polÍtica páginas 3 manaus cassa alvarás de comércios não ... · verno tem liberdade para usar...

8
Página 02 POLÍTICA Wallace Oliveira denuncia falta de ação da concessionária de energia em Manaus Página 4 SAÚDE Amazonas usa app para monitorar pacientes com Covid-19 que estão em casa POLÍTICA Manaus cassa alvarás de comércios não essenciais Páginas 3 CNPJ 28.321.315/0001-50 MANAUS, 8 DE ABRIL DE 2020 * Ano 3 * Nº 625 Quarta-feira /jornaloportunidadesenoticias @onjornal @_onjornal INFORME PUBLICITÁRIO Página 6

Upload: others

Post on 18-Sep-2020

0 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: POLÍTICA Páginas 3 Manaus cassa alvarás de comércios não ... · verno tem liberdade para usar os recursos do Fun-do Eleitoral para o com-bate à pandemia da Co-vid-19, mas não

Página 02POLÍTICA

Wallace Oliveira denuncia

falta de ação da concessionária

de energia em Manaus

Página 4

SAÚDE

Amazonas usa app para monitorar

pacientes com Covid-19 que estão em casa

POLÍTICA

Manaus cassa alvarás de comércios não

essenciais

Páginas 3

CN

PJ 2

8.3

21.

315

/00

01-

50

MANAUS, 8 DE ABRIL DE 2020 * Ano 3 * Nº 625Quarta-feira /jornaloportunidadesenoticias @onjornal @_onjornal

INFORME PUBLICITÁRIO

Página 6

Page 2: POLÍTICA Páginas 3 Manaus cassa alvarás de comércios não ... · verno tem liberdade para usar os recursos do Fun-do Eleitoral para o com-bate à pandemia da Co-vid-19, mas não

MANAUS, QUARTA-FEIRA, 8 DE ABRIL DE 2020PolíticaOPORTUNIDADES & NOTÍCIASEDIÇÃO DIGITAL 2

Wallace Oliveira denuncia falta de ação da concessionária de energia em Manaus

O vereador Wallace Oli-veira (Pros) repudiou a falta de ação da empresa Amazonas Energia nes-te momento de pandemia em vários bairros da capi-tal. O repúdio foi feito du-rante seu pronunciamento na sessão ordinária virtu-al realizada nesta segun-da-feira (6/4), pela Câma-ra Municipal de Manaus (CMM). “Quero trazer meu repúdio com relação à empresa Amazonas Ener-gia que, mesmo durante um processo de proteção, com vários esforços sen-do efetivados no sentido de atenuar o sofrimento de pessoas nessa condi-ção anormal com relação ao pagamento das contas, as equipes dessa empresa continuam realizando de-terminadas situações fora

de contexto”, denunciou o parlamentar.

O vereador lembrou que há quase quatro anos foi feita uma solicitação de extensão de rede elétrica para as áreas dos bairros Santa Etelvina e Nova Ci-dade, na zona Norte, e até agora o serviço não foi fi-nalizado. “Temos uma si-tuação que perdura por quase quatro anos, que é a solicitação de uma ex-tensão de rede elétrica do Santa Etelvina e Nova Ci-dade. Sabemos que 70% dessa extensão já foi exe-cutada, porém o restante ainda não foi efetivado. Aquelas pessoas estão es-perando uma resposta da Amazonas Energia quanto a essa situação, mas nada foi feito, até agora”, relata o vereador.

Vereador pede ação civil para suspender ou diminuir

mensalidades das faculdades

Polêmica sobre o Fundo Eleitoral é usada para enfraquecer o

Parlamento, diz Maia“A culpa não é das insti-

tuições, no entanto, pre-cisamos, neste momento, nos unir em prol dos di-reitos de nossa popula-ção acadêmica e do inte-resse público coletivo”. A afirmação é do vereador Fransuá (PV), que na úl-tima semana, enviou ofí-cio ao Ministério Público do Estado do Amazonas (MP-AM) solicitando a suspensão ou redução das cobranças das men-salidades das faculdades particulares de Manaus.

Para Fransuá, uma vez que os custos foram re-duzidos com itens como manutenção e energia, é justo que os estudan-tes, que também tiveram seus rendimentos forte-mente afetados, paguem menos.

