por dentro · os mitos e verdades na alimentação, dando orientações sobre a impor-tância de...

7
Circuito saúde em Pacotuba Incaper por toda parte: Extensionista conclui mestrado na UFV Por dentro Centro Serrano e Sul Caparaó conhecem novo modelo de gestão Páginas 6 e 7 Páginas 2 e 3 Pág.5 Ano 1 - Número 4 - 06 de Maio de 2013 Pesquisador do Incaper integra conselho editorial de revista Página 2 do Gente nova na comunicação Pág.7 Economia dos gastos públicos Pág.4

Upload: others

Post on 17-Jun-2020

0 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Por dentro · os mitos e verdades na alimentação, dando orientações sobre a impor-tância de manter uma alimentação adequada aliada à necessidade da prática de exercícios

Circuito saúde em Pacotuba

Incaper por toda parte: Extensionista conclui mestrado na UFV

Por dentro Centro Serrano e Sul Caparaó conhecemnovo modelo de gestão Páginas 6 e 7

Páginas 2 e 3

Pág.5

Ano 1 - Número 4 - 06 de Maio de 2013

Pesquisador do Incaper integraconselho editorialde revista Página 2

do

Gente nova na comunicação Pág.7

Economia dos gastos públicos Pág.4

Page 2: Por dentro · os mitos e verdades na alimentação, dando orientações sobre a impor-tância de manter uma alimentação adequada aliada à necessidade da prática de exercícios

Por dentro do Incaper

06 de Maio de 2013

No dia 29 de abril, o extensionista que atua no Escritório Local de Ita-rana, Jean Carlos Daré, defendeu sua dissertação de Mestrado na Univer-sidade Federal de Viçosa (UFV). Na entrevista ao Por Dentro do Incaper, ele nos conta um pouco sobre sua pesquisa. Confira na página abaixo.

O trabalho do Incaper por toda parte

Revista Agropecuária Tropical

André Guarçoni integra o conselho editorial da Revista PAT.

2

O pesquisador do Centro Serra-no, André Guarçoni, foi convidado no início deste ano pela Revista Pes-quisa Agropecuária Tropical (PAT), da Universidade Federal de Goiás

(UFG), para integrar o Conselho Editorial da publicação, composto por 25 doutores, do Brasil e do Ex-terior, especialistas em diversas áreas do conhecimento.

De acordo com André, esse con-vite demonstra o reconhecimento externo da qualidade científica do grupo de pesquisadores do Incaper. “Além de ficar em evidência perante a comunidade científica nacional, o Instituto abre mais um canal para mostrar seus resultados, partici-pando ativamente das tomadas de decisão em relação à publicação de trabalhos na Revista Científica PAT”, explicou André.

O membro do Conselho Edito-rial faz a leitura prévia do artigo e

fornece parecer sobre a possibilida-de de sua publicação, considerando diversas características como rele-vância do tema e qualidade científi-ca do trabalho. Caso o parecer seja positivo, o artigo é encaminhado para os Revisores Ad Hoc, que fa-zem uma revisão mais detalhada do trabalho. Portanto, o papel do Editor componente do Conselho Editorial é fundamental, pois tem o poder de decidir, isoladamente, se um artigo será publicado ou não, consideran-do sua qualidade de elaboração.

Conheça a revista por meio do link: http://www.revistas.ufg.br/index.php/pat/about

Mais um mestre no Incaper!

O extensionista de Itarana, Jean Carlos Daré, desenvolveu a dissertação de mestrado na área de Recursos Hídricos e Manejo de Irrigação.

Page 3: Por dentro · os mitos e verdades na alimentação, dando orientações sobre a impor-tância de manter uma alimentação adequada aliada à necessidade da prática de exercícios

Por dentro do Incaper

06 de Maio de 2013

- Qual o tema da sua dissertação?Caracterização da demanda de

água em sistemas de irrigação na ba-cia do Córrego Sossego em Itarana-ES.

- Por que decidiu pesquisar so-bre esse assunto?

