pastoral felizes para sempre! será? e · seja, pessoas que passaram boa parte de suas vidas...

6
Igreja Metodista Em Itaberaba Congregação Em Santana De Parnaíba “Jesus Cristo ontem e hoje é o mesmo, e o será para sempre” Pastoral Felizes para sempre! Será? E stamos no meio de um fe- riado cristão! Sim, é verda- de. O carnaval, palavra que deriva do latim carnem levare e chegou a nós pelo italiano carne- vale, foi estabelecido pela Igreja na Idade Média como uma da- ta do calendário cristão. Marca- va um período em que os dese- jos e prazeres da carne poderiam ser extravasados, pois, a partir da Quarta-Feira de Cinzas, inicia- va-se a Quaresma – 40 dias de purificação e contrição antes da Páscoa. Para muitos, carnaval significa alegria. Mas, para os tementes a Deus, ale- gria é algo bem diferente. O apóstolo Pedro trata do tema ao escrever su- as três cartas, com o objetivo de alimentar e fortalecer a fé da Igreja. O pú- blico em questão era composto principalmente de pagãos convertidos, ou seja, pessoas que passaram boa parte de suas vidas buscando e vivendo uma alegria ilusória e passageira, assim como muitos estão fazendo nes- tes dias de carnaval. É interessante perceber que, tanto para aqueles que podemos chamar de antigos na Igreja como para os que tinham acabado de chegar, Pedro via a necessidade de falar sobre alegria. Afinal, ser feliz é algo almejado por todas as pessoas, e a felicidade é construída a partir de muitos momen- tos de alegria. Mas que alegrias podem nos tornar pessoas verdadeira- mente felizes? Jesus, por meio de Seu sacrifício, nos fez com Ele herdeiros. Em Cristo, somos coerdeiros de Deus. Mas que herança é essa? A herança que parti- lhamos com Jesus consiste num reino que não é constituído nem de comi- da nem de bebida, mas de justiça, paz e alegria. Na prática, isso significa que, mesmo com lutas e dificuldades, temos esperança, pois ela transcen- de a realidade e os fatos. Não somos proibidos de querer adquirir bens ma- teriais, mas nossa alegria não pode estar fundamentada neles. Nossa ale- gria está na nossa herança espiritual, da qual já desfrutamos hoje e tere- mos em plenitude no céu, tornando-nos felizes para sempre! BOLETIM INFORMATIVO | ANO XIV | Nº 603 | 7 DE FEVEREIRO DE 2016

Upload: lydien

Post on 25-Nov-2018

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Igreja Metodista Em ItaberabaCongregação Em Santana De Parnaíba

“ Jesus C r i s t o on t em e ho j e é o mesmo, e o se r á pa r a semp re ”

Pastoral

Felizes para sempre! Será?

Estamos no meio de um fe-riado cristão! Sim, é verda-de. O carnaval, palavra que

deriva do latim carnem levare e chegou a nós pelo italiano carne-vale, foi estabelecido pela Igreja na Idade Média como uma da-ta do calendário cristão. Marca-va um período em que os dese-jos e prazeres da carne poderiam ser extravasados, pois, a partir da Quarta-Feira de Cinzas, inicia-va-se a Quaresma – 40 dias de purificação e contrição antes da Páscoa.

Para muitos, carnaval significa alegria. Mas, para os tementes a Deus, ale-gria é algo bem diferente. O apóstolo Pedro trata do tema ao escrever su-as três cartas, com o objetivo de alimentar e fortalecer a fé da Igreja. O pú-blico em questão era composto principalmente de pagãos convertidos, ou seja, pessoas que passaram boa parte de suas vidas buscando e vivendo uma alegria ilusória e passageira, assim como muitos estão fazendo nes-tes dias de carnaval.

É interessante perceber que, tanto para aqueles que podemos chamar de antigos na Igreja como para os que tinham acabado de chegar, Pedro via a necessidade de falar sobre alegria. Afinal, ser feliz é algo almejado por todas as pessoas, e a felicidade é construída a partir de muitos momen-tos de alegria. Mas que alegrias podem nos tornar pessoas verdadeira-mente felizes?

