portifólio amélia maria atualizado em 04-05-2011

17
1º ENCONTRO: PROINFO Tecnologia na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC- 100 horas/2011 Cursista: Amélia Maria Veiga Amancio Fogaça de Almeida. Formadora: Luciliene Rocha de Oliveira.

Upload: ameliamariaveiga

Post on 19-Dec-2014

489 views

Category:

Education


2 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: Portifólio amélia maria   atualizado em 04-05-2011

1º ENCONTRO: PROINFOTecnologia na Educação: Ensinando e Aprendendo com

as TIC- 100 horas/2011

Cursista: Amélia Maria Veiga Amancio Fogaça de Almeida.

Formadora: Luciliene Rocha de Oliveira.

Page 2: Portifólio amélia maria   atualizado em 04-05-2011

1º Encontro 30/03/2011.Recepção e apresentações.

PAUTA:Recepção e apresentações;

_ Atividade: Exercitando o cérebro; _ Atividade de reflexão: Rupturas, uma Antipedagogia?

Compartilhar Conhecimentos, trabalho com as ferramentas do Linux, estudo e prática.Objetivos do curso:

Compreender o potencial das TICs no ensino e na aprendizagem;Planejar estratégias de ensino e aprendizagem integrando recursos tecnológicos;

Utilizar as TICs nas práticas pedagógicas.Regras do curso

Apresentação do site: http//ntmitapeva.webnode.com.br/

Atividade à distância:Acesse o Site: http//ntmitapeva.webnode.com.br/ para realizar a leitura da entrevista “Tecnologias trazem o

mundo para a escola” da Professora Maria Elizabeth B. De Almeida

Page 3: Portifólio amélia maria   atualizado em 04-05-2011

1º Encontro 30/03/2011. “Tecnologias trazem o mundo para a escola” da Professora Maria

Elizabeth B. De Almeida

• Data:2011-04-06| De: Amélia Maria Veiga A. F. de Almeida

• As novas tecnologias tem proporcionado recursos diversificados em cada área do conhecimento, fazendo com que as aulas possam ter muito mais informações sobre o mundo. É de fundamental importância que osalunos utilizem essas informações em seus projetos de estudo, desenvolvendo sua criatividade, senso critico e trabalho em grupo.Um dos problemas atuais é a formação de professores para utilizar as TICs.

• Data:2011-04-06| De: Lucilene

• Amélia,Vivemos um momento de transição, onde fomos "invadidos" vastamente por tecnologias e assim temos que nos adaptar e é para isso que estamos aqui. Juntos vamos estudar muito sobre como usufruir e tirar  proveito da melhor maneira possível desses recursos.

Page 4: Portifólio amélia maria   atualizado em 04-05-2011

2°ENCONTRO:- PAUTA

06/04/2011Debate com os especialistas: Alberto Tomagli, Maria Elizabeth Prado- Autores do Material do curso Proinfo integrado – 30 min – sala de reuniões IICriar um Portifólio do curso Ensinando e Aprendendo com as Tics (hiperdocumento)-Atividade prática:- Acesse o programa BrOffice.org.ImpressCriar uma pasta com seu nome dentro da pasta documentos (conforme realizaram no módulo I)Acessar o Site http//ntmitapeva.webnode.com.br/, realizar a leitura do texto “A Sociedade da Aprendizagem e o desafio de converter informação em conhecimento”-Juan Pozo ou consulte seu material impresso nas páginas 29 a 32.Produza um texto que sintetize suas reflexões a cerca da temática estudada com cerca de 250 a 300 palavras.Envie seu trabalho para o Email:[email protected], no campo assunto escreva: Atividade 02 + seu nome + nome do formador até o dia 28/04/2011.

Page 5: Portifólio amélia maria   atualizado em 04-05-2011

Continuação 2º EncontroReflexão do texto:- “A Sociedade da Aprendizagem e o desafio de converter

informação em conhecimento”-Juan Pozo

Atualmente em nossa sociedade as informações chegam muito rápidas, devido o avanço tecnológico.

Apesar de denominada sociedade da aprendizagem, há um crescente número de pessoas com dificuldades para aprender o que a sociedade exige delas, trata-se do fracasso escolar. Visto que esse fracasso cresce assustadoramente e que o tempo dedicado a aprendizagem prolonga-se e estende-se ao longo de toda vida, levando muitos espaços de ócio a organizarem sistemas de aprendizagem informal.

Temos, então, o seguinte paradoxo; cada vez se aprende mais e cada vez se fracassa mais na tentativa de aprender, como também uma via indispensável para o desenvolvimento pessoal, cultural e econômico dos cidadãos.

