pastoral vida dupla...para a liberdade “foi para a liberdade que cristo nos libertou” (gl 5:1)....

6
IGREJA METODISTA EM ITABERABA CONGREGAÇÃO EM SANTANA DE PARNAÍBA “Jesus Cristo ontem e hoje é o mesmo, e o será para sempre” Pastoral Vida dupla “Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de aborrecer-se de um e amar ao outro, ou se devotará a um e desprezará ao outro. Não podeis servir a Deus e às riquezas.” (Mt 6:24) A conversão, ou mudança de vida, é uma exigência para se viver a fé cristã. Ou seja, não é possível optar por seguir a Cristo e continuar vi- vendo como se nada tivesse acontecido ou estivesse por acontecer. Na nossa vida cotidiana, apresentam-se muitas opções para alcançarmos a felicidade, a plenitude ou a prosperidade. Entre tantas opções, uma única nos leva a ter uma vida abundante: a boa nova do Evangelho. Sim, é preciso fazer uma escolha. Jesus é taxativo ao afirmar aos discípu- los que não é possível servir a dois senhores, não é possível ter uma vida dupla. Ao fazermos uma escolha, estamos optando por um lado em detri- mento de outro. Não há espaços para relativismos ou meio-termo. Temos de escolher a quem servir e ponto. No texto bíblico, Jesus apresenta aos discípulos duas possibilidades: servir a Deus ou às riquezas. Nesse contexto, as “riquezas” personificam todas as paixões humanas, ou tudo aquilo que toma o lugar de Deus em nossos co- rações. Portanto, o imperativo para nós é abrir mão de tudo que possa to- mar o lugar de Deus em nossas vidas. Um episódio bíblico ilustra perfeitamente essa situação. É a história do jo- vem rico (Mt 19:16-22). Quando Jesus lhe diz que ele tem de fazer uma escolha, o jovem opta por suas riquezas, infelizmente, e abre mão de se- guir o Mestre, assim como muitas pessoas acabam fazendo. Quando não colocamos o Senhor como centro de nossa existência, passamos a viver uma vida pela metade; temos uma prática de vida diante da comuni- dade de fé e outra pe- rante os mais diferentes contextos que vivencia- mos. Isso não é aceitá- vel para Deus, pois Ele requer de nós uma en- trega total. Vir à igreja simples- mente não é prova ca- BOLETIM INFORMATIVO | ANO XII | Nº 557 | 22 DE FEVEREIRO DE 2015

Upload: others

Post on 06-Nov-2020

0 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Pastoral Vida dupla...Para a liberdade “Foi para a liberdade que Cristo nos libertou” (Gl 5:1). A liberdade é muito mais do que o direito de ir e vir. Muitos têm livre acesso

IGREJA METODISTA EM ITABERABACONGREGAÇÃO EM SANTANA DE PARNAÍBA

“ Jesus C r i s t o on t em e ho j e é o mesmo, e o se r á pa r a semp re ”

Pastoral

Vida dupla“Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de aborrecer-se de um e amar ao outro, ou se devotará a um e desprezará ao outro. Não podeis servir a Deus e às riquezas.” (Mt 6:24)

A conversão, ou mudança de vida, é uma exigência para se viver a fé cristã. Ou seja, não é possível optar por seguir a Cristo e continuar vi-vendo como se nada tivesse acontecido ou estivesse por acontecer.

Na nossa vida cotidiana, apresentam-se muitas opções para alcançarmos a felicidade, a plenitude ou a prosperidade. Entre tantas opções, uma única nos leva a ter uma vida abundante: a boa nova do Evangelho.

Sim, é preciso fazer uma escolha. Jesus é taxativo ao afirmar aos discípu-los que não é possível servir a dois senhores, não é possível ter uma vida dupla. Ao fazermos uma escolha, estamos optando por um lado em detri-mento de outro. Não há espaços para relativismos ou meio-termo. Temos de escolher a quem servir e ponto.

