pastoral por que passamos por provas? q · mos? para que servem? a resposta é simples: elas servem...

6
Igreja Metodista Em Itaberaba Congregação Em Santana De Parnaíba “Jesus Cristo ontem e hoje é o mesmo, e o será para sempre” Pastoral Por que passamos por provas? Q uando fazemos uma pro- va na escola, na faculdade ou até mesmo para uma oportunidade de emprego, ela serve para nos avaliar, para deter- minar se absorvemos o conteúdo esperado. Por isso, muitas pes- soas ficam tensas e aflitas diante de uma prova. Afinal, estão sen- do avaliadas e a prova vai revelar o que elas de fato sabem. “Prova” nesse sentido é fácil de compreender, ainda que possamos questionar se provas são a melhor forma de se ava- liar um aluno ou um candidato a emprego. De qualquer forma, sabemos que elas são inevitáveis. E quanto às provas, ou provações, pelas quais Deus permite que passe- mos? Para que servem? A resposta é simples: elas servem para nos apro- ximar do Senhor. Muitas vezes, por razões desconhecidas, acabamos nos afastando de Deus e nosso relacionamento com Ele se esfria. Isso costuma ocorrer quando estamos vivendo uma boa fase em nossas vidas e, infeliz- mente, deixamos de buscá-Lo com tanta intensidade. Ao contrário, quando passamos por lutas e dificuldades, a tendência é nos aproximarmos mais do Senhor, buscando n’Ele o auxílio de que precisamos. E por que passar por provações? Para fortalecer a nossa fé. Por nos amar e querer relacionar-se mais pro- fundamente conosco, Deus pode permitir que passemos dificuldades para que O busquemos de todo o nosso coração e de todo o nosso entendimen- to. Assim, nossa fé é fortalecida e passamos a desfrutar experiências mar- cantes com Ele. Para avançarmos. Deus é o maior interessado em nos ver crescer e ama- durecer. Como Pai amoroso que é, Ele deseja ver Seus filhos e filhas pros- perando e avançando em diferentes áreas da vida. Por isso, Ele nos prova, a fim de saber se estamos preparados para seguir os Seus planos. Deus quer e pode nos abençoar de muitas formas, inclusive com oportunidades, mas também sabe da importância de estarmos preparados para viven- BOLETIM INFORMATIVO | ANO XIV | Nº 622 | 19 DE JUNHO DE 2016

Upload: phamthien

Post on 30-Nov-2018

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Igreja Metodista Em ItaberabaCongregação Em Santana De Parnaíba

“ Jesus C r i s t o on t em e ho j e é o mesmo, e o se r á pa r a semp re ”

Pastoral

Por que passamos por provas?

Quando fazemos uma pro-va na escola, na faculdade ou até mesmo para uma

oportunidade de emprego, ela serve para nos avaliar, para deter-minar se absorvemos o conteúdo esperado. Por isso, muitas pes-soas ficam tensas e aflitas diante de uma prova. Afinal, estão sen-do avaliadas e a prova vai revelar

o que elas de fato sabem. “Prova” nesse sentido é fácil de compreender, ainda que possamos questionar se provas são a melhor forma de se ava-liar um aluno ou um candidato a emprego. De qualquer forma, sabemos que elas são inevitáveis.

E quanto às provas, ou provações, pelas quais Deus permite que passe-mos? Para que servem? A resposta é simples: elas servem para nos apro-ximar do Senhor. Muitas vezes, por razões desconhecidas, acabamos nos afastando de Deus e nosso relacionamento com Ele se esfria. Isso costuma ocorrer quando estamos vivendo uma boa fase em nossas vidas e, infeliz-mente, deixamos de buscá-Lo com tanta intensidade. Ao contrário, quando passamos por lutas e dificuldades, a tendência é nos aproximarmos mais do Senhor, buscando n’Ele o auxílio de que precisamos.

E por que passar por provações?

Para fortalecer a nossa fé. Por nos amar e querer relacionar-se mais pro-fundamente conosco, Deus pode permitir que passemos dificuldades para que O busquemos de todo o nosso coração e de todo o nosso entendimen-to. Assim, nossa fé é fortalecida e passamos a desfrutar experiências mar-cantes com Ele.

