biologia ii - 2012_aula_07_classe_aves.pdf

15
Rua Padre João Crippa, 1695 - Centro Cep: 79002-390 Campo Grande – MS Fone.: (67) 3382-1075 / 9956-2494 [email protected]

Upload: quepler

Post on 27-Dec-2015

326 views

Category:

Documents


62 download

TRANSCRIPT

Rua Padre João Crippa, 1695 - Centro Cep: 79002-390 Campo Grande – MS

Fone.: (67) 3382-1075 / 9956-2494 [email protected]

www.turmadomario.com.br
CURSINHO
CURSO DO MÁRIO Curso de Matemática Curso de Física Curso de Química Em Campo Grande - MS Rua Padre João Crippa, 1695 Cep : 79002-390 Fone : (67) 3382-1075

www.cursodomario.com.br - 1

CCCUUURRRSSSOOO DDDEEE BBBIIIOOOLLLOOOGGGIIIAAA AULA 007

CLASSE AVES

As aves representam um grupo de animais onde a diversidade é muito grande. São encontradas nos mais variados habitats. Entre esses animais, existem espécies aquáticas (como o pato), de regiões quentes (como a avestruz) e de regiões geladas (como o pingüim). Características gerais:

Corpo coberto de penas, estruturas mortas, cobertas por queratinas, originadas a partir de papilas vivas da derme. Elas aliam grande superfície e resistência á leveza, o que é fundamental para a propulsão da ave no vôo.

Podem ser grandes rêmiges, das asas, para a propulsão, as rectrizes, da cauda, para o

direcionamento do vôo, e tectrizes, menores, que cobrem todo o corpo, mantendo uma camada de ar isolante junto à pele. Estas penas de cobertura impedem a perda de calor (termorregulação).

(a) Figura mostra os diferentes tipos de penas (b) Figura mostra a estrutura da pena em detalhe.

Pele seca e sem glândulas. Só existe a glândula uropigiana (uro = cauda; pigio = ânus), na região da cauda, mais desenvolvida nas aves aquáticas. Essa glândula produz uma secreção oleosa que impermeabiliza e lubrifica as penas.

Sistema digestório completo. Elas praticamente comem de tudo, desde vermes, larvas, rãs, insetos e

moluscos, roedores e até outras aves. Alimentam-se ainda de restos de várias origens, carcaças, ovos, frutos, sementes e néctar. Uma vez ingerido o alimento dica alguma tempo armazenado num papo, onde é amolecido. Em seguida o alimento passa para o proventrículo (estômago químico), onde se inicia a ação de enzimas digestivas. Na moela, um grande estômago mecânico, de espessa parede muscular, o alimento já amolecido é triturado. Ao sair da moela o alimento é uma espécie de farelo em parte digerido. A digestão dele se completa no intestino, com a ação da bile, do suco pancreático e das enzimas intestinais. O intestino termina numa grande cavidade cloacal. Por esta abertura passam também fezes, excreções ricas em ácido úrico e os gametas.

Não é permitida a reprodução no total ou em partes – ℓei 9.610 PRÉ – VESTIBULAR

Direitos Reservados ℡ (67) 3382 -1075 www.cursodomario.com.br - 2

A BFigura: A - sistema digestório das aves. B - diferentes tipos de bicos adaptados à tipo de alimentação.

Circulação dupla, fechada e completa; coração com quatro cavidades (dois átrios e dois ventrículos) completamente separadas. As hemácias são grandes, ovais e nucleadas.

Esqueleto ósseo, com ossos ocos, cheios de ar que facilitam o vôo (ossos pneumáticos). O esterno é

o osso mais bem desenvolvido.

Respiração pulmonar se inicia com duas narinas, abertas no bico. A traquéia, com freqüência, é longa e no ponto de bifurcação dos brônquios há um complexo órgão do canto, a siringe. Pulmões ligados a sacos aéreos que se enchem de ar e comunicam-se com os ossos pneumáticos. Além de funcionarem como reservas de ar, diminuem a densidade do corpo do animal facilitando o vôo.

www.cursodomario.com.br - 3

CCCUUURRRSSSOOO DDDEEE BBBIIIOOOLLLOOOGGGIIIAAA AULA 007

Ausência de bexiga urinária. Excreção semi-sólida.

