pedagogia 2017 encontro internacional pela … · responsabilidade toda, la educação como o...

13
PEDAGOGIA 2017 Encontro Internacional pela Unidade dos Educadores De 30 de Janeiro a 3 de Fevereiro Palácio de Convenções Havana CUBA Estimado(a)colega: O Ministério da República de Cuba e o Palácio de Convenções de Havana, com patrocínio de organizações regionais e internacionais ligadas à educação, têm o prazer de anunciarem a próxima edição do Congresso de Pedagogia, a decorrer de 30 de Janeiro a 03 de Fevereiro de 2017, na grande sede dos eventos de Havana. Este novo encontro convoca, como sempre, para a unidade dos educadores e é elemento substancial para continuarmos a promover a integração entre os nossos países, intercambiarmos experiências, juntarmos forças e esforços para concretizar a as metas acordadas nas conferências regionais, como exemplo de cooperação solidária na nossa luta por um mundo melhor. A complexidade do mundo actual, com agudas contradições económicas e sociáis, o desenvolvimento acelerado que tem atingido a ciência e a técnica, a batalha pela erradicação do analfabetismo, como passo inicial para conseguirmos o acesso universal para uma educação de qualidade e sem exclusões, constituem premissas indispensáveis a termos em conta na procura de vias que propiciem o desenvolvimento sustentável nos nossos países. Nesse desafio, a educação deve ter um papel principal, o que exige propormos estratégias e enfoques realmente integradores e humanistas, como úteis instrumentos para compreendermos melhor o mundo de hoje, face os desafios que enfrentam os povos neste século. Com estas premissas, convocamos os docentes, professores, educadores, investigadores e dirigentes da região, para participarem no Congresso de Pedagogia 2017. O objectivo será atingido enquanto se conseguir um amplo intercâmbio de experiências, que nos permita obter uma educação de qualidade para todos e durante toda a vida, através da cooperação solidária na formação cidadã, o respeito à diversidade cultural, a identidade nacional e na formação de gerações portadoras dos mais altos valores humanos universalmente aceites. Esperamos contar com sua presença. Cordialmente, Dra. C. Ena Elsa Velázquez Cobiella Ministra da Educação Presidenta do Comité Organizador

Upload: ngokhuong

Post on 07-Oct-2018

213 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

PEDAGOGIA 2017 Encontro Internacional pela Unidade dos Educadores

De 30 de Janeiro a 3 de Fevereiro

Palácio de Convenções

Havana

CUBA Estimado(a)colega: O Ministério da República de Cuba e o Palácio de Convenções de Havana, com patrocínio de organizações regionais e internacionais ligadas à educação, têm o prazer de anunciarem a próxima edição do Congresso de Pedagogia, a decorrer de 30 de Janeiro a 03 de Fevereiro de 2017, na grande sede dos eventos de Havana. Este novo encontro convoca, como sempre, para a unidade dos educadores e é elemento substancial para continuarmos a promover a integração entre os nossos países, intercambiarmos experiências, juntarmos forças e esforços para concretizar a as metas acordadas nas conferências regionais, como exemplo de cooperação solidária na nossa luta por um mundo melhor. A complexidade do mundo actual, com agudas contradições económicas e sociáis, o desenvolvimento acelerado que tem atingido a ciência e a técnica, a batalha pela erradicação do analfabetismo, como passo inicial para conseguirmos o acesso universal para uma educação de qualidade e sem exclusões, constituem premissas indispensáveis a termos em conta na procura de vias que propiciem o desenvolvimento sustentável nos nossos países. Nesse desafio, a educação deve ter um papel principal, o que exige propormos estratégias e enfoques realmente integradores e humanistas, como úteis instrumentos para compreendermos melhor o mundo de hoje, face os desafios que enfrentam os povos neste século. Com estas premissas, convocamos os docentes, professores, educadores, investigadores e dirigentes da região, para participarem no Congresso de Pedagogia 2017. O objectivo será atingido enquanto se conseguir um amplo intercâmbio de experiências, que nos permita obter uma educação de qualidade para todos e durante toda a vida, através da cooperação solidária na formação cidadã, o respeito à diversidade cultural, a identidade nacional e na formação de gerações portadoras dos mais altos valores humanos universalmente aceites.