No texto bíblico, Jesus apresenta aos discípulos duas possibilidades: servir a Deus ou às riquezas. Nesse contexto, as “riquezas” personificam todas as paixões humanas, ou tudo aquilo que toma o lugar de Deus em nossos co-rações. Portanto, o imperativo para nós é abrir mão de tudo que possa to-mar o lugar de Deus em nossas vidas.

Um episódio bíblico ilustra perfeitamente essa situação. É a história do jo-vem rico (Mt 19:16-22). Quando Jesus lhe diz que ele tem de fazer uma escolha, o jovem opta por suas riquezas, infelizmente, e abre mão de se-guir o Mestre, assim como muitas pessoas acabam fazendo. Quando não colocamos o Senhor como centro de nossa existência, passamos a viver uma vida pela metade; temos uma prática de vida diante da comuni-dade de fé e outra pe-rante os mais diferentes contextos que vivencia-mos. Isso não é aceitá-vel para Deus, pois Ele requer de nós uma en-trega total.

Vir à igreja simples-mente não é prova ca-

BOLETIM INFORMATIVO | ANO XII | Nº 557 | 22 DE FEVEREIRO DE 2015

Page 2: Pastoral Vida dupla...Para a liberdade “Foi para a liberdade que Cristo nos libertou” (Gl 5:1). A liberdade é muito mais do que o direito de ir e vir. Muitos têm livre acesso

bal de que fizemos uma opção por Cristo. É no nosso dia a dia, em que so-mos desafiados, tentados e assediados por tantos apelos, que provamos a quem servimos. Jesus, inclusive, é o símbolo maior de que a santificação se dá fora do templo (Hb 13:12). Não podemos viver ou continuar vivendo uma vida dupla; não podemos servir a dois senhores. Deus, em sua infinita bondade, nos concede Sua graça e misericórdia. Contudo, não podemos fi-car tentando a Deus e permitindo que o pecado seja algo natural em nossa vida apenas porque sabemos que Ele sempre nos perdoará.

Ao fazermos uma escolha definitiva por Cristo, nós somos os maiores bene-ficiados, pois o agir de Deus em nossa vida é proporcional à nossa consa-gração, busca e entrega. Portanto, ao aceitarmos a Deus como nosso Se-nhor, temos a certeza de que, se Ele é por nós, ninguém será contra nós (Rm 8:31).

Que possamos todos os dias escolher a Jesus Cristo co-mo nosso senhor e salvador, para assim termos uma vida santificada e abençoada por Ele.

Com carinho e estima pastoral,

Rev. Tiago ValentinTexto publicado originalmente no Boin de 10 de abril de 2011.

“ Muitos não chegam a Deus pelo amor, mas pela dor. Enquanto priorizamos nosso bem-estar, Deus prioriza nossa eternidade. ”

João Chinelato Filho, pastor e escritor batista

ReflexãoPara a liberdade“Foi para a liberdade que Cristo nos libertou” (Gl 5:1).A liberdade é muito mais do que o direito de ir e vir. Muitos têm livre acesso a diversos lugares, mas suas al-mas estão presas pelas incontáveis correntes que aprisionam o ser humano: a culpa que lançou âncora no pas-sado; o medo que pa-ralisa; a ansiedade que consome; a acusação que oprime; a mentira que encarcera; a dívida que sufoca; o sistema político-social corrupto e injus-to. Assim, podem escolher aonde ir, mas não são verdadeiramente livres.

Para sermos livres, nossa mente precisa estar oxigenada pela verdade, pois a ig-norância é um labirinto escorregadio que só tem uma saída: o conhecimento. Se a mente traz a luz, do coração brota a vida. É por isso que Jesus declarou: “Onde estiver o seu coração aí estará o seu tesouro”. Nesse sentido, nossos desejos, so-nhos e volições podem nos aprisionar ou libertar. Somos fruto daquilo que amamos!