São homeotérmicos.

Possuem quatro membros locomotores, sendo os dois anteriores transformados em asas. Os membros posteriores servem à locomoção em terra e variam conforme os hábitos do animal.

Figura mostra os diferentes tipos de garras córneas das aves

Reprodução sexuada com fecundação interna e desenvolvimento direto. São todas ovíparas e seus

ovos necessitam de choca. Frequentemente mostram um marcante dimorfismo sexual, sendo os machos mais vistosos do que as fêmeas, com penas maiores e mais coloridas. São comuns ainda grandes papos e cristas de cores vivas. Além disso, os machos entoam cantos de atração para o acasalamento.

Os ninhos, que se prestam à choca dos ovos, variam conforme a espécie e são característicos de cada

uma.

Não é permitida a reprodução no total ou em partes – ℓei 9.610 PRÉ – VESTIBULAR

Direitos Reservados ℡ (67) 3382 -1075 www.cursodomario.com.br - 4

Jabiru mycteria

Ave símbolo do Pantanal Mato-Grossense

O tuiuiú é uma ave grande, que chega a 2,50 metros de envergadura e 8 kg de peso. Tem coloração toda branca, com a cabeça e pescoço nus e negros, o pescoço com uma parte da base vermelha, bico quase negro, e levemente curvado para cima. É grande voadora, pois se eleva a grande altura em meio a tantas outras, quando ficam fazendo inspeção às áreas alagadiças e onde as águas estão baixando, para atestarem a presença do pescado. Constrói grandes ninhos isolados sobre árvores altas, mas forma grandes grupos para se alimentar. Habita campos com árvores esparsas às margens de grandes rios e lagos, campos úmidos, pantanais e pastagens com lagoas. Caça sua presa tanto em campos secos de gramíneas quanto em alagados. Alimentam-se de peixes, anfíbios, moluscos, insetos, répteis e também de pequenos mamíferos e restos de animais. Sua função no Pantanal é muito importante, uma vez que fazem o papel de "limpadores" das áreas porque, em determinadas épocas, o pescado morto é volumoso na região, atingindo milhares de toneladas, e a decomposição é acentuada. Os tuiuiús, também outras espécies de aves, realizam a limpeza da região, mesmo já iniciada a fase de decomposição. Fora do período reprodutivo pode ser visto solitário, em pares ou em grupos de até centenas de indivíduos. As maiores populações ocorrem no Pantanal de Mato Grosso, onde foi escolhido como animal símbolo, e no Chaco Oriental, no Paraguai.

A classe das aves está dividida em várias ordens que podem ser observadas no quadro abaixo. ORDEM CARACTERÍSTICAS EXEMPLOS

Struthioniformes São as maiores aves atuais. Ultrapassam 100 kg de peso e 2 m de altura. Cabeça, pescoço e pernas com raríssimas penas. Avestruzes

Rheiformes São bem menores que as avestruzes e apresentam cabeça e pescoço parcialmente coberto por penas. Emas

Pelicaniformes Possuem uma bolsa na garganta e são aquáticas. Pelicanos Spheniciformes São excelentes nadadoras. Suas asas são pequenas. Pingüins Ciconiformes Pescoço e pernas muito compridos. Algumas com plumas decorativas. Garça

Anseriformes Pés palmados e cauda curta. Patos, gansos e cisnes

Falconiformes Carnívoros com visão desenvolvida. Urubus, gaviões e águias

Galliformes Pouca capacidade de vôo. Galinhas, faisão, perdiz e peru

Charadriiformes Aves ribeirinhas e aquáticas. Gaivotas Columbiformes Aves cosmopolitas. Pombos

