por dentro · mento sobre a dinâmica do crédito rural, do microcrédito e de como o estado atuou...

7
31 de maio: Dia mundial sem tabaco Por dentro da área de compras Por dentro Novos servidores concluem 1ª etapa de capacitação continuada do Incaper Páginas 2 e 3 Páginas 4 Pág.7 Ano 1 - Número 7 - 27 de Maio de 2013 Licença médica: como proceder Página 5 e 6 do Movimentação de servidores Pág.7 Intercâmbio no Pará Pág.3

Upload: trantruc

Post on 20-Dec-2018

212 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Por dentro · mento sobre a dinâmica do crédito rural, do microcrédito e de como o Estado atuou com a metodolo-gia do Pronaf Sistêmico no atendi-mento a duas mil famílias. A

31 de maio: Dia mundial sem tabaco

Por dentro da áreade compras

Por dentro Novos servidores concluem 1ª etapa de capacitação continuada do Incaper Páginas 2 e 3

Páginas 4

Pág.7

Ano 1 - Número 7 - 27 de Maio de 2013

Licença médica:como proceder

Página 5 e 6

do

Movimentação de servidores Pág.7

Intercâmbio no Pará Pág.3

Page 2: Por dentro · mento sobre a dinâmica do crédito rural, do microcrédito e de como o Estado atuou com a metodolo-gia do Pronaf Sistêmico no atendi-mento a duas mil famílias. A

Por dentro do Incaper

27 de Maio de 2013

O trabalho do Incaper por toda parte

2

Capacitação ContinuadaA 1ª etapa da capacitação con-

tinuada dos Técnicos e Agentes de Desenvolvimento Rural do Incaper teve como objetivo geral promover processos de formação visando à excelência dos serviços do Institu-to. A metodologia do Projeto foi

baseada na alternância entre teoria e prática e na relação de formação entre os próprios servidores. Houve 7 módulos de capacitação, com os temas integração pesquisa e Ater; desenvolvimento rural sustentável e o papel do agente de desenvolvi-

Novos servidores concluem 1ª etapa de capacitação continuada do Incaper

Integração pesquisa e Ater e inte-ração com cerca de 50 comunidades rurais do Espírito Santo. Esse foi o saldo da 1ª etapa de capacitação con-tinuada dos servidores da área fina-lística do instituto, encerrada com o último módulo nos dias 21, 22 e 23 de maio. A apresentação dos traba-lhos finais, ocorrida no Centro de Comércio do Café, em Vitória, en-volveu cerca de 100 novos servidores e foi marcada pela troca de experiên-cias da ação dos pesquisadores e ex-tensionistas nos municípios.

De acordo o chefe do Depar-tamento de Operações Técnicas (DOT), José Carlos Grobério, os tra-balhos estavam muito bons. “Houve um entendimento da metodologia de ação do Incaper. Os novos ser-vidores puderam interagir com as comunidades, com os parceiros, e entre pesquisa e extensão”, opinou Grobério.

Para a extensionista do ELDR de Pedra Azul, Cintia Aparecida Bre-menkamp, a capacitação ajudou a compreender o Incaper. “Aprende-mos metodologias e ferramentas para lidar com o agricultor e tivemos uma ótima interação entre os cole-gas. O mais interessante foi o último módulo, pois norteou nosso traba-lho no instituto e serviu de exemplo para as próximas ações que iremos desenvolver”, falou Cintia.

Incaper por toda a parte

Mesas de debate discutem trabalhos finais

Seminário de integração pesquisa e ater marca último módulo da capacitação

Page 3: Por dentro · mento sobre a dinâmica do crédito rural, do microcrédito e de como o Estado atuou com a metodolo-gia do Pronaf Sistêmico no atendi-mento a duas mil famílias. A

Por dentro do Incaper

27 de Maio de 2013 3

Intercâmbio na Emater ParáAprimorar o processo de ges-

tão do Incaper. Esse foi o objetivo do intercâmbio realizado na Ema-ter do Pará pelos servidores Eric Borges Scardino, do Centro de Processamento de Dados (CPD); José Braz Venturim, coordenador de agricultura familiar; Luciano Oliveira, do Departamento de Pla-nejamento e Captação de Recursos (DPC) e Maxwel Assis de Souza, chefe da área de Ater, entre os dias 15 e 17 de maio.

