plano de saÚde gratuito É para todos · brasil. e não há nada pior que esse pl 4330”, disse....

4
CONSTRUÇÃO PESADA: PATRÕES ENDURECEM NAS NEGOCIAÇÕES DA CONVENÇÃO COLETIVA Os patrões estão endurecendo o jogo na hora de negociar a ampliação de direitos para os trabalhadores da construção pesada no Espírito Santo. A Fetraconmag e o Sintraconst/ES apresentaram uma pauta de reivindicações que inclui reajuste salarial de 15%, plano de saúde, alimentação, entre outras cláusulas. Mas os patrões da pesada mostram que estavam mesmo acostumados com a vida mansa que um extinto sindicato pelego dava para eles. Esses trabalhadores sofrem com condições precárias de trabalho, com desrespeito por parte de algumas empresas a itens básicos como a higiene no trabalho e prevenção de acidentes. E ainda assim, há patrões que querem impor perdas salariais aos mesmos. Greve A Federação e o sindicato advertem: Caso as negociações não avancem, vai rolar greve na pesada. Os trabalhadores já mostraram disposição para a paralisação. Só estamos esperando para ver até onde vai a intransigência patronal para encaminharmos junto aos trabalhadores a proposta de aprovação de greve por tempo indeterminado. Portanto, os trabalhadores devem car atentos e a sociedade car ciente: se houver greve, será por culpa dos patrões da construção pesada. Os trabalhadores só querem o que é seu por direito. «A gente quer fazer valer nosso suor» Setembro/2013 www.fetraconmag-es.com.br e-mail: [email protected] Filiada à JORNAL DA FEDERAÇÃO DOS TRABALHADORES NA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO CIVIL, MONTAGEM, TERRAPLENAGEM, PAVIMENTAÇÃO, CAL, GESSO, INDÚSTRIA E ARTEFATOS DE CIMENTO, CERÂMICA, LADRILHO, ARGILA, MADEIRA, MOBILIÁRIO, CALCÁRIO DE ROCHAS, MÁRMORE E GRANITO DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO PLANO DE SAÚDE GRATUITO É PARA TODOS A Convenção Coletiva de Trabalho 2013/2014 garante que todos os trabalhadores da construção Civil e Montagem Industrial têm direito a plano de saúde gratuito a ser oferecido pelas empresas. Portanto, se a empresa na qual você trabalha, não está oferecendo o plano de saúde gratuito, denuncie. Ligue para Fetraconmag e nós vamos fazer com que a Convenção Coletiva de Trabalho seja cumprida.

Upload: others

Post on 24-Feb-2020

0 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: PLANO DE SAÚDE GRATUITO É PARA TODOS · Brasil. E não há nada pior que esse PL 4330”, disse. Para o País, esse projeto também não é bom, de acordo com o dirigente. “Precarizar

CONSTRUÇÃO PESADA: PATRÕES ENDURECEMNAS NEGOCIAÇÕES DA CONVENÇÃO COLETIVAOs patrões estão endurecendo

o jogo na hora de negociar a ampliação de direitos para os trabalhadores da construção pesada no Espírito Santo.

A Fetraconmag e o Sintraconst/ES apresentaram uma pauta de reivindicações que inclui reajuste salarial de 15%, plano de saúde, alimentação, entre outras cláusulas.

Mas os patrões da pesada mostram que estavam mesmo acostumados com a vida mansa que um extinto sindicato pelego dava para eles.

Esses trabalhadores sofrem com condições precárias de trabalho, com desrespeito por parte de algumas empresas a itens básicos como a higiene no trabalho e prevenção de acidentes. E ainda assim, há patrões que querem impor perdas salariais aos mesmos.

GreveA Federação e o sindicato advertem: Caso as negociações não avancem, vai rolar greve na pesada.

Os trabalhadores já mostraram disposição para a paralisação. Só estamos esperando para ver até onde vai a intransigência patronal para encaminharmos junto aos trabalhadores a proposta de aprovação de greve por tempo indeterminado.

Portanto, os trabalhadores devem car atentos e a sociedade car ciente: se houver greve, será por culpa dos patrões da construção pesada. Os trabalhadores só querem o que é seu por direito.

