pioneiros(2)

10
Instituto Federal de Educação Ciência Tecnologia –IFPE- Campus Pesqueira Curso de Graduação em Enfermagem – Bacharelado Glaucilene Oliveira Jhorrana Tunu Juliane Pereira Tamires Batista Microbiologia

Upload: instituto-federal-de-ciencia-e-tecnologia-de-pernambuco

Post on 06-Jun-2015

823 views

Category:

Documents


5 download

TRANSCRIPT

Page 1: Pioneiros(2)

Instituto Federal de Educação Ciência Tecnologia –IFPE- Campus Pesqueira

Curso de Graduação em Enfermagem – Bacharelado

Glaucilene Oliveira

Jhorrana Tunu

Juliane Pereira

Tamires Batista

Microbiologia

Pesqueira/Pe2012

Page 2: Pioneiros(2)

IntroduçãoOs cientistas dizem que a Terra foi formada há cerca de 4,5 bilhões de anos

atrás, e que entre os primeiros 800 milhões e 1 bilhão de anos de existência na Terra não existia vida nesse planeta. Os primeiros microrganismos datam de cerca de 3,5 bilhões de anos atrás. Por comparação, os animais e o ser humano são relativamente recém-chegados. Os primeiros microrganismos a surgirem na Terra são as arqueanas e as cianobactérias.

Com toda probabilidade, as doenças infecciosas do ser humano e dos animais existem desde que esses seres habitam o planeta. Algumas doenças bacterianas como tuberculose e sífilis, e infecções por vermes parasitas como esquistossomose vêm ocorrendo há muito tempo.

A primeira epidemia registrada ocorreu no Egito em torno de 3.180 a.C,e acredita-se que essa epidemia tenha sido de peste bubônica.

MicrobiologiaMicrobiologia é o estudo dos organismos vivos minúsculos. Os microrganismo são

considerados ubíquos , ou seja , estão praticamente em todos os lugares. As varias categorias de microrganismo incluem os vírus, as bactérias, as arqueanas, certas algas, os protozoário e certos fungos. Os microrganismos causadores de doenças são conhecidos como patogênicos e os que não causam doenças, como não patogênicos.

Eles vivem na superfície ou no interior de nosso corpo (microbiota endógena).

Alguns habitam o nosso corpo (patógenos oportunistas).

Muitos estão envolvidos na decomposição de organismo mortos e produtos residuais de organismo vivos (decompositores ou saprófitas).

Certas bactérias e fungos produzem antibióticos que são utilizados para o tratamento de pacientes com doenças infecciosas.

Os microrganismos causam duas categorias de doenças: as infecciosas e as intoxicações microbianas.

Carreiras em Microbiologia Microbiologia: é o cientista que estuda os micro-organismos.Ele deve ter grau de

bacharel, mestre ou doutor em microbiologia. Bacteriologia: é o cientista que se especializa em bacteriologia, estudo das estruturas,

atividades e funções das bactérias. Ficologia: especialista em algas; Protozoologia: estuda os protozoários e suas atividades; Micologia: estuda os fungos; Virologia: o estudo dos vírus e seu efeito sobre as células vivas de todos os tipos,

também podem estudar os príons e os viróides, que são agentes infecciosos menores que os vírus;

Page 3: Pioneiros(2)

Microbiologia Aplicada: a microbiologia aplicada a diferentes aspectos da sociedade, medicina e indústria. São resumidamente:1. Microbiologia Agrícola;2. Biotecnologia (Microbiologia Industrial);3. Microbiologia Ambiental e Biorremediação;4. Microbiologia Médica e Clínica;5. Genética Microbiana e Engenharia Genética;6. Fisiologia Microbiana;7. Paleomicrobiologia;8. Parasitologia;9. Microbiologia Sanitária;10. Microbiologia Veterinária.

Pioneiros na ciência da microbiologiaBactérias e protozoários forma os primeiros micro-organismos a serem observados pelo

homem. Demorou cerca de 200 anos para que fosse estabelecida uma relação entre micro-organismos e doenças infecciosas. Entre os mais significativos acontecimentos na história da microbiologia podemos citar o desenvolvimento do microscópio, os procedimentos de coloração bacteriana, as técnicas que tornaram possível cultivar micro-organismos em laboratório e as etapas que provaram que micro-organismos específicos são responsáveis por determinadas doenças infecciosas. Três microbiologistas pioneiros serão apresentados neste trabalho: Anton Van Leeuwenhoek (1632-1723), Robert Koch (1843-1910) e Louis Pasteur (1822-1895).

