pastoral o que permanece é a palavra h

6
Igreja Metodista Em Itaberaba Congregação Em Santana De Parnaíba “ Jesus Cristo ontem e hoje é o mesmo, e o será para sempre ” Pastoral O que permanece é a Palavra H oje estamos encerrando o primeiro se- mestre de estudos na Escola Dominical. Há dois anos e meio, o Se- nhor nos deu a direção para um novo mode- lo de escola bíblica em nossa igreja. Mudan- ças no corpo docente e na proposta pedagógica da escola, entre outras medidas, foram adotadas para dinamizarmos e priorizarmos o estudo da Palavra de Deus na caminhada da nossa comunidade em Itaberaba. As avaliações dessas mudanças foram muito positivas, o que não pode- ria ser diferente, já que a mudança partiu, em primeiro lugar, do coração de Deus. Muito embora tenhamos um número ainda pequeno de alunos e alunas regulares – algo em torno de 80 pessoas, contando as crian- ças –, o ganho para a caminhada ministerial e missionária da nossa igre- ja foi expressivo. A Palavra de Deus e seu estudo são prioridades para a nossa igreja. Afinal, a própria declaração de Visão da I.M. em Itaberaba destaca isso: “Ser re- conhecida como uma igreja intercessora, que celebra e adora ao Deus vivo, com amor à Palavra[...]”. Mas por que estudar a Bíblia é tão importante? Ao orientar Seus discípulos sobre a iminência da Sua morte e, portanto, do cumprimento das profecias na Palavra de Deus, Jesus lhes declarou: “Passará o céu e a terra, porém as minhas palavras não passarão” (Mt 24:35). Ou seja, Jesus garante que as coisas podem perder seu sentido ou até mesmo deixar de existir, mas há algo que é imutável, que jamais vai se alterar e que se cumprirá integralmente: a Sua Palavra. Se conhe- cermos e entendermos a Sua Palavra e firmarmos nossos passos em Su- as orientações e promessas, viveremos com segurança, resiliência e fé. Poderia elencar muitos testemunhos da relevância da Palavra em minha vida pessoal e ministerial, bem como na caminhada da nossa igreja, mas vou citar apenas um exemplo bem ressente e vivo nas nossas memórias: a construção do templo em Santana de Parnaíba! Deus nos deu uma dire- ção muito clara a esse respeito, nossas ações tiveram como base não BOLETIM INFORMATIVO | ANO XVI | Nº 722 | 1 DE JULHO DE 2018

Upload: others

Post on 21-Nov-2021

2 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Igreja Metodista Em ItaberabaCongregação Em Santana De Parnaíba

“ J e s u s C r i s t o o n t e m e h o j e é o m e s m o , e o s e r á p a r a s e m p r e ”

Pastoral

O que permanece é a Palavra

Hoje estamos encerrando o primeiro se-

mestre de estudos na Escola Dominical. Há dois anos e meio, o Se-nhor nos deu a direção para um novo mode-lo de escola bíblica em nossa igreja. Mudan-

ças no corpo docente e na proposta pedagógica da escola, entre outras medidas, foram adotadas para dinamizarmos e priorizarmos o estudo da Palavra de Deus na caminhada da nossa comunidade em Itaberaba.

As avaliações dessas mudanças foram muito positivas, o que não pode-ria ser diferente, já que a mudança partiu, em primeiro lugar, do coração de Deus. Muito embora tenhamos um número ainda pequeno de alunos e alunas regulares – algo em torno de 80 pessoas, contando as crian-ças –, o ganho para a caminhada ministerial e missionária da nossa igre-ja foi expressivo.

A Palavra de Deus e seu estudo são prioridades para a nossa igreja. Afinal, a própria declaração de Visão da I.M. em Itaberaba destaca isso: “Ser re-conhecida como uma igreja intercessora, que celebra e adora ao Deus vivo, com amor à Palavra[...]”. Mas por que estudar a Bíblia é tão importante?

Ao orientar Seus discípulos sobre a iminência da Sua morte e, portanto, do cumprimento das profecias na Palavra de Deus, Jesus lhes declarou: “Passará o céu e a terra, porém as minhas palavras não passarão” (Mt 24:35). Ou seja, Jesus garante que as coisas podem perder seu sentido ou até mesmo deixar de existir, mas há algo que é imutável, que jamais vai se alterar e que se cumprirá integralmente: a Sua Palavra. Se conhe-cermos e entendermos a Sua Palavra e firmarmos nossos passos em Su-as orientações e promessas, viveremos com segurança, resiliência e fé.

