pica pau pau/2020/14 de ju… · to de todos os irmãos e irmãs, oferecendo a todos consolação,...

5
QUERIDO SANTO ANTÓNIO... «Há tantos anos que ansiava vir à Vossa Igreja, só que nem sabia onde era. Hoje, Vós me guiaste e, com lágrimas nos olhos, vos agradeço do fundo do coração as imen- sas graças que me tendes concedido. Estou tão feliz!!!. Obrigada, obrigada, obrigada». Esta é uma pequena amostra das muitas «Carta a Santo António» que chegam à igre- ja de Santo António dos Olivais, o coração da nossa comunidade - Unidade Pastoral de Santo António dos Olivais. Uma carta simples, singela e agradecida, que manifesta reconhecimento, afecto e confiança. Há muitas outras que apresentam pedidos de todo o género, so- bretudo a saúde, a unidade e a paz em família, o desejo de ter um trabalho e de constituir uma família. Mas há uma tonalidade de fundo que permeia todas essas cartas: a certeza que há Alguém que nos quer bem e a confi- ança que, se os nossos pedidos forem corroborados pelos que foram parti- cularmente amigos de Deus, então serão atendidos. A nossa Comunidade paroquial está em festa, não só porque neste fim de semana celebramos o dia de Santo António, mas porque experimentamos todos os dias a presençaespiritual deste nosso irmão e amigo, que nos estimula a ter confiança no Senhor, a acolher na nossa mente e no nosso coração a sua Palavra, a pôr em prática o mandamento do Amor que Jesus recomendou a todos os seus discípulos. A nossa Comunidade paroquial está em festa porque vemosos frutos da presença do Senhor e do seu servo António, nas vocações que nasceram entre nós, no clima de alegria, de simplicidade e de comunhão que se respi- ra nas nossas assembleias, nos gestos de serviço e solidariedade que se multiplicam, no próprio espaço da igreja, que favorece o recolhimento, a oração e a meditação. Por tudo isto: Graças a Deus e a Santo António! PICA-PAU Paróquia de Santo António dos Olivais 3000-083 COIMBRA Tel 239 711 992 | 239 713 938 [email protected] [email protected] Folha da Comunidade Paroquial Ano 33 Nº 39 - 14 Jun. 2020

Upload: others

Post on 05-Oct-2020

1 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: PICA PAU Pau/2020/14 de Ju… · to de todos os irmãos e irmãs, oferecendo a todos consolação, esperança e oportunidades para conhecer a Palavra de Deus, sobre a qual assentar

QUERIDO SANTO ANTÓNIO...

«Há tantos anos que ansiava vir à Vossa Igreja, só que nem sabia onde era. Hoje, Vós me guiaste e, com lágrimas nos olhos, vos agradeço do fundo do coração as imen-sas graças que me tendes concedido. Estou tão feliz!!!. Obrigada, obrigada, obrigada».

Esta é uma pequena amostra das muitas «Carta a Santo António» que chegam à igre-ja de Santo António dos Olivais, o coração da nossa comunidade - Unidade Pastoral de Santo António dos Olivais.

Uma carta simples, singela e agradecida, que manifesta reconhecimento, afecto e confiança. Há muitas outras que apresentam pedidos de todo o género, so-bretudo a saúde, a unidade e a paz em família, o desejo de ter um trabalho e de constituir uma família. Mas há uma tonalidade de fundo que permeia todas essas cartas: a certeza que há Alguém que nos quer bem e a confi-ança que, se os nossos pedidos forem corroborados pelos que foram parti-cularmente amigos de Deus, então serão atendidos.

A nossa Comunidade paroquial está em festa, não só porque neste fim de semana celebramos o dia de Santo António, mas porque experimentamos todos os dias a “presença” espiritual deste nosso irmão e amigo, que nos estimula a ter confiança no Senhor, a acolher na nossa mente e no nosso coração a sua Palavra, a pôr em prática o mandamento do Amor que Jesus recomendou a todos os seus discípulos.

A nossa Comunidade paroquial está em festa porque “vemos” os frutos da presença do Senhor e do seu servo António, nas vocações que nasceram entre nós, no clima de alegria, de simplicidade e de comunhão que se respi-ra nas nossas assembleias, nos gestos de serviço e solidariedade que se multiplicam, no próprio espaço da igreja, que favorece o recolhimento, a oração e a meditação.

Por tudo isto: Graças a Deus e a Santo António!

PICA-PAU

Paróquia de Santo António dos Olivais 3000-083 COIMBRA Tel 239 711 992 | 239 713 938 [email protected] [email protected]

Folha da Comunidade Paroquial Ano 33 Nº 39 - 14 Jun. 2020

Page 2: PICA PAU Pau/2020/14 de Ju… · to de todos os irmãos e irmãs, oferecendo a todos consolação, esperança e oportunidades para conhecer a Palavra de Deus, sobre a qual assentar

PALAVRA DO SENHOR 11º Domingo do T. Comum - Ano A Ex 19,2-6a Salmo: 99 (100) Rm 5,6-11 Mt 9,36-10,8

Nós somos o povo de Deus.