Para avançarmos. Deus é o maior interessado em nos ver crescer e ama-durecer. Como Pai amoroso que é, Ele deseja ver Seus filhos e filhas pros-perando e avançando em diferentes áreas da vida. Por isso, Ele nos prova, a fim de saber se estamos preparados para seguir os Seus planos. Deus quer e pode nos abençoar de muitas formas, inclusive com oportunidades, mas também sabe da importância de estarmos preparados para viven-

BOLETIM INFORMATIVO | ANO XIV | Nº 622 | 19 DE JUNHO DE 2016

ciar certas coisas. Assim, passamos por provas para medir nossa resistência, paciência, coragem e maturidade. Uma vez aprovados, as portas e caminhos do Senhor se abrem para nós.

Para que áreas da nossa vida sejam tratadas. Frequentemente, é na ho-ra das provações que questões mal resolvidas em nossa vida vêm à tona. E isso é ótimo, pois assim temos a chance de tratá-las e curá-las. Deus permi-te que a prova venha sobre nós para que nosso orgulho, vaidade, hipocrisia, teimosia, compulsão e tantos outros problemas sejam tratados. É como um copo d’água com resíduos no fundo. Enquanto ele está intacto, a sujeira per-manece ali, “quietinha”. Mas, se alguém mexer o copo, a sujeira vai aparecer. Deus faz isso com a nossa vida, permitindo que as provações mexam com a nossa estrutura a fim de que sejamos tratados.

Para servirmos de testemunho. Alguém que passa por uma prova e é bem-sucedido será sempre um exemplo para os outros. Quando Deus nos prova não é diferente. Nossa vitória, nossa conquista e nosso avanço servem de testemunho de que aquele que vive com Deus, ainda que passe por pro-vas, pode resistir e, mais do que isso, sair delas melhor do que entrou. Quan-do somos provados e vencemos, nossa vida serve de testemunho para ou-tras pessoas sobre o agir e o cuidado de Deus.

O princípio bíblico nos ensina que, seja a prova grande ou pequena, Deus nunca nos dá um fardo maior do que o que podemos suportar. Além disso, Ele próprio nos fornece as respostas certas da prova, para que possamos ser aprovados com louvor!

“Não veio sobre vós tentação, senão humana; mas fiel é Deus, que não vos deixará tentar acima do que podeis, an-tes com a tentação dará também o escape, para que a pos-sais suportar” (1 Co 10:13).

Do amigo e pastor,

Rev. Tiago Valentin

“ A provação vem não só para testar o nosso valor, mas para aumentá-lo; o carvalho não é apenas testado,

mas enrijecido pelas tempestades. ”

Lettie Cowman, escritora e missionária norte-americana (1870-1960)ReflexãoGraça e paz!“Que vocês tenham, mais e mais, a graça e a paz de Deus!” (1 Pe 1:2b).

Mais e mais dinheiro, mais e mais fama, mais e mais poder – nada disso com-bina com o espírito do Evangelho. Mais e mais consagração, mais e mais hu-mildade, mais e mais amor a Deus, ao próximo e ao inimigo – estas coisas, sim, dizem respeito à prática cristã.

No primeiro caso, corre-se atrás de ter; no segundo, corre-se atrás de ser. Por causa da cultura de pecado, é muito mais comum o “mais e mais di-

nheiro” do que o “mais e mais dedicação a Deus”. Superar es-se hábito deveria ser o alvo de todos os crentes. O desejo de crescer na fé, no temor do Se-nhor, na santidade, no amor, na disponibilidade é virtude, e não pecado.

Veja-se, por exemplo, a oração do autor do Salmo 71. Embora se declare idoso (v. 9), humilde-mente ele abre o coração dian-te de Deus: “Eu sempre porei a minha esperança em ti e te lou-varei mais e mais” (v. 14).

A declaração de Jesus “Eu vim para que tenham vida e a tenham em abun-dância”, ou “com plenitude” (Jo 10:10), nos ensina que essa ambição não é frívola, mas santa.

Conforme o versículo que abre esta reflexão, o que Pedro deseja aos seus lei-tores é: “Que vocês tenham, mais e mais, graça e paz em abundância!”, ou “graça e paz multiplicadas”. Não é apenas Pedro que deseja essas duas pre-ciosidades aos seus leitores. Paulo faz o mesmo nas suas cartas, bem como os outros escritores do Novo Testamento. É provável que eles tenham apren-dido essa saudação, que é ao mesmo tempo uma bênção, com o próprio Je-sus Cristo.

Tanto na reunião da quarta-feira da Paixão (Jo 14:27) como na reunião do do-mingo da ressurreição, Jesus disse aos discípulos: “Que a paz seja com vo-cês” (Jo 20:21).