Jesus, por meio de Seu sacrifício, nos fez com Ele herdeiros. Em Cristo, somos coerdeiros de Deus. Mas que herança é essa? A herança que parti-lhamos com Jesus consiste num reino que não é constituído nem de comi-da nem de bebida, mas de justiça, paz e alegria. Na prática, isso significa que, mesmo com lutas e dificuldades, temos esperança, pois ela transcen-de a realidade e os fatos. Não somos proibidos de querer adquirir bens ma-teriais, mas nossa alegria não pode estar fundamentada neles. Nossa ale-gria está na nossa herança espiritual, da qual já desfrutamos hoje e tere-mos em plenitude no céu, tornando-nos felizes para sempre!

BOLETIM INFORMATIVO | ANO XIV | Nº 603 | 7 DE FEVEREIRO DE 2016

Pedro se preocupa em orientar a comunidade para a qual escreve a não ter uma fé alienada. Ele faz questão de dizer que teremos, sim, lutas que nos deixarão tristes, mesmo que por um breve tempo, mas devemos nos alegrar mesmo assim. Muitas vezes não conseguimos ser felizes, pois deixamos as provações tomarem conta de nossa vida de tal forma que não nos permiti-mos sonhar com o amanhã; e não temos fé suficiente para crer que, apesar da noite de choro, certamente a alegria virá pela manhã!

Pedro diz que não há maior alegria do que a certeza de que somos salvos. Quantas vezes na vida ou durante um único dia pedimos a Deus para ser-mos felizes? Se olharmos para o sacrifício de Jesus Cristo na cruz e o que isso representa, certamente chegaremos à conclusão de que não há alegria maior do que a salvação.

Daqui a dois dias, a alegria de muitas pessoas vai acabar, pois o carnaval vai passar. Mas aqueles que vivem no Senhor terão motivos para permanecer alegres, pois nossa alegria não está nas coisas, no tempo ou nos aconteci-

mentos, mas na obra que Jesus fez por nós. Quando cre-mos nisso, ser feliz deixa de ser uma utopia e passa a ser uma realidade possível.

Com carinho e estima pastor,

Rev. Tiago Valentin

“ Há mais restauradora alegria em cinco minutos de adoração do que em cinco noites de folia. ”

A. W. Tozer, escritor e pastor político norte-americano (1997-1963)

ReflexãoA decisão de servir a Deus na família

Sua família é o maior patrimônio que você possui. Bens, diplomas e su-cesso profissional perdem o signifi-cado para você sem a felicidade de sua família. Na verdade, nenhum su-cesso compensa o fracasso da sua família. Não podemos construir nos-sa felicidade sobre os escombros da nossa família. Não é prudente alçar-mos voos solitários, fazermos carrei-

ra solo, deixando a família para trás. Não é coerente ser uma pessoa aces-sível para os estranhos e incomunicável dentro de casa. Não é racional ser-mos amáveis com os outros e truculentos dentro do lar. Não é consisten-te sermos piedosos na igreja e profanos no recesso da família. Nossa famí-lia precisa estar a serviço de Deus dentro e fora dos portões de nossa casa.

Há muitas famílias doentes e feridas. Há muitas famílias precisando de cura e de restauração. Deus ama a família, pois a instituiu. E não abre mão da fa-mília, pois esta é uma agência do Seu Reino na terra. Josué, o grande lí-

“A Família”, por Tarsila Amaral (1925)

der que substituiu Moisés e introduziu o povo de Israel na Terra da Promes-sa, deu testemunho diante de toda a nação de que ele e sua casa serviriam ao Senhor (Js 24.15). Àquelas alturas, Josué tinha prestígio e bens, suces-so e fama, mas nenhuma conquista pessoal diminuiu seu propósito de con-sagrar sua família a Deus.

