praia do suá ganha praça revitalizada

28
1 1 1767 13 de Outubro Praia do Suá ganha praça revitalizada Publicada em 08/10/2021, às 19h12 | Atualizada em 08/10/2021, às 19h16 Por Rosa Blackman ([email protected]) | Com edição de Andreza Lopes A Prefeitura de Vitória, por meio da Central de Serviços, entregou aos moradores, nesta sexta (8), a quadra da praça Jose Francisco de Arruela Maio, localizada no bairro Praia do Suá, totalmente reformada. É mais um local ideal para que os moradores pratiquem atividades ao ar livre. O local recebeu manutenção do playground e espaço de convivência no pergolado. O prefeito Lorenzo Pazolini falou da importância da entrega da praça para a população local. “Muito além da construção física, da revitalização e da ressignificação desse ambiente da reforma, a entrega desse equipamento público para nós é muito simbólica. Numa região tão especial da cidade, temos ao lado Jesus de Nazareth, o Alto de Santa Helena, o Morro da Garrafa, e uma comunidade que carece de equipamentos públicos. Esse local era um ambiente completamente degradado e eu tive a oportunidade de visitar, pelo menos, em duas oportunidades, e vi a necessidade e a carência da população, que tinha dificuldade de ser ouvida e de apresentar a sua demanda, que é legítima, ao poder público e a prefeitura municipal. A entrega da praça, hoje, demonstra que a população está sendo ouvida” afirmou o prefeito. A Praça José Francisco ganhou, ainda, novas papeleiras e lixeiras (produzidas de manilha), para garantir que todos os resíduos produzidos pelos freqüentadores do local tenham a destinação final correta. Na praça, já existe um ecoposto – ponto de entrega voluntário de resíduos secos pas- síveis de reciclagem. Para o secretário da Central de Serviços, Leonardo Amorim, a entrega desse equipamento público revitalizado para os moradores da região repre- senta devolver às famílias um espaço para a prática de atividades que favorecem o seu bem-estar e a melhoria da qualidade de vida. “As equipes da Central de Serviços sabem que nesta secretaria fazemos mais do que manter a cidade limpa e organizada. Atuamos para que esses espaços sejam agentes de preservação ambiental e da saúde dos moradores de nossa cidade”, destacou ele. Jansen Lube/PMV Jansen Lube/PMV Jansen Lube/PMV Jansen Lube/PMV Este documento foi assinado digitalmente por MUNICIPIO DE VITORIA:27142058000126 Para verificar a assinatura acesse o site http://diariooficial.vitoria.es.gov.br/ e utilize a chave C1EF0A21-40CB-4988-9017-56B1CEE58749

Upload: others

Post on 17-Mar-2022

7 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

11

1767

13 de Outubro

Praia do Suá ganha praça revitalizada

Publicada em 08/10/2021, às 19h12 | Atualizada em 08/10/2021, às 19h16Por Rosa Blackman ([email protected]) | Com edição de Andreza Lopes

A Prefeitura de Vitória, por meio da Central de Serviços, entregou aos moradores, nesta sexta (8), a quadra da praça Jose Francisco de Arruela Maio, localizada no bairro Praia do Suá, totalmente reformada.

É mais um local ideal para que os moradores pratiquem atividades ao ar livre. O local recebeu manutenção do playground e espaço de convivência no pergolado.

O prefeito Lorenzo Pazolini falou da importância da entrega da praça para a população local. “Muito além da construção física, da revitalização e da ressignificação desse ambiente da reforma, a entrega desse equipamento público para nós é muito simbólica. Numa região tão especial da cidade, temos ao lado Jesus de Nazareth, o Alto de Santa Helena, o Morro da Garrafa, e uma comunidade que carece de equipamentos públicos. Esse local era um ambiente completamente degradado e eu tive a oportunidade de visitar, pelo menos, em duas oportunidades, e vi a necessidade e a carência da população, que tinha dificuldade de ser ouvida e de apresentar a sua demanda, que é legítima, ao poder público e a prefeitura municipal. A entrega da praça, hoje, demonstra que a população está sendo ouvida” afirmou o prefeito.

A Praça José Francisco ganhou, ainda, novas papeleiras e lixeiras (produzidas de manilha), para garantir que todos os resíduos produzidos pelos freqüentadores do local tenham a destinação final correta. Na praça, já existe um ecoposto – ponto de entrega voluntário de resíduos secos pas-síveis de reciclagem.

Para o secretário da Central de Serviços, Leonardo Amorim, a entrega desse equipamento público revitalizado para os moradores da região repre-senta devolver às famílias um espaço para a prática de atividades que favorecem o seu bem-estar e a melhoria da qualidade de vida.

“As equipes da Central de Serviços sabem que nesta secretaria fazemos mais do que manter a cidade limpa e organizada. Atuamos para que esses espaços sejam agentes de preservação ambiental e da saúde dos moradores de nossa cidade”, destacou ele.

Jansen Lube/PMV Jansen Lube/PMV

Jansen Lube/PMV Jansen Lube/PMV

Este documento foi assinado digitalmente por MUNICIPIO DE VITORIA:27142058000126Para verificar a assinatura acesse o site http://diariooficial.vitoria.es.gov.br/ e utilize a chave C1EF0A21-40CB-4988-9017-56B1CEE58749

2

Diário Ofi cial do Municipio de Vitória - ES 13 de outubro de 2021 Edição nº 1767

Mais 65 famílias de Vitória recebemseus títulos de propriedade

Publicada em 09/10/2021, às 12h40Por Luiz Zardini ([email protected]) | Com edição de Luiz Zardini

Uma vida inteira no mesmo pedaço de chão, e o reconhecimento de um direito. João Severino da Silva, 73 anos, percorre a memória para falar do lugar onde cresceu e vive até hoje, na rua Getúlio Miranda, nº 93, no bairro Santa Martha. Os pais dele vieram de Barra de São Francisco, no noroeste do Estado, na década de 1960, e se fixaram na Capital. No mesmo local, criaram os 11 filhos.

Hoje, João mora com a esposa e uma das filhas na casa da qual ele passou a ser, neste sábado, proprietário. Seu João foi um dos 65 munícipes de Santa Martha que receberam o Título de Regularização Fundiária da Prefeitura de Vitória. “Receber esse título é um verdadeiro presente. Por muito tempo a nossa família esperou por esse momento. Não tenho palavras para explicar o que estou sentindo”, disse.

A entrega dos títulos é uma ação do Programa de Regularização Fundiária, executado pela Secretaria de Desenvolvimento da Cidade e Habitação (Sedec), e foi realizada na Casa do Cidadão, com a presença do prefeito Lorenzo Pazolini.

“Hoje podemos afirmar que a justiça social está sendo feita para todas essas famílias, que viveram anos de incertezas. Nosso papel é promover o bem-estar social das famílias que moram em Vitória e sonhavam com essa conquista”, comemorou.

Para o secretário municipal de Fazenda (Semfa), Aridelmo Teixeira, a entrega dos títulos é um ato de dignidade. “Nosso trabalho é proporcionar igualdade para toda a nossa população. É algo necessário e que precisa ser feito”, afirmou.

O Programa já beneficiou também munícipes do bairro Jaburu e da comunidade da Floresta. "Esse Título é uma vitória muito grande", diz Seu João.

De acordo com o secretário municipal de Desenvolvimento da Cidade e Habitação (Sedec), Marcelo de Oliveira, a posse simboliza algo ainda maior para essas pessoas. “O Título de Legitimação Fundiária permite que o munícipe passe a ser proprietário de seu imóvel, garantindo segurança jurídica e dignidade humana” afirmou.

Lecy Lucas de Souza, também moradora de Santa Martha, aguardava há 42 anos pelo título de propriedade. Ela lembra dos sacrifícios para cons-truir sua casa e da importância de receber o documento. "É mais uma garantia de que está tudo certinho", destaca, alegre.

De maneira inovadora e com o uso de tecnologia, o recadastramento das famílias que participam do Programa de Regularização Fundiária, a partir de 2021, passou a ser de forma digital, não sendo necessário que os moradores tirem, por exemplo, cópia de seus documentos pessoais.

Morador de Santa Martha contemplado com o Título de Regularização Fundiária. Prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, no evento de entrega dos títulos.

Leonardo SilveiraLeonardo Silveira

Moradores assinando o documento de regularização. Morador recebendo o documento de regularização das mãos do prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini e do secretário municipal de Fazenda, Aridelmo Teixei

Leonardo SilveiraLeonardo Silveira

3

Diário Ofi cial do Municipio de Vitória - ES 13 de outubro de 2021 Edição nº 1767

Vitória lança chamamento públicopara serviço de Família Acolhedora

Publicada em 08/10/2021, às 18h27Por Andreza Lopes ([email protected]) | Com edição de Andreza Lopes

A Secretaria de Assistência social de Vitória (Semas), por meio do Fun-do Municipal de Assistência Social (FMAS), lançou o Edital de Cha-mamento Público 01/2021, publicado no Diário Oficial de Vitória desta quinta-feira (07). O objetivo é selecionar propostas para celebração de Termo de Colaboração com Organizações da Sociedade Civil (OSC’s), que prestem o serviço de acolhimento no modelo “Família Acolhedora”. O Edital e seus anexos estão disponíveis, na íntegra, no Portal de Docu-mentação Oficial da PMV.

A secretária de Assistência Social de Vitória, Cintya Schulz, reforça a importância desse tipo de acolhimento. “O edital de chamamento para entidades que possam ser parceiras para execução do Família Acolhe-dora é um passo importante para que possamos atender , cada vez, com mais qualidade as crianças que precisem de acolhimento”, diz.

O prefeito Lorenzo Pazolini considera a necessidade do convívio num ambiente acolhedor. “É muito importante para nossas crianças e ado-lescentes que as famílias que tenham disponibilidade afetiva nos aju-dem a melhorar a qualidade de vida delas. O convívio num ambiente

Guiomedce Paixao

familiar é de extrema importância para os que se encontram em situação de vulnerabilidade não somente social, mas também física e emocional. Eles merecem receber todo o apoio e se sentirem acolhidos num ambiente familiar. O Família Acolhedora garante crescimento, por meio da troca de afeto e experiências, para quem acolhe, e para aqueles que recebem a oportunidade de estar num espaço familiar”, destaca.

Apresentação das Propostas

As entidades que prestem o serviço no modelo de Família Acolhedora, interessadas em participar devem apresentar a proposta na forma do item 6 do Edital, até o dia 07 de novembro, obedecendo o prazo de 30 dias corridos, contados da data de disponibilização do Edital.

A entrega dos documentos exigidos deve ser feita no Gabinete da Secretaria de Assistência Social, sempre das 08h às 17h, de segunda a sexta--feira. A Semas funciona na Casa do Cidadão, na Avenida Maruípe, 2544, Itararé, Vitória/ES, CEP: 29.047-495 – Bloco “c”, 2º piso.

De acordo com o disposto no edital, deverão ser apresentados, unicamente, os documentos solicitados, evitando-se duplicidade e a inclusão de documentos supérfluos; não serão consideradas as propostas apresentadas após o prazo estabelecido.

Pedidos de informações e esclarecimentos devem ser dirigidos à Comissão de Seleção por meio do e-mail comissaosemas@ vitoria.es.gov.br, em até 10 (dez) dias úteis anteriores à data limite para envio da proposta.

Família Acolhedora

O Programa Família Acolhedora é uma política pública municipal de apoio e proteção social especial voltada a criança e ao adolescente. O acolhi-mento feito pelas famílias é provisório e assegura às crianças e adolescentes, vítimas de abandono, negligência e formas múltiplas de violência, o direito fundamental e constitucional à convivência familiar e comunitária.

Para as famílias acolhedoras é importante compreender que acolher uma criança e/ou adolescente não significa uma adoção, mas o compromisso de tornar-se parceira no atendimento e na preparação para o retorno da criança e/ou adolescente à família de origem.

Podem se tornar uma família acolhedora pessoas acima de 25 anos de idade e residentes no município de Vitória que não tenham nenhum tipo de pendências judiciais.

4

Diário Ofi cial do Municipio de Vitória - ES 13 de outubro de 2021 Edição nº 1767

PODER EXECUTIVO

Licitações e ContratosFUNDO MUNICIPAL DE PROTEÇÃO E DEFESA DO CONSUMIDOR

EXTRATO DE CONTRATOResumo de instrumento de Contrato, em atendimento ao artigo 61, parágrafo único, da Lei Federal nº 8.666/93.Contrato de Prestação de Serviços nº 194/2021.Processos: 4712914/2021.Inexigibilidade de Licitação nº 95/2021.Contratada: SUELY MARIA BISPO DOS SANTOS.Objeto do Contrato: contratação de ator de teatro para realizar ofi cinas/apresentação de peças teatrais com temáticas dos direitos humanos para o Projeto Cidadania Fundamental integrado ao Projeto Procon Jovem. O projeto será desenvolvido pela Secretaria Municipal de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho (SEMCID), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SEME), no período de outubro a dezembro de 2021.Valor do Contrato: R$ 4.221,00 (quatro mil, duzentos e vinte e um reais).Vigência: até 31/12/2021 a contar de sua assinatura.Data de assinatura do Termo: 28/09/2021.Dotação Orçamentária: 17.02.14.422.0021.1.0274, Elemento de Despesa: 3.3.90.36.13, Fonte de Recursos: 1.990.0010.0000 e 2.990.0010.0000.Nota de Empenho: 45-000. Parecer Jurídico (PGM) e Técnico (CGM): 796/2021 e 697/2021, constante dos autos.Gestor: Renata Segóvia Ferreira, matrícula: 629521.Fiscal: Arielly Moura Prata, matrícula: 601525.

FUNDO MUNICIPAL DE PROTEÇÃO E DEFESA DO CONSUMIDOREXTRATO DE CONTRATO

Resumo de instrumento de Contrato, em atendimento ao artigo 61, parágrafo único, da Lei Federal nº 8.666/93.Contrato de Prestação de Serviços nº 201/2021.Processos: 4709946/2021.Inexigibilidade de Licitação nº 97/2021.Contratada: HUDSON ALVES BRAGA.Objeto do Contrato: contratação de ator de teatro para realizar ofi cinas/ apresentação de peças teatrais com temáticas dos direitos humanos para o Projeto Cidadania Fundamental integrado ao Projeto Procon Jovem. O projeto será desenvolvido pela Secretaria Municipal de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho (SEMCID), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SEME), no período de outubro a dezembro de 2021.Valor do Contrato: R$ 4.221,00 (quatro mil, duzentos e vinte e um reais).Vigência: até 31/12/2021 a contar de sua assinatura.Data de assinatura do Termo: 04/10/2021.Dotação Orçamentária: 17.02.14.422.0021.1.0274, Elemento de Despesa: 3.3.90.36.13, Fonte de Recursos: 1.990.0010.0000 e 2.990.0010.0000.Nota de Empenho: 46-000 e 47-000. Parecer Jurídico (PGM) e Técnico (CGM): 809/2021 e 708/2021, constante dos autos.Gestor: Renata Segóvia Ferreira, matrícula: 629521.Fiscal: Arielly Moura Prata, matrícula: 601525.

FUNDO MUNICIPAL DE PROTEÇÃO E DEFESA DO CONSUMIDOREXTRATO DE ADITIVO

Resumo de Termo Aditivo, em atendimento ao artigo 61, parágrafo único, da Lei Federal nº 8.666/93.Aditivo 04 ao Contrato de Prestação de Serviços nº 398/2017.Processo Administrativo n º 5592752/2016 (licitatório) / 5810504/2017 (PROCON)Pregão Presencial n º 002/2017.Ata de Registro de Preços: 057/2017.Contratada: GOLDEN DISTRIBUIDORA LTDA.Objeto do contrato original: prestação de serviços de locação de software.Objeto do Aditivo: Prorrogação de prazo do Contrato 12 (doze) meses.Valor Mensal do Aditivo: R$ 36.896,25 (trinta e seis mil, oitocentos e noventa e seis reais e vinte e cinco centavos).Vigência: de 09/10/2021 a 08/10/2022, podendo ser rescindido havendo formalização de contrato oriundo da conclusão de novo certame licitatório para o mesmo objeto.Dotação Orçamentária: 17.02.14.422.0021.2.0273 - Elemento de Despesa: 3.3.90.40.99 - Fonte de Recurso: 1.990.0010.000 e 2.990.0010.0000.Nota de Empenho: 49-000.Data de assinatura do Termo: 07/10/2021.Pareceres Jurídicos (PGM) e Técnicos (CGM): nº 267/2021 e 776/2021, respectivamente, constante dos autos.

5

Diário Ofi cial do Municipio de Vitória - ES 13 de outubro de 2021 Edição nº 1767

SECRETARIA DE GESTÃO E PLANEJAMENTOEXTRATO DA ATA DE REGISTRO DE PREÇOS

Nº 146/2021Processo: 3684198/2021 Pregão Eletrônico nº 156/2021Validade do Registro: 12 (doze) meses a partir da publicação deste extrato no veículo de imprensa ofi cial.Objeto: Registro de Preços visando futura e eventual AQUISIÇÃO DE MOBILIÁRIO ESCOLAR (MODELO FNDE)Órgão Gerenciador: SEGESÓrgão(s)Participante(s): SEMEJustifi cativa: Inicialmente destacamos que a licitação realizada no formato de ata de registro de preços desobriga o ente público a realizar a despesa decorrente dessa licitação, formando apenas vínculo de preço entre fornecedor e Administração Pública, para o caso desta, durante a vigência da ata, avaliar a necessidade da aquisição/contratação dos itens licitados. Justifi ca-se pelo fato de a municipalidade, na qualidade de órgão público, ser obrigada a fornecer atendimentos adequados, efi cientes, seguros e garantir a continuidade da prestação de serviços públicos. A educação pública municipal vem ampliando signifi cativamente o seu parque escolar e implementando a renovação e a padronização do mobiliário escolar, buscando garantir, assim, boas condições de aprendizado e de ensino, bem como conforto para estudantes nas salas de aula

Compromissário Fornecedor CNPJ

ATHOS COMERCIO E REPRESENTAÇÕES LTDA 09.342.292/0001-15

ITEM CÓDIGO DESCRIÇÃO UNID QUANTVALOR UNITR$

01 5.52.24.0945.9

MESA - Tipo/Modelo: CJA-03B - Altura do aluno: 1,19m a 1,42m - COTA RESERVA - Tampo em ABS (Acrilonitrila butadieno estireno), virgem, isento de cargas minerais, injetado na cor AMARELA (ver referências), dotado de porcas com fl ange ou com rebaixo, com rosca métrica M6, coinjetadas e, de travessa estrutural em nylon “6.0” (Poliamida) aditivado com fi bra de vidro, injetada na cor PRETA. Aplicação de laminado melamínico de alta pressão, (...) - descrição detalhada no edital

PÇ 80 248,50

02 5.52.24.0947.5

CADEIRA - Tipo/Modelo: CJA-03B - Altura do aluno: 1,19m a 1,42m - COTA RESERVA - Assento e encosto em polipropileno copolímero virgem, isento de cargas minerais, injetados, na cor AMARELA (ver referências). Dimensões, design e acabamento conforme projeto. Nos moldes do assento e do encosto devem ser gravados o símbolo internacional de reciclagem, apresentando o número identifi cador do polímero, a identifi cação do “modelo FDE-FNDE (...)descrição detalhada no edital

PÇ 80 137,75

03 5.52.24.0957.2

MESA - Tipo/Modelo: CJC-01 B Altura 580 mm Tampo em ABS (Acrilonitrila butadieno estireno), virgem, isento de cargas minerais, injetado na cor LARANJA (ver referências), dotado de porcas com fl ange, com rosca métrica M6, coinjetadas. Aplicação de laminado melamínico de alta pressão, de 0,8mm de espessura, acabamento texturizado, na cor CINZA (ver referências), na face superior do tampo, colado com adesivo bi componente. Dimensões acabadas 800mm (largura) x 800mm (profundidade) x 26mm (altura), admitindo-se tolerância de até +/- 3mm para largura e profundidade (...) descrição detalhada no edital

