prensa viradeira hidráulica pvc 63-3200

33

Upload: leonidas-fritz

Post on 30-Sep-2015

173 views

Category:

Documents


37 download

DESCRIPTION

PRENSA VIRADEIRA HIDRÁULICA PVC 63-3200

TRANSCRIPT

  • Prensa Viradeira Hidrulica PVC 63/3200

    Manual de Operao

    CALVI

    Fora Nominal 630KN 63t

  • PVC 63/3200 Prensa Viradeira Hidrulica Total 27 Pgina 1

    ndice

    A Um mapa do esboo da mquina............................................................................................. 2

    B Utilizao da mquina.............................................................................................................. 3

    C Especificao e Parmetros Tcnicos...................................................................................... 6

    D Princpio de construo e operao da mquina...................................................................... 7

    E Ajuste da mquina ................................................................................................................... 9 F Suspenso e instalao da mquina..................................................................................... 10

    G Sistema eltrico da mquina .................................................................................................. 12

    H Ajuste e operao da mquina............................................................................................... 18 I Segurana, Manuteno e localizao e eliminao de defeitos da mquina ........................ 24

    J Peas de reposio fornecidas juntamente com a mquina................................................... 26 K Lista de vedaes principais da mquina............................................................................... 26

  • PVC 63/3200 Prensa Viradeira Hidrulica Total 27 Pgina 2

    A Um mapa do esboo da mquina

    Observao especial:

    O peso frontal da mquina muito grande, portanto deve-se tomar cuidado no seu transporte e suspenso, de modo a evitar que esta vire.

    indiferente que a mquina esteja em funcionamento, qualquer parte do corpo no se estende entre o puno e a matriz.

    A bomba de leo no pode ser girada no sentido contrrio, seno ela poder ficar danificada.

  • PVC 63/3200 Prensa Viradeira Hidrulica Total 27 Pgina 3

    B Utilizao da mquina

    Esta mquina utilizada para curvar todos os tipos de chapas. O usurio dever selecionar a diferente ferramenta e o valor da fora obtida atravs do grfico de fora de dobramento 1, em relao s diferentes espessuras de dobramento e de material. De acordo com isto, para se ajustar a presso de regime correspondente, assegurado que a fora de dobramento necessrio e a curvatura em vrias formas de peas de trabalho seja aplicada com uma determinada preciso (Ver a fig. 1). A mquina tambm utilizada na curvatura de sifes e orifcios no coincidentes, com fornecimento correspondente.

    A mquina possui maior produtividade. Ela representa um equipamento ideal para a formao de chapas, sendo largamente utilizada nas indstrias aeronutica, automotiva, naval, fabricao de mquinas, aparelhos eltricos e na indstria leve.

  • PVC 63/3200 Prensa Viradeira Hidrulica Total 27 Pgina 4

    Fig. 1 Produtos dobrados/curvados

  • PVC

    63/3200

    Pren

    sa V

    iradeira

    Hid

    rulica

    Total

    27

    Pgina 5

    Tabela 1 Grfico de Clculo da Prensa Viradeira Hidrulica

    VALORES NUMRICOS NO GRFICO QUANDO L=1m, A FORA DE DOBRAMENTO POR EXEMPLO: S = 4 mm

    L = 1 m V = 32 mm

    VEJA O GRFICO: P = 330 KN OU 33 TONELADAS Esta frmula de clculo e os valores numricos no grfico baseiam-se no clculo do material com uma resistncia trao de b=450MPa. Ao curvar outros materiais com diferentes resistncias trao, a presso pode ser calculada de modo proporcional.

    (TONELADAS) EQUAO DE CLCULO:

    P PRESSO (L = 1 m) (KN OU TONELADAS) S ESPESSURA DA CHAPA A SER PRENSADA (mm) L COMPRIMENTO DA CHAPA A SER PRENSADA (m) V LARGURA ABERTA DA MATRIZ INFERIOR (mm)

  • PVC 63/3200 Prensa Viradeira Hidrulica Total 27 Pgina 6

    C Especificao e Parmetros Tcnicos

    N. Nome Quantidade Unidade 1 Fora normal 630 / 63 kN / t 2 Comprimento da mesa de trabalho 3200 mm 3 Distncia entre as estruturas 2600 mm 4 Profundidade da garganta 250 mm 5 Curso do Pisto Hidrulico 100 mm 6 Altura de abertura mxima entre a mesa e o pisto hidrulico 335 mm 7 Ajuste do curso do pisto hidrulico 70 mm 8 Presso de regime do sistema hidrulico 25,6 Mpa 9 Capacidade do tanque de leo 140 L

    N. do ndice de ciclos de carga 15 graus/min. Trabalho 10

    10 Velocidade do curso do pisto hidrulico

    Curso ascendente 50 mm/s

    Modelo

    IGH-2E-8

    Fluxo 8 ml/r

    11 Bomba de engrenagens

    Presso 30 Mpa Modelo Y2-132S-4 B35 Potncia 5,5 kW

    12 Motor principal

    Velocidade de rotao 1440 rpm Comprimento 3200 mm

    Largura 1300 mm 13 Dimenses Gerais

    Altura 2200 mm 14 Peso da mquina 4400 kg

  • PVC 63/3200 Prensa Viradeira Hidrulica Total 27 Pgina 7

    D Princpio de construo e operao da mquina Construo principal da mquina.

