como desenhar manga

74
1

Upload: theylor-rodriques

Post on 25-Oct-2015

488 views

Category:

Documents


121 download

TRANSCRIPT

1

2

Alex Nunes

Como Desenhar

Mangá

3

Informação importante Esta obra está protegida pela lei número 9.610 de

2006/1998, que se refere a Direitos Autorais, não sendo Permitido a distribuição gratuita ou paga desta obra por

Qualquer indivíduo, empresas ou entidades, os infratores Serão intimados a reponderem pelos seus atos perante a

Justiça brasileira.

4

Índice Historia 05 Materiais para Mangá 07 Rosto 09 Cruz 10 Olhos 11 Sobrancelhas 18 Boca 20 Nariz 22 Orelhas 23 Perfil Masculino 24 Perfil Feminino 27 Frontal 29 Perspectiva Semi-Perfil 32 Visão Traseira 36 Semi-Perfil Traseiro 39 Cabelos 41 Mãos 44 Pés 50 Anatomia Básica 55 Tamanho do Corpo 56 Figura 57 Visão Lateral 58 Anatomia 59 Tórax Masculino 60 Tórax Feminino 61 Pescoço e Ombro 62 Rotação do Braço 63 Expressões Faciais 64 Roupas 68 SD Mangá 71 Conclusão 73

5

História

Os mangas nasceram no período de Nara (século VIII d.C.), com o aparecimento dos primeiros rolos de pinturas japonesas: os emakimono. Eles associavam pinturas e textos que juntos contavam uma história à medida que eram desenrolados. O primeiro desses emakimono, o Ingá Kyô, é a copia de uma obra chinesa e separa nitidamente o texto da pintura.

Só a partir do seculo XII, surgem os primeiros emakimono com estilo japonês. O Genji Monogatari Emaki é o exemplar de emakimono mais antigo conservado, sendo o mais famoso o Chojugiga, atribuído ao bonzo Kakuyu Toba e é preservado no templo de Kozangi em Kyoto. Nesses ultimos surgem textos explicativos após longas cenas de pinturas. Essa prevalência de imagem assegurando sozinha a narração é hoje umas das características mais importantes dos mangas.

No período Edo, em que os rolos são substituídos por livros, as estampas eram inicialmente destinadas à ilustração de romances e poesias, mas rapidamente surgem os livros para ver em oposição aos livros para ler, antes do nascimento da estampa independente como a unica ilustração: o ukiyo-e na século XVI. É, aliás, Katsushika Hokusai o percursor da estampa de paisagens, nomeando suas célebres caricaturas publicadas de 1814 à 1834 em Nagoya, cria a palavra mangá (significado "desenhos irresponsáveis").

Os mangas não tinham, no entanto, sua forma atual, que surge no inicio do século XX sob influência de revistas comerciais ocidentais provenientes dos EUA e Europa. Tanto que chegaram a ser conhecidos como Ponchie (abreviação de Punch-picture) como a revista britânica, origem do nome, Punch Magazine (Revista Punch), os jornais traziam humor e sátiras sociais e políticas em curtas tiras de um ou quatro quadros.

Diversas séries comparáveis as de além-mar surgem nos jornais japoneses: Norakuro Joutouhei (Primeiro Soldado Norakuro) uma serie antimilitarista de Tagawa Suiho, e Boken Dankichi (As aventuras de Dankichi) de Shimada Keizo são as mais populares até a metade dos anos 40, quando toda a imprensa foi submetida à censura do governo, assim como todas as atividades culturais e artísticas. Entretanto, o governo japonês não hesitou em utilizar os quadrinhos para fins de propaganda.

Sob ocupação americana após a Segunda Guerra Mundial, os mangakas, como são chamados os desenhistas, sofrem grande influência das historias em quadrinhos ocidentais da época, traduzidas e difundidas em grande quantidade na imprensa cotidiana.

Nessa época, mangas eram bastantes caros, começaram a surgir compilações em akahons (ou akabons, livros vermelhos), livros produzidos com papel mais barato e capa vermelha e do tamanho dos cartões postais.

6

é então que um artista influenciado por Walt Disney e Max Fleischer revoluciona esta forma de expressão e dá vida ao mangá moderno: Osamu Tezuka. As características faciais semelhantes às dos desenhos de Disney e Fleischer, onde olhos, boca, sobrancelhas e nariz desenhados de maneira bastante exagerada para aumentar a expressividade dos personagens tornaram sua produção possível. É ele quem introduz os movimentos nas histórias através de efeitos gráficos, como linhas que dão a impressão de velocidade ou onomatopeias que se integram com a arte, destacando todas as ações que comportassem movimento, mas também, e acime de tudo, pela alternância de planos e de enquadramentos como os usados no cinema. As histórias ficaram mais longas e começaram a ser divididas em capítulos.

Em 1947, Tezuka criou publicou no formato akahon, um mangá escrito por Sakai Shichima, Shin Takarajima (A Nova Ilha do Tesouro), um titulo de grande sucesso que chegou a vender 400 mil exemplares.

Osamu Tezuka produz através de seu próprio estúdio, o Moshi Production, a primeira série de animação para a televisão japonesa em 1963, a partir de uma de suas obras: Tetsuwan Atom (Astro Boy). Finalmente a passagem do papel para a televisão tornou-se um aspecto comercial do mangá ganhou amplitude, mas Tezuka não se contentou com isso. Sua criatividade o levou a explorar diferentes gêneros (na sua maioria, o publico alvo as crianças e jovens), assim como inventar outros, participando no aquecimento de mangas para adultos nos anos 60 com quais ele pôde abordar assuntos mais sérios e criar roteiros mais complexos. Ele também foi mentor de um número importante de mangakas como Fujiko & Fujio (dupla criadora Doraemom), Akatsuka Fujio, Akira "Leiji" Matsurmoto, Tatsuo Yoshida (criador de Speed Racer) e Shataro Ishinomori.

Assim, os mangas cresceram simultaneamente com seus leitores e diversificam-se segundo o gosto de um publico cada vez mais importante, tornando-se aceitos culturalmente. A edição de mangas representa hoje mais de um terço da tiragem e mais de um quarto dos rendimentos do mercado editorial em seu país de origem. Tornaram-se um verdadeiro fenômeno ao alcançar todas as classes sociais e todas as gerações graças ao seu preço baixo e a diversificação de seus temas. De fato, como espelhos sociais abordam todos os temas imagináveis: a vida escolar, a do trabalhador, os esportes, o amor, a guerra, o medo, series tiradas da literatura japonesa e chinesa, a economia e finanças, a historia do Japão, a culinária e mesmo manuais de "como fazer", revelando assim suas funções pedagógicas.

7

Materiais Necessários para Desenhar Mangá

Você não precisa gastar uma fortuna para começar a fazer mangá. Porém, você precisa escolher bem seus materiais para ter melhores resultados. Comece com alguns itens básicos para seu kit, conforme seu estilo for desenvolvendo seu estilo de desenho acrescente mais materiais.

Os artistas têm suas preferências quando se trata de equipamentos, mas independente disso, você precisa de um conjunto básico de materiais que lhe permitirá pintar, esboçar e da vida ao seu desenho. Os itens apresentados aqui são apenas um guia para você, mas não tenha medo de experimentar para descobrir ao que mais você gosta.

