plurall · web viewde 1960, e, finalmente da década de 1960 em diante. até a década de 1930, o...

7
1 AVALIAÇÃO BIMESTRAL Questão 1 Nível de dificuldade: Fácil – Alternativa Correta: B Habilidade do ENEM: H11; H15. O conceito de ___________ possui definições diversas. Esse conceito descreve um grupo que se auto define e é definido por outros como diferente, que supõe algum tipo de identificação coletiva, como o compartilhamento de uma história comum. O grupo social desse conceito só é definido em relação a outros grupos, o que torna esse conceito relacional. Os antropólogos comandados por Max Gluckman e Fredrik Barth contribuíram muito para a definição desse conceito. Assinale a alternativa que preenche a lacuna corretamente: a) Relativismo cultural. b) Etnicidade. c) Estrutura social. d) Cultura. Questão 2 Nível de dificuldade: Difícil – Habilidade do ENEM: H11; H15 A ideia de minoria pode ser enganadora, pois nem sempre significa um número menor de pessoas: um grupo étnico pode ser mais numeroso em termos populacionais, mas muito fraco em termos de poder e de participação na distribuição da riqueza. Prova disso foi o período da apartheid na África do Sul. Explique como a minoria pode ser definida, a partir da visão eurocentrista. Sociologia | Sociologia Hoje | volume 1 | 4º bimestre | Editora Ática

Upload: others

Post on 25-Oct-2020

1 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Plurall · Web viewde 1960, e, finalmente da década de 1960 em diante. Até a década de 1930, o conhecimento antropológico era produzido por intelectuais não formados na área,

AVALIAÇÃO BIMESTRAL

Questão 1Nível de dificuldade: Fácil – Alternativa Correta: B – Habilidade do ENEM: H11; H15.O conceito de ___________ possui definições diversas. Esse conceito descreve um grupo que se auto define e é definido por outros como diferente, que supõe algum tipo de identificação coletiva, como o compartilhamento de uma história comum. O grupo social desse conceito só é definido em relação a outros grupos, o que torna esse conceito relacional. Os antropólogos comandados por Max Gluckman e Fredrik Barth contribuíram muito para a definição desse conceito.Assinale a alternativa que preenche a lacuna corretamente:

a) Relativismo cultural. b) Etnicidade. c) Estrutura social. d) Cultura.

Questão 2Nível de dificuldade: Difícil – Habilidade do ENEM: H11; H15A ideia de minoria pode ser enganadora, pois nem sempre significa um número menor de pessoas: um grupo étnico pode ser mais numeroso em termos populacionais, mas muito fraco em termos de poder e de participação na distribuição da riqueza. Prova disso foi o período da apartheid na África do Sul.Explique como a minoria pode ser definida, a partir da visão eurocentrista.

No caso da apartheid uma minoria branca dominava os recursos do país e excluía a grande

maioria negra. O termo minoria pode ser empregado como referência aos grupos que

concentram o poder. A ideia de etnia refere-se aos não dominantes, pois os dominantes não

se pensam como distintos ou fora da cultura predominante.

Sociologia | Sociologia Hoje | volume 1 | 4º bimestre | Editora Ática

1

Page 2: Plurall · Web viewde 1960, e, finalmente da década de 1960 em diante. Até a década de 1930, o conhecimento antropológico era produzido por intelectuais não formados na área,

Questão 3Nível de dificuldade: Médio – Alternativa Correta: C – Habilidade do ENEM: H11; H15.

O conceito de identidade ganha várias facetas na sociedade atual. A presença da globalização, ao passo que deixa o mundo menor, também o fragmenta, espalhando ideias produzidas em um lugar por todo o mundo. A alternativa para pensar essa nova realidade complexa e fragmentada foi o de identidade.

Analise as afirmativas a seguir sobre o conceito de identidade.

I. No século XX a ideia de identidade era sempre um acessório: identidade social, identidade étnica, identidade racial.

II. A identidade não pressupõe uma ancestralidade comum; a prática social é suficiente para produzir identidades entre grupos de pessoas.

