pnld - moderna · web viewno caso das reformas urbanas do rio de janeiro do início do século xx,...

3
ORIENTAÇÕES AO PROFESSOR Material Digital Audiovisual Título Reformas urbanas Formato Vídeo Descrição O vídeo problematiza as reformas urbanas do passado e as atuais, caracterizadas por investimentos públicos em infraestrutura urbana que priorizam a valorização imobiliária e o afastamento da população pobre das áreas reformadas. No caso das reformas urbanas do Rio de Janeiro do início do século XX, a prioridade era aproximar a capital brasileira dos padrões europeus. Portanto, a vacinação, a iluminação, o alargamento das ruas e o sistema de esgoto tinham como objetivo transformar a imagem da cidade, e não melhorar a qualidade de vida e a saúde da população local, forçada a ocupar os morros. Objetivos Problematizar as reformas urbanas do passado e do presente considerando interesses elitistas. Entender as contradições entre melhorar a imagem da cidade e investir na qualidade de vida da população com base nas reformas urbanas do Rio de Janeiro, no início do século XX. Discutir a expulsão da população pobre das regiões urbanas reformadas. Conteúdos abordados Os objetivos das reformas urbanas do passado e das atuais. As reformas urbanas do Rio de Janeiro no início do século XX. A expulsão da população pobre das regiões reformadas no Rio de Janeiro no início do século XX. Obras de saneamento básico e campanha de vacinação como instrumentos de higienização no início do século XX no Rio de Janeiro. (continua) 1

Upload: others

Post on 05-Feb-2021

0 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

ORIENTAÇÕES AO PROFESSOR

Material Digital Audiovisual

Título

Reformas urbanas

Formato

Vídeo

Descrição

O vídeo problematiza as reformas urbanas do passado e as atuais, caracterizadas por investimentos públicos em infraestrutura urbana que priorizam a valorização imobiliária e o afastamento da população pobre das áreas reformadas. No caso das reformas urbanas do Rio de Janeiro do início do século XX, a prioridade era aproximar a capital brasileira dos padrões europeus. Portanto, a vacinação, a iluminação, o alargamento das ruas e o sistema de esgoto tinham como objetivo transformar a imagem da cidade, e não melhorar a qualidade de vida e a saúde da população local, forçada a ocupar os morros.

Objetivos

· Problematizar as reformas urbanas do passado e do presente considerando interesses elitistas.

· Entender as contradições entre melhorar a imagem da cidade e investir na qualidade de vida da população com base nas reformas urbanas do Rio de Janeiro, no início do século XX.

· Discutir a expulsão da população pobre das regiões urbanas reformadas.

Conteúdos abordados

· Os objetivos das reformas urbanas do passado e das atuais.

· As reformas urbanas do Rio de Janeiro no início do século XX.

· A expulsão da população pobre das regiões reformadas no Rio de Janeiro no início do século XX.

· Obras de saneamento básico e campanha de vacinação como instrumentos de higienização no início do século XX no Rio de Janeiro.

(continua)

(continuação)

Competências

relacionadas

Competência Geral da Educação Básica

No 1. Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

Competências Específicas de Ciências Humanas para o Ensino Fundamental

No 2. Analisar o mundo social, cultural e digital e o meio técnico-científico--informacional com base nos conhecimentos das Ciências Humanas, considerando suas variações de significado no tempo e no espaço, para intervir em situações do cotidiano e se posicionar diante de problemas no mundo contemporâneo.

No 3. Identificar, comparar e explicar a intervenção do ser humano na natureza e na sociedade, exercitando a curiosidade e propondo ideias e ações que contribuam para a transformação espacial, social e cultural, de modo a participar efetivamente das dinâmicas da vida social.

No 5. Comparar eventos ocorridos simultaneamente no mesmo espaço e em espaços variados, e eventos ocorridos em tempos diferentes no mesmo espaço e em espaços variados.

No 6. Construir argumentos, com base nos conhecimentos das Ciências Humanas, para negociar e defender ideias e opiniões que respeitem e promovam os direitos humanos e a consciência socioambiental, exercitando a responsabilidade e o protagonismo voltados para o bem comum e a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

Competências Específicas de História para o Ensino Fundamental

No 1. Compreender acontecimentos históricos, relações de poder e processos e mecanismos de transformação e manutenção das estruturas sociais, políticas, econômicas e culturais ao longo do tempo e em diferentes espaços para analisar, posicionar-se e intervir no mundo contemporâneo.

No 2. Compreender a historicidade no tempo e no espaço, relacionando acontecimentos e processos de transformação e manutenção das estruturas sociais, políticas, econômicas e culturais, bem como problematizar os significados das lógicas de organização cronológica.

No 5. Analisar e compreender o movimento de populações e mercadorias no tempo e no espaço e seus significados históricos, levando em conta o respeito e a solidariedade com as diferentes populações.

Habilidades parcialmente contempladas

· EF09HI01 – Descrever e contextualizar os principais aspectos sociais, culturais, econômicos e políticos da emergência da República no Brasil.

· EF09HI05 – Identificar os processos de urbanização e modernização da sociedade brasileira e avaliar suas contradições e impactos na região em que vive.

Sugestões de uso

Sugerimos, a seguir, duas formas de aproveitar o recurso audiovisual em classe: como complemento do conteúdo do capítulo ou como ponto de partida para uma discussão com os alunos.

1) Depois de abordar o tema das reformas urbanas no Rio de Janeiro no início do século XX, apresente aos alunos o vídeo “Reformas urbanas”. O recurso complementa o estudo do tema e o relaciona com processos da atualidade.

2) Antes da aula sobre reformas urbanas na Primeira República, apresente aos alunos o vídeo “Reformas urbanas”. Oriente-os a prestar atenção nos seguintes pontos: as mudanças e permanências e os interesses elitistas envolvidos nos processos. Ao final do conteúdo, organize-os em uma roda de conversa sobre o tema.

· Sugestões de perguntas para estimular o debate entre os alunos: “Qual era o objetivo das reformas na cidade do Rio de Janeiro no início do século XX?”; “Como foram efetivadas?”; “Processos semelhantes ocorrem na atualidade?”; “O que é gentrificação?”; “A população pobre é afetada de alguma maneira?”.

· Veja abaixo páginas da internet que podem auxiliar os alunos:

ALVES PENA, Rodolfo F. Gentrificação. UOL. Disponível em: . Acesso em: 24 set. 2018.

Reforma urbanística de Pereira Passos, o Rio com cara de Paris. Globo. Disponível em: . Acesso em: 24 set. 2018.

· Após a discussão, ajude os alunos a produzir um texto expositivo com as principais conclusões do debate.

3