PAPEIS:

O mais popular é o papel sulfite, ele apresenta um bom desempenho, porém é necessário um maior cuidado para não amassá-lo.

O mais adequado Westerprint, de 180 gramas, que você pode achar no tamanho A3 e A4.

O mais caro de todos é o pré-gabaritado, o diferencial dele é que ele já vem com o formato certo para desenhar paginas de mangá.

LÁPIS:

Você poderá usar lápis e lapiseira para desenhar, mas é necessário manter ele sempre bem apontado. Em ambos os casos, existe uma graduação do grafite interno, que vai do mais macio (6B) até o mais duro (6H). Quanto mais macio for o seu grafite, mais escuro será o seu traço. O Grafite mais utilizado em lapiseiras é o 0,5, mas pode-se também usar o 0,7, e muitos utilizam o 0,3 para fazer os detalhes nos desenhos.

CANETAS:

As canetas são utilizadas para a finalização dos trabalhos, por isso, devem ser escolhidas e manuseadas com muito cuidado. Canetas técnicas têm uma ponta de feltro, e nunca entopem, apesar de acabarem um pouco mais rápido. As canetas recarregáveis usam tinta de nanquim e possuem maior precisão, porem precisam de

8

uma manutenção mais rigorosa. Para preencher áreas maiores de fundo preto, usam-se marcadores grossos (não os confunda com marcadores permanentes, pois são a prova d'água).

PINCÉIS:

Os pincéis podem ser usados não só para contornar os desenhos, mas também para preencher de preto as áreas com sombra. Os mais usados são o N°0, N°2 (pra contorno e retoques delicados), é o N°5 para preencher áreas de preto. Lembre-se de que os pinceis usados devem sempre estar com a ponta bem afiada.

RÉGUAS:

Você precisara de gabaritos de formas circulares e ovais, para auxiliar na construção de balões e formas arredondadas. Réguas e esquadros, para fazer cenários, e um compasso com adaptador para canetas, ele também ajudara muito na hora de fazer formas variadas.

BORRACHAS E CORRETORES:

Você precisara borracha plástica macia na cor branca, que deve ser limpa periodicamente em uma folha separada. Também se podem usar lápis borracha, para detalhes menores. Para corrigir erros feitos de nanquim, o mais usado é o guache branco, seguido de corretivos de boa marca. Uma caneta corretora só deve ser usada em conjunto de uma régua, para não borra o desenho.

Aqui acaba a lista de materiais que você precisa ter para começar a desenhar mangas. Claro que se você estiver começando agora não precisará comprar tudo de uma vez, mas será essencial você ter esses materiais até o termino deste curso.

9

Rosto Com certeza o diferencial do estilo mangá do resto dos desenhos é o rosto, e essa é umas das partes mais

complicadas na arte desse estilo de desenho. Por isso preste muita atenção nessa parte, e acima de tudo não desista

se não conseguir desenhar corretamente logo de inicio, pois as técnicas são um pouco complicadas, mais nada muito

demorado ou impossível de se fazer. Então vamos começar!

10

Cruz

Qualquer desenho de anime sempre deve começar pelo rosto. Antes de realmente começar o desenho, você precisará centrar a cabeça desenhada um pouco na transversal, como mostrado abaixo. Porém, você provavelmente irá notar que a maioria dos personagens de anime está olhando para o “nada” e dificilmente estará olhando para você, a razão para isto acontecer, porque quando você os fizer olhando para você o desenho ficará mais “3D”.

11

Olhos

Os olhos com certeza é o que diferencia o anime dos outros desenhos. Nós temos que dividir isso em duas partes. A primeira parte mostrará os tipos de olhos para o desenho e a segunda para irá lhe ensinar como desenhar os detalhes dos olhos. Existem mil e uma maneiras para desenhar um olho no anime, mas por enquanto você só precisará saber que existem três tipos básicos de olhos: Ovais, Triangular e Retangular. Os três podem ser usados tanto em personagens masculinos quanto femininos. Os olhos ovais são típicos do anime “FELIZ” ou “ATRAENTE”. É provavelmente o mais comum nos seus animes favoritos. Os olhos triangulares são típico dos personagens “VILÃO”. Você não vê muito olhos triangulares nos animes, mas ocasionalmente você vê os retangulares que farão eles parecerem mais inocentes. Quando desenhar os olhos não se apresse, desenhem eles cuidadosamente. Os olhos que farão a personalidade do seu personagem, só a pratica que irá fazer ficar “FERA” quando desenhar olhos. Nunca se esqueça de desenhar as pestanas na parte superior e inferior, desenhe a faísca cuidadosamente.

12

Olhos Femininos

Oval: Personagem Feliz / Estilo Atraente

Rosto Olhando Para Direita

Triangular: Personagem Médio / Estilo Malvado

Rosto Olhando para direita

Retangular: Personagem Médio / Estilo Inocente

Rosto Olhando para Direita

Como mencionei anteriormente, os olhos são a coisa mais importante em um anime, eles que fazem a personalidade do personagem. Abaixo nessa seção esta como desenhar os olhos tipo Retângulo. Se você não tiver problemas ao desenhar este tipo de olho, provavelmente não terá dificuldade em desenhar os outros tipos.

RETANGULAR

13

A primeira coisa a se fazer é desenhar uma cruz. A cruz que você vê ao lado está um pouco em direção à esquerda. Não está completamente em direção a você, mas você pode desenhar isso da maneira que achar melhor.

O lugar na interseção da curva é onde você deverá começa a desenhar o nariz, você não precisa desenhar o nariz primeiro, mas se fizer isto verá que ficará bem mais fácil. O topo do nariz é onde a interseção se encontra, agora só desenhe uma curva abaixo para representar o nariz, como no exemplo.

Como saber onde desenhar os olhos na cruz?

Neste caso o rosto está olhando para esquerda, você deve desenhar os olhos em direção as linhas horizontais da cruz.

A distância entre os dois olhos deve ser mais ou menos 1.2, como no exemplo.

O próximo passo é desenhar as pestanas da parte superior e inferior do olho. Tudo o que você terá que fazer é escurecer na parte superior e inferior dos olhos e desenhar algumas linhas que esticam suas pestanas para o olho. Depois desenhe mais uma linha acima da pestana do olho para completar o esboço dos olhos.

14

Você pode desenhar um brilho de forma oval dentro dos olhos. Não faça muito grande, mais ou menos ¼ do tamanho da íris.

A íris contará com pequenas formas ovais brancas. O brilho pode se tirar do alto do canto da íris mostrada. Você pode desenhar brilho no lugar que preferir também. Sempre esteja atento ao centro dos olhos.

O próximo passo exige que você detalhe mais o interior da íris. Você pode desenhar formas arredondadas no interior para fazer o brilho. Normalmente dois ou três clarões já são o suficiente.

Agora tudo que você precisa fazer é preencher as partes onde irá ficar coloridas e você conseguiu fazer os olhos do seu personagem.

Não tente desenhar muitos brilhos, pois isso fará com que seu desenho pareça irreal. Desenhar os olhos com certeza é a coisa mais difícil para um novato e levará um bom tempo para que você pegue a técnica certa. Então, seja paciente e espero que você consiga fazer um bom uso dessa técnica para desenhar olhos. Leva mais ou menos 1 min. Para um profissional desenhar olhos, mas isso pode aumentar para 30 minutos se você for um novato.