Poderia elencar muitos testemunhos da relevância da Palavra em minha vida pessoal e ministerial, bem como na caminhada da nossa igreja, mas vou citar apenas um exemplo bem ressente e vivo nas nossas memórias: a construção do templo em Santana de Parnaíba! Deus nos deu uma dire-ção muito clara a esse respeito, nossas ações tiveram como base não

BOLETIM INFORMATIVO | ANO XVI | Nº 722 | 1 DE JULHO DE 2018

os nossos sentimentos e sonhos, mas, sobretudo, o texto bíblico de Isaías 54:1-5: “Canta alegremente, ó estéril, que não deste à luz; exulta com alegre canto e exclama, tu que não tiveste dores de parto; porque mais são os filhos da mulher solitária do que os filhos da casada, diz o Senhor. Alarga o espaço da tua tenda; estenda-se o toldo da tua habitação, e não o impeças; alonga as tuas cordas e firma bem as tuas estacas. Porque transbordarás para a di-reita e para a esquerda; a tua posteridade possuirá as nações e fará que se povoem as cidades assoladas. Não temas, porque não serás envergonhada; não te envergonhes, porque não sofrerás humilhação; pois te esquecerás da vergonha da tua mocidade e não mais te lembrarás do opróbrio da tua viuvez. Porque o teu Criador é o teu marido; o Senhor dos Exércitos é o Seu nome; e o Santo de Israel é o teu Redentor; ele é chamado o Deus de toda a terra”.

Baseados nesse texto, rompemos em fé durante quatro anos. Sim, o pro-cesso de escolha do terreno até o fim da construção durou todo esse tempo! Muitos foram os percalços, os reveses, as frustrações, as preocupações. Se não tivéssemos algo muito sólido em que nos agarrarmos, certamente não teríamos conseguido ir até o fim.

E essa Palavra ainda nem se cumpriu totalmente. O verso 4 declara: “Não se-rás envergonhada”. Um espaço físico de excelência, como ficou o novo tem-plo, seria uma vergonha se não se enchesse de pessoas para louvar e bendi-zer ao Senhor. Mas, graças a Deus, já temos sinais de que o templo logo fi-cará cheio de gente.

Nosso grande desafio agora é resolver a questão financeira. Como todos sa-bem, não temos mais nossas reservas, mas cremos que o Senhor não nos deixará passar vergonha. Ele despertará Seus filhos e filhas sobre a impor-tância de serem fiéis e constantes em seus dízimos e ofertas, e nada nos fal-tará, porque Ele é o nosso pastor.

Nossa confiança não deve estar no que podemos ver ou no que sentimos, mas na Palavra de Deus, que é a nossa ro-cha inabalável e fiel!

Do amigo e pastor,

Tiago Valentin

“Tire as minhas pernas, mas não a minha Bíblia. Eu posso chegar ao céu sem andar, mas não sem a Palavra de Deus.”

John Piper, escritor e pregador batista norte-americano

ReflexãoO poder da oração

Um missionário contou a se-guinte história, quando de passagem por sua igreja,

no Estado de Michigan, nos Esta-dos Unidos:

“Enquanto eu servia num pequeno hospital, na África, a cada duas se-

manas eu atravessava a selva, de bicicleta, até uma cidade próxima, para comprar provisões. Era uma jornada de dois dias, e eu precisava acampar à noite, na metade do caminho.

“Numa dessas viagens, eu havia acabado de chegar à cidade, onde pla-nejava sacar dinheiro no banco, comprar medicamentos, provisões e en-tão iniciar meus dois dias de regresso ao hospital. “Foi quando observei dois homens brigando e um deles saiu seriamente ferido. Então resolvi tra-tar dos seus ferimentos e, ao mesmo tempo, falar-lhe a respeito do Senhor Jesus Cristo.

“Logo depois, iniciei minha viagem de volta, acampando à noite, e cheguei à minha casa sem nenhum incidente.

“Duas semanas depois, repeti minha jornada. Assim que cheguei à cidade, fui abordado por aquele jovem cujas feridas eu havia tratado. Ele me disse que sabia que, naquele dia, eu levava dinheiro e provisões.

“Prosseguiu dizendo-me: ‘Alguns amigos e eu seguimos o senhor até a selva, sabendo que ia acampar à noite. Nós planejávamos matá-lo e tomar seu di-nheiro e os medicamentos. Mas, justamente quando íamos atacar seu acam-pamento, vimos que o senhor estava protegido por 26 guardas armados’.

“Eu, então, comecei a rir e lhe disse que, com toda a certeza, estava sozinho no acampamento, no meio da selva. O rapaz me encarou e retrucou: ‘Não, não! O senhor não estava sozinho, pois eu vi os guardas. Meus cinco amigos também os viram e nós os contamos. Eram 26. E foi por causa desses guar-das que nós nos assustamos e deixamos o senhor tranquilo’.”