PÇ 10 381,00

04 5.52.24.0959.9

CADEIRA Tipo/Modelo: CJC-01B – COTA RESERVA Altura 340 mm. Assento e encosto em polipropileno copolímero virgem, isento de cargas minerais, injetados, na cor LARANJA (ver referências). Dimensões, design e acabamento conforme projeto. Nos moldes do assento e do encosto deve ser gravado o símbolo internacional de reciclagem, apresentando o número identifi cador do polímero, a identifi cação do “modelo FDE-FNDE” (conforme indicações nos projetos), e o nome da empresa fabricante do componente injetado. Nesses moldes também devem ser inseridos datadores duplos com miolo giratório de 16mm de diâmetro (tipo insert), indicando mês e ano de fabricação (conforme indicações nos projetos).(...) descrição detalhada no edital

PÇ 40 146,00

SECRETARIA DE GESTÃO E PLANEJAMENTOEXTRATO DA ATA DE REGISTRO DE PREÇOS

Nº 147/2021Processo: 3684198/2021 Pregão Eletrônico nº 156/2021Validade do Registro: 12 (doze) meses a partir da publicação deste extrato no veículo de imprensa ofi cial.Objeto: Registro de Preços visando futura e eventual AQUISIÇÃO DE MOBILIÁRIO ESCOLAR (MODELO FNDE)Órgão Gerenciador: SEGESÓrgão(s)Participante(s): SEMEJustifi cativa: Inicialmente destacamos que a licitação realizada no formato de ata de registro de preços desobriga o ente público a realizar a despesa decorrente dessa licitação, formando apenas vínculo de preço entre fornecedor e Administração Pública, para o caso desta, durante a vigência da ata, avaliar a necessidade da aquisição/contratação dos itens licitados. Justifi ca-se pelo fato de a municipalidade, na qualidade de órgão público, ser obrigada a fornecer atendimentos adequados, efi cientes, seguros e garantir a continuidade da prestação de serviços públicos. A educação pública municipal vem ampliando signifi cativamente o seu parque escolar e implementando a renovação e a padronização do mobiliário escolar, buscando garantir, assim, boas condições de aprendizado e de ensino, bem como conforto para estudantes nas salas de aula

Compromissário Fornecedor CNPJ

ACHEI INDUSTRIA DE MOVEIS PARA ESCRITORIO LTDA 08.221.047/0001-97

ITEM CÓDIGO DESCRIÇÃO UNID QUANTVALOR UNITR$

01 5.52.24.0537.2

MESA, Tipo/Modelo: CJP – 01 - Cor: Cinza, Dimensões do tampo [mm]: 650 x 1200 com variação de +/- 2, Altura da mesa [mm]: 760 com variação de +/- 10, Complemento: a] Tampo em MDP ou MDF, com espessura de 18 mm, revestido na face superior em laminado melamínico de alta pressão, 0,8 mm de espessura, acabamento texturizado, na cor CINZA, (...)DETALHAMENTO NO EDITAL

PÇ 240 260,00

02 5.52.24.0538.0

CADEIRA, Tipo/Modelo: CJP – 01 - Cor: Cinza, Altura da cadeira [distancia do assento à superfície] [mm]: 460 com variação de +/- 10, Dimensões do encosto [mm]: 396 x 198 com variação de +/- 3, Complemento: Assento e encosto em polipropileno copolímero virgem e sem cargas, injetados, moldados anatomicamente, pigmentados na cor CINZA. (...)DETALHAMENTO NO EDITAL

PÇ 240 108,00

6

Diário Ofi cial do Municipio de Vitória - ES 13 de outubro de 2021 Edição nº 1767

03 5.52.24.0941.6

MESA – CJA – 01B - Altura do Aluno: 0,93m a 1,16m - COTA RESERVA -Tampo em ABS (Acrilonitrila butadieno estireno), virgem, isento de cargas minerais, injetado na cor LARANJA (ver referências), dotado de porcas com fl ange, ou com rebaixo com rosca métrica M6, coinjetadas e, de travessa estrutural em nylon “6.0” (Poliamida) aditivado com fi bra de vidro, injetada na cor PRETA. Aplicação de laminado melamínico de alta pressão, de 0,8mm de espessura, acabamento texturizado, na cor CINZA (...)DETALHAMENTO NO EDITAL

PÇ 45 235,45

04 5.52.24.0943.2

CADEIRA – CJA – 01B - Altura do Aluno: 0,93m a 1,16m - COTA RESERVA - Assento e encosto em polipropileno copolímero virgem, isento de cargas minerais, injetados, na cor LARANJA (ver referências). Dimensões, esign e acabamento conforme projeto. Nos moldes do assento e do encosto devem ser gravados o mbolo internacional de reciclagem, apresentando o número identifi cador do polímero, a identifi cação do “modelo FDE-FNDE”(conforme indicações nos projetos), e o nome da empresa fabricante do componente injetado. (...)DETALHAMENTO NO EDITAL

PÇ 45 122,55

05 5.52.24.0949.1

MESA - Tipo/Modelo: CJA-04B - Altura do aluno: 1,33m a 1,59m - COTA RESERVA - Tampo em ABS (Acrilonitrila butadieno estireno) virgem, isento de cargas minerais, injetado na cor VERMELHA, dotado de porcas com fl ange, com rosca métrica M6, coinjetadas e, de travessa estrutural em nylon “6.0” (Poliamida) aditivado com fi bra de vidro, injetada na cor PRETA. Aplicação de laminado melamínico de alta pressão, de 0,8mm de espessura, acabamento texturizado, na cor CINZA (...)DETALHAMENTO NO EDITAL

PÇ 10 295,00

06 5.52.24.0951.3

CADEIRA - Tipo/Modelo: CJA-04B - Altura do aluno: 1,33m a 1,59m - COTA RESERVA - Assento e encosto em polipropileno copolímero virgem, isento de cargas minerais, injetados na cor VERMELHA. Nos moldes do assento e do encosto deve ser gravado o símbolo internacional de reciclagem, apresentando o número identifi cador do polímero, a identifi cação “modelo FDE-FNDE” e o nome da empresa fabricante do componente injetado. Nesses moldes também devem ser inseridos(...)DETALHAMENTO NO EDITAL

PÇ 10 100,00

07 5.52.24.0953.0

MESA - Tipo/Modelo: CJA-06B - COTA RESERVA - Tampo em ABS (Acrilonitrila butadieno estireno), virgem, isento de cargas minerais, injetado na cor AZUL, dotado de porcas com fl ange, com rosca métrica M6, coinjetadas e de travessa estrutural em nylon “6.0” (Poliamida) aditivado com fi bra de vidro, injetada na cor PRETA. Aplicação de laminado melamínico de alta pressão, de 0,8mm de espessura, acabamento texturizado, na cor CINZA(...)DETALHAMENTO NO EDITAL

PÇ 20 298,00

08 5.52.24.0955.6

CADEIRA - Tipo/Modelo: CJA-06B – COTA RESERVA Assento e encosto em polipropileno copolímero virgem, isento de cargas minerais, injetados na cor AZUL. Nos moldes do assento e do encosto, deve ser gravado o símbolo internacional de reciclagem, apresentando o número identifi cador do polímero, a identifi cação “modelo FDE-FNDE” e o nome da empresa fabricante do componente injetado. Nesses moldes também devem ser inseridos datadores duplos com miolo giratório de 16mm de diâmetro (tipo insert), indicando mês e ano de fabricação (...) DETALHAMENTO NO EDITAL

PÇ 20 108,00

09 5.52.24.0960.2

MESA, - Tipo/Modelo: CJP – 01 – COTA RESERVA Cor: Cinza, Dimensões do tampo [mm]: 650 x 1200 com variação de +/- 2, Altura da mesa [mm]: 760 com variação de +/- 10, Complemento:a] Tampo em MDP ou MDF, com espessura de 18 mm, revestido na face superior em laminado elamínico de alta pressão, 0,8 mm de espessura, acabamento texturizado, na cor CINZA,(... ) DETALHAMENTO NO EDITAL

PÇ 10 260,00

10 5.52.24.0961.0

CADEIRA, - Tipo/Modelo: CJP– 01 – COTA RESERVA Cor: Cinza, Altura da cadeira [distancia do assento à superfície] [mm]: 460 com variação de +/- 10, Dimensões do encosto [mm]: 396 x 198 com variação de +/- 3, Complemento: Assento e encosto em polipropileno copolímero virgem e sem cargas, injetados, moldados anatomicamente, pigmentados na cor (...) DETALHAMENTO NO EDITAL

PÇ 10 108,00

SECRETARIA DE GESTÃO E PLANEJAMENTO

EXTRATO DA ATA DE REGISTRO DE PREÇOS Nº

148/2021

Processo: 3684198/2021 Pregão Eletrônico nº 156/2021

Validade do Registro: 12 (doze) meses a partir da publicação

deste extrato no veículo de imprensa ofi cial.

Objeto: Registro de Preços visando futura e eventual AQUISIÇÃO

DE MOBILIÁRIO ESCOLAR (MODELO FNDE)Órgão Gerenciador:

SEGES

Órgão(s)Participante(s): SEME

Justifi cativa: Inicialmente destacamos que a licitação realizada

no formato de ata de registro de preços desobriga o ente público

a realizar a despesa decorrente dessa licitação, formando

apenas vínculo de preço entre fornecedor e Administração

Pública, para o caso desta, durante a vigência da ata, avaliar

a necessidade da aquisição/contratação dos itens licitados.

Justifi ca-se pelo fato de a municipalidade, na qualidade de

órgão público, ser obrigada a fornecer atendimentos adequados,

efi cientes, seguros e garantir a continuidade da prestação de

serviços públicos. A educação pública municipal vem ampliando

signifi cativamente o seu parque escolar e implementando a

renovação e a padronização do mobiliário escolar, buscando

garantir, assim, boas condições de aprendizado e de ensino,

bem como conforto para estudantes nas salas de aula

Compromissário Fornecedor CNPJ

SOLUÇÃO INDUSTRIA E COMERCIO DE MOVEIS EIRELI 25.109.467/0001-03

ITEM CÓDIGO DESCRIÇÃO UNID QUANTVALOR UNITR$

7

Diário Ofi cial do Municipio de Vitória - ES 13 de outubro de 2021 Edição nº 1767

01 5.52.24.0940.8

MESA – CJA – 01B - Altura do Aluno: 0,93m a 1,16m Tampo em ABS (Acrilonitrila butadieno estireno), virgem, isento de cargas minerais, injetado na cor LARANJA (ver referências), dotado de porcas com fl ange, ou com rebaixo com rosca métrica M6, coinjetadas e, de travessa estrutural em nylon “6.0” (Poliamida) aditivado com fi bra de vidro, injetada na cor PRETA. Aplicação de laminado melamínico de alta pressão, de 0,8mm de espessura, acabamento texturizado, na cor CINZA (...)DETALHAMENTO NO EDITAL

PÇ 4.455 191,72

02 5.52.24.0942.4

CADEIRA – CJA – 01B - Altura do Aluno: 0,93m a 1,16m Assento e encosto em polipropileno copolímero virgem, isento de cargas minerais, injetados, na cor LARANJA (ver referências). Dimensões, esign e acabamento conforme projeto. Nos moldes do assento e do encosto devem ser gravados o mbolo internacional de reciclagem, apresentando o número identifi cador do polímero, a identifi cação do “modelo FDE-FNDE” (conforme indicações nos projetos), e o nome da empresa fabricante do componente injetado. Nesses moldes também devem ser inseridos datadores duplos com miolo giratório de 16mm de diâmetro (tipo insert), (...) DETALHAMENTO NO EDITAL

PÇ 4.455 100,00

03 5.52.24.0944.0

MESA - Tipo/Modelo: CJA-03B - Altura do aluno: 1,19m a 1,42m Tampo em ABS (Acrilonitrila butadieno estireno), virgem, isento de cargas minerais, injetado na cor AMARELA (ver referências), dotado de porcas com fl ange ou com rebaixo, com rosca métrica M6, coinjetadas e, de travessa estrutural em nylon “6.0” (Poliamida) aditivado com fi bra de vidro, injetada na cor PRETA. Aplicação de laminado melamínico de alta pressão, de 0,8mm de espessura, acabamento texturizado, na cor CINZA (...) DETALHAMENTO NO EDITAL

PÇ 7.670 195,00

04 5.52.24.0946.7

CADEIRA - Tipo/Modelo: CJA-03B - Altura do aluno: 1,19m a 1,42m Assento e encosto em polipropileno copolímero virgem, isento de cargas minerais, injetados, na cor AMARELA (ver referências). Dimensões, design e acabamento conforme projeto. Nos moldes do assento e do encosto devem ser gravados o símbolo internacional de reciclagem, apresentando o número identifi cador do polímero, a identifi cação do “modelo FDE-FNDE (conforme indicações nos projetos), e o nome da empresa fabricante do componente injetado (...) DETALHAMENTO NO EDITAL

PÇ 7.670 130,00

05 5.52.24.0948.3

MESA - Tipo/Modelo: CJA-04B - Altura do aluno: 1,33m a 1,59m Tampo em ABS (Acrilonitrila butadieno estireno) virgem, isento de cargas minerais, injetado na cor VERMELHA, dotado de porcas com fl ange, com rosca métrica M6, coinjetadas e, de travessa estrutural em nylon “6.0” (Poliamida) aditivado com fi bra de vidro, injetada na cor PRETA. Aplicação de laminado melamínico de alta pressão, de 0,8mm de espessura, acabamento texturizado (...) DETALHAMENTO NO EDITAL

PÇ 390 200,00

06 5.52.24.0950.5

CADEIRA - Tipo/Modelo: CJA-04B - Altura do aluno: 1,33m a 1,59m Assento e encosto em polipropileno copolímero virgem, isento de cargas minerais, injetados na cor VERMELHA. Nos moldes do assento e do encosto deve ser gravado o símbolo internacional de reciclagem, apresentando o número identifi cador do polímero, a identifi cação “modelo FDE-FNDE” e o nome da empresa fabricante do componente injetado. Nesses moldes também devem ser inseridos datadores duplos com miolo giratório de 16mm de diâmetro (tipo insert), indicando mês e ano de fabricação.Obs (...) DETALHAMENTO NO EDITAL

PÇ 390 139,06

07 5.52.24.0952.1

MESA - Tipo/Modelo: CJA-06B Tampo em ABS (Acrilonitrila butadieno estireno), virgem, isento de cargas minerais, injetado na cor AZUL, dotado de porcas com fl ange, com rosca métrica M6, coinjetadas e de travessa estrutural em nylon “6.0” (Poliamida) aditivado com fi bra de vidro, injetada na cor PRETA. Aplicação de laminado melamínico de alta pressão, de 0,8mm de espessura, acabamento texturizado, na cor CINZA (...) DETALHAMENTO NO EDITAL

PÇ 1.880 200,00

08 5.52.24.0954.8

CADEIRA - Tipo/Modelo: CJA-06B – Assento e encosto em polipropileno copolímero virgem, isento de cargas minerais, injetados na cor AZUL. Nos moldes do assento e do encosto, deve ser gravado o símbolo internacional de reciclagem, apresentando o número identifi cador do polímero, a identifi cação “modelo FDE-FNDE” e o nome da empresa fabricante do componente injetado. Nesses moldes também devem ser inseridos datadores duplos com miolo giratório de 16mm de diâmetro (...) DETALHAMENTO NO EDITAL

PÇ 1.880 150,00

09 5.52.24.0956.4

MESA - Tipo/Modelo: CJC-01 B Altura 580 mm Tampo em ABS (Acrilonitrila butadieno estireno), virgem, isento de cargas minerais, injetado na cor LARANJA (ver referências), dotado de porcas com fl ange, com rosca métrica M6, coinjetadas. Aplicação de laminado melamínico de alta pressão, de 0,8mm de espessura, acabamento texturizado, na cor CINZA (ver referências), na face superior do tampo, colado com adesivo bi componente. Dimensões acabadas 800mm (largura) x 800mm (profundidade) x 26mm (altura), admitindo-se tolerância de até +/- 3mm para largura e profundidade (...) DETALHAMENTO NO EDITAL

PÇ 190 397,79

10 5.52.24.0958.0

CADEIRA Tipo/Modelo: CJC-01B – Altura 340 mm. Assento e encosto em polipropileno copolímero virgem, isento de cargas minerais, injetados, na cor LARANJA (ver referências). Dimensões, design e acabamento conforme projeto. Nos moldes do assento e do encosto deve ser gravado o símbolo internacional de reciclagem, apresentando o número identifi cador do polímero, a identifi cação do “modelo FDE-FNDE” (conforme indicações nos projetos), (...) DETALHAMENTO NO EDITAL

PÇ 760 110,00

Vitória, 08 de outubro de 2021

Mônica Wáltima Barreiros

Comissão de Registro de Preços

8

Diário Ofi cial do Municipio de Vitória - ES 13 de outubro de 2021 Edição nº 1767

SECRETARIA DE GESTÃO E PLANEJAMENTOEXTRATO DA ATA DE REGISTRO DE PREÇOS Nº 140/2021

Processo: 2521765/2021 Pregão Eletrônico nº 164/2021Validade do Registro: 12 (doze) meses a partir da publicação deste extrato no veículo de imprensa ofi cial.Objeto: Registro de Preços para futuras e eventuais aquisições de Aparelhos de Ar condicionado.Órgão Gerenciador: SEGESÓrgão(s)Participante(s): SEME-SEGOV-SEMFA-SEMSU-CENTRAL-SEGES-SEMESP-FMSJustifi cativa: Inicialmente destacamos que a licitação realizada no formato de ata de registro de preços desobriga o ente público a realizar a despesa decorrente dessa licitação, formando apenas vínculo de preço entre fornecedor e Administração Pública, para o caso desta, durante a vigência da ata, avaliar a necessidade da aquisição dos itens licitados. Sendo assim, a Administração possuirá um instrumento capaz de realizar de imediato a contratação, visto que a ata visa atender às necessidades das secretarias que tem por responsabilidade garantir o bem estar no ambiente de trabalho e atendimento ao público, diante da constante movimentação de pessoas que utilizam os prédios públicos do Município de Vitória (servidores, munícipes, prestadores de serviços), Unidades de Ensino do Município; Unidades de Saúde, Unidades de Pronto Atendimento, etc.

