portifólio amélia maria proinfo 2011

36
1º ENCONTRO: PROINFO Tecnologia na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC- 100 horas/2011 Cursista: Amélia Maria Veiga Amancio Fogaça de Almeida. Formadora: Lucilene Rocha de Oliveira.

Upload: ameliamariaveiga

Post on 09-Dec-2014

1.426 views

Category:

Education


0 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: Portifólio amélia maria proinfo 2011

1º ENCONTRO: PROINFOTecnologia na Educação: Ensinando e

Aprendendo com as TIC- 100 horas/2011

Cursista: Amélia Maria Veiga Amancio Fogaça de Almeida.

Formadora: Lucilene Rocha de Oliveira.

Page 2: Portifólio amélia maria proinfo 2011

PAUTA:1º Encontro 30/03/2011.

•Recepção e apresentações;• Atividade: Exercitando o cérebro;• Atividade de reflexão: Rupturas, uma Antipedagogia?Compartilhar Conhecimentos, trabalho com as ferramentas do

Linux, estudo e prática.•Objetivos do curso: •Compreender o potencial das TICs no ensino e na aprendizagem;•Planejar estratégias de ensino e aprendizagem integrando recursos tecnológicos;•Utilizar as TICs nas práticas pedagógicas.•Regras do curso•Apresentação do site: http//ntmitapeva.webnode.com.br/

Page 3: Portifólio amélia maria proinfo 2011

• Atividade à distância:• Acesse o Site: http//ntmitapeva.webnode.com.br/ para realizar a leitura da entrevista “Tecnologias trazem o mundo para a escola” da • Professora Maria Elizabeth B. De Almeida•Após a leitura da entrevista _ postar seu comentário no Fórum acessando o site: http//ntmitapeva.webnode.com.br/

•Atividade 02 _ 2 horas

Preenchimento da ficha de identificação e expectativas com relação ao Curso – 2 horas (entrega no próximo encontro presencial)

Page 4: Portifólio amélia maria proinfo 2011

MINHAS IMPRESSÕES

• Gostei muito do texto “RUPTURAS, UMA ANTIPEDAGOGIA”, pois realmente precisamos que haja uma reflexão sobre a necessidade de mudanças, romper com velhos paradigmas. È de grande importância para nós esse processo de capacitação.

• Também gostei bastante da atividade exercitando o cérebro.

• No mundo em que vivemos, passamos por diversas transformações sociais, culturais e até então tecnológicas. Vemos a necessidade de acompanhar essas evoluções.

Page 5: Portifólio amélia maria proinfo 2011

PAUTA :2°ENCONTRO - 06/04/2011

Debate com os especialistas: Alberto Tomagli, Maria Elizabeth Prado- Autores do Material do curso Proinfo integrado – 30 min – sala de reuniões IICriar um Portifólio do curso Ensinando e Aprendendo com as Tics (hiperdocumento)-Atividade prática:- Acesse o programa BrOffice.org.ImpressCriar uma pasta com seu nome dentro da pasta documentos (conforme realizaram no módulo I)Acessar o Site http//ntmitapeva.webnode.com.br/, realizar a leitura do texto “A Sociedade da Aprendizagem e o desafio de converter informação em conhecimento”-Juan Pozo ou consulte seu material impresso nas páginas 29 a 32.

Page 6: Portifólio amélia maria proinfo 2011

Produza um texto que sintetize suas reflexões a cerca da temática estudada com cerca de 250 a 300 palavras.Envie seu trabalho para o Email:[email protected], no campo assunto escreva: Atividade 02 + seu nome + nome do formador até o dia 28/04/2011.

Page 7: Portifólio amélia maria proinfo 2011

MINHAS IMPRESSÕES

• Até iniciar esta formação nunca tinha utilizado o sistema LINUX, gostei muito, pois até agora só conhecia o Windows.

• Também não sabia fazer uma apresentação no Power Point, que no novo sistema é BrOffice.org.Impress. Utilizando novas formas de aprendizado, o importante é não parar, estar em constante busca, estou gostando muito, cada aula aprendo algo novo, está sendo muito legal.

Page 8: Portifólio amélia maria proinfo 2011

PAUTA: 3° ENCONTRO _ 13/04/2011

1- Atualização do Portifólio – 15 minutos2- Atividade de contextualização3-Acessar o site Nova Escola: www.novaescola.com.br _clicar em Edições Impressas – Edições anteriores _ 2009 _Edição 223/Junho _ Selecionando a disciplina: Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Educação Física, Ciências, Língua Estrangeira e Arte.- Análise de experiências do Site Nova Escola, utilizando diferentes recursos tecnológicos envolvendo conteúdos curriculares.•Produzir um fichamento da análise registrando em seu portifólio, seguindo o roteiro abaixo:

Page 9: Portifólio amélia maria proinfo 2011

• 1-Slide 1- Um guia sobre o uso das tecnologias em sala de aula

2-Disciplina

3-Citação Biográfica:

4-Resuma a idéia principal do autor

5-Faça seus comentários críticos e registre suas sugestões

Page 10: Portifólio amélia maria proinfo 2011

Guia sobre o usos das tecnologias em sala de aula.