Nesse momento do sermão do missionário em Michigan, um dos homens da igreja se colocou de pé, interrompendo a mensagem, e lhe perguntou se ele poderia dizer em que dia aquilo havia ocorrido. Depois de um certo esforço para se lembrar, o missionário contou à congregação a data exata em que tu-do se passara e a noite em que ele teria sido ameaçado. Então, o homem que o havia interrompido contou o seguinte:

“Na noite deste seu incidente na África, era uma bela manhã aqui em Michi-gan e eu me preparava para uma partida de golfe. Estava a ponto de sair de casa quando senti o Senhor me impelindo a orar por você. De fato, a urgên-cia que o Senhor me transmitia era tão grande que eu chamei vários irmãos da igreja para nos encontrarmos aqui, no santuário, a fim de orar por sua vi-da. Os homens que se reuniram comigo naquele dia poderiam colocar-se de pé, por favor?”

Então, todos os homens que se encontraram naquela manhã para orar pelo missionários se puseram de pé. Todos os presentes ficaram surpresos e ma-ravilhados quando aquele homem terminou de contá-los, incluindo a si mes-mo. Eram 26.

Esta história é um exemplo incrível do poder da oração e de como o Espírito do Senhor se move de maneira misteriosa para enfrentar as armadilhas do inimigo.

Por Terry S. Wise, em seu livro “Fundamentals of Spiritual Warfare” (Princípios da Batalha Espiritual)

“Pela fé e pela oração, fortaleça as mãos frouxas e fi rme os joelhos vacilantes. Você ora e jejua? Importune o trono da graça e seja

persistente em oração. Só assim receberá a misericórdia de Deus.”John Wesley, clérigo e teólogo, precursor do metodismo (1703-1791)

Avisos

Hoje (1º/7), não se esqueça de con-tribuir com alimentos para a Cesta do Amor. Pedimos que traga as doações de preferência no primeiro domingo do mês.

Sua participação é fundamental!

Programação da Escola Dominical no mês de julhoHoje, às 10h00 – Última aula do semestre;

Hoje, às 19h00 – Culto especial de encerramento do semestre da Escola Dominical;

Dias 8/7 e 15/7 – Não haverá aula nem o Culto Matutino;

Dias 22/7 e 29/7 – Palestras especiais sobre o tema “Família” (em classe única).O início do 2º Semestre da Escola Dominical será em 5/8.

Palestras especiais sobre o tema “Família”!Conforme anunciado, nos dois últimos domingos de julho teremos na Esco-la Dominical, em classe única, palestras especiais sobre o tema “Família”. A programação será a seguinte:

Dia 22/7 – “Saúde Emocional da Família”, com a psicóloga cristã Aline Tiossi Slingardi;

Dia 29/7 – “Saúde Financeira da Família”, com o educador fi nanceiro Ronaldo Bella.

Cursos na Escola Dominical 2018 – 2º SemestreInscreva-se nos cursos que serão oferecidos no 2º semestre de 2018:

“Panorama do Antigo Testamento” (por Silas Santos);“Panorama do Novo Testamento” (por Claudete Siqueira);“Religiões e Atualidades” (por Marilene Nogueira e Pra. Laura Valentin);“Estudo Aprofundado do Livro de Romanos” (por Flávia Gonçalves);“Louvor: Arte, Missão e Liderança” (por Elizabeth Ladeia).Faça sua inscrição com a Deise ou com a Rosa.

Dízimo: assuma esse compromisso hoje!Sua contribuição é fundamental para o crescimento de nossa igreja. Para tor-nar-se um dizimista regular, solicite o envelope apropriado ao irmão Wesley. Assuma esse compromisso com Deus ainda hoje!

Recesso de atividades da igreja em julhoCulto da Manhã e Escola Dominical– Recesso de 8/7 e 15/7, com retorno em 22/7.Pequenos Grupos– Recesso de 9/7 a 14/7, com retorno na semana de 16/7.Alimentando Vidas– Recesso dias 9/7 e 16/7, com retorno dia 23/7.Novidade de Vida– Recesso dias 12/7 e 19/7, com retorno dia 26/7.

Escola Bíblica de Férias (EBF) 2017De 26 a 29 de julho de 2018, das 14h00 às 16h30, e no dia 23 de julho, às 9h00, será realizada em nossa igreja a tradicional Esco-la Bíblica de Férias (EBF), aberta para crian-ças de 3 a 12 anos de idade. Convide ami-gos, vizinhos e familiares para participar. O encerramento será no domingo (29/7), durante o culto, a partir das 19h00.