Compromissário Fornecedor CNPJ

FRIOSMIL REFRIGERAÇÃO E TRANSPORTES LTDA 39.343.199/0001-96

ITEM CÓDIGO DESCRIÇÃO MARCA UNIDADE QUANTVALOR UNITR$

01 5.52.18.0044.8

CONDENSADORA DE AR, Tipo: PISO-TETO, Capacidade [BTU]: 30.000, Alimentação Monofásica: 220v - 60Hz, Complemento: DESCRIÇÃO: sistema de refrigeração [só frio]. O equipamento deverá ser novo e possuir integração com evaporadora que possua termostato ou controle eletrônico, para manutenção automática da temperatura desejada, timer, controle remoto e auto restart. O equipamento deverá estar de acordo, com a Portaria do INMETRO/MDIC n° 215/2009 ou com a nº 007/2011. deverá possuir, considerando evaporadora classifi cação dentro das normas prevista pelo INMETRO [ PROCEL], no mínimo"C" . EMBALAGEM: O equipamento deverá ser embalado conforme praxe do fabricante de modo a proporcionar proteção ao transporte e armazenagem até o momento da instalação, devendo constar indicação e características do conteúdo, recomendações de armazenagem bem como demais informações exigidas na legislação em vigor. GARANTIA: Garantia total mínima de 01 [um] ano a partir da data de entrega e deverá possuir assistência técnica autorizada pelo fabricante na região da Grande Vitória-ES.COM INSTALAÇÃO

ELGIN PC 47 2.977,45

02 5.52.18.0122.3

EVAPORADORA DE AR, Tipo: PISO-TETO, Capacidade [BTU]: 30.000, Alimentação: 220v - 60Hz, Complemento: DESCRIÇÃO: sistema de refrigeração [só frio]. O equipamento deverá ser novo e possuir no mínimo, painel de visualização com display com indicação da temperatura ajustada, termostato ou controle eletrônico, para manutenção automática da temperatura desejada, timer, controle remoto, desumidifi cador, auto restart e fi ltro de ar. O equipamento deverá estar de acordo, com a Portaria do INMETRO/MDIC n° 215/2009 ou com a nº 007/2011. deverá possuir, considerando condensadora classifi cação dentro das normas prevista pelo INMETRO [ PROCEL], no mínimo"C" . EMBALAGEM: O equipamento deverá ser embalado conforme praxe do fabricante de modo a proporcionar proteção ao transporte e armazenagem até o momento da instalação, devendo constar indicação e características do conteúdo, recomendações de armazenagem bem como demais informações exigidas na legislação em vigor. GARANTIA: Garantia total mínima de 01 [um] ano a partir da data de entrega e deverá possuir assistência técnica autorizada pelo fabricante na região da Grande Vitória-ES.COM INSTALAÇÃO

ELGIN PC 47 2.977,46

03 5.52.18.0536.9

COTA-RESERVA - EVAPORADORA DE AR, Tipo: PISO-TETO, Capacidade [BTU]: 48.000, Alimentação: 220v - 60Hz, Complemento: DESCRIÇÃO: sistema de refrigeração [só frio]. O equipamento deverá ser novo e possuir no mínimo, painel de visualização com display com indicação da temperatura ajustada, termostato ou controle eletrônico, para manutenção automática da temperatura desejada, timer, controle remoto, desumidifi cador, auto restart e fi ltro de ar. O equipamento deverá estar de acordo, com a Portaria do INMETRO/MDIC n° 215/2009 ou com a nº 007/2011. deverá possuir, considerando condensadora classifi cação dentro das normas prevista pelo INMETRO [ PROCEL], no mínimo"C" . EMBALAGEM: O equipamento deverá ser embalado conforme praxe do fabricante de modo a proporcionar proteção ao transporte e armazenagem até o momento da instalação, devendo constar indicação e características do conteúdo, recomendações de armazenagem bem como demais informações exigidas na legislação em vigor. GARANTIA: Garantia total mínima de 01 [um] ano a partir da data de entrega e deverá possuir assistência técnica autorizada pelo fabricante na região da Grande Vitória-ES. COM INSTALAÇÃO

ELGIN PC 05 4.189,98

04 5.52.18.0537.7

COTA-RESERVA - CONDENSADORA DE AR, Tipo: PISO-TETO, Capacidade [BTU]: 48.000, Alimentação trifásica: 220v - 60Hz, Complemento: DESCRIÇÃO: sistema de refrigeração [só frio]. O equipamento deverá ser novo e possuir integração com evaporadora que possua termostato ou controle eletrônico, para manutenção automática da temperatura desejada, timer, controle remoto e auto restart. O equipamento deverá estar de acordo, com a Portaria do INMETRO/MDIC n° 215/2009 ou com a nº 007/2011. deverá possuir, considerando evaporadora classifi cação dentro das normas prevista pelo INMETRO [ PROCEL], no mínimo"C" . EMBALAGEM: O equipamento deverá ser embalado conforme praxe do fabricante de modo a proporcionar proteção ao transporte e armazenagem até o momento da instalação, devendo constar indicação e características do conteúdo, recomendações de armazenagem bem como demais informações exigidas na legislação em vigor. GARANTIA: Garantia total mínima de 01 [um] ano a partir da data de entrega e deverá possuir assistência técnica autorizada pelo fabricante na região da Grande Vitória-ES. COM INSTALAÇÃO

ELGIN PC 05 4.189,98

05 5.52.18.0202.5

EVAPORADORA DE AR, Tipo: PISO-TETO, Capacidade [BTU]: 60.000, Alimentação: 220v - 60Hz, Complemento: DESCRIÇÃO: sistema de refrigeração [só frio]. O equipamento deverá ser novo e possuir no mínimo, painel de visualização com display com indicação da temperatura ajustada, termostato ou controle eletrônico, para manutenção automática da temperatura desejada, timer, controle remoto, desumidifi cador, auto restart e fi ltro de ar. O equipamento deverá estar de acordo, com a Portaria do INMETRO/MDIC n° 215/2009 ou com a nº 007/2011. deverá possuir, considerando condensadora classifi cação dentro das normas prevista pelo INMETRO [ PROCEL], no mínimo"C" . EMBALAGEM: O equipamento deverá ser embalado conforme praxe do fabricante de modo a proporcionar proteção ao transporte e armazenagem até o momento da instalação, devendo constar indicação e características do conteúdo, recomendações de armazenagem bem como demais informações exigidas na legislação em vigor. GARANTIA: Garantia total mínima de 01 [um] ano a partir da data de entrega e deverá possuir assistência técnica autorizada pelo fabricante na região da Grande Vitória-ES.COM INSTALAÇÃO

ELGIN PC 59 4.364,40

06 5.52.18.0312.9

CONDENSADORA DE AR, Tipo: PISO-TETO, Capacidade [BTU]: 60.000, Alimentação trifásica: 220v - 60Hz, Complemento: DESCRIÇÃO: sistema de refrigeração [só frio]. O equipamento deverá ser novo e possuir integração com evaporadora que possua termostato ou controle eletrônico, para manutenção automática da temperatura desejada, timer, controle remoto e auto restart. O equipamento deverá estar de acordo, com a Portaria do INMETRO/MDIC n° 215/2009 ou com a nº 007/2011. deverá possuir, considerando evaporadora classifi cação dentro das normas prevista pelo INMETRO [ PROCEL], no mínimo"C" . EMBALAGEM: O equipamento deverá ser embalado conforme praxe do fabricante de modo a proporcionar proteção ao transporte e armazenagem até o momento da instalação, devendo constar indicação e características do conteúdo, recomendações de armazenagem bem como demais informações exigidas na legislação em vigor. GARANTIA: Garantia total mínima de 01 [um] ano a partir da data de entrega e deverá possuir assistência técnica autorizada pelo fabricante na região da Grande Vitória-ES.COM INSTALAÇÃO

ELGIN PC 59 4.364,41

SECRETARIA DE GESTÃO E PLANEJAMENTOEXTRATO DA ATA DE REGISTRO DE PREÇOS Nº 141/2021

Processo: 2521765/2021 Pregão Eletrônico nº 164/2021Validade do Registro: 12 (doze) meses a partir da publicação deste extrato no veículo de imprensa ofi cial.Objeto: Registro de Preços para futuras e eventuais aquisições de Aparelhos de Ar condicionado.Órgão Gerenciador: SEGESÓrgão(s)Participante(s): CGM-SEME-SEGOV-SEMCID-SEMFA-SEDEC-SEMSU-CENTRAL-SEGES-SEMESP-FMS

9

Diário Ofi cial do Municipio de Vitória - ES 13 de outubro de 2021 Edição nº 1767

Justifi cativa: Inicialmente destacamos que a licitação realizada no formato de ata de registro de preços desobriga o ente público a realizar a despesa decorrente dessa licitação, formando apenas vínculo de preço entre fornecedor e Administração Pública, para o caso desta, durante a vigência da ata, avaliar a necessidade da aquisição dos itens licitados. Sendo assim, a Administração possuirá um instrumento capaz de realizar de imediato a contratação, visto que a ata visa atender às necessidades das secretarias que tem por responsabilidade garantir o bem estar no ambiente de trabalho e atendimento ao público, diante da constante movimentação de pessoas que utilizam os prédios públicos do Município de Vitória (servidores, munícipes, prestadores de serviços), Unidades de Ensino do Município; Unidades de Saúde, Unidades de Pronto Atendimento, etc.

Compromissário Fornecedor CNPJ

ML REFRIGERAÇÃO EIRELI 07.976.638/0001-01

ITEM CÓDIGO DESCRIÇÃO MARCA UNIDADE QUANTVALOR UNITR$

01 5.52.18.0043.0

CONDENSADORA DE AR, Tipo: HI-WALL, Capacidade [BTU]: 18.000, Alimentação Monofásica: 220v - 60Hz, Complemento: DESCRIÇÃO: sistema de refrigeração [só frio]. O equipamento deverá ser novo e possuir integração com evaporadora que possua termostato ou controle eletrônico, para manutenção automática da temperatura desejada, timer, controle remoto e auto restart. O equipamento deverá estar de acordo, com a Portaria do INMETRO/MDIC n° 215/2009 ou com a nº 007/2011. deverá possuir, considerando evaporadora classifi cação dentro das normas prevista pelo INMETRO [ PROCEL], no mínimo"C" . EMBALAGEM: O equipamento deverá ser embalado conforme praxe do fabricante de modo a proporcionar proteção ao transporte e armazenagem até o momento da instalação, devendo constar indicação e características do conteúdo, recomendações de armazenagem bem como demais informações exigidas na legislação em vigor. GARANTIA: Garantia total mínima de 01 [um] ano a partir da data de entrega e deverá possuir assistência técnica autorizada pelo fabricante na região da Grande Vitória-ES.COM INSTALAÇÃO

ELGIN PC 70 1.465,20

02 5.52.18.0300.5

EVAPORADORA DE AR, Tipo: HI-WALL, Capacidade [BTU]: 18.000, Alimentação: 220v - 60Hz, Complemento: DESCRIÇÃO: sistema de refrigeração [só frio]. O equipamento deverá ser novo e possuir no mínimo, painel de visualização com display com indicação da temperatura ajustada, termostato ou controle eletrônico, para manutenção automática da temperatura desejada, timer, controle remoto, desumidifi cador, auto restart e fi ltro de ar. O equipamento deverá estar de acordo, com a Portaria do INMETRO/MDIC n° 215/2009 ou com a nº 007/2011. deverá possuir, considerando condensadora classifi cação dentro das normas prevista pelo INMETRO [ PROCEL], no mínimo"A" . EMBALAGEM: O equipamento deverá ser embalado conforme praxe do fabricante de modo a proporcionar proteção ao transporte e armazenagem até o momento da instalação, devendo constar indicação e características do conteúdo, recomendações de armazenagem bem como demais informações exigidas na legislação em vigor. GARANTIA: Garantia total mínima de 01 [um] ano a partir da data de entrega e deverá possuir assistência técnica autorizada pelo fabricante na região da Grande Vitória-ES.COM INSTALAÇÃO

ELGIN PC 70 1.465,20

03 5.52.18.0530.0

EVAPORADORA DE AR, Tipo: HI-WALL, Capacidade [BTU]: 24.000, Alimentação: 220v - 60Hz, Complemento: DESCRIÇÃO: sistema de refrigeração [só frio]. O equipamento deverá ser novo e possuir no mínimo, painel de visualização com display com indicação da temperatura ajustada, termostato ou controle eletrônico, para manutenção automática da temperatura desejada, timer, controle remoto, desumidifi cador, auto restart e fi ltro de ar. O equipamento deverá estar de acordo, com a Portaria do INMETRO/MDIC n° 215/2009 ou com a nº 007/2011. deverá possuir, considerando condensadora classifi cação dentro das normas prevista pelo INMETRO [ PROCEL], no mínimo"C" . EMBALAGEM: O equipamento deverá ser embalado conforme praxe do fabricante de modo a proporcionar proteção ao transporte e armazenagem até o momento da instalação, devendo constar indicação e características do conteúdo, recomendações de armazenagem bem como demais informações exigidas na legislação em vigor. GARANTIA: Garantia total mínima de 01 [um] ano a partir da data de entrega e deverá possuir assistência técnica autorizada pelo fabricante na região da Grande Vitória-ES.COM INSTALAÇÃO

ELGIN PC 56 1.600,00

04 5.52.18.0531.8

CONDENSADORA DE AR, Tipo: HI-WALL, Capacidade [BTU]: 24.000, Alimentação Monofásica: 220v - 60Hz, Complemento: DESCRIÇÃO: sistema de refrigeração [só frio]. O equipamento deverá ser novo e possuir integração com evaporadora que possua termostato ou controle eletrônico, para manutenção automática da temperatura desejada, timer, controle remoto e auto restart. O equipamento deverá estar de acordo, com a Portaria do INMETRO/MDIC n° 215/2009 ou com a nº 007/2011. deverá possuir, considerando evaporadora classifi cação dentro das normas prevista pelo INMETRO [ PROCEL], no mínimo"C" . EMBALAGEM: O equipamento deverá ser embalado conforme praxe do fabricante de modo a proporcionar proteção ao transporte e armazenagem até o momento da instalação, devendo constar indicação e características do conteúdo, recomendações de armazenagem bem como demais informações exigidas na legislação em vigor. GARANTIA: Garantia total mínima de 01 [um] ano a partir da data de entrega e deverá possuir assistência técnica autorizada pelo fabricante na região da Grande Vitória-ES.COM INSTALAÇÃO.

ELGIN PC 56 1.670,47

SECRETARIA DE GESTÃO E PLANEJAMENTOEXTRATO DA ATA DE REGISTRO DE PREÇOS Nº 142/2021

Processo: 2521765/2021 Pregão Eletrônico nº 164/2021Validade do Registro: 12 (doze) meses a partir da publicação deste extrato no veículo de imprensa ofi cial.Objeto: Registro de Preços para futuras e eventuais aquisições de Aparelhos de Ar condicionado.Órgão Gerenciador: SEGESÓrgão(s)Participante(s): SEME-SEGOV-SEMCID-SEMFA-SEMSU-SEGES-SEMESPJustifi cativa: Inicialmente destacamos que a licitação realizada no formato de ata de registro de preços desobriga o ente público a realizar a despesa decorrente dessa licitação, formando apenas vínculo de preço entre fornecedor e Administração Pública, para o caso desta, durante a vigência da ata, avaliar a necessidade da aquisição dos itens licitados. Sendo assim, a Administração possuirá um instrumento capaz de realizar de imediato a contratação, visto que a ata visa atender às necessidades das secretarias que tem por responsabilidade garantir o bem estar no ambiente de trabalho e atendimento ao público, diante da constante movimentação de pessoas que utilizam os prédios públicos do Município de Vitória (servidores, munícipes, prestadores de serviços), Unidades de Ensino do Município; Unidades de Saúde, Unidades de Pronto Atendimento, etc.

Compromissário Fornecedor CNPJ

MADE INFO SERVIÇOS LTDA 21.344.057/0001-88

ITEM CÓDIGO DESCRIÇÃO MARCA UNIDADE QUANTVALOR UNITR$

01 5.52.18.0201.7

EVAPORADORA DE AR, Tipo: PISO-TETO, Capacidade [BTU]: 48.000, Alimentação: 220v - 60Hz, Complemento: DESCRIÇÃO: sistema de refrigeração [só frio]. O equipamento deverá ser novo e possuir no mínimo, painel de visualização com display com indicação da temperatura ajustada, termostato ou controle eletrônico, para manutenção automática da temperatura desejada, timer, controle remoto, desumidifi cador, auto restart e fi ltro de ar. O equipamento deverá estar de acordo, com a Portaria do INMETRO/MDIC n° 215/2009 ou com a nº 007/2011. deverá possuir, considerando condensadora classifi cação dentro das normas prevista pelo INMETRO [ PROCEL], no mínimo"C" . EMBALAGEM: O equipamento deverá ser embalado conforme praxe do fabricante de modo a proporcionar proteção ao transporte e armazenagem até o momento da instalação, devendo constar indicação e características do conteúdo, recomendações de armazenagem bem como demais informações exigidas na legislação em vigor. GARANTIA: Garantia total mínima de 01 [um] ano a partir da data de entrega e deverá possuir assistência técnica autorizada pelo fabricante na região da Grande Vitória-ES.COM INSTALAÇÃO

ELGIN PC 129 4.111,00

10

Diário Ofi cial do Municipio de Vitória - ES 13 de outubro de 2021 Edição nº 1767

02 5.52.18.0311.0

CONDENSADORA DE AR, Tipo: PISO-TETO, Capacidade [BTU]: 48.000, Alimentação trifásica: 220v - 60Hz, Complemento: DESCRIÇÃO: sistema de refrigeração [só frio]. O equipamento deverá ser novo e possuir integração com evaporadora que possua termostato ou controle eletrônico, para manutenção automática da temperatura desejada, timer, controle remoto e auto restart. O equipamento deverá estar de acordo, com a Portaria do INMETRO/MDIC n° 215/2009 ou com a nº 007/2011. deverá possuir, considerando evaporadora classifi cação dentro das normas prevista pelo INMETRO [ PROCEL], no mínimo"C" . EMBALAGEM: O equipamento deverá ser embalado conforme praxe do fabricante de modo a proporcionar proteção ao transporte e armazenagem até o momento da instalação, devendo constar indicação e características do conteúdo, recomendações de armazenagem bem como demais informações exigidas na legislação em vigor. GARANTIA: Garantia total mínima de 01 [um] ano a partir da data de entrega e deverá possuir assistência técnica autorizada pelo fabricante na região da Grande Vitória-ES.COM INSTALAÇÃO

ELGIN PC 129 5.775,00

SECRETARIA DE GESTÃO E PLANEJAMENTOEXTRATO DA ATA DE REGISTRO DE PREÇOS Nº 143/2021

Processo: 2521765/2021 Pregão Eletrônico nº 164/2021Validade do Registro: 12 (doze) meses a partir da publicação deste extrato no veículo de imprensa ofi cial.Objeto: Registro de Preços para futuras e eventuais aquisições de Aparelhos de Ar condicionado.Órgão Gerenciador: SEGESÓrgão(s)Participante(s): SEME-PROCON-SEMCID-SEMFA-SEMSU-CENTRAL-SEMESP-FMSJustifi cativa: Inicialmente destacamos que a licitação realizada no formato de ata de registro de preços desobriga o ente público a realizar a despesa decorrente dessa licitação, formando apenas vínculo de preço entre fornecedor e Administração Pública, para o caso desta, durante a vigência da ata, avaliar a necessidade da aquisição dos itens licitados. Sendo assim, a Administração possuirá um instrumento capaz de realizar de imediato a contratação, visto que a ata visa atender às necessidades das secretarias que tem por responsabilidade garantir o bem estar no ambiente de trabalho e atendimento ao público, diante da constante movimentação de pessoas que utilizam os prédios públicos do Município de Vitória (servidores, munícipes, prestadores de serviços), Unidades de Ensino do Município; Unidades de Saúde, Unidades de Pronto Atendimento, etc.

