pedro ii - biologia (2013)

24
PROVA ESCRITA DISCURSIVA BIOLOGIA Antes de iniciar a prova, leia atentamente as seguintes instruções. Esta prova contém 12 (doze) questões e uma dissertação. Verifique se este caderno de questões está completo. A prova terá duração máxima de 5 (cinco) horas. Preencha as informações solicitadas no rodapé da folha, abaixo da linha pontilhada, ÚNICO LOCAL AUTORIZADO PARA A IDENTIFICAÇÃO DO CANDIDATO, sob pena de desclassificação. O candidato somente poderá retirar-se do local onde se realiza a prova após decorridos 60 (sessenta) minutos de seu início. A interpretação dos enunciados faz parte da aferição de conhecimentos e da avaliação, não cabendo, portanto, esclarecimentos adicionais durante a realização da prova. Será eliminado do Concurso Público o candidato que: a) UTILIZAR-SE DE QUALQUER ARTIFÍCIO QUE O IDENTIFIQUE EM QUALQUER ESPAÇO FORA DO RODAPÉ DESTA PÁGINA; b) usar, durante a realização da prova, máquina de calcular, rádios, gravadores, fones de ouvido, telefones celulares, pagers, quaisquer equipamentos eletrônicos ou fontes de consulta/comunicação de qualquer espécie; c) ausentar-se da sala sem assinar a lista de presença, diante do fiscal. A prova deverá ser respondida, obrigatoriamente, com caneta esferográfica de tinta azul ou preta. Para efeito de avaliação, o rascunho não será considerado. Deverá ser obedecido o espaço reservado para a resposta. Os três últimos candidatos, ao entregarem suas provas, permanecerão em sala como testemunhas do encerramento dos trabalhos a cargo do fiscal de sala. Entregue o caderno de questões completo ao fiscal ao término da prova. AGUARDE AUTORIZAÇÃO PARA COMEÇAR A RESPONDER ÀS QUESTÕES. ............................................................................................................................................. Reservado para a Coordenação NOME: (letra de forma) ........................................................................................................................ ÁREA DE ATUAÇÃO/ CONHECIMENTO: BIOLOGIA Nº DE INSCRIÇÃO: ........................ ASSINATURA: ..................................................................................................................................... Grau obtido Reservado para a Coordenação COLÉGIO PEDRO II Concurso Público de Provas e Títulos para preenchimento de cargos vagos da Carreira de Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico - 2013

Upload: danielrocha

Post on 23-Dec-2015

45 views

Category:

Documents


3 download

DESCRIPTION

Prova do Pedro II

TRANSCRIPT

PROVA ESCRITA DISCURSIVA

BIOLOGIA

Antes de iniciar a prova, leia atentamente as seguintes instruções.

Esta prova contém 12 (doze) questões e uma dissertação. Verifique se este caderno de questões está completo.

A prova terá duração máxima de 5 (cinco) horas.

Preencha as informações solicitadas no rodapé da folha, abaixo da linha pontilhada, ÚNICO LOCAL AUTORIZADO PARA A IDENTIFICAÇÃO DO CANDIDATO, sob pena de desclassificação.

O candidato somente poderá retirar-se do local onde se realiza a prova após decorridos 60 (sessenta) minutos de seu início.

A interpretação dos enunciados faz parte da aferição de conhecimentos e da avaliação, não cabendo, portanto, esclarecimentos adicionais durante a realização da prova.

Será eliminado do Concurso Público o candidato que:

a) UTILIZAR-SE DE QUALQUER ARTIFÍCIO QUE O IDENTIFIQUE EM QUALQUER ESPAÇO FORA DO RODAPÉ DESTA PÁGINA;

b) usar, durante a realização da prova, máquina de calcular, rádios, gravadores, fones de ouvido, telefones celulares, pagers, quaisquer equipamentos eletrônicos ou fontes de consulta/comunicação de qualquer espécie;

c) ausentar-se da sala sem assinar a lista de presença, diante do fiscal.

A prova deverá ser respondida, obrigatoriamente, com caneta esferográfica de tinta azul ou preta.

Para efeito de avaliação, o rascunho não será considerado.

