pastoral familiar brasília - 2014 - seminário da vida · sugere-se um lugar de destaque para a...

8
´ Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família Comissão Nacional da Pastoral Familiar Brasília - 2014 snv14_2.indd 1 28/05/2014 12:11:27

Upload: vodat

Post on 12-Dec-2018

212 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

´

Comissão Episcopal Pastoralpara a Vida e a Família

Comissão Nacional da Pastoral Familiar

Brasília - 2014

snv14_2.indd 1 28/05/2014 12:11:27

Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família - CEPVF/CNBB

Presidente:Dom João Carlos Petrini

Assessor:Pe. Rafael Fornasier

SES, Quadra 801, Conjunto BCEP: 70401-900, Brasília - DFFones: (61) 2103-8300Site: www.cnbb.org.brE-mail: [email protected]/ [email protected]

Comissão Nacional da Pastoral Familiar – CNPFSecretaria Executiva Nacional da Pastoral Familiar – SECREN

SGAS, Quadra 606, Conj. D CEP: 70200-660, Brasília - DFFones: (61) 3443-2900Site: www.cnpf.org.br/ e-mail: [email protected]: facebook.com/PastoralFamiliarCNBBSkype: adm.secren

Colaboradores: Assessores regionais, Casais, Agentes da Pastoral Familiar no Regional Sul 4

Projeto Gráfico, Diagramação e Capa: Gabriel Vieira

Revisão: Patrícia Dourado e Paulo Gi-raldi

Ano 2014 - Volume 4 - 30.000 ExemplaresISSN 2238-9296

Promoção e Distribuição:Secretaria Executiva Nacional da Pastoral Familiar – SECRENSGAS, Quadra 606, Conj. D CEP: 70200-660, Brasília-DFContato: (61) 3443-2900 / [email protected] Regionais da CNPF – CNBBLoja Virtual da CNPF - www.cnpf.org.brLivrarias Católicas

snv14_2.indd 2 28/05/2014 12:11:27

Sumário

Apresentação 4

Introdução 5

Sugestões para vivência do Hora da Vida na Semana Nacional da Vida e Dia do Nascituro

6

Orações 9

Encontros

1º tema - Vida e cultura do encontro 112º tema - Vida e participação no mistério da criação 153º tema - Vida e responsabilidade política 204º tema - Vida e responsabilidade social 245º tema - Vida e educação para o amor 286º tema - Vida: relação e sentido 327º tema - Vida: memória e gratidão 36

Missão e vida nas palavras do Papa Francisco 41

Discurso do Papa Francisco aos profissionais de saúde 44

Homilia do Papa: Proteção ao Nascituro 46

Celebrações

Celebração da vida 49Vigília e oração pela vida 55Bênção de uma criança 58Bênção de uma pessoa idosa 61Bênção de uma pessoa enferma 65

snv14_2.indd 3 28/05/2014 12:11:27

Apresentação

Todo ser humano é uma obra maravilhosa que tem o dedo de Deus. Estamos apresentando o subsídio “Hora da Vida”. Convido todas as pessoas de boa vontade a adquirirem o subsídio e participarem das reflexões. Outubro é o mês missionário e temos a Semana da Vida, Dia do Nascituro (8), festa da padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida. Queremos uma pátria livre de opressão, contra toda espécie de exploração e atitudes que machucam a vida. Como lema foi escolhido, “Vida e Missão: Lançar as redes em águas mais profundas” (cf. Lc 5,4). Se deve viver com profundidade, não podemos viver na superficialidade. Lembrando o tema da Campanha da Fraternidade de 2014, somos chamados a cuidar e preservar a vida como dom maior. Devemos buscar sua riqueza maior e sua profundidade onde descobrimos os belos mistérios de Deus que enviou seu filho ao mundo para cuidar, proteger e santificar a vida.

A Pastoral Familiar assumiu a grande missão de orientar e despertar em todas as pessoas a responsabilidade para que se crie o ambiente favorável para dignificar e proteger a vida em todos os estágios. A sociedade desestruturada engole os direitos e os deveres dentro dos lares, desestruturando a vida familiar, tolhendo a liberdade das crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos.

As reflexões nos levam ao compromisso pessoal e familiar para buscar o equilíbrio humano. A oração, a convivência em grupos, a reflexão bíblica nos grupos de partilha e na bela experiência da amizade com os vizinhos e amigos que encontramos caminhos para que cada filho seja educado nos princípios éticos, e de justiça. É missão formar as pessoas para viver com liberdade os ensinamentos cristãos.

Como Maria e José, que souberam educar seu filho Jesus, nos apontem horizontes para aprendermos a amar a vida, o grande dom que recebemos de Deus.

Dom Frei Severino Clasen, OFMBispo Diocesano de Caçador (SC)

Referencial da Pastoral Familiar do Regional Sul 4 da CNBB4

snv14_2.indd 4 28/05/2014 12:11:28

5

Introdução

É com grande satisfação que apresento o subsídio “Hora da Vida” de 2014. Trata-se de roteiros para grupos que querem avançar para águas mais profundas, durante a Semana da Vida e no Dia do Nascituro. Constitui uma preciosa ajuda para compreender, com fundamento em conhecimentos científicos e teológicos, a beleza da vida, sua grandeza e dignidade, seu incomparável valor, numa linguagem acessível, mesmo para quem não é especialista.

