plano anual de atividades 2015-2016 · warner bros, e que agora tem o mérito de pertencer ao...

21
PLANO ANUAL DE ATIVIDADES 2015-2016 Escola de Artes SAMP Pousos, 05 de setembro de 2015

Upload: others

Post on 25-Mar-2020

1 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: PLANO ANUAL DE ATIVIDADES 2015-2016 · Warner Bros, e que agora tem o mérito de pertencer ao Cinema Audio Society. Também não são todas as escolas que têm nos seus quadros o

PLANO ANUAL DE ATIVIDADES 2015-2016

Escola de Artes SAMP

Pousos, 05 de setembro de 2015

Page 2: PLANO ANUAL DE ATIVIDADES 2015-2016 · Warner Bros, e que agora tem o mérito de pertencer ao Cinema Audio Society. Também não são todas as escolas que têm nos seus quadros o
Page 3: PLANO ANUAL DE ATIVIDADES 2015-2016 · Warner Bros, e que agora tem o mérito de pertencer ao Cinema Audio Society. Também não são todas as escolas que têm nos seus quadros o

1

PRELÚDIO

“Só a arte nos pode libertar.”1

O Ópera na Prisão veio mais uma vez confirmar a importância do lema SAMP: mais importante que colocar músicos no palco é colocar a Música na vida das pessoas. De facto, conseguir juntar em palco reclusos, guardas prisionais, o diretor da prisão e familiares dos reclusos, além de músicos profissionais, uma companhia de dança, aderecistas, entre outros, só mesmo vivendo, trabalhando e partilhando em plenitude o nosso lema.

Mas este especial projeto, que ainda decorre e continuará a ser desenvolvido numa nova fase, não foi só mais “uma coisa” boa e inovadora que a SAMP sabe fazer. Também aprendemos muito e devemos continuar a aprender. A frase dita por um dos reclusos – “Só a arte nos pode libertar.” – não se aplica apenas aos que estão a cumprir uma pena, também serve ao estado da cultural nacional, em particular ao ensino artístico. Esta frase, apesar de soar a uma espécie de luta pela liberdade de cada indivíduo, serve-nos para aprender que apesar de todos os constrangimentos e problemas que vamos vivendo, causados por más políticas e más gestões do ensino artístico em Portugal, há sempre esta enorme possibilidade de nos libertarmos desses problemas pela arte! O próprio projeto aqui enunciado demonstra essa capacidade que a arte pode ter, tendo superado diversas adversidades.

Deixemo-nos também inebriar pela catarse musical e artística dos nossos alunos, papás, amigos e professores. Não são todas as escolas têm entre os seus encarregados de educação um engenheiro de som que leva o seu trabalho aos melhores estúdios, tais como o Skywalker Sound, à Dolby, 20th Century Fox ou Warner Bros, e que agora tem o mérito de pertencer ao Cinema Audio Society. Também não são todas as escolas que têm nos seus quadros o representante português na World Association for Symphonic Bands and Ensembles (WASBE). O mesmo se aplica a uma direção da associação composta essencialmente por pais de alunos, ao evento Famílias ao Palco no qual mais e mais famílias querem participar, ao crescente número de familiares de alunos que começam em idade adulta a aprender um instrumento. Já conhecem a Orquestra de Adultos?

Não podemos, contudo, afastar-nos da necessária reflexão e da experimentação em torno de um modelo ou projeto de ensino alternativo ao ensino oficial. Essa reflexão tem sido trabalha ainda que com pouca expressão no funcionamento da nossa escola, mas o “estado da arte” tem vindo a clarificar cada vez mais que é urgente uma mudança de rumo, mudança essa que deve partir daquilo que a Escola de Artes SAMP já é hoje.

A Direção Pedagógica

Bruno Homem

1 in http://ionline.pt/artigo/479094/opera-na-prisao-so-a-arte-nos-pode-libertar?seccao=bi

Page 4: PLANO ANUAL DE ATIVIDADES 2015-2016 · Warner Bros, e que agora tem o mérito de pertencer ao Cinema Audio Society. Também não são todas as escolas que têm nos seus quadros o

I – EVENTOS / CONCERTOS / AUDIÇÕES

As audições e concertos são o rosto de uma escola e o fim último da preparação de um músico. Importa cultivá-los com regularidade, sempre que possível saindo ao encontro da comunidade envolvente, e cuidando todos os aspetos da sua realização.

Todos os alunos deverão participar ao longo do ano letivo, pelo menos, em três audições de classe e em uma ordinária. Neste plano encontram-se calendarizadas somente algumas das audições ordinárias e de classe por período. Contudo, cada professor pode realizar mais audições da sua classe ou com outras classes em dia e hora da sua preferência sempre que existam meios de produção.

Os programas para cada audição deverão ser entregues em impresso próprio completamente preenchido nos serviços administrativos, pelo menos com uma semana de antecedência.

Durante as audições os estojos dos instrumentos não poderão estar na sala onde atuam os alunos, devendo ser preferencialmente acomodados noutra sala ou camarim. Deverão respeitar-se os horários, deixando livre a sala 15 minutos antes do início da audição a fim de deixar entrar o público, que não poderá estar presente no ensaio, e terminar todos os trabalhos a tempo de dar lugar a atividade seguinte.

No presente ano letivo continuamos a procurar estimular a prática e fruição musicais como atividade quotidiana e não como uma ocupação de fim de semana, pelo que teremos uma programação incidente nas quartas-feiras – Audições Ordinárias – estendendo a programação ao palco Fnac no Leiria Shopping.

Audições Ordinárias serão realizadas às quartas-feiras de novembro a junho, às 19h30 e com duração aconselhável de 30 minutos, máxima de 45 minutos. As Audições de Classe, com a mesma duração, ocorrem nos diferentes dias da semana, sendo a agenda da responsabilidade de cada professor/classe. Audições em final de período, final de ano e festividades têm duração máxima de 75 minutos.