O mestrado em Engenharia Agrí-cola foi voltado para Recursos Hídri-cos e Manejo de Irrigação. O interesse no tema ocorreu porque, no Espírito Santo, a agricultura irrigada ocupa uma relevante área, responsável por gerar empregos e renda. Em muitas regiões do Estado, as chuvas são es-cassas e/ou irregulares, acarretando em incertezas e prejuízos quanto à qualidade e à produtividade, afetan-do a renda dessas famílias. Tentando amenizar os impactos da chuvas es-cassas e/ou irregulares, os agricultores utilizam cada vez mais a irrigação.

Então, cada agricultor de forma isolada, adquire o seu sistema de ir-rigação, normalmente sem orienta-

3

ção técnica. Quando a demanda por água para irrigação em uma bacia hidrográfica excede a sua disponi-bilidade, traz prejuízos econômicos, sociais e ambientais. O objetivo do trabalho foi conhecer a demanda de água para irrigação na bacia, com-parando com o histórico de chuvas.

- Qual a importância da pesqui-sa para o Incaper e para a socie-dade?

A pesquisa é o início da pos-sibilidade de o Estado planejar a utilização dos recursos hídricos.

- Como ter acesso à sua dissertação?A dissertação de mestrado está

em fase de publicação. Após essa fase, será enviada cópia impressa para a biblioteca do Incaper, o escri-tório de Itarana, a Biblioteca Central da UFV e o Departamento de Enge-nharia Rural da UFV. Terá também um versão online em pdf.

Opinião da Banca

O coordenador da Me-teorologia do Incaper, José Geraldo Ferreira, foi coorien-tador de Jean e participou da banca examinadora na defesa da dissertação. Ele concedeu um depoimento ao Por Den-tro do Incaper a respeito des-sa dissertação:

“A Dissertação de Mestra-do do Jean foi desenvolvida na bacia do Córrego do Sossego. Esta bacia está localizada no município de Itarana, no qual ele atua como extensionista. Assim, as informações gera-das são de fundamental im-portância para que ele possa elaborar um planejamento de uso da água nas propriedades rurais daquela região.

Essa dissertação é o início de um trabalho para elabora-ção de um plano de manejo integrado da irrigação dentro das propriedades e mesmo en-tre propriedades, no sentido de otimização do uso da água e minimização dos conflitos pelo seu uso, principalmen-te nos períodos de estiagem prolongada, quando a vazão torna-se muito pequena, im-possibilitando que todos os produtores rurais utilizem esse recurso ao mesmo tempo”.

PERFIL: ATuAçãO nO InCAPERJean Carlos ingressou no Incaper em 2005, é Engenheiro Agrô-

nomo pela Universidade Federal do Espírito Santo - UFES (2002); Especialista em Cafeicultura Empresarial pela Universidade Fede-ral de Lavras - UFLA (2004); e Mestre em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa - UFV (2013). Em Itarana, possui experiência em cafeicultura (Conilon e Arábica), fruticul-tura (limão ‘tahiti’, banana e mamão), olericultura, recursos hí-dricos (projetos de barragens, projetos de dimensionamento e de manejo de irrigação, gestão da água a nível de bacia hidrográfica), licenciamento ambiental (secador e despolpador de café).

Entrevista: Jean Carlos DaréIncaper por toda a parte

ErrataDiferentemente do que informamos na edição número 03 do Por Dentro do Incaper, a cidade de Foz do Iguaçu fica no Estado do Paraná e não no Rio Grande do Sul. A todos os atentos leitores que nos corrigi-ram, nosso muito obrigada.

Page 4: Por dentro · os mitos e verdades na alimentação, dando orientações sobre a impor-tância de manter uma alimentação adequada aliada à necessidade da prática de exercícios

Por dentro do Incaper

06 de Maio de 2013

Mais com Menos: economia dosgastos públicos

Você conhece o Mais com Menos?