Psitaciformes Aves com capacidade de imitação. Papagaios e araras

Piciformes Bico forte e língua áspera. Pica-pau e tucano

Passeriformes Com mais de 5.000 espécies. Passarinhos em geral

Cuculiformes Algumas espécies com hábitos noturnos. Corujas

www.cursodomario.com.br - 5

CCCUUURRRSSSOOO DDDEEE BBBIIIOOOLLLOOOGGGIIIAAA AULA 007

Glossário Chaco: é uma região de aproximadamente 1.280.000 km² e compreende partes dos territórios paraguaio, boliviano, argentino e brasileiro (ao sul do Pantanal). Caracteriza-se por muitos ecossistemas e climas distintos que variam do semi-árido ao norte, próximo à fronteira com a Bolívia, ao úmido no sul próximo ao Brasil. Envergadura: é a maior distância entre as pontas das asas de um objeto. Esterno: é o osso mais bem desenvolvido nas aves. Nas aves que voam bem, o esterno tem uma carena (quilha) saliente, com uma boa superfície de inserção da grande massa de musculatura peitoral, responsável pelos movimentos das asas. Homeotérmicos: animais de sangue quente, animais que mantêm a temperatura do seu corpo mais ou menos constante.

Não é permitida a reprodução no total ou em partes – ℓei 9.610 PRÉ – VESTIBULAR

Direitos Reservados ℡ (67) 3382 -1075 www.cursodomario.com.br - 6

EXERC¸CIOS 01. (Unioeste 99) - Relativo ao sistema circulatório nos vertebrados, é correto afirmar que: (01) no coração dos peixes só passa sangue arterial. (02) nos anfíbios a circulação é simples e completa. (04) nos répteis em geral o coração apresenta 4 cavidades, sendo 2 átrios e 2 ventrículos. (08) nas aves e nos mamíferos a circulação é dupla e completa. (16) a artéria aorta é dirigida para a esquerda nas aves e para a direita nos mamíferos. (32) nos mamíferos o sangue venoso proveniente do corpo chega ao átrio esquerdo pela veia safena. (64) nas aves o sangue que chega ao átrio esquerdo é rico em CO‚ enquanto o sangue chega ao átrio direito é rico em O. 02. (UFMS-2003-v) - A respiração das aves é realizada de forma eficiente por meio de pulmões, onde o oxigênio é absorvido e o gás carbônico, eliminado. O pulmão das aves, contudo, mostra uma organização diferente dos pulmões de outros vertebrados, pois eles estão ligados aos sacos aéreos, expansões membranosas localizadas nas porções anterior e posterior do corpo, chegando a penetrar em alguns ossos. Considerando essa associação dos pulmões aos sacos aéreos, na respiração das aves o ar percorre o seguinte trajeto: (A) pulmões => sacos aéreos posteriores => sacos aéreos anteriores. (B) sacos aéreos anteriores => sacos aéreos posteriores => pulmões. (C) sacos aéreos posteriores => sacos aéreos anteriores => pulmões. (D) sacos aéreos posteriores => pulmões => sacos aéreos anteriores. (E) pulmões => sacos aéreos anteriores => sacos aéreos posteriores. 03. (UFMS-2002-i) - Muitas características morfológicas das Aves estão direta ou indiretamente relacionadas com a sua capacidade de vôo. Dentre as alternativas abaixo, assinale aquela que NÃO apresenta características associadas ao vôo. (A) Presença de rêmiges e rectrizes. (B) Músculos grande peitoral e supracoracóideo desenvolvidos e inseridos na quilha. (C) Presença de ossos pneumáticos. (D) Ausência de cerdas na base do bico. (E) Tamanho e forma das asas. 04. (UFMS-2005-i) - A ventilação pulmonar das aves é bastante eficiente e difere da dos demais vertebrados por apresentar características próprias. Sobre o sistema respiratório desses organismos, é correto afirmar que: (001) o ar passa completamente pelo sistema respiratório das aves através de um único movimento de

inspiração e de expiração. (002) a ventilação pulmonar é realizada pelos músculos do vôo quando a ave está em repouso. (004) o ar da primeira inspiração das aves vai diretamente para os parabrônquios. (008) o ar que, na primeira inspiração, passou pelos parabrônquios dirige-se para os sacos aéreos

posteriores. (016) os sacos aéreos são pouco vascularizados e as trocas gasosas ocorrem somente no pulmão

parabronquial. (032) os sacos aéreos anteriores e posteriores estão conectados aos pulmões.