“Pudemos conhecer ferramen-tas exitosas de controle e avalia-ção, como o Sistema de Acom-panhamento da Ater (Sisater) e o Cadastro Ambiental Rural (CAR). A Emater tem isso desenvolvido e está aperfeiçoando”, disseram os servidores. A troca de experiências também possibilitou o conheci-mento sobre a dinâmica do crédito rural, do microcrédito e de como

o Estado atuou com a metodolo-gia do Pronaf Sistêmico no atendi-mento a duas mil famílias.

A equipe do intercâmbio falou que a adoção desses sistemas pode proporcionar um avanço no pro-cesso de gestão do Incaper. “Te-mos que aproveitar esse momen-to de redesenhos de processos no instituto e discutir a adoção dessas tecnologias. Irá melhorar a gestão de nossas ações, alinhando-as às diretrizes das políticas públicas do

Estado e à gestão por resultados”, afirmaram.

Como encaminhamentos do intercâmbio, a Emater do Pará fi-cou de fornecer a matriz de seu sistema de monitoramento de Ater para o Incaper. Já o instituto, irá assessorá-los na reformulação de sua atuação visando à integração da pesquisa e Ater, uma vez que, atualmente, a instituição trabalha apenas com assistência técnica e extensão rural.

Equipe do Incaper conhece novas ferramentas de gestão na Emater Pará

mento rural; aprendizagem e ação participativa; o processo de plane-jamento; agricultura familiar e as políticas públicas para o seu forta-lecimento e desenvolvimento; dire-trizes técnicas sob o paradigma do desenvolvimento sustentável; en-trega dos planos de trabalho.

De acordo com o DRH, a capaci-tação terá continuidade a partir das áreas de atuação específicas no In-caper, nos municípios e regionais.

Por dentro do IncaPer no sIte

Os informativos Por Dentro do Incaper estão disponíveis para donwload na área restrita do site do Incaper. Basta entrar com seu login e senha e acessá-los. Não deixe de participar do nosso informativo! Se você tem alguma sugestão de pauta, informações e assuntos de relevância para o conjunto dos servidores, envie e-mail para [email protected] ou ligue para (27) 3636-9865.

DRP realizado em Jerônimo Monteiro durante trabalho final da capacitação

Incaper por toda a parte

Page 4: Por dentro · mento sobre a dinâmica do crédito rural, do microcrédito e de como o Estado atuou com a metodolo-gia do Pronaf Sistêmico no atendi-mento a duas mil famílias. A

Por dentro do Incaper

27 de Maio de 2013

Por dentro da Área de Compras

“No serviço público, não bas-ta ter dinheiro para comprar. Há uma série de outros procedimen-tos que fazem parte de um pro-cesso de compra”. Partindo dessa explicação, a equipe da Área de Compras, Sílvia, Zé Maria e Regi-na, conversou com o Por Dentro do Incaper e apresentou um pou-co do funcionamento desse setor. Confira a entrevista:

Quais os procedimentos para se fazer uma compra no Incaper?

Um processo de compra per-corre um longo caminho na ins-tituição, o qual passa por várias áreas. Os mais diretamente envol-vidos, além da Área de Compras, são: Área de Material e Patrimô-nio (AMP), Comissões de Licitação (CPL), Departamento Financeiro (DEF), Departamento de Plane-jamento e Captação de Recursos (DPC) e o Ordenador de Despesas do órgão.

Entre as ações específicas da Área de Compras estão a pesquisa

Por dentro dos setores

de preços no mercado, notifica-ção dos fornecedores para con-corrência, apuração das certidões fiscais, comunicação de empenho e resultado de compra. Além dis-so, a área atua conforme o Sistema Integrado de Gestão Administra-tiva (SIGA) e de acordo com a Lei federal 8666/93.