Deverá ser obedecido o espaço reservado para a resposta.

Os três últimos candidatos, ao entregarem suas provas, permanecerão em sala como testemunhas do encerramento dos trabalhos a cargo do fiscal de sala.

Entregue o caderno de questões completo ao fiscal ao término da prova.

AGUARDE AUTORIZAÇÃO PARA COMEÇAR A RESPONDER ÀS QUESTÕES.

.............................................................................................................................................

Reservado para Avaliação

1o Examinador: ......................

2o Examinador: ......................

3o Examinador: ......................

4o Examinador: ......................

Reservado para a Coordenação

NOME: (letra de forma) ........................................................................................................................

ÁREA DE ATUAÇÃO/ CONHECIMENTO: BIOLOGIA

Nº DE INSCRIÇÃO: ........................

ASSINATURA: .....................................................................................................................................

Grau obtido

Reservado para a Coordenação

COLÉGIO PEDRO II Concurso Público de Provas e Títulos para preenchimento de cargos vagos da Carreira de Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico - 2013

COLÉGIO PEDRO II CONCURSO PÚBLICO PARA DOCENTES - 2013 PROVA ESCRITA DISCURSIVA - BIOLOGIA

2

PROVA ESCRITA DISCURSIVA DE BIOLOGIA

PRIMEIRA PARTE - QUESTÕES DISCURSIVAS (70 pontos)

1a QUESTÃO

Valor total da questão: 3 pontos

O texto abaixo apresenta as características de organismos predadores em um determinado período geológico:

“Durante o Cretáceo [...] muitas espécies de caranguejo com poderosas tenazes evoluíram, e moluscos marinhos carnívoros capazes de perfurar conchas habitavam os mares. Arraias e peixes ósseos dotados de poderosos dentes capazes de triturar as conchas de molusco também evoluíram nesse tempo [...]”

(PURVES et al. Vida A Ciência da Biologia. Porto Alegre: Artmed, 2007, p.393.)

O gráfico a seguir apresenta a percentagem de famílias de caracóis em que as conchas se tornaram mais espessas:

(Adaptado de PURVES et al. Vida A Ciência da Biologia. 2007. Porto Alegre: Artmed. p.393.)

Baseando-se no texto e no gráfico anteriores, explique a relação que existe entre a evolução dos predadores e os percentuais observados nas famílias dos caracóis com conchas mais espessas.

COLÉGIO PEDRO II CONCURSO PÚBLICO PARA DOCENTES - 2013 PROVA ESCRITA DISCURSIVA - BIOLOGIA

3

2a QUESTÃO

Valor do item a: 3 pontos

Valor do item b: 3 pontos

Valor do item c: 3 pontos

Valor total da questão: 9 pontos

Quando são adicionados a um meio aquoso, os lipídios anfipáticos tendem a agrupar-se, organizando-se espontaneamente em estruturas plurimoleculares, como ocorre com os ácidos graxos.

A figura a seguir relaciona o tipo de estrutura formada com a geometria da molécula do lipídio anfipático. Lipídios com uma única cadeia carbônica, como sabões de detergentes, constituem, preferencialmente, micelas. Já os lipídios, com duas cadeias apolares, associam-se formando uma bicamada lipídica.

(Disponível em:<http://professor.ufabc.edu.br/~luciano.puzer/web-lab/tbq/tbq-apostila.pdf>. Acesso em: 16 jun 2013.)

COLÉGIO PEDRO II CONCURSO PÚBLICO PARA DOCENTES - 2013 PROVA ESCRITA DISCURSIVA - BIOLOGIA

4

Responda o que se pede.

a) Explique, para cada tipo de lipídio (uma ou duas cadeias apolares), por que ocorrem tais arranjos moleculares, considerando-se as regiões de solubilidade da molécula.

b) Os sabões são agentes emulsificantes, pois quando adicionados às misturas tendem a torná-las mais estáveis e homogêneas. Explique, do ponto de vista químico, a propriedade emulsificante dos sabões.

c) Do ponto de vista ecológico, os sabões, em pequenas quantidades, não representam grande

ameaça à qualidade das águas. Explique como a presença de sabões em pequenas quantidades pode favorecer a atuação de microrganismos decompositores.

