pingos e pÁg. 14 respingos pÁg. 3 - hnet websites · ajudar o próximo, é pobre. quem guarda com...

14
Edição Regional | www.jornalnoroeste.com Sexta-feira, 07 de abril de 2017 Edição 919- Ano 22 “Deus seja louvado” E-mail: [email protected] JORNAL NOROESTE PEC 287/2016 PÁG. 6 Deputado Anibelli Neto divulga “Carta do Paraná” contra a Reforma da Previdência COOPERATIVISMO PÁG. 6 Comitês de associados iniciam atuação na Sicredi União PR/SP OPORTUNIDADE PÁG. 5 Usina Santa Terezinha, Unidade Iguatemi, contrata mais de 180 colaboradores nesta safra INVESTIGAÇÃO PÁG. 3 Polícia já tem indícios que levam aos autores do homicídio ocorrido esta semana em Presidente Castelo Branco OPINIÃO SÉTIMA ARTE PÁG. 2 PÁG. 2 Desgoverno Temer! A Cabana PINGOS E RESPINGOS Autista pede ajuda para se comunicar com o mundo! PÁG. 3 ARTIGO Coelhinho da Páscoa, que trazes pra mim? ICMS, PIS, IPI e COFINS PÁG. 2 NOVA ESPERANÇA: Esgoto transborda a céu aberto e Sanepar diz que: "mau uso da rede seria a principal causa do problema". PÁG. 7 100 DIAS: Governo Municipal fecha primeiro balanço trimestral da gestão Moacir Olivatti e Rafael Kreling. PÁG. 9 Economia Elevação do valor de financiamento deve aquecer mercado da construção civil no município PÁG. 14 Alex Fernandes França José Antônio Costa INVESTIMENTO PÁG. 5 Richa repassa R$ 35 milhões para fortalecer saúde em 206 municípios

Upload: buithien

Post on 09-Dec-2018

215 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: PINGOS E PÁG. 14 RESPINGOS PÁG. 3 - Hnet Websites · ajudar o próximo, é pobre. Quem guarda com avareza os dons que recebeu de Deus, é pobre. Quem não sabe dar de si mesmo uma

Edição Regional | www.jornalnoroeste.com

Sexta-feira, 07 de abril de 2017 Edição 919- Ano 22“Deus seja louvado”

E-mail: [email protected]

JORNAL NOROESTE

PEC 287/2016

PÁG. 6

Deputado Anibelli Neto divulga “Carta do Paraná” contra a

Reforma da Previdência

COOPERATIVISMO

PÁG. 6

Comitês de associados iniciam atuação na

Sicredi União PR/SP

OPORTUNIDADE

PÁG. 5

Usina Santa Terezinha, Unidade Iguatemi,

contrata mais de 180 colaboradores nesta safra

INVESTIGAÇÃO

PÁG. 3

Polícia já tem indícios que levam aos autores do homicídio ocorrido esta semana em Presidente

Castelo Branco

OPINIÃO

SÉTIMA ARTE

PÁG. 2

PÁG. 2

Desgoverno Temer!

A Cabana

PINGOS E RESPINGOS

Autista pede ajuda para se comunicar com o mundo!

PÁG. 3

ARTIGO

Coelhinho da Páscoa, que trazes pra mim? ICMS, PIS, IPI e COFINSPÁG. 2

NOVA ESPERANÇA: Esgoto transborda a céu aberto e Sanepar diz que: "mau uso da rede seria a principal causa do problema". PÁG. 7

100 DIAS: Governo Municipal fecha primeiro balanço trimestral da gestão Moacir Olivatti e Rafael Kreling. PÁG. 9

EconomiaElevação do valor de financiamento deve aquecer mercado da construção civil no município

PÁG. 14

Alex Fernandes França

José Antônio Costa

INVESTIMENTO

PÁG. 5

Richa repassa R$ 35 milhões para

fortalecer saúde em 206 municípios

Page 2: PINGOS E PÁG. 14 RESPINGOS PÁG. 3 - Hnet Websites · ajudar o próximo, é pobre. Quem guarda com avareza os dons que recebeu de Deus, é pobre. Quem não sabe dar de si mesmo uma

www.jornalnoroeste.comSexta-feira, 07 de abril de 2017

2 - GERAL JORNAL NOROESTE

Um veículo desgovernado pode causar um estrago muito grande, pior ainda quan-do acerta uma pessoa.

O mandato Temer é sinônimo de des-governo. Ministros envolvidos em corrup-ção e aos poucos vão deixando seus pos-tos. Numa média histórica, Temer, desde que assumiu definitivamente a presidência amarga a queda de quase um ministro por mês.

Sem a preocupação com a popularidade, Temer ainda tenta impor as reformas. Den-tre as mais polêmicas e destacadas estão a trabalhista e a previdenciária.

De outro lado, o Governo Federal des-trói o que já existia. Essa semana deu fim ao programa Ciência sem Fronteiras, que levou quase cem mil universitários para es-tudar fora do país. A justificativa é que o dinheiro acabou.

O governo federal ainda anunciou, na sexta-feira (31), que não vai mais financiar as unidades próprias do programa Farmá-cia Popular. Em reunião com representan-tes do Ministério da Saúde e secretários es-taduais e municipais da área, ficou decidido que as unidades não mais receberão verbas da União a partir de maio. Caso os municí-pios optem pela manutenção das unidades, deverão arcar com os custos, o que aponta para o fechamento da maioria.

Lançado em 2004, durante o primeiro de Luiz Inácio Lula da Silva, o programa garantia a distribuição gratuita ou com até 90% de desconto de 112 medicamentos de uso contínuo para doenças crônicas, como hipertensão, diabetes e anemia. A rede pró-pria, que já vinha sendo reduzida, conta hoje com 393 unidades.

Será mantida pelo governo federal ape-nas a distribuição de medicamentos por meio de farmácias conveniadas, “Aqui Tem Farmácia Popular”, que conta com gama de medicamentos reduzida, de apenas 25 itens.

Interessante observar que Temer impõe todas as reformas que julga necessária, po-rém a reforma política fica esquecida na agenda de mudanças.

Portanto, a política econômica do gover-no Temer atua em dois planos. No primei-ro, desmonta-se a capacidade do Estado de promover as políticas sociais e fragiliza-se a posição dos trabalhadores. Nessa dire-ção, destacam-se o novo regime fiscal que compromete o gasto social, as reformas da previdência e trabalhista. No segundo pla-no, desmonta-se a capacidade do Estado de induzir o crescimento e de transformar a estrutura produtiva por meio do novo re-gime fiscal que limita o gasto com investi-mento público, a privatização da gestão dos bancos públicos e da Petrobras.

Diante disso, a sociedade não deve acei-tar tudo o que o governo diz e propõe, mas, questionar com argumentos e dizer nas ruas que não aceita tais medidas. Um veícu-lo desgovernado causa acidente, mas uma nação inteira provoca a morte de pessoas, empreendimentos e conquistas de longos anos. É hora dos brasileiros voltarem a ba-ter panelas.

Dr. Luiz Carlos Marques Arnaut OAB 24.889 - PRFone: (44) 3026-6680

CONSULTORIA JURÍDICA

Nova Esperança, Alto Paraná, Atalaia, Presidente Castelo Branco, Floraí, Uniflor, Cruzeiro do Sul, Paranacity, Inajá, Colorado e São Jorge do Ivaí

CIRCULAÇÃO

O Jornal Noroeste tem circulação semanal no formato impresso e digital, sendo órgão oficial do município de Nova Esperança

Permitido a utilização dos textos, desde que citada a fonteEXPEDIENT E

Hauney C. Malacrida(Jornal Noroeste)

PROGRAMAÇÃO VISUAL

R. Gov. Bento Munhoz da Rocha Neto, 354 - Sala 101 Nova Esperança - PR

CNPJ 02.196.872/0001-00NOROESTEJORNAL

FONE/FAX: (44) 3252-3908

WWW.JORNALNOROESTE.COME-mail: [email protected]

IMPRESSÃO

DIRETORES PROPRIETÁRIOS: Allexander Fernandes França | Osvaldo da Costa Paiva Filho | José Antônio Rodrigues da Costa

FILIADO A

PARANÁ

* O JN não se responsabiliza por conceitos emitidos em artigos assinados

Editora Central LtdaCNPJ: 76.123.397/0001-70

“Os políticos não conhecem nem o ódio, nem o amor. São conduzidos pelo interesse e não pelo

sentimento”. Philip Dormer Stanhope (1694 – 1773), 4º Conde de Chesterfield, político e escritor inglês.

***

"A riqueza não depende do dinheiro que acumulou. Quem tem riquezas e não sabe

ajudar o próximo, é pobre. Quem guarda com avareza os dons que recebeu de Deus, é pobre. Quem não sabe dar de si mesmo uma palavra

de conforto, um sorriso de encorajamento, é pobre. Mas aquele que, mesmo pouco, ou nada tendo, sabe doar-se em ajuda ao próximo, esse é rico,

imensamente rico."

PENSAMENTO DA SEMANA

Sugestão enviada pelo leitor Tio Pedrão

Desgoverno Temer!

Faça o download da edição completa no site jornalnoroeste.com

DESDE MAIO DE 1995

A alienação parental nada mais é do que um abuso do poder de alguns dos pais, que se projeta na criança, como a rejeição injustificada desta a um dos genitores, geralmente no pós-divórcio.

Na prática ela se dá da seguinte forma: Um dos ge-nitores, transforma a consciência de seus filhos, me-diante diferentes formas e estratégias de atuação, com o objetivo de impedir ou destruir seus vínculos com o outro genitor, sem que existam motivos reais que justifiquem essa condição.

Geralmente o filho é utilizado por um genitor como instrumento para atingir o ex-cônjuge.

Além do genitor, outros também podem causar a alienação parental, bastando que esta pessoa tenha o menor sob sua autoridade e exerça seus direitos de forma abusiva. Neste sentido, o guardião, manipula a criança, a fim de que a mesma venha a odiar o outro responsável pela guarda, sem qualquer justificativa.

Ele trabalha de modo a implantar na criança “fal-sas memorias” a respeito do genitor alvo das acusa-ções, através de um trabalho lento no psicológico da criança, que vai denegrindo a imagem em relação ao ex-cônjuge, ao mesmo tempo em que costuma se co-locar como vítima da situação.

No entanto, os adultos não percebem que a maior prejudicada nesta história é a criança alienada, que muito provavelmente irá apresentar problemas psi-cológicos ou até psiquiátricos para o resto da vida. Várias crianças vítimas deste ato podem apresentar depressão, incapacidade de adaptação em ambientes, transtornos de identidade, pânico, sentimento incon-trolável de culpa, isolamento, comportamento irrita-do, dupla personalidade e até mesmo poderá chegar ao um suicídio.

Por este motivo, foi sancionada no Brasil a Lei nº 12.318 em 2010, que dispõe sobre a alienação parental com o objetivo de proteger a criança e seus direitos fundamentais, preservando dentre vários direitos, o seu convívio com a família.

Várias medidas podem ser tomadas, dependendo do grau de alienação, como por exemplo, a inversão de guarda, a suspensão de visitas do alienador, impo-sição de multa, prestação de serviços comunitários, redução da pensão alimentícia, e até mesmo ordem de prisão ou ainda suspensão e perda do poder familiar.