Quais os principais fatores responsáveis pela demora de uma compra?

Além de todas as exigências le-gais, como prazos mínimos, e dos procedimentos do SIGA, a falta de especificação dos produtos e ser-viços pelo solicitante e o desinte-resse dos fornecedores em vender para o serviço público. Este últi-mo ocorre, principalmente, por causa da documentação exigida para vender para o poder público e do trâmite burocrático. Por isso, a Área de Compras conta com a colaboração dos servidores na in-dicação de fornecedores.

Já a falta de especificação está

relacionada à descrição inadequa-da dos materiais e serviços pelos servidores solicitantes. Muitas vezes, a descrição vem incomple-ta, sem detalhamento ou direcio-nada para uma marca específica. Além de gerar atraso no processo de compra, isso pode acarretar a entrega de um item ou a execução de um serviço que não atende ao solicitante, justamente porque não foi bem especificado.

A orientação é de que a espe-cificação ocorra da forma mais detalhada possível, inserindo pa-râmetros para a compra dos ma-teriais. Porém, por questões legais, não se pode copiar, na íntegra, modelos de marcas específicas na internet ou de um folder do fabri-cante, pois isso direciona a com-pra e impede a concorrência.

Qual a importância da Área de Compras?

Toda aquisição de materiais de consumo e permanentes e a con-tratação de serviços, de todas as unidades do Incaper, passa pela Área de Compras. Sem nosso tra-balho, não haveria todos os bens e serviços que existem no Instituto. O que tem aqui dentro, nós com-pramos!

Quem é a equipe?

Sílvia Aquino Barreiros, chefe da área, servidora do In-caper há 25 anos; José Maria Carvalho, servidor há 27 anos; e Regina Maria da Rocha, fun-cionária da Embrapa à disposi-ção do Incaper há 29 anos.

Regina, Sílvia e José Maria

4

Page 5: Por dentro · mento sobre a dinâmica do crédito rural, do microcrédito e de como o Estado atuou com a metodolo-gia do Pronaf Sistêmico no atendi-mento a duas mil famílias. A

Por dentro do Incaper

27 de Maio de 2013

Licença Médica: como proceder?

5

Muitos servidores têm dúvidas sobre como proceder em relação a atestados e à marcação de perícias médicas no Instituto de Previdência dos Servidores do Estado do Espí-rito Santo (IPAJM). Por isso, o Por Dentro do Incaper trouxe alguns es-clarecimentos a respeito, de acordo com a Portaria 005/2012 que nor-matiza os procedimentos de perícia junto ao IPAJM. Confira:

O que é a perícia médica?É a confirmação da licença mé-

dica pelo IPAJM. O período deter-minado pelos médicos do Estado é que vale, oficialmente, para a licença médica do servidor.

Quando é preciso recorrer ao IPA-JM para marcar a perícia médica?

Nos casos de licença médica para tratamento da própria saúde do ser-vidor acima de 5 dias durante todo o ano. Se o servidor tiver licenças in-tercaladas e elas chegarem ao limite de 5 dias ao ano, ele precisará passar

pela perícia. Por exemplo: eu tive uma licença de 3 dias em determinado mês. Se em outra ocasião no mesmo ano eu pre-cisar me licenciar por mais 3 dias, terei que marcar a perícia, pois já ultrapassa o período li-mite estabelecido em lei.

Atenção: Cada servidor deve controlar os atestados médicos para que não passem de 5 dias anuais sem passar pela perícia médica. Caso contrário, o DRH não poderá lançar no sistema.

Como proceder com as li-cenças até cinco dias?

Para atestados médicos com período inferior a 5 dias, basta realizar a entrega dos mesmos, junto com a folha de frequên-cia, onde o servidor é lotado: os da Sede, entregam no Departa-mento de Recursos Humanos (DRH); os dos Centros Regio-nais, do seu respectivo CRDR e os dos escritórios locais, entre-

gam no seu ELDR que deve en-caminhar ao Centro Regional.

E o que fazer no caso de prorrogação da licença médica?