No documento o verea-

dor Fransuá destaca que é dever do Ministério Pú-blico do Estado do Ama-zonas defender o consu-midor e que o momento é de pensar no bem maior que é a saúde coletiva. O parlamentar frisa que a Lei 7.347/85 fundamen-tada no seu artigo 1º, II, confere a fundamenta-ção adequada para se procurar o judiciário, bem como a lei 8.078/90, chamada de Lei do Con-sumidor, que defende e preserva os direitos do consumidor. O artigo 39º, I, V e 59º, X e XV, prevê a competência indelével ao atendimento dos inte-resses sociais e individu-ais da população, e prin-cipalmente não permite que sejam violados os di-reitos dos estudantes de ensino superior.

O presidente da Câma-ra, Rodrigo Maia (DEM-RJ), afirmou que o go-verno tem liberdade para usar os recursos do Fun-do Eleitoral para o com-bate à pandemia da Co-vid-19, mas não o faz com o intuito de manter uma narrativa para enfraque-cer o Parlamento. Con-forme a Lei 13.488/17, o fundo totaliza R$ 2,035 bilhões e é voltado para custear as campanhas da eleição municipal previs-ta para outubro próximo. Maia fez a afirmação em videoconferência sobre “Orçamento e saúde fis-cal a longo prazo” orga-nizada pelo CEO Necton e o economista André Perfeito nesta terça-feira (7).

“O governo pode usar (os recursos), mas a de-mocracia precisa ser fi-nanciada, só que neste momento poderia usar. Não usa porque tem uma narrativa contra o Con-gresso”, disse.

Maia voltou a afir-mar que adiar a eleição e prorrogar mandatos abre um precedente pe-rigoso no futuro. Segun-do ele, um presidente com ampla maioria no Parlamento -- que não é o caso do presidente Bol-sonaro, como frisou Ro-drigo Maia -- pode que-rer se aproveitar de um momento de crise para prorrogar o seu manda-to.

Fonte: Agência Câmara de Notícias

Page 3: POLÍTICA Páginas 3 Manaus cassa alvarás de comércios não ... · verno tem liberdade para usar os recursos do Fun-do Eleitoral para o com-bate à pandemia da Co-vid-19, mas não

MANAUS, QUARTA-FEIRA, 8 DE ABRIL DE 2020PolíticaOPORTUNIDADES & NOTÍCIASEDIÇÃO DIGITAL 3

Manaus cassa alvarás de comércios não essenciais

A Prefeitura de Manaus deu início ontem, 7/4, à fiscalização dos comér-cios considerados não essenciais durante o pe-ríodo de enfrentamento ao novo coronavírus e que seguem abertos pela cidade. A ação reúne 52 fiscais da Vigilância Sani-tária Municipal e alcança-rá todos os bairros, com base no decreto 4.795, sancionado pelo prefeito Arthur Virgílio Neto e pu-blicado no Diário Oficial do Município (DOM), dis-pondo sobre a cassação e interdição de estabeleci-mentos que descumpram as medidas de controle da pandemia.

O prefeito afirmou que o decreto impõe rigor às estratégias municipais de enfrentamento da Co-vid-19 e busca reduzir a exposição crianças, adul-tos e idosos ao risco de contágio. “Tomamos a

decisão de cassar alva-rás, enquanto durar essa crise, de comerciantes que estão insistindo em aglomerar pessoas e não compreendendo o mal que estão fazendo para sua própria saúde, para

seus fregueses e para a cidade”, explicou Arthur, reforçando a importância apenas comércios com atividades essenciais, como farmácias e mer-cados, se manterem em funcionamento.

Plínio Valério condena propostas que penalizam trabalhador

Josué Neto propõe lei para regulamentar distribuição de gás

natural no AmazonasO senador Plínio Valério (PSDB-AM) defendeu, on-tem (7), a taxação de gran-des fortunas e condenou as propostas de suspen-der contrato do trabalha-dor e de passar para 30% a contribuição previden-ciária do servidor público, que já foi aumentada com a reforma da Previdência.