Esperamos contar com sua presença. Cordialmente,

Dra. C. Ena Elsa Velázquez Cobiella Ministra da Educação Presidenta do Comité Organizador

ORGANIZADORES

PATROCINADORES

Receptivo Oficial

Comité Organizador

PRESIDENTES DE HONRA

MSc. Miguel Díaz-Canel Bermúdez Primeiro Vice-presidente dos Conselhos de Estado e de Ministros

Dr.C José Ramón Fernández Álvarez Assessor do Presidente dos Conselhos de Estado e de Ministros

PRESIDENTA

Dr.C Ena Elsa Velásquez Cobiella Ministra da Educação

VICE-PRESIDENTE DE HONRA

Sr. Roberto Herrera Maas Presidente da AELAC

VICEPRESIDENTE PRIMERO

Dr. C. Rodolfo Alarcón Ortiz Ministro da Educação Superior

VICE-PRESIDENTES

Dr.C Antonio Becali Garrido Presidente do INDER

MSc. Ismael Drullet Pérez Secretário Geral do SNTECD Sra. Katherine Muller-Marin

Oficial a cargo do Escritório Regional UNESCO Havana Sra. Anna Lucia D’ Emilio

Representante Programas UNICEF em Cuba MSc. Octavio Pérez Marrero

Director Palácio de Convenções MSc. Cira Piñeiro Alonso

Vice-ministra Primeira MINED

ORGANIZADORAS

MSc. Marisol Presno Pérez Secretária Executiva Comité Organizador

Esp., Lic. Zósima López Ruiz Organizadora Profissional de Congressos, PALCO

Lic. Anabel Duarte Sánchez Especialista Departamento de Divulgação

Temáticas Gerais 1. A educação em valores e educação cidadã por uma cultura de paz.

2. O desempenho profissional do docente no aperfeiçoamento e transformação dos sistemas Educativos.

3. Desafios e perspectivas na formação docente.

4. Políticas públicas em ciência, tecnologia e inovação para um desenvolvimento inclusivo e Sustentável.

5. As tecnologias da informação e das comunicações na educação. O seu contributo para uma Cultura pelo desenvolvimento sustentável.

6. A avaliação da qualidade para uma educação inclusiva e equitativa no quadro da Agenda 2030.

7. Educação ambiental para o desenvolvimento sustentável e prevenção de desastres.

8. Cultura, educação e sociedade.

9. A educação física, o desporto e a saúde nas instituições educativas.

10. Atenção integral à infância e à adolescência. 11. Direcção do processo de ensino – aprendizagem.

12. Formação vocacional, laboral e orientação profissional, segundo as demandas sociais.

13. Organização e administração das instituições educativas.

14. Aportes das Ciências da Educação para o desenvolvimento da prática educativa.

15. Integração escola – família -comunidade para um desenvolvimento humano sustentável.

16. Alfabetização e educação de jovens e adultos.

17. Pensamento de José Martí e do Comandante em Chefe Fidel Castro na obra educacional Cubana.

18. Pensamento educativo latino-americano.

19. Desafios e perspectivas na formação de profissionais numa universidade inovadora.

20. Influência dos sindicatos e grémios de docentes no desenvolvimento sustentável da educação.

21. Educação inclusiva, equitativa, de qualidade e aprendizagem durante toda a vida para todos.

22. A educação para os povos indígenas e do sector rural. Políticas inovadoras para o Desenvolvimento humano sustentável.

23. Formação técnica e profissional de qualidade e a sua contribuição para o desenvolvimento socioeconómico dos países.

Cada um destes temas centrais está integrado por diversas linhas temáticas que serão debatidas em simpósios e foros e serão tratadas em cursos (pré congresso e paralelamente ao evento), desenvolvidos por docentes e investigadores de alto nível profissional e experientes. Os simpósios serão organizados em conferências, mesas redondas, painéis, representações orais e cartazes, como formas de integração do conteúdo dos temas centrais e para propiciar o debate científico. A forma fundamental de apresentação dos trabalhos será em sessões de debate em que os delegados, através da sua intervenção e participação, comunicarão de forma breve os principais resultados científicos do seu trabalho de investigação. O programa científico inclui visitas especializadas a centros educacionais e instituições científicas e culturais de Havana.