Graça e paz! Duas bênçãos extraordinárias! E a ordem das palavras está cor-reta – sem a graça, não poderia haver paz. Esta é consequência daquela.

Paulo explica que Deus “trouxe a paz por meio da morte de Seu Filho na cruz” (Cl 1:20). E a morte vicária de Jesus é a mais pura graça: “Pela graça de Deus

vocês são salvos” (Ef 2:5).

Graça e paz ontem, graça e paz hoje, graça e paz amanhã!

Por Elben M. Lenz César, no livro “Refeições Diárias com os Discípulos” (Editora Ultimato)

“ Quando sua alma está feliz, a prosperidade cresce, a saúde melhora, as amizades aumentam, enfim,

o mundo fica de bem com você. ”

Mahatma Gandhi, líder pacifista indiano (1869-1948)

“Apóstolo Pedro”, por Sir Anthony Van Dyck (1641)

PesquisaBrasil é o segundo maior país cristão do mundo

De acordo com dados levantados por uma pesquisa do Pew Research Cen-ter, o Brasil é o segundo maior país cristão do mundo. Com aproximada-mente 175 milhões de cristãos (cató-licos, evangélicos etc.), nosso país es-tá atrás apenas dos Estados Unidos, que tem 246 milhões. O terceiro co-locado é o México, com 107 milhões.

O relatório do Pew Research Center, um dos maiores institutos de pesqui-sa do mundo, com sede nos Estados

Unidos, mostra uma predominância das duas maiores tradições cristãs do planeta: o catolicismo e o protestantismo. Atualmente, 31,7% das 7 bi-lhões de pessoas que habitam o mundo professam a fé cristã, o que torna o cristianismo a principal religião, com 2,18 bilhões de seguidores.

De acordo com o instituto, as principais tradições entre os cristãos são a ca-tólica, com 51,4% dos fiéis, a evangélica, com 36% (dos quais a maioria se-gue a linha pentecostal), e a ortodoxa, que soma 12,6%.

No Brasil

A partir dos dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Pew Research Center constatou que o catolicismo ainda é predominante no Brasil, país que reúne a maior população católica do mundo, com aproxima-damente 133 milhões de fiéis.

A tradição católica, no entanto, vem perdendo adeptos no país, ao longo das últimas sete décadas. Em 1940, 95,5% da população seguiam o catolicismo; em 1970, esse número havia sofrido uma tímida redução, passando a 91,8%, contra 3,7% de evangélicos.

Nos anos 1980, os católicos passaram a 90% e, 20 anos depois, na primei-ra década do novo milênio, a redução foi mais significativa: o total de fiéis da Igreja Católica diminuiu para 73,6% da população, enquanto os evangélicos passaram a somar 15,4%.

No Censo de 2010, o IBGE registrou o expressivo aumento de 60% no núme-ro de evangélicos, em relação ao Censo de 2000. O total de pessoas filiadas às denominações evangélicas no Brasil ampliou-se de 15,4% para 22,21%, contra 64,6% de católicos.

O Pew Research destaca ainda que esse aumento de 6,8 pontos percentuais representou, em número de pessoas, um salto de 26,2 milhões de evangé-licos para 42 milhões, número composto, em sua maioria, por pentecostais (60%), seguidos de protestantes missionários (18,5%) e de tradições diversas (21,8%), incluindo os neopentecostais.

“Cristo Rio”, por Katia Almeida

A maior porcentagem de católicos no Brasil, por Estado, está no Piauí, com 85,1%, enquanto a maior concentração percentual de evangélicos está em Rondônia, com 33,8% da população local.Fonte: www.amigodecristo.comAvisosEncerramento do semestre da Escola DominicalDia 26 de junho (último domingo do mês), faremos o encerramento do se-mestre da Escola Dominical. Haverá uma programação especial pela manhã, com a participação de todas as classes no culto, e finalizaremos com um ca-fé da manhã comunitário.

Aniversariantes22/6 Rodrigo Mateus de Brito e Sônia Regina Rodrigues Marques;

24/6 Joana Rodrigues de Moura Arrais.