www.cursodomario.com.br - 7

CCCUUURRRSSSOOO DDDEEE BBBIIIOOOLLLOOOGGGIIIAAA AULA 007

05. (Mackenzie – 2000) I – Animais triblásticos, celomados e deuterostômios. II – Simetria bilateral e corpo segmentado. III – Sistema circulatório fechado, com coração ventral. As características acima estão presentes: A) somente nos mamíferos. B) somente nos mamíferos e aves. C) somente nos mamíferos, aves e répteis. D) somente nos mamíferos, aves, répteis e anfíbios. E) em todos os cordados. 06. (UFV – 2007) - Embora as aves tenham evoluído a partir de um ancestral réptil, há cerca de 150 milhões de anos, ainda conservam características tipicamente reptilianas. Das alternativas abaixo, assinale aquela que contém características que NÃO são comuns a estas duas classes: A) Um côndilo occipital e escamas nos dedos. B) Escamas nos tornozelos e pele seca. C) Ovo com casca e fecundação interna. D) Excreção de ácido úrico e ovo amniótico. E) Esterno com quilha e um arco aórtico.

07. (UFMG-97) - Os animais abaixo representados são bastante diferentes na sua aparência, mas apresentam várias características comuns.

Entre essas características NÃO se inclui: A) fecundação interna B) homeotermia C) oviparidade D) respiração pulmonar

08. (VIÇOSA-95) - Considere as características a seguir, relativas aos grandes grupos vertebrados: ossos pneumáticos, glândulas paratóides, diafragma, bexiga natatória e plastrão ventral. Estas características são exclusivas respectivamente de:

A) Aves, mamíferos, répteis, peixes, anfíbios. B) Anfíbios, mamíferos, peixes, répteis, aves. C) Aves, mamíferos, anfíbios, peixes, répteis. D) Répteis, anfíbios, mamíferos, peixes, aves. E) Aves, anfíbios, mamíferos, peixes, répteis.

Não é permitida a reprodução no total ou em partes – ℓei 9.610 PRÉ – VESTIBULAR

Direitos Reservados ℡ (67) 3382 -1075 www.cursodomario.com.br - 8

09. (Unifesp – EPM) – As aves são geralmente chamadas de dinossauros de penas. Tal denominação:

A) procede, porque elas surgiram a partir do mesmo grupo ancestral de répteis que originou os dinossauros. Como os dinossauros, as aves possuem ovos com âmnio. Porém, diferentemente deles, elas apresentam, como novidade evolutivas, as penas e a endotermia.

B) procede, porque elas surgiram a partir de répteis crocodilianos que, por sua vez, tiveram suas origens entre os dinossauros. As características do coração de crocodilianos e de aves são evidências dessa proximidade e dessa descendência.

C) procede, porque elas surgiram no mesmo período que os primeiros dinossauros. Um pequeno grupo de anfíbios deu origem aos répteis que resultaram nos mamíferos e outro grupo maior de anfíbios originou répteis que se diferenciaram em dinossauros e em aves.

D) não procede, porque, para isso elas têm. 10. (UFU – MG) – Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, anexos embrionários de aves e suas respectivas funções: A) Saco vitelínico (excreção), placenta (respiração e nutrição), âmnion (proteção), córion ou serosa

(proteção e revestimento). B) Saco vitelínico (nutrição), alantóide (circulação e digestão), âmnion (proteção), córion ou serosa

(excreção). C) Saco vitelínico (excreção), serosa (nutrição), âmnion (proteção), córion (respiração e digestão). D) Saco vitelínico (nutrição), alantóide (respiração e excreção), âmnion (proteção), córion ou serosa

(proteção e revestimento). E) Saco vitelínico (nutrição), placenta (respiração e circulação), âmnion (proteção), córion ou serosa