Este ano letivo voltamos a promover um Ciclo de Concertos de Professores, evento que deve contar com a participação de todos os professores interessados em se apresentar a solo ou em grupo. Esta prática será a impulsionadora para a criação de um corpo artístico residente na SAMP e que irá ter uma programação/produção própria.

Em 2016 a EA SAMP comemora os 25 anos de atividade. E por os primeiros passos terem sido dados no início do ano letivo, haverá uma programação anual que, naturalmente, começa ainda no decorrer do presente ano letivo. Alguns dos eventos no quadro abaixo estão já previstos para essa programação a anunciar em breve.

I.1 Eventos

Eventos

Data – Evento Classe / Formação Local - Hora Notas

7 a 14 de setembro Estágio de Orquestra

de Sopros Sopros e Percussão SAMP

Realização de dois concertos indicados

abaixo

13 de setembro Concerto do Estágio de

Orquestra de Sopros Sopros e Percussão

Auditório Barão de Viamonte

21h00

14 de setembro Concerto do Estágio de

Orquestra de Sopros Sopros e Percussão

Casa do Terreiro 19h00

Page 5: PLANO ANUAL DE ATIVIDADES 2015-2016 · Warner Bros, e que agora tem o mérito de pertencer ao Cinema Audio Society. Também não são todas as escolas que têm nos seus quadros o

3 e 4 de outubro Há Música na Cidade

Tutti Ruas da Cidade

de Leiria Evento produzido

pelo Jornal de Leiria

31 outubro Abertura Solene do

Ano Letivo Tutti Professores

Auditório Barão de Viamonte

21h00

29 de novembro Prata da Casa IV

Piccolini Filarmónicos Vocal

TJLS 16h00

Gala Solidária da APPDA

5 de dezembro Gala da Inclusão

Piccolini Filarmónicos Vocal

Il Trovattore – NSAS

TJLS 21h30

Produção CML, CRID e IPL

8 de dezembro Gala Aniversário SAMP

Banda Filarmónica Tutti

TJLS Programação

142º Aniv. SAMP

13 de dezembro Famílias ao Palco

Tutti

Auditório Paroquial de

Santa Eufémia 16h00

Programação 142º Aniv. SAMP

14 de dezembro Visita comentada ao

P-SAMP P-SAMP

Arquivo Distrital de Leiria

18h00

Programação 142º Aniv. SAMP

17 de dezembro Noite de Jazz

SwingSAMP Auditório Barão de

Viamonte 21h00

Programação 142º Aniv. SAMP

21 a 23 dezembro Estágio Orquestra de

Guitarras Classe de Guitarra SAMP

22 de dezembro Concerto de Carrilhão

Paulo Lameiro Catedral de Leiria Programação

142º Aniv. SAMP

9 de janeiro Audição de Ano Novo

Berço e Jardim das Artes Auditório Barão de

Viamonte 16h30 e 18h00

Programação 142º Aniv. SAMP

10 de janeiro Concerto Liz Consort

Abertura da temporada 25º Aniversário EA

SAMP

Liz Consort (Rute Martins, Carla

Antunes, Mário Teixeira)

Igreja do Vidigal 16h00

Programação 25º Aniv. EA SAMP

20 de fevereiro SwingSAMP em

Concerto

SwingSAMP orquestras convidadas

TMF Programação

25º Aniv. EA SAMP

27 de fevereiro Audição de Alunos

Adultos Tutti

Auditório Barão de Viamonte

18h00

12 de março Cinematemúsicas

Tutti TMF

19h00

Page 6: PLANO ANUAL DE ATIVIDADES 2015-2016 · Warner Bros, e que agora tem o mérito de pertencer ao Cinema Audio Society. Também não são todas as escolas que têm nos seus quadros o

19 de março Audição Berço de

Páscoa Berço e Jardim das Artes

Auditório Barão de Viamonte

16h30 e 18h00

21 a 27 de março Estágio Orquestra de

Sopros

Departamento Sopros e Percussão

CM SAMP

inclui dois concertos no final do estágio

21 a 23 de março Dias da Guitarra

Classe de Guitarra SAMP

17 de abril EnCantar

Tutti TJLS 16h00

de 25 de abril a 1 de maio Festival Escola de

Artes SAMP Tutti SAMP

Programação 25º Aniv. EA SAMP

13 a 15 de junho Orquestra de Guitarras

Classe de Guitarra SAMP

1 a 10 de julho Pinhal das Artes

Tutti Pinhal do Rei

18 a 22 de julho Oficinas Musicais de

Férias Tutti Professores EA

SAMP 9:00 / 18:00

25 a 29 de julho Oficinas Musicais de

Férias Tutti Professores EA

SAMP 9:00 / 18:00

I.2 Pequenos Artistas

A parceria com a Livraria Arquivo realiza-se pelo 6º ano consecutivo. Esta programação tem funcionado regularmente nos primeiros sábados de cada mês de novembro a junho; tendo-se verificado alguma dificuldade de produção nos meses antecedidos de interrupção letiva, este ano optou-se por uma calendarização diferente e mais adequada ao calendário escolar.

Estes momentos musicais têm como objetivo proporcionar aos nossos alunos a experiência de tocarem para públicos e em contextos diferentes do que habitualmente têm nas suas audições na EA, sendo um contributo para a formação artística dos nossos pequenos artistas. Por outro lado, são uma mostra do trabalho que os professores da EA, em especial os de instrumento, desenvolvem ao longo do ano e dão também a oportunidade de desenvolver a criatividade ao criar momentos de interação com a própria livraria.

Estas audições têm a duração máxima de 30 minutos, preferencialmente com apresentações em duos, trios ou quartetos de alunos. Sempre que possível deve-se procurar relacionar o reportório apresentado com livros, enquadrando assim a audição no ambiente livreiro. As classes de conjunto mais numerosas, à exceção dos coros, não podem atuar devido às pequenas dimensões do espaço.