Para o senador, essas ideias não devem ser le-vadas adiante. Ele afirmou que o montante recolhido a partir dessas mudanças não se compara ao valor que o governo poderá ar-recadar se cobrar taxas sobre as grandes fortu-nas.

Plínio advertiu que, pas-sados os efeitos da pan-demia de covid-19, será preciso enfrentar a reali-dade.

“É um tabu que a gen-te não enfrenta. Se ta-

xássemos as grandes for-tunas e arrecadássemos R$ 60 milhões não preci-saríamos mexer no salá-rio do funcionário públi-co e nem precisaríamos ajudar os empresários a manter seus funcionários permitindo a suspensão de contrato. Tudo isso só vai perturbar ainda mais o mercado, ainda mais a nossa situação”, argu-mentou.

Fonte: Agência Senado

O Projeto de Lei (PL) nº 153/2020, que irá discipli-nar a prestação do serviço público de distribuição de gás natural canalizado, sob o regime de concessão, e a sua regulamentação so-bre a comercialização de gás natural no Amazonas, foi a novidade anunciada na Sessão virtual de ontem (7), da Assembleia Legisla-tiva do Amazonas (Aleam), pelo deputado Josué Neto (PRTB).

“Essa matéria será uma salvação econômica para o povo do Amazonas, nesse momento no qual nós pas-samos por uma crise sani-tária, por uma crise de saú-de, em que o nosso povo infelizmente está passando fome, porque nós não ti-vemos os recursos neces-sários e nós não tivemos a utilização correta desses recursos”, disse.

Levando em considera-ção que o Amazonas pro-

duz na Bacia de Urucu (a 363 km de Manaus), em torno de 12% do gás natu-ral do Brasil, o presidente Josué Neto propõe, através do PL nº 153/2020, novos parâmetros para a comer-cialização e as condições de enquadramento do con-sumidor livre, autoprodu-tor e autoimportador no mercado de gás local.

Josué fez um apelo à aprovação da matéria por todos os deputados, na vo-tação prevista para hoje (8), considerando que, no momento de crise que o Estado vive, “precisamos ter acesso a recursos, e isso com certeza será uma sal-vação para o nosso povo, assim como é utilizado através do recolhimento de impostos nos Estados do Rio de Janeiro e de São Paulo, por isso conta com a colaboração e empenho de todos os deputados”, des-tacou.

Page 4: POLÍTICA Páginas 3 Manaus cassa alvarás de comércios não ... · verno tem liberdade para usar os recursos do Fun-do Eleitoral para o com-bate à pandemia da Co-vid-19, mas não

MANAUS, QUARTA-FEIRA, 8 DE ABRIL DE 2020SaúdeOPORTUNIDADES & NOTÍCIASEDIÇÃO DIGITAL 4

Amazonas usa app para monitorar pacientes com

Covid-19 que estão em casa

A partir desta semana, pa-cientes do Amazonas com diagnóstico positivo para o novo Coronavírus (Covid-19) e que estão em isolamento do-miciliar, passam a ser monito-rados por meio de aplicativo para telefone celular. A finali-dade é intensificar o acompa-nhamento do quadro evoluti-vo desses pacientes por parte das autoridades em saúde até

a plena recuperação. Batiza-do de “Juntos no combate ao Covid-19”, o APP se destaca por reunir, num único canal, um conjunto de serviços es-senciais aos cidadãos visando combater a disseminação da doença.

O aplicativo foi apresenta-do durante live sobre dados do novo Coronavírus no Ama-zonas, transmitida nas redes

sociais do Governo do Estado, com a participação do secretá-rio estadual de Saúde, Rodrigo Tobias, da diretora-presidente da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM), Rosemary da Costa Pinto, e de Toshizo Borborema Nakajima, geren-te de Relações Institucionais da SASI elecomunicação Ágil Ltda, parceira no desenvolvi-mento do APP.

Prefeitura de Manaus adota

Ioga, Aromaterapia e Reiki na política

municipal de saúde

Os serviços complemen-tares em saúde, como ioga, aromaterapia e reiki, já oferecidos por alguns pro-fissionais da Prefeitura de Manaus ganham reforço com a nova política muni-cipal de Práticas Integra-tivas e Complementares (PICs) na rede municipal. A Lei nº 2.597 foi sancionada pelo prefeito Arthur Virgílio Neto e publicada na edição 4.813, no Diário Oficial do Município (DOM).

