perímetros irrigados transformam nova ter a · perímetros irrigados transformam a vida no...

2
Informativo ANATER Ano II Nº 12 08.012.2018 A NOVA TER Ano II / Nº 12 / 08.06.2018 Informativo da Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural - ANATER instagram.com/anaterorg twitter.com/Anaterorg facebook.com/anater.org WhatsApp: (61) 99241-3607 Siga a nas redes sociais: ANATER Redação, designer gráfico e edição: Jerúsia Arruda | Fotos: Arquivo Ascom Anater | (61) 2020-0905 / 99241-3607 | [email protected] | www.anater.org Assessoria de Comunicação Social da ANATER NOVA ATER - Informativo da ANATER 04 Foto: Mário Sérgio/Epamig PROJETO JAÍBA - O Perímetro de Irrigação do Jaíba remonta ao início da década de 1950, quando foram realizados os primeiros esforços de ocupação e colonização, através do Instituto Nacional de Imigração e Colonização (INIC). Entretanto, somente na década de 1960, as potencialidades agrícolas da região, denominada Mata da Jaíba, foram analisadas com alguma profundidade. Nos estudos apresentados em 1965, reunidos sob o título de "Reconhecimento dos Recursos Hidráulicos e de Solos da Bacia do Rio São Francisco", o Bureau of Reclamation identificou uma área de cerca de 230.000 ha para aproveitamento agropecuário. A construção dos canais e das estações de bombeamento de água começou em 1974, mas sua ocupação só iniciou na década de 1980, com o assentamento das primeiras famílias de irrigantes. A área de 100.000 hectares desapropriada deveria se transformar no maior perímetro de irrigação da América Latina. Desde então, o Projeto Jaíba se tornou polo de produção de frutas, está entre os maiores do país no suprimento de banana, e é o número 1 na produção de sementes de hortaliças. PROJETO GORUTUBA - O Perímetro de Irrigação do Gorutuba está localizado ao Norte de Minas Gerais, no município de Nova Porteirinha, na margem direita do Rio Gorutuba. O empreendimento foi projetado pelo Departamento Nacional de Obras Contra a seca (DNOCS), que iniciou a sua implantação na área do Paraguaçu, mediante a construção das residências dos colonos e dos canais de distribuição de água suspensos, chamados de acéquias, transferindo, em seguida, a responsabilidade de implantação do projeto para Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (CODEVASF). A área total irrigável do Projeto Gorutuba é 4.885,95 ha, e se configura com um grande polo de fruticultura irrigada, gerando aproximadamente 9.500 empregos diretos e indiretos. O Projeto Gorutuba produz 70.800 toneladas de produtos agrícolas por ano, com destaque para o cultivo da banana, que, em 2017, correspondeu a 82% da área plantada. Parceria entre a Anater e a Emater-MG beneficia agricultura familiar nos projetos Jaíba e Gorutuba Parceria entre a Anater e a Emater-MG beneficia agricultura familiar nos projetos Jaíba e Gorutuba Perímetros irrigados transformam a vida no Semiárido mineiro

Upload: others

Post on 16-Jul-2020

0 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Perímetros irrigados transformam NOVA TER A · Perímetros irrigados transformam a vida no Semiárido mineiro. 02 NOVAATER Informativo ANATER • Ano II • Nº 12 • 08.06.2018

Informativo ANATER • Ano II • Nº 12 • 08.012.2018

ANOVA TERAno II / Nº 12 / 08.06.2018

Informativo da Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural - ANATER

instagram.com/anaterorg twitter.com/Anaterorgfacebook.com/anater.orgWhatsApp: (61) 99241-3607

Siga a nas redes sociais:ANATER

Redação, designer gráfico e edição: Jerúsia Arruda | Fotos: Arquivo Ascom Anater | (61) 2020-0905 / 99241-3607 | [email protected] | www.anater.org

Assessoria de Comunicação Social da ANATER

NOVA ATER - Informativo da ANATER

04

Foto: Mário Sérgio/Epamig

PROJETO JAÍBA - O Perímetro de Irrigação do Jaíba remonta ao início da década de 1950, quando foram realizados os primeiros esforços de ocupação e colonização, através do Instituto Nacional de Imigração e Colonização (INIC). Entretanto, somente na década de 1960, as potencialidades agrícolas da região, denominada Mata da Jaíba, foram analisadas com alguma profundidade.

Nos estudos apresentados em 1965, reunidos sob o título de "Reconhecimento dos Recursos Hidráulicos e de Solos da Bacia do Rio São Francisco", o Bureau of Reclamation identificou uma área de cerca de 230.000 ha para aproveitamento agropecuário.

A construção dos canais e das estações de bombeamento de água começou em 1974, mas sua ocupação só iniciou na década de 1980, com o assentamento das primeiras famílias de i r r igantes. A área de 100.000 hectares desapropriada deveria se transformar no maior perímetro de irrigação da América Latina.

Desde então, o Projeto Jaíba se tornou polo de produção de frutas, está entre os maiores do país no suprimento de banana, e é o número 1 na produção de sementes de hortaliças.

PROJETO GORUTUBA - O Perímetro de Irrigação do Gorutuba está localizado ao Norte de Minas Gerais, no município de Nova Porteirinha, na margem direita do Rio Gorutuba.

O empreend imen to f o i p ro je tado pe lo Departamento Nacional de Obras Contra a seca (DNOCS), que iniciou a sua implantação na área do Paraguaçu, mediante a construção das residências dos colonos e dos canais de distribuição de água suspensos, chamados de acéqu ias , t rans fer indo, em segu ida , a responsabilidade de implantação do projeto para Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (CODEVASF).