Page 7: PLANO ANUAL DE ATIVIDADES 2015-2016 · Warner Bros, e que agora tem o mérito de pertencer ao Cinema Audio Society. Também não são todas as escolas que têm nos seus quadros o

Pequenos Artistas – Agenda

Data Classes Hora

7 de novembro Órgão 17h00

5 de dezembro Trompa e Clarinete 17h00

16 de janeiro Guitarra (David), Trompete, Oboé e Percussão 17h00

6 de fevereiro Saxofone e Acordeão 17h00

5 de março Flauta, Trombone e Tuba 17h00

16 de abril Fagote e Guitarra (Marco) 17h00

7 de maio Piano (Yumiko) e Cordas Friccionadas 17h00

4 de junho Coro Infantil e Piano (Oxana) e Canto 17h00

I.3 Fnac – Audições Ordinárias

Após algumas experiências realizadas no ano letivo passado, concluiu-se que o auditório Fnac no Leiria Shopping é um bom espaço para acrescentar valor pedagógico às nossas audições tal como acontece com Pequenos Artistas. Para esta programação optou-se por levar para fora de portas parte das Audições Ordinárias realizadas à quarta-feira.

Fnac – Audições Ordinárias

11 de novembro Saxofone 19h30

16 de dezembro Guitarra 19h30

20 de janeiro Flauta Transversal, Trombone, Tuba e Eufónio 19h30

17 de fevereiro Violoncelo e Violino 19h30

16 de março Fagote e Guitarra 19h30

20 de abril Acordeão 19h30

11 de maio Canto 19h30

Page 8: PLANO ANUAL DE ATIVIDADES 2015-2016 · Warner Bros, e que agora tem o mérito de pertencer ao Cinema Audio Society. Também não são todas as escolas que têm nos seus quadros o

I.4 Continuidade, unidade e programação para a família

A EA SAMP continuar a apostar na consolidação das produções mais recentes proporcionando aos seus alunos o contacto direto com os palcos mais importantes da região e com os processos de produção artística, nomeadamente os eventos Cinematemúsicas, EnCantar e Famílias ao Palco. Para incrementar esta sinergia e ao mesmo tempo unir esforços entre as classes, as audições finais são coordenadas pelos departamentos disciplinares. As audições finais podem ainda ter um tema base sob o qual todas as classes propõem reportório.

Para que todas estas produções aconteçam é preciosa a ajuda de todos os professores de instrumento da EA. É por isso obrigatório que os planos de trabalho anual de cada professor/aluno incluam a preparação de reportório destinado a estes eventos. Não é, no entanto, obrigatório a participação de todos os alunos nestes eventos.

Estando as famílias dos nossos alunos cada vez mais envolvidas nos espetáculos enquanto artistas, deve a EA SAMP procurar uma programação que vá ao encontro da vida familiar, que permita a participação com tranquilidade nos eventos e sem ocupar os horários tradicionalmente ocupados como “tempo em família”. Ou seja, a programação deve evitar os domingos e horários noturnos. Além desta adequação aos horários familiares, estaremos também a aproximar-nos dos horários habitualmente praticados nas melhores salas europeias, onde a maioria dos espetáculos são de fruição pós-laboral e pós-escolar, reservando-se a noite e o fim-de-semana para o convívio entre familiares e amigos noutro tipo de atividades.

I.5 Audições

O mapa de audições está dividido em três tipos de audições:

- audições ordinárias: têm como dia semanal fixo a quarta-feira e horário as 19h30, no Auditório SAMP ou no auditório Fnac (Leiria Shopping). Preferencialmente, devem participar em cada uma destas audições pelo menos duas classes diferentes, promovendo assim o contacto artístico entre os alunos das diversas classes de instrumento e classes de conjunto. Têm duração máxima de 45 minutos sem exceções. Cada aluno de instrumento deve participar pelo menos em uma audição ordinária ao longo do ano (incluem-se nesta regra as audições ordinárias fim de período).

- audições ordinárias fim de período/semestre: são o culminar dos trabalhos por período. Devem participar alunos de todas as classes de instrumento e uma classe de conjunto por audição. Realizam-se preferencialmente fora de portas.

- audições de classe: dedicadas em exclusivo a cada uma das classes, garantem que todos os professores têm a possibilidade de ouvir os seus alunos em audição. Este tipo de audições destina-se também às classes mais numerosas, envolvendo todos os alunos das mesmas na mesma apresentação. Têm duração máxima de 45 minutos, no entanto para as classes com muitos alunos é aceitável que se ultrapasse o limite até aos 60 minutos, sendo obrigatório que a duração total esteja no programa de sala ou que seja anunciado no início da audição. Podem ser calendarizadas para qualquer dia desde que não se sobreponha a outras atividades já programas e confirmando-se que existe sala disponível. Também se dá a possibilidade de se realizarem fora de portas, desde que devidamente planeadas com a produção.

Todos os professores devem relembrar e respeitar as Normas para audições para que as apresentações sejam todas conduzidas de forma idêntica (disponibilizadas pelo departamento de produção SAMP).

Page 9: PLANO ANUAL DE ATIVIDADES 2015-2016 · Warner Bros, e que agora tem o mérito de pertencer ao Cinema Audio Society. Também não são todas as escolas que têm nos seus quadros o

