pastoral nasce um reizinho q - metodistaitaberaba.com.br · ximo: vai e volta amanhã; então, ......

6
IGREJA METODISTA EM ITABERABA CONGREGAÇÃO EM SANTANA DE PARNAÍBA “Jesus Cristo ontem e hoje é o mesmo, e o será para sempre” Pastoral Nasce um Reizinho Q uem conhece e entende o verdadeiro sentido do Natal – o nasci- mento de Jesus, o Filho de Deus – sabe o quanto essa data vem sendo deturpada, ano após ano. Natal virou sinônimo de fôlego pa- ra o comércio. Se, durante o ano todo, as vendas não foram boas, agora é a hora de recuperar o prejuízo; consumir desenfreadamente é a “ordem” do momento; e, para alguns, infelizmente, o dia 25 de dezembro não passa de um feriado qualquer, durante o qual têm a oportunidade de se embebedar, se drogar e se prostituir. Hoje, como há 2.000 anos, Jesus nasce para subverter a ordem vigente. No tempo de Jesus, e em qualquer outro tempo, um futuro rei jamais nas- ceria num curral; um verdadeiro rei não seria frágil como um bebê. Mas, quando Ele nasceu, o Reino de Deus foi anunciado; o nascimento do Mes- sias sinalizava o renovo da esperança e o início de um novo tempo. No ca- pítulo 9 de Isaías, a profecia diz que, por meio de um menino recém-nasci- do, poder e autoridade se manifestariam e a vontade de Deus se realizaria dessa maneira. Com a vinda de Jesus, cumpriu-se a promessa. Temos todo o contexto da gravidez de Maria e a aceitação de José, mas o momento mais tenso é, sem dúvida, o do nascimento propriamente dito. Não havia lugar para aquela criança indefesa e frágil vir ao mundo em se- gurança. Depois de uma longa viagem, sem conforto algum, Maria e José chegam a Belém, em meio ao tumulto de um recenseamento. A cidade es- tava cheia e o casal não encontrou lugar para se hospedar. A única alterna- tiva era uma estrebaria e uma manjedoura para servir de leito. Ali o Rei dos Reis e Senhor dos Senhores nasceu. Jesus, já adulto, fez questão de valorizar aqueles(as) que eram frágeis: as mulheres, os doentes, os margi- nalizados e as crian- ças. Estas últimas, em especial, o Mestre in- dicou como parâmetro para quem quiser her- dar o Reino dos Céus. BOLETIM INFORMATIVO | ANO XI | Nº 547 | 14 DE DEZEMBRO DE 2014

Upload: duongcong

Post on 07-Nov-2018

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

IGREJA METODISTA EM ITABERABACONGREGAÇÃO EM SANTANA DE PARNAÍBA

“ Jesus C r i s t o on t em e ho j e é o mesmo, e o se r á pa r a semp re ”

Pastoral

Nasce um Reizinho

Quem conhece e entende o verdadeiro sentido do Natal – o nasci-mento de Jesus, o Filho de Deus – sabe o quanto essa data vem sendo deturpada, ano após ano. Natal virou sinônimo de fôlego pa-

ra o comércio. Se, durante o ano todo, as vendas não foram boas, agora é a hora de recuperar o prejuízo; consumir desenfreadamente é a “ordem” do momento; e, para alguns, infelizmente, o dia 25 de dezembro não passa de um feriado qualquer, durante o qual têm a oportunidade de se embebedar, se drogar e se prostituir.

Hoje, como há 2.000 anos, Jesus nasce para subverter a ordem vigente. No tempo de Jesus, e em qualquer outro tempo, um futuro rei jamais nas-ceria num curral; um verdadeiro rei não seria frágil como um bebê. Mas, quando Ele nasceu, o Reino de Deus foi anunciado; o nascimento do Mes-sias sinalizava o renovo da esperança e o início de um novo tempo. No ca-pítulo 9 de Isaías, a profecia diz que, por meio de um menino recém-nasci-do, poder e autoridade se manifestariam e a vontade de Deus se realizaria dessa maneira. Com a vinda de Jesus, cumpriu-se a promessa.

Temos todo o contexto da gravidez de Maria e a aceitação de José, mas o momento mais tenso é, sem dúvida, o do nascimento propriamente dito. Não havia lugar para aquela criança indefesa e frágil vir ao mundo em se-gurança. Depois de uma longa viagem, sem conforto algum, Maria e José chegam a Belém, em meio ao tumulto de um recenseamento. A cidade es-tava cheia e o casal não encontrou lugar para se hospedar. A única alterna-tiva era uma estrebaria e uma manjedoura para servir de leito. Ali o Rei dos Reis e Senhor dos Senhores nasceu.

