perguntas e respostas sobre a desmaterializao do procedimento...

12
09/2008 Requerimento Executivo

Upload: vukhue

Post on 30-Nov-2018

212 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

09/2008

Requerimento Executivo

3

CITIUS

Requerimento Executivo No sentido de melhorar os instrumentos colocados à disposição

dos utilizadores do sistema de Justiça, o Ministério da Justiça

melhorou a aplicação CITIUS – Entrega de Peças Processuais,

disponibilizando novas funcionalidades para a entrega de

requerimentos executivos, em conformidade com a Portaria n.º

457/2008, de 20 de Junho.

Assim, a partir de 1 de Setembro de 2008:

É possível enviar o requerimento executivo, o

título executivo e os documentos que os

acompanham exclusivamente por via electrónica,

com aposição de assinatura electrónica,

Deixa de ser necessário o envio, em papel, para

os tribunais, da cópia ou do original do

requerimento executivo, do título executivo e dos

documentos que os acompanham, bem como de

duplicados e cópias legais.

É possível cumular execuções electronicamente.

4

Entrega de Requerimento Executivo

em 6 passos

1.º Passo – Entrega do requerimento executivo No ecrã inicial do CITIUS, seleccione a funcionalidade “Entregas Electrónicas”.

2.º Passo – Seleccionar a opção “Novo requerimento” No ecrã “Envio electrónico de Requerimentos Executivos” no separador “Novo Requerimento”, clique no botão “Novo Requerimento”.

No ecrã seguinte seleccione “Requerimento Executivo”.

5

3.º Passo – Caracterizar o requerimento

Para caracterizar o requerimento deve escolher a finalidade, declarando se pretende: “Iniciar Novo Processo”; “Apensar a Processo Existente” ou “Cumular a Processo Existente”

Deve, ainda, indicar, nos campos correspondentes: O tribunal onde pretende apresentar o requerimento executivo, A espécie e o objecto da execução, O tipo de título executivo e A exposição sumária dos factos. Sempre que queira ou que termine o preenchimento de uma das secções deverá proceder à gravação.

6

4.º Passo – Preencher o formulário Deverá preencher os restantes campos das várias secções dos formulários. Para isso, utilize a coluna constante do lado esquerdo do ecrã.

Exequente/Executado

Solicitador de Execução

Neste campo, o mandatário poderá introduzir o número de cédula profissional do Solicitador, ou, caso não conheça nenhum, poderá consultar a lista de Solicitadores de Execução.

7

Liquidar a obrigação

Indicar bens à penhora

Outros elementos a preencher

Sempre que queira ou que termine o preenchimento de uma das secções não se esqueça de proceder à gravação.

8

5.º Passo – Envio do requerimento e do(s) título(s) executivos e documentos Para confirmar toda a informação inserida clique em “Pré-visualizar Requerimento”

Após confirmar a informação inserida proceda à anexação dos ficheiros e documentos, à aposição da assinatura electrónica e ao envio do requerimento.

9

No ecrã seguinte identifique o(s) ficheiro(s) que anexou, por exemplo, procuração e título(s) executivo(s).

Após visualizar a peça, confirme os dados que inseriu.

Clique em “assinar e enviar” para proceder ao envio do requerimento executivo. Após esta operação já não é possível evitar o envio, nem corrigir qualquer informação.

10

6.º Passo – Entrega do requerimento Após o envio com sucesso, surgirá o “comprovativo de entrega de requerimento executivo”, o qual confirma a entrega, bem como a data e hora da mesma.

Pode salvar o comprovativo de entrega, bem como o requerimento executivo e o (s) documento(s) enviados clicando em

11

Software necessário: 1) Certificado de assinatura electrónica, emitido pela Ordem dos Advogados ou pela Câmara dos Solicitadores 2) Software JAVA Pode obter gratuitamente este software através do endereço electrónico do respectivo fabricante ou, quando estiver a trabalhar no CITIUS, clicando na seguinte imagem:

3) Software de leitura do formato PDF Para visualizar as peças processuais necessita de software que proceda à leitura de ficheiros em formato PDF. No CITIUS é lhe disponibilizada uma ligação ao endereço electrónico do fabricante do software gratuito Adobe Reader, através da seguinte imagem:

4) Ficheiros e documentos em formato PDF Todos os ficheiros e documentos que pretende anexar à sua peça processual devem-se encontrar em formato Portable Document Format (PDF). Na secção de “Ajuda” do CITIUS ser-lhe-ão apresentados links onde poderá fazer o download de programas de conversão de documentos para o formato PDF. Conselhos úteis:

1) Digitalizar peças processuais e documentos com o menor tamanho possível A optimização das características técnicas de largura de banda e de capacidade de armazenamento dos servidores dos tribunais aconselha a que se limite o tamanho dos ficheiros a enviar a um máximo de 3 Mb. É muito aconselhável que se procure optimizar o tamanho da peça ou documento digitalizado retirando ou diminuindo o tamanho das imagens embutidas (logótipos, por exemplo) ou configurando correctamente o digitalizador. 2) Pedir certificado de assinatura digital à Ordem dos Advogados ou Câmara dos Solicitadores Os únicos certificados de assinatura digital válidos para a utilização do serviço CITIUS são os emitidos pela Ordem dos Advogados: www.oa.pt - secção “suporte informático” ou pela Câmara dos Solicitadores: www.solicitador.net - secção “apoio informático”.

12

CITIUS

Requerimento Executivo As novas funcionalidades trazidas à acção executiva pelo

CITIUS - Entrega de peças processuais tornam a execução:

Mais rápida porque as partes não necessitam de se deslocar ao tribunal ou ao correio para proceder à entrega dos requerimentos executivos e respectivos documentos. Mais fácil porque dispensa o envio, em papel, do requerimento e do título executivos e dos originais dos documentos, bem como de cópias e duplicados. Mais segura porque apenas o mandatário, com o seu certificado pessoal e intransmissível, pode proceder à entrega dos requerimentos executivos, recebendo de imediato o comprovativo de entrega. Mais barata porque o envio através desta aplicação evita os custos associados ao envio, em papel, do requerimento e do título executivos e dos originais dos documentos, bem como de cópias e duplicados.