(proteção e revestimento). 11. (Vunesp – SP) – Considere as estruturas numeradas de I a IV: I – sacos aéreos II – diafragma III – Coração com quatro câmaras IV – Ossos pneumáticos A alternativa que apresenta o conjunto de números que corresponde às estruturas presentes nas aves é: A) I, II e IV B) I, III, e IV C) II, III e IV D) I, II e III E) I, II, III e IV

www.cursodomario.com.br - 9

CCCUUURRRSSSOOO DDDEEE BBBIIIOOOLLLOOOGGGIIIAAA AULA 007

12. (PUC – MG) – As afirmações abaixo se referem às aves: I – Sacos aéreos e ossos pneumáticos constituem importantes adaptações das aves para o vôo. II – As penas têm origem a partir da mesoderme, sendo revestidas por uma epiderme de constituição córnea. III – Ácido úrico compreende o tipo de excreção nitrogenada. IV – A pele é, caracteristicamente, seca, glandular, com excreção da uropigiana. São corretas as afirmativas: A) I, II, III e IV B) I, III e IV apenas C) I e III apenas D) II e IV apenas E) III e IV apenas 13. (UEM – PR) – Com relação aos animais considerados como Vertebrata, indique o que for correto. 01. Aves e mamíferos diversificaram-se após a extinção dos dinossauros e apresentam, hoje, características

em comum, como as estruturas dérmicas, representadas pelas glândulas sebáceas e glândulas sudoríparas.

02. Os anfíbios evoluíram a partir de peixes sarcopterígeos; desde que surgiram, são predadores, caçando insetos, minhocas e outros invertebrados.

04. As cobras ingerem suas presas inteiras, sem usar os dentes na mastigação. Após ingerir a presa, o corpo da cobra dilata-se muito, o que é possível devido a fatores como: ter o estômago e a parede do corpo extremamente elástica e não apresentar o osso esterno unindo as costelas na região ventral; suas costelas são fixas apenas à coluna vertebral.

08. O surgimento das mandíbulas, manipuladas por músculos e associados a dentes, foi uma grande inovação durante a história evolutiva dos vertebrados, permitindo explorarem novas fontes de alimento.

16. O homem, bem como todos os mamíferos Ehtheria, são chamados placentários. Durante o desenvolvimento embrionário, forma-se uma placenta, através da qual o embrião recebe nutrientes da mãe.

32. As aves, que surgiram de um grupo de dinossauros bípedes, apresentam como características atuais a presença de penas, formadas por queratina, que possuem propriedade de isolante térmico.

14. (UEL – 2006 – Motivado pela beleza da água verde-néon de uma paria brasileira, um banhista se arrisca

a um mergulho. Não podia ter tido idéia melhor. Sobre uma pedra, pôde ver uma anêmona-do-mar reluzindo um azul-florescente indescritível. Pouco adiante, um ouriço-do-mar movimentava lenta e ritmadamente os seus espinhos, como em uma solitária dança. Ao sair da água, foi surpreendido por uma fuga de vários siris para suas tocas. Olhou para o lindo céu azul, como em um ato de agradecimento. Gaivotas faziam grandes rasantes sobre a água em busca de alimento. O festival de beleza só cessou quando, ao sentar-se á orla, para uma água-de-coco, percebeu que o lixo humano é um desastrado atrativo de insetos, especialmente baratas. Assinale a alternativa que indica, correta e respectivamente, o tipo de sistema respiratório de cada um dos animais citados (e sublinhados) no texto.

A) Ausente (ou respiração por difusão direta); branquial; pulmonar; traqueal; traqueal. B) Traqueal; ausente; branquial; pulmonar; ausente. C) Ausente; branquial; branquial; pulmonar; traqueal. D) Branquial; traqueal; traqueal, pulmonar; ausente E) Traqueal; ausente; pulmonar; traqueal; branquial.

Não é permitida a reprodução no total ou em partes – ℓei 9.610 PRÉ – VESTIBULAR

Direitos Reservados ℡ (67) 3382 -1075 www.cursodomario.com.br - 10

15. (UEL – 2007) - Muitos vertebrados apresentam notáveis modificações estruturais no aparelho digestório, de forma que seja possível aproveitar mais eficientemente os recursos alimentares. Com base no texto e nos conhecimentos sobre o tema, considere as afirmativas a seguir: I. O papo do pardal é uma parte dilatada do estômago no qual ocorre acúmulo e digestão química do

alimento, permitindo, desta forma, servi-lo já digerido aos seus filhotes. II. O intestino do tubarão-branco é relativamente curto, mas, para aumentar a superfície de absorção de

nutrientes por esse órgão, apresenta uma estrutura conhecida como válvula espiral. III. A ausência de dentes nas aves restringe a exploração de diferentes itens alimentares, limitando o número