15

Olhos Masculinos

Desenhar um olho masculino e quase a mesma coisa que desenha o olho feminino. Porém os olhos masculinos contem menos brilho e é menor. Ocasionalmente o olho pode ser desenhado um pouco grade, se for o de uma criança.

16

Olhos Masculinos

Comece desenhado um cruz no centro.

Em olhos femininos os são desenhado os olhos em círculos quase cheios, mas em olhos masculinos são desenhados a metade de um circulo. As maiorias dos olhos masculinos são pequenos, estreita e mais espessa que o feminino. Depois que desenhar metade do circulo, faça os olhos adicionando as pálpebras na parte superior.

A íris é quase um circulo perfeito, mas parcialmente coberto pelas pálpebras. Não desenhe a íris muito pequena.

17

Os olhos masculinos também têm clarões, porém, normalmente não são tão grandes se comparados aos olhos femininos. Então tenha isso em mente quando for desenhar olhos masculinos.

Nesse passo só desenhe um circulo menor, como no exemplo.

Desenhe alguns circulo ovais para representar os clarões. Faça abaixo o circulo de dentro, na direita e esquerda do circulo.

Note como os clarões não são tão óbvios como no desenho feminino. As pálpebras podem ser desenhadas mais espessas. Na maioria dos casos eles são desenhados bem espessos.

Os personagens masculinos tendem a ter as sobrancelhas mais largas, então se preocupe em não desenhar elas muito finas.

Normalmente os olhos masculinos não contêm cílios, mas isso ficará a seu critério.

18

Sobrancelhas Na maioria das vezes os artistas desenham as sobrancelhas logo depois que desenharam os olhos. Desenhar as sobrancelhas é uma tarefa simples, mas são elas que dirão como seu caráter esta se sentindo. Por isso antes de desenhá-la você deve saber qual o sentimento que o seu desenho irá passar. Se você for novato em desenho, faça elas da maneira mais simples possível. Desenhar uma sobrancelha de expressão normal é fácil, basta desenhar uma curva acima dos cílios.

Sobrancelhas Femininas

A curva de este ser mais espessa quando está se movendo ao centro, e quando ser mais fina no sentido contrário.

Sobrancelhas Masculinas

A curva deve ser mais fina em direção ao centro e mais espessa na direção contrária.

19

Feminino

Expressão Normal / Alegre

Expressão de Bravo

Muito Mal

Masculino

Expressão Normal / Expressão Feliz

Expressão Malvada / Expressão Bravo

Muito Mal / Muito Bravo

20

Boca

A boca é a parte mais fácil de desenhar. Não existe muito segredo na técnica do desenho, a parte mais difícil e definir a proporção certa para o rosto do seu personagem. A boca normalmente é bem grande. Como você está começando, mantenha-a o mais simples possível, desenhando uma linha para boca. Você pode adicionar mais uma linha abaixo para definir a largura dos lábios.

Boca Básica Sorriso Simples

Sorriso Regular Sorriso com dentes e lábios abaixo

Falando Feliz

21

A segunda parte da seção de boca mostrará como desenhar a boca em determinadas ações. À esquerda você verá que a boca está desenhada com mais detalhes, e logo à direita você terá uma versão mais simples.

Boca aberta para comer

Boca mais intima para poder comer.

Bebendo com canudinho.

Mandando Beijo.

22

Nariz

Desenhar um nariz não é uma tarefa muito difícil, mas lembre de que no mangá o personagem sempre tem o nariz pequeno. Em geral, o tamanho do nariz sempre acompanha o tamanho da boca, se a boca é grande o nariz também deverá ser. Às vezes os artistas preferem desenhar o nariz mais pontudo, mas ocasionalmente aparecem alguns personagens sem o nariz pontudo. O nariz começa abaixo da interseção da cruz. Se a cruz está olhando para direita, o nariz deverá apontar para a direita e vice-versa. Como você é um novato, imagine um nariz e faça ele o mais simples possível.

23

Orelhas

Desenhar uma orelha pode parecer tarefa difícil, mas não é. A maior parte das orelhas que você vê nos anime de TVS são bem simples. Os artistas gostam de deixar as orelhas o mais simples possível. O topo das orelhas deve começa logo abaixo da linha do topo dos olhos, e não pode ultrapassar a linha da ponta do nariz (como você verá na parte de desenhar cabeças). Os estilos de orelhas são usados tanto para feminino quanto masculino.

24

Perfil Masculino

Comece com um circulo. Divida-o horizontalmente no meio, em seguida, faça o mesmo com a parte de baixo. A linha entre os dois quartos é chamada de linha dos olhos.

Agora faça uma linha verticalmente dividindo o circulo em dois. Na linha dos olhos faça um circulo oval, aproximadamente na linha dos olhos e tangente a essa nova linha vertical. Faça também, encostada na linha que divide o círculo horizontalmente em dois, uma curva, que é de extrema importância. Faça o seu formato o mais semelhante possível como ao lado, e procure acabar também no mesmo lugar como mostrado ao lado.

Nesta parte começamos a desenhar a figura propriamente dita. Com um arco, partindo do ponto marcado na figura anterior, traçamos o nariz. Ele deve estar abaixo da linha dos olhos e mais adiante da curva grande. Então, volta-se ele, em um ângulo que pode ser perto de 45°, fica ao seu critério se ele volta além do grande arco ou fica por lá mesmo.

Muita atenção nesta parte, pois agora faremos o maxilar! Ligue o nariz em algum ponto do grande arco, que será o queixo. Em seguida, fazendo uma curva, ligamos o queixo aquela figura oval que fizemos anteriormente, para completar a mandíbula. Note que essa curva pode ser, também, duas retas que tenha o mesmo tamanho da linha dos olhos.

25

Aqui chegamos a ultima parte do desenho, portanto cuidado. Aproximadamente no mesmo lugar de como está na figura ao lado, desenhe o lado reto do pescoço, na parte de trás da cabeça, defina uma linha curva para ser a nuca. Agora vamos desenhar os olhos. A parte de baixo deve ser do mesmo tamanho que a parte de cima. Na linha que antes dividia o circulo em dois horizontalmente, faça as sobrancelhas. Para os lábios, faça-os parecidos com uma escada, mas tome cuidado com o formato (para isso, observe bem a figura). E um risco serve para terminar a boca.

E assim acabamos a primeira aula. Passe a caneta e apague as linhas-guias. Pode usar o lápis para fazer algumas

sombras. Seu desenho “deveria” estar como o abaixo, mas se não estiver é perfeitamente normal. Tente fazer este

desenho mais umas duas vezes antes de prosseguir esse curso.

26

Arredondando o nariz e o queixo, diminuindo o pescoço, aumentando os olhos e diminuindo as sobrancelhas, você fará um

menininho. Os olhos mais brilhantes expressam infantibilidade, e os riscos na

bochecha dão destaque fazendo-a parecer mais gordinha. O cabelo ralo e o boné

também passam a idéia de inocência. Veja o exemplo ao lado.

Apesar de mais avançado, esse desenho é relativamente simples. Com um sorriso,

sobrancelhas contraídas, um pescoço forte e muito cabelo, você faz um cara de jeito

malandro.