Simpósios 1. Nome: A educação em valores e educação cidadã por uma cultura de paz. Descrição: O simpósio desenvolverá um interessante intercâmbio académico e científico de

experiências sobre a educação em valores e educação cidadã por uma cultura de paz, como reclamação e aspiração da humanidade neste Século XXI marcado pelo desenvolvimento científico – tecnológico, em que cada vez mais urge a necessidade das pessoas nas suas vidas quotidianas e nos contextos históricos, de manifestarem os sentimentos, valores e qualidades morais que expressem a essência humana nas suas relações, comportamentos, comunicação e trato, de uma maneira responsável e auto-regulada a partir da sensibilidade, da orientação humanista e do meio ambiente mediatizada pelo respeito na convivência cidadã no planta que partilhamos.

2. Nome: Avaliação da qualidade dos sistemas educativos. Desafios e perspectivas. Descrição: O simpósio avaliação da qualidade da educação trata, nesta edição 2017 do Congresso

Internacional Pedagogia, três grandes linhas temáticas. De um lado tem-se trabalhos referidos à avaliação da aprendizagem dos estudantes, do outro lado tratam-se a avaliação do desempenho profissional de docentes e directivos, e por último ponências centralizadas nos processos de avaliação institucional e acreditação universitária. Igualmente, expõem-se trabalhos referidos a acções de melhoramento escolar que devem seguir aos processos de avaliação.

3. Nome: Desafio da formação inicial e permanente de profissionais da educação para

um desenvolvimento humano sustentável. Descrição: Complexidade da época actual onde confluem avanços científicos e tecnológicos

transcendentais, crise económica, deterioro do meio ambiente, câmbio climático, discriminação e conflitos armados coloca face a educação e os seus portadores profissionais, os educadores, uma grande responsabilidade como não acontecera em tempos passados. Realizam-.se no nosso sector no continente todo, ingentes esforços e acumulam-se experiências destacadas na formação e no labor quotidiano dos educadores para converterem a educação em fonte de melhoramento humano e em condição dinamizadora de um desenvolvimento sustentável. O simpósio propiciará a colaboração e a aprendizagem colectiva para contribuir a levantar a qualidade da formação contínua de educadores na nossa região.

4. Nome: Língua, cultura artística e literária.

Descrição: Educar através das artes, exige dos sujeitos de cultura que conduzem este processo o

domínio de conceitos básicos e o exercício de técnicas criativas para assumir, com a

responsabilidade toda, la educação como o processo de aprendizagem dos conteúdos

da cultura, tendo-se como referência a vivência pessoal, o conhecimento e as

qualidades que provêm dos valores universais e próprios. Estimular, exercitar e

enriquecer o discernimento das linguagens: verbal, escrita, gráfica, gestual, entre outros

favorecerá a compreensão das manifestações artísticas como expressão de identidade

cultural.

5. Nome: Promoção e educação para a saúde nas instituições educativas.

Descrição: Os trabalhos a serem apresentados devem constituir experiências ou investigações

desenvolvidas em qualquer dos níveis educativos, dirigidos a educandos, educadores e

família, relacionadas com a promoção e educação para a saúde, a educação da

sexualidade com focalização no género e nos direitos, a educação alimentar e

nutricional, a educação para a prevenção de adições, com enfase no consumo de

drogas, a prevenção de lesões não intencionais e educação vial, a higiene pessoal e

colectiva assim como a medicina natural e tradicional.

6. Nome: A educação física e o desporto, por uma educação inclusiva, equitativa e de qualidade durante toda a vida.

Descrição: A educação física a partir das concepções actuais e junto às mudanças no currículo

aponta para um enfoque integral físico educativo, com o fim de tornar possível o

desenvolvimento da personalidade, assegurando a continuidade da actividade física e

da prática desportiva massiva durante toda a vida e dirigida a atingir uma melhor

qualidade de vida.