    Os componentes principais da mquina so fabricados em chapa de ao soldada, apresentando alta resistncia, boa rigidez e peso leve. Ela compreende as seguintes partes.

    1 Estrutura

    A estrutura consiste das derivaes laterais verticais esquerda e direita, do tanque de leo e calha de ao, os quais so soldados em conjunto formando uma carcaa. O tanque de leo e as derivaes so feitos de modo a formarem uma unidade para elevar a intensidade e a dureza da estrutura e ao mesmo tempo aumentar a rea de dissipao de calor, fazendo com que o sistema hidrulico opere normalmente.

    A mesa de trabalho est localizada na parte inferior das derivaes laterais esquerda e direita. Cada uma delas embutida com parafusos para facilitar a desmontagem.

    2 Pisto hidrulico

    O pisto hidrulico feito de chapa de ao, sendo conectado haste do pisto no cilindro hidrulico que fixado nas derivaes laterais esquerda e direita. O pisto hidrulico acionado para frente por movimento ascendente e descendente pela haste do pisto, sob o sistema de atuao hidrulica. Para assegurar o posicionamento preciso do pisto hidrulico no ponto morto inferior, as porcas do batente mecnico so montadas na parte superior da mquina e ajustadas por um motor ou finamente ajustadas por meio de um volante. O volante efetua um crculo, o pisto hidrulico move-se para cima ou para baixo por 0,1 mm (precisamente 0,1 mm/r).

    3 Sistema sincronizado

    A sincronizao do pisto hidrulico durante o curso ascendente controlada por um sistema sncrono mecnico forado, o qual de estrutura simples, operao confivel e fcil manuteno. Este sistema est paralelamente relacionado entre o pisto hidrulico e a mesa de trabalho.

    4 Ferramenta (ver a figura)

    A ferramenta feita de ao n. 70 ou liga de ao.

    O puno feito de peas de ferramentas curtas unidas entre si. Dependendo dos fixadores

  • PVC 63/3200 Prensa Viradeira Hidrulica Total 27 Pgina 8 fixe o puno abaixo do pisto hidrulico e efetue o ajuste fino dos dispositivos. Ele apresenta alta preciso, boa capacidade de troca e fcil montagem e desmontagem. Se o usurio precisar de peas de ferramentas curtas especiais, deve ser feito um pedido adicional.

    5 Sistema hidrulico

    O motor principal, a bomba e as vlvulas so todos montados no tanque de leo, sendo que o leo sob presso filtrado duas vezes para melhorar seu grau de depurao. A posio do leo como segue:

    6 Dispositivo de suporte

    6.1 Suporte frontal

    Os suportes frontais so ajustados manualmente, sendo utilizados na instalao das peas de trabalho ou dos defletores.

    Mecanismo do calibrador traseiro

    O calibrador traseiro parte da mesa de trabalho ou do ponto central do puno, o qual ajustado mediante botes de presso na parte frontal direita da mesa de trabalho. Ele simples e confivel, com a indicao de um contagiros.

    7 Parte eltrica

    Os diferentes botes de presso de acionamento so montados no quadro de distribuio. Ele possui um disjuntor para proteger a segurana pessoal. Ajuste o batente do lado direito do pisto hidrulico, o qual utilizado para acionar a chave de fim de curso para alterar o ponto morto superior e a distncia do silenciador (mute).

    Abastecer com leo nesta posio

  • PVC 63/3200 Prensa Viradeira Hidrulica Total 27 Pgina 9

    E Ajuste da mquina 1 Ajuste do limite superior

    Ajuste a posio do batente do pisto hidrulico, a qual faz com que ele permanea no ponto morto superior necessrio. Ele reduz o curso e o tempo do ciclo de trabalho, de modo a melhorar a produtividade.

    2 Ajuste da folga entre o puno e a matriz (o pisto hidrulico deve permanecer no ponto morto superior).

    2.1 Pressione os botes de presso ou gire o volante da parte superior direita do cilindro, que utilizado para ajustar a folga do puno e da matriz. Um ajuste inicial da folga dever ser maior do que a espessura da chapa. Em seguida, de acordo com o ngulo de curvatura das peas de trabalho, ajuste a folga.