A gerente de Promoção da Saúde da Secretaria Mu-nicipal de Saúde (Semsa), Francinara Lima, explica que, com a política munici-pal instituída, será possível captar recursos e organizar as ações e serviços de prá-ticas integrativas já ofer-tados por alguns profis-sionais na rede municipal, mas ainda de forma isolada e não padronizada.

“É um grande avanço e resultado do esforço con-junto de gestores e profis-sionais de saúde que têm atuado para a implantação das PICs no município de Manaus, e terá impacto po-sitivo nas ações de preven-ção de doenças, promoção e recuperação da saúde, voltadas para o cuidado continuado, humanizado e integral da população”, afirma Francinara.

A nova lei apresenta os ob-jetivos e as diretrizes para a implantação das PICs, que se caracterizam por trata-mentos baseados em co-nhecimentos tradicionais, como o uso de plantas me-dicinais, e que complemen-tam o tratamento médico em casos que vão desde o cuidado com a pacientes com depressão até hiper-tensos.

Governo Federal anuncia implantação de internet em todos os postos de saúde do Brasil O Governo Federal vai

ampliar a conectividade em mais de 16 mil postos de saúde de todo o país. Com isso, a expectativa é chegar a 100% dos mais de 42 mil postos de saúde com acesso à internet. A medida é uma parceria do Ministério da Saúde (MS) com o Ministério de Ciên-cia, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) para o enfrentamento da pandemia do coronavírus. A chamada de qualifica-ção para a contratação do serviço teve início nesta

semana e o trabalho deve ser concluído até o fim de abril.

O foco da ação é alimen-tar o Sistema Único de Saúde com informações necessárias para o contro-le da Covid-19 e ações de enfrentamento da pande-mia do coronavírus, como a viabilidade de condições técnicas para a execução das atividades de Teleme-dicina. Os mais de 42 mil postos de saúde distribuí-dos pelo país são capazes de atender 80% dos casos relacionados à infecção do

coronavírus.Juntos, Ministério da

Saúde e MCTIC irão via-bilizar a conectividade de 16.202 unidades de saúde, de várias partes do país, que ainda não têm aces-so à internet. A partir da conexão à internet, essas unidades de saúde pode-rão integrar o Programa Informatiza APS, estraté-gia de informatização da Atenção Primária à Saúde que permitirá a integra-ção dos dados clínicos dos postos de saúde ao Conec-te SUS.

Page 5: POLÍTICA Páginas 3 Manaus cassa alvarás de comércios não ... · verno tem liberdade para usar os recursos do Fun-do Eleitoral para o com-bate à pandemia da Co-vid-19, mas não

MANAUS, QUARTA-FEIRA, 8 DE ABRIL DE 2020Manaus AconteceOPORTUNIDADES & NOTÍCIASEDIÇÃO DIGITAL 5

PUBLICIDADE

EDITORES E JORNALISTAS RESPONSÁVEIS

COMERCIAL

Ana Caroline MoraesMT 1164/AMÍtalo Ramos

PROJETO GRÁFICO:Luiz Alves - MT 1169/[email protected]

Enygleuce (92) 99231-3820Lina Castro (92) 99177-3821Erlan Silva (92) [email protected]

55 (92) 3020-7514 99231-3820 99810-9860www.onjornal.com

CNPJ 28.321.315/0001-50Rua H, nº 10 Cj Eldorado

Manaus - AM - Brasil

CNPJ 28.321.315/0001-50

Feira da Produção Familiar disponibiliza serviço de delivery

Devido às ações de pre-venção ao covid-19, a versão física da Feira da Produção Familiar está suspensa por tempo in-determinado, mas os consumidores de Manaus poderão fazer seus pedi-dos e receber produtos da Agroufam com seguran-ça em casa. Ao todo, 15 produtores estão prontos para atender pedidos de gastronomia, artesanatos, frutas e hortaliças. Arte-sãs confeccionaram más-caras de tecido (para uso domiciliar). Do cardápio da praça de Alimentação, é possível pedir os pratos além de produtos diver-sos, como doces, azeites, geleias, pimentas, en-tre outros. Esta ação visa

contribuir para manuten-ção da renda das famílias produtoras, além de aten-der às necessidades dos consumidores que, neste

período de quarentena, devem evitar a saída de casa, para prevenção ao coronavírus.