Page 3: Pastoral Vida dupla...Para a liberdade “Foi para a liberdade que Cristo nos libertou” (Gl 5:1). A liberdade é muito mais do que o direito de ir e vir. Muitos têm livre acesso

Os caminhos que levam alguém a se perder são inúmeros: quantos amam a reputação e se prendem ao que os outros pensam; idolatram seu eu e por isso não se relacionam de forma plena com os outros; amam o sexo e se tornam infiéis; veneram o dinheiro e acabam escravos do vil metal; delei-tam-se no prazer do pecado e não conseguem renunciar ao que os escra-viza; são amantes do vinho e vivem iludidos…

Se o seu coração estiver apenas nesta vida, então sua existência será pau-tada numa esfera terrena, carnal e pessoal. Mas se sua visão transcende seus sentimentos e o faz enxergar além desta realidade, com vislumbres do mundo espiritual, você é seguidor do Senhor Jesus e sua vida estará firma-da na verdade e na justiça do Reino de Deus.

Temos então um discernimento do fator mais importante da liberdade: o mundo espiritual. O apóstolo Paulo recebeu a revelação: “Ele (o Pai) nos resgatou do domínio das trevas e nos transportou para o Reino do seu Filho Amado” (Cl 1:13). O que significa que outrora estávamos escravizados nos emaranhados da mentira, no calabouço da culpa, nas grades da ansieda-de e do medo, mas agora, em Cristo, tudo se fez novo, as coisas antigas se passaram e o Senhor nos convida a termos plenitude de vida.

Assim, liberdade não é fazer o que bem quiser, mas decidir segundo a vontade de Deus, de acordo com os preceitos do Senhor. Isso pode parecer contraditório, mas é o para-doxo do Reino: quanto mais fizermos a vontade do Senhor, mais livres seremos!

Por Hélder Rodrigues, pastor presbiteriano

“ Se Deus nos fez criaturas livres e se é bom ser livre, então a origem do mal está no uso indevido da liberdade. ”

Norman Geisler, teólogo cristão norte-americano

MeditaçãoTransfi guraçãoJesus tinha o costume de se retirar para lugares silenciosos e tranquilos a fi m de falar com Deus. Podemos imaginá-Lo, nessas ocasiões, orando assim:

“Pai Nosso que estás nos céus,Agradeço-Te por estes meus amigos e amigas, e Te peço em favor de-les e delas.Obrigado pelo Pedro, sempre dispos-to a Te servir, e por Tiago e João, tão leais e amorosos.Obrigado pela Maria, sempre interes-sada nos Teus ensinamentos, e por Marta, tão pronta para servir a todos. “Transfiguração de Jesus”, por Carl Bloch

Page 4: Pastoral Vida dupla...Para a liberdade “Foi para a liberdade que Cristo nos libertou” (Gl 5:1). A liberdade é muito mais do que o direito de ir e vir. Muitos têm livre acesso

Oro também pela Madalena, que, tendo experimentado tamanho amor e perdão, tem igualmente demonstrado, a todas as pessoas, amor acima de qualquer preço.Oro por todas as Tuas filhas e filhos, de todos os tempos e lugares, porque são sal da terra e luz do mundo.Que sejam destemidos anunciadores das boas novas do teu Reino.Que todos compreendam que Tu és um Pai amoroso, que nos trata como crianças amadas, e quer que todos cresçamos, mais e mais, na fé, na es-perança e no amor.

Assim seja!”Lá na montanha, os amigos de Jesus viram a aparência d’Ele se transformar. O Seu rosto ficou brilhante como o sol e as Suas roupas ficaram brancas como a luz.