Corremos o risco de priorizar outras coisas na família. Buscamos a prosperi-dade financeira. Cobiçamos o sucesso profissional. Investimos na formação intelectual dos nossos filhos. Disputamos o nosso lugar ao sol. Embora es-sas bandeiras sejam legítimas, nada disso nos aproveitará se descuidarmos do principal, que é colocar nossa família no altar de Deus, para O servirmos com alegria e fervor. De que maneira nós podemos servir a Deus na família?

1. Podemos servir a Deus na família por meio de relacionamentos orientados pelas Escrituras. Não podemos servir a Deus e ser uma bênção para o mun-do se não somos um exemplo dentro de casa. O que somos no lar é o que refletimos no mundo. Nossa vida familiar é o alicerce do nosso testemunho para fora dos portões de casa. Uma família em que o marido agride a espo-sa com palavras e atitudes; a esposa não se submete ao marido, antes o tra-ta com desprezo; os pais provocam os filhos à ira e os tratam com amargu-ra, deixando-os desanimados; os filhos desonram os pais e rejeitam seu en-sino e exemplo; uma família assim não pode servir a Deus nem ser luz pa-ra outras famílias. Precisamos de famílias que vivam em harmonia, que cul-tivem relacionamentos saudáveis, que andem segundo as balizas da própria Palavra de Deus.

2. Podemos servir a Deus na família por meio do abandono de práticas que desonram ao Senhor. O povo de Israel, ao entrar na Terra Prometida, come-çou a se esquecer de Deus, a murmurar contra Deus e a imitar o culto dos povos pagãos. Entregaram-se à imoralidade e à idolatria. Capitularam-se a várias práticas pecaminosas e fizeram alianças perigosas que acabaram destruindo a própria nação. O pecado é sorrateiro e sutil. O diabo é um es-telionatário e o pecado é uma fraude. O pecado parece inofensivo e aparen-temente apetitoso. Mas aqueles que se rendem a ele acabam prisioneiros e atados com grossas correntes. Uma família feliz é aquela que busca a santi-ficação. Que lança fora de sua casa aquilo que é abominável ao Senhor. Que não põe diante dos seus olhos coisa imunda. Que não introduz dentro de sua casa bens mal adquiridos. Que não transforma o lar num ambiente de intri-ga, discussões amargas e maledicências sem fim. A família feliz ama a Deus e odeia o pecado. A família bem-aventurada abandona toda forma de mal e busca ansiosamente as coisas lá do alto, onde Cristo vive.

3. Podemos servir a Deus na família por meio da renovação de propósitos ele-vados que glorifiquem ao Senhor. Precisamos constantemente rever nossos conceitos e valores e ter coragem de mudar, buscando sempre realinhar nossa vida aos princípios da Palavra de Deus. Devemos restabelecer na fa-mília a prática do culto doméstico. Devemos manter sempre acesa no altar da família a chama da oração. Precisamos amar a Casa de Deus, tendo pra-zer de buscar em primeiro lugar o Reino de Deus e Sua justiça. Devemos restabelecer no lar a prática do diálogo regado de compreensão e amor. Pre-cisamos ser cautelosos nas críticas e pródigos nos elogios. Precisamos ter

disposição para perdoar e jamais guardar mágoas no coração. Precisamos investir mais e cobrar menos. Precisamos fazer da nossa casa o melhor ambiente para viver. Precisamos, à seme-lhança de Josué, dizer: “Eu e a minha casa serviremos ao Senhor”!

Por Hernandes Dias Lopes, pastor presbiteriano

“ As pessoas estão vendo o nosso modo de agir mais do que ouvindo o que dizemos. ”

Max Ducado, escritor cristão e pastor norte-americano

Avisos

Nova Escola Dominical: último dia de inscrições!Hoje é o último dia para as inscrições numa das quatro novas classes da Es-cola Dominical. “O Poder da Fé”, com a professora Marilene, e “Questões Emocionais e a Fé”, com a professora Deborah, serão ministradas de feverei-ro até o fim de junho. Os outros dois estudos – “Antigo Testamento”, com o professor Silas, e “Novo Testamento”, com a professora Claudete – durarão o ano todo. Faça sua inscrição com a Doroti ou com a Deise.