7. Nome: Formação técnica e profissional de qualidade e o seu contributo para o desenvolvimento socioeconómico dos países.

Descrição: Este simpósio trata temáticas fundamentais, entre as que se podem sublinhar: o lugar

estratégico da formação técnica e profissional e a sua função dinamizadora no desenvolvimento socioeconómico dos países, as exigências actuais e perspectivas para a formação e capacitação de técnicos de nível meio nos diferentes contextos de educação técnica e profissional, particularmente na integração da escola profissional e na entidade laboral, no currículo das careiras técnicas, na formação e capacitação dos professores de nível meio e superior e nos especialistas da produção, também como no trabalho de profissionalização dos conteúdos da formação geral, a formação vocacional e orientação profissional para as diferentes especialidades e o trabalho científico investigativo.

8. Nome: A integração escola-família-comunidade, novas leituras na contemporaneidade. Descrição: A família e o seu papel na formação de crianças adolescentes e jovens, desafios face os

problemas da sociedade contemporânea. Participação das famílias na escola. Necessidade da integração escola-família-comunidade, a escola como centro cultural da comunidade. A escola no desenvolvimento de programas e projetos sociais de transformação socioeducativa. Boas práticas nas relações da escola e os agentes sociais que contribuem param a educação. A preparação aos pais e à família para o desempenho das suas funções educativas. Contribuição dos pais à aprendizagem e necessidade de realizarem esforços conjuntos, docentes e família para a elevarem a qualidade da educação.

9. Nome: O desenvolvimento das Ciências da Educação. Direcção de instituições educativas.

Descrição: Neste simpósio tratam-se debates actuais sobre as ciências da Educação, e os seus

desafios mais significativos. Consideram-se também aquelas teorias emergentes que tem aparecido ou que se têm fortalecido a partir da década dos anos 80 do século XX, e que tem começado a influir nas tendências clássicas, como pensamento complexo, construtivismo, pedagogia crítica, holismo ambientalista, teoria da diversidade, e tudo aquilo relacionado com a aplicação das tecnologias ao ensino. Também incluem-se aspectos relacionados com a direcção científica aplicada ao ensino, e logicamente tudo o que tem a ver com a aplicação prática destas ideias.

10. Nome: Educação ambiental para o desenvolvimento sustentável. Descrição: Nos trabalhos deste simpósio discutem-se resultados de projetos de investigação,

desenvolvimento e inovação; assim como experiências educativas que abrangem desde as escolas e universidades até as famílias e comunidades. Expõem-se projetos e programas educativos e comunitários relacionados com a educação ambiental para o desenvolvimento sustentável; em especial, sobre os desastres naturais, tecnológicos e de sanidade; e a gestão para reduzir o risco desde as escolas e para as comunidades, a destacar-se a resiliência face os desastres; o currículo escolar; as áreas protegidas, ecossistemas maninos, baías e costeiros, urbanos, rurais e montanhosos, concas hidrográficas, educação energética; nos jardins botânicos e zoológicos, museus. Aquários e outras instituições.

11. Nome: As tecnologias da informação e das comunicações na Educação. Descrição: As Tecnologias da Informação e as Comunicações na Educação, abrem muitas

possibilidades, mas também sugerem novas exigências no desenvolvimento e aperfeiçoamento contínuo das concorrências tecnológicas e didácticas. Os trabalhos apresentados incluem um olhar à introdução das TIC e de outras tecnologias como rádio e televisão nos sistemas educativos; uso das redes telemáticas; tais como computação em nuvem, sítios web, portais, produção de recursos e formação de concorrências em TIC no sentido geral.