Jesus, já adulto, fez questão de valorizar aqueles(as) que eram frágeis: as mulheres, os doentes, os margi-nalizados e as crian-ças. Estas últimas, em especial, o Mestre in-dicou como parâmetro para quem quiser her-dar o Reino dos Céus.

BOLETIM INFORMATIVO | ANO XI | Nº 547 | 14 DE DEZEMBRO DE 2014

Jesus não nasceu em berço de ouro e sabia muito bem o quanto a vida era dura e que, para vencer, era preciso lutar muito.

O Reino de Deus confrontou e continua a confrontar todo poder instituído por homens. Todos os sistemas políticos, sociais, econômicos e culturais que a humanidade desenvolveu são relativizados diante da amplitude e ple-nitude do Reino Divino. O nascimento de Jesus nos sinaliza essa inversão de valores, pois Deus escolheu as coisas simples para confundir os sábios, exatamente como ocorreu com os magos, quando procuraram o Rei no pa-lácio e não o encontraram.

Certamente, não daríamos o trono de um reino a um bebezinho. No entan-to, Deus fez questão de enviar um menino, um bebê, para dar o passo de-finitivo na restauração da humanidade, a fim de que não houvesse nenhu-ma possibilidade de se cogitar que a ação de Deus estaria ligada ao poder, ao prestígio, ao conhecimento ou a qualquer tipo de categoria humana que defina o que pode e o que não pode.

Muitas vezes, associamos a ação de Deus em nossas vidas ao nosso mui-to saber, ter ou poder. Mas o que sabe um bebê, o que ele possui ou o que ele pode? Tudo, absolutamente tudo depende de Deus e do Seu que-rer. Seja por meio de um bebê ou de um adulto, seja por alguém muito le-trado ou por um inculto, seja por alguém conhecido ou por um anônimo, é Deus quem faz a obra!

Que neste tempo de Advento possamos refletir o quanto estamos detur-pando o verdadeiro significado do Natal. Talvez seja uma ótima oportunida-de para desviarmos um pouco nosso olhar das luzes, dos enfeites, do per-

nil, dos presentes, e olhar para o menor ou para o mais simples, os quais são amados por Deus tanto quanto nós somos.

Do amigo e pastor,

Rev. Tiago Valentin

“ Bendita seja a data que une o mundo todo numa conspiração de amor. ”Hamilton Wright Mabie, ensaísta norte-americano (1846-1916)

ReflexãoFaça o bem, mas faça agora!A Bíblia diz que Jesus de Nazaré andou por toda parte fazendo o bem (At 10:38). E, como Seus se-guidores, não podemos agir de outra forma. Eis o que nos ordena as Escritu-ras: “Não digas ao teu pró-

ximo: Vai e volta amanhã; então, to darei, se o tens agora contigo” (Pv 3;28). Estender a mão ao necessitado, socorrer o aflito em suas angústias e dar pão ao que tem fome são atitudes que agradam o coração de Deus. Só os homens-pedra passam ao largo diante da necessidade do próximo, virando o rosto para não ver e fechando o coração para não sentir. Somos imitadores de Cristo quando fazemos o bem. Deus é honrado quando prati-camos boas obras. Evidenciamos a salvação pela graça quando os homens veem as nossas boas obras e glorificam a nosso Pai que está nos céus.

Mas quando fazer o bem? Esse é o ponto em destaque neste texto. O bem não pode ser postergado. O socorro ao necessitado não pode ser deixa-do para amanhã. Enganar com promessas vazias o necessitado que ba-te à nossa porta ou adiar seu atendimento, tendo nós o poder de socorrê-lo imediatamente, é uma atitude indigna de um cristão, desprovida de qual-quer compaixão.

Devemos ter pressa em ajudar o próximo. Devemos ter presteza em es-tender a mão aos necessitados. Devemos ter mais alegria em dar do que em receber. Devemos ter mais prazer em ser um canal da bênção de Deus do que um receptáculo dela. Não fomos salvos para reter as bênçãos ape-nas para nós mesmos como se fôssemos o mar Morto, que só recebe as águas e não as distribui. Devemos ser como o mar da Galileia, um canal pelo qual as águas chegam e saem. E, por onde elas passam, levam vi-da e esperança.

