população inca e maia

16

Upload: iago-felipe

Post on 23-Jul-2015

774 views

Category:

Education


1 download

TRANSCRIPT

Page 1: População Inca e Maia
Page 2: População Inca e Maia

DIVERSIDADE CULTURAL

Acredita-se que no final do séc. XV, a população das Américas não chegava a 50 milhões de pessoas, sendo 11 milhões incas e 15 milhões astecas. Durante essa época, achava-se que seus habitantes era tribais, sem uma organização política e cultural. Mas quando os europeus chegaram eles encontraram organizações populares na Mesoamérica.

Eles também tinham a agricultura desenvolvida, sendo a atividade econômica, além disso eles tinham técnicas desenvolvidas no artesanato, irrigação e atividades de comércio. Também tinham um grande um grande conhecimento sobre a matemática, astronomia e guerra.

Page 3: População Inca e Maia

MESOAMÉRICA

O continente foi descoberto pelo espanhol Cristovam Colombo , que desencadeou uma forte exploração espanhola sobre o território e na qual, foram descoberta os incas, os maias e os astecas. O império Asteca e o Maia se desenvolveu na região onde hoje se encontra a América Central ou a Mesoamérica.

Page 4: População Inca e Maia

OS OLMECAS

A primeira civilização a se destacar foi a dos Olmecas, no ano de 1.300 a.C. Eles ergueram pirâmides e grandes edifícios, se desenvolveram na agricultura, calendários e um artesanato com técnicas bastantes desenvolvidas. Mas em outros setores como o de transporte demoraram e se desenvolver.

Page 5: População Inca e Maia

A CIVILIZAÇÃO ASTECA

Segundo uma lenda, o deus Huitzilopochitli prometeu conduzir o povo asteca até uma região onde hoje se encontra a Cid, do México. O seu povo deveria construir um templo e erguer uma cidade onde tivesse uma águia devorando uma serpente. Essa peregrinação demorou 260 anos e quando chegaram no local ergueram um templo de bambus. Também construíram uma cidade com o nome de Tenothitithán, que chegou a ter 200 mil habitantes. Sua fundação ocorreu por volta do ano de 1325.

Page 6: População Inca e Maia

A Grande Tenochtitlán

Detalhe do mural do artista mexicano Diego Riveira, feito em 1945 com o nome “A grande Tenochtitlán

Page 7: População Inca e Maia

EDUCAÇÃO DE MENINAS E MENINOS

A educação das meninas na sociedade asteca cabia as mães, quando elas tinham seis anos elas observavam sua mãe tecendo, depois elas começavam a realizar as mais simples operações no tear de sua mãe. Quando estava com catorze anos fiavam algodões e varriam a casa e por fim aprendiam planamente a tear.

Nos primeiros anos a educação limitaram aos bons conselhos e as tarefas domesticas. Os meninos aprendiam a carregar água, madeira, acompanhava o pai no mercado e recolhia os grãos de milhos espalhados no chão.

Aos quinze anos, os jovens podiam entrar nos dois centro : O calmecac era uma espécie de templo e o telpochcalli que era uma formação de cidadãos para atuar no comércio.

Page 8: População Inca e Maia

RELIGIÃO E ARTE

Os astecas eram politeístas e tinham costumes de construir templos para seus deuses, as vezes construíam em forma de pirâmide, eles realizavam dentro desses templos cultos e sacrifícios humanos. As pinturas dessa época era muito utilizada tantos nos temas figurativos tanto nas formas geométricas e com cerâmicas vasos e outras utensílios. O artesanato era riquíssimo, os astecas tingiam os tecidos para a confecção de roupas e jóias.

Page 9: População Inca e Maia

ECONÔMIA

A agricultura era a base da economia ou o sustento dos astecas. Cultivavam-se milho, feijão, pimenta, abobora, cacau, algodão, tabaco, frutas e verduras.

Domesticavam vários animais como perus, cachorros e patos. A caça a pesca e a coleta também faziam das atividades de sobrevivência.

O artesanato e as cerâmicas pedras e metais junto com os outros produtos eram trocados e comercializados em mercados.

Page 10: População Inca e Maia

CALNDÁRIO ASTECA

O calendário asteca era muito complexo e mais antigo do que o gregoriano, eles dividiam o ano em 18 meses e cada mês era representado por um símbolo.

Além disso, o calendário tinha 365 dias.

Page 11: População Inca e Maia

IS INCAS

Os incas chegaram em terras férteis no final do séc. XIII. Influenciada pela cultura de outros povos, alcançaram uma grande sociedade por mais de três séculos. Os incas chamavam seus grandes impérios de “Quatros cantos do mundo”. Sou território ocupava as áreas do Equador Peru, Bolívia, Norte do Chile e da Argentina. Seu império chegou a alcançar cerca de 11 milhões de habitantes .

Page 12: População Inca e Maia

DOMINAÇÃO POLITICA

Os incas pagavam altas taxas tributárias a parti de seu trabalho, muitas vezes eles eram forçados a migrar para determinado território em que seus administradores mandavam. As famílias recebiam do governo uma porção de terra para o plantio e tinha que compartilhar o que produzia com os outros moradores. O governo exercia profundamente a palavra dos governantes e nem por isso eles deixaram de oferecer sua resistência. As terras permanecentes doa incas eram cortadas por uma rede de estradas que eram pavimentadas com pedras. A construção era assegurada pelo mito que era um sistema de distribuição de tarefas pelo qual os camponeses prestavam serviços a elas durante um ano.

Page 13: População Inca e Maia

ECONOMIA

Sua base econômica também era a agricultura. Como o seu território basicamente era montanhas, eles tiveram que desenvolver técnicas especificas. Nos desertos eles usavam a irrigação, e nos montanhas eles usavam “batentes” para segurar a terra. Ele cultivavam milho, feijão, batata, algodão, tomate, pimenta, abacaxi e outros produtos. Criavam as lhamas e ad

alpacas, que ofereciam lã, leite e carne além de transporte.

Page 14: População Inca e Maia

MACHU PICCHU

A cidade de Machu Picchu foi uma cidade que sobreviveu a conquista espanhola por ser construída a 2.400 metros de altura. Foi abandonada e não sebe o por que e nem quando isso ocorreu. Ela ficou coberta por plantas até ser encontrada pelo norte-americano Hiram Binghan no ano de 1911. Também foi palco de muitos sacrifícios para a virgem do Sol

Page 15: População Inca e Maia
Page 16: População Inca e Maia

Por: Iago Felipe de Sousa

7° ano “B”

Escola Estadual Barão do Rio Branco

Parelhas – RN

2012