Para maiores informa-

ções, confira o instagram da Agroufam: @agrou-fam20, ou entre em con-tato pelo fone: (92) 98844-1721.

UEA recebe ajuda do Grupo ATEM para

produzir álcool 70%

Empresários doam alimentos para universidade durante pandemia

O álcool em gel 70% virou artigo de luxo nas lojas do Brasil e, também, na capital do Amazonas. Para ajudar na proteção dos profissionais de saúde que estão no com-bate ao Coronavírus, o grupo de pesquisa ‘Química Aplicada à Tecnologia’, da Escola Superior de Tecnologia (EST) da Universi-dade do Estado do Amazonas (UEA), ini-ciou ontem (7) a fabricação do produto.

O processo de fabricação é realizado em três laboratórios da UEA e envolve 50 alunos e 13 professores do grupo de pes-quisa ‘Química Aplicada à Tecnologia’. Fo-ram produzidas 1.400 garrafas de 500ml, até o momento, que serão encaminhadas aos hospitais. O grupo recebeu a doação de 2.500 litros de etanol do Grupo ATEM, além de 1.200 litros da Fundação Universi-tas de Estudos Amazônicos (FUEA) para o início da fabricação.

O coordenador do grupo de Pesquisa, Sergio Duvoisin Junior, salienta que a so-ciedade vive um momento de ‘guerra’ e o que cada um puder contribuir é bem-vin-do. “Provavelmente essa semana ou na outra, vamos viver o pico de infecção na capital.

Solidariedade no dicionário significa “res-ponsabilidade recíproca entre os membros de uma comunidade, de uma classe ou de uma instituição”. Esta foi a preocupação de um gru-po de empresários, que teve a iniciativa de for-necer alimentos para os alunos e professores da Escola Superior de Tecnologia da Universi-dade do Estado do Amazonas (EST/UEA) enga-jados na iniciativa de produzir, em impressoras 3D, os protetores de face que estão sendo dis-tribuídos aos profissionais de saúde que estão no combate ao Coronavírus.

A Frente de Trabalho reúne cerca de 26 em-presários de Manaus que fornecem alimentos para o café da manhã, almoço, lanche e jantar. As refeições para o mês de abril estão todas ga-rantidas pelo grupo. As empresas que estão no grupo são: Lili & Vivi Delícias Regionais, Mari-nara, InfoCard, Tortas e Tortas, Gaúchos Chur-rascaria, Coliseu, Lulu Paes e Doces, Parácabos, Morada do Peixe, Supreme, Equilibrium Saúde e Bem estar, iBrink, Expansão Comunicação Vi-sual e Design, Splash, Prime, Cantina Ghioto, Morada do Sol, Dabela, Picanha Mania, Peixa-ria Clube do Peixe, Depyl Action, Gráfica Ama-zonas, Leks, Jessi, Medisol, F12 contabilidade, Claudia Nerling Arquitetura, Grão Expresso. Vale ressaltar que o grupo está em crescimen-to, com mais empresas aderindo à iniciativa.

Page 6: POLÍTICA Páginas 3 Manaus cassa alvarás de comércios não ... · verno tem liberdade para usar os recursos do Fun-do Eleitoral para o com-bate à pandemia da Co-vid-19, mas não

MANAUS, QUARTA-FEIRA, 8 DE ABRIL DE 2020Informe PublicitárioOPORTUNIDADES & NOTÍCIASEDIÇÃO DIGITAL 6

Coronavírus: pequenos gestos fazem grande diferença!

Por: Secretaria Municipal de Comunicação conteúdo de res-ponsabilidade do anunciante

Enfrentamos uma pande-mia em nível global. A covid-19, doença ocasio-

nada pelo novo coronavírus, mobiliza toda a humanidade a buscar soluções, a comparti-lhar solidariedade e a fazer a sua parte. Cada de um nós, com nossos pequenos gestos, é importante no somatório de ações preventivas que farão grande diferença na proporção da propagação da doença.