COLÉGIO PEDRO II CONCURSO PÚBLICO PARA DOCENTES - 2013 PROVA ESCRITA DISCURSIVA - BIOLOGIA

5

3a QUESTÃO

Valor total da questão: 3 pontos

A coprofagia (ingestão das próprias fezes) é uma prática regular em muitos mamíferos herbívoros, como lebres e coelhos. Esse comportamento não é verificado em mamíferos herbívoros ruminantes.

A figura a seguir apresenta a morfologia dos tubos digestórios desses dois grupos de mamíferos:

(Adaptado de HICKMAM et al. Princípios Integrados de Zoologia. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2013, p. 657.)

Levando em consideração a anatomia e a fisiologia do estômago, do intestino delgado e do ceco nesses animais, explique o fato de herbívoros não ruminantes possuírem o hábito coprofágico.

COLÉGIO PEDRO II CONCURSO PÚBLICO PARA DOCENTES - 2013 PROVA ESCRITA DISCURSIVA - BIOLOGIA

6

4a QUESTÃO

Valor do item a: 3 pontos

Valor do item b: 3 pontos

Valor total da questão: 6 pontos

“Em 1964, W. D. Hamilton, teórico britânico do evolucionismo e entomologista, propôs que o critério geral [para a evolução do comportamento altruísta quando os indivíduos não são geneticamente idênticos] seria o de o produto do benefício do altruísmo pelo grau de parentesco genético ser maior que o custo do altruísmo (...). As espécies em que os indivíduos têm níveis mais altos de parentesco genético devem exibir níveis superiores de altruísmo”.

(ROSE, M. R. O espectro de Darwin. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2000, p. 75.)

Esse comportamento, também chamado de seleção de parentesco, tem como exemplo clássico aquele observado nos insetos do grupo dos Hymenoptera.

A partir da proposta de Hamilton,

a) explique por que o altruísmo seria maior entre as irmãs de abelhas (Apis mellifera) do que entre as irmãs de moscas da banana (Drosophila mellanogaster).

b) qual seria a explicação genética, para o fato de haver um baixo altruísmo entre os machos de

abelhas e suas irmãs?

COLÉGIO PEDRO II CONCURSO PÚBLICO PARA DOCENTES - 2013 PROVA ESCRITA DISCURSIVA - BIOLOGIA

7

5a QUESTÃO

Valor do item a: 3 pontos

Valor do item b: 3 pontos

Valor total da questão: 6 pontos

Os processos nutricionais são fundamentais para a manutenção do organismo, sendo necessário o fornecimento de moléculas diversas para o equilíbrio do metabolismo. Essas moléculas, chamadas genericamente de nutrientes, devem ser obtidas do ambiente, no caso dos heterótrofos.

a) Muitas pessoas acreditam que há necessidade de se comer carne para a obtenção de todos os nutrientes. No entanto, milho e feijão, combinados, são capazes de fornecer todos os aminoácidos essenciais aos seres humanos. Numa situação hipotética, se um indivíduo se alimentasse desses dois vegetais exclusivamente para obtenção de aminoácidos, e o feijão fosse suprimido desta dupla, o indivíduo seria privado de metionina. Por que, na ausência deste aminoácido, o processo de síntese protéica seria inviabilizado?

b) A metabolização dos nutrientes pode apresentar problemas. A lactose, um tipo de carboidrato, não é capaz de produzir alergia, mas alguns indivíduos têm intolerância a ela. Explique o mecanismo que promove a intolerância à lactose e justifique por que essa condição leva o indivíduo a apresentar gases e diarreia ácida.

