pastoral vem, que está chegando o natal! o · talvez seja justamente isso que todos nós...

6
IGREJA METODISTA EM ITABERABA CONGREGAÇÃO EM SANTANA DE PARNAÍBA “Jesus Cristo ontem e hoje é o mesmo, e o será para sempre” Pastoral Vem, que está chegando o Natal! O Evangelho de Mateus, no capítulo 1, versículo 21, afirma: “Ela dará à luz um filho e lhe porás o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo dos pecados deles.” Sabemos que, quando veio à terra, Jesus o fez de uma forma simples, para ensinar a humildade. Durante Sua jornada, fez muitos milagres, sinais, pro- dígios e maravilhas. Morreu numa cruz, para que os pecados de todos fos- sem perdoados, a fim de podermos obter a salvação eterna. E, após o ter- ceiro dia, ressuscitou, vencendo a morte. Nas quatro semanas que antecedem o Natal, somos chamados a cultivar algumas virtudes fundamentais para a vida cristã: a alegria, a esperança, a conversão e a simplicidade. A alegria tem seu fundamento numa certeza: em Jesus Cristo, Deus cum- pre Suas promessas. O nascimento de Jesus é uma festa alegre para os homens e mulheres que Ele veio salvar e que O acolheram. No Advento, toda a Igreja é chamada a viver a virtude da esperança. Esse período procura educar-nos a ser fortes e pacientes, aceitando a hora da provação e a lentidão no desenvolvimento do Reino – uma esperança que confia no Senhor. O Advento é tempo de conversão. Não saborearemos a verdadeira alegria nem teremos esperança se não retornarmos ao Senhor de todo o coração, na expectativa de Sua volta. O cristão é filho da luz e, por isso, permanece acordado e resiste às trevas, símbolo do mal. Outra virtude própria do Advento é a simplicidade. Simples e pobres, no sentido bíblico, não são somen- te os que não têm os bens neces- sários para uma vida digna; são também aqueles que confiam uni- camente em Deus e se apoiam to- talmente n’Ele. Essas pessoas têm como disposições fundamentais a humildade, o temor de Deus e a fé. Fecho esta reflexão com um bre- ve poema. BOLETIM INFORMATIVO | ANO XI | Nº 545 | 30 DE NOVEMBRO DE 2014 “Estrela de Belém”, de Waldemar Flaig (1920)

Upload: vokhanh

Post on 08-Nov-2018

216 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

IGREJA METODISTA EM ITABERABACONGREGAÇÃO EM SANTANA DE PARNAÍBA

“ Jesus C r i s t o on t em e ho j e é o mesmo, e o se r á pa r a semp re ”

Pastoral

Vem, que está chegando o Natal!

O Evangelho de Mateus, no capítulo 1, versículo 21, afi rma: “Ela dará à luz um fi lho e lhe porás o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo dos pecados deles.”

Sabemos que, quando veio à terra, Jesus o fez de uma forma simples, para ensinar a humildade. Durante Sua jornada, fez muitos milagres, sinais, pro-dígios e maravilhas. Morreu numa cruz, para que os pecados de todos fos-sem perdoados, a fi m de podermos obter a salvação eterna. E, após o ter-ceiro dia, ressuscitou, vencendo a morte.

Nas quatro semanas que antecedem o Natal, somos chamados a cultivar algumas virtudes fundamentais para a vida cristã: a alegria, a esperança, a conversão e a simplicidade.

A alegria tem seu fundamento numa certeza: em Jesus Cristo, Deus cum-pre Suas promessas. O nascimento de Jesus é uma festa alegre para os homens e mulheres que Ele veio salvar e que O acolheram.

No Advento, toda a Igreja é chamada a viver a virtude da esperança. Esse período procura educar-nos a ser fortes e pacientes, aceitando a hora da provação e a lentidão no desenvolvimento do Reino – uma esperança que confi a no Senhor.

