“pelo meu espÍrito” - tibbh.com · frutos verdadeiros e permanentes para deus são as que...

8
Sementeira 01 ANO: 50 Nº. 47 DATA: 19/11/2017 “PELO MEU ESPÍRITO” O maior desafio de um crente é andar no Espírito. Paulo diz que se andarmos no Espírito jamais satisfaremos as concupiscências (os desejos) da carne. As pessoas que produzem frutos verdadeiros e permanentes para Deus são as que andam no Espírito. Que são guiadas por Ele, são ensinadas por Ele e vivem no poder do Espírito. Quando Deus quis tirar o povo do Egito, colocou o seu Espírito sobre Moisés. Para introduzir o povo em Canaã Deus ungiu Josué. Para libertar o povo no tempo dos juízes, Deus revestiu a Gideão, a Jefté, a Sansão, a Samuel e a muitos outros. Davi era o mavioso salmista de Israel, através de quem o Espírito de Deus falava. O Espírito Santo ungiu os grandes profetas e os chamados “Profetas Menores”. “Deus ungiu a Jesus de Nazaré com o Espírito Santo e poder” – assim está escrito no Novo Testamento. João Batista foi cheio do Espírito Santo desde o ventre materno. No dia de Pentecoste a Igreja recebeu o Batismo no Espírito Santo e depois os crentes tornaram a ser cheios. Em Samaria, os novos convertidos receberam o Espírito Santo pela instrumentalidade de Pedro e João. Os de Éfeso tiveram a cooperação de Paulo. Durante toda a história da Igreja Deus reservou um grupo de pessoas cheias do Espírito Santo para levar avante a Sua Obra. Foram grandes pregadores e gente humilde que não aparece na história nem é contada nas estatísticas. Para que as pessoas são cheias do Espírito Santo? Na realidade, o propósito de Deus é que todos os crentes sejam cheios do Espírito Santo porque Deus não faz a Sua Obra de outra maneira. Não há lugar para se trabalhar para Deus na força da carne. Não é por força, nem por poder (algumas versões dizem “violência” em vez de “poder”), mas pelo Espírito do Senhor que a Sua Obra é realizada. Há o perigo, e já aconteceu, e ainda acontece, de pessoas atribuírem certos fenômenos ao Espírito Santo, fenômenos que Ele não inspirou. Há falsas profecias, falsas revelações, pregações ameaçadoras, tudo tendo em vista outro objetivo que não é glorificar a Deus, mas fazer sobressair a pessoa. Nós podemos tentar conseguir substituto para a operação do Espírito; no entanto, não encontraremos. Só Ele tem o poder, a consciência, a sabedoria, o entendimento, o conhecimento divino. Só Ele tem autoridade para conferir autoridade e poder da parte de Deus. Ninguém ou nada mais. Portanto, submeta sua vida à direção do Espírito Santo, deixe que Ele encha e use a sua vida porque Deus diz: “É pelo Meu Espírito”. Para viver a vida cristã em santidade e poder, para ser um servo fiel na Igreja, para ser testemunha do Senhor na sociedade, para viver a vida no lar com plenitude somente pelo Espírito. O Espírito Santo é quem Jesus enviou em Seu Nome para estar ao nosso lado. Tomemos posse dessa bênção e vivamos no Espírito para a glória de Deus. Pr. João Leão

Upload: hathien

Post on 24-Nov-2018

213 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Sementeira 01

ANO: 50 Nº. 47 DATA: 19/11/2017

“PELO MEU ESPÍRITO” O maior desafi o de um crente é andar no Espírito. Paulo diz que se andarmos no Espírito

jamais satisfaremos as concupiscências (os desejos) da carne. As pessoas que produzem frutos verdadeiros e permanentes para Deus são as que andam no Espírito. Que são guiadas por Ele, são ensinadas por Ele e vivem no poder do Espírito. Quando Deus quis tirar o povo do Egito, colocou o seu Espírito sobre Moisés. Para introduzir o povo em Canaã Deus ungiu Josué. Para libertar o povo no tempo dos juízes, Deus revestiu a Gideão, a Jefté, a Sansão, a Samuel e a muitos outros. Davi era o mavioso salmista de Israel, através de quem o Espírito de Deus falava. O Espírito Santo ungiu os grandes profetas e os chamados “Profetas Menores”.