Pelo fato de Anton Van Leeuwenhoek ter sido a primeira pessoa a observar bactéria e protozoários vivos ele é algumas vezes referido como pai da microbiologia, pai da bacteriologia e pai da protozoologia. É interessante destacar Leeuwenhoek não era um cientista diplomado. Em diferentes ocasiões de sua vida Leeuwenhoek teve outros ofícios como conferente alfandegário e de tecidos, funcionário público Delfi (Holanda), entre outros. Como passa-tempo ele polia pequenas lentes de vidro e as fixava em pequenas armações metálicas, criando assim o que hoje conhecemos como microscópio de lente única. Fabricou mas de 500 desse microscópio, que podiam ampliar um objeto em 200 a 300 vezes do seu tamanho original, ele não ensinou esta habilidade a ninguém. Em uma das centenas de cartas que enviou a Royal Society of London ele escreveu que o “método para observar os menores animalículos eu não transmito a ninguém; nem sobre como observar muitos animaliculos ao mesmo tempo. Esse método eu mantenho só para mim.”. É inquestionável que Leeuwenhoek era curioso, pois utilizava seu microscópio para examinar quase tudo que podia ter em suas mãos. Ele examinou raspa de seus dentes, água de valas e lagoas, água na qual ele havia colocado pimentas, sangue, esperma e até mesmo suas fezes diarreicas; e muitas dessas amostras, observou uma variedade de minúsculas criaturas vivas que chamou de animalículos. As cartas de Leeuwenhoek finalmente convenceram os cientistas, do final do século XVII, da existência dos micro-organismos. Leeuwenhoek nunca especulou a origem destes micro-organismos, nem os associou a causa das doenças. Tais relações só foram estabelecidas com os trabalhos de Louis Pasteur e Robert Koch no final do século XIX.

A partir do momento em que os cientistas se convenceram da existência de criaturas minúsculas que não poderia ser observadas a olho nu, eles começaram a especular sua origem. Baseando-se em observações, muitos cientistas da época acreditavam que a vida poderia se desenvolver espontaneamente a partir de substancias inanimadas, abiogênese. Louis Pasteur

Page 4: Pioneiros(2)

finalmente demonstrou que a teoria da biogênese não era verdadeira e provou que a vida só pode surgir a partir da vida preexististe. Esta teoria denominada biogênese proposta pelo cientista alemão Rudolf Virchow em 1858.

Louis Pasteur, químico francês fez inúmeras contribuições para a microbiologia. Enquanto tentava descobrir porque o vinho se contaminava com substancia indesejada, Pasteur descobriu o que ocorre durante a fermentação alcoólica. Através de sues experimentos Pasteur destruiu a teoria da geração espontânea. Pasteur Descobriu formas de vida que podiam existir sem oxigênio.

Aerobios (Organismos que necessitam de oxigênio)

Anaerobios (Organismos que não necessitam de oxigênio)

Pasteur desenvolveu processo de pasteurização para matar micro-organismos patógenos

Desenvolveu vacinas para evitar varicela, cólera, antraz, erisipela e raiva animal.

Um dilema ético para Pasteur, em julho de 1885 quando estava desenvolvendo uma vacina para combater a raiva em cães, um menino de 9 anos de idade chamado Joseph Meister tinha sido mordido 14 vezes nas pernas e mãos por um cão raivoso, naquela época sabiam que todas as pessoas que eram mordidas por animal raivoso morreriam. A mãe da criança pediu para que fosse utilizada a vacina no menino. Pasteur não era médico por isso não podia utilizar e sua vacina era experimental. Dois dias após Pesteur injetou a vacina na tentativa de salvar a vida da criança. O menino sobreviveu, Pasteur se convenceu que tinha criado uma vacina que podia ser administrada em seres humanos.

Robert Koch, fez numerosas contribuições à microbiologia, e também para a teoria germinal das doenças. Koch Desenvolveu métodos para corar, fixar e fotografar bactérias, desenvolveu métodos para cultivar bactérias em meio sólido. Descobriu a bactéria causadora da tuberculose (Mycobacterium Tuberculosis) e a bactéria causadora cólera (Vibrio Cholerae). O seu trabalho com a tuberculina (uma proteína derivada da M. Tuberculosis) levou ao desenvolvimento do teste cutâneo de grande valor no diagnóstico da tuberculose

Page 5: Pioneiros(2)

Figura 1. Anton Van Leeuwenhoek

Figura 2. Robert Koch

Page 6: Pioneiros(2)

Figura 3. Louis Pasteur

Page 7: Pioneiros(2)

Referencia BibliográficaR. W. BURTON, GWENDOLYN ; G. ENGELKIRK, PAUL: Microbiologia para as ciências da saúde. 7ª Ed. Editora Guanabara Koogan.