12. Nome: Alfabetização e educação de jovens e adultos, atendendo a diversidade sociocultural e económica de cada país.

Descrição: A alfabetização e a educação de jovens e adultos são reconhecidos como um direito

humano que ao tornar-se efectivo fortalece a valorização intrínseca das pessoas, e um processo de aprendizagem que pré supõe “dotar de qualidades morais e qualidades inteligentes, de instruírem na ciência e na consciência” grande quantidade de pessoas jovens e adultas excluídas dos sistemas educativos tradicionais, para que sejam

capazes de se insertarem em igualdade de condições e possibilidades no mundo laboral, no económico, político e social das comunidades onde vivem, contribuir para o seu desenvolvimento e para elevar os indicadores de qualidade de vida.

13. Nome: Desafios e perspectivas na formação de profissionais numa universidade inovadora.

Descrição: Os processos de câmbio que se tem vindo a alargar e a acelerar nas universidades, e

nas políticas de educação terciaria, não são privativos de um grupo de países, nem sequer dos mais desenvolvidos, e constituem resultado em grande medida do desenvolvimento da ciência e da inovação e do impacto da globalização no mundo. Uma das tendências que caracteriza a educação superior na época actual é o seu crescente massificação, em atendimento às demandas da economia e dos serviços e, como consequência, tem-se ampliado a oferta de carreiras curtas e longas, a difusão de propostas de educação a distância e de níveis de formação de curto ciclo que propicia a incorporação mais prematura da força laboral qualificada às entidades.

14. Nome: Interdisciplinaridade e a intersectorialidade para a atenção integral à primeira infância.

Descrição: No simpósio debatem-se temáticas relacionadas com os processos de

intersectorialidade e interdisciplinaridade, necessários para as políticas, e programas que actualmente têm significativa validade para o cumprimento dos objectivos de desenvolvimento sustentável, em particular, aquele relacionado com a atenção educativa à primeira infância.

15. Nome: A inclusão educativa, um trânsito para a inclusão social. Descrição: A inclusão educativa, expressão do reconhecimento ao direito de uma educação de

qualidade para todos, tem estado a ser tema essencial de debate científico nas últimas décadas em diversos palcos. Na actualidade os sistemas educativos têm o desafio de fomentarem igualdade de oportunidades como condicionamento essencial para atingir a inclusão social, através da participação activa de todos os educandos nos processos educativos e sociais. A estrutura e organização do simpósio propicia desde diferentes áreas do saber, a abordagem da atenção à diversidade em que os docentes, famílias, organizações sociais e educativas, desde posturas científicas e humanistas revelam a situação actual da inclusão educativa e projetam vias, acções, estratégias e metodologias que possibilitem aos educandos encararem com diversos níveis de independência a inclusão social.

16. Nome: O acesso à Educação Primária: um desafio à qualidade educativa. Descrição: Ampla diversidade de experiências da prática educativa e investigativa sobre a

educação primária actual, reflecte o compromisso dos educadores de diferentes latitudes para o conseguimento junto do acesso universal, à inclusão, à equidade e igualdade de oportunidades, com um processo educativo de qualidade, centrado no estudante, e no desenvolvimento como requisito básico para a plena integração social.

17. Nome: Educação para adolescentes e jovens: Políticas inovadoras para o desenvolvimento humano sustentável.

Descrição: O simpósio constitui um espaço de exposição, reflexão e debate das experiências

teóricas e práticas que se desenvolvem nos diferentes contextos no âmbito educativo e investigativo pelos educadores de diferentes latitudes, para elevarem a qualidade na formação dos adolescentes e dos jovens. As principais temáticas estão relacionadas com a atenção integral à adolescência, o direccionamento do processo de ensino-aprendizagem, a formação vocacional, laboral e orientação profissional em função das demandas sociais, da organização e administração das instituições educativas, para além dos trabalhos relacionados com o currículo escolar, com a avaliação do escolar e com o ingresso à Educação Superior, com o trabalho preventivo, a ligação da escola

com a família e a comunidade, entre outros.