de grupos tróficos nessa classe, ao contrário do que ocorre nos mamíferos, que apresentam dentes. IV. Carneiros apresentam estômago dividido em quatro câmaras e uma associação mutualística com

microrganismos produtores de celulose. A alternativa que contém todas as afirmativas corretas é: A) I e II B) I e III C) II e IV D) I, II e IV E) II, III e IV 16. (UFMS-2002-v) - Quanto ao grupo das aves, dentro do Filo Chordata, é correto afirmar que (01) surgiram no Mesozóico, a partir de répteis voadores, como os pterossauros. (02) podem ter a capacidade de voar (chamadas de carenatas) ou não (chamadas de ratitas). (04) são exemplos de aves ratitas, a ema e o avestruz; e de aves carenatas, a garça e o pingüim. (08) todas as aves são ovíparas e se desenvolvem fora do corpo da fêmea. (16) as penas das aves são formadas por queratina, que funciona como isolante térmico; cada pena possui

um eixo central, a ráquis. 17. (Ufg) - "E os passarinhos do gigante eram cobras e lagartos." O romance de Mário de Andrade é povoado de espécies animais. Na frase acima, por exemplo, há referência a dois grupos de animais que possuem características morfofisiológicas distintas. Com base nesses caracteres, complete: A) Os passarinhos conquistaram o meio terrestre de modo mais eficiente que as cobras e os lagartos, porque...... B) As cobras podem ingerir animais de diâmetro maior que o de seu corpo, porque........ 18. (Ufpe) - Com relação a algumas características de animais vertebrados, é verdadeiro afirmar que: ( ) os osteíctes possuem, na porção ventral do corpo, um órgão, denominado bexiga natatória, cuja função

exige que o peixe se mantenha em movimento corporal rápido. ( ) diferentemente dos peixes, os anfíbios apresentam epiderme permeável, desenvolvimento de pulmões,

coração com três cavidades e existência de pálpebras. ( ) em relação aos anfíbios, os répteis mostram diferenças evolutivas importantes, entre as quais: epiderme

impermeável, excreção de ácido úrico e pulmões com maior superfície de troca. ( ) as aves apresentam semelhanças com os répteis, entre as quais: epiderme seca, ovo com casca e

excreção de ácido úrico como principal resíduo nitrogenado. ( ) enquanto as aves são animais pecilotérmicos, os mamíferos são animais homeotérmicos.

www.cursodomario.com.br - 11

CCCUUURRRSSSOOO DDDEEE BBBIIIOOOLLLOOOGGGIIIAAA AULA 007

19. - As aves voadoras apresentam adaptações para se deslocarem no ar como, por exemplo, o corpo aerodinâmico coberto de penas e os membros anteriores transformados em asas. Segundo o conhecimento científico, nas aves o movimento das asas e a energia necessária para a realização desses movimentos devem-se: A) às soldaduras, presentes em alguns ossos, que garantem a resistência do esqueleto às grande pressões das

massas de ar, sem se quebrar. Essas massas de ar são responsáveis pelo movimento das asas. B) às penas, que sendo excelentes isolantes térmicos permitem uma melhor distribuição e uso das gorduras,

de onde é retirada a energia. C) aos músculos peitorais, que estão presos à quilha do osso externo. A energia provém de reações químicas

que têm a glicose e o oxigênio como reagentes. D) aos ossos pneumáticos que se comunicam com os sacos aéreos. A energia provém do oxigênio,

combustível distribuído dos sacos aéreos para todas as células. E) ao empuxo do ar que impele a ave para uma altitude maior, estimulando seu cérebro a dar ordens para

