior no CTI do hospital Beneficência Portuguesa. Caso não trocasse o dreno, a situa-ção do artista. Beto, que tem shows programados para daqui a dois meses, já se encontrava falante e mostrando bom humor na unidade. Em fevereiro de 2014, o cantor implan-tou stent no coração após um princípio de infarto.

Sandy e Junior vão voltar! Dupla fará show para comemorar 30 anos de carreira

A dupla, que está lon-ge do palco há 11 anos, planeja um show para o próximo semestre deste ano. A primeira apresen-tação está prevista para ocorrer em São Paulo, no Allianz Parque, e os ingressos começam a ser vendidos em março. Para que a expectativa pela volta não atrapalhe a car-reira solo, os irmãos fo-ram orientados a manter silêncio e não confirma-ramm o retorno

Queridinhos do pú-blico, Sandy e Junior planejam um show onze anos após o fim da dupla para comemorar a pri-meira aparição artística na TV. Segundo o jor-nal “Extra”, a primeira apresentação – que deve

DIVULGAÇÃo

DIVULGAÇÃo

quaRta-FeiRa, 30 de JaneiRo de 2019

1 unidade de couve-flor média 1 colher (sopa) de manteiga 1 colher (sopa) de farinha de trigo 500 leite quen-te 3 colheres (sopa) de quei-jo parmesão ra-lado 1 caixa de creme de leite 100 gramas de queijo mussare-la ralada • sal a gosto • pimenta--do-reino a gos-to

modo dE PrEParo

lave e corte a couve-flor em buquês. Em uma panela, coloque água com um pouco de sal e deixe ferver.Junte a couve--flor e cozinhe por 2 minutos. Escorra e deixe esfriar.Em uma panela, derreta a man-teiga, junte a fa-rinha de trigo e mexa bem até formar um cre-me.Junte, aos pou-cos, o leite quente e, sem parar de mexer, cozinhe até en-grossar. Tempere com o sal e a pi-menta.adicione o quei-jo ralado e o creme de leite. misture bem e desligue o fogo.deixe amornar e acomode a couve-flor em um refratário le-vemente untado com azeite. Por cima, espalhe o creme e cubra com a mussare-la ralada.leve ao forno, preaquecido, a 200 °C, e asse até dourar e o queijo derreter. sirva em segui-da.

CoUVe-FLor GrAtINADA CoM MoLHo BrANCo

e QUeIJo

IngrEdIEnTEs

acontecer segundo se-mestre deste ano –, será no Allianz Parque, em São Paulo, onde Ivete Sangalo gravou o DVD “Live Experience”, e as vendas dos ingressos de-vem iniciar em março. De acordo com a publi-cação, os irmãos foram orientados a manter si-lêncio para que a expec-tativa não atrapalhe a carreira solo de ambos. A cantora, por exemplo, tem show marcado da atual turnê, “Nós, Voz, Eles”, até o fim de feve-reiro. Em agosto passa-do, Sandy foi surpreen-dida pelo irmão no palco do Credicard Hall e can-taram sucessos antigos, deixando os fãs eufóri-cos.

DIVULGAÇÃo

Page 11: PRESIDENTE: JOSÉ DE LEMOS NOVA IGUAÇU nova iguaçu - rj ... · bateria Cadência da Baixa-da, regida pelo mestre Wa-shington Paz, trabalha para fortalecer o quesito desde maio

quaRta-FeiRa, 30 de JaneiRo de 201911

Base de 2018 foi mantida e pode ajudar a nova montagem do grupo

treINADor CoNFIANte

Jota caRValho

[email protected]

n a tarde da segunda-feira (28), a equi-

pe sub-20 do Ame-rica se apresentou e começou a trabalhar visando a disputa do Campeonato Estadu-al deste ano. Segue no comando técnico do time, Ney Barreto, que dirigiu os meni-nos nos torneios de 2018 com bons re-sultados. O 6º lugar na Série A e o vice--campeonato na Série B1, são exemplos da competência do co-mandante e seus co-mandados.

Ney trabalhará com boa parte da comissão técnica que o acompa-nhou no ano passado. A única mudança será na preparação física, na qual Guto Mendes é o novo titular. Nos demais postos, conti-nuam Henrique Gul-pilhares (treinador de goleiros), Leonardo Bruno China

(supervisor) e Feli-pe Santos (rouparia).

O grupo conta com 42 atletas neste iní-cio de trabalho, mas muitos deles ainda estão em período de observação pela co-missão técnica. Ney disse que pretende trabalhar com 32 jo-gadores de linha (fora

os goleiros) e que o elenco ainda sofrerá modificações.

“Ainda temos um período razoável de preparação até a es-treia”, minimizou o treinador, que fará os ajustes necessários nas próximas sema-nas.

Em meio às caras

novas há remanes-centes. Renan Costa, Allex Walter, Enzo, Montezuma, Touro, Wilson, Joca, Ian e Paulo são alguns dos atletas que continu-aram no grupo para 2019. Eles receberão calouros vindos do sub-17, como Isac, João Pedro, Vitor

Emanuel, Leozinho, Daniel e Macário.

Embora haja perda de jogadores que es-touraram a idade para atuar na base, Ney vê a transição do elen-co com naturalidade. “Mesmo perdendo jo-gadores importantes que contribuíram para as nossas conquis-

tas, vamos continuar com o mesmo ritmo de trabalho. Como parte desses atletas estavam no grupo an-terior, isso colabora para que entendam a nossa forma de traba-lhar taticamente. Aos poucos, vamos con-quistando o encaixe desejado”, finalizou.

Ney Barreto permanece à frente do elenco rubro: “vamos continuar com o mesmo ritmo de trabalho”

JULIANA OLIVEIRA / AMERICA RIO

Mecão: elenco sub-20 se reapresenta e começa os treinamentos para o estadual