1.º Período – Audições

Data - Hora Classes Local Tipo de audição

18 de novembro 19h30

Violino, Violeta, Violoncelo, Piano (Yumiko) e Flauta

Transversal

Auditório Barão de Viamonte

Ordinária

25 de novembro 19h30

Piano (Yumiko) e Trompete Auditório Barão de

Viamonte Ordinária

2 de dezembro 19h30

Cordas Friccionadas Auditório Barão de

Viamonte Ordinária

9 de dezembro 19h30

Guitarra (Marco) e Piano (Yumiko) Auditório Barão de

Viamonte Ordinária

11 de dezembro 21h00

Audição Final de 1º Período Tutti

Auditório Barão de Viamonte

Ordinária fim de período

26 de outubro 18h30

Trombone, Tuba e Eufónio Auditório Barão de

Viamonte Classe

30 de outubro 19h00

Piano (Luis) Auditório Barão de

Viamonte Classe

30 de outubro 19h30

Flauta Transversal Auditório Barão de

Viamonte Classe

31 de outubro 15h00

Saxofone (Diana e Bruno) Auditório Barão de

Viamonte Classe

14 de novembro 16h00

Órgão Igreja do Vidigal Classe

19 de novembro 19h30

Clarinete Auditório Barão de

Viamonte Classe

26 de novembro Saxofone (Diana) e Acordeão Auditório Barão de

Viamonte Classe

30 de novembro 19h00

Oboé Auditório Barão de

Viamonte Classe

1 de dezembro 19h00

Trombone, Tuba e Eufónio Auditório Barão de

Viamonte Classe

3 de dezembro 19h30

Coro Infantil e Piano (Oxana) Auditório Barão de

Viamonte Classe

4 de dezembro 19h30

Guitarra (David) Auditório Barão de

Viamonte Classe

4 de dezembro Flauta Transversal Auditório Barão de

Viamonte Classe

5 de dezembro Saxofone Auditório Barão de

Viamonte Classe

7 de dezembro 19h30

Guitarra (Marco) Auditório Barão de

Viamonte Classe

10 de dezembro 19h30

Canto e Classe de Conjunto (Carolina)

Auditório Barão de Viamonte

Classe

11 de dezembro 19h30

Piano (Luis) Auditório Barão de

Viamonte Classe

12 de dezembro 17h00

Cordas Friccionadas Auditório Barão de

Viamonte Classe

Page 10: PLANO ANUAL DE ATIVIDADES 2015-2016 · Warner Bros, e que agora tem o mérito de pertencer ao Cinema Audio Society. Também não são todas as escolas que têm nos seus quadros o

12 de dezembro 18h00

Cordas Friccionadas Auditório Barão de

Viamonte Classe

2.º Período – Audições

Data - Hora Classe Local Tipo de audição

3 de fevereiro 19h30

Trompete Auditório Barão de

Viamonte Ordinária

24 de fevereiro 19h30

Piano (Yumiko) Auditório Barão de

Viamonte Ordinária

2 de março 19h30

Piano (Yumiko) e Cordas Friccionadas

Auditório Barão de Viamonte

Ordinária

9 de março 19h30

Piano (Yumiko) e Guitarra Auditório Barão de

Viamonte Ordinária

23 de março 19h30

Trompete Auditório Barão de

Viamonte Ordinária

19 de março “Toco o que é

Nosso” 17h00

Audição Final 2º Período Tutti

Igreja de São Francisco

Ordinária fim de período

25 de janeiro Trombone, Tuba e Eufónio Auditório Barão de

Viamonte Classe

5 de fevereiro Flauta Transversal Auditório Barão de

Viamonte Classe

6 de fevereiro 16h30

Piccolini Auditório Barão de

Viamonte Classe

20 de fevereiro Saxofone Auditório Barão de

Viamonte Classe

27 de fevereiro 16h00

Órgão Sé de Leiria Classe

4 de março 19h30

Guitarra (David F.) Auditório Barão de

Viamonte Classe

5 de março Cordas Friccionadas Auditório Barão de

Viamonte Classe

8 de março 19h30

Guitarra (Marco) Auditório Barão de

Viamonte Classe

11 de março Saxofone Auditório Barão de

Viamonte Classe

14 de março Trombone, Tuba e Eufónio Auditório Barão de

Viamonte Classe

Page 11: PLANO ANUAL DE ATIVIDADES 2015-2016 · Warner Bros, e que agora tem o mérito de pertencer ao Cinema Audio Society. Também não são todas as escolas que têm nos seus quadros o

3º Período – Audições

Data - Hora Classe Local Tipo de audição

27 de abril Piano (Yumiko) Auditório Barão de

Viamonte Ordinária

4 de maio 19h30

Cordas Friccionadas Auditório Barão de

Viamonte Ordinária

18 de maio 19h30

Piano (Yumiko) e Flauta Transversal

Auditório Barão de Viamonte

Ordinária

15 de junho 19h30

Audição Final 3º Período Tutti

(inclui Estágio Orquestra de Guitarras)

TMF Ordinária fim de

período

20 de abril Flauta Transversal Auditório Barão de

Viamonte Classe

23 de abril Saxofone Auditório Barão de

Viamonte Classe

2 de maio Trombone, Tuba e Eufónio Auditório Barão de

Viamonte Classe

6 de maio Flauta Transversal Auditório Barão de

Viamonte Classe

11 de maio 18h30

Órgão Sala Cónego Rosa

SAMP Classe

12 de maio 18h30

Órgão Sala Cónego Rosa

SAMP Classe

13 de maio 18h30

Órgão Sala Cónego Rosa

SAMP Classe

20 de maio Percussão Auditório Barão de

Viamonte Classe

21 de maio Saxofone Auditório Barão de

Viamonte Classe

27 de maio 19h30

Guitarra (David) Auditório Barão de

Viamonte Classe

28 de maio Cordas Friccionadas Auditório Barão de

Viamonte Classe

31 de maio 19h30

Guitarra (Marco) Auditório Barão de

Viamonte Classe

3 de junho Percussão Auditório Barão de

Viamonte Classe

5 de junho 10h30

Piccolini Auditório Barão de

Viamonte Classe

Page 12: PLANO ANUAL DE ATIVIDADES 2015-2016 · Warner Bros, e que agora tem o mérito de pertencer ao Cinema Audio Society. Também não são todas as escolas que têm nos seus quadros o

I.6 Sessões Berço na Fnac

No âmbito do protocolo SAMP-Fnac, daremos continuidade às sessões Berço das Artes na Fnac, habitualmente no primeiro domingo de cada mês de setembro a julho às 10h30 e 11h15, sendo asseguradas por duplas de professores Berço (exceto a última sessão que é assegurada por professores do Ensino Oficial). Como este ano letivo voltamos a produzir o Pinhal das Artes, não se realiza a sessão de julho.