27

Perfil Feminino

Apesar de não parecerem significativas, a diferenças entre o desenho de homens e mulheres são cruciais,

pois somente ela nos permitirá distinguir os sexos. As principais diferenças são:

- Cílios maiores, mais grossos e perceptíveis;

- Sobrancelhas finas;

- Traços mais curvos e leves.

Tendo essas diferenças e mente, você irá conseguir facilmente desenhar mulheres em estilo mangá.

O formato do rosto é praticamente o mesmo, mas geralmente o nariz é mais arrebitado e menor do que o desenho masculino. A diferença, para uso pratico, é quase irrelevante.

Agora, nessa única passagem, definimos a figura. Primeiro os cílios: eles devem ser finos e simples. Os olhos estão mais brilhantes, essa é outra diferença sutil que pode ser usada, e com cílios mais grossos. Para completar, um pescoço fino e comprido.

28

Aqui temos a figura finalizada. Abaixo veremos o que você já deve conseguir fazer com que aprendeu até agora.

Lembra-se daquele garotinho? Bem, agora é a garotinha. Com um rosto de formato praticamente igual, mas com olhos mais brilhantes, cílios maiores e

cabelo comprido, fazemos uma menina. Poderíamos também ter colocado

aqueles traços para dar mais destaque à bochecha.

Essa é o que seria a versão feminina daquele cara que fizemos no perfil

masculino. As diferenças ainda são as básicas, só que o pescoço não está

visível.

29

Frontal

Agora que você já dominou o rosto de perfil, terá que tomar mais cuidado ao desenhar o rosto frontal,

especialmente por causa da simetria que é usada. Por isso, cuidado e capricho são duas coisas essenciais.

Para começar, as mesmas de antes, e uma nova, a vertical, que deve estar precisamente na metade do círculo. Assim como mostra a figura, essa reta deve ultrapassar a base da circunferência.

Cuidado com o formato do rosto. Note que a linha vertical serve de espelho, para que o que houver no lado esquerdo haja no lado direito. Comece com dois traços que passam da linha dos olhos, que devem ser levemente inclinados. O ângulo que forma a base do círculo deve ser o mesmo. Em seguida, defina um ponto na reta vertical, e ligue.

Arredonde agora o queixo, as bochechas e a testa, e pode-se também fazer uma curva nas linhas que ligam o queixo – tudo isso para deixar o personagem mais realista. Seguindo a linha “espelho”, faça o pescoço, que por enquanto deve ser reto. Para as orelhas, duas ovais, puxadas para cima e ligadas na base do circulo. Para os olhos, algo que pode ajudar muito é fazer paralelas à linha dos olhos. Isso evitará futuros erros em seu desenho.

Depois de fazer todos esses procedimentos, comece a desenhar os olhos, boca e nariz, como você

aprendeu anteriormente. Depois de tudo isso, seu desenho deve ficar mais ou menos como o abaixo:

30

A figura agora está finalizada! Passe a caneta e veja como ficou. Tente ver se a simetria ficou boa. A partir

dai, comece a achar outros erros.

Sem muitos esforços, já da para fazer a figura feminina, com as diferenças de sempre: pescoço, cílios e

sobrancelhas. Apesar disso, com certeza você achará essa figura bem mais elaborada. Isso por causa dos

detalhes: o nariz pequeno, olhos mais bem detalhados, risquinhos ao acaso para destacar as bochechas e o

nariz. O resultado é uma figura muito mais profissional.

Com a face feminina finalizada, você pode

notar como os tracinhos a mais fazem toda a diferença.

31

Alguns Exemplos Finalizados

Veja como o cabelo do personagem esconde os olhos e sobrancelhas, que

mesmo assim são vistos; foi marcado o pomo-de-adão dele para dar destaque à

força do pescoço.

Este, com certeza, é o desenho mais difícil que fizemos até agora. Gostaria que você

tentasse fazê-lo. A cabeça inclinada é simples, basta fazê-la no ângulo certo

para ajustar o pescoço.

32

Perspectiva em Semi-Perfil

A vista 3/4 da cabeça é uma das mais fáceis entre ângulos de perspectiva, uma vez que existem algumas

mais complexas. Nessa parte aconselho a você usar régua e compasso no inicio, mas tente o mais breve

possível descarta o seu uso e faça tudo a mão mesmo.

Faça as linhas de sempre e acrescente uma nova. Ou melhor, quase nova, Talvez você não tenha notado, mas em cada rosto que desenhamos, há uma linha para marcar a frente, seria curva, mas como é visto frontalmente, este arco vira uma reta; que agora volta a ser um arco. Faça com que ele siga a linha do circulo até aproximadamente a metade, e em seguida prolongue-o, mas tenha cuidado, lembre-se de que o queixo será nele. Também faça a oval onde será a orelha.

Veja como você deve fazer a curva da metade de cima.

Agora, para que você entenda como funciona a perspectiva, primeiro vamos ver esse cubo ao lado. Ele está em perspectiva, e se olharmos para o lado esquerdo, automaticamente percebeu que ele foi dividido, porém, graficamente, o lado mais a direita parece maior do que o da esquerda. Apesar de serem, em no espaço, do mesmo tamanho, no desenho suas medidas são diferentes. O mesmo conceito vai se aplicar no rosto.

33

Ao começarmos a delinear o rosto, percebemos como, apesar dele estar dividido ao meio, o lado mais a direita fica maior do que o da esquerda. O mesmo se aplicaria à bochecha se ela fosse visível. Deste modo, trace o que foi feito agora.

Agora faça a orelha. Preste muita atenção nessa parte, pois dependendo do ângulo, pode ser que a orelha apareça ou não. Faça o pescoço partindo da orelha, e complete o formato da cabeça.

Voltamos ao quadro em perspectiva, mas é por uma boa causa. Tal como dividimos o anterior em dois, e o lado mais a direita ficou maior, nesse dividimos em três, e você pode ver que quanto mais à direita, maior parecem as divisões. Esse mesmo principio deve ser aplicado aos olhos da figura ao lado, que parecem bem esquisitos com essas linhas. As duas verticais servem para ajudar a colocar os olhos no centro de cada lateral, o lugar mais correto, e os quadrados servem para definir a área.

34

Nesse desenho algumas linhas guias foram apagadas para você ver melhor o que foi feito. Lembre-se que os olhos mudam de largura por causa da perspectiva, mas a altura permanece a mesma, esse é o erro mais frequente que acontece quando você inicia mangá, por isso preste muita atenção nessa parte. Então fazemos as sobrancelhas, o nariz a boca, a linha do lábio inferior... Está pronto seu desenho!

Desenho finalizado. Uma dica boa é que você tente mudar o ângulo quando for tentar refazer este desenho. Esse desenho tem alguns erros, por isso é sempre bom que você, ao terminar seus desenhos, veja onde errou, e como pode fazer para consertar.

Aqui está a versão feminina desse desenho. Com as diferenças de sempre: cílios maiores, pescoço mais comprido e fino, sobrancelhas mais finas, olhos mais brilhantes, e se quiser alguns traços sobre o nariz e bochechas.

35

Alguns Exemplos Finalizados

Aqui está nosso “amigo” de sempre. Não há nada de mais neste desenho. Ele esta

pintado com um grafite 4B, mas você pode simplesmente copiar o traço sem a

pintura.