O Advento é tempo de conversão. Não saborearemos a verdadeira alegria nem teremos esperança se não retornarmos ao Senhor de todo o coração, na expectativa de Sua volta. O cristão é fi lho da luz e, por isso, permanece acordado e resiste às trevas, símbolo do mal.

Outra virtude própria do Advento é a simplicidade. Simples e pobres, no sentido bíblico, não são somen-te os que não têm os bens neces-sários para uma vida digna; são também aqueles que confi am uni-camente em Deus e se apoiam to-talmente n’Ele. Essas pessoas têm como disposições fundamentais a humildade, o temor de Deus e a fé.

Fecho esta refl exão com um bre-ve poema.

BOLETIM INFORMATIVO | ANO XI | Nº 545 | 30 DE NOVEMBRO DE 2014

“Estrela de Belém”, de Waldemar Flaig (1920)

Natal sem AnjosPensamos muito na figura dos anjos, árvores, velas... Um espírito de harmonia nos envolve, nos convida à paz. Mas será que esse espírito vai nos acompanhar para além do Natal?

Natal sem anjos! Sim, esta é a minha oração.

Que, no Natal de todos os dias, você, Jesus, possa ser o Emanuel, o Deus encarnado, o Deus conosco.

Que, no Natal de todos os dias, você possa dar o riso e a alegria para os que choram.

Que, no Natal de todos os dias, você possa acalmar e alentar os que sofrem e sentem dores.

Que, no Natal de todos os dias, você possa caminhar ao lado dos solitários e abandonados.

Que, no Natal de todos os dias, você nos ensine e nos faça ver, no amigo, no irmão, o Teu rosto.

Que, no Natal de todos os dias, nós percebamos que, em esperança solidária, você está e estará conosco sempre.

Que, no Natal de todos os dias, nós não necessitemos de anjos, árvores ou velas, mas tenhamos os corações sempre abertos para que o Consolador e Príncipe da Paz possa habitar conosco.

Jesus Cristo, a verdadeira razão do Natal!Seminarista Lucas Gomes

“ Rendamo-nos a Jesus Cristo, e não ao Natal fantasioso, colorido e iluminado das vitrines das lojas, que celebram

o culto ao deus mercado, cujo personagem principal não é aquele que dá razão à existência do verdadeiro Natal. ”

Rev. Marcos Munhoz da Costa, da I.M. em São Bernardo do Campo

ReflexãoSelfie da alma: sem retoques ou maquiagemUm inusitado desafio tomou con-ta recentemente das redes sociais: mulheres que se valem rotineira-mente dos préstimos da maquia-gem desafiaram outras a exporem publicamente suas fotos desprovi-das desses “embelezadores” dos quais fazem uso diariamente. Foi uma espécie de reality show foto-gráfico, cujo objetivo seria mos-trar as “imperfeições” e “defeitos”, sem retoques nem artifícios. Os resultados foram surpreendentes.