Por Luiz Carlos Ramos, teólogo e pastor metodista

AvisosComeçou a Campanha “Venha o Teu Reino”: 40 dias de oração e jejumA Igreja de Cristo é chamada para sinalizar o Reino de Deus por meio de ações concretas, dentro e fora das quatro paredes do templo. E quem ca-pacita a igreja para realizar essa obra é o Espírito Santo. Por isso, vamos in-vestir 40 dias orando e jejuando para que o Senhor nos santifique, nos ca-pacite e nos encoraje para cumprirmos nossa missão. A campanha teve iní-cio em 18 de fevereiro (quarta-feira passada) e seu encerramento será em 29 de março, último dia de comemoração do aniversário de nossa igreja. Nesse período, ore pelos pastores da igreja, pelos Pequenos Grupos e pe-los projetos Alimentando Vidas e Novidade de Vida. Ore para que haja me-nos violência em nosso bairro, menos desigualdade e menos indiferença em relação aos necessitados. Vamos orar e jejuar para que o Reino de Deus ve-nha sobre nossas vidas, nossos lares, nossa igreja e nosso bairro.

Aniversário da nossa igrejaEm março, iremos completar 62 anos de vida e missão metodista na Fre-guesia do Ó e o tema da nossa comemoração será: Igreja Metodista em Itaberaba comprometida em sinalizar o Reino de Deus. Confira os pre-gadores que participarão da programação especial de aniversário:

1º/3 Bispo José Carlos Peres, da 3ª Região Eclesiástica;

8/3 Bispo João Carlos Lopes, da 6ª Região Eclesiástica;

15/3 Pastor Daniel Rocha, da IM em Santo André;

22/3 Pastor Tiago Valentin, Superintendente Distrital;

29/3 Carolina Abib, membro da IM em Itaberaba.

Concílio Local no domingo que vem (1º/3)Todos os membros de nossa igreja estão convocados para o Concílio Lo-cal que acontecerá no dia 1º de março (domingo), no horário da Escola Do-minical (9h00).

Page 5: Pastoral Vida dupla...Para a liberdade “Foi para a liberdade que Cristo nos libertou” (Gl 5:1). A liberdade é muito mais do que o direito de ir e vir. Muitos têm livre acesso

Aniversariantes.22/2 Maria da Penha Elias Silva;

28/2 Enrico Ribeiro Perazza.

Orai sem cessar!Apresentemos a Deus os nomes de irmãos e irmãs que passam por enfermidades e problemas diversos. Oremos:

• Pela saúde da Camila (filha da Cleide), da Célia, da d. Cida Barçante, da Cida (cunhada da Silvana), da d. Elenice (irmã da d. Neusa), da d. Eunice (irmã da d. Gercina), da Iara (irmã do Márcio), da d. Iberci (mãe da Silvana Sanguin), do sr. Jarbas (pai da Helô), do sr. José (marido da d. Nancy), da d. Lydia Reyes (mãe da Maria José), da d. Maria da Penha, da Maria José Cassu (de Santana), da Mônica (professora da Flávia Gonçalves), do Rafael Arrais (sobrinho do sr. Manoel), da Rosimeire (irmã da Roseli de Brito), da d. Tereza (sogra da Maria José), da d. Zilda (avó da Helô) e do Wanderlei;

• Pelos projetos Alimentando Vidas e Novidade de Vida;• Pela nossa Congregação em Santana de Parnaíba;• Pelos Pequenos Grupos (PGs), seus líderes e seus alvos;• Pelos ministérios e lideranças da nossa igreja;

PalestrantePr. Jonas LensoIgreja do Nazareno Esperança

“Para que todos sejam um, como tu, ó Pai, o és em mim, e eu em ti; que também eles sejam um em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste.”Jo 17:21

Quando?15 a 17/Maio

Onde?Plazza HotelÁguas de Lindóia - SP

“Buscando a Unidade no Casamento”

I g r e j a M e t o d i s t a e m

Quanto?R$ 650,00*o casal (em 5X)

* Crianças até 5 anos não pagam | de 6 a 12 R$ 96,00 a diáriaacima de 12 anos R$ 256,00 a diáriaInscrições: com o Silas ou a Carol.