“Hora da Vida” é um convite a dar-se conta da beleza que envolve a vida humana nas diversas situações em que se encontra. As pessoas que trabalham os roteiros podem compreender e admirar essa obra grandiosa. Ela ultrapassa em valor tudo o que existe, situa-se acima da realidade mineral, do reino vegetal e também da existência animal, pela capacidade de amar e fazer dom da própria vida, pelo dom da inteligên-cia e da liberdade. Que infinita sabedoria e inteligência são necessárias para existir um espetáculo tão extraordinário como a vida humana!

Compreender e admirar são passos necessários para acolher e respeitar a vida, para superar a visão da cultura dominante que tudo ten-de a banalizar e a considerar de maneira superficial. Presenciamos tanta violência contra a vida porque se perdeu este respeito, esta maravilha que reconhece e contempla o mistério.

Para uma inteligência aberta, o espetáculo da vida humana consti-tui um convite a reconhecer a presença do Mistério infinito e criador, chegando a dizer: Tu que operas diante dos meus olhos coisas maravi-lhosas, Tu autor desta beleza e grandeza, Tu aqui, Senhor.

Dom João Carlos PetriniBispo Diocesano (BA) de Camaçari

Presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da CNBB

snv14_2.indd 5 28/05/2014 12:11:28

6

Sugestões para vivência do Hora da Vida na

Semana Nacional da Vida e Dia do Nascituro

Este subsídio “Hora da Vida” foi elaborado com a contribuição de uma equipe da Comissão Regional da Pastoral Familiar Sul 4, coordenada pela assessoria nacional, a partir da inspiração da Evangelii Gaudium, que nos motiva a anunciar a alegria do Evangelho, apoiando-se também sobre vários Documentos da Igreja, entre eles o Documento de Aparecida, a Evangelium Vitae, a Carta dos Direitos da Família, entre outros. Buscou-se manter o vínculo com os desdobramentos do tema da Campanha da Fraternidade de 2014, Fraternidade e Tráfico Humano, mas também com a atualidade da vida do povo brasileiro, em particular no que concerne a proximidade com as eleições. Por outro lado, o tom missionário foi neste ano assumido com maior ênfase; o que aparece com força no título da Semana, Vida e Missão: lançar as redes em águas mais profundas, e nas cores missionários ligadas não só às diferentes raças, mas também às várias etapas da vida da pessoa.

O subsídio é um instrumento para que, por meio de reuniões familiares, comunitárias e de grupos, em todos os ambientes, se aprofunde a reflexão sobre o valor único e próprio da vida. Mesmo que cada encontro traga um tema e textos específicos focados na temática proposta, as famílias, as comunidades e grupos sintam-se livres para ampliar ou mesmo criar outros temas ligados à própria realidade local, por meio de iniciativas como celebrações, palestras, encontros, seminários de estudos, fóruns de debates, caminhadas, etc.

É recomendável que se formem grupos de famílias vizinhas, de uma comunidade, de uma quadra, rua, grupos de oração, grupos de reflexão, de ambientes de trabalho, de escolas, e outros. É importante promover reuniões que agrupem todos os membros da família, desde as crianças até aos mais idosos, e que todos se sintam valorizados. Que haja momentos de reflexão e celebração, e também momentos alegres

snv14_2.indd 6 28/05/2014 12:11:28

Vida e responsabilidade social

Quarto Tema

Ambientação

Sugere-se um lugar de destaque para a Bíblia Sagrada, flores, vela, água e uma rede ou instrumento de pesca; desenhar peixes e neles colocar o nome das famílias e/ou pessoas que participam do encontro. Acrescentar notícias de livre escolha e rezar pelas situações trazidas.

Oração inicial: Página 9

Canto (À escolha)

Deus nos fala: Gl 5,1; 1Cor 6,19

É para a liberdade que Cristo nos libertou. Ficai firmes e não vos deixeis amarrar de novo ao jugo da escravidão.

Acaso ignorais que vosso corpo é templo do Espírito Santo que mora em vós e que recebestes de Deus? Ignorais que não pertenceis a vós mesmos?

A Palavra de Deus orienta nossa vida

Leitor 1 – O Amor de Deus, que é justiça, quer que todos tenham liberdade e vida, a começar pelos que vivem presos à escravidão e à morte. Deus ama a todos! Não faz discriminação entre as pessoas; ama os desprezados, marginalizados e restaura o que se perdeu: a dignidade, liberdade, paz, fraternidade e ternura. É no meio deles que surge a Luz que a todos iluminará. É Jesus o Caminho, a Verdade e a Vida!

Todos – Jesus começa sua grande missão pela periferia do povo 24

snv14_2.indd 24 28/05/2014 12:11:36

55

Vigília e oração pela vida

No início do Ano Litúrgico.

Ambientação

Se possível providenciar uma imagem da Virgem (Nossa Senhora da Esperança, com Jesus em seu colo) colocada de um dos lados do presbité-rio e decorada com algumas luzes. Pelo fato de estarmos no Advento não recomendamos decoração com flores.

Ritos iniciais

Ao chegar ao presbitério, o Santíssimo Sacramento é levado para a exposição. Pode-se levar acompanhado de crianças que carregam ra-mos de palmeira ou de oliveira nas mãos e com luzes, enquanto se pode cantar uma “canção popular” adequada. O Santíssimo Sacramento será exposto, de acordo com o previsto no ritual. (Cantando a “Ave verum ...” ou outro canto apropriado).

(Depois de um momento de adoração silenciosa, aquele que pre-side, vai para a sede da qual presidirá as primeiras vésperas do primeiro domingo do advento.)

Oração das primeiras vésperas do domingo de advento

(Segue a oração das Vésperas, em conformidade com a Liturgia das Horas. Na homilia se introduz e se explica o significado desta vigília, no

snv14_2.indd 55 28/05/2014 12:11:47