    2.2 Se os ngulos de curvatura nas duas extremidades da pea de trabalho no forem iguais, solte o tubo unido nas seis direes, mova o acoplamento para a esquerda para desconectar a transmisso esquerda e direita, em seguida gire o volante (para cima ou para baixo) para alterar a distncia do limite mecnico em uma extremidade, de modo a efetuar o ajuste fino e compensar a diferena do ngulo da pea de trabalho.

    Observao: Aps o ajuste, o acoplamento deve retornar posio original e compensar a diferena do ngulo da pea de trabalho.

    2.3 Se os ngulos de curvatura forem iguais em ambas as extremidades da pea de trabalho, porm no forem iguais no meio, use o paqumetro do puno. Aproxime o puno da ranhura da matriz, afrouxe ligeiramente os parafusos na placa de conexo da matriz e no bloco de ajuste da seo central do puno (assegure-se de no deixar o puno cair), em seguida bata levemente na cunha ajustvel (esquerda ou direita) na seo central superior, para fazer com que o puno saia corretamente no local onde o ngulo for maior e aperte o parafuso do suporte e tente curvar a pea. Se os ngulos atingirem a tolerncia ao longo de todo o comprimento, o ajuste estar concludo.

  • PVC 63/3200 Prensa Viradeira Hidrulica Total 27 Pgina 10

    3 Ajuste da fora de dobramento

    Calcule a fora de dobramento da chapa de acordo com a frmula, ou veja o grfico da fora de dobramento e calcule a presso P, em seguida ajuste o volante manual da vlvula de extravasamento para obter a fora, a qual um pouco maior do que a fora (em KN) necessria para o dobramento das chapas.

    4 Ajuste dos mecanismos dos calibradores traseiros

    Os mecanismos dos calibradores traseiros so utilizados para posicionar a chapa em seu sentido longitudinal, cujo ajuste pode ser efetuado pelo motor atravs do boto de presso na mesa de trabalho logo adiante. bem simples e fcil efetuar o ajuste.

    5 O interruptor de pedal pode fazer o pisto hidrulico mover-se para cima ou para baixo, cuja operao bastante fcil.

    F Suspenso e instalao da mquina

    1 Suspenso da mquina

    Uma vez que a posio do centro de gravidade desta mquina maior e a sua parte frontal mais pesada do que a traseira, deve-se prestar especial ateno posio do centro de equilbrio durante o iamento, o transporte e a instalao, para evitar o tombamento da mquina.

  • PVC 63/3200 Prensa Viradeira Hidrulica Total 27 Pgina 11

    2. Instalao da mquina

    Na verificao do nvel, a superfcie da mesa de trabalho deve ser considerada como o nvel bsico (face de referncia), com suas dimenses dos sentidos lateral e transversal 1000:0:30

    Ajuste a mquina na base e fixe-a com os chumbadores. Aps o concreto da base ter sido colocado e a argamassa endurecer, nivele a mquina.

    Diagrama de fundao

    Aplicar argamassa duas vezes

    Sada do fio

  • PVC 63/3200 Prensa Viradeira Hidrulica Total 27 Pgina 12

    G Sistema eltrico da mquina 1 Ref.: Acionamento e parada da bomba de leo.

    Primeiro energize a mquina (220 V / 60 Hz / 3 PH) com o indicador (HL1) iluminado; em seguida, pressione o boto de partida SB3 para operar a bomba com o indicador (HL2) iluminado; pressione o boto SB1 ou SB2 para parar a bomba de leo.

    2 Ref.: Seleo da situao da mquina

    Posicione a chave SA2 em " " para ajustar a situao; posicione a chave SA5 em " " para a situao de operao.

    3 Ref.: Seleo do modo de operao sob a situao de operao.

    1) Avano gradual

    Posicione a chave seletora SA3 em " " para ajustar a posio do pisto hidrulico. Pressione o interruptor de pedal S1, o pisto hidrulico deve mover-se rapidamente para baixo; pressione o interruptor SQ1, o pisto hidrulico ir mover-se lentamente para baixo. Se soltar o S1, o pisto hidrulico irar parar na posio. Mantendo-se o interruptor de pedal S1 pressionado estar disponvel para aumentar a presso e dobrar a pea de trabalho. Quando o tempo for suficiente (o tempo controlado pelo rel de tempo KT1), a mquina ir parar automaticamente aumentando a presso e descarga. Pressione o interruptor de pedal S2, o pisto hidrulico no ir se mover para cima at que seja pressionada a chave limitadora SQ2.

    2) Individual

    Posicione a chave SA3 em " ". Em seguida, pressione o interruptor S1, o pisto hidrulico ir mover-se rapidamente para baixo. Posicione o S1, o pisto hidrulico ir mover-se automaticamente de volta para o ponto morto superior e parar. Mantendo-se o interruptor S1 pressionado, o pisto hidrulico ir mover-se rapidamente para baixo. Aps ser pressionado o SQ1, o pisto hidrulico ir mover-se lentamente para baixo e dobrar a pea de trabalho. Quando o tempo for suficiente, o pisto hidrulico ir mover-se de volta para a posio limite superior e parar.