“Deus ungiu a Jesus de Nazaré com o Espírito Santo e poder” – assim está escrito no Novo Testamento. João Batista foi cheio do Espírito Santo desde o ventre materno. No dia de Pentecoste a Igreja recebeu o Batismo no Espírito Santo e depois os crentes tornaram a ser cheios. Em Samaria, os novos convertidos receberam o Espírito Santo pela instrumentalidade de Pedro e João. Os de Éfeso tiveram a cooperação de Paulo.

Durante toda a história da Igreja Deus reservou um grupo de pessoas cheias do Espírito Santo para levar avante a Sua Obra. Foram grandes pregadores e gente humilde que não aparece na história nem é contada nas estatísticas. Para que as pessoas são cheias do Espírito Santo?

Na realidade, o propósito de Deus é que todos os crentes sejam cheios do Espírito Santo porque Deus não faz a Sua Obra de outra maneira. Não há lugar para se trabalhar para Deus na força da carne. Não é por força, nem por poder (algumas versões dizem “violência” em vez de “poder”), mas pelo Espírito do Senhor que a Sua Obra é realizada.

Há o perigo, e já aconteceu, e ainda acontece, de pessoas atribuírem certos fenômenos ao Espírito Santo, fenômenos que Ele não inspirou. Há falsas profecias, falsas revelações, pregações ameaçadoras, tudo tendo em vista outro objetivo que não é glorifi car a Deus, mas fazer sobressair a pessoa.

Nós podemos tentar conseguir substituto para a operação do Espírito; no entanto, não encontraremos. Só Ele tem o poder, a consciência, a sabedoria, o entendimento, o conhecimento divino. Só Ele tem autoridade para conferir autoridade e poder da parte de Deus. Ninguém ou nada mais. Portanto, submeta sua vida à direção do Espírito Santo, deixe que Ele encha e use a sua vida porque Deus diz: “É pelo Meu Espírito”. Para viver a vida cristã em santidade e poder, para ser um servo fi el na Igreja, para ser testemunha do Senhor na sociedade, para viver a vida no lar com plenitude somente pelo Espírito. O Espírito Santo é quem Jesus enviou em Seu Nome para estar ao nosso lado. Tomemos posse dessa bênção e vivamos no Espírito para a glória de Deus.

Pr. João Leão

Sementeira 02

VISITA AOS CAMPOS – SENADOR MOURÃO E GOUVEIAEntre os dias 2 e 6 deste mês alguns irmãos de nossa Igreja estiveram viajando em

visita aos Campos do Fundo Missionário Achilles Barboas e Júnior. NO DIA 2 o Pastor João Leão em companhia da irmã Elzimar e do irmão Paulo Pereira

saíram com destino a Senador Mourão. O objetivo foi participar do casamento do irmão Davi (filho do missionário Elesbom) e Selma, que aconteceu no sábado, dia 4. A ida desses irmãos com dois dias de antecedência objetivou ter contato com os missionários e dar assistência no que fosse possível, apesar de estarem muito empenhados nos preparativos para o casamento do filho. O Davi e a Selma se casaram no dia 4, no templo da nossa congregação, que ficou superlotada com a presença dos convidados. O Pastor João Leão, Pastor Wellington do Nascimento e irmão Elesbom participaram da cerimônia do casamento. Depois do casamento foi oferecido um jantar a todos os presentes, com muita comida. O casal Davi e Selma são membros da Igreja Batista Ágape em Itabirito, pastoreada pelo Pastor Wellington.

No dia 3 foi realizado o culto na congregação, e o Pastor João Leão pregou. Não foi possível fazer visita aos demais campos ligados a Senador Mourão: Desembargador Otoni e Carbonita, onde está trabalhando o irmão Daniel, filho do irmão Elesbom.

No domingo, os três irmãos seguiram para Gouveia, onde o Pastor João Leão pregou no culto noturno. Lá encontraram o Pastor Pedro e família, os filhos ativos no trabalho. Estava presente, também, o irmão Geraldo Lino, nosso missionário em Santo Antônio do Cruzeiro, com um grupo que fretou um ônibus para estar presente ao culto – culto esse em comemoração do aniversário da inauguração do templo há 27 anos, com a presença do Pastor Achilles Barbosa Júnior. Esses irmãos voltaram depois do culto de domingo, com o irmão Paulo Pereira dirigindo com muita prudência o seu carro que ele usa para as viagens missionárias para as quais ele mesmo faz as despesas de combustível. A ele nossa gratidão.