Foro 1. Pensamento educativo latino-americano. Descrição: O Foro constitui um espaço de exposição e de debate do pensamento educativo latino-

americano e caribenho que coincidentemente decorrerá na semana do 164 Aniversário do nascimento de José Martí, excepcional educador e Herói Nacional da República de Cuba. Neste Foro será debatida a transcendência do pensamento de Simón Rodríguez, Félix Varela, José Martí, Fidel Castro, Ernesto Guevara, Paulo Freyre junto de outros destacados educadores da Nossa América. Paralelamente, serão examinadas as experiências e interpretações que se desenvolvem actualmente nos nossos países e que constituem uma necessidade imprescindível para encararmos os desafios que esta época de mudanças nos impõe na formação das crianças, adolescentes e jovens que contribuirão para o conseguimento de um mundo melhor.

Foro 2. Ensinar e aprender História no século XXI Descrição: No Foro “ Ensinar e aprender História”, participarão autores que representam diversas

facetas do labor didáctico como resultado de tendências mundiais. Dessa maneira, na ordem teórica aparecem olhados aos fundamentos de uma didáctica desenvolvente e a sua aposta pelo papel do estudante como activo participante da sua aprendizagem. Não faltam nesta direcção investigações e critérios metodológicos que contribuem para uma independência cognoscitiva. Desde estes postulados aparecem opiniões críticas sobre a história vigente na escola e a necessidade de a aperfeiçoar.

Foro 3. Os sindicatos e as organizações de educadores e estudantes no desenvolvimento

educacional. Descrição: No foro serão debatidas ponências que refletem a participação e gestão social das

organizações de educadores presentes na realidade latino-americana actual. Serão trocadas experiências entre os representantes de associações gremiais, comunitárias, estudantis e científicas com o propósito de valorarem as possibilidades de accionar de forma conjunta para uma educação de qualidade a partir da superação e capacitação contínua de educadores e professores. Entre os temas a serem debatidos destaca-se O papel da educação na formação vocacional, a organização dos sindicatos para elevar-se a participação cidadã, o estímulo e a criação de espaços para um accionar

cada vez mais participativo e democrático.

Normativas e Requisitos

O resumo do trabalho (palavras) deve refletir aspectos mais relevantes e estará relacionado com o título, expressar sua importância teórica e prática, caso responder a uma experiência profissional, a resultados dalguma investigação ou a possivéis respostas de problemas educacionais concretos.

O trabalho deverá ter os seguintes elementos:

Título do trabalho: centrado e em maiúsculos

Dados dos autores: nome (s) e apelido (s) (completos, não são aceites abreviaturas e também não Serão aceites iniciais só), categorias científicas, instituição à qual pertencem, país de procedência endereço electrónico do autor principal.

No caso de serem vários autores (como máximo três num trabalho) deve destacar-se o nome do autor que vai expor as ideias principais no Congresso.

Forma de apresentação dos seus resultados científicos

Simpósio para o qual tributa o trabalho.

Trabalho em formato electrónico PDF.

Estrutura do trabalho: resumo, introdução, desenvolvimento, conclusões, bibliografia e anexos.

Extensão máxima 10 folhas.

Letra fonte Arial 12 pontos, texto justificado, margens 2,5 cm, interlínhas1,5 e Auto espaço.

Paginado.

Não serão avaliados os trabalhos que incumpram com as normativas anteriores. O envio dos trabalhos através do sítio web Inscrição de Ponências. Data limite de recepção de resumos e trabalhos: 31 de Outubro de 2016. Posterior a essa data não se garantirá a sua publicação no CD das Memórias do evento.

O Comité Científico reserva-se o direito de admissão dos resumos e dos trabalhos. A aceitação dos mesmos será notificada antes do dia 30 de Novembro de 2016, através de carta assinada pela Presidenta do Comité Científico e enviada em formato digital.

Os temas livres em cartazes serão organizados com as seguintes normativas:

Introdução, métodos, resultados, discussão e conclusões.

Os caracteres do título não devem ultrapassar 15 palavras e devem ter de 2,5 a 3 cm de altura, com traços grossos e pretos.

As letras e os números nos textos e ilustrações devem ter de 0,50 a 0,75 cm de altura e traços grossos e pretos.

A sequência de apresentação será de esquerda para direita.

O tamanho do painel dentro da sala 12 será de 82 cm de largura (horizontal) por 120 cm de comprimento (vertical).