A intervenção de Deus na história cria uma entidade comunitária: os fugiti-vos do Egipto são constituídos povo eleito e santo (1ª leit.); alguns discí-pulos de Jesus formam o grupo dos Doze para prosseguir a sua missão (Evang.).

Enquanto o povo reunido por Deus em torno de Moisés tem como mis-são testemunhar o senhorio de Deus entre todos os povos, vivendo a per-tença a Ele (1ª leit.), os Doze são cha-mados a testemunhar o senhorio de Cristo fazendo o bem e pregando o Reino (Evang.). A missão cristã, a evangelização, é obra de um sujeito comunitário, é obra eclesial.

Rezar para que o Senhor mande tra-balhadores para a sua messe, signifi-ca reconhecer que a vocação cristã vem do Pai, através do Filho, pelo poder do Espírito Santo: não nasce do discernimento de uma necessidade na Igreja ou na sociedade à qual nos dispomos a responder, mas do querer de Deus ao qual nos abrimos graças à oração.

Uma comunidade cristã que tenha compreendido a necessidade da ora-ção e a viva, é uma comunidade na qual a vontade do Senhor ressoa com intensidade. (L. Manicardi)

ORAÇÃO DO DOMINGO

Ó Deus, grande é o teu amor !

Tu queres precisar de homens para Te dar a conhecer aos homens; deste modo, unes a tua acção e a tua pala-vra divina ao agir e ao falar de pesso-as nem perfeitas nem melhores das restantes.

Ó Deus, grande é o teu amor!

Tu não tens medo da nossa fragilida-de nem do nosso pecado: assumiste-o Tu, para fazer nossa a tua vida que sara todos os males.

Ó Deus, grande é o teu amor!

Continuas a renovar a tua aliança, graças a quem entre nós reparte o Pão da vida, a quem pronuncia as pa-lavras de perdão, a quem faz ressoar anúncios de evangelho, a quem se torna servo dos irmãos, testemunha do teu amor infinito.

Ó Deus, grande é o teu amor por nós!

Page 3: PICA PAU Pau/2020/14 de Ju… · to de todos os irmãos e irmãs, oferecendo a todos consolação, esperança e oportunidades para conhecer a Palavra de Deus, sobre a qual assentar

Mensagem dos Freis à comunidade paroquial Queridos irmãos e irmãs: o Senhor vos dê a paz!

A festa do nosso padroeiro Santo António e da sua comunidade paroquial, este ano encontra-nos no meio de uma situação imprevista, como as mui-tas que ele também viveu. Os nossos planos fo-ram alterados, mas nem por isso a nossa vida fi-cou diminuída ou frustrada, como ele bem nos re-corda pelos acontecimentos que sofreu. Antes, ele ensina-nos que a adversidade pode ser princípio de vida nova.

Na conclusão deste ano pastoral, achamos importante enviar-vos uma mensagem para respondermos todos a esta pergunta: o que é que nos ensi-nou este tempo de pandemia? O que é da nossa vida e como queremos vivê-la? Queremos “arquivar” este tempo de isolamento e de sofrimento como um pesadelo a remover? Queremos olhar para frente, esquecendo tudo o que pas-samos? Que lição é que a nossa Igreja pode tirar? A tragédia que vivemos, pode constituir um trampolim para melhoramos a nossa vida pessoal, so-cial e eclesial?

Apraz-nos recordar o que o Cardeal D. José Tolentino Mendonça disse nas Comemorações do Dia de Portugal: “Cada geração é chamada a viver tempos bons e maus, épocas de fortuna e infelizmente também de infortúnio, horas de calmaria e travessias borrascosas. (…) O importante a salvaguardar é que, como comunidade, nos encontremos unidos em torno à atualização dos valores humanos essenciais e capazes de lutar por eles”.

Que valores deve “refletir” a nossa comunidade? Neste Ano Jubilar, dedicado a Santo António e aos Mártires de Marrocos, o Papa Francisco “sugere” que também nós “experimentemos a mesma inquietação que impeliu Santo António a percorrer os caminhos do mundo para testemunhar, com a pa-lavra e as obras, o amor de Deus”; e, recordando o Santo que teve a graça de acolher Jesus nos braços, afirmou: “É necessário «ver o Senhor» no ros-to de todos os irmãos e irmãs, oferecendo a todos consolação, esperança e oportunidades para conhecer a Palavra de Deus, sobre a qual assentar a pró-pria vida”.

Estas achegas, juntamente àquelas que poderão surgir em cada um, em cada família, nos grupos da paróquia e das capelas, nos ministérios, serviços e movi-mentos, servirá para aprofundarmos esta reflexão no Conselho Pastoral Paro-quial e, finalmente, chegarmos a definir as linhas que hão-de caracterizar o pró-ximo ano pastoral paroquial.