Mas é claro que tudo isto deve estar associado a um tratamento psicológico com a criança que é a ver-dadeira vítima desta situação.

Os genitores deveriam ter consciência de seus atos e, mais: - entender que os filhos necessitam da presen-ça de ambos os pais para um desenvolvimento equili-brado e saudável.

O objetivo da lei que pune a alienação parental é de inibir ou diminuir a ocorrência da Alienação Pa-rental, sendo que identificá-la é o primeiro passo para evitar que tal processo cause danos maiores às partes envolvidas.

A carga tributária brasileira é uma das maiores do mundo. Representa cerca de 33% de todo o PIB, que é a geração de ri-queza de nosso país. Alguns países da Eu-ropa até tem uma tributação maior que o Brasil, mas a aplicação destes impostos nestas situações é bem mais notada por seus habitantes. Por aqui, em busca de uma melhor opção para nossa família, gastamos com plano de saúde e educação para nossos filhos, em busca de qualidade. Nos países desenvolvidos, existem boas escolas e bons hospitais. Ou seja, o retorno do imposto pago pelos cidadãos é percebido de forma notória pelos habitantes de seus países.

Mas, falando de Brasil, nesta época do ano, é muito comum a compra de ovos de Páscoa pelas famílias brasileiras. E os pre-ços destes produtos? Alto, muito alto por sinal..., mas pouca gente sabe que quase 40% do valor destes ovos de Páscoa é com-posto apenas por tributos. Sim, de acordo com o site “Quanto custa o Brasil”, a car-ga tributária é de 38,53%. São diversas si-glas que compõem esse percentual, como ICMS, PIS, COFINS e IPI, por exemplo. O ICMS representa a circulação de merca-dorias. O PIS e o COFINS têm como fato gerador o faturamento. O IPI representa a fase de industrialização. São tributos que são repassados pelos empresários ao con-sumidor final, que acaba de fato pagando tudo isto.

Como referência ao ovo de Páscoa, cito alguns produtos com menor carga tributá-ria, como itens de cesta básica por exem-plo. O arroz e o feijão têm cerca de 15,34% de tributos. Frutas em média 21,78%. Ba-tata e leite têm, respectivamente, 11,22% e 12,55%, uma das menores cargas tributá-rias entre os alimentos. Existem também itens com tributação mais elevada, de for-ma mais justa, como cigarros (80,42%), jogos de videogame (72,18%), casacos de pele (81,86%) e cachaça (81,87%), por se-rem não essenciais à população.

Mas, voltando a falar sobre a Páscoa, uma alternativa aos ovos seriam os bom-bons, mas estes também têm uma carga tributária excessiva. Estima-se algo em torno de 37%. O chocolate de forma geral tem carga de impostos de 38,60%. Outro produto que é bem procurado nesta época, principalmente pelos católicos, é o baca-lhau. Este peixe, se nacional, tem 34,48% de impostos. Se importado, pode represen-tar quase 45% de impostos em seu preço final.

Em um cenário com queda de arreca-dação e déficit orçamentário, dificilmente o Governo irá mudar este ambiente tribu-tário. Muitas reformas estão por vir, além de várias iniciativas buscando diminuir a sonegação. Tudo isso acredito ser favorável para que um dia os tributos em nosso país diminuam. Mas enquanto isso não aconte-ce, não resta alternativa senão pesquisar, pesquisar e pesquisar! Olhe bem as opções de compra, compare preços e marcas, bus-cando a maior economia possível, pois dos tributos, não temos como nos livrar.

Entenda o que é Alienação Parental

Coelhinho da Páscoa, que trazes pra mim?

ICMS, PIS, IPI e COFINSPor: Marco Aurélio Pitta*

*Marco Aurélio Pitta é gerente de con-tabilidade e tributos do Grupo Positivo,

coordenador e professor de programas de MBA da Universidade Positivo nas áreas

Tributária, Contabilidade e Controladoria.

Page 3: PINGOS E PÁG. 14 RESPINGOS PÁG. 3 - Hnet Websites · ajudar o próximo, é pobre. Quem guarda com avareza os dons que recebeu de Deus, é pobre. Quem não sabe dar de si mesmo uma

www.jornalnoroeste.com Sexta-feira, 07 de abril de 2017

GERAL - 3JORNAL NOROESTE

Investigações avançamUma vez decretada a prisão

preventiva, cada um dos envolvidos deverá responder por sua respectiva

participação do homicídio.

Opinião do BlogNo Brasil, já somos 13,5 mi-

lhões de desempregados!A taxa de desemprego de 13,5

milhões no Brasil bate o recorde no trimestre até fevereiro de 2017. Nunca na história de nosso país a desocupação foi tão grande, mas tão grande como neste governo dos ricos, do neoliberalista Michel Temer. Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua ( Pnad Contínua ) divulgado recen-temente pelo Instituto de Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O resultado já era esperado pelos ana-listas ouvidos e que a taxa só não foi ainda mais alta porque cerca de 730 mil brasileiros migraram para a inati-vidade. Quanto ao nível de ocupação que mede o porcentual de pessoas ocupadas na população em idade de trabalhar foi estimada em 53,4% no trimestre, até fevereiro, o índice mais baixo também de toda a história. Ainda pelos dados, o mercado de tra-balho com carteira assinada perdeu quase um milhão e meio de pessoas no período de um ano. O total de postos de trabalho formais no setor privado encolheu 3,3% no trimestre encerrado em fevereiro. De uma ma-neira simplificada, dê uma olhada na sua cidade e veja o número de locais para lojas vazios, refletindo total-mente o resultado da pesquisa. Você imagina agora quando a terceiriza-ção de empregados entrar para valer no país, a taxa de desemprego com carteira assinada vai cair para níveis insustentáveis, pois na terceirização, não há vínculo empregatício. Acorda novaesperancense, acorda Brasil!

Autista pede ajuda para se co-municar com o mundo!

Domingo, 1º de abril, foi o Dia Mundial de Conscientização do Au-tismo, e no decorrer desta semana aconteceram solenidades pelo mun-do afora para lembrar a sociedade que o autismo "não é um mundo a parte, mas sim, faz parte deste mundo." Hoje, no Brasil, há cerca de 2,2 mi-lhões de autistas, enquanto que no mundo, já somam 70 milhões. Mas afinal, o que é autismo? É um dis-túrbio neurológico caracterizado pelo comprometimento da interação so-cial, comunicação verbal e não verbal e comportamento restrito e repetitivo. Como se nota, o autista apresenta al-terações no desenvolvimento do Sis-tema Nervoso Central (SNC).Cerca de 70% tem grave retardamento men-tal. Sintomas - Há casos mais leves e mais graves da doença. O autista gos-

ta de viver isolado (da solidão), não gosta de brincar com outras crianças e nem com brinquedos, não gosta de se comunicar, não responde aos movi-mentos dos pais para pegá-lo no colo, tem comportamentos repetitivos, muitas vezes ouvem sons altíssimos pela incapacidade de discernimento, não são capazes de encarar outra pes-soa, etc. O diagnóstico de autismo não é fácil, mas entre os 18 meses de vida e 3 anos, é um período comporta-mental da criança que poderá ajudá--lo no diagnóstico. Causas -Doenças na gravidez, prematuridade, infecções virais, 60% do autismo é de origem genética, quatro vezes mais nos meni-nos que nas meninas, infecções antes do parto, intoxicações diversas como o alcoolismo, mercúrio, poluição do ar, certas doenças congênitas como ru-béola, sífilis, toxoplasmose, etc. Trata-mento - O autismo não tem cura, mas é fundamental a participação dos pais, amigos, profissionais, da socieda-de como um todo, para que ele sinta importante e valorizado no meio em que vive e as dificuldades de comuni-cação bem como outros sintomas da doença possam ser amenizadas. Por essa razão, o acompanhamento deve-rá ser feito por uma equipe multidis-ciplinar e com a ajuda de uma clínica--escola como aquela que acaba de ser inaugurada em Maringá. O autista quer amor, quer carinho, quer se co-municar, quer fazer parte da sociedade como outra criança qualquer da sua idade. Precisamos ter muita paciência com eles. Aliás, amor, paciência, doa-ção, esperança, são palavras chaves durante todo o dia na casa de um au-tista. Quanto aos medicamentos, fica-rão a critério dos profissionais.

Coisas do Cotidiano• Outono e Inverno sempre

registram as temperaturas mais bai-xas e amenas, e consequentemente, aumentam os casos de gripes e res-friados. Isso porque em recintos fe-chados, temperaturas mais baixas e aglomerações de pessoas, facilitam a propagação de vírus, fungos e bac-térias causadores de doenças. Para se proteger, é necessário que se tenha um sistema imunológico forte e uma boa alimentação, além de cuidados para uma boa higienização. Nunca devemos esquecer que o estresse faz as defesas orgânicas diminuírem. Frutas e legumes, saladas coloridas e vegetais e agasalhar quando necessário, são excelentes medidas para o organismo. São medidas simples para manterem uma boa qualidade de vida;

• Somos 13,5 milhões de desem-

pregados no país segundo IBGE em recente pesquisa divulgada. Apesar de tudo isso, presidente Temer vive falando por aí que houve uma queda na questão do desemprego. Afinal, quem está falando a verdade: IBGE ou Temer? Eu prefiro mil vezes o IBGE porque o golpista Temer está fazendo de tudo para se manter no poder e não ser cassado na chapa Dilma-Temer;

• País que vivemos - A Câmara Federal se prepara para ampliar o montante de dinheiro público des-tinado a partidos e políticos para as eleições de 2018. Com esta fiscaliza-ção da Lava Jato, fica difícil arrumar dinheiro das empreiteiras que estão escaldadas. De 870 milhões de reais aprovados no governo Dilma para o fundo partidário, o novo fundo pode-rá receber de 4 bilhões a 8 bilhões de reias para as campanhas de políticos e partidos. Por que nós temos que pagar as campanhas políticas desses ladrões? Cada candidato é que pague sua campanha! Que absurdo meu Deus, ninguém fala nada!

• PP o partido mais corrupto do país, segundo os dados apresentados pela Lava Jato, foi punido em devolver 2,2 bilhões de reais recebidos das fal-catruas e roubalheiras da Petrobrás. Coitado do PT é que levou chicotada como o mais ladrão;

• As escolas estão se organizando para adotarem a letra de forma para alfabetizar. Uma das razões é o exces-sivo uso de tablets nas escolas por par-te dos alunos. Novos tempos!

• A jovem professora de inglês Camila Soares Marques acaba de ser contratada pelo Colégio Estadual Marquês de Herval de Uniflor. Profis-sional dedicada, Camila espera fazer um bom trabalho naquele colégio, fa-zendo com que os alunos compreen-dam a importância do aprendizado de uma língua estrangeira como o inglês no mundo em que vivemos. Felicida-des Camila!