O papel da escola é formar os alunos para terem acesso e darem sentido à informação, essa nova cultura da aprendizagem, requer no mínimo ensinar aos alunos, a partir das diferentes áreas do currículo, cinco tipos de capacidades para a gestão, metacognitiva do conhecimento.

Competências para a aquisição de informação.

Competências para a interpretação da informação.

Competências para a análise da informação.

Competências para a compreensão da informação.

Competências para a comunicação da informação.

Proporcionando-lhes assimilação crítica da informação para que possam utilizá-las estrategicamente, conviver com a diversidade de perspectivas, com a relatividade de teorias, com a existência de múltiplas interpretações para construir o próprio juízo ou ponto de vista.Um dos maiores desafios a ser enfrentados por nossos sistemas educacionais e das próximas décadas é apropriar-se das novas formas de aprender e de relacionar-se com o conhecimento.

Page 6: Portifólio amélia maria   atualizado em 04-05-2011

3° ENCONTRO _ 13/04/2011SINTESE CONTEXTUALIZAÇÃO

1- Atualização do Portifólio – 15 minutos2- Atividade de contextualização

_ Se voce professor já parou para refletir como a escola se coloca diante deste novo panorama da sociedade? O que você acha que mudou na última década no sentido de atender a essas demandas? Como se sente diante desse desafio? Como vem sendo a sua prática? E sua postura diante da necessidade de aprender ao longo da vida e das novas formas de letramento/alfabetização.

MINHAS IMPRESSÕES

Acredito que a sociedade atual requer um novo perfil tanto do cidadão como do profissional, colocando para a escola novos desafios e atualmente o grande desafio educacional é formar, os alunos para a cidadania responsável e para que sejam contínuos aprendizes, que tenham autonomia na busca e na seleção de informações, na produção de conhecimentos para resolver problemas da vida e do trabalho.A exigencia de aprender, continuamente ao longo da vida é um desafio para todas as pessoas e uma necessidade premente aos educadores. Não basta ter apenas acesso as informações, mas sim saber usá-las.

Page 7: Portifólio amélia maria   atualizado em 04-05-2011

Continuação do 3º Encontro13/04/2011

3-Acessar o site Nova Escola: www.novaescola.com.br _clicar em Edições Impressas – Edições anteriores _ 2009 _Edição 223/Junho _ Selecionando a disciplina: Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Educação Física, Ciências, Língua Estrangeira e Arte.- Análise de experiências do Site Nova Escola, utilizando diferentes recursos tecnológicos envolvendo conteúdos curriculares.•Produzir um fichamento da análise registrando em seu portifólio, seguindo o roteiro abaixo:

•1-Slide 1- Um guia sobre o uso das texcnologias em sala de aula

2-Disciplina

3-Citação Biográfica:

4-Resuma a idéia principal do autor

5-Faça seus comentários críticos e registre suas sugestões

Page 8: Portifólio amélia maria   atualizado em 04-05-2011

4º ENCONTRO – 20/04/2011PAUTA

1-Atualização do portifólio – 15 minutos

2-Conclusão e socialização da análise de experiências do Site Nova Escola (Fichamento)

PAUTA:

• Pesquisa sobre conceitos:

• www.wikipedia.org ou outro site que julgar pertinente

Internet -

Hipertexto –

Hiperlink (ou link) –

Hipermídia –

Tic -

Page 9: Portifólio amélia maria   atualizado em 04-05-2011

Continuação pauta do 4º Encontro20/04/2011

• Produzir um texto das definições pesquisadas em seu portifólio

OBS. Não esqueça de registrar a fonte pesquisada

-Socialização dos conceitos pesquisados

-Apresentação dos slides utilizando os recursos pesquisados (Acessar Menu Sistema/Documentos/Proinfo 2011/Mídias e acesse o arquivo Inaugural)

Observar que há um link de um arquivo do computador e um link de um endereço da internet

Page 10: Portifólio amélia maria   atualizado em 04-05-2011

4º Encontro20/04/2011

Guia sobre o usos das tecnologias em sala de aula.

Page 11: Portifólio amélia maria   atualizado em 04-05-2011

DISCIPLINA

Língua Portuguesa

Page 12: Portifólio amélia maria   atualizado em 04-05-2011

CITAÇÃO BIBLIOGRAFICA

Site da Nova Escola

www.novaescola.com.br

Page 13: Portifólio amélia maria   atualizado em 04-05-2011

RESUMO DA IDÉIA PRINCIPAL DO AUTOR

De acordo com o autor Roger Chartier a tecnolgia exercem importante papel na elaboração de textos como:blogs, fotologs e podcasts.Para que o leitor tenha possibilidades de seguir vários caminhos é possivel acessar links relacionados à hipertexto.No word os processadores muito utilizados para melhoria dos textos, nas revisões é a revisão ortográfica, deixando o corretor ortográfico ligado, mas segundo Cláudio Bazzoni, não significa que não precisa mais ensinar a ortografia.