NO DIA 4 estiveram presentes os irmãos Enisval, Graça e o Douglas, neto do irmão Geraldo Lino, um rapaz que está muito despertado para o evangelismo. O irmão Enisval pregou no sábado à noite e voltou no domingo à tarde.

NO MESMO DIA 4 viajaram para Gouveia também os irmãos Roberto, Orminda, Luciana Assis e Eunice. Essas irmãs cooperaram com a Igreja Batista Sol da Justiça no domingo pela manhã, dando palestra e incentivando o trabalho infantil.

Damos graças a Deus pela participação destes irmãos e o trabalho que fizeram. E pelos irmãos que os receberam no campo missionário. A Deus toda glória.

DEPOIS DE 20 ANOS ELE VOLTA À FAMÍLIAO irmão Enisval Milhomem tem tido contato constante com o Douglas, neto do irmão

Geraldo Lino, missionário do FMABJ em Santo Antônio do Cruzeiro. O Douglas enviou, na última semana, uma mensagem, com foto do filho do irmão Geraldo que há 20 anos saiu de casa e foi dado como desaparecido. Durante anos o nosso missionário o procurou e havia notícias de que ele estava trabalhando em São Paulo. Algum contato foi feito, mas na última semana ele chegou em Nova Lima e foi recebido pelos familiares. Douglas escreveu: “Olá, meu querido amigo, tenho uma maravilhosa notícia: encontraram o Jânio, o filho do meu avô, que estava desaparecido. Ele está vindo para Nova Lima com meus tios que foram lá atrás dele. Estão todos aqui maravilhados de Alegria. Deus abençoe, abraços”. Muita oração foi feita por esse homem que agora volta ao seio da família.

Sementeira 03

SOFIA CONSAGRADA AO SENhORNo último domingo, dia 12/11 foi apresentada à Igre-

ja e consagrada ao Senhor no altar, a Sofia. Ela é filha do casal Érica e Aguinaldo dos Santos.

Os pastores João Leão e Francinaldo, acompanhados de suas esposas apresentaram a Sofia no altar e oraram, consagrando sua vida e família para a glória do Senhor.

Parabéns ir. Aguinaldo e Érica. Que nossas crianças sejam consagradas ao Senhor e cresçam em estatura, sabedoria e graça diante de Deus e dos homens.

ATENÇÃO: PRóxIMO DOMINGO CANTATA VENTO LIVREO Ministério de Louvor da Igreja, sob a

liderança do ir. Deives está preparando uma Cantata para as festivi-dades de fim de ano. Trata-se da Cantata “Vento Livre – O vento sopra onde quer”, uma Obra de Guilherme Kerr e amigos.

Ela será apresentada no culto da noite do próximo domingo, dia 26/11 às 19h e estamos divulgando para que os irmãos orem e, convidem seus amigos e familiares para estar conosco nesta noite.

É uma excelente oportunidade para convidar e trazer pessoas que você esteja evangelizando, pois, as canções apresentadas trazem mensagens profundas sobre a vida de Jesus, baseadas no Evangelho de João.

Temos convites que podem ser distribuídos pessoalmente. Apanhe esse material em nossa igreja e, Divulguem.

CASARAM-SE...Foi realizada ontem no templo de nossa igreja, a ce-

rimônia de casamento religioso com efeito civil, dos ir. Israel Pedersoli e Luciana Chaves. O casamento foi ofi-ciado pelos pastores João Leão e Francinaldo.

O ir. Israel é filho dos irmãos Roberto e Orminda Pe-dersoli, a quem parabenizamos por mais esta grande benção.

Parabéns Israel e Luciana. Oremos pelo casal e pelo novo lar que se formou. Que o Senhor conti-nue a abençoar suas vidas e família.

Sementeira 04

(Extraído da Revista Surpresas para hoje)

Deus nos ama muito. A prova é que ele deu o seu Filho de presente para nós.

