plano de aula eletrodinamica nafl

3
1 PLANO DE AULA Local: Instituto Federal do Sul de Minas Gerais Disciplina: Física Público-alvo: Alunos do 3º ano do ensino médio Data: 29 de Novembro de 2012 Horário: 08 horas Duração da aula: 35 minutos Docente responsável: Nelma Aparecida Fernandes Lopes Tema da aula: Associações de Resistores Pré-requisitos necessários ao desenvolvimento do tema: Para o desenvolvimento do tema é necessário que os acadêmicos tenham aprendido os seguintes conceitos: - Diferença de potencial (ddp); - Corrente elétrica; - Lei de Ohm; - Potência elétrica e energia. Objetivos: Espera-se que ao final da aula, o acadêmico seja capaz de: 1 - Compreender os conceitos de associação de resistores; 2 - Promover um conhecimento contextualizado através da percepção da importância desse campo de estudo da física no mundo vivencial e nos equipamentos e procedimentos tecnológicos atuais. Desenvolvimento do tema: Conteúdo desenvolvido durante a aula (ANEXO I): Introdução Breve revisão dos pré-requisitos Diferença de potencial Corrente elétrica Resistência Potência Energia Elétrica Associação de resistores

Upload: joao-lopes

Post on 08-Aug-2015

189 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Plano de Aula EletroDinamica NAFL

1

PLANO DE AULA Local: Instituto Federal do Sul de Minas Gerais

Disciplina: Física

Público-alvo: Alunos do 3º ano do ensino médio Data: 29 de Novembro de 2012

Horário: 08 horas Duração da aula: 35 minutos

Docente responsável: Nelma Aparecida Fernandes Lopes

Tema da aula: Associações de Resistores

Pré-requisitos necessários ao desenvolvimento do tema: Para o desenvolvimento do tema é necessário que os acadêmicos tenham aprendido os seguintes conceitos: - Diferença de potencial (ddp); - Corrente elétrica; - Lei de Ohm; - Potência elétrica e energia.

Objetivos: Espera-se que ao final da aula, o acadêmico seja capaz de: 1 - Compreender os conceitos de associação de resistores; 2 - Promover um conhecimento contextualizado através da percepção da importância desse campo de estudo da física no mundo vivencial e nos equipamentos e procedimentos tecnológicos atuais.

Desenvolvimento do tema: • Conteúdo desenvolvido durante a aula (ANEXO I): Introdução Breve revisão dos pré-requisitos Diferença de potencial Corrente elétrica Resistência Potência Energia Elétrica Associação de resistores

Page 2: Plano de Aula EletroDinamica NAFL

2

Resistores em série Aplicações Resistores em paralelo Aplicações Conclusões Avaliação do aprendizado

• Metodologia utilizada: Aula expositiva ou dialogada. Inicialmente será promovida uma motivação para o estudo da associação de resistores, destacando a importância do cálculo de energia gasta pelos consumidores bem como o funcionamento de um circuito elétrico mais complexo. Posteriormente, os alunos serão questionados sobre o que viram em relação aos conceitos das grandezas, que são pré-requisitos para esta aula. A partir daí, aborda-se o tema da aula, de acordo com o conteúdo programático, o qual foi definido principalmente com a consulta às referências BONJORNO e SAMPAIO. A aula ocorrerá através da promoção contínua da participação do aluno com o que está sendo discutido, estimulando o resgate daquele conhecimento prévio que o mesmo já possa ter adquirido.

• Recursos utilizados: Material impresso: resumo da aula (ANEXO I) e lista de exercícios (ANEXO II). Quadro-branco ou negro, marcador;

Modo de avaliar o aprendizado do acadêmico: • Aplicação de questionário contendo reflexões acerca do tema (ANEXO II), que poderá ser desenvolvido em grupo ou individualmente.

• Aplicação de tarefa a ser entregue na próxima aula, como tema gerador do assunto a ser desenvolvido.

Anexos ANEXO I: Resumo da aula ANEXO II: Lista de exercícios

Referências Bibliográficas: BONJORNO, Regina Azenha; BONJORNO, José Roberto; BONJORNO, Valter; RAMOS, Clinton Marcico. Física completa. 2ª ed. São Paulo: FTD, 2001.

Page 3: Plano de Aula EletroDinamica NAFL

3

SAMPAIO, José Luiz Pereira; CALÇADA, Caio Sérgio Vasques. Universo da Física - volume 3. 2ª Edição. São Paulo: Editora Atual, 2005. MÁXIMO, Antonio; ALVARENGA, Beatriz. Física - Volume 1. 1ª Ed. São Paulo: Editora Scipione, 2005. FIGUEIREDO, Eduardo; FOGO, Ronaldo. Coleção Objetivo: Óptica. São Paulo: Editora SOL, 1996. Brasil. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei nº 9394/96, de 20 de dezembro de 1996. ___________. Diretrizes Curriculares para o Ensino Médio, resolução CEB nº 3, de 26 de junho de 1998. ___________. Ministério da Educação (MEC), Secretaria de Educação Básica. Orientações Curriculares para o Ensino Médio. Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias Brasília: MEC/SEB, 2006. ___________. Ministério da Educação (MEC), Secretaria de Educação Média e Tecnológica (SEMTEC). PCN Ensino Médio: orientações educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais - Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília: MEC/Semtec, 2002.

Nelma Aparecida Fernandes Lopes