Trata-se do Programa de Contro-le e Eficiência do Gasto Público, que tem por objetivo aumentar a eficiên-cia do gasto, preservando a qualidade da prestação dos serviços públicos em benefício da população. Quanto me-nor o desperdício e melhor utilização dos serviços, mais se investe em pro-gramas, obras e ações sociais.

O Programa, Iniciado em maio de 2009, tem como diretrizes controle, ética, transparência e eficiência. À Se-ger cabe a coordenação do programa; aos órgãos da Administração Direta, Autárquica e Fundacional, através dos seus representantes, caberá analisar as despesas, através de parâmetros e indicadores, de preço e de consumo, identificando as oportunidades de melhoria da eficiência do gasto. O re-presentante do Programa junto ao In-caper é o servidor Mak Spavier.

FuncionamentoInicialmente, todos os gas-

tos com energia, água, limpeza, conservação e vigilância, de cada unidade dos diversos órgãos, es-tão sendo lançados no sistema SIGED para acompanhamento na execução dos serviços e ava-liação através de relatórios geren-ciais. Em breve, também serão lançadas informações das despe-sas de combustível, manutenção de veículos e passagens aéreas.

Além disso, campanhas de conscientização vem sendo im-plementadas, de forma que o uso responsável e a diminuição do desperdício façam parte do dia-a-dia do serviço público no Es-tado do Espírito Santo, ajudando a criar uma atitude mais ética e transparente.

Dicas do Mais com Menos

Economia de energia: desligar os monitores de computador, as lâmpadas e o ar condicionado da sala quando as pessoas estiverem ausentes.

Economia de água: fechar a torneira enquanto estiver esco-vando os dentes.

Economia de Descartáveis: Tra-zer copos e canecas de casa para tomar água e cafezinho, evitando o uso de copos descartáveis.

Essas atitudes demonstram não apenas preocupação com o uso ra-cional dos recursos públicos, mas também uma postura sustentável para com o meio ambiente.

Quem economizou

Em diversas unidades do In-caper, o esforço dos seus servi-dores na busca de parceria com as Prefeituras Municipais têm obtido bons resultados para diminuir gastos com custeio: pagamentos de água, energia, telefone, combustível e lavagem de carros são alguns dos con-vênios firmados entre as duas Instituições.

Das faturas de energia elétri-ca que são pagas pelo Incaper, destacamos alguns escritórios que fazem o dever de casa e ga-rantem as menores despesas. São eles: ELDR’s de Conceição da Barra, Guaraná, Nestor Go-mes, Paraju, Pedra Azul, Soore-tama, Vargem Alta e Vila Velha.

4

Page 5: Por dentro · os mitos e verdades na alimentação, dando orientações sobre a impor-tância de manter uma alimentação adequada aliada à necessidade da prática de exercícios

Por dentro do Incaper

06 de Maio de 2013

Ginástica laboral

O Departamento de Recursos Humanos (DRH) pretende realizar, no mês de maio, um levantamento junto aos servidores da Sede sobre o interesse em participar da ginás-tica laboral. Essa ação já acontece no Regional Centro Serrano, em

Saúde em dia em Pacotuba

Os servidores do Sul Caparaó colocaram a saúde em dia em 29 de abril, por meio do Circuito Saúde, realizado na Fazenda Experimen-tal de Bananal do Norte, em Paco-tuba, Cachoeiro de Itapemirim. A atividade foi feita em parceria com a Prefeitura Municipal. Cerca de 44 servidores do regional estiveram presentes.

Foi feita aferição de pressão ar-terial, glicemia capilar e avaliação antropométrica (IMC), além de vacinação contra o vírus da gripe (influenza), hepatite e dupla vi-ral (difteria e anti-tétano). Houve

Ginástica laboral já é uma realidade no Centro Serrano.

uma palestra com a nutricionista Antonia De Mari que falou sobre os mitos e verdades na alimentação, dando orientações sobre a impor-tância de manter uma alimentação adequada aliada à necessidade da prática de exercícios físicos regula-res para manter uma vida saudavél.

parceria com a Associação dos Ser-vidores do Incaper (ASSIN).