6 de setembro Paulo e Cristiana

4 de outubro Laura e Susana

8 de novembro Raquel e Inesa

6 de dezembro David e Joana

17 de janeiro Lara e Raquel

7 de fevereiro Paulo e Cristiana

6 de março Inesa e David

3 de abril Laura e David

8 de maio Joana e Susana

5 de junho Raquel e Carolina (Piccolini)

II - RECURSOS HUMANOS – FORMAÇÃO PROFISSIONAL

II.1 Seminários de professores

São calendarizados dois seminários por ano letivo. Neles procura-se refletir sobre as práticas e experiências em curso na EA, com o sentido de aferir o seu Projeto Educativo e enriquecer a experiência pessoal de cada um dos agentes envolvidos. Neste plano de atividades regista-se a calendarização dos seminários de fim do ano letivo e início do próximo, estando todos os professores para eles convocados.

16 de julho 2016 10h00 – 13h00 14h30 – 17h30 Seminário de balanço do Ano Letivo 2015-2016 3 de setembro 2016 10h00-13h00 14h30-17h30 Seminário de programação do ano letivo 2016-2017 II.2. Residências Artísticas Regulares Além dos seminários as equipas de Berço das Artes e NSAS realizam no início de cada ano letivo residências artísticas. Nestas ações são trabalhados os reportórios e as temáticas dos vários projetos e programas, planificam-se todas as atividades do ano letivo das duas equipas, definem-se prioridades a vários níveis e partilham-se aprendizagens. E por último reflete-se sobre os objetivos atingidos no ano anterior e definem os novos para o ano letivo que começa. Residência Berço das Artes para 2016-2017 A realizar entre 11 e 30 de julho 2016, local a definir.

Page 13: PLANO ANUAL DE ATIVIDADES 2015-2016 · Warner Bros, e que agora tem o mérito de pertencer ao Cinema Audio Society. Também não são todas as escolas que têm nos seus quadros o

Residência NSA para 2016-2017 A realizar entre 11 e 30 de julho 2016, local a definir. II.3. Residências Artísticas pontuais A par das residências regulares de frequência anual, realizam-se residências pontuais com convidados que possam acrescentar valor à formação dos professores SAMP. Este ano contamos com: 15 a 19 de outubro 2015 Residência Artística de Berço das Artes com os convidados Jenny Gordon, Michele Obrien, Niki McCretton e Samantha Mason. II.4 Curso de Direção de Banda Este ano letivo o curso de direção de Banda entrará na sua 8ª edição. Tem proporcionado a maestros da nossa região, e a outros que têm procurado a SAMP para aperfeiçoar os seus conhecimentos neste domínio, uma formação diversificada através do estudo teórico-prático de obras para Banda e Agrupamentos de Música de Câmara para Sopros. As aulas (1 módulo teórico - 3h e 1 módulo prático - 3h) terão uma frequência mensal, de outubro (2015) a junho (2016), tendo como agrupamento instrumental de apoio a Banda Filarmónica e "Solistas" SAMP, bem como algumas das Bandas dirigidas pelos maestros que frequentam o curso de direção.

III – MÚSICOS DE FRALDAS – Berço das Artes

Há semelhança dos últimos anos a Escola de Artes SAMP irá realizar o curso Músicos de Fraldas, que terá lugar entre os dias 10 a 16 de abril de 2016. Dirigido especificamente a Educadores de infância e professores de música para crianças dos 0 aos 5 anos, esta ação, por motivar interesse nacional está aberta a outros agentes educativos ou artísticos. DESTINATÁRIOS DA AÇÃO

Educadores de Infância

Professores do 1.º ciclo do ensino básico

Professores de Educação Musical (2.º C.E.B.)

Professores de Música do ensino vocacional

Pais/Encarregados de Educação

Psicólogos OBJETIVOS A ATINGIR

Sensibilizar os educadores/professores para a importância das práticas musicais das crianças entre os 0 e 5 anos de idade;

Possibilitar aos educadores/professores do pré-escolar o contacto direto com metodologias recentes no domínio do ensino da música;

Estimular a aplicação de materiais pedagógicos inovadores;

Proporcionar aos formandos um contacto com projetos de ensino e produção musical experimentais;

Ilustrar os pressupostos teóricos enunciados na ação através de projetos concretos;

Permitir a formação contínua de educadores e professores especificamente na área da música, e em particular na primeira infância;

CONTEÚDOS DA AÇÃO Músicos de Fraldas, com um total de 25 horas presenciais conjuntas, é constituído por 3 componentes: Seminários teóricos (1), aulas práticas (2) e reflexões partilhadas (3), conforme calendário-programa abaixo. METODOLOGIA DE REALIZAÇÃO DA AÇÃO “Músicos de Fraldas” articula os seminários teóricos com aulas práticas e reflexão partilhada dos mesmos. Os formandos, depois de assistir aos seminários de temáticas muito diversas, participam em 4 aulas práticas com crianças do ventre materno aos 5 anos, e são convidados a experimentar imediatamente no dia seguinte na sua atividade letiva alguns dos exercícios e materiais apresentados, podendo depois participar de forma mais efetiva nas reflexões conjuntas entre formandos e formadores. Para além do formador titular, responsável pela maioria dos seminários teóricos, são também convidados outros professores para realizar aulas práticas e o seminário relativo a grávidas.

Page 14: PLANO ANUAL DE ATIVIDADES 2015-2016 · Warner Bros, e que agora tem o mérito de pertencer ao Cinema Audio Society. Também não são todas as escolas que têm nos seus quadros o

IV – NÚCLEO SAÚDE COM ARTE SAMP

O Núcleo Saúde com Arte SAMP tem a coordenação da Professora Raquel Gomes e desenvolve os seguintes programas: IV.1 – Musicoterapia IV.2 – Novas Primaveras: IV.3 – 100 Limites ao som IV.4 – Allegro pediátrico IV.5 – Caixinha das Artes – Intervenção Precoce IV.6 – Consentir o Som IV.7 – DoiMenor IV.8 – 5.º EISA – Encontro Internacional Saúde com Arte

O programa Novas Primaveras irá contar com a realização de 3 espetáculos finais em Leiria, Batalha/Fátima e S. Tiago de Litém, todos com datas a definir.