Duas palavras devem acompanhar-nos neste trabalho: coragem e esperança. Se o Senhor nos quer dizer algo de particular, temos que ter a coragem de o entender e de o acolher, confiando que certamente será o melhor para nós!

Ao agradecermos a vossa compreensão e disponibilidade, desejamos-vos a Paz e o Bem. Os vossos Freis: Domingos, Severino, Paulo e Pedro.

Page 4: PICA PAU Pau/2020/14 de Ju… · to de todos os irmãos e irmãs, oferecendo a todos consolação, esperança e oportunidades para conhecer a Palavra de Deus, sobre a qual assentar

A AGENDA DA NOSSA COMUNIDADE

Dia 13, Sábado: Festa de Santo António, nosso padro-eiro - Missas às 8h e 12h • A Missa solene das 18h30 é celebrada no Adro da Igreja e será presidida pelo Bispo, D. Virgílio Antunes.

• Às 21h15, na Igreja: Sessão solene em honra de Santo António. - Estreia do Vídeo “O Bem Maior” sobre a vida de Santo António e da co-munidade de Santo António dos Olivais. - Vídeo conferência “Diálogos com António”: Santo António, o monge, o frade e o santo. Intervirão: Frei Luciano Bertazzo, de Pádua; Frei Fabrizio Bor-din, de Lisboa - Chelas; Frei Jorge Marques, da Casa - igreja de Santo António, de Lisboa; Pedro Teotónio Pereira, Coordenador do Museu de Santo António, de Lisboa.

Dia 14, XIº Domingo do Tempo Comum Festa da Comunidade Paroquial de Santo António dos Olivais. A festa será celebrada nos vários locais de culto da Paróquia, conforme o horário dominical de costume. • Na igreja de Santo António haverá Missas às: 9h, 12h e 18h30. • Nos vários locais de culto, será rezada a mesma “Oração universal” e será

lida uma Mensagem como coroamento desta fase do Ano Pastoral.

Dia 21, XIIº Domingo do Tempo Comum Festa do 25º Aniversário de ordenação sacerdotal de Frei José Augusto Marques, “filho” da nossa comunidade paroquial. - Missas de horário dominical, em todos os lugares de culto. - Às 12h00, em Santo António: Missa solene, presi-dida pelo Frei José Augusto. A Missa será transmiti-da pelo Youtube

Dia 28, XIIIº Domingo do Tempo Comum • Missas de horário dominical, em todos os lugares de culto. • Das 15h30 às 18h, nos anexos da Igreja de Santo António: reunião do Con-

selho Pastoral Paroquial - Com o próximo Domingo, dia 5 de Julho, começa o horário de verão.

Page 5: PICA PAU Pau/2020/14 de Ju… · to de todos os irmãos e irmãs, oferecendo a todos consolação, esperança e oportunidades para conhecer a Palavra de Deus, sobre a qual assentar

Festa de Santo António e da Comunidade

Do dia 1 de Junho (Segunda) ao dia 13 (Sábado): Às 18h30: Missa e Oração da trezena e bênção com a relíquia do Santo

Sábado 13, Festa de Santo António:

Missas às 8h, 12h 18h30

Às 18h30: Missa solene, no adro da Igreja, presidida pelo senhor bispo, D. Virgílio Antunes, com transmissão em santoan-tonio.live

Às 21h15: no adro da Igreja, ESTREIA DO VÍDEO: “O BEM MAIOR”. (Vida de Santo António e da Paróquia, em 8 minutos).

Projeção do vídeo para os presentes e, transmissão nas plataformas YouTube, santoantonio.live, Zoom, e Facebook. O vídeo é editado pe-los Frades Menores Conventuais e o Mensageiro de Santo António. Está editado em três línguas: Português, Italiano e Inglês e está, tam-bém, legendado, nas mesmas línguas, para os não ouvintes.

21h30: “Diálogos com António”- Santo António: o homem, o cristão, o santo. Momento presencial, a partir do Adro da Igreja e com liga-ções Zoom de Pádua (Itália), Lisboa e Coimbra (transmitido, em dire-to, em santoantonio.live)

Este diálogo, e os outros dois que se seguirão, nos dias 20 e 27 de Ju-nho, estavam anteriormente previstos na Sala do Capítulo da Igreja de Santa Cruz. Não se realizaram por causa do Covid-19.

Domingo, 14 Festa da Comunidade Paroquial: Será celebrada nas Missas em cada igreja e capela da Paróquia, em comunhão com a Igreja paroquial. A tradicional bênção e distribuição do pão de Santo António, que se realizava neste dia, no adro da igreja, não se efetuará. “Se milagres desejais, vivei como Santo António: na fé, na verdade e no amor”!