Ficar em casa, evitar aglo-merações de pessoas, lavar sempre as mãos com água e sabão por 20 segundos, espir-rar ou tossir no braço, além de usar álcool em gel são as ações reconhecidas pela Organiza-ção Mundial de Saúde (OMS) como eficazes até o momento.

Elas nos lembram do cuida-do que devemos ter com a hi-giene diária e com o bem que podemos fazer aos demais ao não sermos um vetor de trans-missão, que pode acontecer por meio do toque do aperto de mão, gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, objetos ou superfícies contaminadas como celulares, mesas, maça-netas, brinquedos e teclados de computadores, entre outros objetos compartilhados. Daí a importância de ficarmos em casa.

Aos sintomas mais comuns de gripe, como coriza e tosse, a recomendação é ficar em casa. Se houver, também febre alta, deve-se procurar uma Unida-de Básica de Saúde (UBS). Se além destes sintomas, houver

dificuldade para respirar, deve-se procurar um serviço de ur-gência. Caso não se obedeça a essas regras, e os serviços de saúde forem procurados ao menor dos sinais, há dois pro-blemas: sobrecarregar o servi-ço que já terá uma demanda para atender e, além disso, se você não estiver contaminado, poderá se contaminar nesse momento. De acordo com es-pecialistas, apenas 5% dos ca-sos são graves e, em 80% as pessoas têm sintomas leves ou são assintomáticas.

A Prefeitura de Manaus tam-bém está fazendo a sua parte, com medidas coletivas de cui-dados que contribuem para a saúde de todos. Além de gran-de parte dos servidores do mu-nicípio estarem trabalhando de casa e da proibição de eventos e grandes reuniões, as outras medidas são:

- Limpeza e higienização de pontos com aglomeração de pessoas como os terminais de ônibus e as plataformas de em-barque nas principais avenidas de Manaus como Djalma Batis-ta, Constantino Nery, Grande Circular, entre outras, além do entorno das unidades de saú-de da rede;

• Contratação de recursos humanos, reforço nas unida-des básicas de saúde com o abastecimento de insumos para assegurar a proteção de servidores e usuários, defini-ção de unidades preferenciais para o atendimento de usuá-rios com sintomas suspeitos de contaminação pelo novo co-ronavírus, monitoramento na Sala de Situação de Vigilância

em Saúde da Secretaria Muni-cipal de Saúde (Semsa);

• Campanha de vacinação contra a Influenza, que este ano foi antecipada pelo Minis-tério da Saúde (MS) como me-canismo para agilizar o diag-nóstico da Covid-19, causada pelo novo coronavírus. A vaci-na não imuniza contra o novo coronavírus, mas evita que a pessoa tenha outros tipos de doenças respiratórias e fique com o sistema imunológico fra-gilizado. Mais de 64 mil pes-soas de 60 anos ou mais, ou seja, mais de 57% do total de idosos a serem vacinados em Manaus, já foram imunizados;

• Implantação do sistema drive-thru de vacinação, moda-lidade inédita em Manaus, que funciona nos estacionamentos de cinco shoppings centers da cidade, onde os idosos re-cebem a imunização sem que precisem sair do carro;

• Mais de 142 mil pesso-as preencheram o formulário disponibilizado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) para a vacinação em casa. Po-rém, se você não tiver conse-guido, pode enviar mensagem para o endereço de e-mail [email protected];

• Assinatura de Termo de parceria para o programa “Aula em Casa”, voltado para mais de 450 mil alunos do município e do Estado, que já têm ou co-meçarão a ter aulas em horá-rio determinado na TV aberta, ou por sites e aplicativos, onde também podem interagir e ti-

rar dúvidas. O estudante que perder a transmissão através da TV (canal 2.5), tem a opor-tunidade de acessar o conteú-do integral online, por meio do Canal “Aula em Casa Amazo-nas”, no Youtube; no www.ava-seduc.am.gov.br/app/login, ou no aplicativo Mano;