7 de fevereiro 14 de fevereiro

9h00Culto da manhã

9h00Culto da manhã

Culto das criançasReunião de pais e mestres(de crianças de 0 a 10 anos)

10h00

Aula inaugural, classe única para juvenis, jovens e adultos:“Estudar a Bíblia me faz discipular ou discipular me faz estudar a Bíblia?”

10h00

Classes:Antigo Testamento;Novo Testamento; O Poder da Fé;e Questões Emocionais e a Fé

Classes das crianças Classes das crianças

Calendário e orçamento 2016Todos os ministérios da igreja deverão ser convocados por seus coordena-dores para definir o calendário e o orçamento para 2016. Posteriormente, a CLAM se reunirá para harmonizar a agenda e o orçamento da igreja.

No próximo domingo (7/2), não se esqueça de contribuir com alimentos para a Cesta do Amor. Pedimos que traga as doações de preferência no primeiro domingo do mês.

Sua participação é fundamental!

Santa Ceia de fevereiro será domingo que vemA Santa Ceia de fevereiro não será celebrada no primeiro domingo do mês (7/2), por conta do feriado prolongado. A celebração ocorrerá no segundo domingo (14/2). Nesse mesmo dia, faremos a acolhida dos pastores para o ano de 2016 e a posse da liderança para o próximo biênio.

Concílio LocalO termo “concílio” tem sido usado ao longo da história para representar as reuniões, ou assembleias, em que lideranças cristãs se juntam para discutir, decidir e encaminhar questões da vida das igrejas. “Concílio” é uma palavra relacionada a outra: “conciliação”, que quer dizer “entrar em acordo” ou “es-tar em harmonia”. Ou seja, concílio é o momento em que pessoas que re-presentam as igrejas se reúnem para entrar num acordo sobre algum assun-to, em harmonia. O primeiro concílio cristão foi a reunião realizada em Jeru-salém para decidir se as pessoas não judias poderiam se tornar cristãs (Atos 15). Até hoje as igrejas cristãs que valorizam essa história e a vocação de busca pela conciliação e pela harmonia do corpo de Cristo – e, mais ainda, pela participação de todos os membros desse corpo no que diz respeito à sua vida e missão – mantêm a prática de realizar esse tipo de assembleia. A Igreja Metodista no Brasil é uma delas e decidiu manter o nome “concílio” para os espaços de reunião em que se avalia sua caminhada, tomam-se de-cisões e realizam-se encaminhamentos. Realizamos concílios na nossa igre-ja para que todos os membros tenham a oportunidade de participar e contri-buir com sua igreja. Nosso próximo Concílio será no dia 27 de fevereiro (sá-bado) as 15h00.

Aniversariantes.8/2 Cláudio Márcio Dalbeto;

9/2 Raquel Ferraz de Campos;

10/2 Lucas Davi Abib Cavalcante Santos;

12/2 Lucimar Pereira Tôrres;

13/2 Edileni da Silva Chagas.

Orai sem cessar!Apresentemos a Deus os nomes de irmãos e irmãs que passam por enfermi-dades e problemas diversos. Oremos:

• Pela saúde do Carlos (irmão do Márcio), da Cida (cunhada da Silvana), da d. Cida Barçante, da d. Do-mi, da Edelita (irmã da Marilene), da Gina, do sr. Jar-bas (pai da Helô), do sr. José (marido da d. Nancy), da D. Juraci, da d. Lydia Reyes (mãe da Maria José), da d. Maria da Penha, da Maria José Cassu (de San-tana), do Rafael Arrais (sobrinho do sr. Manoel), da

Rosimeire (irmã da Roseli de Brito), da d. Tereza (sogra da Maria José), da d. Tereza Lemmi Marques (mãe do Cláudio) e do Wanderlei;

• Pela Clínica Neemias;• Pelos Pequenos Grupos (PGs), seus líderes e seus alvos;• Pelos ministérios e lideranças da nossa igreja;• Pela equipe pastoral (pastores Tiago, Laura, Edmilson e Michelly e o

seminarista Lucas);• Pelo crescimento quantitativo, espiritual e orgânico da nossa igreja;• Pelo ministério do Bispo José Carlos Peres, da nossa Região.Para incluir pedidos de oração no Boin, procure o Pr. Tiago.