Este desenho esta tão simples quanto o cara da esquerda, mas note que o

formato do queixo e a bochecha estão parecidos com o da mulher careca lá em

cima. É um bom jeito de fazer rostos leves e curvos, com bochechas e queixos

salientes, sem força demais.

36

Visão Traseira

A visão traseira da cabeça é uma das mais simples do mangá, pelo simples fato de que, nela, não há

necessidade de acertar olhos, nariz, boca, etc. Apesar disso, ela é essencial para se aprender o ângulo mais

complexo, o semi-perfil traseiro, que será estudado logo após esse.

Começamos com a mesma forma usada na figura frontal. Também definimos o formato do rosto do mesmo jeito.

Agora vem, provavelmente, a única parte complicada do processo, que requer que você lembre o que aprendeu nos rostos anteriores. Lembra-se que a orelha costuma terminar na linha que toca na base do circulo? Bem, ainda se segue isso, mas olhe a figura da esquerda. A visão da orelha é outra, e isso é facilmente explicado: simplesmente toque sua própria orelha. A parte virada para frente do rosto é a que representamos, nos outros casos, por aquele “E” torto; mas a parte de trás é uma forma arredondada que serve de base da orelha. Assim, ao representarmos desse modo na figura. Para o pescoço, vote a lembra o rosto de semi-perfil, lá o pescoço começa exatamente abaixo da orelha. No desenho traseiro essa medida ainda é utilizada. Assim, centrado a cabeça, faça o pescoço, com umas curvinhas para dar volume. Finalmente, para finalizar, costuma-se traçar a base do cabelo, já que na vista de trás geralmente só o cabelo é visto.

Antes de prosseguimos para ultima cabeça, é necessário que se esclareça algumas coisas para que você

entenda o que está fazendo. Tem a ver com tudo que já foi estudado até agora. Sempre que você aprendia

uma coisa a mais, o que era ensinado? Umas linhas guias, o que você deveria fazer... Ou seja, você

37

aprendeu a desenhar. Porém, para que seus desenhos evoluam você deve sair desses macetes de “ele diz,

eu faço”. Para desenhar, você terá que entender o que cada coisa quer dizer. Por exemplo, você já notou

que em cada cabeça desenhada até agora, o desenho base é sempre o mesmo? Talvez você só esteja

pensando naquelas linhas guias que sempre há. Mas desenhar mangá é muito mais do que isso. Então vou

explicar o que quero dizer, pois senão você nunca irá dominar de fato o desenho mangá. Observe:

Para você entender o que estou dizendo, de uma olhada na figura acima. São os quatro moldes da cabeça

que aprendemos até agora. A linha mais escura é a mesma em todos os casos, mas é vista de ângulos

diferentes. Na traseira, está pontilhado por ela estar do outro lado do circulo. De qualquer modo, o

importante é que você perceba que é, nos quatro casos, a mesma linha.

Agora está sendo marcada outra linha que aparentemente ainda não usamos, talvez com a exceção da

vista traseira. A linha oposta ao do meio da face, que vamos chamar de “linha traseira” para ser mais

pratico. Nas vistas frontais e de semi-perfil, está pontilhada porque está atrás da cabeça no ângulo visto.

38

Por fim, uma linha que aparentemente não usamos, mas que é de extrema importância – A linha da orelha.

Nos desenhos acima, a oval pode estar em lugares diferentes, mas não se importe com isso; meu desejo é

que você veja a linha que as acompanha. Ela está exatamente no meio entre a linha da frente do rosto e a

linha de trás. Portanto, no desenho de perfil ela é vista reta; no frontal e traseiro ela engloba todo o

círculo; e no semi-perfil há uma parte visível e outra não. Com essas três linhas em mente (linha frontal,

traseira e da orelha), você já tem a capacidade de fazer um desenho de semi-perfil traseiro, onde haverá

ainda mais uma linha. Isso podia lhe confundir se simplesmente pulasse essa parte e fosse direto para o

desenho técnico. Além disso, espero que todo esse estudo sobre linhas que usamos tenha lhe feito

entender melhor com o que estamos trabalhando.

39

Semi-Perfil Traseiro

Agora que você entendeu todas as linhas, podemos ver passo a passo de como se vê a cabeça de trás.

Geralmente os erros mais frequentes são no pescoço, queixo e orelhas. Portanto, muito cuidado nessas

partes.

Para facilitar sua visão de todas as linhas que vamos usar (e são varias), vou apagar as linhas horizontais

que usamos frequentemente, sendo que elas (por enquanto) são imutáveis. Mesmo assim, você deve

continuar a fazê-las.

Para começar, temos a cabeça de perfil. Será a partir dela que iremos chegando à cabeça de semi-perfil traseira. Note as três linhas: a orelha, frente e trás. A orelha está reta, e as outras duas ainda são visíveis. A orelha ainda tem o “E” torto em sua forma normal.

Agora viramos um pouco a cabeça. Para isso, simplesmente mexemos na linha da orelha um pouco, arredondando-a. Com isso, a linha de trás se aproxima, e a linha frontal vai para trás do círculo. Porém, você notou a nova linha que colocamos, bem ao lado da linha da face? Essa nova linha serve de suporte param fazermos corretamente o formato do rosto. Observe os pontos indicados com a flecha. Os dois mais da esquerda (o da testa e o da bochecha) se ligam nessa nova linha auxiliar,enquanto o queixo se liga, ainda, na linha frontal. Preste atenção nisso – Testa e bochecha na auxiliar, queixo na frontal. Esse padrão vai ser seguido para sempre no desenho de semi-perfil traseiro.

Porém, um dos problemas mais frequentes nessa posição da cabeça é os olhos, lábios e nariz ainda são

visíveis. De fato, dependendo de quanto você mudou o ângulo, essas partes tornam-se invisíveis. No caso,

não estamos mostrando nem os olhos nem os lábios. Se estivéssemos, então os lábios ainda seriam

visíveis, mas quanto aos olhos, somente daria para ver os cílios. Uma dica para saber se será visível ou não,

especialmente o nariz, e fazê-lo bem de leve, começando com a linha frontal da face. Se der para ver,

então você pode colocá-lo. Observe bem a orelha do ângulo atual, ela ainda é vista quase sem alterações.

Para o queixo, coloca-se a parte sombreada que está sendo vista.

40

Viramos mais a cabeça. Já é possível ver as diferenças. O nariz deixou de ser visível; o queixo está mais difícil de ser visto e a orelha mudou drasticamente de forma. Esse ângulo é muito importante para o semi-perfil de trás. No momento, estamos vendo o ângulo 3/4.

Viramos um pouco mais, apesar de estar ruim de perceber. Chegamos a um ponto em que a linha frontal da face bate com a linha da orelha. Além disso, está ainda mais difícil de ver o queixo. A orelha em si já está mais facilmente visível. Percebe que, se continuarmos girando, o queixo vai acabar se escondendo cada vez mais atrás do pescoço, até a hora em que...

...voltamos para a cabeça vista de trás. Neste caso, a linha adicional continua aí, e você percebe que ela também existia em cada um dos ângulos de cabeça que já fizemos, mas sem ser mostrada. Um exercício excelente para testar suas habilidades é ir girando gradualmente uma cabeça, num giro de 360°.