A área total irrigável do Projeto Gorutuba é 4.885,95 ha, e se configura com um grande polo de fruticultura irrigada, gerando aproximadamente 9.500 empregos diretos e indiretos.

O Projeto Gorutuba produz 70.800 toneladas de produtos agrícolas por ano, com destaque para o cultivo da banana, que, em 2017, correspondeu a 82% da área plantada.

Parceria entre a Anater e a Emater-MG

beneficia agricultura familiar nos projetos

Jaíba e Gorutuba

Parceria entre a Anater e a Emater-MG

beneficia agricultura familiar nos projetos

Jaíba e Gorutuba

Perímetros irrigados transformam a vida no Semiárido mineiro

Page 2: Perímetros irrigados transformam NOVA TER A · Perímetros irrigados transformam a vida no Semiárido mineiro. 02 NOVAATER Informativo ANATER • Ano II • Nº 12 • 08.06.2018

03ANOVA TER02 Informativo ANATER • Ano II • Nº 12 • 08.06.2018

Jaíba e Gorutuba

Uma parceria entre a Agência Nacional de Assistência Técnica Extensão Rural (Anater), a Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead) e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) vai possibilitar o fortalecimento da assistência técnica e extensão rural (Ater) nos perímetros irrigados do Jaíba e Gorutuba, no Norte de Minas Gerais.

Lançado nesta sexta-feira (08/06), o projeto tem como objet ivo implementar ações que promovam a melhoria da qualidade de vida dos agricultores familiares, contribuindo para o enfrentamento da situação de vulnerabilidade econômica e social nos dois perímetros. Para execução do projeto serão investidos R$ 2.487.659,00, recursos do Governo Federal, repassados à Anater através da Sead, integrando 800 agricultores familiares, sendo

600 no perímetro irrigado do Jaíba e 200 no perímetro irrigado do Gorutuba, que receberão acompanhamento técnico, no período de junho de 2018 a dezembro de 2020.

Os agricultores familiares serão beneficiados com ações que vão assegurar oportunidades de integração econômica e social por meio da Ater, apoio à capacitação tecnológica e gerencial em bases sustentáveis, organização rural e associativismo, com vistas a promover novas alternativas de mercado e agregação de valor à produção.

O presidente da Anater, Valmisoney Moreira Jardim, que durante muito tempo trabalhou como gerente da Emater, em Janaúba, destaca a importância da iniciativa para a manutenção do serviço de assistência técnica nos dois perímetros. “Tenho acompanhado, desde sempre, os dois projetos, que são tão importantes para a economia sustentável do

Norte de Minas e, diante das dificuldades ora enfrentadas, essa parceria vai garantir que o serviço de assistência técnica não sofra uma descontinuidade. Ao contrário, a tendência é que o número de famílias assistidas seja ampliado”.

O secretário especial de Agricultura Familiar e d o D e s e n v o l v i m e n t o Agrário, Jefferson Coriteac, destaca que o projeto é uma retomada da assistência técnica aos agricultores famil iares desses dois importantes projetos.

“O crescimento do país passa pela agr icul tura f a m i l i a r e , comprovadamente, quando o a g r i c u l t o r r e c e b e assistência técnica, ele aumenta até quatro vezes sua produção. A parceria da Sead com a Anater está

possibilitando beneficiar os agricultores familiares dos dois perímetros, contribuindo para potencializar ainda mais a produção dos projetos, cuja qualidade já se destaca, inclusive, no mercado internacional. Ressalto, ainda, que não podemos esquecer que a agricultura familiar alimenta o país”.

Realizadas em parceria com a Sead e a Emater-MG, as ações irão integrar

800 agricultores familiares dos dois prímetros

O presidente da Emater-MG e vice-presidente da Asbraer, Glenio Martins de Lima Mariano diz que “a parceria entre Anater e Emater-MG para o trabalho no Jaíba e Gorutuba beneficia regiões com produção irrigada que geram muitos empregos, promovem desenvolvimento local e servem de modelo, especialmente para fruticultura, em todo Estado de Minas Gerais. Esse projeto exige assistência técnica muito especializada, com grandes equipes, e esta parceria nos permite manter este trabalho”, avalia o presidente.

Presidente da Frente Parlamentar de Assistência Técnica e Extensão Rural, o deputado federal Zé S i l va ressa l t a que a pa rce r i a pa ra o fortalecimento da Ater nos projetos Jaíba e Gorutuba representa a construção de um importante capítulo da história da extensão rural do país.

“A união de forças, através da nossa ação

parlamentar no Congresso Nacional, do trabalho da Anater, e da parceria com a Emater-MG, vai possibilitar o fortalecimento desses dois importantes projetos para a economia do país. E esse capítulo tem um valor ainda mais especial porque representa a continuidade de uma história que iniciamos anos atrás, eu como presidente da Emater-MG, o Valmisoney Jardim, hoje presidente da Anater, como gerente regional da Emater em Janaúba, e que cuidou diretamente desses dois projetos. Hoje, estamos juntos, mais uma vez, tendo a oportunidade de dar nossa contribuição, com a viabilização de mais de R$ 2,4 milhões, através do Governo Federal , que vai possibilitar a continuidade do trabalho dos nossos colegas extensionistas, um trabalho dedicado e profícuo, que elevou a qualidade dos produtos, tanto do Jaíba quanto do Gorutuba, que hoje chegam aos principais mercados do Brasil e do mundo, e também contribuiu para a melhoria da renda e da qualidade de vida da população dos dois perímetros”, conclui.

Parceria garante assistência especializada para agricultores familiares até 2.020

Perímetros irrigados são beneficiados com ações da Anater