    Aps pressionar a chave limitadora de baixa velocidade do pisto hidrulico, este ir parar na posio soltando-se o interruptor de pedal S1. Se mantido pressionado o interruptor S1, o pisto hidrulico ir mover-se para baixo e finalizar o dobramento da pea de trabalho, em seguida, ir mover-se automaticamente para cima.

  • PVC 63/3200 Prensa Viradeira Hidrulica Total 27 Pgina 13

    4 Ref.: Situao de ajuste

    Sob a situao de ajuste, pressione o boto SB6 (SB7) para aumentar (ou diminuir) o comprimento do calibrador traseiro; pressione o boto SB4 (SB5) para aumentar (ou diminuir) o espao do curso descendente do pisto hidrulico. Esta operao pode ser obtida somente quando o pisto hidrulico estiver na posio de limite superior.

    5 Ref.: Parada de emergncia

    Pressionando-se o boto SB1 ou SB2 fixado na placa frontal ou tampa de proteo frontal, a parada de emergncia pode ser obtida e a mquina paralisada.

    6 Ajuste dos rels temporizadores

    O rel temporizador KT1 utilizado para ajustar o tempo da presso mantida na pea de trabalho, portanto, instale-o na placa frontal de controle da tampa do gabinete eltrico, o KT1 comea a contar o tempo a partir do momento em que o boto SQ1 pressionado no sentido descendente do pisto hidrulico, sendo que o seu ponto inicial no tem sentido prtico.

    O KT2 o tempo de alvio de presso do sistema, comeando a contar o tempo a partir do momento em que o trmino da presso mantido. Ele varia entre 0,3 s e 0,5 s.

  • PVC 63/3200 Prensa Viradeira Hidrulica Total 27 Pgina 14

    Lista dos equipamentos eltricos

    Nome Cdigo dos comp. Eltricos

    Nome e funo Dados Tcnicos Quantidade Observao

    Motor de CA M1 Motor da bomba Y2-132S-4 B5 1 5,5 KW M2 Motor de ajuste do pisto hidrulico AO2-7116 B3 1 180 W M3 Motor de ajuste do calibrador Y2-80M2-6 B3 1 0,55 KW

    Disjuntor pneumtico QF1 Proteo do motor principal C32N3P D32 1 32A QF2 Proteo do motor auxiliar C32N3P D6 1 6A QF3 Proteo de controle de CC C32N1P D4 1 4A QF4 Proteo de controle de CA C32N1P D6 1 6A

    Transformador TC Transformador de tenso JKB5-250 1

    VC1 Retificador KBPC25-10 1

    Rel de sobrecarga FR Proteo contra sobrecarga para o

    motor principal LR2D1321 1 12-18A

    Contato KM1-2 Motor principal (liga-desliga) LC1-D1810 1 KM2-3 Controle do motor do pisto

    hidrulico LC1-D0901 2

  • PVC 63/3200 Prensa Viradeira Hidrulica Total 27 Pgina 15

    Nome Cdigo do comp. Eltrico

    Nome e funo Dados Tcnicos Quantidade Observao

    KM4-5 Controle do motor do calibrador LC1-D0901 2

    Rel KA1 CA2-DN31 C 1 KA2 CA2-DN31 C 1 KA3 CA2-DN31 C 1 KA4 CA2-DN31 C 1

    Rel temporizador KT1 Ajuste de tempo para manter a

    presso H3CR-A 1

    KT2 Ajuste de tempo para manter a presso

    H3CR-A 1

    Boto de presso SB10 Parada de emergncia XB2-BS542 1 SB2 Parada da bomba de leo XB2-EA142 1 SB3 Acionamento da bomba de leo XB2-BW33B1C 1

    SB4-SB5 Ajuste do leo do pisto hidrulico XB2-EA121 2 SB6-SB7 Ajuste do calibrador XB2-EA121 2

    Chave seletora AS Interruptor de energia HZ12-4010 1 40A

    SA1 Interruptor com chave XB2-BG21 1 SA3 Seleo por avano gradual e ciclo

    individual XB2-BD21 1

    SA2 Trabalho e ajuste XB2-BD21 1

    Interruptor de pedal S Movimento ascendente do pisto

    hidrulico YDT1-18 1

  • PVC 63/3200 Prensa Viradeira Hidrulica Total 27 Pgina 16

    Nome Cdigo do comp. Eltrico

    Nome e funo Dados Tcnicos Quantidade Observao

    Chave limitadora SQ1 Transmisso de velocidade/reduo XCKN-2102P20C 1 SQ2 Limite superior do pisto hidrulico XCKN-2102P20C 1

    SQ3-4 Limite superior e inferior do pisto hidrulico

    SV-15-1B5 2

    SQ5-6 Limite traseiro e frontal do calibrador

    XCKN-2102P20C 2

    SQ7 Interruptor de segurana XCKN-2102P20C 1 SQ8 Tempo de permanncia (Dwell time) XCKN-2102P20C 1