Preencha com as palavras LIMPA – VERDADEIRA – PURO:

Ele quer que nos amemos uns aos outros. Esse amor só é possível quando vem de um coração __ __ __ __, de

uma consciência __ __ __ __ __, e de uma fé __ __ __ __ __ __ __ __ __ __.

Será que o seu cora-ção é puro, a sua consciên-cia é limpa e você tem a fé verdadeira? Somente Jesus pode nos dar as três coisas, quando perdoa os nossos pecados, pois ele morreu na cru por nós. Você já pe-diu para Jesus perdoar os seus pecados?

MEU CORAÇÃO (I TIMóTEO 1.5)

ORAÇÃO: Querido Jesus, eu não tenho um coração puro, nem uma consciência limpa e nem a fé verdadeira. (Fale o que você lembra que está errado em sua vida). Eu peço que me perdoes. Amém.

Sementeira 05

1. Os fi lhos são herança do Senhor. Ou seja, é Ele quem dá os fi lhos e os fi lhos pertencem a Ele. Não temos direito sobre eles. O Senhor tem direito sobre os nosso fi lhos. Ele pode usá-los e dispor deles como bem entender. No exemplo de Abraão vemos como Deus pode dispor do fi lho de alguém que o ama. Assim como pode fazer como fez a Jó, de quem Ele permitiu que Satanás tirasse pela morte 10 fi lhos de uma vez, e depois lhe deu outros dez. O importante é que os nossos fi lhos sejam consagrados, dedicados a Deus para a Sua glória.

2. Os fi lhos são como rebentos da oliveira. Ou seja, são como brotos, galhos novos de uma oliveira. Se os fi lhos são como rebentos da oliveira, eles são pessoas que devem produzir frutos. A oliveira produz azeitonas, de que se faz o óleo. O óleo lubrifi ca, o óleo faz a roda girar, o óleo evita desgaste. Os fi lhos são instrumento de Deus para ale-grar a vida de um casal, para alegrar a família, para dar força aos pais para trabalhar.

3. Por isso, os fi lhos não são estorvo para o crente. Há pessoas que se desculpam por não servir a Deus, por não frequentarem a Igreja porque seus fi lhos exigem sua atenção e cuidado. Não cuidam deles levando-os à Casa do Senhor, depois terão que tentar tirá-los do mundo, quando pode ser muito tarde.

4. Os fi lhos devem ser ensinados. Os pais precisam gastar tempo ensinando seus fi lhos. Os fi lhos que são ensinados desde cedo aprendem a andar na Lei do Senhor. A Palavra recomenda: “Ensina a criança no caminho em que deve andar e ainda quando for velha não se desviará dele”. Ensinar a Palavra falando, ensinar a Palavra pelo exemplo, ensinar a Palavra de todas as maneiras possíveis fará bem à criança e dará alegria a seus pais.

5. Os fi lhos precisam respeitar e honrar os seus pais. Há uma bênção especial nisso. O mandamento de honrar pai e mãe é primeiro mandamento que contém uma promessa – a promessa de que tudo lhe correrá bem e será de longa vida sobre a terra. Não importa que tipo de pai ou mãe a pessoa tem. O que importa é que Deus manda honrá-los.

6. Os fi lhos precisam cuidar de seus pais quando fi cam idosos. Hoje há muitas famílias vivendo do que ganham os aposentados. Há famílias que disputam a he-rança antes da morte dos pais. A Bíblia recomenda diferente. Ela diz que quando o pai ou a mãe envelhecer o fi lho não deve abandoná-los. Pelo contrário, deve fazer o melhor para que tenham uma velhice confortável – conforto que não vem sim-plesmente pela abundância de dinheiro, mas da presença dos fi lhos junto ao idoso.

Pr. João Leão

A RESPEITO DOS FILhOS

Sementeira 06

CALENDÁRIO ECLESIÁSTICO

A CAMPANhA CONTINUA...

NOVEMBRO

Hoje, Dia 19• Ceia do Senhor

Dia 24• Vigília

Dia 25• Casamento ir. Elizabeth e David-

son na TIB

Dia 26• Apresentação do Grupo Geração

Vida no culto da manhã. • Apresentação da Julia, fi lha do

casal Poliana e Renato Calixto, no altar da TIB.