A prorrogação deve ser mar-cada por telefone 5 dias antes do fim do prazo da licença. O servi-dor deve pegar uma nova Guia de Inspeção Médica (GIM) onde estiver lotado (ELDR, CRDR e Sede/DRH). Deve-se levar um novo atestado médico ao IPA-JM.

Quais tipos de licença neces-sitam de marcação de perícia?

Licença para tramento da própria saúde. No caso de afas-tamento por acidente de serviço, o DRH deve ser avisado ime-diatamente para que se abra um processo para apuração do aci-dente de trabalho.

Licença por motivo de doen-ça em pessoa da família (cônju-ge ou companheiro, filhos, pais, irmão).

Licença maternidade

Entrega da GIM, por um sservidor, no DRH

Departamentos - DRH

Page 6: Por dentro · mento sobre a dinâmica do crédito rural, do microcrédito e de como o Estado atuou com a metodolo-gia do Pronaf Sistêmico no atendi-mento a duas mil famílias. A

Por dentro do Incaper

27 de Maio de 2013

Comemoração de aniversariantes na Fazenda de Marilândia

A comemoração dos aniversa-riantes do quadrimestre chegou para os servidores da Fazenda Ex-perimental de Marilândia. A ação ocorreu no dia 22 de maio, com a participação de 17 pessoas. Entre os servidores da Fazenda, nove pessoas completaram mais tempo de vida no período de janeiro a maio deste ano.

“A confraternização foi agra-dável, proporcionou interação, fortalecendo os laços de compa-nheirismo entre os servidores. Por meio de dinâmica de grupo, cada servidor falou seu tempo de tra-balho no Incaper e, considerando que têm muitos servidores que possuem mais de 30 anos de servi-ços prestados, houve manifestações afetivas de dedicação e amor ao In-caper”, relatou a assistência social

6

Qualidade de vida

do Incaper, Hildeneia Patrício.Essa foi mais uma ação do Pro-

jeto de Qualidade de Vida para os servidores do Incaper, desenvolvi-

do pelo Departamento de Recur-sos Humanos (DRH), em parceria com a ASSIN.

Integração e emoção marcou aniversários na fazenda de Marilândia

Quais os documentos neces-sários para a perícia médica?

• Carteira de identidade• Guia de Inspeção Médi-

ca (GIM) carimbada e assinada pela chefia imediata. É solicitada no DRH, no caso da Sede, e nos Centros Regionais e Escritórios Locais, no caso dos servidores do interior.

•Atestado/laudo médico, con-tendo CID, data, assinatura e carimbo do médico com CRM e especialidade.

• Cópia de exames comple-mentares e os originais para con-ferência.

No caso de licença maternida-

de, além dos documentos citados acima, laudo médico obstreta e cópia da certidão de nascimento do bebê.

Para licença de acompanha-mento de familiares, é necessário apresentar laudo médico/atesta-do do familiar e comprovação de que é indispensável a presença do servidor ao tratamento do fa-miliar, o que é feito por meio de entrevista ou visita da assistente social do IPAJM.

Como agendar a perícia médica?A perícia deve ser agendada

no 1º dia de afastamento do ser-vidor pelo telefone 0800 283 6640

ou diretamente no IPAJM no en-dereço Rua Desembargador José Batalha, 121, Consolação, Vitó-ria, ES. Nesse momento, o ser-vidor deve informar o número funcional.

No dia marcado, caso o ser-vidor, em razão do seu estado de saúde, não apresente condições de comparecer ao IPAJM, ele poderá ser representado por um familiar maior de idade. Quando se tra-tar de licença para acompanhar pessoa da família, independente do número de dias em licença, o servidor deverá comparecer à Perícia Médica e não poderá ser representado.

Page 7: Por dentro · mento sobre a dinâmica do crédito rural, do microcrédito e de como o Estado atuou com a metodolo-gia do Pronaf Sistêmico no atendi-mento a duas mil famílias. A

Por dentro do Incaper

27 de Maio de 2013

31 de maio: Dia Mundial sem TabacoQualidade de vida

RAzõEs PARA dEIxAR O CIgARRO

• A fumaça do cigarro reúne, aproximadamente, 4,7 mil sub-stâncias tóxicas diferentes e mui-tas delas são cancerígenas.