• Campanha #ManausSo-lidária de arrecadação de do-nativos, em sistema drive-thru, para pessoas em situação de rua, também vulneráveis ao novo coronavírus. As doações de produtos de higiene pesso-al como sabonetes, escova e creme dental, absorvente e de-sodorante; roupas, calçados, roupas íntimas novas, toalhas de banho e fralda infantil; leite e alimentos em geral, e outros itens de primeira necessidade poderão ser feitas no mode-lo drive-thru, de 9h às 13h, de segunda a sexta-feira, na sede da Prefeitura Municipal de Ma-naus (Av. Brasil, nº2971- Bair-ro Compensa, Zona Oeste). Os gêneros alimentícios serão destinados às cozinhas comu-nitárias do município, onde es-tão sendo feitas as refeições que, posteriormente, serão doadas às pessoas em situa-ção de rua. Além das doações, estão sendo disponibilizados espaços para higienização e refeições destas pessoas em situação de rua.

Estes são pequenos gestos que, juntos, fazem grande dife-rença para todos!

CUIDANDO DE NOSSA CIDADE

Page 7: POLÍTICA Páginas 3 Manaus cassa alvarás de comércios não ... · verno tem liberdade para usar os recursos do Fun-do Eleitoral para o com-bate à pandemia da Co-vid-19, mas não

MANAUS, QUARTA-FEIRA, 8 DE ABRIL DE 2020MundoOPORTUNIDADES & NOTÍCIASEDIÇÃO DIGITAL 7

Venezuela impõe estado de sítio na

fronteira com a Colômbia

As autoridades venezue-lanas impuseram, ontem (7), o estado de sítio em três municípios que fazem fronteira com a Colômbia devido à covid-19.

A medida, que incluiu os municípios Simón Bo-lívar, Pedro María Ureña e San António de Táchira (estado de Táchira, a 850 quilômetros a sudoeste de Caracas) foi anunciada pelo ministro venezuelano de Comunicação e Infor-mação, Jorge Rodríguez e o comandante-geral do Comando Estratégico das Forças Armadas Bolivaria-nas (Ceofanb), almirante Remígio Ceballos.

Segundo Rodríguez, o estado de sítio vai vigorar entre as 16h e as 10h horas locais e terá como objetivo impedir a entrada no país, por via terrestre, de “deser-tores e paramilitares”.

As autoridades vão iden-tificar, por meio de impres-sões digitais, todas as pes-soas que entram no país.

De acordo com o almi-rante Remígio Ceballos, todas as pessoas que en-trem na Venezuela deve-rão permanecer 15 dias em quarentena preventiva devido à covid-19.

Ele explicou que foram instalados três pontos de atenção social, com ob-servação médica perma-nente.

Japão anuncia 20% do PIB para reagir contra o coronavírus

O pacote, a ser confirma-do pelo gabinete amanhã (7), totalizará 109 trilhões de ienes (989 bilhões de dó-lares), ultrapassando aque-le elaborado na esteira da crise financeira de 2009, que totalizou 56 trilhões de ienes e gastos fiscais de 15 trilhões de ienes.

“Decidimos adotar um pacote econômico de esca-la maciça e inédita no va-

lor de 109 trilhões de ienes, ou 20% do PIB [a soma de todas as riquezas produzi-das pelo país], após o dano imenso do novo corona-vírus na economia”, disse Abe, depois de se reunir com parlamentares.

Ele não deu mais deta-lhes, mas o montante pode incluir medidas econômi-cas anteriores avaliadas em 26 trilhões de ienes, que

foram adotadas no fim do ano passado para lidar com os riscos da guerra comer-cial entre China e Estados Unidos.

O pacote acabou sen-do maior do que a quan-tia prevista por agentes do mercado, o que gerou uma sensação de segurança nas pessoas que enfrentam re-duções na renda e confina-mento, disseram analistas.

OMS alerta sobre afrouxar medidas contra coronavírus cedo demais

A Organização Mundial da Saúde (OMS) não tem uma recomendação ge-ral para países e regiões afrouxarem as medidas que visam a desacelerar a propagação do novo coro-navírus, mas fez um alerta para que as restrições não sejam retiradas cedo de-mais, disse um porta-voz da entidade ontem (7).

“Uma das partes mais

importantes é não aban-donar as medidas cedo demais para não ter uma recaída”, disse o porta-voz da OMS, Christian Lind-meier, em entrevista virtu-al.