    Lmpada indicadora HL1 Indicao de energia XB2-BVB3C 1 HL2 Indicao de acionamento da bomba

    de leo Colocado no

    interior do SB3 1

    mdulo A2 Visor do curso do pisto hidrulico MA10/4 1 A3 Visor de distncia do calibrador MA10/4 1

  • PVC 63/3200 Prensa Viradeira Hidrulica Total 27 Pgina 17-1

    Ajuste do curso do pisto hidrulico

    Ajuste da distncia do calibrador traseiro Entrada de energia Disjuntor pneumtico Motor da bomba de leo Disjuntor pneumtico

    + + Transformador Energia de controle da vlvula

    solenide

    recomendado 63A

    l

    i

    m

    i

    t

    e

    d

    o

    e

    q

    u

    i

    p

    a

    m

    e

    n

    t

    o

  • PVC 63/3200 Prensa Viradeira Hidrulica Total 27 Pgina 17-2

    Interruptor de energia

    Proteo de segurana com parada de

    emergncia

    Acionamento e indicao da

    bomba de leo

    Curso do pisto hidrulico

    Distncia do calibrador traseiro

    Movimento descendente rpido do

    pisto hidrulico

    Tempo de permanncia

    Reduo da velocidade

    do Pisto hidrulico

    Tempo de des-compresso

    Retorno do pisto hidrulico

    Origem Veloc. descendente

    rpida Velocidade

    descendente lenta

    Liberao da presso

    Retorno

    Tabela de operao da vlvula solenide Tabela de operao do SA2

    Tabela de operao do SA3

    Pea de trabalho Ajuste

    Individual Avano gradual

  • PVC 63/3200 Prensa Viradeira Hidrulica Total 27 Pgina 17-3

    O visor do curso do pisto hidrulico O visor da distncia do calibrador traseiro

    Codificador Codificador

  • PVC 63/3200 Prensa Viradeira Hidrulica Total 27 Pgina 18

    H Ajuste e operao da mquina 1. Aplicar graxa base de clcio em cada ponto de lubrificao antes de efetuar o ajuste (Ver

    a Fig. 5). O tanque de leo deve ser abastecido com leo hidrulico N. 46. O leo inicial deve ser renovado aps o seu primeiro ms de uso. Aps isto, o leo dever ser trocado em um prazo inferior a um ano, de acordo com as condies. A temperatura de regime normal do leo inferior a 15C.

    No primeiro ajuste, acione o motor da bomba de leo e o ar comprimido. Em seguida teste o movimento da mquina por avano gradual, aps isto teste o movimento e o curso do pisto hidrulico por ciclo individual. Aps a mquina poder funcionar normalmente, opere-a de acordo com a etapa a seguir:

    1.1 Calcule ou veja a fora de dobramento e a largura de abertura da ranhura em V de acordo com a espessura das chapas e o comprimento da chapa de dobramento (a largura de abertura da ranhura em V maior ou equivalente a 8 vezes a espessura da chapa de dobramento).

    1.2 Aponte para o centro do puno e da matriz.

    1.3 Assegure a abertura do puno e da matriz e ajuste-a (veja em E 2).

    1.4 Assegure a posio do calibrador traseiro e frontal.

    1.5 Assegure o modo de operao. "Inching" (avano gradual), "Single Cycle" (ciclo individual), so selecionados por chave seletora.

    1.6 A chapa a ser dobrada deve ser colocada no centro da mesa de trabalho.

    1.7 Ajuste novamente a abertura da ferramenta. Se for necessrio, efetue um ajuste fino com o dispositivo do puno (veja em E 2.3)

    1.8 Preste ateno s vedaes e localize quaisquer vazamentos de leo, e substitua-as em tempo oportuno.

    1.9 A chapa de dobramento deve ser colocada no centro da mquina. No pode haver carregamento da borda individual a ser dobrada nem carregamento excntrico desbalanceado no dobramento, para evitar afetar a exatido da pea de trabalho e da mquina. Se o trabalho na borda individual seja absoluto, a presso dever ser inferior a 100KN / 10t. Neste caso, ambos os lados da chapa devem ser dobrados simultaneamente a fim de evitar uma operao desequilibrada.

  • PVC 63/3200 Prensa Viradeira Hidrulica Total 27 Pgina 19

    1.10 Se o comprimento da chapa de curvatura for menor do que 250 mm, no deve ser utilizada a presso total de (1.000 KN / 100t) na pea de trabalho (A presso de regime deve ser devidamente reduzida, de modo a assegurar uma fora de dobramento inferior a 400 KN / 40t para cada 100 mm de comprimento da chapa).