O tamanho do painel na área expositiva (Grand Foyer) será de 95 cm de largura (horizontal) por 150 cm de comprimento (vertical).

No horário destinado para a apresentação do cartaz, o autor deverá permanecer junto do seu trabalho para intercambiar directamente com os interessados e responder às perguntas que lhe fossem formuladas.

O autor que desejar dispor de um tempo mais prolongado para a comunicação dos seus resultados deverá ser solicitado ao Comité Científico para a sua apresentação ser na modalidade de cartaz. Isso vai requerer que cada expositor traga consigo os cartazes que apresentará. O Comité Organizador e o Comité Científico do Congresso não garantem facilidades para a reprodução dos cartazes em Cuba, portanto o autor deverá trazer consigo o cartaz que vai a apresentar.

Durante o Congresso Pedagogia 2017, prestigiosos professores e investigadores cubanos e estrangeiros de alto nível profissional e reconhecidos internacionalmente, oferecerão cursos relacionados com as temáticas gerais, assim como também sobre outros temas de grande interesse para a comunidade científica educativa internacional e em concordância com os Simpósios.

Os cursos do Congresso decorrerão nas modalidades de cursos pré congresso e cursos paralelos.

Para esta edição são propostos 36 cursos que decorrerão no Palácio de Convenções (18 cursos o dia 30 de Janeiro) e na Faculdade de Superação da Universidade de Ciências Pedagógicas Enrique José Varona (durante os dias 31 de Janeiro, 1 e 2 de Fevereiro, ou seja, 6 cada dia durante o Congresso).

Os interessados poderão seleccionar o curso da sua preferência e solicitar a sua pré inscrição ao Comité Científico através do endereço [email protected].

O valor da inscrição para os cursos é de 20.00 CUC. (moeda convertível cubana) O pagamento dos cursos será feito em Cuba, na altura da acreditação e durante os dias do evento. A mesma inclui certificado de participação e material impresso do curso.

Visitas Especializadas

As visitas especializadas são espaços criados para o intercâmbio cultural, científico e profissional entre os delegados do Congresso e os docentes, estudantes, trabalhadores e membros da comunidade onde estão insertas as instituições seleccionadas para serem visitadas. As ditas instituições mostrarão a realidade educativa, científica e culturais cubanas.

Os delegados poderão inscrever-se para visitar um centro seleccionado de centros educacionais ou instituições no momento da sua acreditação, como parte das actividades do evento sem qualquer custo adicional. Poder-se-á optar por outras visitas, caso o delegado desejar aboná-lo pelo preço de 5.00 CUC. (peso convertível cubano)

Cresces Infantis Programa Educa o teu filho Escolas Primárias

Educaçáo Especial Palácio de Pioneiros Escolas Secundárias “Ernesto Che Guevara”

Institutos Pré Universitários Inst. Pré Universitários Institutos Politécnicos e (para formação Bacharelato) vocacionais de Ciências Exactas Escolas de Ofícios

Escolas Pedagógicas Escolas de Adultos Universidade de Ciências Pedag. “Enrique José Varona”

Centros de interesse para professores do nível médio de outros Ministérios ou Organismos

Escola de Artes Plasticas Escola Elemental de Música Esc. Elemental “Alejo “San Alejandro” “Alejandro García Caturla” e Carpentier” (Artes Escénicas) “Manuel Saumell”

Escola Nacional de Música Escola Nacional de Dança Escola Nacional de Ballet “Fernando Alonso”

Escola Nacional de Circo Escola Infantil de Teatro “La Colmenita”

Centros de interesse para Professores Universitários

Universidade de Havana Universidade das Instituto Superior Ciências Informáticas Politécnico “José A. Echevarría”

Universidade de Ciências ESFA Universidade das Artes da Cultura Física e do Desporto “Cerro Pelado” Comandante Manuel Fajardo”

Ins. De Ciências Básicas e Escola Latino-americana ESFA Pre clínicas de “Girardo Córdova Cardin” “Vitória de Girón” Medicina (ELAM)