41

Cabelos Femininos

O desenho de cabelo feminino com certeza é a parte mais difícil de desenhar mangá para o artista. Levam-se muitos anos para dominar esta técnica perfeitamente. Você primeiro deve desenhar uma linha através do rosto para marca onde ficará o cabelo. A linha do cabelo deve ser mais ou menos 0.5 cm acima da altura dos olhos. Antes de completar o desenho do cabelo, note que o desenhar o cabelo de anime consiste em duas partes:

Pequenas partes do cabelo se penduram na frente, acima do olho, e a maior parte do cabelo se concentra atrás da cabeça.

Da linha do cabelo faça uma curva para baixo; isto será de extrema importância. A parte de trás da curva de cabelo descendo para o ombro. Quando tudo está em seu lugar, desenhe as linhas, mas espessas para fazer isto mais realista.

Personagem comum

Personagem Comum

Personagem mais atraente / Jovem

42

Personagem Brincalhão

Personagem Maduro

Personagem Médio

43

Cabelos Masculinos

Desenhar cabelos masculinos é bem mais fácil do que desenhar cabelos femininos, pois eles têm bem menos detalhes. Assim como anteriormente a linha do cabelo deve ser mais ou menos a 0.5 cm acima da altura dos olhos. As mechas da frente são maiores e atrás há uma grande porção de cabelo.

44

Mãos Esta é uma das partes mais difíceis em desenhar mangá. As mãos são a parte do corpo humano mais difícil de

desenhar, devido a seu alto nível de complexidade anatômica, porém elas dão um grande nível de expressão aos

personagens.

A primeira coisa que devem saber a respeito é que existem vários tipos de mãos, e para entender sua anatomia será

preciso que você observe com muita atenção todos os seus movimentos e formas.

Antes de qualquer coisa, devemos conhecer e compreender a composição óssea e mecânica de nossas mãos, observe ao lado os diferentes ossos que compõe as nossas mãos.

Não precisa se desesperar, a figura anterior só serviu para você ver como é a mão, é lembrar sempre como ela é estruturada. É a partir dela que você construirá vários estilos de mãos, porém não precisara desenhar ela sempre.

45

Bem, existem varias maneira de começar a desenhar mãos, e a mais fácil de adaptar é a técnica das bolinhas, ela será bem mais fácil de compreender toda a estrutura e a mecânica da mão.

Comece traçando um circulo com as linhas “x” e “y”, como na figura.

Agora trace um oval sobre o eixo “x”, como mostra a figura acima.

Projete agora formas ovais a partir do oval inclinado desenhado anteriormente.

Essas ovais irão definir e delimitar os dedos. A parte posterior e exterior da mão tem a mesma base geométrica, com certas diferenças nos detalhes claro.

46

Agora outro desenho de mão em perfil para exercitar:

Comece desenhando um oval e sobre ele faça uma linha horizontal curva.

Dentro da oval trace um segundo oval menor.

A base de ovais começa a definir os polegares e os dedos da mão, não deixe de observar essas curvas.

Junte todas as linhas do desenho para definir e estilizar a mão lembre-se de como é a sua.

Essa com certeza é uma das mais difíceis partes em como desenhar mãos, isso acontece porque você não esta

completamente familiarizado com os traços. Não há outra maneira, só com o treino que você conseguirá chegar a

desenhar com completa facilidade de um profissional. Vamos continuar.

47

Agora começamos há mover um pouco os traços:

Trace um oval, como no exemplo anterior, porém um pouco mais inclinado, e uma linha curva como no exemplo ao lado.

Dentro da oval, em seus extremos, trace dois ovais em suas extremidades atravessados, isto marca a munheca e o começo dos dedos.

No 1° oval que foi feito comece a definir os dedos.

Assim como no desenho anterior, trace os dedos e as linhas das mãos. Pronto!

48

Base de Cilindros

Lembra-se dos ossos dos dedos que vimos anteriormente? Pois bem, nesse capitulo ele será muito lembrado, pois agora a base dos desenhos será cilindros, e eles devem ter a mesma proporção dos ossos.

Base de Cilindros

dos ossos dos dedos que vimos anteriormente? Pois bem, nesse capitulo ele será muito lembrado, pois agora a base dos desenhos será cilindros, e eles devem ter a mesma

49

A partir da figura oval do exemplo anterior, construiremos uma mão com base em cilindros.

Aqui você pode definir as articulações dos dedos com os círculos.

Esses círculos se transformarão em dedos.

Comece a brincar com os movimentos. Com essa técnica você estará menos limitado as ações da mão.

50

Os pés, assim como as mãos, possuem grandes dificuldades ao serem desenhados; comparados às mãos os

pés são bem mais fáceis, devido ao seu nível de complexidade ser menor.

Assim como no capitulo de desenho de mãos, aqui também precisamos

pé. Porém nesse caso é precisamos entender ele de cima e de perfil.

Agora vamos ver o pé de Perfil:

Pés

Os pés, assim como as mãos, possuem grandes dificuldades ao serem desenhados; comparados às mãos os

pés são bem mais fáceis, devido ao seu nível de complexidade ser menor.

Assim como no capitulo de desenho de mãos, aqui também precisamos entender como é a estrutura do

pé. Porém nesse caso é precisamos entender ele de cima e de perfil.

Os pés, assim como as mãos, possuem grandes dificuldades ao serem desenhados; comparados às mãos os

entender como é a estrutura do

51

Nos desenhos dos pés será necessária uma atenção maior devido à proporção, uma dica boa é observar os

próprios pés e desenha-los, só com a pratica que você conseguirá desenha-los perfeitamente. Vamos lá!

Comece desenhado um oval inclinado na parte de cima e um circulo na parte de baixo, e interligue ele com uma linha curva. Como no Exemplo!

Sobre o oval inclinado, desenhe cinco pequenos ovais do menor ao maior, eles serão os dedos.

Agora limpe e defina as linhas dos dedos e o resto dos pés. Pronto!

52

Desenhar um pé de perfil não é difícil quando usamos a técnica de desenhos geométricos como base. Mas

mesmo assim, dificilmente se consegue desenha-lo perfeitamente sem que se tenha pratica.

Sobre uma linha vertical, traçamos o seguinte sistema, um circulo grande e um oval logo a frente desse circulo, interligados por uma linha que começa acima do circulo e termina abaixo do oval.

Coloque agora um segundo circulo logo acima do primeiro, este será o tornozelo. Faça o corpo do pé, seguindo a linha que interliga os dois círculos.

Faça duas linhas nas extremidades do “tornozelo”, elas serão a panturrilha.

Faça agora as linhas ovais que serão os dedos. Como mostrado no exemplo.

53

Limpe e defina o desenho, envolvendo as linhas suaves e as geométricas com o “chão”.

Note que quando mudamos de perspectiva o desenho muda completamente, tome cuidado com isso.

54

Frente

A dificuldade para desenhar o pé de frente é a mesma do pé de perfil, porém desta vez iremos utilizar

triângulos como base do desenho.

Comece traçando uma linha horizontal, um triangulo e um círculo para o tornozelo.

Agora desenhamos uma linha diagonal no triangulo, e traçamos os espaços dos dedos.

Agora definimos os dedos com ovais, como se vê na imagem acima, sempre do menor para o maior.

Agora termine estilizando o pé com pequenas linhas, não se esqueça das unhas.