    1.11 Preste ateno no sentido de rotao do motor quando for ajustar.

    1.12 Diagrama do circuito hidrulico (veja a Fig. 4).

    2 Princpios de operao da mquina

    Antes da operao formal, necessrio verificar se a bomba pode operar no sentido correto (igual ao smbolo "seta"), se no ela pode ser operada como segue:

    Um operador opera a mquina por avano gradual por aproximadamente de um segundo, enquanto que outro verifica o sentido de rotao da bomba de leo. Se estiver correto, nesse caso, a mquina poder operar. Do contrrio, a bomba poder danificar-se facilmente.

    A pea de movimento principal da mquina um acionamento hidrulico. O sistema do pisto hidrulico. O seu principio de operao do sistema hidrulico encontra-se Fig. 10. O seu princpio de funcionamento como segue:

    2.1 Operao do ar comprimido na bomba de leo

    A bomba de leo no pode ser girada no sentido contrrio, se no ela poder ficar danificada. Aps ter sido conectada a fiao da mquina, pressione o boto de partida por dois segundos na primeira vez em que acionar a bomba, em seguida pressione uma vez o boto de parada. Ao mesmo tempo, observe o sentido de rotao da bomba de leo. Se o sentido for contrrio, o usurio deve repetir a conexo dos fios mquina e repetir o processo acima. At que o seu sentido de rotao seja o mesmo indicado permitido pela bomba.

    Acione o motor, o seu sentido de rotao est na direo indicada e permitida pela bomba, (veja a extremidade do motor operando no sentido horrio), para acionar a bomba de engrenagens que suga o leo filtrado na bomba de leo atravs do tubo de suco. Neste momento, todas as vlvulas solenide no esto operando, a vlvula de extravasamento 4 est liberando a presso. As vlvulas de uma via controladas hidraulicamente esto abertas. O leo da bomba conduzido para dentro do tanque de leo atravs da vlvula de extravasamento 4, vlvula solenide 12, a vlvula de uma via 12 controlada hidraulicamente. A bomba de leo se encontra em processo de descarga.

    2.2 Movimento descendente rpido do pisto hidrulico:

    As vlvulas solenide N. 5 e N.10 (YV1, YV4) se movem, a vlvula de extravasamento N. 4 fechada pelo movimento da vlvula solenide N. 5. O leo da sada da bomba entra na cmara

  • PVC 63/3200 Prensa Viradeira Hidrulica Total 27 Pgina 20 superior do cilindro de leo atravs da vlvula solenide N. 12 e da vlvula de uma via N. 14. Ao mesmo tempo, controlado pela vlvula de uma via N. 17 que controlada hidraulicamente se encontra em estado aberto. O leo do tanque de leo pode entrar na cmara superior do cilindro de leo. A vlvula solenide N. 10 (YV4) se move, a vlvula de uma via N. 13 controlada hidraulicamente se abre, o leo da cmara inferior do cilindro de leo eliminado e passa pela vlvula de uma via N. 13 que controlada hidraulicamente, a vlvula solenide N. 12 e a vlvula solenide N. 9 ento se dividem em duas vias, sendo que uma via passa pela vlvula borboleta N. 7, e outra via entra no tanque de leo atravs da vlvula borboleta N. 8. Com isto, realiza-se o movimento descendente rpido do pisto hidrulico e sua velocidade ajustada pela vlvula borboleta N. 8.

    2.3 Movimento descendente lento do pisto hidrulico

    Aps o batente do pisto hidrulico ter atingido a chave limitadora, as vlvulas solenide N. 5, N. 9, N. 10, N. 11 (YV1, YvV3, YV4, YV5) comeam a se mover. A vlvula de uma via N. 17, que controlada hidraulicamente, fechada devido ao movimento da vlvula solenide N. 11 (YV5). O leo da sada da bomba entra na cmara superior do cilindro de leo atravs da vlvula solenide N. 12 e vlvula de uma via N. 14. E em seguida o leo da cmara inferior do cilindro de leo flui de volta para o tanque de leo atravs da vlvula de uma via N. 13 controlada hidraulicamente, a vlvula solenide N. 12, vlvula solenide e vlvula borboleta N. 7. Com isto realiza-se o movimento descendente lento do pisto hidrulico e a sua velocidade ajustada pela vlvula borboleta N. 7.

    2.4 Retorno do pisto hidrulico

    As vlvulas solenides N.s 5, 9 e 12 (YV1, YV2, YV3) comeam a operar. O leo da sada da bomba de leo entra na cmara inferior do cilindro de leo atravs da vlvula solenide N. 12 e vlvula de uma via N. 13 controlada hidraulicamente. O leo da cmara superior do cilindro de leo flui para o tanque de leo atravs da vlvula de uma via N. 17, que controlada hidraulicamente. Com isto o pisto hidrulico retorna na mesma velocidade.