Ministério de Trabalho com Crianças

Aniversariantes6/7 Gabriel Hallgren Paviani e

Rafael Augusto Nogueira

Orai sem cessar!Apresentemos a Deus os nomes de irmãos e irmãs que passam por enfermi-dades e problemas diversos. Oremos:

•Pela saúde da d. Alda, da Cida (cunhada da Silvana), da d. Cida Barçante, da d. Domi, da Gina, do sr. Jar-bas (pai da Helô), do Luciano Amorim (primo da Cláu-dia Dalbeto), da d. Lydia Reyes (mãe da Maria José), da d. Maria da Penha, da Nurimar, da Paula (filha da d. Alda), do Pedro (sobrinho da Maria José), do Rafa-el Arrais (sobrinho do sr. Manoel), da Rosimeire (irmã da Roseli de Brito), da d. Tereza (sogra da Maria José), da d. Tereza Lemmi Marques (mãe do Cláudio), do Vitorino, do Wanderlei e do Wilson (cunhado da Maria José);

•Pelos desempregados;

•Pelos Pequenos Grupos (PGs), seus líderes e seus alvos;

•Pelos ministérios e lideranças da nossa igreja;

•Pela equipe pastoral (pastores Tiago, Laura e Lucas);

•Pelos missionários Carla Stracke, Danilo Sanguin e Mariana Wada;

•Pelo crescimento quantitativo, espiritual e orgânico da nossa igreja;

•Pelo ministério do Bispo José Carlos Peres, da nossa Região;

•Pelo Projeto Missionário “Uma Semana para Jesus”, que acontecerá na ci-dade de Santana de Parnaíba, entre os dias 7 e 14 de julho de 2018.

Para incluir pedidos de oração no Boin, procure o Pr. Tiago.

www.metodistaitaberaba.com.br

/igrejametodista.itaberaba

Missão: Espalhar a santidade bíblica, testemunhando Jesus Cristo como único e sufi ciente Sal-vador, capaz de transformar vidas e realidades.Visão: Ser reconhecida como uma igreja intercessora, que celebra e adora ao Deus vivo, com amor à Palavra, e acolhe os que se achegam e buscam a cura e a restauração do corpo, da alma e do espírito.

Igreja Metodista em Santana de Parnaíba (Congregação)

Rua Alberto Frediany, 853Santana de Parnaíba - SP

Pastor: Lucas Gomes

R. Mestras Pias Fillipini, 161São Paulo - SP - 02736-010Tel: 3977-0571

Pastor: Tiago [email protected]

Pastora: Laura [email protected]

PROGRAMAÇÃO SEMANAL2ª FEIRA 3ª FEIRA 4ª FEIRA 6ª FEIRA SÁB. DOMINGO

Alimentando Vidas (20h00)

Tarde de Oração (16h30)

Novidade de Vida (20h00)

Encontros dos PGs

Encontrosdos Pgs

Culto de Libertação (20h00)

Reun. de Oração (22h30)

Encontros dos Pgs

Or. e Intercessão (8h15)

Escola Dominical (9h00)

Culto solene (19h00)

HORÁRIOS DE EXPEDIENTE DOS PASTORES NA IGREJA

Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Domingo

Manhã - 8h30 – 12hTiago

Dia FolgaPr. Tiago

Pra. Laura

8h30 – 12hTiago

8h30 – 12hLaura - 9h

Tiago e Laura

Tarde 13h30 – 17hTiago e Laura

13h30 – 17hTiago e Laura

13h30 – 17hTiago e Laura

13h30 – 17hTiago e Laura

14h - 17hTiago e Laura -

Noite 20hTiago e Laura

20hTiago e Laura

20hTiago e Laura

20hTiago e Laura

19hTiago e Laura

19hTiago e Laura

BOLETIM INFORMATIVO (BOIN) DA IGREJA METODISTA EM ITABERABACoordenação: Pr. Tiago ValentinEdição: Benjamin GonçalvesProjeto e produção gráfi ca: Américo Neto

Colaboradores: Flávia Gonçalves, Pra. Laura Costa Valentin e Dilson Julio SilvaCoordenadora do M. de Comunicação: Aline Gomes

Escala de ServiçoSERVIÇO HOJE (01/7) PRÓX. DOMINGO (08/7)

FECHAMENTO DA IGREJA Beth Zé

GUARDADOR DOS CARROS Nino Emerson

INTERCESSÃO --- ---

MINISTÉRIO INFANTILPra. Laura/Fernanda P./Juliana

S./LarissaVilma/Carol/Doroti/Thaís

LOUVOR Nova Aliança Vida

OPERADOR DE SOM Álvaro Márcio

OPERADORA DO DATASHOW Scheila Eula

OPERADOR DE CÂMERA Augusto Gabriel

DIREÇÃO DO CULTO Pra. Laura/Pr. Tiago Pra. Laura/Claudete

PREGADOR Pr. Tiago Pra. Laura

Assista as transmissões ao vivo ou as gravações dos cultos em nosso canal no Youtube.