Talvez seja justamente isso que todos nós precisamos fazer, sejamos mu-lheres, homens, jovens, evangélicos e cristãos de todos as tribos: uma sel-fie da alma, sem medo dos resultados.O motivo? Deus não se impressiona com nossas performances ou “expres-sões” exteriores de fé, que às vezes podem funcionar como uma espé-cie de maquiagem. Ele vê a nossa mente, sonda nossos corações, pene-tra em cada alma com a sonda do Espírito Santo. Diante d’Ele estamos to-dos desnudos.Mas fará muito bem a nós vermos como realmente somos. O apóstolo Pau-lo, por exemplo, nunca pretendeu ser um “superapóstolo” ou um “super-crente”. Ele conhecia a si mesmo e dizia que, se há pecadores no mundo, “eu sou o principal” (1 Tm 1:15).Tiago nos propõe um difícil desafio, que, se aceito, haverá de provocar rea-ções de desagrado em toda a parte. Ei-lo: “Confessai, pois, os vossos peca-dos uns aos outros e orai uns pelos outros, para serdes curados” (Tg 5:16).O que aconteceria, por exemplo, se um irmão de fé lhe confessasse um ví-cio, uma fraqueza ou uma traição? Qual seria a sua postura em relação a ele, depois disso? (Observe as reações recentemente, quando um irmão simplesmente revelou o seu candidato nas eleições.)E se alguém revelasse a sua condição de dependente químico, por exem-plo. Você continuaria amando-o de igual modo e convidando-o para ir à sua casa? E se alguém lhe contasse uma fraqueza de caráter, você ainda o cha-maria de irmão? Partilharia a ceia com ele?Mas Tiago insiste: “Confessai… e orai uns pelos outros… para serdes curados”. Ou seja, esse abrir-se da alma, aliado à oração de uns pelos ou-tros, levará à cura de nosso ser.Talvez uma boa parte do Corpo não esteja suficientemente fortalecida em suas convicções, ou em sua fé, para ver as deficiências do outro. A conse-quência disso é que haverá sempre muita gente à nossa volta vivendo an-gustiada e sozinha, mas incapaz de confessar suas necessidades e carên-cias, por medo das reações.Nossa oração a Deus é que Ele prepare as “pessoas certas”, com os sen-timentos certos, para poderem ouvir. Afinal, “é Ele que nos conforta em to-da a nossa tribulação, para podermos consolar os que estiverem em qual-quer angústia” (2 Co 1:4).Uma garotinha de 5 anos, escrevendo sobre o que é o amor, disse: “Amor é quando você perde um dente, mas não tem medo de sorrir porque sabe que os seus amigos ainda vão te amar mesmo se tiver faltando uma parte sua”.Observei um fato nos selfies postados: as pessoas que tiveram a coragem de fazê-lo mostraram características únicas que, até então, estavam ocul-tas aos nossos olhos. E o temor delas mostrou-se infundado: não vimos so-mente defeitos, mas também muita beleza no ser natural.Com certeza, sua alma também possui imperfeições que precisam ser tra-tadas por Deus, mas também carrega em si aquela beleza única que Deus colocou sobre sua vida. Em meio a 7 bilhões de pessoas, não há ninguém como você. Com imperfeições e tudo.

Sim, é esta pessoa única que Deus amou. Ele me ama, Ele te ama. E Deus não espera que eu “melhore” para depois me apresentar a Ele. Não há “defeito” que O espante. Afi-nal, nada do que é humano O surpreende.Por Daniel Rocha, pastor da I.M. Central em Santo André

“ Você não daria banho num leproso nem por um milhão de dólares? Eu também não. Só por amor se pode dar banho num leproso. ”Teresa de Calcutá, missionária católica de origem albanesa (1910-1997)

OpiniãoEm que lugar se deve adorar?Muitos cristãos têm a imagem dos templos como único local de adoração a Deus, a ponto de se sentirem vazios quando não participam de um culto ou de uma reunião.Quando Jesus encontra a mulher samari-tana, na fonte de Jacó, conversa com ela sobre o local em que se deve adorar. Ela então diz a Jesus que os seus pais adora-vam naquele monte e O questiona sobre adorar em Jerusalém. Então Je-sus lhe responde: “Mulher, crê-me que a hora vem em que nem neste mon-te nem em Jerusalém adorareis o Pai.” (Jo 4:21).Quando Jesus diz isso à mulher, ele desconstrói um local fixo para a ado-ração ao Senhor e em seguida afirma que “a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão ao Pai em espírito e em verdade; por-que o Pai procura a tais que assim o adorem.” (Jo 4:23).O que o Pai procura são verdadeiros adoradores, e não um local onde pes-soas dizem que O adoram. Não estou afirmando com isso que os que ado-ram nos templos não são adoradores de verdade, mas me refiro à liberdade em Cristo de O adorar em qualquer lugar e a qualquer hora. O que eu que-ro dizer é que estar num local denominado e determinado por homens co-mo santo não vai fazer de mim um adorador genuíno. Isso só ocorrerá se eu adorar ao Senhor em verdade, independentemente do local em que eu esteja.Mesmo que nos encontremos em locais que, aos nossos olhos, pareçam totalmente impróprios para a adoração, se a necessidade de adorar ao Se-nhor brotar mais forte do que nós mesmos, não devemos nos deter, mas adorá-Lo, não importando o local ou a circunstância.Quem nunca sentiu um grande vazio na sua alma, no seu ser, na sua vida? Sempre afirmei que esse vazio é porque estamos distantes do verdadeiro Deus e afastados da adoração a Ele. Quando O adoramos de verdade, nos enchemos de alegria e de força. Algumas vezes, podemos entrar em êx-tase e até sentir que estamos sendo arrebatados ao local santo em que os anjos O adoram sem sessar.Adorar ao Senhor nos traz esperança e a certeza de que tudo ficará bem, nos faz confiar e esperar o tempo de Deus para todas as coisas, nos liber-ta das dores e da angústia e nos deixa mais próximos d’Ele.