A Palavra de Deus nos ensina que devemos fazer o bem primeiramente à nossa própria família. O apóstolo Paulo escreve: “Ora, se alguém não tem cuidado dos seus e especialmente dos da própria casa, tem negado a fé e é pior do que o descrente” (1 Tm 5:8). Em seguida, nós devemos fazer o bem a todos, mas especialmente aos domésticos da fé. Ainda o mesmo após-tolo escreve: “Por isso, enquanto tivermos oportunidade, façamos o bem a todos, mas principalmente aos da família da fé” (Gl 6:10). Finalmente, deve-mos fazer o bem ao nosso próximo, ainda que esse próximo seja o nosso próprio inimigo. O apóstolo Paulo exorta: “Se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe de comer; se tiver sede, dá-lhe de beber; porque, fazendo isto, amon-toarás brasas vivas sobre a sua cabeça. Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem” (Rm 12:20,21).

Você tem feito o bem? Tem feito o bem a todos? Tem fei-to o bem imediatamente? Tem feito o bem até àqueles que perseguem você? Tem feito todo o bem que você pode fa-zer? Tem feito o bem com motivações puras? Faça o bem, mas faça agora!

Por Hernandes Dias Lopes, pastor presbiteriano

“ Devemos usar o tempo sensatamente e entender que o momento é sempre adequado para se fazer o bem. ”

Nelson Mandela, político e filantropo sul-africano (1918-2013)

Para PensarDeus e vocêSó Deus pode criar, mas você pode valorizar o que Ele criou.

Só Deus pode dar a vida, mas você pode transmiti-la e respeitá-la.

Só Deus pode dar a saúde, mas você pode orientar e guiar.

Só Deus pode dar a fé, mas você pode dar o seu testemunho.

Só Deus pode infundir esperança, mas você pode restituir a confiança ao irmão.

Só Deus pode dar o amor, mas você pode ensinar seu irmão a amar.

Só Deus pode dar a paz, mas você pode semear a união.

Só Deus pode dar a alegria, mas você pode sorrir a todos.

Só Deus pode dar a força, mas você pode apoiar quem desanimou.

Só Deus é o caminho, mas você pode indicá-lo aos outros.

Só Deus é a luz, mas você pode fazê-la brilhar aos olhos dos seus irmãos.

Só Deus é a vida, mas você pode restituir aos outros o desejo de viver.

Só Deus pode fazer milagres, mas você pode ser aquele que trouxe os cin-co pães e os dois peixes.

Só Deus pode fazer o que parece impossível, mas você pode fazer o pos-sível.

Só Deus se basta a si mesmo, mas ele preferiu contar com você.

Pense e observe: se você se queixa do pouco que lhe garante a vida, pen-se na criancinha que adormece com fome, no amigo sem trabalho vendo os filhos sem pão, na mulher esmolando para o filho doente. Reflita sobre os que sofrem muito mais do que nós mesmos e, assim, você dará gra-ças a Deus.

Fonte: Mundo das Mensagens.com

Avisos

Programação de fim de ano14/12 (domingo) Cantata de Natal das crianças, às 19h00;20/12 (sábado) Celebração Regional de Natal, às 16h00, na

Universidade Metodista de São Paulo (Umesp);21/12 (domingo) Festa de Natal em Santana de Parnaíba, às 9h00;21/12 (domingo) Cantata de Natal do Coral, às 19h00;24/12 (quarta-feira) Culto de Natal, às 20h00;31/12 (quarta-feira) Culto de Fim de Ano, às 21h30.

Recesso das atividades da igrejaEscola Dominical:4 e 11/1 Não haverá aula;18/1 Capacitação dos(as) professores(as). Não haverá aula;25/1 Volta às aulas.

Pequenos Grupos:22/12 a 10/1 Durante esses dias, não haverá encontro dos PGs;12/1 a 17/1 (facultativo) Nesta semana, ficará a cargo de cada PG

decidir se fará ou não os encontros;19/1 Desta data em diante, todos os PG voltam a se encontrar.Alimentando Vidas:29/12 e 5/1 Nestas duas semanas, não haverá atividades;12/1 Retorno às atividades.Novidade de Vida:30/1 e 6/1 Nestas duas semanas, não haverá atividades;13/1 Retorno às atividades.

Cesta do AmorSolicitamos a todos os irmãos e irmãs que não forem participar das ativida-des da igreja no início do mês de janeiro que antecipem suas doações pa-ra as cestas de alimentos que entregamos às famílias auxiliadas pela nossa igreja. Não deixem de contribuir, pois sua ajuda é essencial.

Aniversariantes14/12 Marcelo Perazza;

15/12 Artur Ricardo Conceição Silva;

19/12 Giulia dos Santos Chinello.

