ponto de interesse gr grande rota 42 dos montes de … · centro de saúde: +351 245 578 210...

2
GRANDE ROTA DOS MONTES DE MONFORTE GR 42 Siga apenas pelo trilho sinalizado. / Respeite a propriedade privada. / Evite fazer ruídos desnecessários. / Observe a fauna à distância. / Não danifique nem recolha amostras de plantas ou rochas. / Não deixe lixo ou outros vestígios da sua passagem. / Não faça lume e tenha cuidado com as beatas dos cigarros. / Seja afável com os habitantes locais. / Cuidado com o gado. Embora manso, não gosta da aproximação de estranhos às suas crias. / Deixe as cancelas como as encontrou. Se estiverem fechadas, confirme que ficam bem fechadas. Ponto de interesse Contactos úteis Câmara Municipal de Monforte: +351 245 578 060 Posto Municipal de Turismo: +351 245 578 067 SOS Emergência: 112 SOS Floresta: 117 Centro de Saúde: +351 245 578 210 Informações anti-venenos: +351 217 950 143 GNR: +351 245 573 220 Bombeiros Voluntários: +351 245 573 420 Junta de Freguesia de Vaiamonte: +351 245 564 105 Junta de Freguesia de Monforte: +351 245 578 200 VILLA ROMANA TORRE DE PALMA Da outrora abastada e auto-suficiente villa romana de Torre de Palma, pertencente à família Basilli, pouco mais resta que os seus alicerces. Pela extensão dos vestígios que se estendem sobre a suave colina, o local não deixa de irradiar mistério sobre como terá sido a sua sumptuosidade. Criada no século I com uma planta que atendia a funções predominantemente ligadas às atividades agrícolas, foi ampliada para dar lugar a uma villa com peristilo para recolhimento e lazer dos seus proprietários, assim perdurando até ao século V. A oeste está o que resta das termas utilizadas pelo proprietário. Com as suas salas destinadas a banhos quentes, tépidos e frios. Época aconselhada O percurso pode ser efetuado em qualquer época do ano, tendo os seus utilizadores que tomar algumas precauções com as elevadas temperaturas que se podem fazer sentir durante o verão e ao piso enlameado ou mesmo coberto de água durante o inverno ou nos períodos de maior precipitação. A travessia de algumas linhas de água poderá estar condicionada em alguns períodos do ano. NATUREZA: pastagens, zonas cerealíferas em regime extensivo, montado de azinho disperso ( habitats importantes para a conservação/manutenção da ZPE Monforte). PATRIMÓNIO: centro histórico de Monforte. ARTESANATO: trabalhos de arte pastoril em madeira, chifre, cortiça, pele e couro. GASTRONOMIA: açorda de coentros ou de poejos; sopa de batata com beldroegas; ensopado e assado de borrego. Doçaria: (bolos fintos (Páscoa), mexericos e nógado (Natal), charutos de Vaiamonte, toucinho rançoso de Monforte). Enchidos de porco preto; queijo Nisa (DOP). PERCURSOS EM NATUREZA Destaques Código de conduta virar à esquerda Co-Financiamento: Promotor: Percurso pedestre registado e homologado pela: Julho 2015 / 2500 exemplares Parceiro institucional: Sinalética FCMP caminho certo caminho errado virar à direita percurso coincidente GR com PR Baptistério da Basílica Paleocristã - (Villa Romana de Torre de Palma)

Upload: lynguyet

Post on 10-Nov-2018

213 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

GRANDE ROTADOS MONTES DE MONFORTE

GR42

Siga apenas pelo trilho sinalizado. / Respeite a propriedade privada. / Evite fazer ruídos desnecessários. / Observe a fauna à distância. / Não danifique nem recolha amostras de plantas ou rochas. / Não deixe lixo ou outros vestígios da sua passagem. / Não faça lume e tenha cuidado com as beatas dos cigarros. / Seja afável com os habitantes locais. / Cuidado com o gado. Embora manso, não gosta da aproximação de estranhos às suas crias. / Deixe as cancelas como as encontrou. Se estiverem fechadas, confirme que ficam bem fechadas.

Ponto de interesse

Contactos úteisCâmara Municipal de Monforte: +351 245 578 060Posto Municipal de Turismo: +351 245 578 067SOS Emergência: 112SOS Floresta: 117Centro de Saúde: +351 245 578 210Informações anti-venenos: +351 217 950 143GNR: +351 245 573 220Bombeiros Voluntários: +351 245 573 420Junta de Freguesia de Vaiamonte: +351 245 564 105Junta de Freguesia de Monforte: +351 245 578 200

VILLA ROMANA TORRE DE PALMADa outrora abastada e auto-suficiente villa romana de Torre de Palma, pertencente à família Basilli, pouco mais resta que os seus alicerces. Pela extensão dos vestígios que se estendem sobre a suave colina, o local não deixa de irradiar mistério sobre como terá sido a sua sumptuosidade.Criada no século I com uma planta que atendia a funções predominantemente ligadas às atividades agrícolas, foi ampliada para dar lugar a uma villa com peristilo para recolhimento e lazer dos seus proprietários, assim perdurando até ao século V. A oeste está o que resta das termas utilizadas pelo proprietário. Com as suas salas destinadas a banhos quentes, tépidos e frios.

Época aconselhadaO percurso pode ser efetuado em qualquer época do ano, tendo os seus utilizadores que tomar algumas precauções com as elevadas temperaturas que se podem fazer sentir durante o verão e ao piso enlameado ou mesmo coberto de água durante o inverno ou nos períodos de maior precipitação. A travessia de algumas linhas de água poderá estar condicionada em alguns períodos do ano.

NATUREZA: pastagens, zonas cerealíferas em regime extensivo, montado de azinho disperso (habitats importantes para a conservação/manutenção da ZPE Monforte).