Como sempre digo, é simplesmente maravilhoso adorar ao Senhor! Faça isso sempre que precisar, no seu quar-to, lavando as louças, arrumando a casa, indo ao trabalho. Separe um tempo do seu dia, se sentir necessidade, e O adore com toda a sua verdade e o seu espírito. Você cer-tamente alegrará o coração do Senhor.

Por Elidiane SerafimAvisosNo próximo domingo (7/12), não se esqueça de contribuir com alimentos para a Cesta do Amor. Pedimos que traga as doações de preferência no primeiro domingo do mês. Para quem quiser contribuir com as doações de alimento, segue a lista dos itens necessários mensalmente: 13 pacotes de arroz de 5 kg, 27 kg de feijão, 25 kg de açúcar, 28 pacotes de macarrão, 20 litros de óleo, 29 pacotes de molho de tomate, 8 kg de farinha de trigo, 17 kg de café em pó, 13 latas de achocolatado, 15 litros de leite, 12 paco-tes de biscoito salgado, 12 pacotes de biscoito doce, 24 pastas de dente e 24 sabonetes. Sua participação é fundamental!Escola Missionária de FériasNem sempre sabemos o que fazer em nosso tempo livre. A correria diária é intensa: escola para uns, faculdade para outros e ainda trabalho, muito traba-lho para quase todos nós. Assim, o período de férias termina sendo um tem-po precioso. Então, podemos aproveitar esses dias de folga para conhecer coisas novas, aprender e ser parceiros de Deus em projetos de transformação de vidas, de comunidades e – por que não? – de nós mesmos. Diante disso, a Jocum Campinas está lançando a 11ª edição da sua Escola Missionária de Férias. Esta é a sua oportunidade de viver uma experiência incrível com Deus.Quando: De 11 a 25 de janeiro de 2015;Inscrições e informações: no site www.jocumcampinas.com.br.

Aniversariantes1º/12 Ruth de Camargo Oliveira;3/12 Beatriz Carneiro de Oliveira e Felipe Lakatos Pereira;5/12 Felipe Carneiro Peres;6/12 Silas Davi Santos.

Orai sem cessar!Apresentemos a Deus os nomes de irmãos e irmãs que passam por enfer-midades e problemas diversos. Oremos:• Pela saúde da Marcia Botelho, do Ari (genro da Cleide), da Célia, da D.

Cida Barçante, da Cida (cunhada da Silvana), da D. Elenice (irmã da D. Neusa), da Iara (irmã do Márcio), da D. Iberci (mãe da Silvana Sanguin), do Sr. Jarbas (pai da Helô), do Sr. José (marido da D. Nancy), da D. Lydia Reyes (mãe da Maria José), da D. Maria da Penha, da Maria José Cassu (de Santana), da Mônica (professora da Flávia Gonçalves), da Neusa, da Nívia (esposa do Eduardo), do Rafael Arrais (sobrinho do Sr. Manoel), da Rosimeire (irmã da Roseli de Brito), da D. Tereza (sogra da Maria José), da D. Zilda (avó da Helô) e do Wanderlei;

• Pelos projetos Alimentando Vidas e Novidade de Vida;

www.metodistaitaberaba.com.brwww.facebook.com/

igrejametodista.itaberaba

I g r e j a M e t o d i s t a e m

Missão: Espalhar a santidade bíblica, testemunhando Jesus Cristo como único e sufi ciente Salvador, capaz de transformar vidas e realidades.