Compromissário Fornecedor CNPJ

DENTECK AR CONDICIONADO LTDA 11.319.557/0003-78

ITEM CÓDIGO DESCRIÇÃO MARCA UNIDADE QUANTVALOR UNITR$

01 5.52.18.0200.9

EVAPORADORA DE AR, Tipo: PISO-TETO, Capacidade [BTU]: 36.000, Alimentação: 220v - 60Hz, Complemento: DESCRIÇÃO: sistema de refrigeração [só frio]. O equipamento deverá ser novo e possuir no mínimo, painel de visualização com display com indicação da temperatura ajustada, termostato ou controle eletrônico, para manutenção automática da temperatura desejada, timer, controle remoto, desumidifi cador, auto restart e fi ltro de ar. O equipamento deverá estar de acordo, com a Portaria do INMETRO/MDIC n° 215/2009 ou com a nº 007/2011. deverá possuir, considerando condensadora classifi cação dentro das normas prevista pelo INMETRO [ PROCEL], no mínimo"C" . EMBALAGEM: O equipamento deverá ser embalado conforme praxe do fabricante de modo a proporcionar proteção ao transporte e armazenagem até o momento da instalação, devendo constar indicação e características do conteúdo, recomendações de armazenagem bem como demais informações exigidas na legislação em vigor. GARANTIA: Garantia total mínima de 01 [um] ano a partir da data de entrega e deverá possuir assistência técnica autorizada pelo fabricante na região da Grande Vitória-ES.COM INSTALAÇÃO

ELGIN PC 45 2.373,00

02 5.52.18.0310.2

CONDENSADORA DE AR, Tipo: PISO-TETO, Capacidade [BTU]: 36.000, Alimentação Monofásica: 220v - 60Hz, Complemento: DESCRIÇÃO: sistema de refrigeração [só frio]. O equipamento deverá ser novo e possuir integração com evaporadora que possua termostato ou controle eletrônico, para manutenção automática da temperatura desejada, timer, controle remoto e auto restart. O equipamento deverá estar de acordo, com a Portaria do INMETRO/MDIC n° 215/2009 ou com a nº 007/2011. deverá possuir, considerando evaporadora classifi cação dentro das normas prevista pelo INMETRO [ PROCEL], no mínimo"C" . EMBALAGEM: O equipamento deverá ser embalado conforme praxe do fabricante de modo a proporcionar proteção ao transporte e armazenagem até o momento da instalação, devendo constar indicação e características do conteúdo, recomendações de armazenagem bem como demais informações exigidas na legislação em vigor. GARANTIA: Garantia total mínima de 01 [um] ano a partir da data de entrega e deverá possuir assistência técnica autorizada pelo fabricante na região da Grande Vitória-ES.COM INSTALAÇÃO

ELGIN PC 45 4.407,00

SECRETARIA DE GESTÃO E PLANEJAMENTOEXTRATO DA ATA DE REGISTRO DE PREÇOS Nº 144/2021

Processo: 2521765/2021 Pregão Eletrônico nº 164/2021Validade do Registro: 12 (doze) meses a partir da publicação deste extrato no veículo de imprensa ofi cial.Objeto: Registro de Preços para futuras e eventuais aquisições de Aparelhos de Ar condicionado.Órgão Gerenciador: SEGESÓrgão(s)Participante(s): SEME-PROCON-SEGOV-SEMCID-SEMFA-SEMSU-SEGES-SEMESP-FMSJustifi cativa: Inicialmente destacamos que a licitação realizada no formato de ata de registro de preços desobriga o ente público a realizar a despesa decorrente dessa licitação, formando apenas vínculo de preço entre fornecedor e Administração Pública, para o caso desta, durante a vigência da ata, avaliar a necessidade da aquisição dos itens licitados. Sendo assim, a Administração possuirá um instrumento capaz de realizar de imediato a contratação, visto que a ata visa atender às necessidades das secretarias que tem por responsabilidade garantir o bem estar no ambiente de trabalho e atendimento ao público, diante da constante movimentação de pessoas que utilizam os prédios públicos do Município de Vitória (servidores, munícipes, prestadores de serviços), Unidades de Ensino do Município; Unidades de Saúde, Unidades de Pronto Atendimento, etc.

Compromissário Fornecedor CNPJ

MAXXI VIX COMERCIO ATACADISTA E REPRESENTAÇÃO LTDA 41.977.198/0001-45

ITEM CÓDIGO DESCRIÇÃO MARCA UNIDADE QUANTVALOR UNITR$

01 5.52.18.0131.2

CONDENSADORA DE AR, Tipo: HI-WALL, Capacidade [BTU]: 12.000, Alimentação Monofásica: 220v - 60Hz, Complemento: DESCRIÇÃO: sistema de refrigeração [só frio]. O equipamento deverá ser novo e possuir integração com evaporadora que possua termostato ou controle eletrônico, para manutenção automática da temperatura desejada, timer, controle remoto e auto restart. O equipamento deverá estar de acordo, com a Portaria do INMETRO/MDIC n° 215/2009 ou com a nº 007/2011. deverá possuir, considerando evaporadora classifi cação dentro das normas prevista pelo INMETRO [ PROCEL], no mínimo"C" . EMBALAGEM: O equipamento deverá ser embalado conforme praxe do fabricante de modo a proporcionar proteção ao transporte e armazenagem até o momento da instalação, devendo constar indicação e características do conteúdo, recomendações de armazenagem bem como demais informações exigidas na legislação em vigor. GARANTIA: Garantia total mínima de 01 [um] ano a partir da data de entrega e deverá possuir assistência técnica autorizada pelo fabricante na região da Grande Vitória-ES.COM INSTALAÇÃO

AGRATTO PC 104 1.141,35

11

Diário Ofi cial do Municipio de Vitória - ES 13 de outubro de 2021 Edição nº 1767

02 5.52.18.0299.8

EVAPORADORA DE AR, Tipo: HI-WALL, Capacidade [BTU]: 12.000, Alimentação: 220v - 60Hz, Complemento: DESCRIÇÃO: sistema de refrigeração [só frio]. O equipamento deverá ser novo e possuir no mínimo, painel de visualização com display com indicação da temperatura ajustada, termostato ou controle eletrônico, para manutenção automática da temperatura desejada, timer, controle remoto, desumidifi cador, auto restart e fi ltro de ar. O equipamento deverá estar de acordo, com a Portaria do INMETRO/MDIC n° 215/2009 ou com a nº 007/2011. deverá possuir, considerando condensadora classifi cação dentro das normas prevista pelo INMETRO [ PROCEL], no mínimo"A" . EMBALAGEM: O equipamento deverá ser embalado conforme praxe do fabricante de modo a proporcionar proteção ao transporte e armazenagem até o momento da instalação, devendo constar indicação e características do conteúdo, recomendações de armazenagem bem como demais informações exigidas na legislação em vigor. GARANTIA: Garantia total mínima de 01 [um] ano a partir da data de entrega e deverá possuir assistência técnica autorizada pelo fabricante na região da Grande Vitória-ES.COM INSTALAÇÃO

AGRATTO PC 104 958,65

03 5.52.18.0212.2

CONDENSADORA DE AR, Tipo: HI-WALL, Capacidade [BTU]: 9.000, Alimentação Monofásica: 220v - 60Hz, Complemento: DESCRIÇÃO: sistema de refrigeração [só frio]. O equipamento deverá ser novo e possuir integração com evaporadora que possua termostato ou controle eletrônico, para manutenção automática da temperatura desejada, timer, controle remoto e auto restart. O equipamento deverá estar de acordo, com a Portaria do INMETRO/MDIC n° 215/2009 ou com a nº 007/2011. deverá possuir, considerando evaporadora classifi cação dentro das normas prevista pelo INMETRO [ PROCEL], no mínimo"C" . EMBALAGEM: O equipamento deverá ser embalado conforme praxe do fabricante de modo a proporcionar proteção ao transporte e armazenagem até o momento da instalação, devendo constar indicação e características do conteúdo, recomendações de armazenagem bem como demais informações exigidas na legislação em vigor. GARANTIA: Garantia total mínima de 01 [um] ano a partir da data de entrega e deverá possuir assistência técnica autorizada pelo fabricante na região da Grande Vitória-ES.COM INSTALAÇÃO

AGRATTO PC 48 1.100,81

04 5.52.18.0298.0

EVAPORADORA DE AR, Tipo: HI-WALL, Capacidade [BTU]: 9.000, Alimentação: 220v - 60Hz, Complemento: DESCRIÇÃO: sistema de refrigeração [só frio]. O equipamento deverá ser novo e possuir no mínimo, painel de visualização com display com indicação da temperatura ajustada, termostato ou controle eletrônico, para manutenção automática da temperatura desejada, timer, controle remoto, desumidifi cador, auto restart e fi ltro de ar. O equipamento deverá estar de acordo, com a Portaria do INMETRO/MDIC n° 215/2009 ou com a nº 007/2011. deverá possuir, considerando condensadora classifi cação dentro das normas prevista pelo INMETRO [ PROCEL], no mínimo"A" . EMBALAGEM: O equipamento deverá ser embalado conforme praxe do fabricante de modo a proporcionar proteção ao transporte e armazenagem até o momento da instalação, devendo constar indicação e características do conteúdo, recomendações de armazenagem bem como demais informações exigidas na legislação em vigor. GARANTIA: Garantia total mínima de 01 [um] ano a partir da data de entrega e deverá possuir assistência técnica autorizada pelo fabricante na região da Grande Vitória-ES.COM INSTALAÇÃO

AGRATTO PC 48 797,19

Vitória, 08 de outubro de 2021Rodrigo Assis Barbosa

Comissão de Registro de Preços

SECRETARIA DE SAÚDERESUMO DO TERMO DE PERMISSÃO DE USO Nº 01/2021

Processo nº 783523/2021;Permitente: Município de Vitória/Secretaria de SaúdePermissionário: Colegiado de Secretários de saúde do Estado do Espírito Santo – COSEMS – ES;Objeto: Permissão de Uso, SEM ÔNUS, DE BEM IMÓVEL afetado ao patrimônio do PERMITENTE, caracterizado por 01 (uma) sala com 23,40m2 de área construída, localizada no 4º pavimento do prédio da Escola Técnica e Formação Profi ssional de Saúde “Professora Ângela Maria Campos da Silva” – ETSUS-Vitória, para o funcionamento do Colegiado de Secretários Municipais de Saúde do Estado do Espírito Santo – COSEMS-ES.Vigência: 28/09/2021 a 27/09/2026 (5 anos).Valor: O presente Termo de Permissão de Uso não prevê qualquer repasse de recursos fi nanceiros, cabendo às partes arcar com os custos inerentes às suas atividades.Parecer Jurídico (PGM) consta acostado ao respectivo processo.

Vitória, 08 de outubro de 2021Thais Campolina Cohen AzourySecretária Municipal de Saúde

CENTRAL DE SERVIÇOSEXTRATO DE ADITIVO

Resumo de instrumento de Termo Aditivo, em atendimento ao artigo 61, parágrafo único, da Lei Federal nº 8.666/93.Aditivo 01 ao Contrato de Prestação de Serviços nº 306/2020Processo: 3179850/2019.Pregão Eletrônico: 195/2020.Contratada: LIDER SANEAMENTO E SERVIÇOS LTDA.Objeto do Contrato original: prestação de serviços de recebimento e destinação fi nal de resíduos sólidos e líquidos.Objeto do Aditivo: - Prorrogar o prazo de vigência do contrato pelo período de 14 (quatorze) meses e prorrogar o prazo de execução pelo período de 365 (trezentos e sessenta e cinco) dias. - 1.1.1 – Os serviços a serem executados sãos os constantes da planilha orçamentária 1/2021, anexa ao referido processo, que fi ca fazendo parte integrante do presente aditamento.Valor do Aditivo: R$ 508.960,00 (quinhentos e oito mil e novecentos e sessenta reais).Vigência: de 01/12/2021 a 31/01/2022.Data de assinatura do Termo: 07/10/2021.Dotação Orçamentária: 47.01.15.451.0023.2.0225 - Elemento de Despesa: 3.3.90.39.16 - Fonte do Recurso: 1.530.0000.0000 (Royalties do Petróleo) e 1.001.0000.0000 (Recursos Ordinários).Notas de Empenho: 455-000.Pareceres Jurídico (PGM) e Técnico (CGM): 740/2021 e 670/2021, constante dos autos.

12

Diário Ofi cial do Municipio de Vitória - ES 13 de outubro de 2021 Edição nº 1767

FUNDO MUNICIPAL DE PROTEÇÃO E DEFESA DO CONSUMIDOR

EXTRATO DE CONTRATOResumo de instrumento de Contrato, em atendimento ao artigo 61, parágrafo único, da Lei Federal nº 8.666/93.Contrato de Prestação de Serviços nº 204/2021.Processos: 4713238/2021.Inexigibilidade de Licitação nº 104/2021.Contratada: THEODORO ARILDO SIMON.Objeto do Contrato: contratação de ator de teatro para realizar ofi cinas/apresentação de peças teatrais com temáticas dos direitos humanos para o Projeto Cidadania Fundamental integrado ao Projeto Procon Jovem. O projeto será desenvolvido pela Secretaria Municipal de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho (SEMCID), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SEME), no período de outubro a dezembro de 2021.Valor do Contrato: R$ 4.221,00 (quatro mil, duzentos e vinte e um reais).Vigência: até 31/12/2021 a contar de sua assinatura.Data de assinatura do Termo: 04/10/2021.Dotação Orçamentária: 17.02.14.422.0021.1.0274, Elemento de Despesa: 3.3.90.36.13, Fonte de Recursos: 1.990.0010.0000 e 2.990.0010.0000.Nota de Empenho: 48-000. Parecer Jurídico (PGM) e Técnico (CGM): 804/2021 e 705/2021, constante dos autos.Gestor: Renata Segóvia Ferreira, matrícula: 629521.Fiscal: Arielly Moura Prata, matrícula: 601525.

SECRETARIA DE EDUCAÇÃOEXTRATO DO CONTRATO Nº 198/2021

Resumo de Contrato em atendimento ao artigo 61, parágrafo único, da Lei Federal nº 8.666/93Pregão Eletrônico nº 15/2020Processo Licitatório nº 3096031/2018Ata SRP nº 222/2020Contrato nº 198/2021 – Processo nº 5405761/2021Contratada: Araujo Rentacar Eireli EPPObjeto: Prestação de serviços de locação de veículos sem motoristaValor: R$ 26.400,00Dotações: 14.01.12.122.0032.2.0208Elemento de despesa: 3.3.90.39.14Fonte de Recursos: 1.111.0000.0000Vigência: 06/10/2021 a 05/10/2022Data assinatura do termo: 06/10/2021Nº da Nota de Empenho: 2403-000Justifi cativa: Atendimento às demandas da Secretaria Municipal de Educação.Pareceres Jurídico nº 126/2020/PGM e Técnico nº 107/2020/CGM/GACC constantes no processo licitatório.Fiscal: Andréa Alves Braum e Gestor: Rosana Buazi Ribeiro.

Vitória, 07 de outubro de 2021Juliana Rohsner Vianna Toniati

Secretária Municipal de Educação

SECRETARIA DE EDUCAÇÃOEXTRATO DO ADITIVO Nº 01AO CONTRATO Nº 026/2021

Resumo de Termo Aditivo em atendimento ao artigo 61, parágrafo único, da Lei Federal nº 8.666/93Aditivo nº 01 – Processo nº 778629/2021Processo Licitatório nº 2804790/2020Contrato nº 026/2021Contratada: Distribuidora de Hortifrutigranjeiro Berger EireliObjeto do contrato original: Aquisição de Gêneros AlimentíciosObjeto do aditivo: Prorrogação do prazo do Contrato nº 026/2021 até o dia 31/12/2021.Valor do Aditivo: Sem acréscimo de valorData da assinatura do termo: 05/10/2021Vigência: 01/11/2021 a 31/12/2021Justifi cativa: Aquisição de gêneros alimentícios para as Unidades de Ensino da Secretaria Municipal de Educação.Pareceres Jurídico nº 790/2021/PGM/GLC e Técnico nº 693/2021/CGM/GACC constantes nos autos.Fiscal: Marjorie Ostrowski e Gestor: Rafael Vicente Leite.

Vitória, 05 de outubro de 2021Juliana Rohsner Vianna Toniati

Secretária Municipal de Educação

SECRETARIA DE GESTÃO E PLANEJAMENTOAVISO DE LICITAÇÃO

O Município de Vitória torna público que fará realizar licitação na modalidade Pregão, forma Eletrônica, tipo menor preço por lote, modo de disputa aberto e fechado. O edital estará disponível nos sites portaldecompras.vitoria.es.gov.br e portaldecompraspublicas.com.br.PREGÃO ELETRÔNICO Nº 203/2021 - PROCESSO Nº 4638061/2021ID (CIDADES): 2021.077E0600022.02.0056OBJETO: REGISTRO DE PREÇOS VISANDO FUTURAS E EVENTUAIS AQUISIÇÕES DE MOBILIÁRIOS EM AÇO (ESTANTES, ARMÁRIOS, EXPOSITORES E ARQUIVO).Início de entrega das propostas: dia 14/10/2021. Final de entrega das propostas: às 09:00h do dia 27/10/2021. Abertura das propostas e sessão de disputa: às 09:30h do dia 27/10/2021.Informações no e-mail: [email protected]. Tel.: (27) 3382-6037.

Vitória, 11 de outubro de 2021Luize Stussi Rodrigues

Pregoeira Municipal

SECRETARIA DE CULTURAEXTRATO DE ADITIVO

Resumo de Termo Aditivo, em atendimento ao artigo 61, parágrafo único, da Lei Federal n°. 8.666/93. Aditivo 01 ao Contrato de Prestação de Serviços n° 113/2021. Processo: 992559/2021. Inexigibilidade de Licitação nº 048/2021. Contratada: CASSIA DOS SANTOS GONÇALVES. Objeto do Contrato Original: prestação de serviços de INSTRUTOR DE DANÇA – TÉCNICA CLÁSSICA, na Escola Técnica Municipal de Teatro, Dança e Música FAFI. Objeto do Aditivo: Prorrogar o prazo do contrato pelo período de 01 (um) mês.Valor do Aditivo: R$ 2.800,00 (dois mil e oitocentos reais). Vigência: de 18/10/2021 a 17/11/2021. Dotação Orçamentária: 21.01.13.392.0026.2.0128 - Elemento de Despesa: 3.3.90.36.99 - Fonte de Recurso: 1.001.0000.0000 e ou 2.001.0000.0000. Nota de Empenho: 320-000. Data de assinatura do Termo: 04/10/2021. Parecer Jurídico (PGM) e Técnico (CGM): 856/2021 e 765/2021, constante dos autos.

13

Diário Ofi cial do Municipio de Vitória - ES 13 de outubro de 2021 Edição nº 1767

Editais

CENTRAL DE SERVIÇOSEDITAL DE NOTIFICAÇÃO Nº 004

A Assessoria Especial – Central de Serviços, por meio da coordenação de Fiscalização, em conformidade com o Artigo 15, § 2º, e Artigo 23, ambos da Lei Municipal 5086/2000, torna pública a notifi cação dos contribuintes abaixo relacionados, para atender as exigências do Código de Limpeza Pública do Município de Vitória, dentro do prazo legal previsto:

Número da Notifi cação Nome/Razão Social CPF/CNPJ/C.I

95005/2021 RITA DE CASSIA FERREIRA MENDES 837.XXX.XXX-00

940581/2021 RAIFFY LOPES DAVILA 116.XXX.XXX-27

940572/2021 PRM INCORPORACOES LTDA 35.092.061/0001-00

940576/2021 PAULO SOARES CHRISTO 489.XXX.XXX-04

92005/2021 RITA DE CASSIA FERREIRA MENDES 837.XXX.XXX-00

As referidas Notifi cações encontram-se à disposição na sede da CENTRAL/GLU/CFU à Rua Marechal Floriano, no 709, 2º andar do Edifício Eucalipto, Maruípe, Vitória/ES.

Vitória, 04 de outubro de 2021Leonardo Amorim Gonçalves

Assessor Especial – Central de Serviços

CENTRAL DE SERVIÇOSEDITAL DE AUTO DE INFRAÇÃO Nº 05

A Assessoria Especial – Central de Serviços, através da coordenação de Fiscalização Urbana, em conformidade com o Artigo 22 e Artigo 23, ambos da Lei Municipal 5086/2000, torna públicos os Autos de Infração dos contribuintes abaixo relacionados, para atender as exigências do Código de Limpeza Pública do Município de Vitória, dentro do prazo legal previsto:

Número da Notifi cação Nome/Razão Social CPF/CNPJ/C.I

92002/2021 DORIVAL DE OLIVEIRA 560.XXX.XXX-20

92001/2021 GEANE LEAL PESSOA 088.XXX.XXX-67

Na forma da legislação vigente, fi ca V.S.ª NOTIFICADA a providenciar a quitação do débito ou impugnar o referido Auto no prazo máximo de 20 (vinte) dias contados a partir desta publicação. Não havendo impugnação ou efetivação do pagamento, o crédito apurado, expresso em Reais, será inscrito em Dívida Ativa. Os referidos Autos de Infração encontram-se à disposição na sede da CFU, à Rua Marechal Floriano, no 709, 2º andar do Edifício Eucalipto, Maruípe, Vitória/ES.