COLÉGIO PEDRO II CONCURSO PÚBLICO PARA DOCENTES - 2013 PROVA ESCRITA DISCURSIVA - BIOLOGIA

8

6a QUESTÃO

Valor do item a: 3 pontos

Valor do item b: 3 pontos

Valor total da questão: 6 pontos

As leguminosas, cujos nódulos das raízes abrigam bactérias do grupo dos rizóbios, na forma bacterioide, apresentam uma série de adaptações fundamentais a essa relação simbiótica. Entre essas adaptações está a produção da leg-hemoglobina, semelhante aos pigmentos animais encontrados no sangue e músculos. Ela pode estar presente em tal quantidade que o corte do nódulo, em secção transversal, pode aparecer rosa brilhante.

a) Levando em consideração que os bacterioides são aeróbios e que a nitrogenase é uma enzima que atua em baixas pressões de oxigênio, explique por que os rizóbios só fixam nitrogênio quando se encontram em relação mutualística com uma leguminosa.

b) A formação de nódulos pelas leguminosas é um processo complexo, com várias etapas. Numa situação hipotética, imagine que uma determinada leguminosa sofra uma mutação, que permita uma intensa formação de nódulos e, consequentemente, aumente a fixação de nitrogênio.

Caso essa característica tenha como consequência uma redução drástica da produção de sementes, o que seria de se esperar da frequência dessa mutação na população ao longo do tempo?

COLÉGIO PEDRO II CONCURSO PÚBLICO PARA DOCENTES - 2013 PROVA ESCRITA DISCURSIVA - BIOLOGIA

9

7a QUESTÃO

Valor do item a: 3 pontos

Valor do item b: 3 pontos

Valor total da questão: 6 pontos

Um indivíduo é fenotipicamente normal, mas seu idiograma revelou que ele possui uma fórmula cromossômica 45, XY rob(14-21) (com uma translocação robertsoniana envolvendo os cromossomos 14 e 21). Neste tipo de translocação, dois cromossomos acrocêntricos não homólogos se fundem no nível dos centrômeros, sem perda de material genético codante, e passam a ser visualizados como um único cromossomo.

Na figura a seguir, a célula-mãe está representada com os pares de cromossomos 14 e 21 na posição de pareamento que os homólogos assumem durante a prófase I meiótica, enquanto as letras A, B e C representam as possibilidades de segregação desses cromossomos nos gametas:

(Adaptado de McINNES et al. Genética Médica. Rio de Janeiro: Guanabara-Koogan, 2002.)

COLÉGIO PEDRO II CONCURSO PÚBLICO PARA DOCENTES - 2013 PROVA ESCRITA DISCURSIVA - BIOLOGIA

10

Supondo ter havido fecundação de um gameta normal por um dos gametas representados na figura,

a) qual deles estaria sendo envolvido no processo, de modo a originar um indivíduo portador da síndrome de Down? Explique.

b) quantos cromossomos são observados no cariótipo do indivíduo considerado no item anterior?

Explique.

COLÉGIO PEDRO II CONCURSO PÚBLICO PARA DOCENTES - 2013 PROVA ESCRITA DISCURSIVA - BIOLOGIA

11

8a QUESTÃO

Valor do item a: 3 pontos

Valor do item b: 3 pontos

Valor do item c: 3 pontos

Valor total da questão: 9 pontos

A infecção por Toxoplasma gondii constitui uma das zoonoses mais difundidas no mundo. Em algumas regiões, 40% a 70% de humanos adultos, aparentemente sãos, apresentam-se positivos para toxoplasmose, em testes sorológicos. O parasito T. gondii apresenta durante seu ciclo biológico três formas infectantes: taquizoíto, bradizoíto e oocisto.

O taquizoíto (ou forma proliferativa, forma livre ou trofozoíto) é encontrado durante a fase aguda da infecção. O bradizoíto (ou cistozoíto) é observado no interior de cistos. Esses cistos, que apresentam parede resistente e elástica, são encontrados em vários tecidos (musculares esqueléticos e cardíacos, nervoso e retina), geralmente durante a fase crônica da infecção. O oocisto, forma de resistência, é produzido em um ciclo sexuado nas células intestinais de felídeos não imunes, e contém em seu interior esporozoítos.

(Adaptado de NEVES et al. Parasitologia Humana. São Paulo: Atheneu, 2000, p. 150.)

Essas três formas infectantes estão ilustradas a seguir:

(a) taquizoíto (b) bradizoíto (c) oocisto

(Disponível em:<http://nutrycyta.wordpress.com/2008/01/17/toxoplasmosis-ana-e/; http://en.wikipedia.org/wiki/Toxoplasma_gondii>. Acesso em: 19 jun 2013.)