Page 11: Portifólio amélia maria proinfo 2011

DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA

CONTEÚDOS: - Comunicação oral - Produção de textos - Análise e reflexão sobre a língua

RECURSOS: Tecnologias - Ferramentas de publicação - Processadores de texto - Sites de áudio e vídeo

Page 12: Portifólio amélia maria proinfo 2011

CITAÇÃO BIBLIOGRAFICA

Site da Nova Escola

www.novaescola.com.br

Page 13: Portifólio amélia maria proinfo 2011

RESUMO DA IDÉIA PRINCIPAL DO AUTOR

De acordo com o autor Roger Chartier a tecnologia exercem importante papel na elaboração de textos como:blogs, fotologs e podcasts.Para que o leitor tenha possibilidades de seguir vários caminhos é possivel acessar links relacionados à hipertexto.No word os processadores muito utilizados para melhoria dos textos, nas revisões é a revisão ortográfica, deixando o corretor ortográfico ligado, mas segundo Cláudio Bazzoni, não significa que não precisa mais ensinar a ortografia.

Page 14: Portifólio amélia maria proinfo 2011

COMENTÁRIOS CRÍTICOS E SUGESTÕES

A utilização dos recursos de diferentes ferramentas é fundamental para a melhoria das diversidades textuais, porém é necessário que o aluno reflita sobre a sua escrita .

É necessário que o professor ofereça propostas de produção e revisão de textos, utilizando as duas formas: a convencional e com o uso de recursos do computador.

Page 15: Portifólio amélia maria proinfo 2011

MINHAS IMPRESSÕES

Acredito que a sociedade atual requer um novo perfil tanto do cidadão como do profissional, colocando para a escola novos desafios e atualmente o grande desafio educacional é formar, os alunos para a cidadania responsável e para que sejam contínuos aprendizes, que tenham autonomia na busca e na seleção de informações, na produção de conhecimentos para resolver problemas da vida e do trabalho.A exigência de aprender, continuamente ao longo da vida é um desafio para todas as pessoas e uma necessidade premente aos educadores. Não basta ter apenas acesso as informações, mas sim saber usá-las.

Page 16: Portifólio amélia maria proinfo 2011

4º ENCONTRO – 20/04/2011PAUTA

1-Atualização do portifólio – 15 minutos

2-Conclusão e socialização da análise de experiências do Site Nova Escola (Fichamento)

PAUTA:

• Pesquisa sobre conceitos:

• www.wikipedia.org ou outro site que julgar pertinente

Internet -

Hipertexto –

Hiperlink (ou link) –

Page 17: Portifólio amélia maria proinfo 2011

Hipermídia –

Tic –

• Produzir um texto das definições pesquisadas em seu portifólio

OBS. Não esqueça de registrar a fonte pesquisada

-Socialização dos conceitos pesquisados

-Apresentação dos slides utilizando os recursos pesquisados (Acessar Menu Sistema/Documentos/Proinfo 2011/Mídias e acesse o arquivo Inaugural)

Observar que há um link de um arquivo do computador e um link de um endereço da internet

Page 18: Portifólio amélia maria proinfo 2011

PESQUISA SOBRE CONCEITO 4º ENCONTRO - 20/04/2011

• Internet - A Internet é um conglomerado de redes em escala mundial de milhões de computadores interligados pelo TCP/IP que permite o acesso a informações e todo tipo de transferência de dados. Ela carrega uma ampla variedade de recursos e serviços, incluindo os documentos interligados por meio de hiperligações da World Wide Web, e a infraestrutura para suportar correio eletrônico e serviços como comunicação instantânea e compartilhamento de arquivos. pt.wikipedia.org/wiki/Internet

• Hipertexto - Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual se agregam outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links. Esses links ocorrem na forma de termos destacados no corpo de texto principal, ícones gráficos ou imagens e têm a função de

Page 19: Portifólio amélia maria proinfo 2011

interconectar os diversos conjuntos de informação, oferecendo acesso sob demanda as informações que estendem ou complementam o texto principal. O conceito de "linkar" ou de "ligar" textos foi criado por Ted Nelson nos anos 1960 e teve como influência o pensador francês Roland Barthes, que concebeu em seu livro S/Z o conceito de "Lexia"[carece de fontes?], que seria a ligação de textos com outros textos. Em palavras mais simples, o hipertexto é uma ligação que facilita a navegação dos internautas. Um texto pode ter diversas palavras, imagens ou até mesmo sons, que, ao serem clicados, são remetidos para outra página onde se esclarece com mais precisão o assunto do link abordado.