• O tabagismo está ligado a 50 tipos de doenças como câncer de pulmão, de boca e de faringe, além de problemas cardíacos.

• No Brasil, 23 pessoas mor-rem por hora em virtude de doenças ligadas ao tabagismo.

• Crianças com sete anos de idade nascidas de mães que fu-maram 10 ou mais cigarros por dia durante a gestação apresen-tam atraso no aprendizado quan-do comparadas a outras crianças.

• A lei nº 12.546/2011 proíbe de fumar em recintos coletivos fechados, privados ou públicos em todo país.

A Organização Internacional do Trabalho calcula que, pelo menos, 200 mil trabalhadores morrem a cada ano devido à exposição à fumaça ambiental do tabaco no trabalho.

COMO PARAR dE fuMAR?

Você pode parar de fumar sozinho, fazendo interrupção abrupta, ou fazendo uma interrupção gradual, reduzindo o número de cigarros por dia. Se não conseguir parar de fumar sozinho, procure orientação médica. O Programa de Promoção da Saúde e Prevenção de Doenças da Unimed Vitória possui o Grupo de apoio ao tabagista, o qual oferece acompanhamento personalizado com equipe de saúde multidisciplinar. Para participar, basta ser cliente

Exonerações a pedidoThiago Monteiro dos Santos,

Técnico de Suporte em Desenvolvi-mento Rural, lotado no Centro Re-gional Centro Norte.

Diogo Antônio Silva Dias, Agen-te de Desenvolvimento Rural, lotado no ELDR de Afonso Cláudio.

Movimentaçãode servidores

Encontro de Preparação para Aposentadoria e Comemoração dos Aniversariantes da Fazenda de Bananal do Norte, em Pacotuba, Cachoeiro de Itapemirim.

Pré-lançamento das variedades de café (capacitação para os técnicos do Sul Caparaó e Centro Serrano) na Fazenda de Bananal do Norte, em Pacotuba, Cachoeiro de Itapemirim.

Pré-lançamento das variedades de café (capacitação para os técnicos do Centro Norte e Extremo Norte) na Fazenda de Marilândia.

Agenda Por dentro do Incaper - Boletim informativo de circulação internaRua Afonso Sarlo, 160 - Bento Ferreira Vitória-ES - CEP 29052-010 Tel / Fax (27) 3636 9865 Departamento de Comunicação e Marketing [email protected] www.incaper.es.gov.br Twitter: @incaperFacebook: Incaper

diretor-Presidente: Evair Vieira de Melodiretor-Técnico: Aureliano Nogueira da CostaChefe de departamento: Liliâm Maria Ventorim FerrãoAssessoria de Comunicação: Juliana Es-teves/Luciana SilvestreEdição: Luciana Silvestre diagramação: Cristiane Silveira/ Rafael Teixeira (estagiário)Periodicidade: Semanal

Expediente

28/05:

04/06:

07/06:

Você sabia que, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o fumo é uma das principais causas de morte evitável, atualmente, no planeta? Com o objetivo de incentivar a redução do uso do cigarro entre os ser-vidores do Incaper, o informativo desta semana traz algumas informações sobre o assunto.

dicas de saúde:• Viva um dia de cada vez e não se esqueça de que cada dia sem fumar é uma vitória;• Evite a primeira tragada do cigar-ro e pratique atividades físicas;• Evite locais com fumantes ou situações que estimulem o fumo;• Tente relaxar e respirar pro-fundamente sempre que estiver estressado;• Pense nos benefícios de parar de fumar e nos maléficios de continuar fumando;• Mude rotinas e procure novas ativida des;• Ajude um amigo a parar de fumar, trocando com ele algumas das suas experiências.

Unimed ou procure o DRH/Incaper e fale com as assistentes sociais Néia ou Janaína no telefone (27) 3636-9853.

7