“É como estar doente e se você deixar a cama cedo demais e sair cedo demais, você corre o risco de uma recaída e de ter complica-ções”, acrescentou.

Page 8: POLÍTICA Páginas 3 Manaus cassa alvarás de comércios não ... · verno tem liberdade para usar os recursos do Fun-do Eleitoral para o com-bate à pandemia da Co-vid-19, mas não

MANAUS, QUARTA-FEIRA, 8 DE ABRIL DE 2020EsportesOPORTUNIDADES & NOTÍCIASEDIÇÃO DIGITAL 8

PSG vai finalmente vai negociar Neymar com o Barcelona

Neymar quer voltar ao Barcelona e isso é de co-nhecimento geral. O Bar-ça também quer o retor-no do brasileiro, embora sem disponibilidade para fazer loucuras. A transfe-rência só não foi possível no último mercado pela resistência do Paris Sain-t-Germain, e o panorama parece ter mudado.

O jornal catalão Sport dá destaque nesta terça-feira para a mudança de postura do PSG, e além de fontes próximas ao clube, cita informações do diá-rio francês L’Equipe para embasar seu artigo.

A novidade seria a aber-tura por aceitar o parcela-mento do pagamento por Neymar, o que viabiliza-

ria o investimento para o Barcelona, que não vive dias de abundância fi-nanceira até pela alta fo-lha de pagamento atual.

Para aceitar a operação, o PSG tem em mente que o contrato de Neymar completa três anos, com apenas mais dois por cumprir.

Há uma brecha nas re-gras da Fifa sobre trans-ferências que deixaria em aberto a possibilida-de de rescisão unilateral por um valor estipulado que, no caso, estaria pró-ximo dos 180 milhões de euros. Isso por conta da ausência de uma cláusu-la de rescisão no contrato entre o brasileiro e o clu-be francês.

Brasil suspende todas as atividades aquáticas até 5 de julho

Corinthians não cumpre acordo por Arena e MP cobra

R$ 40 milhõesA Confederação Bra-

sileira de Desportos Aquáticos(CBDA) sus-pendeu todas as ativi-dades da modalidade até 5 de julho, por causa da pandemia do novo coronavírus (covid-19). A decisão amplia a pa-ralisação já determina-da pela entidade, no úl-timo dia 16, que previa a descontinuação das competições em nível nacional e regional por 21 dias.

“Temos um grande desafio pela frente, o de definir o cronogra-ma de atividades aquá-ticas no curto e no mé-dio prazo, em meio à falta de clareza sobre a duração do isolamento social, ainda não de-terminada pelas auto-

ridades públicas. (...) A todos os nossos amigos e amigas da comunida-de aquática: cuidem da saúde de vocês e dos seus, vamos estar mais fortes quando tudo isso passar”, disse presiden-te Luiz Fernando Co-elho, no comunicado oficial publicado no site da confederação.

A CBDA é a entida-de máxima da natação, maratona aquática, sal-tos ornamentais, nado artístico e polo aquáti-co.

O calendário será re-visto futuramente e as datas das competições em âmbito local serão definidas pelas federa-ções estaduais, de acor-do com as autoridades de saúde.

O Ministério Público de São Paulo cobra do Corin-thians um valor de quase R$ 40 milhões pela quebra de contrato pela cessão do ter-reno onde foi construído o estádio do clube. O valor é uma atualização do acordo inicial somada com juros de 1% ao mês. O caso aguarda resolução na Justiça.

Em 2011, ano em que con-seguiu a concessão do terre-no junto a Prefeitura de São Paulo, o Corinthians se com-prometeu em cumprir de-terminadas contrapartidas

sociais equivalentes a R$ 12 milhões - divididas em duas etapas. A Promotoria de Jus-tiça da Habitação e Urbanis-mo da capital alega que o clube não arcou com suas responsabilidades e cobra a multa milionária.

O pedido foi realizado no mês de fevereiro e segue na Justiça. Responsável pela 14ª Vara da Fazenda Públi-ca, o juiz Randolfo Ferraz de Campos ainda não apreciou o pedido. A informação foi publicada pelo ‘Meu Timão’ e confirmada pelo LANCE!.