• O ex deputado federal Eduardo Cunha foi condenado a 15 anos de prisão por ter roubado, mentido, en-ganado a Justiça, depósito de propinas no exterior, etc. Cunha cassou a Dilma e depois cassaram ele para evitar que atrapalhasse os planos dos golpistas. Não quis denunciar os demais ladrões do PMDB e aliados, vai ficar preso sozinho, enquanto os outros estarão fazendo banquetes e dando risadas. Cunha, você foi mais um dos trouxas à serviço de bandidos (Temer, Renan, Jucá, Rodrigo Maia, Geddel, Eliseu Padilha, Moreira Franco, etc.);

• Deslizamento de terra em Mocoa, Colômbia, mata mais de 200 pessoas e centenas de feridos, ocorri-do na sexta feira a noite, 31 de março. Mocoa fica ao sul do país e tem chovi-do muito por lá favorecendo este tipo de catástrofe. Com 40 mil habitantes, Mocoa está sem energia elétrica e abastecimento de água;

• No próximo domingo, 09, cató-licos celebram o domingo de ramos. O evento é uma festa móvel cristã ce-lebrada no domingo antes da Páscoa. A festa comemora a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, um evento da

vida de Jesus mencionado nos qua-tro evangelhos canônicos (Marcos 11:1, Mateus 21:1-11, Lucas 19:28-44 e João 12:12-19).A mesma multidão que ovacionou Cristo, uma semana depois, mandou crucificá-lo. E assim caminha a humanidade.

• Gilmar Mendes, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) afirmou segunda feira ultima, dia 3 de abril, em São José dos Cam-pos (SP) que o Tribunal Superior do Trabalho ( TST) é laboratório do Par-tido dos Trabalhadores (PT) e vários membros do TST foram indicados pela Central Única dos Trabalhadores (CUT). Aliás, comenta-se em Brasília que caso Temer fosse cassado, Gilmar Mendes seria candidato a presidente do país por eleição indireta pelo Con-gresso Nacional. Vamos aguardar que vem chumbo por aí! Para mim, Gil-mar Mendes e nada é a mesma coisa!

• Assédio sexual - Não entendi muito bem essa conduta da Globo em fazer um auê danado no caso de assédio sexual do ator José Mayer contra a figurinista contratada Susllen Tonani para a novela A Lei do Amor. O caso é grave, mas deveria ser trata-do entre as partes envolvidas. Fizeram várias reuniões que foram transmiti-das pelo Jornal Nacional, as decisões da empresa e as palavras do ator en-volvido. Achei muito sensacionalismo, desnecessariamente! O afastamento do ator por tempo indeterminado foi o melhor caminho pois não há mais clima para ele;

• Que barbaridade o governo sírio usando armas químicas (gás de efeito tóxico), intoxicando a população e até a equipe de um hospital que dava as-sistências aos feridos. Morreram mais de 70 pessoas;

• Bancada da Bala do Congresso Nacional já está se movimentando pelas redes sociais orientando a po-pulação para que compre armas. Para muitos, essa bancada recebe propinas dos fabricantes de arma do Brasil para fazerem esse tipo de campanha. Está mais do que provado que andar arma-do favorece a criminalidade! É o que diz o Estatuto do Desarmamento em vigor no Brasil!

• Programa Ciência sem fronteira vai acabar. Mostrando que no mo-mento a relação custo-benefício do programa não faz sentido, governo quer reduzir ou mesmo acabar com investimentos de estudantes no exte-rior, não somente em graduação como também em pós graduação. Tudo que foi lançado por Lula ou Dilma, e com

sucesso, com certeza, para os neolibe-rais não tem valor nenhum;

• Roberto Freire, ministro da Cultura, colocou em seu ministério 18 membros do PPS. Num passado não distante, Roberto Freire criticou Dilma por ter dado alguns cargos na cultura para petistas. Como se diz: " basta dar o poder às pessoas que elas mostrarão quem são"!

Escolas não poderão vender mais refrigerantes!

Com o argumento de que cabe ao estado a proteção integral de nos-sas crianças e adolescentes, sendo que a saúde e a alimentação fazem parte desse arcabouço de proteção, poderá ser criado uma lei que proibirá a ven-da de refrigerantes e outras bebidas açucaradas nas escolas que cada vez mais estão nos hábitos de consumo de nossos jovens. O objetivo princi-pal dessa lei, é combater a obesidade infantil. Há três décadas, o consumo de refrigerantes somente ocorria em finais de semanas, festas, aniversários, etc. Atualmente, a disponibilidade au-mentou e muito, com várias marcas e locais de vendas, além da concorrên-cia em preço. Tudo isso está levando as nossas crianças e adolescentes para o caminho da obesidade, sério pro-blema de saúde pública no Brasil e no mundo. Atualmente, 1/3 das crianças brasileiras são obesas. A ideia não deixas de ser boa, mas como pedia-tra, não acho que é somente o uso e abuso de refrigerantes que faz com que nossas crianças fiquem acima do peso. Dentre outros fatores importan-tes que contribuem para a obesidade são o sedentarismo, falta de exercí-cios físicos, alimentação hipercalórica tanto em açúcares como em gorduras, ausência dos pais em orientar os seus filhos e não ficarem esperando que as escolas façam, propagandas não sadias em tvs e computadores, atividades de pouca intensidade como videogame e outros aparelhos eletrônicos, a falta de ingestão de frutas, hortaliças, legumes, orientações aos jovens informando sobre os efeitos maléficos da obesida-de como hipertensão arterial, doenças cardiocirculatórias, diabetes, aumen-tos dos lipídios, etc.-

Suíça congela mais de 3 bilhões de reais de brasileiros envolvidos na Lava Jato!

Em um documento publicado nesta semana pelo Ministério Público da Confederação, os suíços revelaram que em 2016, Berna ( capital da Suiça ), abriu 20 novos inquéritos criminais

contra brasileiros que estão envolvi-dos em corrupção investigados pela Lava Jato. De acordo com as autorida-des suíças, cerca de 1 bilhão de fran-cos suíços, equivalentes a 3 bilhões de reais, foram congelados e aguardando documentação dos casos que estão sendo investigados desde 2014. Os casos envolvem lavagem de dinheiro, corrupção e propinas distribuídas pela empresa Odebrecht conforme delações premiadas. Como se sabe, a Odebrecht terá que devolver mui-to dinheiro de suas maracutaias há muitos anos no Brasil, Suíça e Estados Unidos. Outro dia, num programa de esporte da ESPN foi lida uma publi-cação do Jornal do Brasil de 1993, em primeira página, falando das falca-truas da Odebrecht no Brasil através do comando de uma holding.

25% dos jovens brasileiros co-meçam a beber antes dos 12 anos

Pesquisa feita em várias escolas do país mostra que em cada 4 jo-vens 1 começa a beber antes dos 12 anos. É dentro de casa, nas reuniões familiares, muitas vezes incentivados pelos próprios pais é que a criança e o adolescente consomem bebida al-coólica pela primeira vez. Para mui-tos especialistas, o álcool é tido como porta de entrada para outras drogas. Esse estudo feito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro com apoio do governo federal, mostra a nossa preocupação depois de ser ouvido 74. 589 adolescentes de 1.247 escolas em 124 municípios do país reflete o fato de no início de março, três garotos entre 12 e 16 anos, que estavam num rolezinho no parque Ibirapuera em São Paulo, terem sidos socorridos após entrarem em coma alcoólico. É importante que os jovens e pais saibam que o cérebro pode crescer e está em formação até os 21 anos. Por isso, consumir álcool e drogas antes dos 21 anos, poderá ocasionar danos irreversíveis ao cérebro do adolescen-te. Quando o seu filho chegar em casa de uma festa, ou passeio, observe o seu comportamento ao andar, falar e o próprio cheiro de álcool. Quando ele estiver consumindo drogas, obser-ve como está indo na escola, pensa-mentos desorganizados, alteração do humor, dormindo muito ou pouco, agressividade, sofrendo acidentes re-petitivos, olhos avermelhados, mais agitado ou não quer conversa, etc. Caso observe alguma mudança de comportamento em seu filho, pro-cure ajuda de um médico ou de uma entidade.

ENTRELINHAS***Pelo jeito, a cassação da chapa Dilma-Temer poderá acabar em pizza. Como já era esperado, o assunto vai se arrastar por longo tempo em virtude das novas testemunhas propostas pela defesa de Dilma. Dentro de alguns dias, Temer vai nomear dois novos ministros para o TSE nos lugares dos que se aposentam, ficando mais fácil o final da pseudo cassação da chapa Dilma-Temer.*** Moradores de uma rua ou bairro estão usando o whats app para se protegerem contra crimes, assaltos, roubos de residências, etc. Pelo aplicativo, vizinhos contam se há algo suspeito na área. Se necessário chamam a polícia. Até quando o vizinho sai de férias o grupo fica sabendo. Muito bacana e prático para ter segurança. Não vale a pena aceitar qualquer vizinho.***"Pensem o que quiserem de ti. Faz aquilo que te parece justo." (Pitágoras, matemático e filósofo grego, criador do Teorema de Pitágoras que diz: "Num triângulo retângulo, o quadrado da hipotenusa é igual a soma dos quadrados dos catetos").

Polícia já tem indícios que levam aos autores do homicídio ocorrido esta

semana em Presidente Castelo BrancoDelegado Dr. Leandro Farnese Teixeira revelou com

exclusividade ao Jornal Noroeste que investigações já estão bem avançadas. “Prisão dos autores é questão de dias”, afirmou.

A Polícia Civil de Nova Esperança segue na identificação dos au-

tores do homicídio ocorrido na noite de terça-feira (04) no município de Presidente Cas-telo Branco. Fernando Gomes de Souza, 34 anos, morador do Jardim Liberdade, foi mor-to com um tiro na cabeça e o crime chocou a cidade.

Segundo o delegado que conduz o caso, Dr. Leandro Farnese Teixeira, “tivemos a informação de testemunhas dando conta de que são cerca de 04 ou 05 os autores, sendo que um deles adentrou a resi-dência, deu um soco no rosto da vítima e em seguida sacou de uma pistola e atirou em sua cabeça. A motivação teria sido uma discussão anterior envol-vendo a vítima e o autor do crime. Na ocasião da desaven-ça estavam reunidos a vítima, a ex-mulher e esta testemunha em outro local. Foram pra casa e o Sr. Sebastião, avó do Rafael que foi quem depois deu o dis-paro, foi até a porta e discutiu com o Fernando que na se-quência deu um empurrão no idoso, que caiu ao chão, indo logo embora. Passado certo tempo, a mulher saiu da casa e logo após chegaram os auto-

Alex Fernandes Franç[email protected]

res do crime, estando entre eles Rafael (neto de Sr. Sebastião) e cometeu o crime”, relatou o delegado.

A desavença anterior ocor-rido com o avô do autor e o envolvimento do criminoso com o tráfico de drogas, haja vista ser a vítima consumidor de crack, foram os fatores que desencadearam a tragédia.

“Testemunhas oculares no local viram quando os auto-res deixaram a residência da vítima, que vivia uma relação transitória com a ex-mulher. Eram idas e vindas no relacio-namento, mas em suma quase sempre estavam juntos”, fina-lizou o delegado Dr. Leandro Farnese Teixeira.

Uma vez decretada a prisão

preventiva, cada um dos en-volvidos deverá responder por sua respectiva participação do homicídio.