Vitória, 04 de outubro de 2021Leonardo Amorim Gonçalves

Assessor Especial – Central de Serviços

SECRETARIA DE CULTURAFUNDO MUNICIPAL DE CULTURA

RESULTADO FINAL DAS ETAPAS – HABILITAÇÃO TÉCNICA E JURÍDICA - DO CHAMAMENTO PÚBLICO Nº 003/2021 DE SELEÇÃO DE PROPOSTA DE FESTIVAL DE APRESENTAÇÕES DAS ESCOLAS DE SAMBA DE VITÓRIA – LEI ALDIR BLANCO Município de Vitória, por meio da Secretaria de Cultura (SEMC) e do Fundo Municipal de Cultura (FunCultura), torna público e homologa o Resultado Final das etapas – Habilitação Técnica e Jurídica, de caráter classifi catório, do Chamamento Público Nº 003/2021 de Seleção de Proposta de Festival de Apresentações das Escolas de Samba de Vitória – Lei Aldir Blanc, em conformidade com os itens 8.12 e 8.16 do Edital, contendo a listagem da proposta classifi cada:

CLASSIFICAÇÃO PROCESSO DE INSCRIÇÃO PROPONENTE NOTA RESULTADO

01 5399888/2021

Liga Independente das Escolas de

Samba do Grupo Especial

100 Classifi cado

No caso de dúvidas, estas podem ser esclarecidas através do telefone (27) 3132-2203 ou enviadas para o e-mail do Fundo Municipal de Cultura (FunCultura): [email protected].

Vitória, 06 de outubro de 2021Luciano Picoli Gagno

Secretário Municipal de Cultura

SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIALCONVOCAÇÃO

282ª REUNIÃO ORDINÁRIA DO COMASVA Presidente do Conselho Municipal de Assistência Social de Vitória – Comasv, no uso de suas atribuições legais garantidas na Lei Municipal nº 6811/06, convoca os membros do Conselho a participarem da Reunião Ordinária para discutir e deliberar sobre as seguintes pautas:

PAUTA:1. Aprovação da pauta da 282ª Reunião Ordinária e da ata da 281ª Reunião Ordinária do Comasv;2. Retomada das Clas e processo eleitoral para mandato 2021-2023;3. Julgamento dos processos de inscrição e planos de trabalho;4. Relato das Comissões e Grupos de Trabalho;5. Acompanhamento dos encaminhamentos anteriores;6. Acompanhamento às Clas;7. Informes da Secretaria Executiva do Comasv, da Semas e dos Conselheiros.LOCAL: Essa reunião será realizada por meio de videoconferência, em função da pandemia da Covid-19. Interessados em participar, poderão solicitar o link de acesso através do e-mail [email protected] ou pelo telefone (27)99761-8279.DATA: 14 de outubro de 2021HORÁRIO: 14 horas

Vitória, 08 de outubro de 2021Carla Mognato Scardua Shalders

Presidente do Comasv

SECRETARIA DE CULTURAFUNDO MUNICIPAL DE CULTURA

CHAMAMENTO PÚBLICO Nº 003/2021 DE SELEÇÃO DE PROPOSTA DE FESTIVAL DE APRESENTAÇÕES DAS ESCOLAS DE SAMBA DE VITÓRIA – LEI ALDIR BLANC.

CONVOCAÇÃOO Município de Vitória, por meio da Secretaria de Cultura (SEMC) e do Fundo Municipal de Cultura (FunCultura), torna público a convocação da Proposta Classifi cada abaixo especifi cada para, obrigatoriamente, no prazo de 03 (três) dias úteis, apresentar a comprovação da abertura da conta bancária, em nome do proponente, destinada exclusivamente para o recebimento do recurso, em instituições fi nanceiras ofi ciais (Banestes, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal), em cumprimento ao item 3.7 do Edital.

CLASSIFICAÇÃO PROCESSO DE INSCRIÇÃO PROPONENTE NOTA RESULTADO

01 5399888/2021

Liga Independente das Escolas de

Samba do Grupo Especial

100 Classifi cado

No caso de dúvidas, estas podem ser esclarecidas através do telefone (27) 3132-2203 ou enviadas para o e-mail do Fundo Municipal de Cultura (FunCultura): [email protected].

Vitória, 07 de outubro de 2021Luciano Picoli Gagno

Secretário Municipal de Cultura

14

Diário Ofi cial do Municipio de Vitória - ES 13 de outubro de 2021 Edição nº 1767

CONSELHO MUNICIPAL DE DEFESA DO MEIO AMBIENTECOMDEMA/CJRA

EDITAL DE NOTIFICAÇÃO Nº 04Em virtude da impossibilidade de proceder a devida notifi cação por meio do serviço de postagens dos correios, fi ca a Empresa Star House Material de Construção, ciente da Decisão nº 80/2019, aprovada pela Câmara de Julgamento de Recursos Administrativos do COMDEMA e publicada no Diário Ofi cial do Município de Vitória em 28/07/2021, a qual deliberou pelo não conhecimento do Recurso Administrativo por sua intempestividade referente ao processo 4151516/2017.

Vitória, 12 de outubro de 2021Tarcísio José Föeger

Presidente do COMDEMA

CONSELHO MUNICIPAL DE DEFESA DO MEIO AMBIENTECOMDEMA/CJRA

EDITAL DE NOTIFICAÇÃO Nº 05Em virtude da impossibilidade de proceder a devida notifi cação por meio do serviço de postagens dos correios, fi ca a Empresa Zapa Music Bar LTDA-ME, ciente da Decisão nº 80/2019, aprovada pela Câmara de Julgamento de Recursos Administrativos do COMDEMA e publicada no Diário Ofi cial do Município de Vitória em 16/07/2021, a qual deliberou pelo não conhecimento do Recurso Administrativo por sua intempestividade referente ao processo 2664204/2016.

Vitória, 12 de outubro de 2021Tarcísio José Föeger

Presidente do COMDEMA

SECRETARIA DE GESTÃO E PLANEJAMENTOPROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO

EDITAL DE CONVOCAÇÃO Nº 079/2021O Secretário Municipal de Gestão e Planejamento, no uso de suas atribuições legais, faz saber que:1 – De acordo com a Lei nº 7.534/2008, fi cam convocados para contratação temporária os candidatos relacionados abaixo: NUTRICIONISTA - 40H (ED. 004/21)Processo n º 2967573/21– SEME11º Livia Maria da SilvaProcesso n º 988923/21– SEME12º Ana Paula Silva de Souza2 – Conforme o Art. 3º do Decreto nº 19.541/2021 publicado em 09/06/2021, de forma excepcional, durante o período de pandemia, não será realizada perícia médica para admissão de servidores contratados por processos seletivos, devendo o convocado enviar junto com os documentos necessários à sua admissão, laudo médico admissional emitido por empresa especializada. 3 – Os candidatos interessados em assumir o vínculo com o Município de Vitória deverão enviar, impreterivelmente no período entre 15/10/2021 a 21/10/2021, através do site http://selecao.vitoria.es.gov.br, efetuar Login >> Minhas

Inscrições, escolhendo o Edital para qual se inscreveu >>

Enviar, os seguintes documentos obrigatórios:3.1 – Documentos e formulários obrigatórios exigidos para admissão pela Gerência de Recrutamento, Seleção e Registros, conforme o Edital de Abertura, sem rasura e legível.3.2 – A relação de documentos e formulários obrigatórios estarão disponíveis no site http://selecao.vitoria.es.gov.br, em Andamento >> Escolher o Edital para o qual se inscreveu >>

Arquivos do Processo Seletivo >> Arquivo Documentação e Formulários Obrigatórios.pdf. 4 - O candidato que não enviar a documentação dentro do prazo determinado no item 3, implicará na sua reclassifi cação para o fi nal da lista de reserva do processo seletivo simplifi cado ao qual concorreu, caso o mesmo não tenha sido reclassifi cado anteriormente.5 – Informamos que poderão ser solicitados novos documentos para a conclusão do processo de contratação.

Vitória, 07 de outubro de 2021Anckimar Pratissolli

Secretário Municipal de Gestão e Planejamentoem exercício

SECRETARIA DE GESTÃO E PLANEJAMENTOPROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO

EDITAL DE CONVOCAÇÃO Nº 078/2021O Secretário Municipal de Gestão e Planejamento, no uso de suas atribuições legais, faz saber que:1 - Ficam convocados os candidatos aprovados nos Editais de Processo Seletivo Simplifi cado, abaixo relacionados, a comparecerem com seu comprovante de inscrição impressona SEGES, na Gerência de Recrutamento, Seleção e Registro (atendimento RH), localizada na sede da Prefeitura de Vitória, munidos dos documentos para a COMPROVAÇÃO DAS INFORMAÇÕES DECLARADAS no momento da Inscrição e os DOCUMENTOS PARA ADMISSÃO, no período de 15/10/21 a 21/10/2021, no horário de 09:00h às 17:00h, para contratação por tempo determinado conforme Lei Municipal nº 7.534/2008.BIBLIOTECARIO – 40H (ED.010/21)Processo nº 5106609/21– SEME11º (*)Celia Cristina Nascimento12º Rosana Mariano ChagasProcesso nº 987654/21– SEME13º Aparecida Merotto Lamas14º (*)Elza Goncalves dos Reis15º Valmir Lyrio JuniorProcesso nº 5258106/21– SEME16º Jair Rosario Filho2 – Conforme o Art. 3º do Decreto nº 19.541/2021 publicado em 09/06/2021, de forma excepcional, durante o período de pandemia, não será realizada perícia médica para admissão de servidores contratados por processos seletivos, devendo o convocado entregar junto com os documentos necessários à sua admissão, laudo médico admissional emitido por empresa especializada.3 – A relação de documentos e formulários obrigatórios para a admissão estarão disponíveis no site selecao.vitoria.es.gov.br, e os mesmos deverão ser entregues sem rasura e legível.4 - O candidato que não entregar a documentação dentro do prazo determinado no item 1, implicará na sua reclassifi cação para o fi nal da lista de reserva do processo seletivo simplifi cado ao qual concorreu, caso o mesmo não tenha sido reclassifi cado anteriormente.5 - Conforme determina o Art. 9º, incisos III e IV, da Lei nº 7.534/2008, o candidato indicado pelo símbolo (*) fi ca automaticamente reclassifi cado para o fi nal da lista de classifi cação, não tendo decorrido doze meses do encerramento de seu contrato anterior com este Município ou não podendo rescindir contrato em vigência, na mesma função. 6 – Informamos que poderão ser solicitados novos documentos para a conclusão do processo de contratação.

Vitória, 07 de outubro de 2021Anckimar Pratissolli

Secretário Municipal de Gestão e Planejamentoem exercício

SECRETARIA DE GESTÃO E PLANEJAMENTOPROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO

EDITAL DE CONVOCAÇÃO Nº 074/2021O Secretário Municipal de Gestão e Planejamento, no uso de suas atribuições legais, faz saber que:1 - Ficam convocados os candidatos aprovados nos Editais de Processo Seletivo Simplifi cado, abaixo relacionados, a comparecerem com seu comprovante de inscrição impressona SEGES, na Gerência de Recrutamento, Seleção e Registro (atendimento RH), localizada na sede da Prefeitura de Vitória, munidos dos documentos para a COMPROVAÇÃO DAS INFORMAÇÕES DECLARADAS no momento da Inscrição e os DOCUMENTOS PARA ADMISSÃO, no período de 15/10/2021 a 21/10/2021, no horário de 09:00h às 17:00h, para contratação por tempo determinado conforme Lei Municipal nº 7.534/2008.AUXILIAR DE LABORATORIO – 40H (ED.013/21)Processo nº 3599751/21– SEMUS1º (***)Yhectar Honorio VitorioENFERMEIRO PLANTONISTA – 30H (ED.014/21) Processo nº 3601882/21– SEMUS1º Marco Aurelio Bomfi m de Oliveira2º Kassia Regina de Castro RossetoFARMACÊUTICO - FARMÁCIA - 40H (ED.014/21) Processo nº 3601882/21– SEMUS

15

Diário Ofi cial do Municipio de Vitória - ES 13 de outubro de 2021 Edição nº 1767

1º Yasmim Maria Barbosa Gomes de Carvalho2 – Conforme o Art. 3º do Decreto nº 19.541/2021 publicado em 09/06/2021, de forma excepcional, durante o período de pandemia, não será realizada perícia médica para admissão de servidores contratados por processos seletivos, devendo o convocado entregar junto com os documentos necessários à sua admissão, laudo médico admissional emitido por empresa especializada.3 – A relação de documentos e formulários obrigatórios para a admissão estarão disponíveis no site selecao.vitoria.es.gov.br, e os mesmos deverão ser entregues sem rasura e legível.4 - O candidato que não entregar a documentação dentro do prazo determinado no item 1, implicará na sua reclassifi cação para o fi nal da lista de reserva do processo seletivo simplifi cado ao qual concorreu, caso o mesmo não tenha sido reclassifi cado anteriormente.5 - O candidato indicado pelo símbolo (***) fi ca ciente de que, para assumir esta função, não poderá acumulá-la com a(s) que mantém atualmente, devendo optar pela rescisão de vínculo em vigência, conforme Artigo 31 da Lei Orgânica do Município, que trata dos acúmulos de cargos públicos.6 – Informamos que poderão ser solicitados novos documentos para a conclusão do processo de contratação.

Vitória, 07 de outubro de 2021Anckimar Pratissolli

Secretário Municipal de Gestão e Planejamentoem exercício

SECRETARIA DE GESTÃO E PLANEJAMENTO CONCURSO PÚBLICO Nº 002/2019

EDITAL DE CONVOCAÇÃO E NOMEAÇÃO Nº 010/2021O Prefeito Municipal de Vitória, Estado do Espírito Santo, no uso das atribuições que lhe confere o inciso XV do Art. 113 da Lei Orgânica do Município, NOMEIA para exercerem os cargos abaixo relacionados, decorrentes de vacâncias de cargos efetivos, do Quadro Estatutário na forma do Art. 11, inciso I, da Lei n.º 2994, de 17 de dezembro de 1982 (Estatuto dos Funcionários Públicos do Município de Vitória), os candidatos habilitados no Concurso Público realizado pelo Edital nº 002/2019, conforme abaixo identifi cados:ASSISTENTE DE FARMÁCIA - 40 HORASProcesso nº 682192/20213º Daniella Pereira Da Silva (negro ou indígena)ASSISTENTE SOCIAL – 40 HORASProcesso nº 682192/20212º Marliani Pereira TononAUXILIAR DE LABORATÓRIO – 40 HORASProcesso nº 682192/20213º Elisio Paz Martins (negro ou indígena)4º Anne Silva Aguiar5º Ana Carolina Costa e Silva6º Shirlene Da Silva Pascoal (negro ou indígena)7º Andre Luiz Moreira De FreitasENFERMEIRO – 40 HORASProcesso nº 682192/20217º Patricia Nascimento Rauta Ramos De LimaFARMACÊUTICO - FARMÁCIA - 40 HORASProcesso nº 682192/20216º Josefa Cristina Pereira Dos Santos (negro ou indígena)MÉDICO – 40 HORASProcesso nº 682192/20215º Lorena Nunes Loureiro Custodio (pessoa com defi ciência)PSICÓLOGO - 40 HORASProcesso nº 682192/20214º Gabrielly Becalli Broseguini5º Anisia Crevelin De Sousa (pessoa com defi ciência)6º Savana Carvalho Pires (negro ou indígena)7º Juliana Gomes De Figueiredo8º Larissa Lopes AlediTÉCNICO DE ENFERMAGEM – 40 HORASProcesso nº 682192/202127º Maria Amelia Parreira28º Zelita Alves Da Silva29º Elizangela Martins Fernandes Dantas (negro ou indígena)30º Thais Pereira31º Angela Entringer Rocha32º Daiane Soares De Melo Ribeiro (negro ou indígena)33º Suelen De Souza CoelhoE CONVOCA os profi ssionais acima nomeados a comparecerem no Atendimento RH da Gerência de Recrutamento, Seleção e Registro, situada à Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, nº 1927 – Bento Ferreira – Vitória – ES, no dia 18/10/2021 ou 19/10/2021, no horário de 09 às 17 horas, para laudo médico admissional, conforme previsto no item 18.7 do Edital nº 002/2019.Na oportunidade, informa aos candidatos convocados e nomeados a necessidade de entregarem, na data supracitada, cópia autenticada dos documentos exigidos como requisito (Anexo I do referido Edital) para investidura ao cargo pleiteado.

Vitória, 08 de outubro de 2021Lorenzo Pazolini

Prefeito Municipal

Regis Mattos TeixeiraSecretário Municipal de Gestão e Planejamento

16

Diário Ofi cial do Municipio de Vitória - ES 13 de outubro de 2021 Edição nº 1767

SECRETARIA DE EDUCAÇÃOPORTARIA Nº 075

A Secretária Municipal de Educação, no uso das atribuições que lhe conferem o inciso III e o § 2º do Art. 117 da Lei Orgânica do Município de Vitória, tendo em vista o disposto no Art. 15 da Lei nº 4.746, de 27 de julho de 1998 e considerando o Parecer do Conselho Municipal de Educação de Vitória/Comissão de Educação (COMEV/CED) nº 09/2021,

R E S O L V E:Art. 1º. Homologar a Resolução COMEV nº 07/2021, que “Aprova o funcionamento da EMEF Rita de Cássia Oliveira e dá outras providências.”Art. 2º. Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.

Vitória, 07 de outubro de 2021Juliana Rohsner Vianna Toniati

Secretária Municipal de Educação

RESOLUÇÃO COMEV Nº 07/2021Aprova o funcionamento da EMEF Rita de Cássia Oliveira e dá outras providências.A Presidenta do Conselho Municipal de Educação de Vitória, no uso de suas atribuições legais dispostas na Lei Nº 4.746/1998 e na Lei Nº 7.124/2007 e considerando os termos do Parecer COMEV/CED Nº 09/2021, aprovado em Sessão Plenária do dia 30 de junho de 2021.

RESOLVE:Art. 1º. Aprovar o funcionamento da EMEF Rita de Cássia de Oliveira, com oferta de Ensino Fundamental I (1º a 5º ano) e Fundamental II (6º ao 9º ano), criada e denominada pela Lei Municipal nº 5.465/2001, CNPJ nº 04.926.649/0001-99, localizada na Rua São Sebastião, s/nº, Bairro Resistência, Vitória – ES, CEP 29.032-545.Art. 2º. Submeter a referida instituição às normatizações do Conselho Municipal de Educação.Art. 3º. Apontar a Inspeção Escolar da Secretaria Municipal de Educação como órgão fi scalizador e orientador do seu funcionamento. Art. 4º. Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação.

Vitória, em 30 de junho de 2021Zoraide Barboza de Souza

Presidenta do Conselho Municipal de Educação de Vitória – COMEV

SECRETARIA DE MEIO AMBIENTEPORTARIA CONJUNTA 001

A Secretaria de Meio Ambiente, a Secretaria de Desenvolvimento da Cidade e a Central de Serviços, no uso de suas atribuições legais que lhe conferem o artigo 2º do Decreto Municipal nº 16.602 de 04 de fevereiro de 2016,

R E S O L V E M:Art. 1º. Designar, para compor a Comissão de Acompanhamento dos Programas ‘’Adote o Verde’’ e ‘’Adote uma Praça’’, instituída pelo Parágrafo Único, art. 2º do Decreto Municipal nº 16.602/2016, os servidores abaixo relacionados:I – Mirian Bragança Sandenberg, matrícula 457086, representando a Secretaria de Meio Ambiente;II – Caroline Djenane Vieira Pereira Machado, matrícula 589661, representando a Secretaria de Desenvolvimento da Cidade e Habitação;III - Adilson Helmer, matrícula 172928, representando a Central de Serviços.Art. 2º. Fica revogada a Portaria Conjunta nº 001 de 20 de outubro de 2020.Art. 3º. Esta portaria entra em vigor na data de sua publicação.