«A gente quer fazer valer nosso suor»

Setembro/2013www.fetraconmag-es.com.br

e-mail: [email protected]

Filiada àJORNAL DA FEDERAÇÃO DOS TRABALHADORES NA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO CIVIL, MONTAGEM, TERRAPLENAGEM, PAVIMENTAÇÃO, CAL, GESSO, INDÚSTRIA E ARTEFATOSDE CIMENTO, CERÂMICA, LADRILHO, ARGILA, MADEIRA, MOBILIÁRIO, CALCÁRIO DE ROCHAS,MÁRMORE E GRANITO DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO

PLANO DE SAÚDE GRATUITO É PARA TODOSA Convenção Coletiva de Trabalho 2013/2014 garante que todos os trabalhadores da construção Civil e Montagem Industrial têm direito a plano de saúde gratuito a ser oferecido pelas empresas.Portanto, se a empresa na qual você trabalha, não está oferecendo o plano de saúde gratuito, denuncie. Ligue para Fetraconmag e nós vamos fazer com que a Convenção Coletiva de Trabalho seja cumprida.

Page 2: PLANO DE SAÚDE GRATUITO É PARA TODOS · Brasil. E não há nada pior que esse PL 4330”, disse. Para o País, esse projeto também não é bom, de acordo com o dirigente. “Precarizar

Editorial

Aecio LeitePresidente da Fetraconmag

UMA NEGOCIAÇÃODA PESADA

Os trabalhadores da construção pesada estão em processo de negociação de sua Convenção Coletiva de Trabalho.Uma característica dessa negociação tem sido a insistência dos patrões em não quererem permitir avanços para esses trabalhadores, como benefícios sociais e melhorias salariais signicativas.O fato é que os patrões da construção pesada estavam acostumados com um sindicato pelego (que foi extinto) que facilitava sua vida e aprontava para os trabalhadores. A negociação feita com pelegos é o sonho de todo patrão. Eles ngem que negociam, impõem perdas aos trabalhadores, dão um «agrado» para os sindicalistas pelegos e seguem a vida só contando seus lucros.Quando entidades sérias como a Fetraconmag e sindicatos históricos da CUT, como o Sintraconst, entram na jogada, a coisa muda de gura. Aí a ordem é endurecer na negociação.Mas não custa lembrar que nós também sabemos endurecer na defesa dos interesses dos trabalhadores. E não vamos nos furtar a convocar uma greve na construção pesada, caso os patrões continuem insistindo em impor perdas. Vale lembrar também que esta é a Segunda convenção coletiva negociada pela Fetraconmag e o Sintraconst/ES. Por isso há ainda muita coisa a ser devolvida para esses trabalhadores, que caram por anos a o vendo seus direitos irem para o ralo devido a falcatruas e negociatas de um sindicato pelego. A hora é de união. E a gente quer fazer valer nosso suor.

GREVE NA UTGC LINHARESREIVINDICA MELHORIAS

Uma greve paralisou as atividades nas obras da Unidade de Tratamento de Gás de Cacimbas (UTGC) em Linhares. Os trabalhadores das empresas União e Oceânica cruzaram os braços reivindicando melhorias em seus contratos de trabalho. Eles querem Participação nos Resultados (PR) e cartão alimentação igual ao valor praticado nas áreas industriais. A Fetraconmag conduziu a greve dos companheiros e continuamos rmes na luta até que os benefícios sejam conquistados.

FEDERAÇÃO CONTINUA REALIZANDOFISCALIZAÇÃO EM OBRAS DO INTERIOR

A Federação continua realizando scalização em obras do interior do Estado. É nesse trabalho de scalização que encontramos situações que precisam da ação sindical. Um exemplo é o desrespeito à Convenção Coletiva de Trabalho, como faz a construtora A Madeira. Ela insiste em descumprir a CCT e foi agrada impondo maus tratos aos trabalhadores. A empresa não fornece água potável e, em alguns casos, os trabalhadores bebem água de córregos próximos às obras, não têm banheiros e ainda não é oferecido local adequado para a realização das refeições. A Federação vai denunciar as irregularidades ao Ministério Público do Trabalho e exigir que a Convenção Coletiva de Trabalho seja cumprida também pelas empresas que atuam no interior do Estado.