55

Anatomia Básica

Nesta seção você aprenderá a anatomia básica. Pode parecer fácil, mas leva algum tempo para dominar esta técnica direito. O assunto é muito extenso para estudar, por isso este livro terá um resumo de tudo.

56

Tamanho do Corpo

Quando começamos um desenho a primeira coisa que você deve saber e se irá desenhar um homem, mulher ou criança. Você pode usar o comprimento da cabeça do personagem com relação a 1(Do topo da cabeça até a altura do queixo).

O corpo superior do personagem deve ser duas vezes o comprimento da cabeça. A parte inferior do corpo deve ser do mesmo comprimento da cabeça.

O corpo de mulher segue a mesma seqüência do corpo de homem. O corpo superior deve ser duas vezes o comprimento da cabeça, mas o ombro deve ser menos largo do que o personagem masculino. A parte inferior do corpo deve ser o mesmo que a cabeça.

O corpo de criança não segue as mesmas técnicas anteriores. A parte superior e a parte inferior do corpo devem ter o mesmo comprimento da cabeça. O ombro deve ser bem menos largo em comparação aos demais personagens.

57

Figura

Quando desenhamos uma figura masculina existem poucas coisas que você deve tomar cuidado. O ombro deve sempre ser o mais largo na figura e os braços devem ser bons e retos. A cintura e o quadril devem ser desenhados retos. As pernas são firmemente desenhadas, e elas devem ser desenhadas separadamente desenhadas.

Quando desenhamos uma figura feminina devemos ser fazê-lo mais livremente. O ombro deve ser um pouco menor do que o ombro masculino.

A cintura é a parte que mais se distingue do desenho masculino. Uma coisa que você pode considerar em um desenho feminino, é no joelho que tende a mover-se um em direção ao outro, como mostrado no exemplo. Você verá muito isso quando desenhar mulheres em roupas de banho.

58

Visão Lateral

Este é um desenho simples de um personagem masculino. Note como o corpo é desenhado, principalmente a linha direita abaixo. Existem só algumas curvas para o personagem masculino, principalmente atrás.

A visão lateral da personagem feminina é um pouco mais complicada do que a do masculino. O corpo deve ser desenhado com mais curvas. As três principais partes que deve haver curva são o peito, cintura e quadril. Também note como o corpo e menor comparado ao personagem masculino.

59

Anatomia Aqui está uma típica anatomia do corpo humano. O caráter de Anime trabalha o mesmo como desenhar uma pessoa real. Esta regra é para ambos personagens, pode ser variar de artista para artista, porém não muito. Seja cuidadoso se você ainda for um novato, não faça desenhos fora de proporção torna-se um hábito, pois será muito difícil consertá-lo depois.

60

Tórax Masculino A primeira coisa a decidir quando o assunto é desenhar o tórax de um homem é o tipo de homem que você irá desenhar. Existem três tipos: O fraco, O normal e o musculoso. Fazendo o ombro e o tórax maior e com mais detalhes, você irá fazer uma pessoa fraca ficar forte.

Quando desenhamos uma pessoa fraca, sempre tenha a certeza de não desenhar o ombro grande. O tórax é a curva desenhada até o estomago. Adicione algumas linhas próximas ao pescoço e no topo do tórax para mostrar seus ossos. E o mais importante, não se esqueça de adicionar os ossos nas curvas da costela com as linhas, como mostrado no exemplo.

Quando quiser desenhar uma pessoa de porte normal, você vai precisar fazer o ombro um pouco maior do que o anterior. O tórax curva só um pouco acima do estômago. Note que um caráter normal não tem qualquer exibição de músculo ou de ossos, só é desenhado algumas linhas de curva no corpo.

Se você quiser desenhar um caráter normal, você terá que detalhar mais, especialmente o pescoço, ombro e a área do estômago. O pescoço sempre será mais largo e com detalhes para mostrar que ele tem veias em seu pescoço. O ombro e a parte superior do tórax têm que ser extragrande, isso para mostrar que ele tem músculos. Além disso, nunca se esqueça de adicionar as linhas de detalhe para o estômago para completar o trabalho, como mostrado no exemplo.

61

Tórax Feminino Desenhar um tórax feminino e muito diferente de desenhar o masculino, pois você terá que ter uma preocupação maior no peito e quadril. O peito e o quadril que irá definir qual a característica de seu caráter. Então, se você mudar o peito e o tamanho do quadril você irá transformar a mulher magra em uma mulher musculosa.

Aqui está um modelo típico de caráter feminino. Seus ombros são desenhados com o fim juntos. A largura do quadril e a largura do peito deve ser o mesmo, como mostrado no exemplo. Os dois peitos devem ser desenhados com mais ou menos com um ângulo de 45°. Num caráter feminino, o braço tende a ser mais intimo com o corpo.

Aqui você encontra um caráter feminino normal. Seus ombros são desenhados separadamente. Seu tórax é curvo em direção a cintura e volta na direção do quadril, como no exemplo. Porém, a largura do quadril é mais larga do que a largura do peito, como mostrado ao lado. Os peitos são desenhados com um angulo de mais ou menos 45°. Os braços tendem a ser um pouco mais afastado do corpo, se comparado ao caráter anterior.

Desenhar um caráter muscular feminino e bem diferente se compararmos com o caráter masculino, pois você não precisara retrair muito os músculos. Você pode conseguir o mesmo efeito por matização em certas áreas como o ombro, pescoço, cotovelo e pernas, como no exemplo ao lado. A largura do quadril deve ser mais larga do que a do peito. Os peitos são desenhados como nas outras duas anteriores.

62

Pescoço e Ombro O pescoço e o ombro é feito do mesmo modo para ambos caráter, a não ser que o seu desenho tenha o pescoço e o ombro um pouco menor do que o caráter.

O ombro é desenhado sempre para cima. O grande engano para o novato está em desenhar o ombro muito plano em direção ao pescoço. O ombro de uma pessoa normal sempre tem que ser desenhado mais alto do que um ombro de pessoa comum, olhe o exemplo:

63

Rotação do Braço A rotação do braço talvez seja a coisa mais difícil de aprender quando se é novato, mas com uma boa pratica você pode virar profissional. Alguns artistas, principalmente novatos, não percebem o quão é importante fazer uma rotação de braço adequado, isso faz o personagem parecer mais realista. Existem certas coisas que você deve saber quando está fazendo os movimentos do braço, isto é os movimentos de ombro com o braço. Estude os desenhos abaixo cuidadosamente quando você desenhar o braço e ombro.

64

Expressões Faciais

As expressões faciais são importantíssimas, seja no mangá ou em qualquer outra arte – um personagem sem um

estado emocional claro parece trabalho amador. Além disso, cada expressão deve ser aplicada a cada caso.

Começaremos com um rosto apático, sem expressão alguma. Agora que estamos trabalhando com expressões, saiba que BOCA e SOBRANCELHAS serão elementos da face que mais se destacarão.

Note como a abertura da boca influenciou aos casos acima. Quanto mais ela se abriu, mais felicidade o personagem

demonstrou. Os olhos fechados também foram muito eficazes.

65

Furioso Bravo Chateado

Comparando com os exemplos à direita, note

como as sobrancelhas cada vez descem mais, tracinhos no nariz aparecem e a boca

abre.

É importante, em todos os casos, olhar esses pontos críticos das expressões de

mangá.