Arquivo / JN

“Tivemos a informação de tes-temunhas dando conta de que são cerca de 04 ou 05 os autores, sendo que um deles adentrou a re-sidência, deu um soco no rosto da vítima e em seguida sacou de uma pistola e atirou em sua cabeça”, explicou o delegado

Fernando Gomes de Souza, de 34 anos, que morava em Presi-dente Castelo Branco foi mor-to na terça-feira (03) com um tiro na cabeça

Page 4: PINGOS E PÁG. 14 RESPINGOS PÁG. 3 - Hnet Websites · ajudar o próximo, é pobre. Quem guarda com avareza os dons que recebeu de Deus, é pobre. Quem não sabe dar de si mesmo uma

www.jornalnoroeste.comSexta-feira, 07 de abril de 2017

4 - GERAL JORNAL NOROESTE

[email protected]

Osvaldo Vidual

Comemorando idade nova, ontem, 06 de abril, Matheus, recebeu o carinho de familiares e amigos. O aniversariante é aluno do Colégio Coração de Jesus e filho do casal Rose e Alex Fernandes França, diretor do Jornal Noroeste.

Page 5: PINGOS E PÁG. 14 RESPINGOS PÁG. 3 - Hnet Websites · ajudar o próximo, é pobre. Quem guarda com avareza os dons que recebeu de Deus, é pobre. Quem não sabe dar de si mesmo uma

www.jornalnoroeste.com Sexta-feira, 07 de abril de 2017

GERAL - 5JORNAL NOROESTE

Usina Santa Terezinha, Unidade Iguatemi, contrata mais de 180 colaboradores nesta safra

Richa repassa R$ 35 milhões para fortalecer saúde em 206 municípios

Municípios vizinhos de Maringá (distrito de Iguatemi), como a cidade de Nova Esperança, aproveitam oportunidades de

emprego e AAJ (Aprendizagem de Adolescentes e Jovens)

Diante de um cenário de crise, muitas empresas precisaram adotar me-

didas para transpor as dificulda-des. Uma das soluções encontra-das pela Usina Santa Terezinha foi a inovação em seus processos, gerando o aumento da eficiência na produção e o enxugamento de suas perdas. Neste contexto, sur-gem oportunidades de empregos na empresa.

Na contramão das dificulda-des do mercado, está quem apro-veita as oportunidades. Apesar de ter muita mão de obra disponível, muitos talentos estão à procura de uma recolocação e a Usina Santa Terezinha está recrutando esses talentos. Pessoas que fazem a diferença em seus postos de tra-balho e constroem um legado de resultados positivos, que estejam alinhadas com a cultura da em-presa e tenham a visão de futuro.

A Unidade Iguatemi, para a safra 2017, oferece mais de 180 vagas de emprego a serem ocu-padas nos diversos setores da empresa. As funções mais oferta-das são para ajudante de serviços gerais, operador de tratamento de caldo, auxiliar de laboratório, auxiliar de entomologia, mecâni-co, soldador, lubrificador, auxiliar de cozinha, operador de balança, operador de trator (80 vagas) e motorista (80 vagas). Para com-pletar as vagas, a empresa rece-be pessoas de diversas cidades da região, como de Maringá – distrito de Iguatemi, Manda-guaçu, Atalaia, Presidente Cas-

O Governo do Paraná anunciou mais medi-das para ampliar e me-

lhorar os serviços de saúde. Na quarta-feira (05), em encontro com prefeitos no Palácio Iguaçu, em Curitiba, o governador Beto Richa repassou R$ 35 milhões para 206 municípios reforçarem o atendimento à população. Na mesma solenidade, o governador também assinou decreto de no-meação de mais 585 profissionais da área, entre os quais médicos, enfermeiros, farmacêuticos.

Richa destacou os investi-mentos em saúde. Nos últimos seis anos, foram destinados R$ 15 bilhões para a área, contra R$ 6,7 bilhões investidos nos oito anos do governo anterior. A pre-visão do governo é fechar 2017 com R$ 19 bilhões aplicados na saúde pela atual gestão.

“A saúde é um serviço es-sencial para a população e os resultados Paraná surpreendem. Temos forte diminuição nos ín-dices de mortalidade materno--infantil. Já distribuímos para os

municípios mais de 2,3 mil veí-culos para uso em saúde, sendo mais de 800 ambulâncias. Tam-bém implantamos o programa de transporte aéreo, que salvou milhares de vida e ampliou o nú-mero de transplantes no Estado”, ressaltou o governador.

Ele também citou a parceria permanente com os municípios, em todas as áreas. “Estamos es-treitando e fortalecendo a par-ceria com cada município do Paraná, em favor dos interesses legítimos do Estado.”

telo Branco e Nova Esperança.O colaborador recém-contra-

tado recebe informações antes de ser direcionado para o setor em que vai trabalhar. Ele é orientado em relação ao funcionamento da empresa e de seus equipamentos de trabalho. E logo, é encaminha-do para os instrutores que pos-suem a função de treiná-lo para exercer o seu cargo com produ-tividade, qualidade e segurança.

Em relação à juventude, a Usina mantém programas de aprendizagem que possibilitam o acesso ao primeiro emprego. Neste ano, a Unidade Iguate-mi incentiva a formação de dez aprendizes de mecânicos de ma-nutenção de tratores na oficina agrícola, dentre os quais, oito moram em Nova Esperança. A

Usina Santa Terezinha investe no futuro e tem o ser humano como o maior patrimônio.

Preocupada com a formação profissional de seus colaborado-res, a empresa realiza treinamen-tos nas diversas áreas e segmentos específicos, priorizando o desen-volvimento pessoal e profissio-nal. A Usina Santa Terezinha tem consciência de seu papel social na geração de empregos e se or-

ganiza para que todos os setores estejam prontos para o início de safra.

MAIS INFORMAÇÕES: Usina Santa Terezinha, Unidade Iguatemi. Lote 246, Gleba Cha-pecó – Maringá – Distrito de Iguatemi/ Paraná. Telefone: (44) 3276-8000. CEP: 807001-970.

A Unidade Iguatemi, para a safra 2017, oferece mais de 180 vagas de emprego a serem ocupadas nos diversos setores da empresa. As funções mais ofertadas são para ajudante de

serviços gerais, operador de tratamento de caldo, auxiliar de laboratório, auxiliar de entomologia,

mecânico, soldador, lubrificador, auxiliar de cozinha, operador de balança, operador de

trator (80 vagas) e motorista (80 vagas).

Orlando Kissner/Anpr

O governador Beto Richa repassou na

quarta-feira (05), R$ 35 milhões para

obras e equipamen-tos em 206 municí-

pios. O objetivo é re-forçar o atendimento

nas unidades de saúde, próximo aos

cidadãos. Na mesma solenidade, Richa

assinou decreto de nomeação de mais

585 profissionais da área da saúde.

Page 6: PINGOS E PÁG. 14 RESPINGOS PÁG. 3 - Hnet Websites · ajudar o próximo, é pobre. Quem guarda com avareza os dons que recebeu de Deus, é pobre. Quem não sabe dar de si mesmo uma

www.jornalnoroeste.comSexta-feira, 07 de abril de 2017

6 - GERAL JORNAL NOROESTE

Comitês de associados iniciam atuação na Sicredi União PR/SP

As novidades ficam por conta da formação do Comitê Master, voltado para pessoas com idade igual ou superior

a 55 anos, e das expectativas dos 60 novos integrantes dos três comitês da Instituição Financeira Cooperativa

Três encontros, em Maringá (PR), foram suficientes para im-

pulsionar o desenvolvimen-to da Sicredi União PR/SP. Os dias 28, 29 e 30 de março marcaram o início da atua-ção dos 60 novos integrantes dos Comitês Jovem, Mulher e Master, que precisarão de muito fôlego para os próxi-mos dois anos. Coordenado pelo assessor de Programas Sociais, Alessandro Pelegri-ni, o projeto tem como ob-jetivo aproximar a Coope-rativa de todos os públicos, a fim de oferecer mais qua-lidade de vida aos associados e melhorias na instituição financeira.

Estiveram presentes nas reuniões o presidente da Si-credi União PR/SP, Welling-ton Ferreira, o diretor exe-cutivo, Rogério Machado, o diretor de negócios, Cons-tantino de Souza Junior, o diretor de operações, Walter Silva, a diretora de negócios, Fan Li Li e o gerente de rela-cionamento, Heber Molina. Os encontros foram mar-cados pela apresentação da Cooperativa de crédito, bem como os princípios e propó-sitos da instituição. “Que-remos pessoas que possam nos ajudar no desenvolvi-mento e crescimento do espírito cooperativista. Os comitês serão multiplica-dores do cooperativismo e contribuirão à renovação da Cooperativa”, ressalta o pre-sidente.

NOVIDADES - Os Co-mitês Jovem e Mulher já são reconhecidos pela grande

cooperação à Cooperativa. O primeiro mandato, de dois anos, foi encerrado no fim do ano passado. Para 2017, a no-vidade fica por conta da cria-ção do Comitê Master, volta-do para pessoas com idade igual ou superior a 55 anos, preferencialmente com expe-riência em cooperativismo. Pedro dos Santos é auditor fiscal e faz parte do primeiro mandato do Comitê Master. Pedro conta que acreditar na instituição é o primeiro passo para desfrutar dos benefícios que ela oferece. “Quero real-mente contribuir para que mais pessoas possam conhe-cer todos os diferenciais que eu já usufruo há 10 anos, como associado e cidadão”.

FORMAÇÃO - Os comi-tês terão suas sedes nas cida-des de Maringá (PR), Cia-norte (PR), Londrina (PR) e Mogi Mirim (SP), com 05 in-tegrantes de cada regional da cooperativa em cada comitê “Cada membro do comitê terá um porta voz - sendo um colaborador da agência -, no qual chamamos de pa-drinhos ou madrinhas. As reuniões serão a cada 90 dias, podendo ser em Maringá ou nas cidades sedes, de acordo com a agenda de todos”, ex-plica Alessandro Pelegrini.

TEMAS – Com o propó-

sito de absorver o conheci-mento dos participantes, os temas para o primeiro ano tangem, aos jovens, “Como trazer mais jovens ao Sicredi”, às mulheres, “Como atender melhor as mulheres associa-das do Sicredi” e aos masters “Como despertar a confiança ao cooperativismo nas pes-soas. Para o segundo ano, os temas serão definidos por to-dos os integrantes. De acordo com o assessor de Programas Sociais, a intenção é que no primeiro ano de mandato a experiência proporcione co-nhecimento, desenvolvimen-to sobre o cooperativismo e que a Cooperativa garim-pe novas ideias. “Para 2018, queremos despertar um novo olhar às comunidades onde vivem, colaborando para que possam desempenhar um pa-pel relevante, através de ações sociais e culturais”, afirma Pe-legrini.

PARTICIPAÇÃO - Para a integrante do Comitê Mu-lher e produtora rural de Pa-ranavaí (PR), Marilza Beraldi Vendramin, a participação

Carta do Paraná

Deputado Anibelli Neto divulga “Carta do Paraná” contra a Reforma da Previdência

O Deputado Estadual Anibelli Neto fez pronunciamento

na tarde de quarta-feira, 29 de março durante sessão da Assembleia com o ob-jetivo de mostrar ao povo paranaense que a Frente Parlamentar de Defesa do Trabalhador do Campo e da Cidade da qual é pre-sidente realizou no dia 15 de março uma Audiência Pública para debater a PEC 287 / 2016 da “Reforma da Previdência” e junto com diversas entidades do Para-

ná elaboraram e assinaram uma “Carta do Paraná” que será encaminhada aos 33 parlamentares (deputados federais e senadores) do Es-tado em Brasília mostrando a posição da classe traba-lhadora a respeito da PEC.