• O sistema de hipertexto mais conhecido atualmente é a World Wide Web, no entanto a Internet não é o único suporte onde este modelo de organização da informação e produção textual se manifesta.

Page 20: Portifólio amélia maria proinfo 2011

PESQUISA SOBRE CONCEITO 4º ENCONTRO - 20/04/2011

• Hiperlink (ou link) - Uma hiperligação, um liame, ou simplesmente uma ligação (também conhecida em português pelos correspondentes termos ingleses, hyperlink e link), é uma referência num documento em hipertexto a outras partes deste documento ou a outro documento. De certa maneira pode-se vê-la como análoga a uma citação na literatura. Ao contrário desta, no entanto, a hiperligação pode ser combinada com uma rede de dados e um protocolo de acesso adequado e assim ser usada para ter acesso directo ao recurso referenciado. Este pode então ser gravado, visualizado ou mostrado como parte do documento que faz a referência. pt.wikipedia.org/wiki/Hiperligação

• Hipermídia - O conceito hipermídia, juntamente com hipertexto, foi criado na década de 1960 pelo filósofo e sociólogo estadunidense Ted Nelson. Este pioneiro da Tecnologia da Informação criou o conceito a partir da sua experiência pessoal com o computador nos anos 1960. Ted Nelson foi o primeiro a vislumbrar o impacto da máquina computacional nas humanidades e

Page 21: Portifólio amélia maria proinfo 2011

• também foi o pioneiro a relacionar computação com teoria literária e antever os impactos que a digitalização do conhecimento traria para a humanidade, como podemos observar, atualmente quase todas as informações, periódicos, livros, vídeos e áudios. Ted Nelson esteve no Brasil em 2005 no FILE Festival Internacional da Linguagem Eletrônica. pt.wikipedia.org/wiki/Hipermídia

• TIC - As Tecnologias da Informação e Comunicação - TIC correspondem a todas as tecnologias que interferem e medeiam os processos informacionais e comunicativos dos seres. Ainda, podem ser entendidas como um conjunto de recursos tecnológicos integrados entre si, que proporcionam, por meio das funções de hardware, software e telecomunicações, a automação e comunicação dos processos de negócios, da pesquisa científica e de ensino e aprendizagem. pt.wikipedia.org/wiki/TICs

Page 22: Portifólio amélia maria proinfo 2011

MINHAS IMPRESSÕES

• Hoje precisamos entender que o computador e o software educacional é uma ferramenta auxiliar do processo de aprendizagem. o uso da tecnologia integra novos saberes à prática educacional proporcionando ao professor uma maior capacidade crítica de sua ação pedagógica e um leque maior de possibilidades na busca pelo interesse dos seus alunos.

• A tecnologia muda os meios de comunicação de massa e, os meios de ensino, dentro da sala de aula.

• As novas tecnologias surgiram para ampliar e integrar o conhecimento de forma rápida, acessível a todos e dinâmica.

Page 23: Portifólio amélia maria proinfo 2011

PAUTA: 5º ENCONTRO - 27/04/2011

• 1- Atualização do Portifólio

• 2- Portal do Professor

• 2.1 Apresentação

• 2.2 Acesse: http://portaldoprofessor.mec.gov.br

• 2.3 Cadastro : clique em Inscreva-se e siga o passo a passo.

• 2.4 Exploração dirigida

Page 24: Portifólio amélia maria proinfo 2011

MINHAS IMPRESSÕES

• Hoje fizemos o cadastro no site do Portal do professor, foi uma aula muito gostosa e interessante, pois acessar o portal do professor é de grande utilidade para nós, nos dando sugestões com aulas, uso dos recursos como vídeos, fotos , além de nos manter informados sobre cursos de capacitação oferecidos em municípios.

Page 25: Portifólio amélia maria proinfo 2011

Pauta: 6º Encontro – 04/05/2011 • Colocando em prática o uso do hipertexto e hipermídia

1. Socialização de conceitos

2. Tema: Tecnologia da Informação e da Comunicação

3. Ferramentas de pesquisa _ utilizar as ferramentas de busca incluindo: 1 texto de referência, 1 imagem e 1 video (hipermídia)

Observação: Site selecionado deixar minimizado para copiar link posteriormente.

4. BrOffice.org Impress:

Slide 1 – Tema:Tecnologia da informação e da Comunicação e inserir uma imagem para ilustrar o tema

Slide 2 – Inserir link de um texto de referência sobre o tema pesquisado

Page 26: Portifólio amélia maria proinfo 2011

Slide 3- Inserir hipermídia (Ex: acessar yotube, pesquisar video com o tema)

Slide 4- Incluir link de uma arquivo do computador

Slide 5- Nome, data, curso e formador

• Criando um hiperlink

• Acessar o hiperlink com a finalidade de conferir se o acesso foi correto

• Salvar na pasta pessoal com o nome TIC

Page 27: Portifólio amélia maria proinfo 2011

MINHAS IMPRESSÕES

• Criamos uma apresentação de slide “Cecília Meirelles”, construímos em dupla, foi muito legal e gostosa aula, passou tão rápido que nem percebemos o tempo.