Aqui a curva da boca mostra o lábio sendo mordido.

Tristíssimo Nervoso Tristonho

Novamente, aqui temos a expressão máxima e, ao lado, as intermediarias. Note como os olhos fecham, as lagrimas

aparecem e a boca abre.

Aqui os dentes estão trincados, uns contra os outros e as lagrimas já começam a aparecer.

Uma expressão quase arrependida. A posição da

boca que o personagem está fazendo beicinho.

66

Pensativo Abobado Surpreso

A boca é feita com uma leve curva e os olhos olhando para

o nada expressam que o personagem está

raciocinando.

Uma mescla do apático com o triste. Uma expressão quase

ingênua.

As pupilas se contraem, a boca se abre, o personagem perde a

cor. Tudo que há em um momento de pânico.

Tenso Aliviado Muito Aliviado

Esse é o momento Maximo de tensão. O suor, os dentes trincados, a risca abaixo do olho, tudo contribui para o

ar quase medonho do personagem.

O domínio do desenho de olhos fechados nesse

desenho é crucial. Treine-os incansavelmente.

Essa é uma das expressões mais clássicas do mangá. È

uma mistura simples de um rosto feliz, porém com

sobrancelhas levantadas e lágrimas.

Esses foram só alguns exemplos de expressões, mas ainda existem muito mais. De fato, não há como dominar as

expressões faciais sem observar as pessoas ao natural. Uma boa dica é olhar-se diante ao espelho, ou em filmes,

qualquer lugar em que você possa ver as variações da pessoa dependendo do seu sentimento. Além do rosto, o

resto do corpo também é fundamental para expressar emoção.

67

A seguir, uma expressão que acho importante colocar:

Quem gosta de mangá e nunca ouviu falar da expressão “kawaii” (bonitinho)? É uma expressão simples, mas extremamente usada. A boca fechada de leve e os olhos dão um ar levíssimo à figura.

No mangá, porém, não são apenas as expressões reais que existem. Um dos fatores pelo qual é os mais conhecidos são as faces engraçadas que se vê em quase qualquer mangá ou anime. E são muitos fáceis de fazer. Se inspire nos emoticons que você encontra pela internet é você terá um resultado bastante satisfatório. A maioria deles foi baseada em mangá.

68

Roupas

A coisa mais importante a considerar quando você está desenhando roupas de qualquer tipo de tecido é a

direção que o tecido vai ser puxado. Quando decidir exatamente como o tecido vai se mover ficará muito

mais fácil. Lembre-se sempre de considerar a figura abaixo do tecido, o pano deve revelar a forma que

estará abaixo do tecido.

À esquerda são alguns exemplos de tipos básicos de dobras. Observe o movimento de cada exemplo apresentado, a tela flui para baixo no canto superior esquerdo dois, pois eles estão sendo puxados para baixo pela gravidade. Este tipo de dobra seria em algo que pendura frouxamente, como uma capa ou camisa longa. Na parte inferior exemplos esquerdos e à direita superiores, o tecido não é apenas puxado pela gravidade, mas estendeu para a esquerda (provavelmente por um braço que está por debaixo da roupa). As pregas tornam-se mais horizontal que vertical quanto mais ele se distende. Além disso, observe como às vezes as dobras são aninhadas um dentro do outro. Isto acontece muitas vezes nas articulações ou as áreas em que a roupa frouxa é ajuntada acima. A imagem inferior direita é um exemplo um pouco mais complexo de um pedaço de pano mais inerte que está sendo puxado em um viarety direções.

Aqui estão mais alguns exemplos de formas básicas vezes. À esquerda, o pano está sendo puxado para baixo pela gravidade e à direita pelo vento ou movimento. Uma esquerda, a longa tira de pano é dobrável, ficando perto do topo. Lembre-se de usar sombreamento para dar a sua forma mais disciplinas. Geralmente, você sombra ao longo de uma linha de dobra, ou em qualquer lugar que você acha que seria uma sombra elenco. Isso leva algum tempo para se acostumar. Ela ajuda a olhar para as dobras reais, por vezes, para ver onde a sombra. Às vezes, vou esboçar as cortinas ou uma toalha pendurada sobre uma cadeira só para a prática e obter uma melhor ideia de como a roupa é sombreado.

69

Aqui estão mais alguns exemplos ao acaso, de um arco e algumas mangas. A coisa mais importante a observar aqui é a forma das dobras na junção da manga no meio.

Estas são algumas mais complexas, sobreposições e dobras aninhadas. Quanto mais detalhes você colocar nele as dobras, mais interessante ele vai olhar. À esquerda, observe como os tecidos cachos até onde é amarrado junto, o peso do tecido puxa para baixo e faz com vincos e dobras extras para formar, onde é reunido. O empate em si é elaborado com muito detalhe, e sob o pano que sopra levemente ao vento. A tela é protegida em torno das dobras e nas fendas formadas por um pano. Na foto à direita, um comprimento da tela é coberta no chão, note como as pregas ninho em outro e se sobrepõem, criando um efeito interessante.

70

Outra coisa que eu quero salientar é a espessura do tecido em questão. A tela no exemplo superior parece mais fino que o tecido na parte inferior do exemplo. Tome nota das duas coleiras. No topo, a borda circular do anel conecta-se diretamente ao resto do colarinho, enquanto na parte inferior, há um espaço entre a borda circular e a parte vertical. O mesmo vale para as bordas da capa. Enquanto no exemplo acima, a borda é fina e crocante, a exemplo inferior há espaço extra entre o aro e o resto da capa. Este espaço extra faz a roupa parecer mais grossos e pesados.

71

SD Mangá SD Mangá (Super Deform Mangá) é muito usado para transmitir humor ou fofura. É um processo extremamente

simples para você que já domina todas as técnicas descritas nesse livro.

SD Mangá não é nada mais do que dois círculos do mesmo Tamanho. Então comece desenhando dois círculos, um acima do outro.

Agora que você já tem o tamanho da cabeça e do corpo, faça eles da mesma maneira que você aprendeu nos capítulos anteriores. Os braços e as pernas são mais finos e tem a ponta arredondada.

Faça os dedos com pontas redondas e bem juntos.

Não defina muito o tornozelo, deixe sempre o personagem na ponta do pé.

72

A partir daqui é muito fácil. Defina como irá ser o seu personagem e quais roupas ele irá usar. A boca normalmente é feita como a letra “D”. O nariz não é definido com uma linha muito forte.

Agora use um apagador para apagar as linhas guias e escureça mais os traços do seu personagem o quanto desejar e depois pinte.

Pronto. Aqui temos um ótimo SD Mangá. Essa técnica é muito fácil de pegar quando já se sabe tudo como desenhar mangá, por isso esse capitulo deve ser aprendido sempre por ultimo.

73

Conclusão Em conclusão, eu quero dizer que desenhar personagens de mangá não é tarefa fácil. Levam-se muitos anos de pratica e

trabalho duro para se desenhar perfeitamente. Além desse livro, procure ver animes e desenha-los, isso é muito bom para

praticar, mesmo que você não desenhe perfeitamente. Espero que tenha gostado desse trabalho que foi feito com muito carinho

para vocês!

74

Autor:

Alex Nunes

Realização de:

InfoProductNet

E-mail para contato:

[email protected]