Para Anibelli Neto, a “Carta do Paraná” traduz o sentimento de vários re-presentantes do Estado do Paraná em demonstrar a indignação com a PEC 287 / 2016 “Reforma da Previ-dência” apresentada pelo Governo Federal.

Assessoria de Imprensa

“Nós, cidadãos e cidadãs do estado do Paraná, trabalhadores do campo e da cida-de, autoridades e membros de entidades do serviço público e do setor privado represen-tantes de mais onze milhões de milhões de paranaenses, presentes à Audiência Pública sobre a Reforma da Previdência na Assem-bleia Legislativa do Paraná em 15 de março de 2017, vimos a público alertar e externar nossa preocupação com os danos indeléveis e nefastos que a eventual aprovação da Pro-posta de Emenda Constitucional PEC 287 / 2016 poderia vir a causar aos brasileiros.

Repudiamos a forma atabalhoada e im-prudente como tal medida, intitulada Refor-ma da Previdência, vem sendo conduzida pelo governo federal, com repercussão direta

no trâmite acelerado da PEC no Legislativo Federal. Não aceitamos, em hipótese algu-ma, que uma proposição de tal magnitude, que atinge irreversivelmente milhões de cida-dãos, seja aprovada sem uma ampla discus-são e debate com a sociedade brasileira.

Destacamos que além de estar na contra-mão de tratados internacionais dos quais o Brasil é signatário, a PEC 287-16 contraria gravemente princípios e garantias estabele-cidos na Constituição Federal de 1988. Cria um bolsão de miseráveis, fere princípios de justiça social e impõe à sociedade um eleva-do custo social, penalizando milhões de ci-dadãos com progressiva ausência de proteção do estado, proteção essa que esses mesmos ci-dadãos ajudaram a custear.

Nesse sentido, urge que os dados da Pre-vidência Social sejam apresentados com clareza e transparência a todos. Exigimos a imediata realização de Auditoria nas contas da Previdência. É direito inalienável de todos saber os orçamentos, as receitas e despesas passadas, presentes e futuras desse organis-mo de proteção social que já goza de sólida consolidação nos ordenamentos jurídico e social brasileiros. Apoiamos, também, a ins-talação de Comissão Parlamentar de Inqué-rito (CPI) no Senado Federal, medida já em-preendida pelo senhor senador Paulo Paim.

Repudiamos toda e qualquer tentativa de retirada de direitos de forma sorrateira, sem o devido debate com a sociedade brasileira e chamamos a atenção e a responsabilidade

dos senhores deputados federais e senadores no sentido de impedir o desmonte da Pre-vidência Social no Brasil. Não admitimos a injusta possibilidade de taxação dos nossos agricultores, que, relegados à informalidade, hoje podem comprovar sua atividade profis-sional por meio de notas fiscais de produtor, tendo, desta forma, acesso ao benefício da aposentadoria.

Por fim, conclamamos a todos os brasi-leiros e brasileiras para que se juntem aos paranaenses no ideal dessa Carta, com vis-tas à garantia de respeito aos nossos direitos constitucionais, conquistados a duras penas por todos nós ao longo de décadas e décadas de luta”.

Curitiba, 15 de março de 2017

Anibelli Neto destacou que a "Carta do Paraná" reitera preocupação com a celeridade com que a PEC está sendo tratada.

no projeto é uma ótima chan-ce para agregar conhecimen-to em suas atividades. “Sou associada há 18 anos, gosto de aprender e já participo do núcleo feminino da Coca-mar. Quero saber mais sobre o cooperativismo, afinal te-mos que nos conectar a tudo, mesmo sendo produtora não posso pensar em ficar só pro-duzindo”. Já para Lucas Her-reiro Romani, 20 anos, de As-torga (PR), ser integrante do Comitê Jovem é importante para se unir a uma causa. “Quando estamos sozinhos é muito mais difícil crescer, em

qualquer âmbito. Por isso, precisamos trabalhar sempre em união e como pesquisa-dores, observando, conhe-cendo e estudando para apli-car nosso conhecimento em busca de um resultado final que seja relevante ao grupo”, conta Lucas.

FOCO - Rogério Ma-chado, diretor executivo da Sicredi União PR/SP, esteve presente nas três reuniões para apresentar um panora-ma geral sobre a Cooperativa. Durante as apresentações foi perceptível o contentamento

com a formação do segundo mandato dos Comitês Jovem e Mulher e a formação do Comitê Master. “Os três co-mitês se complementam pela troca de experiência, vivência e ideias. Nossa proposta é ge-rar grandes transformações na sociedade por meio do cooperativismo de crédito, porque além de transações fi-nanceiras, é responsabilidade de todos buscar por um país melhor. Quem tem que resol-ver o problema do Brasil são os cidadãos e queremos ofe-recer ferramentas para essa mudança”, encerra Machado.

Page 7: PINGOS E PÁG. 14 RESPINGOS PÁG. 3 - Hnet Websites · ajudar o próximo, é pobre. Quem guarda com avareza os dons que recebeu de Deus, é pobre. Quem não sabe dar de si mesmo uma

www.jornalnoroeste.com Sexta-feira, 07 de abril de 2017

GERAL - 7JORNAL NOROESTE

Esgoto transborda a céu aberto e mau uso da rede seria a principal causa do problema

O ambiente totalmente insalubre pode se tornar propício a doenças seja em crianças quanto aos adultos. Moradores reclamam da situação.

O transbordamento de esgoto, correndo a céu aberto, no Jardim

das Flores em Nova Esperan-ça está revoltando os mora-dores. A reportagem esteve na rua Cravo e constatou o problema, cujo esgoto se-guia transbordando por uma das caixas de inspeção/ma-nutenção da Sanepar. Além do mau cheiro que tomou conta do local, existe o risco

Alex Fernandes Franç[email protected]

da proliferação de doenças, já que havia muitas crianças brincando naquelas proximi-dades. O ambiente totalmen-te insalubre pode se tornar propício a diarreias e viroses seja em crianças quanto aos adultos. Cães soltos pelas ruas também ingeriam a água con-taminada.

No local também obser-vamos a enorme quantidade de lixo jogado às margens das estradas vicinais que cortam o bairro e também entulhos jogados pela população, nas ruas do jardim das Flores, cujo nome em nada retrata a real

Lixo, óleo de cozinha, água de chuva, e até mesmo vandalis-mo, são os principais vilões

dos entupimentos de tubulações e extravasamentos de esgoto.

O serviço de coleta e tratamen-to de esgoto traz benefícios à po-pulação atendida pelo sistema de esgotamento sanitário de Nova Es-perança. Contribui para melhorar a qualidade de vida dos morado-res, pois afasta o risco de doenças de veiculação hídrica, e protege o meio ambiente. Mas as redes co-letoras de esgoto estão dimensio-nadas para conduzir às estações de tratamento apenas o esgoto do-méstico resultante do uso dos ba-nheiros, tanques e pias de cozinha.

Materiais como plásticos, pa-nos, pedaços de madeira, entulho de construção e óleo de cozinha não devem ser descartados na rede coletora. Quando são, cau-sam entupimentos e rompimentos de rede, provocando o retorno do esgoto para dentro dos imóveis ou extravasamentos nas ruas e nos poços de inspeção (local onde é feita a manutenção e limpeza das redes).

“Os maiores problemas de operação do sistema de esgoto são provocados pelas pessoas que dei-xam entrar na tubulação coisas que nunca deveriam estar lá. O mate-rial lançado inadequadamente nas redes se acumula, tranca o fluxo do esgoto e acaba ocasionando extra-vasamentos nos pontos mais bai-xos da rede ou, até mesmo, refluxo para dentro dos imóveis”, alerta o gerente da Sanepar Valteir Galdino da Nobrega.

Um mau exemplo do uso da rede coletora ocorre com o óleo de cozinha. Junto com outros materiais como panos, plásticos e cabelos, formam uma crosta que entope a tubulação. Por isso, o óleo deve ser separado e pode ser des-tinado para instituições ou pessoas que o utilize como matéria prima para fazer sabão e detergente. Os cabelos também não devem ser jo-gados em ralos, pias e vasos sanitá-rios. E a orientação é para que cada imóvel tenha sua caixa de gordura e que os responsáveis façam ma-

Para o bom funcionamento da rede de esgoto, fique atento a estas dicas:

O que dizem os moradores:

DEVE IR PARA A REDE DE ESGOTO: - água de banho e descarga; - água de lavatórios, como pia de cozinha, banheiro, tanque; - ralos de escoamento de ba-nheiros, cozinha, área de ser-viço; - água de máquinas de lavar

roupas e louças; - água utilizada por quaisquer outros equipamentos geradores de esgotos domésticos.

NÃO DEVE IR PARA A REDE DE ESGOTO: - água da chuva; - papéis e panos;

- restos de comida; - óleo de cozinha; - cigarros; - plásticos; - cabelo; - fraldas, absorventes e preser-vativos; - outros objetos que possam en-tupir o encanamento.

Caixa de inspeção transbordando o esgoto: mau cheiro e risco de transmissão de doenças. Mau uso da rede causa problemas tanto aos moradores e quanto ao meio ambiente

Alex Fernandes França

Sanepar

Fotos: Fernando Razente

“Quando chove muito escor-re resíduos de esgoto. Quem passa com o carro e entra na

minha borracharia, leva toda a sujeira acumulada nos pneus

do veículo.A situação tá compli-cada”– Rubens Luiz Pereira

“O problema é enorme. Um fe-dor insuportável. Pode ser a água da chuva que alguns ligam na cai-xa de esgoto. Daí não aguenta e

transborda. A culpa às vezes pode ser dos próprios moradores que não colaboram” – Edson Leme

“As caixas de inspeção vazam o esgoto para fora. Basta chover para

que isso aconteça. O mau cheiro toma conta do lugar” – José Alves da Silva

“Quando chove o esgoto ferve, transborda. As caixas não estão dan-do conta. Acredito que a tubulação

não está vencendo” - Neuri Bortolo

“É uma pouca vergonha na porta da minha casa. Um cheiro insuportável.

Nós não temos condições. Com certeza alguém tem ligação clandestina jogando direto na rede. Basta chover que ninguém aguenta. Tá incomodando bastante. Te-mos crianças pequenas que pisam neste esgoto e podem pegar micróbios, viroses e outras doenças” – Edmilson Cecílio

“A situação tá difícil pois já vai completar 01 ano com esse fedor aqui. A gente não pode nem al-

moçar direito com esse mau chei-ro. Acho que podem ter ligações

irregulares. Os canos do esgoto não estão vencendo” - João Pereira

situação em que se encontra. O deplorável hábito de jogar lixo às margens de estradas e em terrenos baldios acontece em vários locais no municí-pio, basta que alguém inicie para que em pouco tempo o volume de lixo e entulho au-mente cada vez mais. Além de causar péssimo aspecto, mau cheiro e atrair vetores de doenças, jogar lixo em terre-nos baldios, em margens de estradas e rodovias, ou mes-mo em cursos d’água é crime ambiental (lei 9.605/1998) estando sujeito à multa e/ou detenção.

Sanepar alerta sobre o que não deve ir para a rede de esgoto

NOVA ESPERANÇA

nutenção e limpeza periódicas para evitar transtornos.