PATRIMÓNIO: centro histórico de Monforte.

ARTESANATO: trabalhos de arte pastoril em madeira, chifre, cortiça, pele e couro.

GASTRONOMIA: açorda de coentros ou de poejos; sopa de batata com beldroegas; ensopado e assado de borrego. Doçaria: (bolos fintos (Páscoa), mexericos e nógado (Natal), charutos de Vaiamonte, toucinho rançoso de Monforte). Enchidos de porco preto; queijo Nisa (DOP).

PERCURSOS EM NATUREZADestaques Código de conduta

virar à esquerda

Co-Financiamento:

Promotor: Percurso pedestre registado e homologado pela:

Julho 2015 / 2500 exemplares

Parceiro institucional:

Sinalética FCMP

caminho certo caminho errado virar à direita percurso coincidenteGR com PR

Baptistério da Basílica Paleocristã - (Villa Romana de Torre de Palma)

Ribeira de Assumar

Rib

eira

Gra

nde

MONFORTE

Vaiamonte GR42

PR1MFT

IP2

IP2

EN369

EN369

1MI

2

34

5

67

MI8

9

12

13

14

15

16

17

1819 MI

20 2122

23

24

25

26 27

10 11 MI

falta mapao

30.5Km 11.00H

Vmuito difícil

407 m 227m

345m

adve

rsid

ade

do m

eio

orie

ntaç

ão

tipo

de p

iso

esfo

rço

físic

o

Pontos de interesse

Esta ZPE abrange os concelhos de Monforte e Fronteira, ocupando uma área de 1887,25 ha. Predominam as pastagens em regime extensivo e as zonas cerealíferas extensivas e semi-intensivas. Também ocorrem alguns olivais tradicionais de pequena dimensão e montados de azinho disperso, com pastagens e cereal no sub-coberto. Esta área foi estabelecida com o objetivo de favorecer a conservação das aves estepárias, principalmente a abetarda (Otis tarda) e o sisão (Tetrax tetrax), que ocorrem como nidificantes. Destaca-se ainda a presença de outras espécies de aves de interesse para a conservação como o milhafre-real (Milvus milvus), o tartaranhão-caçador (Circus pygargus), o peneireiro-cinzento (Elanus caeruleus), a calhandra-real (Melanocorypha calandra), a calhandrinha (Calandrella brachydactyla) e o rolieiro (Coracias garrulus).

Descrição do percurso

Abetarda (Otis tarda). A zona de Torre de Palma e Arribanas é uma área importante de ocorrência desta ave estepária, uma das que se localiza mais a norte.

Deixamos Monforte utilizando a Ponte Romana para atravessar a Ribeira Grande. O percurso desenvolve-se ao longo de uma extensa área de montado com azinheiras e sobreiros de idade e densidade variáveis, intercalados por áreas desarborizadas dedicadas a pastos ou a culturas forrageiras. Nalgumas áreas também se assiste à implantação de novos olivais intensivos.Toda a área surge como um puzzle onde se encaixam os terrenos de sucessivos montes, hoje em dia quase todos abandonados. Importa respeitar as vedações, nomeadamente as várias passagens que encontramos pelo caminho, evitando que qualquer desleixo possibilite a passagem do gado para outras parcelas. Para além de diversas barragens e dos muitos e extensos troços de onde a vista alcança horizontes muito distantes, salienta-se o Vale Marmeleiro - um vale bastante aberto, que se desenvolve a uma altitude ligeiramente superior. Depois de Vaiamonte e Monte das Freiras passamos no sopé do morro Cabeça de Vaiamonte e entramos na ZPE Monforte a caminho de Torre de Palma com o seu Monte e Estação Arqueológica, onde um centro interpretativo é dedicado à villa romana e ao que resta de uma basílica paleocristã com o seu muito raro batistério.

Zona de Protecção Especial Monforte

N

duraçãodistância dificuldadetipo de percurso desnível acumulado altitude máx/mín

perfil de altimetria nível de dificuldade

O grau de difi culdade é representado segundo 4 itens diferentes, sendo cada um deles avaliado numa escala de 1 a 5 (do mais fácil ao mais difícil).

subida

Carta Militar nº 384 (Serviço Cartográfico do Exército)

1:25000

Informação no local

Legenda Início e fim: junto à ponte romana sobre a Ribeira Grande, Monforte (GPS: 39º03'27,24''N; 7º26'35,04''O)

Sentido recomendado do percurso: contrário aos ponteiros do relógio Percurso pedestreEstrada asfaltada Curso de água

RestauraçãoAlojamento Multibanco

Farmácia Minimercado Posto de Turismo

Paisagem

Interseção de percurso

Villa Romana de Torre de Palma Pastoreio intensivo em montado

0 km 2.5 km

Monte Manteigas16

Menir da Carrilha17

Monte Carrilha18

Monte Torre de Palma19

Villa romana Torre de Palma20

Basílica Paleocristã21

Arribanas S. Domingos22

Arribanas Novas23

Barragem Víbora

1 Ponte romana

Monte do Zambujal2

Monte do Almo3

Quinta de Santo António4

Monte Cabeça Gorda5

Anta dos Esquerdos6

Monte Esquerdos7

Monte Cantos8

Vale Marmeleiro9

Vaiamonte 10

Monte das Freiras11

Monte da Cabecinha12

Ribeira do Pau13

Monte Relvacho14

Monte Zé Neca15

24

Lagar velho25

Fonte da Vila26

Monforqueijo27

Mesa InterpretativaMI

circular

0 84 12 16 20 24 28 30,5 Km

100

200

300

400 m

PORTALEGRE

Monforte

Arronches

ESPANHA

Zona de ProtecçãoEspecial Monforte