Vitória, 11 de outubro de 2021

Tarcísio José FöegerSecretário Municipal de Meio Ambiente

Marcelo de OliveiraSecretário Municipal de Desenvolvimento da Cidade

e Habitação

Leonardo Amorim GonçalvesAssessor Especial – Central de Serviços

SECRETARIA DE GESTÃO E PLANEJAMENTOPORTARIA N° 127

O Secretário Municipal de Gestão e Planejamento, no uso de suas atribuições e nos termos do Decreto n° 18.990, de 25 de fevereiro de 2021, e considerando o Processo Administrativo Disciplinar n° 384610/2019,

R E S O L V E:Art. 1°. Aplicar a pena de repreensão, prevista no Art. 176, inciso I, da Lei n° 2.994, de 17 de dezembro de 1982, ao(à) servidor(a) de matrícula n° 530098, por violação ao Art. 177, inciso I, alínea “c”, e inciso II, alíneas “b”, “h” e “i”, da Lei acima referida, e aplicação dos princípios da razoabilidade e proporcionalidade.Art. 2°. Determinar ao setor competente que proceda com registro em sua fi cha funcional.Art. 3°. Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.

Vitória, 06 de outubro de 2021Anckimar Pratissolli

Secretário Municipal de Gestão e Planejamentoem exercício

SECRETARIA DE GESTÃO E PLANEJAMENTOPORTARIA N° 128

O Secretário Municipal de Gestão e Planejamento, nos termos do Decreto n° 18.990, de 25 de fevereiro de 2021,

R E S O L V E:Art. 1°. Decidir pela ABSOLVIÇÃO do(a) servidor(a) de matrícula n° 586458, bem como pelo arquivamento do Processo Administrativo Disciplinar n° 545743/2021, instaurado por meio da Portaria n° 011, de 04 de fevereiro de 2021, em concordância com as conclusões consubstanciadas no Relatório Final da Câmara Processante.Art. 2°. Determinar a remessa dos autos à Corregedoria para anotação e arquivo. Art. 3°. Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.

Vitória, 07 de outubro de 2021Anckimar Pratissolli

Secretário Municipal de Gestão e Planejamentoem exercício

SECRETARIA DE GESTÃO E PLANEJAMENTOPORTARIA N° 129

O Secretário Municipal de Gestão e Planejamento, nos termos do Decreto n° 18.990, de 25 de fevereiro de 2021,

R E S O L V E:Art. 1°. Determinar que os fatos constantes nos autos do Processo n° 5520221/2021, originado da Secretaria de Educação, em face do(a) servidor(a) de matrícula n° 528495, sejam apurados conforme capitulação do Art. 177, inciso II, alíneas “b”, “g” e “h”, e inciso III, alínea “m”, da Lei n° 2.994, de 17 de dezembro de 1982, Estatuto dos Servidores Públicos do Município de Vitória.Art. 2°. Determinar a remessa dos autos à Corregedoria para cumprimento desta Portaria.Art. 3°. Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.

Vitória, 07 de outubro de 2021Anckimar Pratissolli

Secretário Municipal de Gestão e Planejamentoem exercício

SECRETARIA DE GESTÃO E PLANEJAMENTO PORTARIA N° 130

O Secretário Municipal de Gestão e Planejamento, no uso das atribuições que lhe confere o Decreto n° 17.743, de 22 de abril de 2019, e considerando o processo n° 5253987/2021,

R E S O L V E:Art. 1°. Conceder licença sem vencimentos à servidora efetiva Rafaela Kirmse, matrícula 605314, cargo Professor de Educação Básica – PEB II – Ensino Fundamental do 1° ao 5°, lotada na Secretaria de Educação, pelo período de 01 (um) ano.Art. 2°. Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.

Vitória, 07 de outubro de 2021Anckimar Pratissolli

Secretário Municipal de Gestão e Planejamentoem exercício

Portarias

17

Diário Ofi cial do Municipio de Vitória - ES 13 de outubro de 2021 Edição nº 1767

SECRETARIA DE GESTÃO E PLANEJAMENTOPORTARIA Nº 131

O Subsecretário de Gestão de Pessoas, no uso das atribuições legais,

R E S O L V E:Art. 1°. Designar os servidores abaixo relacionados, sem remuneração, para compor Banca de Avaliação com o objetivo de analisar títulos de candidatos inscritos para as funções estabelecidas no Processo Seletivo Simplifi cado, regulamentado pelo Edital n° 005/2020.

MATRÍCULA SERVIDOR

608236 CAMILA PAULA JORGE LELIS ALTAFIM

604000 ANA PAULA BARBOSA BARCELLOS

Art. 2°. Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.Vitória, 07 de outubro de 2021

Marcus Gregório SerranoSubsecretário de Gestão de Pessoas

SECRETARIA DE GESTÃO E PLANEJAMENTOPORTARIA N° 132

O Secretário Municipal de Gestão e Planejamento, no uso das atribuições que lhe confere o Decreto n° 17.743, de 22 de abril de 2019, e considerando o processo n° 5247136/2021,

R E S O L V E:Art. 1°. Autorizar o afastamento da servidora Mércia Barboza Valasques dos Reis, matrícula 161314, lotada na Secretaria de Educação, para participação, representando o Estado, no XXXVI Campeonato Brasileiro de Basquetebol Master, a ser realizado na cidade de Fortaleza – Ceará, no período de 12/11/2021 a 20/11/2021.Art. 2°. Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.

Vitória, 08 de outubro de 2021Anckimar Pratissolli

Secretário Municipal de Gestão e Planejamentoem exercício

SECRETARIA DE GOVERNOPORTARIA Nº 152

O Secretário de Governo, usando da atribuição que lhe é delegada através do Decreto nº 10.058, de 26.08.97,

R E S O L V E:Art. 1º. Nomear Adélia Pacheco de Freitas Oliveira para exercer a função gratifi cada de Diretor de EMEF “Orlandina D’Almeida Lucas”, FG-T, da Secretaria de Educação, em substituição ao seu titular Romilda Martins Telles, no período de 05.10.2021 a 02.11.2021, na forma do Art. 56, da Lei nº 2.994, de 17.12.82 (Estatuto dos Funcionários Públicos do Município de Vitória), tendo em vista o disposto no Decreto n° 10.058/97.Art. 2°. Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.

Vitória, 11 de outubro de 2021Marcelo de Oliveira

Secretário de Governoem exercício

SECRETARIA DE SEGURANÇA URBANA PORTARIA Nº 086

O Secretário Municipal de Segurança Urbana, no uso de sua competência legal, conforme preceitua a Lei Municipal nº 6.035, de 19 de dezembro de 2003,

RESOLVE:Art. 1º. Determinar a instauração de Procedimento Administrativo Disciplinar, na forma de INQUÉRITO ADMINISTRATIVO, para apurar supostas irregularidades cometidas pelo(s) servidor(es) municipal(s), com matrícula nº 610555 e matrícula nº 610522, conforme os fatos constantes dos autos do Processo nº 3091835/2020, que, se comprovados, constituem infração disciplinar prevista na Lei Municipal nº 6.035/2003.Art. 2º. Designar uma das Comissões Processantes, para proceder na forma do art. 109 usque art. 121, todos da Lei Municipal nº 6.035/2003, observando-se as disposições do Decreto Municipal nº 11.877/2004.Art. 3º. Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.

Vitória, 07 de outubro de 2021Ícaro Ruginski Borges Nascimento da SilvaSecretário Municipal de Segurança Urbana

SECRETARIA DE SEGURANÇA URBANA PORTARIA Nº 088

O Secretário Municipal de Segurança Urbana, no uso de sua competência legal, conforme preceitua a Lei Municipal nº 6.035, de 19 de dezembro de 2003,

RESOLVE:Art. 1º. Determinar a instauração de Procedimento Administrativo Disciplinar, na forma de SINDICÂNCIA, para apurar suposta irregularidade cometida por servidor(a) municipal, conforme os fatos constantes dos autos do Processo n° 5779560/2021,que, se comprovados, constituem infração disciplinar prevista na Lei Municipal n° 6.035/2003.Art. 2º. Designar uma das Comissões Processantes, para proceder na forma dos arts. 94 e seguintes, todos da Lei Municipal nº 6.035/2003, observando-se as disposições do Decreto Municipal n°. 11.877/2004.Art. 3º. Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.

Vitória, 08 de outubro de 2021Ícaro Ruginski Borges Nascimento da SilvaSecretário Municipal de Segurança Urbana

SECRETARIA DE GOVERNOPORTARIA Nº 153

O Secretário de Governo, usando da atribuição que lhe é delegada através do Decreto nº 10.058, de 26.08.97,

R E S O L V E:Art. 1º. Nomear Dulce Mara de Lima Freitas para exercer a função gratifi cada de Diretor de CMEI “Zélia Vianna de Aguiar”, FG-T, da Secretaria de Educação, em substituição ao seu titular Roberta Virginia Louzada de Oliveira, no período de 06.10.2021 a 04.11.2021 e 05.11.2021 a 04.12.2021, na forma do Art. 56, da Lei nº 2.994, de 17.12.82 (Estatuto dos Funcionários Públicos do Município de Vitória), tendo em vista o disposto no Decreto n° 10.058/97.Art. 2°. Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.

Vitória, 11 de outubro de 2021Marcelo de Oliveira

Secretário de Governoem exercício

SECRETARIA DE GOVERNOPORTARIA Nº 154

O Secretário de Governo, usando da atribuição que lhe é delegada através do Decreto nº 10.058, de 26.08.97,

R E S O L V E:Art. 1º. Nomear Maranize Coradi Cremonini para exercer a função gratifi cada de Diretor de EMEF “José Lemos de Miranda”, FG-T, da Secretaria de Educação, em substituição ao seu titular Lauro Santos Brandão, no período de 18.10.2021 a 16.11.2021, na forma do Art. 56, da Lei nº 2.994, de 17.12.82 (Estatuto dos Funcionários Públicos do Município de Vitória), tendo em vista o disposto no Decreto n° 10.058/97.Art. 2°. Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.

Vitória, 11 de outubro de 2021Marcelo de Oliveira

Secretário de Governoem exercício

18

Diário Ofi cial do Municipio de Vitória - ES 13 de outubro de 2021 Edição nº 1767

SECRETARIA DE FAZENDAPORTARIA Nº 155

O Secretário de Governo, usando da atribuição que lhe é delegada através do Decreto nº 10.058, de 26.08.97,R E S O L V E:

Art. 1º. Nomear Hugor Meneguel Pereira para exercer a função de Subsecretário de Orçamento e Finanças, PC-SUB-A, da Secretaria de Fazenda, em substituição ao seu titular Riller Pedro Sidequersk, no período de 13.10.2021 a 11.11.2021, na forma do Art. 56, da Lei nº 2.994, de 17.12.82 (Estatuto dos Funcionários Públicos do Município de Vitória), tendo em vista o disposto no Decreto n° 10.058/97.Art. 2°. Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.

Vitória, 11 de outubro de 2021.Marcelo de Oliveira

Secretário de Governoem exercício

19

Diário Ofi cial do Municipio de Vitória - ES 13 de outubro de 2021 Edição nº 1767

DecretosDECRETO Nº 20.056

Exclui e inclui representantes de Estudantes da Educação Básica Pública, do Conselho Municipal de Acompanhamento e Controle Social (CACS) do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profi ssionais da Educação – Conselho do FUNDEB, composto por meio do Decreto nº 19.238, de 16 de abril de 2021.O Prefeito Municipal de Vitória, Capital do Estado do Espírito Santo, no uso de suas atribuições legais,

D E C R E T A:Art. 1º. Ficam excluídos, do Conselho Municipal de Acompanhamento e Controle Social (CACS) do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profi ssionais da Educação – Conselho do FUNDEB, os seguintes representantes, conforme relacionados a seguir:VII – Estudantes da Educação Básica Pública:Suplente: Dailane Coelho NascimentoTitular: José Geraldo FerreiraSuplente: Caio Pereira FariaArt. 2º. Ficam incluídos, no Conselho Municipal de Acompanhamento e Controle Social (CACS) do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profi ssionais da Educação – Conselho do FUNDEB, os seguintes representantes, conforme relacionados a seguir:VII – Estudantes da Educação Básica Pública:Suplente: Miriam TavaresTitular: Rosiane Armani VieiraSuplente: Maria Madalena dos Santos CastroArt. 3°. Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.

Palácio Jerônimo Monteiro, em 11 de outubro de 2021Lorenzo Pazolini

Prefeito Municipal

DECRETO Nº 20.057

Exclui e inclui membros do Conselho Administrativo do Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores do Município de Vitória – IPAMV, composto por meio do Decreto n° 17.619, de 07 de janeiro de 2019.O Prefeito Municipal de Vitória, Capital do Estado do Espírito Santo, no uso de suas atribuições legais,

D E C R E T A:Art. 1º. Ficam excluídos do Conselho Administrativo do Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores do Município de Vitória – IPAMV, o representante titular, Julio Roberto Guimaraes Peixoto e o representante suplente João Luiz Vanzo. Art. 2º. Ficam incluídos no Conselho Administrativo do Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores do Município de Vitória - IPAMV, como representante titular, Neusa Alves de Mesquita e representante suplente Ariadine Bernabé Moreira. Art. 3º. Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.

Palácio Jerônimo Monteiro, em 11 de outubro de 2021Lorenzo Pazolini

Prefeito Municipal

DECRETO Nº 20.058Estabelece o Regimento Interno do Parque Natural Municipal Tabuazeiro.

O Prefeito Municipal de Vitória, Capital do Estado do Espírito Santo, no uso das atribuições legais, e com fundamento no Decreto no 9.753, de 29 de novembro de 1995, alterado pelo Decreto n° 12.515, de 11 de novembro de 2005, bem como no Decreto n° 16.573, de 21 de dezembro de 2015,

D E C R E T A:

CAPÍTULO IDAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

Art. 1º. Este Decreto estabelece as diretrizes e normas gerais para o uso público do Parque Natural Municipal Tabuazeiro –

PNMT, consolidadas na forma de Regimento Interno, onde são fi xadas as regras de utilização e funcionamento da Unidade de Conservação de Proteção integral, criada por meio do Decreto n° 9.753, de 29 de novembro de 1995, alterado pelo Decreto n° 12.515, de 11 de novembro de 2005.

Parágrafo único. A administração, os servidores, os prestadores de serviço, visitantes, pesquisadores e usuários do PNMT devem cumprir rigorosamente as normas estabelecidas neste regimento e demais normas estabelecidas pela legislação.

Seção IDAS DEFINIÇÕES

Art. 2º. Para os fi ns previstos neste regimento, entende-se por:I – parque natural: espaço territorial especialmente protegido, de domínio público, destinado a promover a preservação de ecossistemas naturais de grande relevância ecológica e beleza cênica, que permite a realização de pesquisas científi cas e o desenvolvimento de atividades de educação e interpretação ambiental, de recreação em contato com a natureza e de turismo ecológico, em conformidade com as normas e restrições de uso estabelecidas no Regimento Interno e demais normas estabelecidas pela legislação.II – uso público: visitação com fi nalidade recreativa, de lazer, esportiva, turística, socioeducativas, histórico-cultural, pedagógica, artística, científi ca e de interpretação ambiental, que se utiliza dos atrativos e da infraestrutura do parque;III – gestão: conjunto de ações administrativas que promovem a forma de organização das atividades desenvolvidas no Parque, de modo a conciliar, de maneira adequada e em espaços apropriados, os diferentes tipos de usos com a conservação dos elementos naturais, histórico-culturais, estruturas físicas e equipamentos de uso público;IV – equipe do parque: o administrador e os funcionários de órgãos públicos lotados no parque incluindo: vigilantes fl orestais, guardas parques, técnicos, estagiários, servidores administrativos, OSCISP’s e prestadores de serviço terceirizados à administração.V – educação ambiental: processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade;VI – pesquisa científi ca: consiste em um processo metódico de investigação, recorrendo a procedimentos científi cos para encontrar respostas para um problema, capaz de produzir resultados novos ou relevantes para o Parque;VII – pesquisador: estudante ou professor devidamente autorizado pela Secretaria de Meio Ambiente, a executar pesquisa na área do parque;VIII – interpretação ambiental: conjunto de princípios e técnicas que visam estimular as pessoas para o entendimento do ambiente pela experiência prática direta, que se caracteriza pela informalidade e encantamento, pela provocação de estímulo, curiosidade e refl exão e pelo uso de interações, comparações e analogias com experiências reais, abordando temas relevantes em seus aspectos normalmente despercebidos ou aparentemente insignifi cantes;IX – visitante: indivíduos que visitam regular ou esporadicamente os parques de acordo com os propósitos e objetivos de cada área, buscando o lazer, conhecimento, recreação, contemplação, entre outros.X – visitação formal: visita com fi ns recreativos, educativos, de lazer, esportivo, turístico, cultural, pedagógico, artístico, realizado mediante agendamento prévio e com a orientação de prestadores de serviços ou funcionários dos Parques;XI – visitação informal: visita com fi ns recreativos, educativos, de lazer, esportivo, turístico, cultural, pedagógico, artístico, realizado sem agendamento prévio mas que podem também contar com orientação de prestadores de serviços ou funcionários dos Parques;XII – usuário: indivíduos e/ou empresas que utilizam diariamente a área do Parque, benefi ciando-se das estruturas e proteção proporcionada pelo mesmo;XIII – prática esportiva: atividade física ocasional ou organizada que visa equilibrar a saúde ou melhorar a aptidão física e/ou mental, proporcionando entretenimento aos participantes;XIV – esporte de aventura: conjunto de práticas esportivas