Orai sem cessar!Apresentemos a Deus os nomes de irmãos e irmãs que passam por enfermi-dades e problemas diversos. Oremos:• Pela saúde da d. Alda, do Carlos (irmão do Márcio), da Cida

(cunhada da Silvana), da d. Cida Barçante, da d. Domi, da Edelita (irmã da Marilene), da Ester Laguna, da Gina, do sr. Jarbas (pai da Helô), do sr. José (marido da d. Nancy), da d. Juraci, de Luciano Amorim (primo da Claudia Dalbeto), da d. Lydia Reyes (mãe da Maria José), da d. Maria da Penha, da Maria José Cassu (de Santana de Parnaíba), do Paulo (marido da Rose Assunção), do Rafael Arrais (sobrinho do sr. Manoel), da Rosimeire (irmã da Roseli de Brito), da d. Tereza (sogra da Maria José), da d. Tereza Lemmi Marques (mãe do Cláudio), do Wanderlei e do William (de Santana de Parnaíba);

• Pelos projetos sociais da nossa igreja;• Pelos Pequenos Grupos (PGs), seus líderes e seus alvos;• Pelos ministérios e lideranças da nossa igreja;• Pela equipe pastoral (os pastores Tiago, Laura, Edmilson e Michelly e

o seminarista Lucas);• Pelo crescimento quantitativo, espiritual e orgânico da nossa igreja;• Pelo ministério do Bispo José Carlos Peres, da nossa Região.Para incluir pedidos de oração no Boin, procure o Pr. Tiago.

Escala de ServiçoSERVIÇO HOJE (19/6) PRÓX. DOMINGO (26/6)

FECHAMENTO DA IGREJA Weslley Pastores

GUARDADOR DOS CARROS Paulo Massa Tuca

INTERCESSÃO Edward/Manoel Manoel/Marilene

MINISTÉRIO INFANTIL Bia S./Bia B./Silvana Laura/Naine/Lucas

LOUVOR Nova Aliança Vida

OPERADOR DE SOM Álvaro Márcio

OPERADORA DO DATASHOW Bel Eula

OPERADOR DE CÂMERA Guto Gabriel

DIREÇÃO DO CULTO Sem. Lucas/Nurimar Pr. Tiago/Sem. Lucas

PREGADOR Pr. Tiago Missionário Flávio

www.metodistaitaberaba.com.brwww.facebook.com/

igrejametodista.itaberaba

Missão: Espalhar a santidade bíblica, testemunhando Jesus Cristo como único e suficiente Salvador, capaz de transformar vidas e realidades.Visão: Ser reconhecida como uma igreja intercessora, que celebra e adora ao Deus vivo, com amor à Palavra, e acolhe os que se achegam e buscam a cura e a restauração do corpo, da alma e do espírito.

Igreja Metodista em Santana de Parnaíba (Congregação)

Rua Alberto Frediany, 853Santana de Parnaíba - SP

Seminaristas: Edmilson Oliveira e Michelly Oliveira

R. Mestras Pias Fillipini, 161São Paulo - SP - 02736-010Tel: 3977-0571

Pastor: Tiago [email protected]

Pastora: Laura [email protected]

Seminarista: Lucas Gomes

programação semanal2ª feira 3ª feira 4ª feira 6ª feira sáb. domingo

Alimentando Vidas (20h00)

Tarde de Oração (16h30)

Novidade de Vida (20h00)

Encontros dos PGs

Encontros dos Pgs

Culto de Libertação (20h00)

Reun. de Oração (22h30)

Encontros dos Pgs

Or. e Intercessão (8h15)

Escola Dominical (9h00)

Culto solene (19h00)

Horários de eXpedienTe dos pasTores na igreJa

Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Domingo

Manhã - 8h30 – 12hTiago

Dia Folga Pr. Tiago

Pra. Laura

8h30 – 12hTiago

8h30 – 12hLaura - 9h

Tiago e Laura

Tarde 13h30 – 17hTiago e Laura

13h30 – 17hTiago e Laura

13h30 – 17hTiago e Laura

13h30 – 17hTiago

14h - 17hTiago e Laura -

Noite 20hTiago e Laura

20hTiago

20hTiago

20hTiago e Laura

19hTiago

19hTiago e Laura

Assista as transmissões ao vivo dos cultos em nosso site.Reveja também as transmissões dos domingos anteriores no site

www. metodistaitaberaba. com. br ou www.livestream.com/metodistaitaberaba

boleTim informaTivo (boin) da igreJa meTodisTa em iTaberabaCoordenação: Pr. Tiago ValentinEdição: Benjamin GonçalvesProjeto e produção gráfica: Américo Neto

Colaboradoras: Bel Gonçalves, Carla Stracke Pimentel, Flávia Gonçalves, Fábio Martelozzo Mendes e Pra. Laura Costa ValentinCoordenadora do M. de Comunicação: Aline Gomes