COLÉGIO PEDRO II CONCURSO PÚBLICO PARA DOCENTES - 2013 PROVA ESCRITA DISCURSIVA - BIOLOGIA

12

a) Apesar de o gato ser o hospedeiro definitivo do parasito, uma das formas de contaminação do T.

gondii por humanos pode ser através da ingestão de carne mal cozida. Explique como se dá a contaminação do gado, citando a forma infectante envolvida.

b) Considerando as formas infectantes, por que pessoas que apresentam sorologia positiva para T.

gondii podem permanecer assintomáticas por um longo período?

c) Estudos têm mostrado que o quadro da toxoplasmose apresenta rápida evolução em indivíduos

receptores de órgãos ou em tratamento quimioterápico. Explique o que justifica a relação observada entre este padrão de evolução da doença e a condição clínica desses indivíduos.

COLÉGIO PEDRO II CONCURSO PÚBLICO PARA DOCENTES - 2013 PROVA ESCRITA DISCURSIVA - BIOLOGIA

13

9a QUESTÃO

Valor do item a: 2,5 pontos

Valor do item b: 7,5 pontos

Valor total da questão: 10 pontos

Observe o desenho a seguir, que apresenta o material genético em diferentes níveis de ampliação e condensação:

(Adaptado de AMABIS e MARTHO. Biologia. São Paulo: Moderna, 2010, p. 156.)

a) Indique na figura anterior as estruturas abaixo relacionadas, colocando a numeração correspondente nos espaços disponíveis.

(1) cromátide;

(2) cromonema;

(3) cromossomo;

(4) nucleossomo;

(5) solenoide.

COLÉGIO PEDRO II CONCURSO PÚBLICO PARA DOCENTES - 2013 PROVA ESCRITA DISCURSIVA - BIOLOGIA

14

b) Defina os termos:

(1) cromátide

(2) cromonema

(3) cromossomo

(4) nucleossomo

(5) solenoide

COLÉGIO PEDRO II CONCURSO PÚBLICO PARA DOCENTES - 2013 PROVA ESCRITA DISCURSIVA - BIOLOGIA

15

10a QUESTÃO

Valor total da questão: 3 pontos

O faisão australiano (Leipoa aocellata) é uma ave que não choca seus ovos. O macho monta uma câmara incubatória de compostos orgânicos, como folhas, galhos e capim e uma camada de areia, como pode ser visto na figura a seguir:

(Disponível em:<http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/7/75/Ninho_fais%C3%A3o_australiano.png>.

Acesso em: 12 out 2012.)

Após a estação de chuvas, o macho revira a matéria orgânica, o que promove a decomposição da matéria, e a fêmea, então, deposita seus ovos. Durante o período de incubação, o macho, para controlar a temperatura dentro da câmara, abre buracos na camada de areia para o ar circular. Dessa forma, o ar fresco entra e impede que a temperatura se eleve em demasia, ficando em torno de 33ºC.

Explique por que, mesmo em lugares sombreados e no período da noite, a câmara incubatória apresenta constante elevação da temperatura.

COLÉGIO PEDRO II CONCURSO PÚBLICO PARA DOCENTES - 2013 PROVA ESCRITA DISCURSIVA - BIOLOGIA

16

11a QUESTÃO

Valor total da questão: 3 pontos

A figura a seguir é baseada em um experimento, que demonstrou que o fluxo de ar é unidirecional no sistema respiratório das aves:

(Adaptado de PURVES et al. Vida A Ciência da Biologia. Porto Alegre: Artmed, 2007, p.856.)

Comparando-se com os mamíferos, que possuem um fluxo tidal (bidirecional), explique por que a troca gasosa nos pulmões é mais eficiente nas aves.

COLÉGIO PEDRO II CONCURSO PÚBLICO PARA DOCENTES - 2013 PROVA ESCRITA DISCURSIVA - BIOLOGIA

17

12a QUESTÃO

Valor do item a: 3 pontos

Valor do item b: 3 pontos

Valor total da questão: 6 pontos

A Educação Nacional, desde a promulgação da República, vem sendo contemplada com leis regulatórias, buscando oferecer instrução e qualificação profissional a todas as classes sociais.

