pastoral pequenos grupos e confraternização nesta última ... · de deus e seu espírito...

6
IGREJA METODISTA EM ITABERABA CONGREGAÇÃO EM SANTANA DE PARNAÍBA anos BOLETIM INFORMATIVO | ANO X | Nº 459 | 31 DE MARÇO DE 2013 Pastoral Pequenos Grupos e Confraternização N esta última abordagem dos elementos essenciais à vida cristã que de- vem ser experimentados nos Pequenos Grupos (PGs), vamos falar de Confraternização. Este quarto elemento essencial à vida cristã diz respeito à nossa condição humana. As pessoas precisam relacionar-se e fa- zê-lo com graça e leveza. Jesus ia às festas de seu tempo (Jo 2:1-11), tinha amigos e frequentava suas casas (Jo 11:1-45) e comia nas casas das pes- soas (Lc 24:41-43). Seus discípulos, da mesma forma, estabeleciam relacio- namentos fraternos que exaltavam a identidade cristã e vínculos que eram a marca de uma Igreja nascente e acolhedora (At 2:42-47). Quando o teólogo e filósofo francês Pierre Teilhard de Chardin disse a célebre frase “Nenhum ho- mem é uma ilha”, ele quis mostrar que o ser humano não consegue viver iso- ladamente e que cada um precisa dos outros para subsistir. Isso é muito mais verdadeiro para nós cristãos. Viver em sociedade é próprio da humanidade e marca determinante do cris- tianismo. O cristianismo é uma religião grupal, que se reflete nas camadas po- pulares e trabalha como fermento para conduzir os indivíduos ao desenvolvi- mento pessoal e coletivo. Nos PGs, vamos dar vazão a essa necessidade hu- mana de relacionar-se e fazê-lo com criatividade. Os PGs devem constituir- se em ambiente agradável, onde cada integrante se sinta bem e com dese- jo de retornar sempre. Nos PGs, podem faltar os cânticos, mas não podem faltar os biscoitos e o chá. Isso significa que a espiritualidade também acontece naquilo que aparen- temente é carnal, mate- rial ou secular, seja qual for o jargão “evange- liquês” que se use pa- ra designar tal assertiva. Isso porque a presença de Deus e Seu Espírito consolador, conciliador, agregador e abençoa- dor pode Se fazer sentir muito mais num gosto-

Upload: dohuong

Post on 08-Nov-2018

214 views

Category:

Documents


1 download

TRANSCRIPT

Page 1: Pastoral Pequenos Grupos e Confraternização Nesta última ... · de Deus e Seu Espírito consolador, ... so bate-papo acolhedor pós-estudo bíblico do que num cântico desafinado

IGREJA METODISTA EM ITABERABACONGREGAÇÃO EM SANTANA DE PARNAÍBA

anos

BOLETIM INFORMATIVO | ANO X | Nº 459 | 31 DE MARÇO DE 2013

Pastoral

Pequenos Grupos e Confraternização

Nesta última abordagem dos elementos essenciais à vida cristã que de-vem ser experimentados nos Pequenos Grupos (PGs), vamos falar de Confraternização. Este quarto elemento essencial à vida cristã diz

respeito à nossa condição humana. As pessoas precisam relacionar-se e fa-zê-lo com graça e leveza. Jesus ia às festas de seu tempo (Jo 2:1-11), tinha amigos e frequentava suas casas (Jo 11:1-45) e comia nas casas das pes-soas (Lc 24:41-43). Seus discípulos, da mesma forma, estabeleciam relacio-namentos fraternos que exaltavam a identidade cristã e vínculos que eram a marca de uma Igreja nascente e acolhedora (At 2:42-47). Quando o teólogo e filósofo francês Pierre Teilhard de Chardin disse a célebre frase “Nenhum ho-mem é uma ilha”, ele quis mostrar que o ser humano não consegue viver iso-ladamente e que cada um precisa dos outros para subsistir. Isso é muito mais verdadeiro para nós cristãos.

Viver em sociedade é próprio da humanidade e marca determinante do cris-tianismo. O cristianismo é uma religião grupal, que se reflete nas camadas po-pulares e trabalha como fermento para conduzir os indivíduos ao desenvolvi-mento pessoal e coletivo. Nos PGs, vamos dar vazão a essa necessidade hu-mana de relacionar-se e fazê-lo com criatividade. Os PGs devem constituir-se em ambiente agradável, onde cada integrante se sinta bem e com dese-jo de retornar sempre.