I g r e j a M e t o d i s t a e m

www.metodistaitaberaba.com.brwww.facebook.com/

igrejametodista.itaberaba

Missão: Espalhar a santidade bíblica, testemunhando Jesus Cristo como único e sufi ciente Salvador, capaz de transformar vidas e realidades.Visão: Ser reconhecida como uma igreja intercessora, que celebra e adora ao Deus vivo, com amor à Palavra, e acolhe os que se achegam e buscam a cura e a restauração do corpo, da alma e do espírito.

Igreja Metodista em Santana de Parnaíba (Congregação)

Rua Alberto Frediany, 853Santana de Parnaíba - SP

Seminaristas: Edmilson Oliveira e Michelly Oliveira

R. Mestras Pias Fillipini, 161São Paulo - SP - 02736-010Tel: 3977-0571

Pastor: Tiago [email protected]

Pastora: Laura [email protected]

Seminarista: Lucas Gomes

PROGRAMAÇÃO SEMANAL2ª FEIRA 3ª FEIRA 4ª FEIRA 6ª FEIRA SÁB. DOMINGO

Alimentando Vidas (20h00)

Tarde de Oração (16h30)

Novidade de Vida (20h00)

Encontros dos PGs

Encontrosdos Pgs

Culto de Libertação (20h00)

Reun. de Oração (22h30)

Encontros dos Pgs

Or. e Intercessão (8h15)

Escola Dominical (9h00)

Culto solene (19h00)

HORÁRIOS DE EXPEDIENTE DOS PASTORES NA IGREJA

Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Domingo

Manhã - 8h30 – 12hTiago

Dia FolgaPr. TiagoPra. Laura

8h30 – 12hTiago

8h30 – 12hLaura - 9h

Tiago e Laura

Tarde 13h30 – 17hTiago e Laura

13h30 – 17hTiago e Laura

13h30 – 17hTiago e Laura

13h30 – 17hTiago

14h - 17hTiago e Laura -

Noite 20hTiago e Laura

20hTiago

20hTiago

20hTiago e Laura

19hTiago

19hTiago e Laura

Assista as transmissões ao vivo dos cultos em nosso site.Reveja também as transmissões dos domingos anteriores no site

www. metodistaitaberaba. com. br ouwww.livestream.com/metodistaitaberaba

Escala de ServiçoSERVIÇO HOJE (7/2) PRÓX. DOMINGO (14/2)

FECHAMENTO DA IGREJA Zé Fenner Weslley

GUARDADOR DOS CARROS Tuca Emerson

INTERCESSÃO – –

MINISTÉRIO INFANTIL – –

LOUVOR Geração Eleita Nova Aliança

OPERADOR DE SOM Tiago Álvaro

OPERADORA DO DATASHOW Bia Bel

OPERADOR DE CÂMERA Almir Guto

DIREÇÃO DO CULTO Pr. Tiago/Silas CLAM

PREGADOR Sem. Lucas Pr. Tiago

BOLETIM INFORMATIVO (BOIN) DA IGREJA METODISTA EM ITABERABACoordenação: Pr. Tiago ValentinEdição: Benjamin GonçalvesProjeto e produção gráfi ca: Américo Neto

Colaboradoras: Bel Gonçalves, Carla Stracke Pimentel, Flávia Gonçalves, Fábio Martelozzo Mendes e Pra. Laura Costa ValentinCoordenador do Ministério de Comunicação: José Fenner