20

Diário Ofi cial do Municipio de Vitória - ES 13 de outubro de 2021 Edição nº 1767

competitivas, formais e não formais vivenciadas em interação com o ambiente natural e ou criado;XV – turismo de aventura: é a prática de esportes de caráter recreativo e não competitivo, em ambientes naturais ou criados, que envolvem riscos controlados, avaliados e assumidos, exigindo o uso de técnicas e equipamentos específi cos e adoção de procedimentos para garantir a segurança pessoal e de terceiros;XVI – ecoturismo: segmento da atividade turística que utiliza de forma sustentável o patrimônio natural e cultural, incentiva sua conservação e busca a formação de uma consciência ambientalista através da interpretação ambiental, promovendo o bem-estar das populações envolvidas;XVII – regimento interno: instrumento de gestão que estabelece as normas de utilização e funcionamento dos Parques;XVIII – manejo: todo e qualquer procedimento que vise assegurar a conservação da diversidade biológica e dos ecossistemas;XIX – zoneamento: defi nição de setores ou zonas do parque, com objetivos de manejo e normas específi cos, com o propósito de proporcionar os meios e as condições para que todos os objetivos do parque possam ser alcançados de forma harmônica e efi caz;XX – preservação: conjunto de métodos, procedimentos e políticas que visem a proteção a longo prazo das espécies, habitats e ecossistemas, além da manutenção dos processos ecológicos, prevenindo a simplifi cação dos sistemas naturais;XXI – proteção integral: manutenção dos ecossistemas livres de alterações causadas por interferência humana, admitido apenas o uso indireto dos seus atributos naturais;XXII – uso indireto: aquele que não envolve consumo, coleta, dano ou destruição dos recursos naturais;XXIII – uso direto: aquele que envolve coleta e uso, comercial ou não, dos recursos naturais;XXIV – conservação da natureza: o manejo do uso humano da natureza, compreendendo a preservação, a manutenção, a utilização sustentável, a restauração e a recuperação do ambiente natural, para que possa produzir o maior benefício, em bases sustentáveis, às atuais gerações, mantendo seu potencial de satisfazer as necessidades e aspirações das gerações futuras, e garantindo a sobrevivência dos seres vivos em geral;XXV – diversidade biológica: a variabilidade de organismos vivos de todas as origens, compreendendo, dentre outros, os ecossistemas terrestres, marinhos e outros ecossistemas aquáticos e os complexos ecológicos de que fazem parte, compreendendo, ainda, a diversidade dentro de espécies, entre espécies e de ecossistemas;XXVI – trilha: caminho em meio natural para a prática do ecoturismo, lazer contemplativo da natureza, educação e interpretação ambiental e recreação, e que liga pontos de partida preestabelecidos a atributos de especial valor de contemplação, beleza cênica ou relevância científi ca.XXVII – termo de compromisso ambiental – TCA: é um instrumento congênere ao Contrato Público, com força de título executivo extrajudicial, fi rmado entre a Secretaria de Meio Ambiente e pessoas físicas ou jurídicas, para o licenciamento e a execução de programas, projetos, pesquisas científi cas, eventos culturais e esportivos nos parques, onde as partes envolvidas assumem o compromisso de cumprir obrigações específi cas e as regras estabelecidas no Regimento Interno e demais normas estabelecidas pela legislação. XXVIII – bioma Mata Atlântica: conjunto de formações fl orestais (Floresta: Ombrófi la Densa, Ombrófi la Mista, Estacional Semidecidual, Estacional Decidual e Ombrófi la Aberta) e ecossistemas associados como as restingas, manguezais e campos de altitude;XXIX – espécies exóticas invasoras: é toda espécie que se encontra fora de sua área de distribuição natural, constituindo-se em regra numa ameaça aos ecossistemas, ambientes naturais urbanos, habitats ou espécie;XXX – espécie nativa: é toda espécie que se encontra na sua área de distribuição natural, incluindo sua área potencial de dispersão;XXXI – evento: promoção de atividade recreativa, cultural, educativa, esportiva e, ecoturística, realizada de acordo com as normas e restrições previstas no Regimento Interno e demais normas estabelecidas pela legislação.XXXII – viveiro de Tabuazeiro: espaço destinado à produção de mudas de espécies medicinais, onde além da produção, são

desenvolvidos processos que conduzem a um olhar crítico sobre questões relevantes para a Educação Ambiental.XXXIII – organização da sociedade civil de interesse público (OSCISP): são ONGs criadas por iniciativa privada, que recebem uma qualifi cação outorgada pelo poder público federal ao comprovar o cumprimento de certos requisitos e a execução de atividades de interesse público nos campos da assistência social, cultura, educação, saúde, voluntariado, desenvolvimento econômico e social, valores como ética, paz, cidadania, direitos humanos, democracia, defesa, preservação e conservação do meio ambiente. São regulamentadas pela Lei Federal nº 9.790, de 23 de março de 1999, e pelo Decreto Federal nº 3.100, de 30 de junho de 1999, os quais instituíram e disciplinaram o Termo de Parceria.XXXIV – termo de parceria: é um instrumento de contratualização entre o poder público e a sociedade civil para o fomento e execução de atividades de interesse público.

CAPÍTULO IIDAS DIRETRIZES GERAIS

Art. 3º. São diretrizes gerais para a gestão e uso do PNMT:I – a visitação pública, atendendo de forma democrática a todos os segmentos da sociedade, respeitadas as normas estabelecidas nesse Regimento Interno, no zoneamento territorial de uso do Parque estabelecido no Regimento Interno e demais normas estabelecidas pela legislação.II – o visitante é corresponsável pela conservação do patrimônio natural, histórico-cultural e estruturas de apoio ao uso público, devendo zelar pela sua proteção e integridade;III – as atividades relacionadas ao uso público devem estimular e reforçar a participação comunitária e contribuir para a promoção do desenvolvimento econômico sustentável das comunidades locais;IV – as informações referentes às normas e diretrizes gerais estabelecidas para o PNMT, assim como o seu Regimento Interno, devem estar disponíveis e acessíveis a toda a sociedade;V – promoção permanente dos objetivos de conservação e de uso público do Parque e da conscientização e educação ambiental.

Art. 4º. As atividades de uso público serão desenvolvidas de acordo com o que dispõe o presente Regimento Interno, no Regimento Geral dos Parques Municipais, no regulamento de eventos da Cidade, nas normas gerais de uso de bens públicos e demais normas estabelecidas na legislação.

CAPÍTULO IIIDA ADMINISTRAÇÃO

Art. 5º. O PNMT será administrado pela Secretaria de Meio Ambiente, em conformidade com o Regimento Interno e demais normas estabelecidas pela legislação.

§1º. A Secretaria de Meio Ambiente será responsável pela realização de atividades, obras e serviços voltados para o uso e conservação dos ambientes naturais ou criados, mobiliário urbano e demais estruturas de uso público, buscando a parceria com as demais Secretarias e Oscips;

§2º. É vedada quaisquer alterações, atividades ou modalidades de uso do PNMT em desacordo com os seus objetivos, o seu Regimento Interno e demais normas estabelecidas pela legislação.

Art. 6º. O Município poderá terceirizar a Gestão do PNMT para Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público - OSCIPs, com objetivos afi ns aos do Parque, mediante a formalização de Termo de Parceria, nos termos da legislação em vigor.Parágrafo único. O Município poderá promover a concessão de equipamentos ou serviços específi cos, necessários ao seu regular funcionamento, para pessoas jurídicas de direito privado, mediante licitação ou formalização de parceria pública.

Art. 7º. O Município, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, poderá fi rmar parcerias, convênios e instrumentos congêneres com pessoas jurídicas de direito público ou privado, sediadas preferencialmente no Município de Vitória e legalmente constituídas, para o desenvolvimento de programas, projetos,

21

Diário Ofi cial do Municipio de Vitória - ES 13 de outubro de 2021 Edição nº 1767

pesquisas, atividades ambientais e culturais, bem como ações e atividades voltadas para a gestão e o uso adequado do PNMT.Parágrafo único. As propostas de formalização de convênios e instrumentos congêneres deverão obedecer ao processo de seleção estabelecido na legislação que regulamenta as parcerias com a administração pública.

Art. 8º. A execução de obras e serviços, relacionadas à implantação e manutenção da infraestrutura e da área verde do PNMT, poderá ser desenvolvida através de parcerias com entidades públicas, privadas ou da sociedade civil organizada, em conformidade com a legislação que regula a matéria.

Art. 9º. A exploração comercial no interior do PNMT dar-se-á mediante processo licitatório, salvo em casos de dispensa e inexigibilidade prevista em lei.

Parágrafo único. Em casos especiais, como eventos, projetos e programas da municipalidade, a exploração comercial será por regulamentação própria, atendendo os objetivos de criação e Regimento Interno, por ordem de prioridade.

Art. 10. Eventuais serviços terceirizados deverão seguir as normas legais para formalização de Contrato Administrativo de Prestação de Serviços com o Município.

Parágrafo único. Cópias dos contratos deverão ser mantidas junto a Administração do Parque e Coordenação de Administração de Unidades de Conservação da Secretaria de Meio Ambiente.

Art. 11. Compete ao Administrador de Parque:I – conhecer e aplicar o instrumento legal da sua criação, seu Regimento Interno e demais normas legais aplicáveis;II – planejar e coordenar os serviços rotineiros do Parque, elaborando cronogramas de trabalho;III – analisar e opinar sobre a realização de atividades, considerando os objetivos de criação do Parque, seu Regimento Interno e demais normas regulamentares;IV – divulgar a programação de atividades e normas de uso do Parque;V – registrar e encaminhar ocorrências;VI – realizar vistoria permanente dos equipamentos de uso público, áreas verdes, acessos (vias e trilhas), iluminação, unidades prediais, entre outros elementos da infraestrutura e mobiliário urbano, encaminhando às necessidades de serviços de manutenção as secretarias municipais competentes;VII – prestar apoio operacional à realização de eventos, ações e atividades de órgãos e instituições federais, estaduais e municipais, bem como eventos da iniciativa privada, previamente autorizados;VIII – adotar medidas de proteção e conservação dos elementos naturais e criados do Parque;IX – orientar o uso público no Parque, observando o Regimento Interno e outras normas legais existentes;X – informar ao seu superior hierárquico a ocorrência de situações não previstas para tomada de decisão;XI – desenvolver outras atividades necessárias ao bom funcionamento do Parque.

CAPÍTULO IVDAS ATIVIDADES AUTORIZADAS

Art. 12. Serão permitidas as seguintes atividades de uso público no PNMT:I – visitação para lazer e recreação em contato com a natureza;II – turismo ecológico;III – educação ambiental.IV – interpretação ambiental;V – pesquisa científi ca;VI – esportes e turismo de aventura;VII – fotografi a e fi lmagem;VIII – eventos educativos, científi cos, culturais e ambientais;IX – outras atividades compatíveis com os propósitos e objetivos do PNMT.

§1º. O uso e a produção de imagens no PNMT, com fi nalidade comercial, poderá será cobrado conforme estabelecido em ato administrativo expedido pela Secretaria de Meio Ambiente.

§2º. Quando a fi nalidade do uso de imagem for preponderantemente científi ca, educativa ou cultural, o uso será gratuito.

§3º. Para a autorização de eventos deverá ser observada as normas legais estabelecidas pela Prefeitura de Vitória.

CAPÍTULO VDO FUNCIONAMENTO DO PARQUE

Art. 13. O acesso de pedestres e veículos de serviço ao Parque Natural Municipal Tabuazeiro dar-se-á exclusivamente pelo portão de entrada principal, localizado na rua Jácomo Forza, s/n, Bairro Tabuazeiro, Vitória/ES.Art. 14. O horário de funcionamento para os usuários do PNMT fi ca defi nido da seguinte forma:I – funcionamento da administração do parque de 08:00 às 17:00 horas, de segunda a sexta-feira;II – abertura das áreas de esporte das 07:00 às 17:00 horas, de terça-feira a domingo;III – após as 17:00 horas, a quadra esportiva e o campo de futebol de areia poderão ser utilizados através de prévio agendamento e autorização da administração;IV – às 22:00 horas o PNMT deverá obrigatoriamente estar desocupado, com as luzes de todos os equipamentos apagadas, somente permanecendo a iluminação que se fi zer necessária para a vigilância noturna;V – após as 22:00 horas é proibida a permanência de pessoas não autorizadas na área do Parque, podendo ser requisitado auxílio de força policial para a retirada daqueles que não cumprirem o determinado;

Art. 15. Em casos especiais como eventos educativos, científi cos, esportivos, culturais e ambientais previamente aprovados pela Coordenação de Administração de Unidades de Conservação da Secretaria de Meio Ambiente, podem haver alterações desses horários.

Art. 16. Será permitido o acesso apenas de veículos ofi ciais e prestadores de serviços devidamente autorizados, que deverão ser estacionados na área destinada a este fi m, salvo viaturas em atendimento a situações emergenciais.Parágrafo único. O acesso de veículos não enquadrados nas características acima sujeitará o infrator às penalidades previstas na legislação de trânsito e ambiental.

Art. 17. Será facultado aos visitantes registrar sua presença em livro de visitantes ou similar, onde constem, ao menos, os campos: data, nome, idade, local de residência permanente e endereço eletrônico.

Art. 18. Às segundas-feiras o Parque será fechado ao público, quando as atividades serão internas, voltadas para o planejamento, formação de pessoal, manutenção e limpeza geral da UC.

§ 1º. Em caso de feriado na segunda-feira, o Parque será aberto ao público e fechará no dia subsequente.

§ 2º. As excepcionalidades de uso público do Parque às segundas-feiras deverão ser decididas pela Administração, consultando previamente os superiores hierárquicos da Secretaria de Meio Ambiente.

Art. 19. A entrada e saída de bens patrimoniais do PNMT deverão seguir normas da Administração Municipal.

Art. 20. Atividades não previstas no Regimento Interno serão excepcionalmente autorizadas, mediante prévio parecer técnico do setor responsável pela Administração das Unidades de Conservação.

Art. 21. As decisões sobre o manejo e capacidade de suporte das trilhas devem estar respaldadas por parecer técnico, emitido pela Administração das Unidades de Conservação.Parágrafo único. A Administração do Parque poderá autorizar a circulação interna e defi nir os sítios de visitação abertos aos visitantes, mediante contato prévio com a Administração das Unidades de Conservação e observando o Regimento Interno

22

Diário Ofi cial do Municipio de Vitória - ES 13 de outubro de 2021 Edição nº 1767

do Parque.

Art. 22. O agendamento de visitação para grupos, escolas, entre outros com a fi nalidade de educação ambiental, será realizado especifi camente pela equipe de educação ambiental lotada no Parque, quando houver.

Art. 23. As visitações devem ser monitoradas por educadores ambientais, condutores de ecoturismo ou ambientais credenciados, voluntários autorizados ou pelos técnicos da Secretaria de Meio Ambiente.I – na primeira semana do mês será aberto o agendamento de visitações do mês seguinte através de contato telefônico ou envio de mensagem eletrônica para o Centro de Educação Ambiental ou para a Administração do Parque.II – o agendamento deverá ser realizado com antecedência mínima de uma semana, observando-se:a) será ofertada uma visita por turno, sendo no máximo duas visitas por mês para a mesma instituição;b) o limite por visita monitorada será de 15 (quinze) pessoas, por grupo;c) o responsável deverá assinar um Termo de Compromisso com a Administração do Parque onde, entre outros, se responsabiliza por danos causados ao patrimônio natural e a quaisquer equipamentos públicos do parque;d) o responsável deverá entrar em contato com a Administração do Parque, no dia útil anterior, confi rmando o agendamento;e) a visita será cancelada e remarcada em casos fortuitos ou motivo de força maior;f) o Parque não se responsabiliza por objetos pertencentes aos visitantes;g) não será permitida a entrada de grupos ou excursões sem devido agendamento, principalmente sem assinatura de Termo de Compromisso.

Art. 24. O agendamento de visitas monitoradas e atividades com grupos, sem fi ns lucrativos e cobrança junto aos participantes, deverá ser formalizado junto à Administração do PNMT, devendo constar no Termo de Compromisso, dentre outras informações necessárias:I – o nome da instituição ou responsável solicitante;II – os dados pessoais do responsável pela atividade, incluindo contato telefônico e endereço eletrônico;III – o objetivo da atividade;IV – a data e o horário previstos para início e término;V – o local a ser realizado no interior do PNMT;VI – a quantidade de pessoas esperadas;VII – a eventual necessidade de apoio da Administração do PNMT.

Art. 25. Para a realização de eventos, o interessado deverá, após obtenção do alvará de autorização, assinar um Termo de Compromisso com Coordenação Administrativa das Unidades de Conservação da Secretaria de Meio Ambiente, no qual serão estabelecidas as condições para a sua realização, incluindo eventuais medidas de caráter mitigatório e compensatório, observando ainda:I – o evento deverá ser previamente agendado com 01 (uma) semana de antecedência, no horário de funcionamento do Parque, das 08 às 17 horas, a fi m de verifi car a disponibilidade do espaço solicitado;II – a montagem e desmontagem dos equipamentos e/ou materiais utilizados no evento, poderá ser autorizado o horário de 07 às 18 horas, devendo a remoção equipamentos e/ou materiais ser realizada no mesmo dia;III – os eventos deverão ser realizados nos locais indicados pela Administração do Parque;IV – eventos simultâneos no Parque poderão ser autorizados, desde que não comprometam as atividades administrativas e de proteção ambiental da unidade de conservação;V – o uso de balões de borracha (bexigas ou bolas de soprar), rojões, fogos, estalos e bombinhas, acender fogueiras, alterar a disposição dos móveis, e o uso de sonorização, não será permitido;VI – o responsável pelo evento deverá remover e dar destinação adequada dos resíduos gerados pela atividade, bem como reparar eventuais danos a qualquer equipamento e estrutura do Parque, devendo arcar com os devidos reparos ou substituições;VII - A realização de eventos comemorativos/festivos sem fi ns

lucrativos, serão autorizados quando não confl itarem com a realização das atividades previstas no decreto de criação do Parque, os quais sempre terão prioridade;VIII - Na realização de eventos competitivos será proibida a abertura de novas trilhas ou a utilização de áreas não autorizadas pela Secretaria de Meio Ambiente.IX - demais condições e responsabilidades serão previstas em Termo de Compromisso.

Art. 26. O trânsito de bicicletas ou similares é permitido somente até a portaria principal do Parque até o bicicletário, onde deverão permanecer devidamente estacionadas sob responsabilidade exclusiva dos respectivos proprietários, salvo em eventos, devidamente autorizados pela Secretaria de Meio Ambiente.

Art. 27. As áreas e trilhas permitidas à visitação serão sinalizadas, sendo restritos os acessos não sinalizados ou não contemplados no zoneamento do parque.

Art. 28. Durante a permanência no Parque o visitante será o principal responsável por sua integridade física, cabendo à administração orientar a sua visita de forma segura.

Art. 29. Visitações e atividades promovidas por condutores de ecoturismo ou ambientais credenciados, operadoras, agências e demais prestadores de serviços turísticos serão consideradas como visitação formal e deverão realizar agendamento prévio junto à administração do Parque, com antecedência de 15 (quinze) dias.

§1°. Poderá ser estabelecido uma taxa de visitação para os casos prescritos neste artigo, a ser fi xada por ato administrativo da Secretaria de Meio Ambiente.§2°. Os condutores de ecoturismo ou ambientais e as empresas prestadoras de serviço que comercializam atividade de ecoturismo, esporte e turismo de aventura deverão seguir normas específi cas de credenciamento, estabelecidas pelo Município.

§3º. Em todos os casos os condutores de ecoturismo ou ambientais credenciados, as operadoras, agências e demais prestadores de serviços turísticos, deverão observar os respectivos regulamentos estabelecidos pelo Município para o exercício de suas atividades no PNMT.

Art. 30. Visando à segurança dos visitantes e à integridade dos recursos naturais e criados, o Parque poderá ser fechado ao público, parcial ou totalmente, bem como alterado seu horário de funcionamento.

CAPÍTULO VIDAS PESQUISAS E ATIVIDADES CIENTÍFICAS

Art. 31. A autorização de atividades com fi nalidade científi ca somente ocorrerá após prévia aprovação de projeto pela Coordenação Administrativa das Unidades de Conservação da Secretaria de Meio Ambiente, onde constem:I – a indicação de um responsável; o objetivo geral e os objetivos específi cos; a relevância da pesquisa para o parque, bem como cronograma físico e quantitativo do pessoal envolvido na atividade;II – a autorização do IBAMA, quando se pretender a coleta de espécimes da unidade de conservação.

§1º. Para o desenvolvimento do trabalho de pesquisa, o responsável deverá assinar Termo de Compromisso na Coordenação Administrativa das Unidades de Conservação da Secretaria de Meio Ambiente.

§2º. Para a realização de qualquer projeto de pesquisa no Parque Natural Municipal Tabuazeiro, o responsável deve ter sob sua posse o Termo de Compromisso e apresentá-lo à equipe da Unidade de Conservação sempre que requisitado.

Art. 32. Toda e qualquer atividade desenvolvida pelo pesquisador que não esteja defi nida no projeto aprovado e em Termo de Compromisso homologado, será automaticamente cancelada, estando os infratores sujeitos a medidas legais cabíveis.

23

Diário Ofi cial do Municipio de Vitória - ES 13 de outubro de 2021 Edição nº 1767

Art. 33. Somente será autorizada a execução de projetos de pesquisa que envolvam coleta de elementos bióticos e abióticos após avaliação técnica e deferimento do pedido pela Coordenação Administrativa das Unidades de Conservação da Secretaria de Meio Ambiente, sendo obrigatória a presença de um membro da equipe da administração para devido acompanhamento dos procedimentos.