Nos PGs, podem faltar os cânticos, mas não podem faltar os biscoitos e o chá. Isso significa que a espiritualidade também acontece naquilo que aparen-temente é carnal, mate-rial ou secular, seja qual for o jargão “evange-liquês” que se use pa-ra designar tal assertiva. Isso porque a presença de Deus e Seu Espírito consolador, conciliador, agregador e abençoa-dor pode Se fazer sentir muito mais num gosto-

Page 2: Pastoral Pequenos Grupos e Confraternização Nesta última ... · de Deus e Seu Espírito consolador, ... so bate-papo acolhedor pós-estudo bíblico do que num cântico desafinado

so bate-papo acolhedor pós-estudo bíblico do que num cântico desafinado e despropositado de reunião evangélica formal. (Até porque “não saber cantar”, “não saber tocar” e “não possuir instrumentos musicais” têm sido desculpas muito corriqueiras para não se colocar na linha de frente do cumprimento da missão evangélica da anunciação do Cristo.) Não se assuste com esta expres-são! Não estou descartando o louvor como elemento bem-vindo à adoração. Só estamos advogando a necessidade de tocar sensivelmente as carências totais do indivíduo, promovendo sua aceitação e integração por meio da lin-guagem universal da confraternização proporcionada por um lanche despre-tensioso. O louvor, em nossa estratégia de trabalho, sempre tem lugar nobre nas celebrações que fazemos na igreja.

Que a graça permanente do Filho, o amor incondicional do Pai e a presença aliançadora do Espírito nos acompanhem sempre e nos levem ao crescimento espiritual por meio des-ta proposta de trabalho dos PGs.

Do amigo e pastor,

Rev. Tiago Valentin

(Adaptação de texto do pastor batista Josué Ebenézer de Sousa Soares.)

“ Um número grande demais de cristãos vive na casa do temor e não na casa do amor.

Brennan Maning, escritor cristão e pregador norte-americano

Casamento e Família

O bom humor necessárioUm elemento essen-cial no processo de desenvolvimento da intimidade conjugal é o bom humor. O ter-mo “intimidade”, aqui, não tem o sentido de sexualidade que mui-tas vezes lhe é atribu-ído, mas sim o de um encontro significativo, descrito pelo filósofo austríaco Martin Buber, em seu livro Eu e Tu, como algo que está além do subjetivo, aquém do objetivo, so-bre a estreita serra onde se encontram o “meu” e o “teu” – o reino do “nos-so”. Esta realidade, proveniente do encontro de duas pessoas, mostra o ca-minho que leva para além do individualismo e do coletivismo, a fim de se chegar a um modelo relacional único.

Page 3: Pastoral Pequenos Grupos e Confraternização Nesta última ... · de Deus e Seu Espírito consolador, ... so bate-papo acolhedor pós-estudo bíblico do que num cântico desafinado

Muitas tensões relacionais produzidas nas falhas de comunicação diárias, seja pela limitação das palavras, seja pela ansiedade que bloqueia um ouvir pleno ou por qualquer outro motivo, poderiam ser diluídas com uma pitada de bom humor no relacionamento conjugal.

Há casais que jamais riem juntos. Muitos têm dificuldade de rir de si mesmos e das trapalhadas do dia a dia. Fazemos e falamos muitas coisas equivocadas no nosso convívio diário e precisamos aprender a relaxar por meio do humor.

O terapeuta de casais e de família Jorge Maldonado afirma que nas famílias fun-cionais há um clima no qual as pessoas se gostam e se divertem juntas. Em contraposição, as famílias disfuncionais demonstram menos energia e esponta-neidade, e um tom de depressão e desesperança invade as interações e limita o desenvolvimento. O autor alerta que o excesso de seriedade pode tornar o con-vívio familiar destrutivo. Quando eu e minha esposa éramos noivos, fomos con-vidados para uma festa de aniversário na casa de um amigo cuja família era ex-tremamente rígida e com pouca abertura para o humor. Na hora da despedida, o vestido dela acidentalmente esbarrou num copo de cristal que estava na bor-da de uma mesa de centro. O copo caiu e quebrou. Houve um silêncio geral na sala e a dona da casa ficou parada à porta, apenas olhando com uma expres-são séria. Minha esposa ainda tentou catar os cacos e fazer algo para remediar a situação. Como todos ficaram muito sérios, eu a tomei pela mão, nos despe-dimos e fomos embora, com a sensação de termos cometido um crime hedion-do. É o que acontece quando falta bom humor nas famílias.