O levantamento será feito por e-mail. Por isso, o DRH solicita que todos respondam o questionário, a fim de implantar a atividade na Sede do Incaper.

Conheça alguns benefícios da ginástica laboral:

Integração entre servidoresPrevenção e diminuição de

distúrbios osteomusculares rela-cionados ao trabalho (DORT)

Alívio do estresseReeducação posturalDiminuição do sedentarismoFlexibilidade corporal

Circuito Saúde ajuda a previnir doenças.

5

Qualidade de vida

Page 6: Por dentro · os mitos e verdades na alimentação, dando orientações sobre a impor-tância de manter uma alimentação adequada aliada à necessidade da prática de exercícios

Por dentro do Incaper

06 de Maio de 2013

novo Modelo de Gestão em foco no Centro Serrano e Sul Caparaó

Os rumos para se chegar ao Incaper do Futuro puderam ser conhecidos pelos servidores do Centro Serrano e do Sul Caparaó na última terça-feira (30). Cerca de 80 pessoas participaram da apresentação do Modelo Integra-do de Gestão por Resultados e do Escritório de Gerenciamento de Processos e Projetos (EGPP), em Domingos Martins.

Além da apresentação do novo modelo, os servidores tomaram conhecimento do redesenho de um dos processos críticos do Inca-per, a Integração Pesquisa x Ater. O pesquisador do Centro Serra-no, líder do processo e responsá-vel pela sua implantação, André Guarçoni, realizou a apresentação. O público acolheu a proposta com expectativas positivas.

Na ocasião, a zootecnista do Incaper, Juliana de Barros Valle, também apresentou a adequação do projeto “Estudos para demar-cação de parques aquícolas ma-rinhos do Espírito Santo” à nova metodologia de gerenciamento

de projetos. “É uma forma de dar uma identidade ao projeto, pos-sibilitando avaliação e correção durante o período de execução”, afirmou Juliana.

Processos e ProjetosImplantar o Modelo Integrado

de Gestão por Resultados passa por mudar diversos procedimen-tos internos e também a forma de estruturação de projetos no In-caper. Por isso, desde o segundo semestre de 2012, sete processos críticos foram escolhidos para serem redesenhados: Gestão Eco-nômico – Financeira com foco no Orçamento; Integração Pesquisa x ATER; Gestão do Conhecimento; Gestão da Informação; Comerciali-zação de Produtos e Serviços; Ges-tão de Suprimentos; Gestão de Pes-soas. Esses são macroprocessos que são compostos de vários processos, que gradativamente serão redese-nhados.

Sobre todos esses temas, foi feito um levantamento de como

funciona hoje (mapeamento), os principais problemas na execu-ção dessas atividades (rupturas) e elaborada uma nova proposta de como deveriam funcionar (re-desenho). Esses novos processos começarão a ser implantados e haverá um Manual de Procedi-mentos que será disponibilizado a todos os servidores, após a avalia-ção e estabilização do processo. A estimativa é de que 70 processos sejam redesenhados, conforme a Fundação Dom Cabral.

Sobre a nova metodologia de gerenciamento de projetos, foram escolhidos, inicialmente, sete para serem readequados, conforme critérios definidos pela Direto-ria e pela Fundação Dom Cabral: PAC EMBRAPA; Plano Local de Desenvolvimento da Maricultu-ra; Polos de Fruticultura (Polo de Citrus); Vitrine Tecnológica de Produção de Leite; Melhoramen-to de Coffea Canephora; Reflores-tar (Extensão Ambiental) e MDA ATER/2009.

EGPPPara gerenciar essas mudanças

nos processos e projetos do Inca-per, está sendo criado o Escritório de Gerenciamento de Processos e Projetos (EGPP), que será uma unidade administrativa, com função de assessoria, ligada ao Diretor-Presidente. A equipe do escritório ficará responsável pela coordenação dessas mudanças no Instituto.