V– JARDIM DAS ARTES

Jardim das Artes é um programa de artes em torno da Música, Teatro e Dança, disponibilizado pela SAMP em Creches e Jardins de Infância. Em 2015-2016 este programa continuará a desenvolver o a sua atividade sob o modelo de sessão realizada por um único professor, alargando o número de instituições neste formato, bem como os professores que as realizam.

VI – CARRILHÃO

A Escola de Artes SAMP continua a possuir o único (e primeiro) curso oficial de carrilhão do país, apesar dos problemas de estabilidade na estrutura da torre da sé que não permitiram a sua utilização nos últimos anos. Felizmente, a recuperação da torre sineira está em curso e permitirá, ainda que com algumas reservas, que os sinos se voltem a ouvir durante o Há Música na Cidade e na quadra natalícia.

Assim, procuramos neste ano letivo fazer um reforço na divulgação do instrumento não só programando atividades no cabido da Sé, mas também criando eventos em que o carrilhão se cruza com os mais diversos estilos musicais. É disso exemplo o concerto da SwingSAMP, integrado no 142º aniversário SAMP, que contará com o músico Abel Chaves como solista no carrilhão. Outras atividades irão promover o instrumento junto das classes Piccolini, consola de estudo e torre sineira, com o intuito de captar novos alunos e assim reiniciar a classe.

VII - FESTIVAL

“Festival Escola de Artes SAMP 2016”

No ano letivo anterior, o Festival Escola de Artes SAMP regressou após mais de 10 anos, terminando um longo ciclo do “Concurso Melhores Alunos SAMP”. Este regresso ao passado surgiu após muita discussão e reflexão entre professores de forma a melhorar a partilha artística entre alunos em detrimento de uma forte competição que dificilmente será justa. Acreditamos que o ambiente de Festival, apesar de também atribuir prémios, é mais saudável para as relações entre alunos e estimula muito mais o trabalho individual.

Será realizado nos dias 25 de abril e 1 de maio, a partir das 14h00. Uma comissão de professores irá trabalhar durante os meses de dezembro e janeiro na reformulação do regulamento, com o intuito de otimizar as energias positivas de um habitual concurso (competição) e integrando-as numa festa artística que inclua todos os que nela querem participar.

Page 15: PLANO ANUAL DE ATIVIDADES 2015-2016 · Warner Bros, e que agora tem o mérito de pertencer ao Cinema Audio Society. Também não são todas as escolas que têm nos seus quadros o

VIII - OFICINAS MUSICAIS DE FÉRIAS

Durante as férias de verão a Escola de Artes SAMP oferece, em especial para crianças que não estudam música, mas também aberto a todos os níveis musicais, um contacto com múltiplas oficinas e atividades para crianças dos 5 aos 14 anos. Em períodos de 5 dias, com almoço e lanches incluídos, terão aulas com professores de vários instrumentos, tocarão em pequena orquestra instantânea, oficinas de dança e fotografia, realizam um filme e aprenderão a construir instrumentos com materiais da natureza.

As crianças são agrupadas em dois escalões:

A) Dos 5 aos 9 anos de idade, no Berço. B) Dos 10 aos 14 anos de idade, na sede SAMP

Na última edição verificou-se um crescente de procura com vários meses de antecedência, o que levou a aumentar o número de semanas de 2 para 4. Além deste aumento, testou-se um novo formato em que o plano de atividades do grupo B, nas semanas pares, foram de criação de um projeto artístico em vez de múltiplas oficinas.

Sendo ano de Pinhal das Artes, será impossível realizar quatro semanas de Oficinas Musicais de Férias, pelo que se realizam nas semanas de 18 a 22 de julho e 27 a 30 de julho.

IX - VISITAS DE ESTUDO / INTERCÂMBIOS

Para o presente ano letivo iremos procurar agendar algumas visitas de estudo, em especial com os nossos projetos que envolvem pais e filhos, promovendo essencialmente o contacto com o mundo artístico profissional.

Intercâmbio com a classe de órgão do Orfeão de Leiria, realização de audições.

Intercâmbio com a classe de órgão com o Conservatório de Música de Aveiro Calouste Gulbenkian.

Intercâmbio com a classe de guitarra do Orfeão de Leiria, realização de audições.

Visita da Klassicus SAMP à Escola Superior de Música de Lisboa durante estágio de orquestra ou concertos.

Visitas dos alunos de Berço ao órgão da Igreja da Nossa Senhora da Encarnação em Leiria.

Visitas ao grande órgão da Sé de Leiria.

Visitas aos bastidores dos teatros.

Visitas a Torre Sineira de Leiria.

Intercâmbio com as classes de Piano da Academia de Música de Alcobaça e da Ourearte.

17 de novembro de 2015 - visita de estudo ao Santuário de Fátima, grande órgão, pela Classe de Órgão.

20 de março de 2016 - Visita ao Santuário de Fátima, montagem e concerto inaugural do Grande Órgão da Basílica.

Erasmus staff trainging com Elena do Conservatorio di Musica O. Respighi – Latina, e Álvaro do Conservatorio di Musica “A. Casella” di l’Aquila, entre 23 e 29 de setembro 2015.