    A vlvula borboleta N. 4 uma vlvula de segurana. Isto previne um possvel dano ao duto da mquina contra sobrecarga. A presso do sistema hidrulico pode ser lida o manmetro N. 6. E a vlvula borboleta N. 15 tambm utilizada para prevenir possveis danos mquina devido s falhas do sistema hidrulico.

  • PVC 63/3200 Prensa Viradeira Hidrulica Total 27 Pgina 21

    Tabela 3 Lista dos elementos hidrulicos

    N. Modelo Nome Quantidade Observao 1 Tanque de leo 1 Fabricao prpria 2 Wu-160 X 100 J Filtro de leo com gaze 1 3 IGH-2E-8 Bomba de engrenagem Inter 1 4 Y2-Hd10B Vlvula de extravasamento 1 5 DSG-01-2B2-D24 Vlvula solenide 1 6 YN-60 Manmetro 1 7 LF-B10H-S Vlvula borboleta 1 8 LF-B10H-S Vlvula borboleta 1 9 DSG-03-2B2-D24 Vlvula solenide 1

    10 DSG-01-2B2-D24 Vlvula solenide 1 11 DSG-01-2B2-D24 Vlvula solenide 1 12 DSG-03-2B2-D24 Vlvula solenide 1 13 A2Y-Hb10B Vlvula de uma via, que controlada

    hidraulicamente 1

    14 Vlvula borboleta 1 Fabricao prpria 15 CMP.06.M.3.00.4 Vlvula de segurana 1 16 Cilindro de leo 2 Fabricao prpria 17 A1Y-Hb32F Vlvula de uma via controlada

    hidraulicamente 1

    18 Parafuso de preveno contra liberao da presso

    1 Fabricao prpria

    19 Y2-132S-4 Motor 1 B35

    Observao: O N. da Tabela corresponde com os N.s dos elementos do diagrama do princpio hidrulico.

  • PVC 63/3200 Prensa Viradeira Hidrulica Total 27 Pgina 22

    Tabela de operao da vlvula solenide

    YV1 YV2 YV3 YV4 YV5 Origem

    Movimento descendente rpido

    + +

    Movimento descendente lento

    + + + +

    Liberao de presso + + Retorno + + +

    Fig. 4 Diagrama do princpio hidrulico

  • PVC 63/3200 Prensa Viradeira Hidrulica Total 27 Pgina 23

    Instalao do bloco de vlvulas

  • PVC 63/3200 Prensa Viradeira Hidrulica Total 27 Pgina 24

    I Segurana, Manuteno e localizao e eliminao de defeitos da mquina

    Todos os operadores e o pessoal de manuteno devem ler atentamente este manual de operao, para se familiarizarem com a construo principal, o desempenho e o modo de operao da mquina. Operaes satisfatrias sero obtidas se estas instrues forem observadas.

    1 A mquina deve ser operada por pessoal qualificado. Os procedimentos de operao e as instrues de segurana devem ser observados.

    2 Mantenha o leo limpo e o circuito de leo desimpedido para evitar suco de ar da bomba, pois os tubos podem causar vibraes ou romper-se. Ao mesmo tempo, evite que os elementos hidrulicos fiquem bloqueados e sofram abraso.

    3 Uma lubrificao separada adotada para esta mquina. Aplique lubrificante de acordo com as condies de trabalho. Consulte o desenho dos pontos de lubrificao da mquina.

    4 A fora de dobramento na pea de trabalho no deve ser superior fora nominal.

    5 No sobrecarregue a pea de trabalho em uma nica borda (de um lado) e em um nico ponto.

    6 Os elementos eltricos e hidrulicos devem assegurar rapidez nos movimentos e a posio correta.

    7 Um ajuste inicial da folga entre o puno e a matriz deve ser feito de acordo com a espessura da chapa. A folga pode ultrapassar 1 mm da espessura da chapa, de modo a proteger as ferramentas contra danos devido operao livre de folga.

    8 Os usurios so orientados a manterem em estoque peas de desgaste rpido e acessrios, para fins de manuteno (ver a tabela 5).

    9 Na ocorrncia de condies anormais ou rudos maiores, deve-se paralisar a operao e verificar a causa.

    10 As especificaes da mquina devem ser asseguradas aps a reviso completa.

    Localizao e eliminao de defeitos (ver a Tabela 4).

  • PVC 63/3200 Prensa Viradeira Hidrulica Total 27 Pgina 25

    Tabela 4. Manuteno e localizao e eliminao de defeitos.

    Defeito Possvel causa Correo No h leo na sada da bomba, o pisto hidrulico no se move

    Sentido de rotao da bomba incorreto

    Corrija a posio da fase na entrada de energia

    Componentes, conexes dos tubos e o cilindro apresentam vazamento

    A rosca da unio roscada no est parafusada Anis de vedao danificados ou gastos

    Parafuse a rosca da unio roscada ou substitua por anis de vedao novos

    Trepidao dos tubos e da mquina

    Insuficincia de leo no tanque ou gaze do filtro obstruda, causando suco sem efeito.

