portifolio sala leitura-2013

9
E. E. “DONA MARIA IZABEL CRUZ PIMENTEL” Projeto Sala de Leitura 2 0 1 3 Profª. Responsável: Ana Carolina Rodrigues Pasin

Upload: escola-micp

Post on 25-Jul-2015

171 views

Category:

Education


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Portifolio sala leitura-2013

E. E. “DONA MARIA IZABEL CRUZ PIMENTEL”

Projeto Sala de Leitura

2 0 1 3

Profª. Responsável: Ana Carolina Rodrigues Pasin

Page 2: Portifolio sala leitura-2013

O aluno precisa compreender o que

lê. As atividades didáticas

favorecem a compreensão do que é

lido quando elas propõem a

utilização de diversas capacidades

leitoras.

Autor Desconhecimento

Page 3: Portifolio sala leitura-2013

Pequeno Histórico:

Assumi o Projeto da Sala de Leitura em 01/02/2013, mais um desafio para a minha vida profissional.

O Que encontrei:

A sala de Leitura da escola é localizada, próximo ao páteo, nos fundos do prédio. É adaptada equivalente ao “Módulo 1”, com 00 m², possui duas mesas redondas e onze prateleiras, dotada de um acervo de aproximadamente 10.000 exemplares de diversos gêneros.

O atendimento era realizado pelas Profª. Ana Hilda e Elaine Alvarenga, que se restringia em “emprestar” livros ao alunos, o qual era bem controlado pelas mesmas.

Quanto a organização do acervo, os exemplares são distribuídos por ordem alfabética de autores e separados por gêneros literários.

O atendimento aos alunos era restrito a um pequeno grupo onde os empréstimos de livros eram em média de 30 exemplares por quinzena.

Page 4: Portifolio sala leitura-2013

Organizando o ambiente:

A Sala de Leitura não pode ser “vazia”. Ela tem que haver uma comunicação visual, ou seja, comunicar que é um local acolhedor e atrativo para os alunos.

Page 5: Portifolio sala leitura-2013
Page 6: Portifolio sala leitura-2013

Sensibilização:

Para iniciar o trabalho mostrei ao corpo docente e funcionários, durante o planejamento escolar a diferença entre a antiga “Biblioteca da Escola” e o novo ambiente: Sala de Leitura. A Biblioteca era um local de muito silêncio onde se emprestavam livros, estática.

A Sala de Leitura é local de movimento, agitação e muito dinâmico. Mais um ambiente de muita aprendizagem, onde professores e alunos participam do processo ensino e aprendizagem através de projetos envolvendo a competência leitora.

Inicialmente apresentei aos docentes como e porque utilizar mais essa ferramenta auxiliar na aprendizagem, que é a sala de leitura, desenvolvendo projetos onde os alunos são protagonistas de sua aprendizagem.

Depois de sensibilizar os professores e funcionários, apresentei o novo perfil da sala de leitura aos alunos do 6º e 7º. anos do EF, para incentivá-los a participar desse ambiente de aprendizagem com eficácia.

A sensibilização aconteceu em duas tardes, apresentando alguns vídeos com temas pertinentes à importância da leitura na sua formação cuidados com o acervo.

Page 7: Portifolio sala leitura-2013
Page 8: Portifolio sala leitura-2013

Projetos Apoiados e Realizados

pela Sala de Leitura

Projeto Sabor e Saúde com Equilíbrio

Realizado pela Profª. Josinete Maria Fagundes Bejega e apoiado pela Sala de Leitura tem como objetivo fazer com que os alunos compreendam os principais tipos de nutrientes, baseando-se na pirâmide alimentar, adequando os alimentos em sua dieta diária e reconhecer as diferentes funções que os nutrientes têm no organismo. Apresentar a importância da água em nossa alimentação e a prática de exercícios físicos.

O projeto foi desenvolvido em várias etapas envolvendo toda comunidade escolar, sendo as mães presenteadas com um livro de receitas saudáveis confeccionado pelos alunos na sala de leitura utilizando do acervo lá encontrado.

Page 9: Portifolio sala leitura-2013