Criei um neologismo para tais casais e famílias: chamo-os de “famílias Hardy”, em alusão ao personagem do desenho animado Lippy e Hardy – o leão, oti-mista, e a hiena, pessimista –, no qual a hiena (Hardy) sempre acha que tudo vai terminar mal e vê o lado negativo em tudo (“Oh, dia! Oh, mês! Oh, azar!”).

O bom humor permite que uma família rompa o círculo vicioso da retroalime-tação, que origina e mantém crônicos os problemas. É preciso brincar com os filhos – sentar no chão, brincar de esconde-esconde pela casa ou outras brincadeiras criativas – e também com o cônjuge – fazer cócegas, correr na chuva ou coisas semelhantes.

Mesclar o bom humor e a brincadeira com a ternura e a ex-pressão de carinho aprofunda os vínculos e a unidade con-jugal. Afinal, não é à toa que o apóstolo Paulo, repetidamen-te, exorta: “Alegrai-vos!” (Fl 3:1; 4:4).

Por Carlos “Catito” Grybowski, psicólogo e terapeuta de casais e de família

“ Se é proibido rir no Céu, eu não quero ir para lá.

Martinho Lutero, religioso alemão, pioneiro do protestantismo (1483-1546)

Page 4: Pastoral Pequenos Grupos e Confraternização Nesta última ... · de Deus e Seu Espírito consolador, ... so bate-papo acolhedor pós-estudo bíblico do que num cântico desafinado

PassatempoQuiz BíblicoTeste seu conhecimento da Bíblia tentando responder estas questões:

1. Qual o texto bíblico em que um milagre habilitou uma mulher a pa-gar suas dívidas?a. A viúva de Sarepta;b. A morte na panela;c. O azeite da viúva.

2. Por quem Paulo foi chamado de “peste da seita dos nazarenos”?a. Tértulo;b. Agripa;c. Demétrio.

3. Sansão derrubou as colunas do templo de quem?

a. Salomão;

b. Dagon;

c. Belzebu.

4. Quem sucedeu ao rei Herodes na Judeia, no tempo de Jesus?a. Caifás;b. Festo;c. Arquelau.

5. Qual foi a mulher que criou Asa?a. Maaca;b. Rute;c. Ester.

Respostas1. c (2 Reis 4:1-7); 2. a (Atos 24:2-6); 3. b (Juízes 16:23-30); 4. c (Mateus 2:22); 5. a (2 Crônicas 15:16).

AvisosCulto TransbordanteQuando: 13 de abril de 2013 (segundo sábado do mês), às 19h30;Local: Igreja Metodista em Itaberaba;

Toda a igreja está convidada para esse tempo único de intercessão, louvor, ministração e comunhão.Mocidade – Geração Transbordante

Congresso Regional de JuvenisEstão abertas as inscrições para o Congresso Regional de Juvenis.

Tema: “Qual é o Seu Face”?;Quando: De 5 a 9 de julho de 2013;Local: Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep), em Piracicaba (SP);Custo: R$ 250,00;Inscr. e mais informações: No Blog dos Juvenis: femeju3re.blogspot.com.br;Esclarecimentos: Com Márcio e Sílvia, conselheiros regionais, pelo tel. 2311-3308, ou com Lucas, presidente da FeMeJu, pelo tel. (12) 3111-1657

Page 5: Pastoral Pequenos Grupos e Confraternização Nesta última ... · de Deus e Seu Espírito consolador, ... so bate-papo acolhedor pós-estudo bíblico do que num cântico desafinado

Estamos na campanha de jejum e oração “Voltando ao Primeiro Amor”Todos estão convidados a orar e jejuar durante esse período. Será um tempo de oração e jejum, pedindo a Deus que cada um dos membros da igreja vol-te à essência do Evangelho. “Tenho, porém, contra ti que abandonaste o teu primeiro amor. Lembra-te, pois, de onde caíste, arrepende-te e volta à prática das primeiras obras” (Ap. 2:4-5ª).

“Uma Semana pra Jesus” 2013Estão abertas as inscrições para o Projeto Missionário “Uma Semana pra Je-sus” 2013.

Quando: De 13 a 20 de julho de 2013;Local: Francisco Morato (SP);Investimento: R$ 210,00. A igreja que inscrever um grupo de dez ou mais pessoas, entre juvenis, jovens e adultos, terá o valor do investimento reduzi-do para R$ 160,00 por voluntário. Estes deverão fazer as inscrições e depo-sitar o valor até 30 de maio.Mais informações: Pelos telefones (11) 3277 3561 e (11) 97457-2407 (com Ana Maria) ou (11) 5904-3000 (Sede Regional); ou pelos e-mails [email protected] e [email protected].

