pnld - moderna · web viewcinthia começa explicando o que são mídias digitais: meios de...

2
ORIENTAÇÕES AO PROFESSOR Material Digital Audiovisual Título: A reportagem nas mídias digitais Formato: Videoaula Descrição: Essa videoaula apresenta a fala da jornalista Cinthia Gomes sobre a reportagem nas mídias digitais. Cinthia começa explicando o que são mídias digitais: meios de comunicação que se popularizaram com a internet, como blogs, sites, podcasts, canais de vídeos e redes sociais. Em seguida, explica como as reportagens passaram a incluir vídeos, áudios, links, infográficos animados, quadros comparativos interativos e tabelas atualizáveis em tempo real, tornando-se um gênero multimidiático. A jornalista ainda explica que, com as novas mídias, surgem outras vozes produtoras de conteúdos jornalísticos, assim como conteúdos mais plurais. Isso pode ser muito positivo, mas Cinthia também acentua a necessidade de confirmação das informações para evitar as fake news – notícias falsas que circulam pelas redes sociais. Ainda são abordados novos gêneros como os memes e gifs, que misturam informação, humor e ironia. Objetivos: Permitir aos alunos compreender como as mídias digitais demandam adequações do gênero reportagem. Fazer com o que os alunos conheçam aspectos da forma composicional da reportagem multimidiática e seus novos meios de produção e circulação. Estabelecer relações com o contexto cultural dos alunos ao abordar práticas das redes sociais, como circulação de fake news e a produção de compartilhamento de memes e gifs. Conteúdos abordados: Reportagem. A videoaula aborda o gênero e os aspectos de seu contexto de produção, circulação, forma composicional, estilo e temática. Campo jornalístico e novas tecnologias. O objeto permite a reflexão sobre os impactos das novas mídias no campo. Práticas e gênero da cultura digital. São abordados os gêneros meme e gif, e práticas como comentar, curtir e compartilhar. Habilidades: (EF89LP01) Analisar os interesses que movem o campo jornalístico, os efeitos das novas tecnologias no campo e as condições que fazem da informação uma mercadoria, de forma a poder desenvolver uma atitude crítica frente aos textos jornalísticos. (EF89LP02) Analisar diferentes práticas (curtir, compartilhar, comentar, curar etc.) e textos pertencentes a diferentes gêneros da cultura digital (meme, gif, comentário, charge digital etc.) envolvidos no trato com a informação e opinião, de forma a possibilitar uma presença mais crítica e ética nas redes. Sugestões de uso A videoaula permite aos alunos compreender como as mídias digitais modificam o gênero reportagem, ao aprofundar alguns aspectos de sua forma composicional e novos meios de produção e circulação. Dessa forma, o objeto poderá ser útil como aprofundamento e complementação do estudo sobre o gênero reportagem desenvolvido na unidade 7. 1

Upload: others

Post on 01-Feb-2021

0 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

ORIENTAÇÕES AO PROFESSOR

Material Digital Audiovisual

Título:

A reportagem nas mídias digitais

Formato:

Videoaula

Descrição:

Essa videoaula apresenta a fala da jornalista Cinthia Gomes sobre a reportagem nas mídias digitais. Cinthia começa explicando o que são mídias digitais: meios de comunicação que se popularizaram com a internet, como blogs, sites, podcasts, canais de vídeos e redes sociais. Em seguida, explica como as reportagens passaram a incluir vídeos, áudios, links, infográficos animados, quadros comparativos interativos e tabelas atualizáveis em tempo real, tornando-se um gênero multimidiático. A jornalista ainda explica que, com as novas mídias, surgem outras vozes produtoras de conteúdos jornalísticos, assim como conteúdos mais plurais. Isso pode ser muito positivo, mas Cinthia também acentua a necessidade de confirmação das informações para evitar as fake news – notícias falsas que circulam pelas redes sociais. Ainda são abordados novos gêneros como os memes e gifs, que misturam informação, humor e ironia.

Objetivos:

Permitir aos alunos compreender como as mídias digitais demandam adequações do gênero reportagem.

Fazer com o que os alunos conheçam aspectos da forma composicional da reportagem multimidiática e seus novos meios de produção e circulação.

Estabelecer relações com o contexto cultural dos alunos ao abordar práticas das redes sociais, como circulação de fake news e a produção de compartilhamento de memes e gifs.

Conteúdos abordados:

Reportagem. A videoaula aborda o gênero e os aspectos de seu contexto de produção, circulação, forma composicional, estilo e temática.

Campo jornalístico e novas tecnologias. O objeto permite a reflexão sobre os impactos das novas mídias no campo.

Práticas e gênero da cultura digital. São abordados os gêneros meme e gif, e práticas como comentar, curtir e compartilhar.

Habilidades:

(EF89LP01) Analisar os interesses que movem o campo jornalístico, os efeitos das novas tecnologias no campo e as condições que fazem da informação uma mercadoria, de forma a poder desenvolver uma atitude crítica frente aos textos jornalísticos.

(EF89LP02) Analisar diferentes práticas (curtir, compartilhar, comentar, curar etc.) e textos pertencentes a diferentes gêneros da cultura digital (meme, gif, comentário, charge digital etc.) envolvidos no trato com a informação e opinião, de forma a possibilitar uma presença mais crítica e ética nas redes.

Sugestões de uso

A videoaula permite aos alunos compreender como as mídias digitais modificam o gênero reportagem, ao aprofundar alguns aspectos de sua forma composicional e novos meios de produção e circulação. Dessa forma, o objeto poderá ser útil como aprofundamento e complementação do estudo sobre o gênero reportagem desenvolvido na unidade 7.

Coletivo

Reproduza a videoaula, sem pausas, ao longo da subseção O gênero em foco: reportagem.

Oriente os alunos a anotarem as informações relevantes e as possíveis dúvidas.

Após a apresentação da videoaula, proporcione um momento de conversa sobre o conteúdo do vídeo e proponha as seguintes questões para reflexão:

· Quais são as diferenças que a reportagem multimidiática apresenta em relação a uma reportagem tradicional?

· Por que as novas mídias democratizaram mais a comunicação?

· Qual é a estratégia mencionada pela apresentadora para não cair em fake news?

· Quais são as novas possibilidades de interação do leitor com uma reportagem?

Em relação à sua composição, as reportagens multimidiáticas passam a incluir vídeos, áudios, links, infográficos animados, quadros comparativos interativos, tabelas atualizáveis em tempo real, entre outros recursos. Elas ajudaram a democratizar a comunicação, pois nas mídias tradicionais somente as empresas de comunicação produziam notícias e reportagens. Agora, qualquer um pode produzir esses textos, como blogueiros, ativistas, pesquisadores etc. No entanto, é preciso verificar se os canais de informação são confiáveis, sem cair em boatos ou fake news. Com relação às novas formas de interação, as reportagens nas mídias digitais permitem que o leitor troque ideias com outros internautas, ao responder a um comentário.

Duplas ou trios

Para finalizar, selecione reportagens multimidiáticas e peça aos alunos que analisem quais recursos multimídia foram incluídos, identifique as fontes e quem são os produtores de conteúdo.

3