CAPÍTULO VIIDAS VISITAS

Art. 34. Ao visitante é recomendável usar roupas leves, calçado fechado, boné, protetor solar, repelente contra mosquitos, garrafa d’água, bem como trazer lanche.Parágrafo único. Estas informações deverão constar em quaisquer materiais que divulguem o PNMT.

Art. 35. Aos visitantes é proibido qualquer uso direto dos elementos da UC, quais sejam aqueles que envolvam coleta e uso, comercial ou não, dos recursos naturais, bem como retirar ou causar danos à vegetação.

Art. 36. Aos visitantes do PNMT, não é permitido:I – a coleta total ou parcial de qualquer elemento vegetal, animal, fóssil, mineral ou arqueológico, exceto quando necessário para realização de pesquisas científi cas e com autorização prévia da Secretaria de Meio Ambiente;II – a pesca, o aprisionamento e o abate de exemplares da fauna do parque, salvo para fi ns científi cos ou questões sanitárias devidamente autorizadas pela Secretaria de Meio Ambiente;III – a introdução de espécies domésticas e exóticas, seja animal ou vegetal;IV – o acesso com animais;V – alimentar animais e adubar plantas;VI – ingressar com apetrechos que sirvam para capturar, aprisionar ou ferir animais;VII – retirar, suprimir ou danifi car a vegetação e adubar plantas;VIII – obstruir ou poluir com materiais ou resíduos, depositados diretamente ou não, nos corpos d’água, naturais ou artifi ciais;IX – banhar-se em cursos d’água, lagos e similares;X – percorrer trilhas, estradas ou acessos que não indicados para tal fi m, bem como realizar a abertura ou interligação de atalhos que possam acelerar o processo erosivo das trilhas;XI – subtrair, marcar, pichar ou degradar bens paisagísticos, arqueológicos, artísticos e naturais;XII – marcar, pichar ou danifi car equipamentos, mobiliários e edifi cações pertencentes ao patrimô nio público ou patrimônio de particulares em poder da administração do parque;XIII – portar substâncias infl amáveis e explosivas, acender velas ou fogueiras, usar churrasqueira s ou praticar qualquer ato que possa provocar a ocorrência de incêndio;XIV – dep ositar ou lançar lixo fora dos coletores apropriados;XV – lançar águas residuais no interior do parque;XVI – realizar pesquisa científi ca sem a devida autorização;XVII – o acesso e a permanência de menores de 12 (doze) anos de idade, desacompanhados dos pais ou responsáveis;XVIII – circular de bicicletas, skates, patins, patinete, motocicleta e assemelhados, fora das vias indicadas no Regimento Interno e demais normas regulamentares.XIX – o trânsito e o estacionamento de veículos automotivos particulares em locais não autorizados, exce to em casos de pesquisa científi ca autorizada ou em situações emergenciais que possam comprometer a integridade da vida humana, dos recursos naturais e/ou criados;XX – a entrada não autorizada em locais interditados ou de acesso restrito a funcionários;XXI – o acesso portando vasilhames de vidro, objetos perfurantes e cortantes e similares;XXII – o acesso portando armas;XXIII – o acesso portando substâncias psicoativas legalmente proibidas;XXIV – o uso de equipamentos sonoros, fogos de artifícios ou quaisquer outros instrumentos que provoquem ruíd o além do limite permitido pela legislação municipal;XXV – realizar eventos sem a devida autorização da Secretaria de Meio Ambiente;XXVI – fi lmar, fotografar ou d istribuir quaisquer materiais para fi ns publicitários ou comerciais, excetuados o s casos devidamente autorizados pela Secretaria de Meio Ambiente;

XXVII – fi xar cartazes e faixas de qualquer natureza nas edifi cações, muros, gradis e outros, excetuados os casos devidamente autorizados pela Secretaria de Meio Ambiente;XXVIII – distribuir panfl etos, excetuados os casos devidamente autorizados pela Secretaria de Meio Ambiente;XXIX – ingressar com trajes de banho;XXX – prática de atos de ultraje público ao pudor e aos bons costumes;XXXI – soltar pipas, em locais não autorizados;

XXXII – prática de esportes, aeromodelismo, automodelismo ou similares, fora dos espaços indicados no zoneamento do parque;XXXIII – prática da mendicância;XXXIV – desordens, manifestações e atos que venham perturbar a ordem e a tranquilidade pública;XXXV – a prática de atos de depredação e vandalismo;XXXVI – montar barracas e acampamentos em locais não autorizados;XXXVII – realizar pregações, cultos, missas, louvações e similares, individual ou coletivamente, fora dos espaços indicados no zoneamento do parque;XXXVIII – o exercício de comércio ambulante em locais não autorizados;

§1º. No caso de cães guias, será autorizada a entrada do animal devidamente identifi cado e com a comprovação de treinamento, conforme prevista na legislação e regulamentação específi ca.

§2º. Em casos suspeitos de coleta ou entrada de materiais não autorizados, poderá ser solicitada pela vigilância, a inspeção de pertences e veículos na entrada, saída ou no interior do PNMT.

§3º. Serão aplicadas as medidas legais cabíveis no descumprimento das determinações contidas neste Capítulo, podendo ser requisitada força policial para a retirada dos visitantes e usuários.

§4º. É proibido soltar pipas cuja linha contenha cerol ou qualquer elemento similar, em conformidade com a Lei nº 8.670, de 12 de maio de 2014.

CAPÍTULO VIIIDAS MEDIDAS EM RELAÇÃO À FAUNA E FLORA

Art. 37. As atividades relacionadas à poda de árvores, plantios e similares, somente poderão ser realizadas após avaliação e aprovação técnica da Secretaria de Meio Ambiente.

Art. 38. É proibido matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente, ou em desacordo com a obtida.

Art. 39. É proibido praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, nativos ou exóticos.

Art. 40. A localização de animais silvestres feridos ou doentes no interior do parque deverá ser imediatamente informada à Administração do Parque, sendo vedada a remoção do mesmo por pessoa não autorizada.

Art. 41. Em caso de atropelamento de animais ao longo das vias dentro do parque, cabe ao condutor do veículo comunicar imediatamente os vigilantes e ou a Administração do Parque para as devidas providências de resgate.

Art. 42. A introdução de animais silvestres será permitida quando devidamente autorizada pelo IBAMA e pela Secretaria de Meio Ambiente, sendo obrigatória a identifi cação da espécie, da região onde foi capturado, bem como de laudo médico veterinário comprovando a sanidade do animal, quando o mesmo não for recolhido dos entornos imediatos do parque.

Art. 43. É estritamente proibida a introdução de qualquer espécie de vegetação exótica na área do Parque, devendo ser gradativamente retiradas as espécies exóticas invasoras já existentes.

24

Diário Ofi cial do Municipio de Vitória - ES 13 de outubro de 2021 Edição nº 1767

Art. 44. A introdução de vegetação nativa somente será permitida com autorização prévia da Secretaria de Meio Ambiente, tendo por base a relação de espécies existentes no Parque.

CAPÍTULO IXDA FISCALIZAÇÃO

Art. 45. A Administração do Parque, juntamente aos servidores da Secretaria de Meio Ambiente e funcionários responsáveis pela vigilância patrimonial e fl orestal, deve instituir pontos de interesse de fi scalização do patrimônio natural que devem ser visitados periodicamente pela Administração do Parque, visando a identifi cação de possíveis irregularidades.Parágrafo único. Deverá ser elaborado pela Administração do Parque mapeamento dos pontos identifi cados como críticos de ocorrência de caça, invasões, entrada de animais ruminantes, queimadas, entre outros, bem como plano de vigilância para esses pontos.

Art. 46. Na observância de qualquer crime ambiental o setor de fi scalização da Secretaria de Meio Ambiente deverá ser imediatamente comunicada, para ações cabíveis e posteriormente por meio de Relatório Ofi cial.Parágrafo único. Não havendo possibilidade de comunicação imediata à Secretaria de Meio Ambiente, deverão ser acionados os órgãos públicos afi ns, como Delegacia de Crimes Ambientais, Polícia Ambiental, IBAMA e IEMA.

CAPÍTULO XDOS USUÁRIOS

Art. 47. Aos usuários do Parque não será permitido:I – o lançamento de resíduos da construção civil (entulhos) ou de qualquer natureza, fi cando o infrator sujeito às penalidades previstas pela legislação vigente;II – a implantação de estruturas ou serviços sem a autorização da Secretaria de Meio Ambiente;III – lançamento de águas pluviais, esgotos e resíduos para o interior dos limites do Parque;IV – realização de podas, supressões e manutenções na vegetação, sem a devida autorização.V – ações que interferiram sobre a fauna silvestre e recursos hídricos, sem os devidos procedimentos legais junto ao Município.

CAPÍTULO XIDA SINALIZAÇÃO

Art. 48. A sinalização do Parque deve abordar temas educativos, interpretativos, orientadores e indicativos, não sendo permitida a instalação de placas ou outra forma visual de comunicação que não tenham relação com o parque e que não estejam em conformidade com o projeto de sinalização do Parque.

Art. 49. A implantação da sinalização do PNMT deverá ser analisada em conjunto entre a equipe técnica da Secretaria de Meio Ambiente e a Administração do Parque.

CAPÍTULO XIIDA DISPOSIÇÃO DE RESÍDUOS

Art. 50. Todo o resíduo gerado dentro do PNMT deve ser colocado nas lixeiras adequadas dispostas no interior da Unidade.Parágrafo único. Após o recolhimento, o destino fi nal deverá ser fora dos limites do PNMT, em local e horário apropriado para o recolhimento pelo serviço de limpeza urbana da Prefeitura de Vitória.

Art. 51. O material orgânico oriundo da vegetação nativa, proveniente da limpeza de jardins, vias e áreas de uso público, deve ser recolocado em áreas de recuperação ou no interior da mata dentro do próprio PNMT.

CAPÍTULO XIIIDO VIVEIRO DE PLANTAS MEDICINAIS

Art. 52. O horário de atendimento e visitação do viveiro de plantas medicinais do Parque fi cará defi nido da seguinte forma:

I – de terça-feira a quinta-feira: das 08:00 às 11:00 horas e de 13:00 horas às 16:00 horas.II – sexta-feira: das 8:00 às 11:00 horas e de 13:00 horas às 15:30 horas.

Art. 53. Para ter acesso à distribuição de mudas e maços produzidos no viveiro de plantas medicinais, o usuário requerente deverá realizar junto à administração um cadastramento contendo, além das informações pessoais, um termo de responsabilidade a ser assinado pelo requerente.

Art. 54. Pessoas não cadastradas não poderão receber mudas e maços de plantas medicinais antes da realização do cadastramento.

Art. 55. Os usuários do viveiro de plantas medicinais deverão ser devidamente informados sobre os procedimentos de fornecimento de mudas e maços de plantas medicinais, no que diz respeito à quantidade mensal máxima a ser oferecida.

Art. 56. O fornecimento de mudas e maços de plantas medicinais, bem como a visitação pública à área de produção, deverão seguir as seguintes normas:I – o fornecimento de mudas e maços de plantas medicinais será limitado em, no máximo, 04 (quatro) maços por pessoa durante o período de 01 (um) mês e 03 (três) mudas por pessoa durante o período de 01 (um) mês, estando o controle dessa distribuição sob a responsabilidade da Administração, bem como o cancelamento do fornecimento de determinadas espécies;

II – o fornecimento de mudas e maços de plantas medicinais para instituições públicas ou privadas deverá ser realizado após autorização formal da Coordenação Administrativa de Unidades de Conservação da Secretaria de Meio Ambiente. Para solicitar autorização, o requerente deverá enviar requerimento constando o nome da instituição, o responsável pelo pedido, a fi nalidade à qual se destina o material, a identifi cação do material requerido e o volume desejado. A disponibilidade para fornecimento do material solicitado fi cará a cargo da administração do PNMT que poderá, em virtude da natureza e do volume requerido, deferir ou indeferir o pedido;III – é proibido o fornecimento de mudas e maços de plantas medicinais para fi ns comerciais;IV – fi ca proibido o fornecimento de mudas e maços de plantas medicinais a menores de 16 (dezesseis) anos, desacompanhadas de seus responsáveis;V – o acesso à área de produção é restrito aos funcionários do PNMT, salvo em casos de autorização da Administração;VI – todas as pessoas que fi zerem solicitação de mudas e maços de plantas medicinais deverão ser orientadas a aguardar na área da sede administrativa, não podendo acompanhar o funcionário até a área de produção;VII – qualquer visitação à área de produção somente poderá ocorrer com prévio agendamento e liberação por parte da administração do PNMT, que avaliará o horário, o roteiro e o número de pessoas;VIII – a administração do PNMT indicará um funcionário para acompanhar grupos de visitantes previamente agendados;IX – o acesso de visitantes à área do viveiro fi ca limitado a 25 (vinte e cinco) pessoas por turno.

Art. 57. Às segundas-feiras, sábados, domingos e feriados não haverá fornecimento de mudas e maços de plantas medicinais e nem visitação à área de produção, exceto quando devidamente autorizado pela administração do PNMT.

CAPÍTULO XIVDO USO DO PARQUINHO

Art. 58. O uso do parquinho destina-se à diversão e entretenimento das crianças na faixa etária de até 12 (doze) anos de idade.

Art. 59. As crianças com idade de até 07 (sete) anos deverão obrigatoriamente ser acompanhadas pelos pais ou responsáveis.

Art. 60. Não poderá ser desenvolvida atividade diversa da fi nalidade de criação do parquinho.

25

Diário Ofi cial do Municipio de Vitória - ES 13 de outubro de 2021 Edição nº 1767

Art. 61. Durante a utilização do parquinho deverão ser observadas as medidas de segurança, não podendo o brinquedo ser utilizado de forma inadequada, evitando expor o usuário a riscos de acidentes, bem como, deterioração deste equipamento.

CAPÍTULO XVDO USO DOS ESPAÇOS ESPORTIVOS

Art. 62. As crianças com idade de até 07 (sete) anos deverão, obrigatoriamente, estar acompanhadas pelos pais ou responsáveis.

Art. 63. Durante a utilização dos espaços esportivos, os usuários deverão observar as medidas de segurança e proteção das estruturas existentes, não podendo estes espaços serem utilizados de forma inadequada.

Art. 64. A Administração não se responsabilizará por materiais e equipamentos deixados por usuários nos espaços esportivos.

CAPÍTULO XVIDO USO DA ACADEMIA POPULAR DA PESSOA IDOSA

Art. 65. Compete à Secretaria de Esportes e Lazer:I – coordenar as atividades sob sua responsabilidade na promoção das atividades físicas e nos reparos ou substituições dos equipamentos instalados nas academias;II – elaborar cronograma das atividades a serem exercidas no Parque, apresentando-o à Administração do Parque.

CAPÍTULO XVIIDISPOSIÇÕES FINAIS

Art. 66. Não será permitida a instalação na área do PNMT, de sede administrativa ou fi liais de Sociedades, Associações ou Fundações, salvo quando conveniente ao interesse público e compatível com as normas de uso do Parque, através de formalização de parceria com a municipalidade.

Art. 67. Os casos omissos serão resolvidos pela Administração do PNMT ou pela Secretaria de Meio Ambiente, com a devida observância à legislação vigente.

Art. 68. Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.

Palácio Jerônimo Monteiro, em 11 de outubro de 2021

Lorenzo PazoliniPrefeito Municipal

DECRETO Nº 20.059

Altera dispositivos do Decreto nº 13.494, de 21 de setembro de 2007, que discorre sobre o uniforme dos integrantes da Secretaria de Segurança Urbana.

O Prefeito Municipal de Vitória, Capital do Estado do Espírito Santo, no uso de suas atribuições legais, que lhe são conferidas pelo Art. 113, incisos III e V, alínea ‘a’, da Lei Orgânica Municipal,

Considerando que a Secretaria Municipal de Segurança Urbana tem por atribuição estabelecer as políticas, diretrizes e programas de segurança urbana, a proteção dos bens, serviços e instalações municipais e a colaboração na segurança pública, educação, orientação, policiamento administrativo e na fi scalização;

Considerando o disposto no Art. 8º, anexo I, do Decreto nº 13.494, de 21 de setembro de 2007, que confere ao Secretário Municipal de Segurança Urbana e à Comissão por este instituída, a atribuição de regulamentar os atos complementares e relativos à modifi cação de detalhes dos uniformes ou alteração de matéria-prima de acordo com a evolução tecnológica e as disponibilidades de mercado, criação, modifi cação, extinção ou incorporação de insígnias ou distintivos, medalhas e estandartes;

Considerando que a teor do fi xado na Portaria nº 006/2021/SEMSU, os integrantes da Coordenação de Ronda Ostensiva Municipal – ROMU, da Gerência de Integração e Inteligência, desta Secretaria Municipal de Segurança Urbana, poderão se valer de elementos caracterizadores em seu fardamento e de uniforme especializado;

Considerando que o uniforme se destina, inclusive, para que o agente de segurança pública seja reconhecido pela sociedade como tal, a infl uenciar e a facilitar a interação comunitária e cidadã com a população, o controle dos distúrbios sociais e a fi scalização e coibição de práticas contrárias à legislação em vigor; e

Considerando, ainda, a necessidade de aperfeiçoamento e otimização da atuação administrativa, com o estabelecimento de soluções e protocolos voltados ao efi ciente mister do dever funcional, à integração das ações de segurança e defesa social e à racionalização e gestão efi ciente dos recursos públicos,

D E C R E T A:

Art. 1º. O artigo 9º, anexo I, do Decreto nº 13.494, de 21 de setembro de 2007, passa a vigorar acrescido da seguinte redação:“Art. 9º..................................................................................................................................................................GERÊNCIA DE INTEGRAÇÃO E INTELIGÊNCIA COORDENAÇÃO DE RONDA OSTENSIVA MUNICIPAL COMPOSIÇÃO DO UNIFORME: • camisa tipo combat shirt, cor digital urbano;• gandola tática, cor digital urbano; • calça tática, cor digital urbano; • boina tipo francesa, cor preta.”(NR)

Art. 2°. O anexo II, do Decreto nº 13.494, de 21 de setembro de 2007, passa a vigorar acrescido da seguinte redação: “GERÊNCIA DE INTEGRAÇÃO E INTELIGÊNCIA COORDENAÇÃO DE RONDA OSTENSIVA MUNICIPALESPECIFICAÇÃO DOS ITENS QUE COMPÕEM O UNIFORME:Detalhes técnicos: I - Camisa Tipo Combat Shirt: Tecido de fi os inteligentes tipo Drirelease e mangas RipStop; Bolsos laterais, nas mangas, com fi xador tipo velcro.II - Gandola Tática: Tecido RipStop Super; Bolsos laterais, nas mangas, com fi xador tipo velcro;Bolsos frontais com posicionamento de inclinação tática; Dois fi xadores tipo velcro frontais para a alocação de identifi cação; Abertura frontal em toda a extensão com fechamento através de fecho tipo zíper; Proteção nos cotovelos em tecido duplo RipStop Super.III - Calça Tática: Tecido RipStop Super; Fechamento frontal com fecho tipo zíper e fi xador tipo velcro; Dois Bolsos facas frontais; Dois bolsos laterais com lapela e fechamento em tipo velcro; Joelheira removível; Regulagem de cintura e altura da joelheira.”(NR)

Art. 3º. Este Decreto entra em vigor na data da sua publicação, revogando-se as disposições em contrário.

Palácio Jerônimo Monteiro, 11 de outubro de 2021

Lorenzo Pazolini Prefeito Municipal

26

Diário Ofi cial do Municipio de Vitória - ES 13 de outubro de 2021 Edição nº 1767

27

Diário Ofi cial do Municipio de Vitória - ES 08 de outubro de 2021 Edição nº 1765 - Extraordinária

28

Diário Ofi cial do Municipio de Vitória - ES 08 de outubro de 2021 Edição nº 1765 - Extraordinária