III. Identidade precede conceitos de identificação de grupos como estruturas sociais.

IV. Como conceito, identidade nasce sem preocupação com estabilidade, continuidade ou qualquer ideia de completude.

Estão corretas:a) Todas. b) Apenas IV. c) I, II e IV. d) Apenas II e III.

Questão 4Nível de dificuldade: Fácil – Alternativa Correta: A – Habilidade do ENEM: H11; H15;

Assinale a alternativa que relaciona a identidade a outro fenômeno social presente no mundo atual. Fenômeno este que foi movido pelo capitalismo e difundido pela globalização.a) Consumo. b) Tecnologia. c) Capitalismo. d) Intolerância racial.

Questão 5Nível de dificuldade: Difícil.– Habilidade do ENEM: H11; H25; H23.

O antropólogo Julio Cezar Melatti divide a história da antropologia brasileira em três períodos: do fim do século XIX até os anos 1930, da década de 1930 à década

Sociologia | Sociologia Hoje | volume 1 | 4º bimestre | Editora Ática

2

Page 3: Plurall · Web viewde 1960, e, finalmente da década de 1960 em diante. Até a década de 1930, o conhecimento antropológico era produzido por intelectuais não formados na área,

de 1960, e, finalmente da década de 1960 em diante. Até a década de 1930, o conhecimento antropológico era produzido por intelectuais não formados na área, pois essa formação só passou a existir em 1933. O intuito das pesquisas nesse período foi entender o processo de formação da população brasileira.A miscigenação era considerada um problema social, o Brasil era então, uma sociedade “inferior”. Na época as políticas migratórias foram influenciadas por esse pensamento, incentivando os europeus a virem ao Brasil, para “branquear” a população. Explique o intuito desse branqueamento.

Acreditava-se que a população brasileira majoritariamente composta por indígenas, negros

e mestiços, não poderia construir um país desenvolvido. Nos dias atuais, a marginalização

de populações negras, indígenas e mestiças tem relação com essas decisões históricas.

Embora tais ideias pareçam deslocadas ou questionáveis hoje em dia, naquele momento

esse tipo de pensamento tinha grande relevância.

Questão 6Nível de dificuldade: Fácil – Alternativa Correta: B – Habilidade do ENEM: H11; H15.O paulista Florestan Fernandes e o catarinense Egon Schaden, desenvolveram diversos trabalhos que buscavam analisar as sociedades como totalidades integradas. Também analisaram as manifestações culturais das camadas populares da sociedade, chamadas de:a) Cultura. b) Folclore. c) Estudos de comunidade. d) Etnocidade.

Questão 7Nível de dificuldade: Médio – Alternativa Correta: B – Habilidade do ENEM: H11; H15;

O antropólogo paulistano Roberto Cardoso de Oliveira, desenvolveu um estudo chamado de “Fricção interétnica”, onde as características desse estudo podem ser identificadas nas alternativas abaixo:

I. Identificação étnica das populações indígenas.II. Tensão gerada pelo avanço da sociedade nacional sobre territórios de

populações indígenas isoladas.III. O processo de transformação das sociedades afetadas pela expansão do

capitalismo no Brasil.IV. Interação étnica da população indígena com as sociedades quilombolas

brasileiras.Estão corretas:a) Apenas I e IV. b) Apenas II e III. c) Apenas I, II e IV. d) Todas.

Sociologia | Sociologia Hoje | volume 1 | 4º bimestre | Editora Ática

3

Page 4: Plurall · Web viewde 1960, e, finalmente da década de 1960 em diante. Até a década de 1930, o conhecimento antropológico era produzido por intelectuais não formados na área,

Questão 8Nível de dificuldade: Fácil – Alternativa Correta: C – Habilidade do ENEM: H11; H15.O pesquisador _______________ definiu o Brasil a partir de uma influência estruturalista pressuponho o Brasil como algo entre uma sociedade completamente hierárquica e uma sociedade individualista. As oscilações entre esses polos marcariam a experiência dos brasileiros.

Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna acima:

a) Gilberto Freyre. b) Darcy Ribeiro. c) Roberto DaMatta. d) Roberto Cardoso de Oliveira.

Questão 9Nível de dificuldade: Fácil – Alternativa Correta: A – Habilidade do ENEM: H11; H15.

No período da abolição dos escravos, muitos estudos foram feitos acerca do tema “negro”, que na sociedade da época, era um problema, o que fazer com os negros e mestiços libertos? A pergunta foi respondida baseada no darwinismo social, de que se mais negros fossem impedidos de entrar no Brasil, lentamente a população “embranqueceria”. Um dos principais pensadores do período Nina Rodrigues, influenciado pelas teorias eugênicas do século XIX, acreditava que o negro era:

a) Contaminador da nação.b) Uma raça avançada.c) Catalisador do embranquecimento populacional.d) Um grupo social desenvolvido.

Questão 10Nível de dificuldade: Médio – Habilidade do ENEM: H11; H23Explique a diferença entre o preconceito “de marca” ou “de cor”, do Brasil, e o preconceito “de origem”, característico do sistema estadunidense.

O preconceito de cor ou de marca caracteriza-se pela manifestação em uma gradação da cor

da pele, varia de acordo com a região do país.

Já no preconceito de origem, basta ter um ascendente negro para ser considerado negro,

independentemente da cor de pele.

Sociologia | Sociologia Hoje | volume 1 | 4º bimestre | Editora Ática

4

Page 5: Plurall · Web viewde 1960, e, finalmente da década de 1960 em diante. Até a década de 1930, o conhecimento antropológico era produzido por intelectuais não formados na área,

Questão – 11Nível de dificuldade: Médio – Alternativa Correta: D – Habilidade do ENEM: H11; H23.A partir do fim dos anos 1960 surge um novo campo de estudo: a Antropologia Urbana. As diferenças que interessavam à Antropologia estavam agora na cidade muito próximas dos antropólogos. Analise as afirmativas abaixo sobre os propósitos da Antropologia Urbana.

I. Os estudos das populações desfavorecidas logo se tornou útil para pensar na experiência urbana das camadas médias e altas da sociedade brasileira.

II. Os estudos possibilitaram que a proximidade com a realidade do antropólogo fosse vista como objeto de análise em outras dimensões além das diferenças de renda.

III. O movimento fundamental de tornar exótico aquilo que é próximo tornou possível uma Antropologia urbana também militante e que de maneira geral se aproxima dos movimentos sociais.

IV. A antropologia urbana surge como um movimento de comparação entre as populações isoladas indígenas e as camadas mais pobres da sociedade urbanizada, comparando seus hábitos e costumes.

Estão corretas:a) Todas. b) Apenas IV. c) Apenas II e IV. d) I, II e III.

Questão 12Nível de dificuldade: Médio – Alternativa Correta: D – Habilidade do ENEM: H11; H15; H23;Um dos papéis da Antropologia urbana brasileira foi chamada de heteronormatividade. Ou seja, a visão de que o normal e o correto seriam as relações heterossexuais (entre homens e mulheres).

Analise as afirmativas a seguir e atribua (V) para verdadeira ou (F) para falsa.1. A derivação dos estudos de gênero são os que tratam de identidades sexuais.2. Os estudos de identidades sexuais trabalham a desnaturalização das relações,

abrindo espaço para que outras relações sejam consideradas legítimas.3. As discussões sobre sexualidade e relações de gênero ganharam dimensões

políticas importantes, num contexto marcado pela violência contra a mulher e contra a população LGBTI.

4. Os estudos de identidades sexuais não abrangem a normalidade do assunto, já que é visto pelos olhos das sociedades dominantes.

Assinale a sequência correta:

a) V-V-F-F.b) F-V-V-V.c) V-F-F-V.d) V-V-V-F.

Sociologia | Sociologia Hoje | volume 1 | 4º bimestre | Editora Ática

5