RCetiro de2o

asais

Page 6: Pastoral Vida dupla...Para a liberdade “Foi para a liberdade que Cristo nos libertou” (Gl 5:1). A liberdade é muito mais do que o direito de ir e vir. Muitos têm livre acesso

www.metodistaitaberaba.com.brwww.facebook.com/

igrejametodista.itaberaba

I g r e j a M e t o d i s t a e m

Missão: Espalhar a santidade bíblica, testemunhando Jesus Cristo como único e sufi ciente Salvador, capaz de transformar vidas e realidades.

Visão: Ser reconhecida como uma igreja intercessora, que celebra e adora ao Deus vivo, com amor à Palavra, e acolhe os que se achegam e buscam a cura e a restauração do corpo, da alma e do espírito.

Igreja Metodista em Santana de Parnaíba (Congregação)

Rua Alberto Frediany, 853Santana de Parnaíba - SP

Seminaristas: Edmilson Oliveira e Michelly Oliveira

R. Mestras Pias Fillipini, 161São Paulo - SP - 02736-010

Tel: 3977-0571Pastor: Tiago [email protected]

Pastora: Laura [email protected]

Assista as transmissões ao vivo dos cultos em nosso site.Reveja também as transmissões dos domingos anteriores no site

www. metodistaitaberaba. com. br ouwww.livestream.com/metodistaitaberaba

BOLETIM INFORMATIVO (BOIN) DA IGREJA METODISTA EM ITABERABACoordenação: Pr. Tiago ValentinEdição: Benjamin GonçalvesProjeto e produção gráfi ca: Américo Neto

Colaboradoras: Bel Gonçalves, Carla Stracke Pimentel, Flávia Gonçalves e Pra. Laura Costa ValentinCoordenador do Ministério de Comunicação: José Fenner

PROGRAMAÇÃO SEMANAL2ª FEIRA 3ª FEIRA 4ª FEIRA 6ª FEIRA SÁB. DOMINGO

Alimentando Vidas (20h00)

Tarde de Oração (16h30)

Novidade de Vida (20h00)

Encontros dos PGs

Encontrosdos Pgs

Culto de Libertação (20h00)

Reun. de Oração (22h30)

Encontros dos Pgs

Or. e Intercessão (8h15)

Escola Dominical (9h00)

Culto solene (19h00)

HORÁRIOS DE EXPEDIENTE DOS PASTORES NA IGREJA

Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Domingo

Manhã - 8h30 – 12hTiago

Dia FolgaPr. TiagoPra. Laura

8h30 – 12hTiago

8h30 – 12hLaura - 9h

Tiago e Laura

Tarde 13h30 – 17hTiago e Laura

13h30 – 17hTiago e Laura

13h30 – 17hTiago e Laura

13h30 – 17hTiago

14h - 17hTiago e Laura -

Noite 20hTiago e Laura

20hTiago

20hTiago

20hTiago e Laura

19hTiago

19hTiago e Laura

• Pela equipe pastoral (pastores Tiago e Laura e seminaristas Lucas, Edmilson e Michelly);

• Pelo crescimento quantitativo, espiritual e orgânico da nossa igreja;• Pelo ministério do Bispo José Carlos Peres, da nossa Região.Para incluir pedidos de oração no Boin, procure o Pr. Tiago.

Escala de serviçoSERVIÇO HOJE (22/2) PRÓX. DOMINGO (1º/3)

FECHAMENTO DA IGREJA Emerson Marilene

INTERCESSÃO Manoel/Cleide Tiago/Renata

MINISTÉRIO INFANTIL --- ---

LOUVOR Nova Aliança Vida

OPERADOR DE SOM Álvaro Márcio

OPERADORA DO DATASHOW Bel Eula

OPERADOR DE CAMERA Guto Gabriel

DIREÇÃO DO CULTO Pra. Laura/Sem. Lucas Pr. Tiago/Pra. Laura

PREGADOR Pra. Laura Bispo Peres