ÁGUA DE CHUVA - A água

da chuva e o esgoto doméstico nunca devem ser misturados. Cada um tem sua rede própria. A água da chuva deve ser canalizada para a tubulação de concreto, implan-tada pela Prefeitura. É chamada de galeria de água pluvial. É nesta rede que estão as bocas de lobo, equipamento com grade, instaladas entre a rua e o meio-fio. Quando os moradores fazem ligações irregula-res, ou seja, direcionam a água da chuva na rede da Sanepar, aumenta o volume dentro da rede, o que pro-voca extravasamentos e até mesmo refluxo do esgoto para dentro dos imóveis, porque as redes coletoras, as estações elevatórias e as estações de tratamento do esgoto estão di-mensionadas para receber apenas o esgoto doméstico.

VANDALISMO – A ação de

vândalos também provoca danos ao sistema. Muitos casos de vaza-mentos e de entupimentos das re-des são causados por pessoas que quebram as tubulações e jogam na rede diversos tipos de materiais, como pedras, areia e pedaços de madeiras. Vale lembrar que este tipo de ação se constitui como cri-me ambiental e deve ser denuncia-do aos órgãos competentes.

TRABALHO PREVENTIVO

- Periodicamente, a Sanepar faz as vistorias preventivas nas redes co-letoras de esgoto. No trabalho são

identificados e corrigidos os pontos comprometidos e que podem obs-truir a rede e pôr em risco a qualida-de ambiental da cidade. Nas manu-tenções preventivas são utilizadas câmeras de inspeção e caminhões hidrojateadores. Com a câmera, as equipes conseguem identificar, de forma precisa, os pontos que neces-sitam de intervenção, de conserto e o local correto onde se encontra o problema. Quando o ponto vis-toriado apresenta entupimento, os empregados retiram o material mais pesado e denso e, na sequên-cia, injetam a água com pressão para limpar e desobstruir o local e impedir que o esgoto transborde na rua ou até mesmo retorne para dentro dos imóveis.

A Sanepar realiza ainda, de forma frequente, vistorias técnicas nos imóveis para identificar onde o esgoto está sendo lançado e se não há irregularidade na ligação. Na vistoria, são utilizados corantes nas pias, ralos, vasos sanitários e nas ca-lhas para facilitar a identificação de possíveis irregularidades. Os imó-veis em que a ligação não estiver totalmente de acordo com o padrão são notificados e têm prazo para a regularização. Essas visitas têm por objetivo melhorar a eficiência do sistema de esgoto sanitário e a qua-lidade ambiental das cidades.

A Sanepar solicita aos mora-dores que ao verificarem qualquer extravasamento nas redes de esgoto ou vazamentos nas tubulações de água, que entrem em contato com a empresa pela telefone 0800 200 0115.

Lixo retirado da rede de esgoto em outras ocasiões

Page 8: PINGOS E PÁG. 14 RESPINGOS PÁG. 3 - Hnet Websites · ajudar o próximo, é pobre. Quem guarda com avareza os dons que recebeu de Deus, é pobre. Quem não sabe dar de si mesmo uma

www.jornalnoroeste.comSexta-feira, 07 de abril de 2017

8 - GERAL JORNAL NOROESTE

Page 9: PINGOS E PÁG. 14 RESPINGOS PÁG. 3 - Hnet Websites · ajudar o próximo, é pobre. Quem guarda com avareza os dons que recebeu de Deus, é pobre. Quem não sabe dar de si mesmo uma

www.jornalnoroeste.com Sexta-feira, 07 de abril de 2017

GERAL - 9JORNAL NOROESTE

Homem que ateou fogo no destacamento da PM se apresenta à Polícia e segue detido preventivamente

Maria Victoria propõe rota das praias fluviais no Noroeste

PRESIDENTE CASTELO BRANCO

Nathan Henrique Santana Paulino (21) já havia confessado o crime alegando estar “arrependido do que fez e que teria perdido a cabeça

ao ver sua mãe chorando”. Além do prédio, o veículo particular de um policial também foi incendiado e os prejuízos causados foram enormes.

Acompanhado por sua advogada, o jovem Nathan Henrique

Santana Paulino, que confes-sou ter ateado fogo no desta-camento da Polícia Militar de Presidente Castelo Branco em 18 novembro do ano passado, se apresentou, na quinta-feira (06) à Polícia, onde segue de-tido.

Na ocasião dos fatos, as

Alex Fernandes Franç[email protected]

câmeras de segurança do des-tacamento registraram ima-gens de um homem pulando o muro com uma mochila, e em seguida o fogo começa na garagem. Além do prédio, o carro particular de um po-licial também foi queimado. De lá para cá, as Polícias Civil e Militar iniciaram as investi-gações, chegando à conclusão de que o crime teria ligação com uma operação realizada na véspera na cidade pela Po-lícia Civil.

RELEMBRE O CASO:

Segundo explicou o de-legado Dr. Leandro Farnese Teixeira, que está à frente do inquérito, “o incêndio no Des-tacamento da Polícia Militar ocorreu em 18/11/2016 por volta das 00:08. Na véspera, 17/11/2016 a Polícia Civil rea-lizou uma operação na qual efetuou a prisão do proprietá-rio do Bar do Nego pelo crime de venda de bebidas adulte-radas. Em razão da prisão do dono do bar, seu filho se re-voltou, situação que culminou no incêndio”. Já na Delegacia ele decidiu esclarecer e confir-

mou que havia ido até o local para ver o incêndio mas que o real autor teria sido seu ir-mão e forneceu mais detalhes acerca da conduta criminosa”, explicou o delegado.

O autor do incêndio, Na-than Henrique Santana Pauli-no, de 21 anos, instruído por sua advogada se apresentou, na tarde de quinta-feira (06) na Delegacia de Nova Espe-rança onde segue preso.

“Ele irá responder pelo crime de incêndio com a cau-sa de aumento referente ao patrimônio público, estando

sujeito a uma pena de quatro anos e seis meses a nove anos de reclusão”, finalizou o dele-gado Dr. Leandro Farnese Tei-xeira.

O QUE DIZ A DEFESA

DO AUTOR: A reportagem procurou a

advogada do autor, Drª Eliana Marette que explicou: “O Na-than já havia confessado ser o autor dos fatos e disse que isto ocorreu em um momento de fúria, uma vez que seu pai ha-via sido detido no mesmo dia e como ele não estava muito

“Paraná”, a palavra tupi-gua-rani que batiza o nosso Estado, significa braço de rio extenso e caudoloso – e tem origem no termo tupi “para’nã”, que quer dizer “semelhante ao mar”. Ou seja, a vocação aquática do Es-tado vem desde a sua origem. Em março, na semana em que foi comemorado o Dia Mundial

da Água (22/03), a deputada Maria Victoria (PP) protoco-lou na Assembleia Legislativa o Projeto de Lei 103/2017, que institui a Rota Turística das Praias Fluviais, contemplando 12 municípios às margens dos rios Paranapanema e Paraná, na região Noroeste.

A iniciativa pretende es-

timular a visitação pública, contribuir com a preservação do patrimônio natural e dos recursos hídricos, promover a educação ambiental, desenvol-ver o ecoturismo e gerar em-prego e renda em 12 cidades integrantes da Associação dos Municípios do Noroeste do Pa-raná (Amunpar) – Jardim Olin-

da, Paranapoema, Inajá, Santo Antônio do Caiuá, Paranavaí, Terra Rica, Diamante do Norte, Nova Londrina, Marilena, São Pedro do Paraná, Porto Rico e Querência do Norte. Os pontos de visitação serão definidos pe-las prefeituras, com o auxílio do Governo do Estado.

“O turismo em muitos casos

a par da situação, acabou fa-zendo isso neste instante de fúria. Ele é um menino que trabalha como marceneiro e não possui antecedentes criminais. Vai responder o processo, frisou a advoga-da. Importante ressaltar que ele nunca se omitiu quanto ao ressarcimento dos danos e prejuízos causados tanto ao estado quanto ao policial cujo veículo foi incendiado. Inclu-sive quanto aos danos ocorri-dos com o soldado, já foram pagos desde dezembro de 2016, época em que Nathan confessara o crime. Contudo só não houve a composição do dano no destacamento haja vista que aguardamos o laudo de avaliação do prejuí-zo. O delegado incluive já ofi-ciou a Secretaria de Seguran-ça Pública há mais de 60 dias e nenhum retorno foi dado.

Governo Municipal fecha primeiro balanço

trimestral da gestão Moacir Olivatti e Rafael Kreling

Com otimismo e satisfação, Moacir Olivatti resume os primeiros resultados das ações administrativas

de sua equipe no primeiro trimestre de governo.

Deputada estadual protocolou Projeto de Lei para explorar potencial turístico de 12 municípios nas

margens dos rios Paranapanema e Paraná

O primeiro mês de governo Moacir Olivatti e Rafael

Kreling foi marcado pela redução de gastos e a busca incessante de recursos e re-ceitas para o município. Em balanço, a Prefeitura Mu-nicipal de Nova Esperança conseguiu avançar em diver-sos setores nos últimos três meses, realizando mutirões nas praças e distritos do mu-nicípio através da Secretaria de Infraestrutura, que tam-bém promoveu operações tapa-buraco, manutenção das estradas rurais e parque industrial, além de obras de

calçamento na via lateral do Conjunto Nova Esperança que deve ser finalizada com uma ciclovia dentro do pró-ximo mês.

O Esporte também ga-nhou destaque por meio das diversas escolinhas de fute-bol e atletismo e das ativi-dades realizadas em praça pública, onde todos os mu-nícipes podem participar, se divertir e exercitar. Além do projeto de natação para as escolas integrais que é uma ação conjunta com a Secreta-ria de Educação, que iniciou eximiamente o ano letivo com palestras e atividades para os colabores.

A Saúde também avan-çou, e deve avançar ainda mais nos próximos meses, assim que o sistema gestor da saúde que foi doado pela pre-feitura de Maringá começar a ser utilizado para integrar os dados dos pacientes, con-sultas realizadas e exames laboratoriais. O setor tam-bém recebeu emendas par-lamentares para realização de compra de equipamentos, reformas e manutenções, in-clusive, o posto de saúde que fica localizado na Vila Regi-na e estava em reforma, foi nomeado e reinaugurado no último dia do mês de março.

Dentro da Secretaria do

Meio Ambiente, começaram a ser mapeadas todas as ruas da cidade e catalogas as árvo-res que precisam de manu-tenção. Além de movimentar a todo vapor o viveiro muni-cipal com o projeto de plan-tio de mudas em embalagens longa vida. Para os agriculto-res, incentivos ao plantio de café, produção de seda e de-mais por meio de convênios e reuniões de apoio. Também foi destinada uma verba fe-deral para construção de um pavilhão para a promover a feira do produtor as quintas--feiras.

A sala do empreendedor através da Secretaria de Pla-nejamento e Desenvolvimen-to tem desenvolvido com frequência atividades e pales-tras para os microempreen-dedores do município. Além de conquistas como a exten-são da via lateral da Rodovia BR376 que deve contemplar todo o Parque Industrial do município sem custar nada para o cofre municipal, uma economia estimada em apro-ximadamente R$ 7 milhões. Além de muitas outras con-quistas dentro das diversas áreas que acontecerão dentro dos próximos meses e anos de administração.