    Limpe a gaze do filtro ou encha o tanque com leo at o centro da escala de leo

    Nenhuma presso desenvolvida no circuito de

    leo.

    A vlvula solenide no funciona ou o ncleo da vlvula de extravasamento N. 4, a vlvula de uma via N. 17 controlada hidraulicamente est bloqueada.

    O pino eltrico da vlvula solenide est com acmulo. Limpe e lave cada ncleo da vlvula (diagrama do sistema hidrulico N. 4, 5, 11 e 17).

  • PVC 63/3200 Prensa Viradeira Hidrulica Total 27 Pgina 26

    J Peas de reposio fornecidas juntamente com a mquina Tabela 5.

    N. Cdigo Nome Especificao Quantidade 1 GB1235-76 O-Ring de vedao 10 x 1,9 1 2 GB1235-76 O-Ring de vedao 15 X 2,4 1 3 GB1235-76 O-Ring de vedao 20 X 2,4 2 4 GB1235-76 O-Ring de vedao 24 x 2,4 1 5 GB1235-76 O-Ring de vedao 30 x 3,1 2 6 GB1235-76 O-Ring de vedao 45 x 3,1 1 7 GB1235-76 O-Ring de vedao 80 x 5,7 2 8 GB1235-76 O-Ring de vedao 135 x 5,7 2 9 JB982-77 Junta combinada 8 1

    10 JB982-77 Junta combinada 14 5 11 JB982-77 Junta combinada 22 5

    K Lista de vedaes principais da mquina Tabela 6.

    N. Cdigo Nome Quant. Subordinao Observao 1 OSI 112 x 125 x 9 Anel de vedao Yx 4 Cilindro de leo NOK 2 ISI 125 x 112 x 9 Anel de vedao Yx 2 Cilindro de leo NOK com anel

    de suporte 3 Anel do canal da guia

    2,5 x 1,5 4 Cilindro de leo B+S

    4 LBH 102x122x6x8

    Anel contra p 2 Cilindro de leo NOK

  • PVC 63/3200 Prensa Viradeira Hidrulica Total 27 Pgina 27

    GRFICO DE LUBRIFICAO DA PRENSA VIRADEIRA HIDRULICA

    RECOMENDAMOS OS LUBRIFICANTES CALTEX E LEO HIDRULICO (OU EQUIVALENTE).

    CDIGO COMPONENTE INTERVALO DE TEMPO

    LUBRIFICANTE

    1 CAIXA DE ENGRENAGENS HELICOIDAIS (ESQUERDA E DIREITA)

    48 H CALTEX ULTRADUTY 2

    2 ROLAMENTOS DA BARRA DE TORO (ESQUERDO E DIREITO)

    48 H CALTEX ULTRADUTY 2

    3 ROLAMENTOS DA GUIA DA VIGA DIANTEIRA

    48 H CALTEX ULTRADUTY 2

    4 ROLAMENTOS DO BRAO DE TORO (ESQUERDO E DIREITO)

    48 H CALTEX ULTRADUTY 2

    5 ROLAMENTOS DA GUIA DA VIGA TRASEIRA (ESQUERDO E DIREITO)

    48 H CALTEX ULTRADUTY 2

    6 BARRA DA GUIA DO CALIBRADOR TRASEIRO

    24 H CALTEX MOLYGREASE EP-2

    7 PARAFUSOS DE AVANO DO CALIBRADOR TRASEIRO (ESQUERDA E

    DIREITA)

    24 H CALTEX MOLYGREASE EP-2

    TANQUE DO SISTEMA HIDRULICO PRINCIPAL: CALTEX RANDO HD-68

    Fig. 5 Desenho dos pontos de lubrificao da mquina

  • PVC 63/3200 Prensa Viradeira Hidrulica Total 27

    Prensa Viradeira Hidrulica PVC 63/3200

    Lista de Peas

  • PVC 63/3200 Prensa Viradeira Hidrulica Total 27

    N. Nome do acessrio Especificaes Quantidade Observao 1 Suporte Frontal 2 2 Interruptor de pedal 1 3 Chumbadores M24 X 500 4 4 Chaves da Porta 2 5 Certificado de Inspeo 1 6 Manual de Operao 1 7 Lista de Peas 1 8 O-Ring 10 X 1,9 1 9 O-Ring 15 x 2,4 1 10 O-Ring 20 x 2,4 2 11 O-Ring 24 x 2,4 1 12 O-Ring 30 x 3,1 2 13 O-Ring 45 x 3,1 1 14 O-Ring 80 x 5,7 2 15 O-Ring 135 x 5,7 2 16 Arruelas combinadas 8 1 17 Arruelas combinadas 14 5 18 Arruelas combinadas 22 3 19 Mola 1 20 Porca do cabeote rolo pressor M20 4 21 Arruela plana 20 4 22 Parafuso de trava ZG 1 23 24