Visão: Ser reconhecida como uma igreja intercessora, que celebra e adora ao Deus vivo, com amor à Palavra, e acolhe os que se achegam e buscam a cura e a restauração do corpo, da alma e do espírito.

Igreja Metodista em Santana de Parnaíba (Congregação)

Rua Alberto Frediany, 853Santana de Parnaíba - SP

Seminaristas: Edmilson Oliveira e Michelly Oliveira

R. Mestras Pias Fillipini, 161São Paulo - SP - 02736-010

Tel: 3977-0571Pastor: Tiago [email protected]

Pastora: Laura [email protected]

Assista as transmissões ao vivo dos cultos em nosso site.Reveja também as transmissões dos domingos anteriores no site

www. metodistaitaberaba. com. br ouwww.livestream.com/metodistaitaberaba

BOLETIM INFORMATIVO (BOIN) DA IGREJA METODISTA EM ITABERABACoordenação: Pr. Tiago ValentinEdição: Benjamin GonçalvesProjeto e produção gráfi ca: Américo Neto

Colaboradoras: Bel Gonçalves, Carla Stracke Pimentel, Flávia Gonçalves e Pra. Laura Costa ValentinCoordenador do Ministério de Comunicação: José Fenner

PROGRAMAÇÃO SEMANAL2ª FEIRA 3ª FEIRA 4ª FEIRA 6ª FEIRA SÁB. DOMINGO

Alimentando Vidas (20h00)

Tarde de Oração (16h30)

Novidade de Vida (20h00)

Encontros dos PGs

Encontrosdos Pgs

Culto de Libertação (20h00)

Reun. de Oração (22h30)

Encontros dos Pgs

Or. e Intercessão (8h15)

Escola Dominical (9h00)

Culto solene (19h00)

HORÁRIOS DE EXPEDIENTE DOS PASTORES NA IGREJA

Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Domingo

Manhã - 8h30 – 12hTiago

Dia FolgaPr. Tiago

Pra. Laura

8h30 – 12hTiago

8h30 – 12hLaura - 9h

Tiago e Laura

Tarde 13h30 – 17hTiago e Laura

13h30 – 17hTiago e Laura

13h30 – 17hTiago e Laura

13h30 – 17hTiago

14h - 17hTiago e Laura -

Noite 20hTiago e Laura

20hTiago

20hTiago

20hTiago e Laura

19hTiago

19hTiago e Laura

• Pela nossa Congregação em Santana de Parnaíba;• Pelos Pequenos Grupos (PGs), seus líderes e seus alvos;• Pelos ministérios e lideranças da nossa igreja;• Pela equipe pastoral (pastores Tiago e Laura e seminaristas Lucas,

Edmilson e Michelly);• Pelo crescimento quantitativo, espiritual e orgânico da nossa igreja;• Pelo ministério do Bispo José Carlos Peres, da nossa Região.Para incluir pedidos de oração no Boin, procure o Pr. Tiago.

Escala de ServiçoSERVIÇO HOJE (30/11) PRÓX. DOMINGO (7/12)

FECHAMENTO DA IGREJA Weslley Pastores

INTERCESSÃO Edward/Salete Manoel/Marilene

GUARDADOR DOS CARROS Cleuton Toninho

MINISTÉRIO INFANTIL Rosa/Bia Ensaio geral

LOUVOR Nova Aliança Vida

OPERADOR DE SOM Álvaro Márcio

OPERADORA DO DATASHOW Bel Eula

DIREÇÃO DO CULTO Pr. Tiago/Nurimar Pr. Tiago/Emerson

PREGADOR Pra. Laura Sem. Lucas