AsCom/PMNE

pode ser uma oportunidade de promover a integração e a dina-mização local nessa região, ofe-recendo uma possibilidade de desenvolvimento econômico e de inversão das tendências de-mográficas”, avalia a deputada na justificativa do Projeto.

Maria Victoria lembra que um dos maiores trunfos do Noroeste do Estado são os seus recursos endógenos, incluindo

os patrimônios natural, cultu-ral, histórico e arquitetônico. “O desenvolvimento das praias fluviais na região vem com o incremento da criação de acessos e infraestrutura, como estacionamentos, casas de ba-nho, quiosques de alimentos e bebidas e vigilância”, destaca a deputada.

AsCom

“O turismo em muitos casos pode ser uma oportunidade de promover a integração e a dinamização local”, frisou a deputada estadual Maria Victoria

Page 10: PINGOS E PÁG. 14 RESPINGOS PÁG. 3 - Hnet Websites · ajudar o próximo, é pobre. Quem guarda com avareza os dons que recebeu de Deus, é pobre. Quem não sabe dar de si mesmo uma

www.jornalnoroeste.comSexta-feira, 07 de abril de 2017

10 - GERAL JORNAL NOROESTE

O SUCESSO NÃO OCORRE POR ACASO

Quando olhamos e observamos pessoas de sucesso, seja com um casamento bem su-cedido, filhos prósperos ou com a carreira

profissional consolidada, muitas vezes julgamos estas pessoas como “sortudas” ou “privilegiadas”. Mas elas não são!

As pessoas de sucesso se comportam, pensam e agem de uma maneira diferente daquelas que não atingiram o sucesso. O sucesso sempre deixa pistas. Sabendo disso podemos nos comportar de duas formas:

- Primeiro, é olhar para estas pessoas e invejar, e desejar tudo o que elas atingiram em suas vida;

- Segundo, podem modelar estas pessoas e procurar compreender o que levou esta pessoa a atingir o sucesso e fazer as mesmas coisas, assim, teremos os resultados parecidos.

Devemos ter grandiosos sonhos, mas também agir em função para que eles aconteçam. Pessoas sonhadoras não tem sucesso, quem tem sucesso são pessoas que são REALIZADORAS.

Uma pista clara que o sucesso nos deixa é que, as pessoas que alcançaram sucesso em suas vidas foram pessoas que conseguiram retardar o prazer que seria imediato para que no futuro seu prazer fosse ainda maior. Por exemplo: É tentador para jovens hoje em dia, deixarem de se divertirem, para ficar em casa estudando para passarem em algum concurso, seja ele o vestibular ou um con-curso de emprego. Quando jovens abdicam de curtirem o prazer momentâneo para desfrutar de algo grandioso no futuro, estão construindo alí o seu sucesso. Mas muitas pessoas preferem o prazer imediato e momentâneo do que adiarem o prazer para depois. O que nos leva a enxergar e dizer NÃO ao prazer momentâneo é a maturidade emocional. Quem diz SIM todas as vezes para o prazer imediato, não tem sucesso na vida.

Você tem vivido de prazeres imediatos? Onde é preciso dizer não agora, para que de-

pois você possa atingir o sucesso?Com suas decisões de hoje, você determinará o

seu sucesso de amanhã! “Coaching” comigo!

@parezza | Master coach integral sistêmicoAvenida Rocha Pombo, 493 | telefone: 44 3252-4488

Há pouco tempo fui duro ao criticar o best-seller brasileiro

O Vendedor de Sonhos em sua versão cinematográfi-ca, alguns pontuaram que minha aversão por livros de autoajuda (mesmo esses dis-farçados com histórias emo-cionantes), me faz ver apenas o que esses filmes possuem de pior. Talvez exista um pouco de verdade nisso, ou talvez, todos os críticos de cinema partilhem do mesmo sentimento que eu em rela-ção a esse tipo de histórias.

Digo isso porque, mais uma vez, a crítica especia-lizada aponta uma série de erros pontuais e até mesmo clichês na mais nova ver-são de história comovente/autoajuda a chegar no cine-ma. A Cabana, um livro que vendeu milhões de cópias e que se tornou um best--seller mundial na década

passada, foi adaptado para a tela grande com um elenco recheado de estrelas e uma direção digna de telenovela (daquelas bem mexicanas – risos).

Baseado na obra de Wil-liam P. Young, o filme es-treou e, é claro, vai contar com uma boa bilheteria, pois sua legião de fãs, que são leitores assíduos, não irão perder a oportunidade de ver essa história na tela grande.

O elenco é de encher os olhos, contando com o protagonista de Avatar, Sam Worthington no papel principal e a atriz indicada ao Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante este ano, Oc-tavia Spencer, no papel de Deus. Além destes, temos também a participação da brasileira Alice Braga. Inte-ressante ressaltar que, dos três, a única que não ganha

destaque positivo em sua atuação é Alice Braga, pois tanto Sam Worthington, quanto Octavia Spencer se esforçam para impor drama-ticidade a um filme que já

vem fadado a fazer o público chorar, sem nenhuma preo-cupação com a arte, a beleza ou a história, mas Alice Bra-ga não demonstra o menor esforço sendo apenas um

rostinho bonito ao longo da trama.

A direção de A Cabana ficou por conta do britânico Stuart Hazeldine, que não acumula nenhum grande su-cesso em sua carreira. É dele a função de fazer com que o fraco roteiro arranque uma boa quantidade de lágrimas dos expectadores, para isso ele usufruiu do recurso mais lógico e preguiçoso possível, a trilha sonora. Difícil, nos dias de hoje, falar mal da tri-lha sonora de um filme, por-que esse recurso na sétima arte evolui muito nos últi-mos anos, sendo que mesmo filmes que não agradam ao público e à crítica ostentam orgulhosas trilhas sonoras de qualidade. Infelizmente, A Cabana é uma exceção à regra e impõe ao expectador uma trilha incidental reple-ta de melodias chorosas que em nada contribuem para o desenvolvimento da trama, pelo contrário, tiram o foco da história que é o que real-mente interessa.

Falando em história, va-mos à trama! Um homem vive atormentado após per-

der a sua filha mais nova, cujo corpo nunca foi encon-trado, mas sinais de que ela teria sido violentada e assas-sinada são encontrados em uma cabana nas montanhas. Anos depois da tragédia, ele recebe um chamado miste-rioso para retornar a esse lo-cal, onde ele vai receber uma lição de vida.

Como a história é ampla-mente conhecida, acredito que isto basta para deixa--lo por dentro do enredo. Se você não leu o livro, terá al-gumas surpresas com o rumo que a trama toma ao longo do filme, agora, se você já leu, não tem muito com o que se surpreender.

Por que ver esse filme? Porque todo best-seller que migra para uma mídia mais popular, como o cinema, me-rece ser visto. Do mais, você mesmo poderá tirar suas conclusões, pois acredito que uma grande parcela do pú-blico, que gosta desse tipo de drama simples e que segue o ritmo televisivo, vai achar o filme muito bom, embora eu não faça parte desse grupo. Sendo assim, boa sessão!

PLANTÃODASEMANA

08/04 ATÉ 14/04

Av. 14 de Dezembro, 575Fone: 3252-2435

Pauta da 7ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Nova Esperança

- REQUERIMENTOS:1) Requerimento n°23/2017,

de autoria dos Vereadores Carlos Roberto da Silva e Maria Isabel Cardoso Leal Escobar, requerem, após ouvido plenário, seja oficiado o Senhor Prefeito Municipal, solici-tando informações de quais são os projetos a serem desenvolvidos nos prédios do CATV (Centro de Aten-dimento do Trabalhador Volante).

2) Requerimento n°24/2017, de autoria da Vereadora Maria Isabel Cardoso Leal Escobar, requer, após ouvido plenário, seja oficiado o Se-nhor Prefeito Municipal, solicitan-do informações quanto aos nomes que compõem a diretoria da Liga de Futebol de Nova Esperança e va-lores pagos pela administração nos últimos dez anos, requer também cópias de notas fiscais, empenho e convênio firmado com o municí-pio.

3) Requerimento n°25/2017, de autoria dos Vereadores Carlos Roberto da Silva e Maria Isabel Cardoso Leal Escobar, requerem, após ouvido plenário, seja oficia-do o Senhor Prefeito Municipal, solicitando informações de quais foram os critérios utilizados para fixar os percentuais de gratificação, ou seja, funções gratificadas, con-cedidas pelo Executivo no corrente ano, solicita também explicações individuais sobre cada funcionário gratificado.

4) Requerimento n°26/2017, de autoria dos Vereadores Carlos Ro-berto da Silva e Mauro Sabino da Silvar, requerem, após ouvido ple-nário, seja oficiado o Senhor Prefei-to Municipal, solicitando que infor-me esta Casa de Leis, para fins de esclarecimento público, quais têm sido as ações e os projetos desen-

volvidos pela administração muni-cipal para enfim abrir o Parque das Grevíleas para visitação pública.

5) Requerimento n°27/2017, de autoria dos Vereadores Carlos Roberto da Silva e Maria Isabel Cardoso Leal Escobar, requerem, após ouvido plenário, seja oficia-do o Senhor Prefeito Municipal, solicitando informações de quais ações estão sendo tomadas pelo município para o cumprimento da Lei Complementar 2.056, onde em seu capítulo I, Artigo 3º, parágrafo I, dispõe sobre a proibição em toda área urbana do Município a limpe-za de lotes através de capina quími-ca ou por queimadas.

6) Requerimento n°28/2017, de autoria da Vereadora Maria Isabel Cardoso Leal Escobar, requer, após ouvido plenário, seja oficiado o Se-nhor Prefeito Municipal, solicitan-do explicações sobre a legalidade/embasamento legal da ampliação da carga horária dos servidores ativos, que exerçam as funções de Assistente Técnico, Auxiliar Admi-nistrativo, Fiscal de Tributos e Ope-rador de Máquina Contábil, com jornada de 30 (trinta) para 40 (qua-renta) horas semanais, feito através do Decreto nº 4.461/2017.

7) Requerimento n°29/2017, de autoria da Vereadora Maria Isabel Cardoso Leal Escobar, requer, após ouvido plenário, seja oficiado o Se-nhor Prefeito Municipal, solicitan-do explicações sobre quais são os critérios/embasamentos legais que a Administração tem para a esco-lha dos servidores que compõe as comissões, solicita também a lista com os nomes dos servidores que já fazem parte de cada uma delas.

- PROJETO DE LEI EM 2ª

DISCUSSÃO:1) Projeto de Lei n°10/2017, de

autoria do Executivo Municipal, que ratifica as alterações do Esta-tuto do Consórcio Público Inter-municipal de Infraestrutura e De-senvolvimento Urbano da Região de Astorga- CINDAST- e dá outras providências.

- PROJETO DE LEI DANDO ENTRADA:

1) Projeto de Lei nº 14/2017, de autoria do Executivo Municipal, que dispõe sobre o parcelamento de débito do aporte atuarial do Muni-cípio de Nova Esperança- PR com seu Regime Próprio de Previdência Social dos Servidores Públicos – RPPS, e dá outras providências.