Servidores participam, no Centro Serrano, da apresentação do Modelo Integrado de Gestão por Resultados.

6

Modelo Integrado de Gestão por Resultados

Page 7: Por dentro · os mitos e verdades na alimentação, dando orientações sobre a impor-tância de manter uma alimentação adequada aliada à necessidade da prática de exercícios

Por dentro do Incaper

06 de Maio de 2013

Por dentro do Incaper - Boletim informativo de circulação internaRua Afonso Sarlo, 160 - Bento Ferreira Vitória-ES - CEP 29052-010 Tel / Fax (27) 3636 9865 Departamento de Comunicação e Marketing [email protected] www.incaper.es.gov.br Twitter: @incaperFacebook: Incaper

Diretor-Presidente: Evair Vieira de MeloDiretor-Técnico: Aureliano Nogueira da CostaChefe de Departamento: Liliâm Maria Ventorim FerrãoAssessoria de Comunicação: Juliana Es-teves/Luciana SilvestreEdição: Luciana Silvestre Diagramação: Cristiane Silveira/ Rafael Teixeira (estagiário)Periodicidade: Semanal

Expediente

Agenda

Circuito Saúde na Sede, 8h às 17h.

Apresentação do Modelo Integrado de Gestão por Resultados e do Es-critório de Gerenciamento de Pro-cessos e Projetos (EGPP), no Centro Norte, envolvendo os servidores do Extremo Norte.

ATENÇÃO! A atividade ocorrerá entre 9h30 e 16h

09/05:

13/05: A equipe da assessoria de co-municação do Incaper está de cara nova. A jornalista Milan Salviato, mais conhecida como Mila, pas-sou a integrar a equipe no lugar de Eduardo Brinco, que foi remaneja-do pela Secretaria de Comunicação para o DETRAN.

Mila é natural de Santa Teresa e já atuou nas Assessorias de Comu-nicação da Associação dos Muni-cípios do Estado do Espírito Santo (AMUNES), da Prefeitura de Santa Teresa e da Deputada Luzia Toledo.

No Incaper, sua expectativa é agregar conhecimento e apren-dizagem, aproveitar ao máximo

essa oportunidade para crescer profissionalmente com ética e transparência.

Para entrar em contato com ela, envie um e-mail para [email protected] e ligue no 3636-9868.Mila, seja bem-vinda ao Incaper!

Gente nova na comunicação

“Achei a proposta muito boa, pois no campo somos bombarde-ados de perguntas e teremos uma atuação mais segura com o traba-lho integrado com os pesquisa-dores. É um momento oportuno para mudanças na instituição, a sociedade nos cobra resultados

e transparência. A estrutura do Incaper está se adaptando a essa nova proposta e irá melhorar bastante quando finalizar a im-plantação” (Aristodemos de Paiva Hassem, extensionista, ELDR Ibi-tirama).

“Tenho uma grande expecta-tiva com o modelo de gestão por resultados, pois é uma maneira

clara e transparente de atender às demandas do público e usar os recursos financeiros de for-ma eficiente. Para o pesquisador, a integração Pesquisa x Ater irá avançar no desenvolvimento do trabalho porque a pesquisa pura produz conhecimento, mas tem dificuldade de compartilhar. Com esse novo processo de integração, os pesquisadores do Incaper esta-rão numa posição única, pois, em conjunto com a extensão, pode-rão interagir diretamente com a sociedade” (Roberta Guimarães de Souza, pesquisadora de Recur-sos Naturais, Centro Serrano).

Eu curti o novo modelo

7

Modelo Integrado de Gestão por Resultados

Atenção técnicos do Incaper do Centro norte e Extremo norte: Lançamento da Colheita do Café

Na próxima terça-feira (14), ocorrerá o Lançamento da Colheita do Café e da 6ª edição da Campanha pela Melhoria da Qualidade do Café, no viveiro da Cooabriel, em São Domingos do Norte. Contamos com a mobilização e participação de todos nesse evento, que terá início às 9 horas!