• Cantata Vento Livre, Ministério de louvor TIB no culto da noite às 19h.

DEZEMBRO

Dia 02• Chá de Fraldas do Gabriel, fi lho

dos ir. Deives e Carla Fernanda.

Dia 03• Formatura da Escola Preparató-

ria de Obreiros às 19h.

Não é bom pensar que na últi-ma quarta-feira, 15 de novembro, terminou, defi nitivamente, a cam-panha de oração e jejum. Pode ter terminado esse tempo estipulado pela CBN (Convenção Batista Na-cional) para que as igrejas fi zessem uma programação especial nesse período de 40 dias.

Comparo com a “despedida” que alguns pastores costumam fazer no fi nal dos cultos, quando dizem que a congregação está se despedindo do ajuntamento dos crentes na igreja, naquele horário, porém os irmãos continuam em culto diante do Senhor.

Pensando dessa maneira, creio que a campanha de oração con-tinua, pois ainda estamos numa batalha espiritual, temos que con-tinuar batalhando em oração. E quem puder jejuar pelo menos uma vez por mês deve fazê-lo. Se parar a oração, para a compaixão pelas vidas. Será que todos os membros das células ou seus familiares já estão libertos de algum tipo de es-cravidão? Todos já estão salvos? Se a resposta for não, a Campanha de oração continua...

Miss. Vera Lúcia Rocha

No “Ano das Boas Novas” espalhe

as Boas Novas do Evangelho

Sementeira 07

PEDIDOS DE ORAÇÃO PARA A SEMANA

ANIVERSARIANTES LOUVOR

PORTARIA

INTRODUTORES (culto à noite)

ANIVERSARIANTESDE CASAMENTO

DIA PELA IGREJA PELO FUNDO PELA PATRÍA/OUTROS

19/11Dom

Agradecendo a Deus pelo Dia de Oração e Jejum pela Pátria que tivemos no dia 15/11.

Ore pelos nossos missioná-rios conveniados do FMABJ veja a lista na página 8.

Ore pelo Presidente Michel Temer e toda sua equipe de governo.

20/11Seg

Ore para que o Senhor promo-va um grande despertamento espiritual em nossa igreja.

Oremos para que o Senhor direcione a Diretoria do FMABJ em suas decisões.

Oremos pelos nossos Sena-dores e Deputados Federais – por salvação de suas vidas.

21/11Ter

Oremos pelas nossas crian-ças e pelo Ministério Gera-ção Vida.

Para que o Senhor desperte e envie mais trabalhadores para cooperar com o FMABJ.

Ore pelos Ministros do Supe-rior Tribunal de Justiça – para que sejam tementes a Deus.

22/11Qua

Oremos pelos casais da Igre-ja – para que o Senhor forta-leça os relacionamentos.

Oremos pelas finanças do Fundo Missionário e por seus mantenedores.

Oremos pelas famílias de refugiados nos países da Europa.

23/11Qui

Oremos pelos nossos Jovens e Adolescentes – por firme-za espiritual.

Ore pela ir. Meire Ellen, missionária de JOCUM/Con-tagem que está no Senegal.

Ore pelo Irã e Iraque, pelas famílias que sofreram per-das com terremotos.

24/11Sex

Ore pelo casal Davidson e Elizabeth que se casam amanhã em nossa igreja.

Ore pela ir. Fernanda Baro-ni, missionária de JOCUM/Vila, que está no Haiti.

Oremos pelas próximas elei-ções em 2018, por transfor-mação da nação brasileira.

25/11Sáb

Ore pelo Ministério de Louvor da TIB que apresenta a Can-tata Vento Livre amanhã.

Oremos pela Missionária Fá-tima Amorim e seu trabalho missionário na Albânia.

Ore por um despertamento espiritual nas igrejas evan-gélicas do nosso país.

DIA 21/11 – Ludmila Vieira RodriguesLorena Gonçalves Meireles da Silva

DIA 22/11 – Pr. Murilo Rodrigues dos SantosDIA 24/11 – Cassimiro Pereira (SAC)DIA 25/11 – (Sr.) Altair José Soares

Mary Dalva dos Santos Silva

DIA 19/11 – Wênia e Leandro Santana AlvesViviane e Lucas Daniel Silva MalaquiasWaldinéa e Oscar Lima de Oliveira

DIA 20/11 – Maria da Conceição e Osvaldo Alves Oliveira (Miss/CAR)

DIA 21/11 – Nathália e Fabiano Luiz Pinto BezerraDIA 23/11 – Luciana e André Duque Ribeiro

“Adorai o SENHOR na beleza da sua santidade; tremei diante dele, todas as terras.”