- INDICAÇÕES:1) Indicação n°56/2017 de au-

toria da Vereadora Maria Eunice Zacharias Zacarias, requer, após a tramitação regimental, que seja encaminhada ao Senhor Prefeito Municipal, a seguinte indicação: solicitando a construção e pintura das seguintes ciclovias:

- Construção no canteiro cen-tral da Avenida Rocha Pombo li-gando o conjunto Capelinha à ga-ragem da prefeitura;

- Construção e pintura na Ave-nida Santos Dumont ligando a en-trada da cidade ao conjunto jardim das flores;

- Pintura na Avenida Felipe Camarão ligando a Sanepar ao con-junto das Flores;

- Pintura na Avenida Brasil li-gando o Conjunto Júlio Zacharias à Vila Rural;

- Pintura na Avenida 14 de De-zembro ligando a Concha Acústica à Vila Regina;

2) Indicação n°57/2017 de au-toria da Vereadora Maria Eunice Zacharias Zacarias, requer, após a tramitação regimental, que seja encaminhado ao Senhor Prefeito Municipal, a seguinte Indicação: solicitando a substituição das pla-cas indicativas dos distritos Barão de Lucena e Ivaitinga por placas novas devidamente escritas da se-guinte forma:

- Barão de Lucena- Distrito de Nova Esperança;

- Ivaitinga- Distrito de Nova Esperança;

3) Indicação n°58/2017 de au-toria do Vereador Mauro Sabino da Silva, requer, após a tramitação regimental, que seja encaminhado ao Senhor Prefeito Municipal, a seguinte Indicação: solicitando que seja enviado um ofício à Copel, pe-dindo que façam a readequação da iluminação em nossa cidade, pois há muitas ruas escuras e sem visibi-lidade noturna.

4) Indicação n°59/2017 de au-toria do Vereador Carlos Roberto da Silva, requer, após a tramitação regimental, que seja encaminha-do ao Senhor Prefeito Municipal, a seguinte Indicação: solicitando que seja feita uma operação tapa buracos na Rua Padre Manoel da Nóbrega entre a Avenida Felipe Ca-marão e o Jardim São José.

5) Indicação n°60/2017 de au-toria da Vereadora Maria Isabel Cardoso Leal Escobar, requer, após a tramitação regimental, que seja encaminhado ao Senhor Prefeito Municipal, a seguinte Indicação: solicitando redutores de velocida-des (quebra-molas) nas Ruas Mas-sao Tokumoto e Vereador Minoru Sakassegawa no Conjunto Nova Esperança.

Page 11: PINGOS E PÁG. 14 RESPINGOS PÁG. 3 - Hnet Websites · ajudar o próximo, é pobre. Quem guarda com avareza os dons que recebeu de Deus, é pobre. Quem não sabe dar de si mesmo uma

www.jornalnoroeste.com Sexta-feira, 07 de abril de 2017

GERAL - 11JORNAL NOROESTE

PUBLICIDADE LEGALATAS, AVISOS, BALANÇOS, EDITAIS, LEILÕES E OUTRAS PUBLICAÇÕES DE ORDEM LEGAL

Page 12: PINGOS E PÁG. 14 RESPINGOS PÁG. 3 - Hnet Websites · ajudar o próximo, é pobre. Quem guarda com avareza os dons que recebeu de Deus, é pobre. Quem não sabe dar de si mesmo uma

www.jornalnoroeste.comSexta-feira, 07 de abril de 2017

12 - GERAL JORNAL NOROESTE

Page 13: PINGOS E PÁG. 14 RESPINGOS PÁG. 3 - Hnet Websites · ajudar o próximo, é pobre. Quem guarda com avareza os dons que recebeu de Deus, é pobre. Quem não sabe dar de si mesmo uma

www.jornalnoroeste.com Sexta-feira, 07 de abril de 2017

GERAL - 13JORNAL NOROESTE

Os brasileiros já começaram a realizar saques de suas contas do FGTS classificadas como inativas. A estimativa do governo federal é de que 30 bilhões de reais sejam injetados na economia do país, montante que representa 0,5% do PIB. No total, 30,2 milhões de trabalhadores poderão realizar os saques, sendo que 80% possuem até 1.500 reais nas contas. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Serviço de Prote-ção ao Crédito (SPC Brasil) mostra que entre as pes-soas que pretendem realizar os saques, deve destinar o dinheiro principalmente ao pagamento de dívidas (38%), pagamento contas do dia a dia (34%) e para guardar ou investir 20%. O professor de investimen-tos Rafael Mariano, orienta que, antes de usar todo o crédito de forma desordenada, é importante conhecer sobre as modalidades mais rentáveis de investimento.

De acordo com Mariano, o medo e a falta de orientação adequada levam muita gente a usar o di-nheiro de forma inadequada e gastar tudo de uma vez ou fazer aplicações erradas e até apenas pagar con-tas e não conseguir fazer o recurso render nada. O professor explica que uma pessoa que depositou R$ 100 em Poupança em maio de 2012 (início das novas regras de correção da caderneta) acumulou uma ren-tabilidade negativa de quase 1%. Isso se justifica por-que de maio de 2012 a janeiro de 2017, a Poupança acumulou rendimento bruto de 36,82%. Entretanto, a inflação descontrolada do período até dezembro de 2016 chegou a 37,73%. Já quem busca investimentos como Tesouro Direto e mercado de ações, segun-do Mariano, recebe lucros bem acima da inflação e, mesmo que o mercado em geral não esteja bem, es-sas sempre serão alternativas mais rentáveis, porque oscilam com os juros do mercado e o movimento de companhias de capital aberto.

APLICAÇÃO NO PORQUINHOO especialista alerta que quem usa os métodos an-

tigos para guardar dinheiro, como o bonitinho e ve-lho porquinho ou embaixo do colchão, seja qual for a condição do mercado, certamente perderá dinheiro. Ele orienta que, um porquinho gordo, daqueles que cabem um bom dinheiro, passa a ser ícone de pre-juízo quando o dinheiro não é levado urgentemente para uma aplicação. “Se o porquinho conseguir guar-dar R$ 500, por exemplo, e seu dono investir esse di-nheiro no Tesouro Direto, em três anos ele terá R$ 583 - R$ 39 a mais que na poupança”, orienta Maria-no.

TECNOLOGIA A SERVIÇO DAS FINANÇASMuita gente enxerga o mercado de ações como

um bicho de sete cabeças e prefere investimen-tos mais tradicionais, no entanto, menos rentáveis. “Tem gente que não tem tempo ou paciência para acompanhar seus investimentos com a atenção que o mercado de ações, por exemplo, precisa. Para au-xiliar esses investidores temerosos, o curso Aulas de Bolsa lançou o Robô Fric, que opera segundo uma estratégia de investimentos determinada pelo aluno. A estratégia pode ser baseada em gráficos, regras de preços e análise técnica, conforme o que é ensinado nos cursos do Aulas de Bolsa. O robô poderá operar em uma frequência alta, realizando várias transações por minuto, ou em uma frequência baixa, onde pou-cas transações são realizadas ao longo de um dia ou mesmo semana. “Além de ensinar o uso do robô, nós ainda mantemos um suporte full time para os alu-nos”, explica Mariano, que também é criador do robô.

Especialista orienta como rentabilizar o dinheiro do FGTS

Page 14: PINGOS E PÁG. 14 RESPINGOS PÁG. 3 - Hnet Websites · ajudar o próximo, é pobre. Quem guarda com avareza os dons que recebeu de Deus, é pobre. Quem não sabe dar de si mesmo uma

www.jornalnoroeste.comSexta-feira, 07 de abril de 2017

14 - GERAL JORNAL NOROESTE

Elevação do valor de financiamento deve aquecer mercado da

construção civil no municípioO valor do financiamento do Programa Minha Casa Minha

Vida do Governo Federal, que havia baixado para R$100mil, em janeiro deste ano, foi novamente elevado para até R$145mil.

Após enfrentar sucessivas quedas, o mercado da construção civil no mu-

nicípio de Nova Esperança vive a expectativa de novamente se aquecer. Boa parte das edificações no município são por meio de fi-nanciamentos, sobretudo do Pro-grama Minha Casa Minha Vida do Governo Federal. O sonho da casa própria pode continuar se tornando realidade. Isto porque houve a elevação do valor do fi-nanciamento. Após o município ingressar na região metropolitana, o valor máximo a ser financiado saltou dos R$80mil para R$145 mil. No último ano o montante a ser financiado sofreu um recuo considerável, caminhando na contramão da inflação, baixando para até R$100mil.

A retração no número de construções foi notória. Alysson Rodolfo Ozako, Engenheiro Civil da Prefeitura de Nova Esperança explicou: “quantidade de alvarás de construções protocolados no município no ano de 2013 foi de 226, com relação a 2014 que foi de 283 alvarás, houve um aumento de 25%, fato este talvez explicado por se tratar de ano político, elei-ções presidenciais.

Em 2015 queda de 30% em relação a 2014, com apenas 200 alvarás protocolados, houve mui-ta especulação na mídia quanto a economia do País, fato relevan-te do inicio deste ano, foi a posse para o segundo mandato da Presi-dente Dilma. Em 2016, relaciona-do a 2015 manteve-se estável.

Comparando o mesmo perío-do de 01 de janeiro a 28 de março de 2016 com 01 de janeiro a 28 de março de 2017, houve queda de

Alex Fernandes Franç[email protected]

Alysson Rodolfo Ozako, Engenheiro Civil da Prefeitura de Nova Esperança acredita no aquecimento do mercado da construção civil no município.

A construção civil no município tende voltar a crescer

34% de alvarás protocolados, fato relevante da-se pela diminuição do valor do financiamento do Pro-grama Federal Minha Casa Minha Vida que foi de R$ 145.000,00 até 31 de dezembro de 2016 para R$ 100.000,00 de 01 de janeiro de 2017”, frisou Ozako.

GOVERNO FEDERALSegundo informações na

Agência Brasil, portal do Gover-no Federal: “Famílias com renda de até R$ 9 mil poderão ter aces-so aos financiamentos do Minha Casa, Minha Vida. Atualmente, o limite para participar do progra-ma é R$ 6,5 mil. As faixas de renda

do programa habitacional tiveram os limites reajustados em 7,69%, equivalente à variação da inflação pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), que en-cerrou o ano passado em 6,57%, mais 1,12 ponto percentual. O programa tem condições de fi-nanciamento mais vantajosas que o crédito imobiliário tradicional.

A ampliação atinge as faixas 1,5; 2 e 3 do Minha Casa, Minha Vida. Com a mudança, o limi-

te para a faixa 1,5 passará de R$ 2.350 para R$ 2,6 mil por família. Para a faixa 2, a renda de enqua-dramento passou de R$ 3,6 mil para R$ 4 mil e para a faixa 3, de R$ 6,5 mil para R$ 9 mil”. O go-verno também anunciou a meta de contatar o financiamento de 610 mil unidades habitacionais do Minha Casa, Minha Vida para este ano. O número inclui todas as faixas do programa habitacio-nal. Desse total, 170 mil moradias

serão contratadas na faixa 1, para famílias com renda mensal bruta de R$ 1,8 mil; 40 mil imóveis para a faixa 1,5 do programa e 400 mil para as faixas 2 e 3.

Em relação à faixa 1, o Minis-tério das Cidades informou que 35 mil imóveis devem atender à modalidade entidade rural; 35 mil para a modalidade entidades ur-banas e 100 mil por meio do Fun-do de Arrendamento Residencial (FAR).

Fotos: José Antônio Costa

ECONOMIA