Esta legislação é constantemente revisada. Atualmente, a Educação é regida pela Lei no 9.394/96 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDBEN), acrescida de leis complementares, decretos e atos normativos.

a) Tanto a Lei no 9.394/96 quanto a Lei no 8.069/90 (Estatuto da Criança e do Adolescente) tratam dos direitos de acesso à educação de crianças e adolescentes com necessidades especiais. Cite três aspectos que caracterizam o atendimento a esses estudantes quanto à escolarização, tendo por base a LDBEN.

b) A Resolução no 4, de 13 de julho de 2010 define as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica. Nos artigos, 24 e 26 estão definidos os objetivos da formação de estudantes dos níveis de ensino Fundamental e Médio. Indique dois objetivos relacionados ao ensino de Ciências e Biologia, tomando por base o texto legal.

COLÉGIO PEDRO II CONCURSO PÚBLICO PARA DOCENTES - 2013 PROVA ESCRITA DISCURSIVA - BIOLOGIA

18

SEGUNDA PARTE - DISSERTAÇÃO (30 pontos)

Desenvolva o tema sorteado sob a forma de Dissertação, utilizando, no mínimo três páginas e, no máximo, cinco. Se desejar, utilize as folhas de rascunho, sem destacá-las do corpo da prova. Entretanto, para efeito de avaliação, o rascunho não será considerado.

TEMAS PARA DISSERTAÇÃO

1) PLANETA TERRA

1.1. Origem e Estrutura.

1.2. Influência das mudanças da crosta na distribuição dos seres vivos.

2) BIOLOGIA DOS VIRUS

2.1. Morfofisiologia.

2.2. Interação dos vírus com o hospedeiro.

3) EVOLUÇÃO CELULAR

3.1. A célula procariota.

3.2. Compartimentalização celular.

4) METABOLISMO ENERGÉTICO

4.1. Fotossíntese e quimiossíntese.

4.2. Fermentação.

4.3. Respiração anaeróbia e aeróbia.

5) NÚCLEO

5.1. Material genético.

5.2. Código genético.

5.3. Síntese de proteínas.

6) COORDENAÇÃO EM ANIMAIS

6.1. Cefalização comparada.

6.2. Mecanismos de percepção do ambiente.

COLÉGIO PEDRO II CONCURSO PÚBLICO PARA DOCENTES - 2013 PROVA ESCRITA DISCURSIVA - BIOLOGIA

19

7) PLANTAS

7.1. Aspectos reprodutivos.

7.2. Caracterização dos grandes grupos.

8) GENÉTICA MOLECULAR E AS NOVAS TECNOLOGIAS

8.1. Engenharia genética: clonagem e transgênicos.

8.2. Célula-tronco: tipos e aplicações.

8.3. PCR: o método e suas aplicações.

9) BIOMAS BRASILEIROS: MATA ATLÂNTICA, CERRADO E MANGUEZAL

9.1. Caracterização dos biomas.

9.2. Adaptações de vegetais e animais.

9.3. Impactos ambientais.

10) POLUIÇÃO AMBIENTAL

10.1. Efeito estufa, camada de ozônio, chuva ácida, inversão térmica.

10.2. Poluição do solo por metais pesados.

10.3. Eutrofização, poluição da água e comprometimento de mananciais.

COLÉGIO PEDRO II CONCURSO PÚBLICO PARA DOCENTES - 2013 PROVA ESCRITA DISCURSIVA - BIOLOGIA

20

COLÉGIO PEDRO II CONCURSO PÚBLICO PARA DOCENTES - 2013 PROVA ESCRITA DISCURSIVA - BIOLOGIA

21

COLÉGIO PEDRO II CONCURSO PÚBLICO PARA DOCENTES - 2013 PROVA ESCRITA DISCURSIVA - BIOLOGIA

22

COLÉGIO PEDRO II CONCURSO PÚBLICO PARA DOCENTES - 2013 PROVA ESCRITA DISCURSIVA - BIOLOGIA

23

COLÉGIO PEDRO II CONCURSO PÚBLICO PARA DOCENTES - 2013 PROVA ESCRITA DISCURSIVA - BIOLOGIA

24