X – PARCERIAS

Procurando dar cumprimento ao seu projeto educativo, a Escola de Artes SAMP procura manter a sua atividade o mais articulada possível com a comunidade onde está inserida, pelo que se afiguram de especial importância os seguintes protocolos ou parcerias;

Agrupamento de Escolas Correia Mateus – Ensino Articulado e projeto Pousos Aldeia da Música

Câmara Municipal de Leiria – Novas primaveras

Page 16: PLANO ANUAL DE ATIVIDADES 2015-2016 · Warner Bros, e que agora tem o mérito de pertencer ao Cinema Audio Society. Também não são todas as escolas que têm nos seus quadros o

Santuário de Fátima – Missas das Peregrinações Nacionais de Crianças e Jovens

Cabido da Catedral de Leiria e Paróquia da Sé – Audições, Concertos, Exames, celebrações litúrgicas particularmente festivas

Paróquia dos Pousos – Aulas de órgão e audições

Centro Hospitalar de Leiria Pombal – Saúde com Arte

Serviço de Psiquiatria do HSA – 100 limites ao som

Serviço de Pediatria do HSA – Allegro Pediátrico

Fundação Caixa Agrícola de Leiria – Mecenas nos programas terapêuticos de forte intervenção social, realização de audições e concertos na Casa do Terreiro

Arquivo Livraria – Pequenos Artistas e audições

Fnac Leiria – Mecenas e parceiro

Fundação Calouste Gulbenkian – através do programa PARTIS, Ópera na Prisão

XI- PINHAL DAS ARTES

O Pinhal das Artes é atualmente o Maior e mais prestigiado evento SAMP. Em 2013 tomou-se a decisão de passar este evento para uma periodicidade bianual, pelo que a sua oitava edição vai decorrer em 2016. A grande novidade desta edição será o alargamento para 10 dias, de 1 a 10 de julho.

Muito nos espera no Pinhal do Rei!

XII - ABERTURA SOLENE DO ANO LETIVO

A EA irá realizar a abertura solene do seu ano letivo com um concerto de professores no dia 31 de outubro, sábado, às 21h00, no Auditório Barão de Viamonte.

Este evento anual tem criado um especial elo entre professores e os seus alunos, uma ligação que se estende a outros alunos de níveis diferentes. Têm-se mesmo verificado que alguns alunos de Berço conhecem certos instrumentos pela primeira vez nestes concertos, sendo quase sempre um momento marcante que se deve em parte à mestria com que os nossos professores se apresentam em palco. A outra parte deve-se a aculturação moderna em que pouco importa o nome dos instrumentos, dos músicos ou dos compositores das canções, bandas sonoras e sinfonias que se ouvem na rádio, na televisão e na internet. De facto, parece quase inacreditável que, numa era em que se pode descobrir o mundo na ponta do dedo ou na palma da mão, o conhecer um novo instrumento e o que com ele se pode tocar seja revelado através do contacto direto e numa sala pequenina como o nosso Auditório Barão de Viamonte! Continuemos a deslumbrar os nossos alunos…

Page 17: PLANO ANUAL DE ATIVIDADES 2015-2016 · Warner Bros, e que agora tem o mérito de pertencer ao Cinema Audio Society. Também não são todas as escolas que têm nos seus quadros o

XIII – PLATAFORMAS DIGITAIS

O MUSA tem-se revelado uma ferramenta eficiente e que veio ajudar muito na gestão académica e pedagógica, facilitando a crescente burocracia a que o ensino oficial obriga mas também melhorando o registo de momentos de avaliação.

Além do Musa, no presente ano letivo iremos promover a utilização de outras plataformas digitais de uso recorrendo e livre como forma de aproximação e acompanhamento dos alunos. Youtube, OneDrive, Drive, Facebook, etc… O objetivo será partilhar com os alunos e EE os conteúdos das aulas dadas, complementando com fontes online que possam enriquecer as matérias abordadas. É de facto curioso que, num mundo totalmente informatizado e com a informação disponível à distância de um toque para a larga maioria das pessoas, os nossos alunos não conheçam os músicos mais importantes, um pouco da história do compositor que estão a tocar, novos instrumentos e novos estilos. É certo ser um defeito comum na sociedade de hoje, mas também é certo que a mudança está inteiramente nas nossas mãos enquanto professores e artistas. Assim, todos os professores devem partilhar semanalmente com os seus alunos e EE conteúdos online com recursos as plataformas que entenderem.

XIV – Dia do Instrumento

A dedicação dos professores e alunos nestes eventos deu imensos frutos! Adesão de grande parte dos alunos de cada classe, intercâmbios e concertos com orquestras profissionais, são sinais de que devemos continuar a investir nestes momentos. Cada evento poderá incluir diferenciados momentos de formação para os alunos – masterclass, música de câmara, palestra (história do instrumento), concerto de profissionais ou alunos de escola superior, intercâmbio com outra escola, etc.. Contudo, o ano letivo anterior não foi exemplar a este nível, notando-se um reforço de energias nas classes que têm dinamizado esta atividade com regularidade anual. Por enquanto, a maioria dos dias do instrumento estão por definir, pelo que é urgente e necessário que sejam programados e produzidos.

Data Evento

a definir Dia das Cordas

(violino, violeta, violoncelo)

21 a 23 de março Dias da Guitarra

a definir Dia do Saxofone

a definir Dia da Flauta Transversal

para mês de março Dia do Órgão

(intercâmbio com Aveiro)

a definir Dia do Fagote

a definir Dia do Acordeão

a definir Dia dos Metais

a definir Dia da Percussão

a definir Dia do Piano

a definir Dia do Coro / Voz

a definir Dia do Oboé

a definir Dia do Clarinete

10 de Fevereiro 2016 Dia do Trombone, Tuba e

Eufónio

Page 18: PLANO ANUAL DE ATIVIDADES 2015-2016 · Warner Bros, e que agora tem o mérito de pertencer ao Cinema Audio Society. Também não são todas as escolas que têm nos seus quadros o

XVI - Provas Globais e Avaliações Finais

Pela primeira vez o PAA da EA SAMP calendariza todas as Provas de Passagem e Globais por classe, prevendo assim já no arranque do ano letivo as sobreposições de provas e a sua duração. Desta forma, durante o 1º Período, será possível a cada professor reajustar a agenda da sua classe evitando sobreposições e planeando a sua participação em júris de outras classes.