(Salmo 96.9).

hOJE, DIA DIA 19/11/2017Manhã: Maurício e Miriam Paula Noite: Raquel Paula e Isabela

PRóxIMO DOMINGO, DIA 26/11/2017Manhã: Luciana Mendes e Elbert Noite: Deives

hOJE, DIA 19/11/2017Manhã: Adão

PRóxIMO DOMINGO, DIA 26/11/2017Manhã: Áureo

hOJE, DIA 19/11/2017Elza e Arlindo

PRóxIMO DOMINGO, DIA 26/11/2017Cleonice e Mário Lúcio

Sementeira 08

SEDE e SECRETARIA:Rua Padre Marinho, 101 - Santa Efi gêniaBelo Horizonte – MG

ENDEREÇO PARA CORRESPONDÊNCIA:Caixa Postal 2480 / Belo Horizonte – MGCEP 30140-971

TEMPLO:Rua Padre Marinho, 113 - Santa Efi gêniaBelo Horizonte – MG

hORÁRIO DE ATENDIMENTO DA SECRETARIA:De segunda a sexta-feirada 8h às 12h e das 13h às 17h

[email protected] | (31) 2535-0113

Conta Bancária: Banco Itaú – Ag. 0587 – CC. 06120-1

ATIVIDADE PERMANENTES

DOMINGO:• 9h – Culto e Escola Bíblica

Dominical• 14h30 – Evangelismo• 19h – Culto

QUARTA FEIRA:• 15h - União Feminina

TODO TERCEIRO DOMINGO:• Ceia do Senhor

QUINTA-FEIRA:• 19h30 - Culto

SExTA FEIRA:• 19h30 - Culto de Batalha

Espiritual

SÁBADO: • 19h30 - Culto Jovem

TODA ÚLTIMA 6ª FEIRA:• 19h30 às 24h - Vigília

FUNDO MISSIONÁRIOAChILLES BARBOSA E JÚNIORCaixa Postal 493 – Belo Horizonte/MG - CEP 30161-970BANCO ITAÚ – AG. 0587 – CC. 51768-1

MISSIONÁRIOS:

Pr. Állan Jean de Lima Almeida (Maravilhas e Papagaios); Elesbom Pereira dos Santos (Senador Mourão); Enisval Rocha Milhomem (Pitangui); Geraldo Lino Bertoldo (Santo Antônio do Cruzeiro); Osvaldo Alves Oliveira (Carbonita); Pr. Pedro dos Santos Neto (Gouveia); Valter Rodrigues Pereira (Conceição do Pará).

Estive em um shopping na zona leste de Belo Horizonte no último fi m de semana, acompanhado de minha esposa e fi lha para um passeio. An-dando nos corredores daquele lugar, uma coisa prendeu a minha atenção: visualizei várias pessoas com os seus cachorros de estimação nas coleiras, passeando normalmente. Parei para pensar um pouco e perguntei a mim mesmo: Será que se um mendigo de chinelos, um pouco sujo e cheirando mal chegasse a uma das entradas desse shopping, mesmo com dinheiro em mãos para comprar algo, os segu-ranças permitiriam sua entrada?

Estranho estar em um lugar onde animais são bem vindos e mendigos provavelmente não.

Em nossa Igreja permitimos a en-trada de mendigos, mas a nossa rea-ção com relação a eles seria de pavor e medo ou de amor e misericórdia? Não podemos fazer acepção de pes-soas, pois estaríamos pecando (Tiago 2.9). Temos que amar o nosso próximo (Gálatas 5.14).

Amo os animais, pois eles são criação de Deus (Gênesis 1.20-25), mas o ser humano é a imagem e semelhança d’Ele (Gênesis 1.26-28), sendo assim mais importantes.

Aguinaldo dos Santos

ONDE ANIMAIS ENTRAM E MENDIGOS NÃOTiago 2