que os ossos se movimentem. A energia para esses movimentos provém dos alimentos ingeridos. 20. (Pucpr) - De acordo com a teoria mais corrente, este grupo animal constitui os primeiros vertebrados efetivamente equipados para a vida terrestre em lugares secos, em decorrência das adaptações abaixo enunciadas: - Presença de pele seca e relativamente impermeável; - Presença de órgãos respiratórios internos; - Fecundação interna e independente da água; - Presença de ovos com casca grossa; - Presença de âmnio e alantóide; - Excretam ácido úrico. O grupo animal vertebrado em questão são: A) os mamíferos. B) as aves. C) os répteis. D) os anfíbios. E) os peixes. 21. (Uepg) - Sobre os répteis, assinale o que for correto: (01) Seu esqueleto é misto: ósseo e cartilaginoso. (02) Sua fecundação é externa. (04) Apresentam circulação dupla e incompleta, com mistura de sangue venoso e arterial. (08) Possuem rins metanéfricos. (16) Sua pele é desprovida de terminações nervosas. 22. (Ufrrj) - Com relação ao hábito das tartarugas marinhas de subir às praias para desovar, é correto dizer que: A) as tartarugas fazem isso para evitar que os ovos se estraguem na água. B) esse comportamento foi herdado de tartarugas terrestres ancestrais das marinhas. C) se os ovos fossem colocados na água, flutuariam e seriam mais facilmente predados. D) as tartarugas fazem isso para proteger os ovos de predadores marinhos que poderiam destruir os ovos, se

deixados na água. E) as tartarugas fazem isso porque os filhotes não resistiriam à água do mar.

Não é permitida a reprodução no total ou em partes – ℓei 9.610 PRÉ – VESTIBULAR

Direitos Reservados ℡ (67) 3382 -1075 www.cursodomario.com.br - 12

23. (Ufg) - O clima frio e seco do Período Permiano da era Paleozóica, favoreceu o domínio dos répteis - chamados de conquistadores da Terra -, que foram os primeiros vertebrados capazes de resistir a tais condições climáticas. Entre as características apresentadas por esses animais pode-se citar: ( ) a adaptação do sistema respiratório, responsável pelo aumento da superfície de contato com o oxigênio

do ar atmosférico, fazendo que eles não mais dependessem de um ambiente aquático para o processo da respiração.

( ) o desenvolvimento de pele permeável, que acelerava a desidratação e impedia trocas gasosas intensas com o ambiente, além de apresentar vários anexos epidérmicos como as glândulas sebáceas.

( ) a presença de um sistema urinário mais complexo com rins metanéfricos, capaz de produzir resíduos nitrogenados menos tóxicos para o indivíduo e de promover a reabsorção de água através do metabolismo.

( ) a presença de sangue rico em hemolinfa, responsável pelo transporte do gás monóxido de carbono e de vitaminas, importante para o suprimento metabólico do animal durante os períodos de hibernação.

24. (G1) - As aves, para se adaptarem ao vôo, apresentam as seguintes características, EXCETO: A) ossos compactos e bicos pequenos e leves. B) sacos aéreos e músculos peitorais poderosos. C) membrana nictante nos olhos e ausência de dentes. D) ausência de bexiga urinária e filhotes fora do corpo da fêmea. 25. (Puc-rio) - Os pássaros apresentam determinadas adaptações que facilitam sua capacidade de voar. Essas adaptações incluem: A) presença de sacos aéreos e amônia como excreta nitrogenado. B) pecilotermia e ácido úrico como excreta nitrogenado. C) presença de ossos pneumáticos e de sacos aéreos. D) presença de sacos aéreos e de moela. E) homeotermia e amônia como excreta nitrogenado. 26. (Ufg) - O ovo é só da fêmea do jacaré? Não, o ovo pode ser de várias fêmeas, como a do sapo, a do gavião e até a do ornintorrinco. Em alguns grupos de animais, entre eles o das aves, o desenvolvimento embrionário ocorre dentro de um ovo com casca rígida. Para a produção do ovo, estes animais desenvolveram um sistema reprodutor diferenciado. Com base nas características da reprodução das aves, pode-se afirmar que: ( ) o aparelho reprodutor dos machos possui um órgão copulador que sai da cloaca durante a cópula e

facilita a fecundação. ( ) a casca do ovo oferece proteção contra choques mecânicos e garante a nutrição para o indivíduo em

formação, além de proteger contra a dessecação. ( ) o desenvolvimento de ovos com casca calcária permite o isolamento do embrião do meio externo, e,

assim, diminui a taxa de predação contra os filhotes. ( ) como apresentam um útero reduzido para abrigar e desenvolver o embrião, as aves fecundam o óvulo

dentro da bexiga, que é bastante espaçosa. 27. (Ufmg) - Todas as alternativas apresentam situações em que morcegos, golfinhos e algumas aves utilizam o sistema acústico de orientação espacial por ressonância, EXCETO: A) Capturar presas. B) Escapar de ambientes iluminados. C) Evitar ataque de predadores. D) Impedir colisões.