Aniversariantes2/4 Felipe Barbosa Justino Feitosa;

3/4 Denise Domingues;

5/4 Jonathan Moreno Lima e Luciana Pereira Torres.

Orai sem cessar!Apresentemos a Deus os nomes de ir-mãos e irmãs que passam por enfer-midades e problemas diversos. Ore-mos:

• Pela saúde da Adriana Feitosa, do Antônio (irmão da Rosa), do Bru-no Strozi, do Sr. Davi, do Gilber-to (irmão da Silvana Sanguin), da D. Iberci (mãe da Silvana Sanguin), da D. Judith, da Lourdes de Brito, da Maria José Cassu (de Santana de Parnaíba), da D. Maria da Penha, da Rosimeire (irmã da Roseli de Brito) e da Sílvia;

• Pela nossa Congregação em Santana de Parnaíba;• Pelos seminaristas Edmilson e Michelly Silva;• Pelo missionário Tiago Reyes Vassallo, que está em missão no Havaí;• Pelos ministérios e lideranças da nossa igreja;• Pelos pastores da nossa igreja;• Pelo crescimento quantitativo, espiritual e orgânico da nossa igreja;• Pelo ministério do Bispo José Carlos Peres, da nossa Região.Para incluir pedidos de oração no Boin, procure o Pr. Tiago.

Page 6: Pastoral Pequenos Grupos e Confraternização Nesta última ... · de Deus e Seu Espírito consolador, ... so bate-papo acolhedor pós-estudo bíblico do que num cântico desafinado

IGREJA METODISTA EM ITABERABA

NOSSA MISSÃO: Esforçarmo-nos para espalhar a Santidade bíblica sobre a Terra.NOSSA VISÃO: Somos uma igreja intercessora, que celebra e adora ao Deus vivo, tem amor à Palavra, acolhe aos que se achegam e busca a cura e restauração do corpo, da alma e do espírito.

R. Mestras Pias Fillipini, 161São Paulo - SP - 02736-010Tel: 3977-0571Pastor: Tiago ValentinPastora: Laura ValentinTel. Res: 2339-5057

VISITE NOSSO SITE:metodistaitaberaba.com.br

I g r e j a M e t o d i s t a e m

Assista as transmissões ao vivo dos cultos em nosso site.Reveja também as transmissões dos domingos anteriores no site

www. metodistaitaberaba. com. br ouwww.justin.tv/metodistaitaberaba/videos

Boletim informativo (Boin) da igreja metodista em itaBeraBaCoordenação: Pr. Tiago ValentinEdição: Benjamin GonçalvesProjeto e produção gráfica: Américo Neto

Colaboradoras: Bel Gonçalves, Carla Stracke Pimentel, Flávia Gonçalves e Pra. Laura Costa ValentinCoordenador do Ministério de Comunicação: José Fenner

programação semanal3ª feira 4ª feira 6ª feira domingo

Tarde de Oração16h30

Mentoria Espiritual20h

Culto de Libertação20h

Esc. Dominical - 9hCulto Solene - 19h

HorÁrios de eXpediente dos pastores na igreja

Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Domingo

Manhã - 8h30 – 11hTiago Dia Folga

Pr. Tiago

8h30 – 11hTiago - - 9h

Laura e Tiago

Tarde 14h – 18hTiago

14h – 18hTiago

14h – 18hTiago

14h – 18hTiago

14h (visitas)Laura e Tiago -

Noite 20hTiago

20h (visitas)Laura e Tiago

20hLaura

20h (visitas)Laura e Tiago

20hLaura e Tiago

20hTiago

19hLaura e Tiago

Escala de serviçoSERVIÇO HOJE (31/3) PRÓX. DOMINGO (7/4)FECHAMENTO DA IGREJA Beth ZéINTERCESSÃO Edward/Paula Tiago/EdwardGUARDADOR DOS CARROS Emerson DinhoMINISTÉRIO INFANTIL Não haverá atividade Rosa/ÉricaLOUVOR Grupo Misto Nova AliançaOPERADOR DE SOM A definir MarcoOPERADORA DO DATASHOW A definir BelDIREÇÃO DO CULTO Pr. Tiago MarilenePREGADOR(A) Pr. Tiago Pr. Tiago