Page 14: Portifólio amélia maria   atualizado em 04-05-2011

COMENTÁRIOS CRÍTICOS E SUGESTÕES20/04/2011

A utilização dos recursos de diferentes ferramentas é fundamental para a melhoria das diversidades textuais, porém é necessário que o aluno reflita sobre a sua escrita .

É necessário que o professor ofereça propostas de produção e revisão de textos, utilizando as duas formas: a convencional e com o uso de recursos do computador.

Page 15: Portifólio amélia maria   atualizado em 04-05-2011

PESQUISA SOBRE CONCEITO 4º ENCONTRO - 20/04/2011

• Internet - A Internet é um conglomerado de redes em escala mundial de milhões de computadores interligados pelo TCP/IP que permite o acesso a informações e todo tipo de transferência de dados. Ela carrega uma ampla variedade de recursos e serviços, incluindo os documentos interligados por meio de hiperligações da World Wide Web, e a infraestrutura para suportar correio eletrônico e serviços como comunicação instantânea e compartilhamento de arquivos. pt.wikipedia.org/wiki/Internet

• Hipertexto - Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual se agregam outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links. Esses links ocorrem na forma de termos destacados no corpo de texto principal, ícones gráficos ou imagens e têm a função de interconectar os diversos conjuntos de informação, oferecendo acesso sob demanda as informações que estendem ou complementam o texto principal. O conceito de "linkar" ou de "ligar" textos foi criado por Ted Nelson nos anos 1960 e teve como influência o pensador francês Roland Barthes, que concebeu em seu livro S/Z o conceito de "Lexia"[carece de fontes?], que seria a ligação de textos com outros textos. Em palavras mais simples, o hipertexto é uma ligação que facilita a navegação dos internautas. Um texto pode ter diversas palavras, imagens ou até mesmo sons, que, ao serem clicados, são remetidos para outra página onde se esclarece com mais precisão o assunto do link abordado.

• O sistema de hipertexto mais conhecido atualmente é a World Wide Web, no entanto a Internet não é o único suporte onde este modelo de organização da informação e produção textual se manifesta.

Page 16: Portifólio amélia maria   atualizado em 04-05-2011

PESQUISA SOBRE CONCEITO 4º ENCONTRO - 20/04/2011

• Hiperlink (ou link) - Uma hiperligação, um liame, ou simplesmente uma ligação (também conhecida em português pelos correspondentes termos ingleses, hyperlink e link), é uma referência num documento em hipertexto a outras partes deste documento ou a outro documento. De certa maneira pode-se vê-la como análoga a uma citação na literatura. Ao contrário desta, no entanto, a hiperligação pode ser combinada com uma rede de dados e um protocolo de acesso adequado e assim ser usada para ter acesso directo ao recurso referenciado. Este pode então ser gravado, visualizado ou mostrado como parte do documento que faz a referência. pt.wikipedia.org/wiki/Hiperligação

• Hipermídia - O conceito hipermídia, juntamente com hipertexto, foi criado na década de 1960 pelo filósofo e sociólogo estadunidense Ted Nelson. Este pioneiro da Tecnologia da Informação criou o conceito a partir da sua experiência pessoal com o computador nos anos 1960. Ted Nelson foi o primeiro a vislumbrar o impacto da máquina computacional nas humanidades e também foi o pioneiro a relacionar computação com teoria literária e antever os impactos que a digitalização do conhecimento traria para a humanidade, como podemos observar, atualmente quase todas as informações, periódicos, livros, vídeos e áudios. Ted Nelson esteve no Brasil em 2005 no FILE Festival Internacional da Linguagem Eletrônica. pt.wikipedia.org/wiki/Hipermídia

• TIC - As Tecnologias da Informação e Comunicação - TIC correspondem a todas as tecnologias que interferem e medeiam os processos informacionais e comunicativos dos seres. Ainda, podem ser entendidas como um conjunto de recursos tecnológicos integrados entre si, que proporcionam, por meio das funções de hardware, software e telecomunicações, a automação e comunicação dos processos de negócios, da pesquisa científica e de ensino e aprendizagem. pt.wikipedia.org/wiki/TICs

Page 17: Portifólio amélia maria   atualizado em 04-05-2011

5º ENCONTRO:- 27/04/2011

• 1- Atualização do Portifólio

• 2- Portal do Professor

• 2.1 Apresentação

• 2.2 Acesse: http://portaldoprofessor.mec.gov.br

• 2.3 Cadastro : clique em Inscreva-se e siga o passo a passo.

• 2.4 Exploração dirigida