• Entendi que é uma poderosa ferramenta para criação de apresentações. Por isso, devemos colocar apenas pontos principais do conteúdo a ser transmitido.

• Toda aula estamos aprendendo algo novo e interessante.

Page 28: Portifólio amélia maria proinfo 2011

Pauta: 7º Encontro – 25/05/2011

• Atualização do portifólio – 15 min

• O uso do Chat como ferramenta pedagógica

• O que é um chat?

• Como criar um chat?

• Para que podemos utilizar um chat na escola?

• Vamos assistir ao vídeo: você sabia???

• Acessar o chat para debatermos sobre o assunto

Page 29: Portifólio amélia maria proinfo 2011

MINHAS IMPRESSÕES

• Neste encontro aprendemos a entrar no chat, fizemos o cadastro. Foi a primeira vez que entrei, achei muito interessante,além de ser uma aula diferente foi uma oportunidade de aprender a utilizar essa ferramenta da Web, pois o uso do chat nos permite fazer comparações de dois ou mais debates realizados na sala.

• É possível utilizar o chat com fins educativos,e quando possível, é importante e até mais interessante que o chat ocorra com duas ou mais escolas se comunicando”.

Page 30: Portifólio amélia maria proinfo 2011

Pauta: 8º Encontro – 01/06/2011

• A internet como espaço de autoria

1. Criar uma apresentação de slides sobre um tema a ser desenvolvido em sala de aula/reunião buscando recursos da internet: textos,imagens,vídeos...

2. Publicar a apresentação utilizando o Slide Share através do endereço http://www.slideshare.net/

• Baixando uma apresentação

• Atividade à distância 3 (12hs)

Disponível no Fórum 2: Integração em Recursos Tecnológicos

• Controle de atividades à Distância (tabela)

Page 31: Portifólio amélia maria proinfo 2011

MINHAS IMPRESSÕES

• Hoje aprendemos individualmente a criar uma apresentação de slide, utilizando os recursos da Internet: textos, imagens,videos...

• Aprendemos também o passo a passo como fazer o cadastro para podermos compartilhar nossas apresentações e também como baixar outras.

Page 32: Portifólio amélia maria proinfo 2011

Pauta: 9º Encontro – 08/06/2011

• Controle de atividades à Distância (tabela)

• Controle Presencial (tabela)

“A internet como espaço de autoria”

1 - Publicar a apresentação utilizando o Slide Share através do endereço http://www.slideshare.net/

2 - Cadastro no site

Page 33: Portifólio amélia maria proinfo 2011

3 - Baixando uma apresentação

• Atividade à distância 5 (20hs)

Plano de aula – data da entrega 29/06/2011

• Atividade à distância 6 (22hs)

• PORTIFÓLIO – deverá ser atualizado eser portado no site http://www.slideshare.net/ até o dia 30/06/2011 e enviar link para o e-mail de seu formador

Page 34: Portifólio amélia maria proinfo 2011

MINHAS IMPRESSÕES

• Hoje aprendemos a publicar a apresentação utilizando o Slide Share através do endereço http://www.slideshare.net/

• Para nós é uma ferramenta valiosa, pois através desta ferramenta podemos buscar e compartilhar conteúdos.

• Aprendemos a configurar um perfil e participar da comunidade SlideShare baixando uma apresentação.

Page 35: Portifólio amélia maria proinfo 2011

PAUTA:10º ENCONTRO _ 100 HORAS

• 1- Acessar http://ntmitapeva.webnode.com.br/, postar comentário no Fórum 2: Integração Conteúdo e Recursos e/ou interagir sobre as demais postagens dos demais cursistas.

• 2- O portifólio deverá estar atualizado e ser portado no site http://www.slideshare.net até o dia 30/06/2011 e enviar link para o EMAIL de seu formador.

Page 36: Portifólio amélia maria proinfo 2011

MINHAS IMPRESSÕES

• Hoje está sendo o nosso último encontro presencial desta formação, pois a próxima semana será para aplicação do plano de aula e a seguinte será o encerramento do curso.

• Vivenciei coisas muitos boas no decorrer da formação, aprendi a utilizar recursos da informática que até então não conhecia, e que os recursos tecnológicos são ferramentas importantes para o desenvolvimento de conversação que possibilitam aos professores o engajamento em trabalhos cooperativos, permitindo a atualização de conhecimentos, a socialização de experiências e aprendizagem.

• Bom, o curso foi muito interessante, produtivo.