A vergonhosa situação de um banheiro na obra

Trabalhadores em greve pedem melhorias

Page 3: PLANO DE SAÚDE GRATUITO É PARA TODOS · Brasil. E não há nada pior que esse PL 4330”, disse. Para o País, esse projeto também não é bom, de acordo com o dirigente. “Precarizar

ZÉ GERALDO VAI ABRILHANTAR FESTA DO SINTRACONST/ESO cantor e compositor Zé Geraldo vai ser a grande atração da 23ª Festa da Categoria, promovida pelo Sintraconst/ES, que acontece no dia 5 de outubro de 2013, a partir das 8 horas, no Sesi da Araçás, em Vila Velha. «Trazer o Zé Geraldo para cantar em nossa festa sempre foi um sonho, que agora se torna realidade», arma o presidente do sindicato, companheiro Carioca. Autor da clássica música «Cidadão», Zé Geraldo canta músicas que falam do mundo do trabalho e da dignidade humana. Seu show promete abrilhantar a festa da categoria organizada pelo Sintraconst.

O presidente nacional da CUT, Vagner Freitas, participou de audiência pública na Câmara Federal sobre o PL 4330, onde falou da tribuna da Casa. Durante quase 9 minutos, ele falou sobre o quanto o projeto é nocivo e prejudicial à classe trabalhadora e ao País.V a g n e r F r e i t a s a r m o u : “Trabalhadores e trabalhadoras que estão me ouvindo agora, a aprovação desse projeto signica que vocês vão ser demitidos para que um terceirizado seja contratado, ganhando menos e trabalhando mais”, explicou o presidente da Central. Dirigindo-se diretamente ao deputado Arthur Maia (PMDB-BA), que relatou o PL 4330, o cutista armou que a melhor forma de se estabelecer normas para o trabalho terceirizado em uma democracia moderna como é a do Brasil, é negociação. "O Brasil oferece condições para os atores sentarem à mesa e negociarem até atingir um consenso, mas a CUT não vai negociar com a faca no pescoço. Estamos dispostos a negociar com os empresários para normatizar o trabalho terceirizado, mas para fazer isso, esse projeto terá de ser retirado de votação”, armou Vagner

NA TRIBUNA DA CÂMARA, PRESIDENTE NACIONAL DA CUT EXIGE RETIRADA DO PROJETO DA TERCEIRIZAÇÃO

Vagner discursou em audiência na Câmara sobre PL 4330

Freitas.Segundo Vagner, o PL 4330 “não fala em melhorar as condições de trabalho dos est imados 12 m i l hões de t r aba lhado res terceirizados, mas fala, sim em precarizar o trabalho dos outros 45 milhões de brasileiros e brasileiras que têm contrato formal".“Esse projeto é nefasto e se for votado assim e passar, nos iremos à presidenta Dilma. E ela já disse que é contra e não vai

permitir qualquer tipo de precarização do trabalho no Brasil. E não há nada pior que esse PL 4330”, disse.Para o País, esse projeto também não é bom, de acordo com o dirigente. “Precarizar a mão de obra para pagar menos e fazer trabalhar mais não é algo competitivo. Isso também precariza o Brasil, e nós não vamos permitir isso. Em cada rincão deste País vai ter um militante da CUT para não permitir esse desrespeito aos trabalhadores. Vamos ter como prossão de fé impedir o 4330”, nalizou Vagner Freitas, sob a aclamação dos militantes que conseguiram entrar no Plenário da Câmara para acompanhar a audiência. (Por: CUT Nacional)

SINDICATOS FILIADOSSINDIMARMORE- Telefone: (28) 3521- 1244Endereço: Rua: João Mota, 12 - Ferroviária - Cachoeirode Itapemirim/ES E-MAIL:[email protected]ço: Rua: L, Casa número 09 - Quadra 35 - Manoel Plaza Serra/ES.Sub-Sede em Nova Venécia/ES- Tel: (27) 3752-2591Endereço: Rua: Avenida Belo Horizonte, 329 - Filomena, Nova Venécia/ES.

SINTINORTE - Tel: (27) 3312-9219 Endereço: Rua Rômulo Martins45 - Boa Vista- São Mateus/ES - Cep: 29.931-640.E-mail: [email protected]

SINTRACICAL- Tel: 3328-0704/ Fax 3328-2781.End.: Rua Norbertino Bahiense, 14 - Quadra 46 Manoel Plaza - Serra/ES Cep 29160-424.E-mail: [email protected]

SINTRACON/LINHARES - Tel: (27) 3372-2882.

End.: Rua Aracruz 780, 1º andar, sl 102, Colina Linhares - ES.