Centro de Neurociências Instituto de de Medicina Desportiva Cuba

Instituições Científico – Culturais ligada à tarefa educacional

Instituto Centro Museu De de Estudo da História Martiano Alfabetização

Associação de Pedagogos Editorial Central dos

de Cuba (APC) Povo e Educação Trabalhadores de Cuba

Programa turístico oficial Opção 1.- Inclui: Bilhete aéreo de ida e volta em voo regular da TAP + Cubana:

Lisboa/Madrid/Havana/Madrid/Lisboa Transfere de chegada desde o aeroporto Internacional “José Martí” de Havana até o hotel

seleccionado 06 noites de alojamento em Havana no hotel previsto com Pequeno Almoço Transportação às sessões de trabalho e actividades oficiais do Congresso Serviço de guia Assistência personalizada Seguro de viagem Visto de Cuba Taxas e impostos

Preço em EUROS por pessoa

HOTEL Quarto DUPLO Quarto INDIVIDUAL

Habana Libre (5*) € 2 055. € 2 895. Panorama (4*) € 1995.- € 2 385. Presidente (4*) € 1 845. € 2 115. El Bosque (3*) € 1 845. € 1 935. Riviera (4*) € 1 785. € 2 295. Plaza (4*) € 1 785. € 2 295. Comodoro (4*) € 1 485. € 1 665. Copacabana (4*) € 1 485. € 1 605. Acuario (3*) € 1 365. € 1 515. TUDO INCLUIDO Vedado/St. John’s (3*) € 1 335. € 1 515. Colina (3*) € 1 245. € 1 335. Neptuno/Tritón (3*) € 1 245. € 1 335. Não inclui: Qualquer serviço devidamente detalhado e especificado neste programa. Forma de pagamento: Deverá pagar-se 25% do total na altura da inscrição e prestações sem juros até 20 dias antes da data da viagem.

Condições e tarifas sujeitos a câmbios segundo disponibilidade no momento da reserva. Vagas limitadas.

Consulte outras opções

Opção 2.- Inclui: UNICAMENTE SERVIÇOS TERRESTRES EM CUBA Consulte tarifas aéreas com Air Europa, Ibéria, Air France, Evelop, Copa Airlines, entre outras com emissão imediata. Transfere de chegada desde o aeroporto Internacional “José Martí” de Havana até o hotel

seleccionado 07 noites de alojamento em Havana no hotel previsto com Pequeno Almoço Transportação às sessões de trabalho e actividades oficiais do Congresso Serviço de guia Assistência personalizada Seguro de viagem Visto de Cuba Taxas e impostos

Preço em EUROS por pessoa

HOTEL Quarto DUPLO Quarto INDIVIDUAL

Habana Libre (5*) €1 465 . €2 395 . Panorama (4*) €1 345. €1 800 . Presidente (4*) €1 170 . €1 485 . El Bosque (3*) €1 170. €1 275. Riviera (4*) €1 110. €1 695. Plaza (4*) €1 100. €1 695 . Comodoro (4*) € 750 . € 960 . Copacabana (4*) € 750 . € 890. Acuario (3*) € 610. € 785 . TUDO INCLUIDO Vedado/St. John’s (3*) € 575 . € 785 . Colina (3*) € 470 . € 575 . Neptuno/Tritón (3*) € 575. € 785 . Consulte-nos desconto por pagamento antecipado. OBSERVAÇÕES: Os hotéis apresentados são os estabelecidos oficialmente para os dias em que decorrerá o congresso e têm incluídas as visitas especializadas contempladas no programa turístico do evento . Consulte-nos outras opções de hotéis. Não inclui: Qualquer serviço devidamente detalhado e especificado neste programa. Forma de pagamento: Deverá pagar-se 30% do total na altura da inscrição e prestações sem juros até 20 dias antes da data da viagem.

Condições e tarifas sujeitos a câmbios segundo disponibilidade no momento da reserva. Vagas limitadas.

São possíveis outras opções desde que tratadas individualmente com:

Contactos e inscrições: Elizabeth Rodríguez – tlm.: (+351) 967 449 027

Email: [email protected]