Orai sem cessar!Apresentemos a Deus os nomes de irmãos e irmãs que passam por enfermidades e problemas diversos. Oremos:

• Pela saúde do Ari (genro da Cleide), da Célia, da D. Cida Barçante, da Cida (cunhada da Silvana), da D. Elenice (irmã da D. Neusa), da Iara (irmã do Márcio), da D. Iberci (mãe da Silvana Sanguin), do Sr. Jarbas (pai da Helô), do Sr. José (marido da D. Nancy), da D. Lydia Reyes (mãe da Maria José), da D. Maria da Penha, da Maria José Cassu (de Santana), da Mônica (professora da Flávia Gonçalves), da Neusa, da Nívia (esposa do Eduardo), do Rafael Arrais (sobrinho do Sr. Manoel), da Rosimeire (irmã da Roseli de Brito), da D. Tereza (sogra da Maria José), da D. Zilda (avó da Helô) e do Wanderlei;

• Pelos projetos Alimentando Vidas e Novidade de Vida;• Pela nossa Congregação em Santana de Parnaíba;• Pelos Pequenos Grupos (PGs), seus líderes e seus alvos;• Pelos ministérios e lideranças da nossa igreja;• Pela equipe pastoral (pastores Tiago e Laura e seminaristas Lucas,

Edmilson e Michelly);• Pelo crescimento quantitativo, espiritual e orgânico da nossa igreja;• Pelo ministério do Bispo José Carlos Peres, da nossa Região.Para incluir pedidos de oração no Boin, procure o Pr. Tiago.

www.metodistaitaberaba.com.brwww.facebook.com/

igrejametodista.itaberaba

I g r e j a M e t o d i s t a e m

Missão: Espalhar a santidade bíblica, testemunhando Jesus Cristo como único e sufi ciente Salvador, capaz de transformar vidas e realidades.

Visão: Ser reconhecida como uma igreja intercessora, que celebra e adora ao Deus vivo, com amor à Palavra, e acolhe os que se achegam e buscam a cura e a restauração do corpo, da alma e do espírito.

Igreja Metodista em Santana de Parnaíba (Congregação)

Rua Alberto Frediany, 853Santana de Parnaíba - SP

Seminaristas: Edmilson Oliveira e Michelly Oliveira

R. Mestras Pias Fillipini, 161São Paulo - SP - 02736-010

Tel: 3977-0571Pastor: Tiago [email protected]

Pastora: Laura [email protected]

Assista as transmissões ao vivo dos cultos em nosso site.Reveja também as transmissões dos domingos anteriores no site

www. metodistaitaberaba. com. br ouwww.livestream.com/metodistaitaberaba

BOLETIM INFORMATIVO (BOIN) DA IGREJA METODISTA EM ITABERABACoordenação: Pr. Tiago ValentinEdição: Benjamin GonçalvesProjeto e produção gráfi ca: Américo Neto

Colaboradoras: Bel Gonçalves, Carla Stracke Pimentel, Flávia Gonçalves e Pra. Laura Costa ValentinCoordenador do Ministério de Comunicação: José Fenner

PROGRAMAÇÃO SEMANAL2ª FEIRA 3ª FEIRA 4ª FEIRA 6ª FEIRA SÁB. DOMINGO

Alimentando Vidas (20h00)

Tarde de Oração (16h30)

Novidade de Vida (20h00)

Encontros dos PGs

Encontrosdos Pgs

Culto de Libertação (20h00)

Reun. de Oração (22h30)

Encontros dos Pgs

Or. e Intercessão (8h15)

Escola Dominical (9h00)

Culto solene (19h00)

HORÁRIOS DE EXPEDIENTE DOS PASTORES NA IGREJA

Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Domingo

Manhã - 8h30 – 12hTiago

Dia FolgaPr. Tiago

Pra. Laura

8h30 – 12hTiago

8h30 – 12hLaura - 9h

Tiago e Laura

Tarde 13h30 – 17hTiago e Laura

13h30 – 17hTiago e Laura

13h30 – 17hTiago e Laura

13h30 – 17hTiago

14h - 17hTiago e Laura -

Noite 20hTiago e Laura

20hTiago

20hTiago

20hTiago e Laura

19hTiago

19hTiago e Laura

Escala de ServiçoSERVIÇO HOJE (14/12) PRÓX. DOMINGO (21/12)FECHAMENTO DA IGREJA Mariana EmersonINTERCESSÃO Tiago/Edward Edward/ManoelGUARDADOR DOS CARROS Tuca AlmirMINISTÉRIO INFANTIL Não haverá atividade Não haverá atividadeLOUVOR Geração Eleita Nova AliançaOPERADOR DE SOM Tiago ÁlvaroOPERADORA DO DATASHOW Bia BelDIREÇÃO DO CULTO Pra. Laura/Sem. Lucas Pr. Tiago/Pra. LauraPREGADOR Cantata das Crianças Cantata do Coral

Humor