SINTRACONST DE CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM/ES -

Tel: (28) 3522-3470 / Fax (28) 3521 7476End.: Rua Moreira, 125 Independência - Cachoeiro de Itapemirim/ES - Cep 29.306-320E-mail: [email protected]

SINTRACONST DE VITÓRIA- telefones: 2125 - 4888 Endereço: Rua Pereira Pinto, nº 37 - Centro Vitória/Es - Cep 29.016-260. Site www.sintraconst-es.com.br

Page 4: PLANO DE SAÚDE GRATUITO É PARA TODOS · Brasil. E não há nada pior que esse PL 4330”, disse. Para o País, esse projeto também não é bom, de acordo com o dirigente. “Precarizar

A Convenção Coletiva de Trabalho 2013/2014,da construção civil e montagem determina que as empresas devem vericar pesquisa semestral do valor médio da cesta alimentação feita pelos sindicatos. A diferença entre o valor pago como auxílio alimentação e o valor vericado deve ser paga mensalmente ao trabalhador, totalizando o valor de R$ 200,00.

Essa diferença deve ser paga tanto pelas empresas que fornecem cestas, quanto pelas que oferecem alimentação nos canteiros, ou que fornecem o cartão alimentação com valor inferior a R$ 200,00 retroativa a 1º de maio.

Portanto, o trabalhador deve car atento e procurar junto à Federação ou ao seu sindicato, o valor da reposição a que tem direito a cada mês. Um exemplo:o valor médio dos itens que compõem a cesta alimentação em agosto foi de R$ 151,43 (cento e cinqüenta e um reais e quarenta e três centavos). O restante a pagar ao trabalhador é de R$ 48,57 (quarenta e oito reais e cinquenta e sete centavos). As empresas que não realizarem o pagamento das diferenças devem ser denunciadas à Federação ou ao seu sindicato. Fique atento aos seus direitos.

TRABALHADOR DA CONSTRUÇÃO, FIQUE ATENTO COM A ALIMENTAÇÃO

que a sociedade brasileira se torne cada vez mais justa e igual. O primeiro a falar no plenário foi Vicentinho, que lembrou das diculdades de criação da CUT, que nasceu em plena ditadura militar, época em que líderes sindicais tinham seus direitos cassados, mas o desejo de mudança era mais forte. Ele destacou o papel decisivo da CUT na modernização e avanço do movimento sindical nacional e internacional porque levou propostas concretas para aos

parlamentos e tem quadro de dirigentes preparados com seriedade para representar os trabalhadores e lutar por seus direitos. O deputado Ricardo Berzoini saudou a CUT e todos os dirigentes e militantes presentes no plenário, lembrando que a luta dos trabalhadores de vários segmentos fez surgir várias lideranças. Aguinaldo Grillo

observou que a história da CUT confunde-se com a história de luta dos trabalhadores do Brasil e até do mundo: "Somos uma das maiores centrais sindicais do Planeta e ajudamos a mudar a história dos trabalhadores. A marca CUT signica luta, resistência e vitória. E nós, trabalhadores do mármore e do granito capixaba, sabemos muito bem o que é issso. E como diria nosso ex-presidente, o operário Lula, E A NOSSA LUTA CONTINUA!"

SINDIMÁRMORE E FETRACONMAG NOS 30 ANOS DA CUT Por iniciativa dos deputados Vicentinho (PT-SP), ex-presidente da central por dois mandatos (1994/1997-1997/2000), e Ricardo Berzoini (PT-SP), ex-presidente do Sindicato dos Bancários/DF de 1994-2000, a Câmara dos Deputados realizou segunda-feira (26) sessão solene em homenagem aos 30 anos da Central Única dos Trabalhadores (CUT). Aguinaldo Grillo foi um dos convidados, representando o Sindimármore e os trabalhadores do mármore e granito do Espírito Santo. Aécio Leite, vereador de Serra pelo PT, representou a Fetraconmag. Nos discursos, parlamentares e sindicalistas se revezaram em ressaltar a importância da CUT para a transformação do Brasil em um País mais democrático e menos desigual, e destacaram que a Central tem papel fundamental a cumprir nos próximos anos para

Valor repassado como auxílio alimentação

Valor do auxílioalimentação na CCT

Diferença a ser paga ao trabalhador

R$ 151,43 R$ 200,00 R$ 48,57

EXEMPLO