www.cursodomario.com.br - 13

CCCUUURRRSSSOOO DDDEEE BBBIIIOOOLLLOOOGGGIIIAAA AULA 007

28. (Ufrn)

As aves são animais que apresentam o metabolismo muito elevado em relação aos répteis, exercendo um bom controle sobre a temperatura corporal. Isso ocorre porque as aves apresentam A) glândulas sudoríparas e excreção de ácido úrico. B) sacos aéreos e corpo coberto de penas. C) circulação dupla e coração tetracavitário. D) sistema digestório completo e tecido adiposo. 29. (Unifesp) - Cobras, em geral, ingerem uma grande quantidade de alimento, mas apenas de tempos em tempos. Gaviões, comparativamente, ingerem alimento em pequenas quantidades, porém diariamente e várias vezes ao dia. Conhecendo as principais características dos grupos a que esses animais pertencem, pode-se afirmar corretamente que isso ocorre porque: A) a digestão nas cobras é mais lenta e isso fornece energia aos poucos para seu corpo. Nos gaviões, a

necessidade de fornecimento maior e mais rápido de energia condicionou o comportamento de tomada mais freqüente de alimento.

B) as cobras, por ingerirem as presas inteiras, demoram mais tempo digerindo pêlos e penas. Os gaviões, por ingerirem as presas aos pedaços, já começam a digestão a partir do tecido muscular da presa.

C) os órgãos sensoriais das cobras são bem menos desenvolvidos que os dos gaviões. Por isso, ao conseguirem alimento, ingerem a maior quantidade possível como forma de otimizar o recurso energético.

D) sendo ectotérmicas (pecilotérmicas), as cobras possuem um período de busca de alimento restrito aos horários mais quentes do dia e, por isso, ingerem tudo o que encontram. Já os gaviões, que são endotérmicos (homeotérmicos), são ativos tanto de dia quanto à noite.

E) as escamas e placas epidérmicas do corpo das cobras dificultam sua locomoção rápida, o que influencia o comportamento de caça e tomada de alimento. Os gaviões, nesse sentido, são mais ágeis e eficientes, por isso caçam e comem mais.

30. (Ufc) - Os Primeiros Socorros protegem a vítima contra maiores danos, até a chegada de um profissional de saúde especializado. No caso de picadas de cobras peçonhentas, devemos socorrer a vítima até 30 minutos após a mordida, com as seguintes medidas: A) manter a vítima em repouso, fazer a assepsia e aplicar compressas frias ou gelo. B) manter a vítima em movimento, fazer garroteamento e oferecer um pouco de álcool. C) manter a vítima em movimento, fazer a assepsia e oferecer um pouco de querosene. D) manter a vítima em repouso, fornecer um pouco de álcool e aplicar a respiração de socorro. E) manter a vítima em pé, fazer garroteamento e cortar a pele para extrair sangue.

Não é permitida a reprodução no total ou em partes – ℓei 9.610 PRÉ – VESTIBULAR

Direitos Reservados ℡ (67) 3382 -1075 www.cursodomario.com.br - 14

GABARITO 01. (001+008) = 09 02. D 03. D 04. (016+032) = 48 05. E 06. E 07. B 08. E 09. B 10. D 11. B 12. B 13. (002+004+008+016+032) = 62 14. C 15. C 16. (002+004+008+016) = 30 17. A) Os passarinhos conquistaram o meio terrestre de modo mais eficiente que as cobras e os lagartos porque voam. B) As cobras podem ingerir animais de diâmetro maior que o de seu corpo porque podem desarticular os ossos que constituem suas mandíbulas. 18. F, V, V, V, F 19. C 20. C 21. 12 22. B 23. V, F, V, F 24. A 25. C 26. V, V, V, F 27. B 28. C 29. A 30. A