Data Provas

6 de fevereiro (intermédia)

Violino, Violeta e Violoncelo

21 de maio Violino, Violeta e Violoncelo

27 de maio Saxofone

27 de maio Flauta Transversal

a definir Órgão

25 de maio Fagote

a definir Acordeão

27 de maio Trombone, Tuba e Eufónio

a definir Trompa

a definir Trompete

a definir Guitarra

a definir Piano

27 de maio Percussão

a definir Oboé

a definir Clarinete

Entre 9 e 28 de maio Formação Musical

XVI – Seminários Piccolini Estes seminários são uma mostra especial de instrumentos. Direcionados especialmente para os Piccolini e Piccolini Filarmónicos, alunos que estão em transição para os cursos em que têm aulas individuais, importa dar a conhecer todas as possibilidades de escolha para o ano letivo seguinte. É em momentos destes que os nossos alunos se apaixonam por um instrumento, na maioria das vezes é mesmo a primeira vez que os ouvem ao vivo! São por isso momentos cruciais para a manutenção em funcionamento das classes de instrumento. Este ano, em vez de os seminários acontecerem esporadicamente vão acontecer em sequência em fim de ano letivo, ou seja, mais próximo do momento de escolha. Desta forma, temos mais garantias de que o aluno escolherá o seu instrumento de acordo com as suas convicções. Doutra forma podemos correr o risco de as escolhas recaírem sobre aquele instrumento que mais recentemente conheceram. Além de terem contacto com o professor e execução de cada instrumento, os alunos vão também conhecer e aprender um pouco da história de cada um, até do lugar que hoje ocupam no mundo da música. Conteúdos essenciais e que também fazem os alunos apaixonarem-se por determinados instrumentos!

Page 19: PLANO ANUAL DE ATIVIDADES 2015-2016 · Warner Bros, e que agora tem o mérito de pertencer ao Cinema Audio Society. Também não são todas as escolas que têm nos seus quadros o

Evento Data Hora Local Prof. Inst.

Seminário Piccolini

15 de junho 9h30 às 17h30 SAMP a definir

Seminário Piccolini

16 de junho 9h30 às 17h30 SAMP a definir

Seminário Piccolini

17 de junho 9h30 às 17h30 SAMP a definir

XVII - CALENDÁRIO ESCOLAR DO PROFESSOR

1.º Período

Dia (hora) Acontecimento

31 de agosto a 2 de setembro Residência Artística de Professores de Berço e Piccolini

3 e 4 de setembro Residência Artística de Professores Saúde com Arte

7 de setembro – 19h30 Sede SAMP

Reunião Encarregados de Educação de Berço (Carmins, Violetas, Rosas, Azuis e Verdes)

7 de setembro – 21h30 Sede SAMP

Reunião Encarregados de Educação de Ensino Articulado

8 de setembro – 19h30 Sede SAMP

Reunião Encarregados de Educação de Berço (Vermelhos e Piccolini) e Piccolini Filarmónicos

8 de setembro – 21h30 Sede SAMP

Reunião Encarregados de Educação de restantes regimes de ensino (Preparatórios, Supletivos, Livres, Filarmónicos, Piccolini Filarmónicos, Aprendizes da Banda)

10 e 11 de setembro Residência Áreas de Suporte SAMP

11 a 17 de setembro Marcação de Horários Instrumentos

14 de setembro Primeiro dia de Aulas para Berço e Piccolini

18 de setembro – quinta-feira Início das aulas para cursos Oficiais e Livres

21 de setembro – sexta-feira Primeiro dia de Aulas na Escola Dr. Correia Mateus

19 de setembro - sábado 18h00-20h00

Conselho Pedagógico

Até 12 de dezembro Entrega das avaliações do ensino oficial

Até 16 de dezembro Entrega matrizes de provas de acesso ao 6º Grau e programas de disciplinas para aprovação em Conselho Pedagógico

19 de dezembro – sábado Último dia de Aulas para todos os cursos

21 de dezembro - segunda-feira 16h00

Reunião de avaliação 1.º período Conselhos de Turma

21 de dezembro - segunda-feira 18h30 às 20h00

Conselho Pedagógico

Page 20: PLANO ANUAL DE ATIVIDADES 2015-2016 · Warner Bros, e que agora tem o mérito de pertencer ao Cinema Audio Society. Também não são todas as escolas que têm nos seus quadros o

2.º Período

4 de janeiro – segunda-feira Primeiro dia de aulas para todos os cursos

8 a 10 de fevereiro Interrupção Carnaval

Até 12 de março Entrega das avaliações do ensino oficial

19 de março - sábado Último dia de Aulas

21 de março – segunda-feira 16h00

Reunião de avaliação 2.º período Conselhos de Turma

21 de março – segunda-feira 18h30 às 20h00

Conselho Pedagógico

3.º Período

4 de abril – segunda-feira Primeiro dia de aulas para todos os cursos

2 a 28 de maio Provas Globais e Avaliações Finais

Até 31 de maio Entrega das avaliações do ensino oficial

11 de junho - sábado Último dia de aulas para os cursos

13 de junho – segunda-feira 16h00

Reuniões de avaliação do 3º Período Conselhos de Turma

13 de junho – segunda-feira 18h30 às 20h00

Conselho Pedagógico

14 a 18 de junho Reuniões de grupos disciplinares

14 a 25 de Junho Provas de Acesso ao 6º Grau (secundário)

16 de Julho – 10h00/17h30 Seminário final de ano letivo 2015/2016

3 de Setembro 10h00/17h30 Seminário de preparação do ano letivo 2016/2017

Page 21: PLANO ANUAL DE ATIVIDADES 2015-2016 · Warner Bros, e que agora tem o mérito de pertencer ao Cinema Audio Society. Também não são todas as escolas que têm nos seus quadros o

XVIII – CALENDÁRIO ESCOLAR 2015/2016

Períodos Início Termo

1.º

Berço 14 de Setembro Oficial e Livre

18 de Setembro

19 de Dezembro

2.º 4 de Janeiro 19 de Março

3.º 4 de Abril

3 de Junho (6º,9º,11º e 12º anos)

9 de Junho (restantes anos)

Interrupções Datas

1.ª De 21 de Dezembro a 2 de Janeiro

2.ª De 8 a 10 de Fevereiro (Carnaval)

3.ª De 21 de Março a 2 de Abril 2015

Feriados (em dias de aulas)

Dia

8 de Dezembro 2014 Terça

25 de Abril 2015 Segunda