pastoral “e sereis minhas testemunhas” e · com todas essas bases e reflexões, é nosso...

6
Igreja Metodista Em Itaberaba Congregação Em Santana De Parnaíba “Jesus Cristo ontem e hoje é o mesmo, e o será para sempre” Pastoral “E sereis minhas testemunhas...” E is aqui o grande chamado de Deus para todos nós: “E se- reis minhas testemunhas”. Creio que temos muitas coisas pa- ra contar e grandes maravilhas pa- ra anunciar. “Louvar-te-ei, Senhor, de todo o meu coração; contarei todas as tuas maravilhas “Sl 9:1”. Entretanto, eu creio que o Senhor Jesus espera muito mais de nós quando somos chamados para sermos suas testemunhas, segun- do o Evangelho de João 15: 27: “E vós também testemunhareis, porque estais comigo”. Vejam, o nosso testemunho deve acontecer porque nós estamos com Jesus, nós andamos com Ele, nós falamos com Ele e a respeito d’Ele. Portanto, nosso testemunho precisa acontecer neste mundo para que as pessoas pos- sam crer e confiar no amor de Deus. Eu estou falando com você, que há muito tempo não fala do amor de Jesus para alguém. Eu estou falando também com você, que é um evangelista e, em tempo e fora de tempo, tem falado da salvação que Deus traz a todos os que o recebem. Eu estou falando a todos aqueles e aquelas que querem viver uma ex- periência íntima e profunda com Deus, colocando-se nas Suas mãos para se- rem, ao longo deste segundo semestre, Suas testemunhas. O Senhor quer usar você para ser um instrumento poderoso em Suas mãos; Ele quer que você possa ser usado na missão que Ele já tem determinado para a sua vida; Ele quer usar você como um grande pescador de homens. Não estamos em tempos de resistir ao chamado de Deus. Não podemos ficar surdos à Sua voz. Ele nos chama para sermos testemunhas fiéis do Seu grande amor. Ouçamos agora a voz de Deus: “Chamei-te pelo teu nome, tu és meu” (Is 43:1). Não é possível ficarmos insensíveis ao chamado de Deus. Eu creio que o Senhor está me chamando para ser Sua testemunha e creio que Ele chama você também. Vamos, todos juntos, orar e buscar forças em Deus e pedir porção dobrada do Espírito Santo para, em nome de Jesus Cristo, sermos uma igreja missionária, uma igreja para o Senhor, uma grande testemunha! Deus é bom o tempo todo! Sem. Lucas Gomes BOLETIM INFORMATIVO | ANO XIII | Nº 581 | 9 DE AGOSTO DE 2015 “O semeador”, de Vincent van Gogh (1888)

Upload: vongoc

Post on 13-Dec-2018

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Igreja Metodista Em ItaberabaCongregação Em Santana De Parnaíba

“ Jesus C r i s t o on t em e ho j e é o mesmo, e o se r á pa r a semp re ”

Pastoral

“E sereis minhas testemunhas...”

Eis aqui o grande chamado de Deus para todos nós: “E se-reis minhas testemunhas”.

Creio que temos muitas coisas pa-ra contar e grandes maravilhas pa-ra anunciar. “Louvar-te-ei, Senhor, de todo o meu coração; contarei todas as tuas maravilhas “Sl 9:1”. Entretanto, eu creio que o Senhor Jesus espera muito mais de nós quando somos chamados para sermos suas testemunhas, segun-

do o Evangelho de João 15: 27: “E vós também testemunhareis, porque estais comigo”. Vejam, o nosso testemunho deve acontecer porque nós estamos com Jesus, nós andamos com Ele, nós falamos com Ele e a respeito d’Ele. Portanto, nosso testemunho precisa acontecer neste mundo para que as pessoas pos-sam crer e confiar no amor de Deus.

Eu estou falando com você, que há muito tempo não fala do amor de Jesus para alguém. Eu estou falando também com você, que é um evangelista e, em tempo e fora de tempo, tem falado da salvação que Deus traz a todos os que o recebem. Eu estou falando a todos aqueles e aquelas que querem viver uma ex-periência íntima e profunda com Deus, colocando-se nas Suas mãos para se-rem, ao longo deste segundo semestre, Suas testemunhas.

O Senhor quer usar você para ser um instrumento poderoso em Suas mãos; Ele quer que você possa ser usado na missão que Ele já tem determinado para a sua vida; Ele quer usar você como um grande pescador de homens.

Não estamos em tempos de resistir ao chamado de Deus. Não podemos ficar surdos à Sua voz. Ele nos chama para sermos testemunhas fiéis do Seu grande amor. Ouçamos agora a voz de Deus: “Chamei-te pelo teu nome, tu és meu” (Is 43:1). Não é possível ficarmos insensíveis ao chamado de Deus.

Eu creio que o Senhor está me chamando para ser Sua testemunha e creio que Ele chama você também. Vamos, todos juntos, orar e buscar forças em Deus

e pedir porção dobrada do Espírito Santo para, em nome de Jesus Cristo, sermos uma igreja missionária, uma igreja para o Senhor, uma grande testemunha!

Deus é bom o tempo todo!

Sem. Lucas Gomes

BOLETIM INFORMATIVO | ANO XIII | Nº 581 | 9 DE AGOSTO DE 2015

“O semeador”, de Vincent van Gogh (1888)

Dia dos PaisUm pai que faz diferença

Ser pai é um sublime privilégio, mas também uma imensa responsabilidade. Não basta gerar filhos, é preciso fazer grandes investimentos na educação de-les a fim de prepará-los para a vida. Mui-tos homens se tornam famosos e alcan-çam o apogeu do sucesso na carreira profissional, mas poucos têm êxito no recôndito do lar. A paternidade respon-sável é um grande desafio ainda hoje. Vamos observar, à luz da Palavra, alguns princípios importantes para os pais.

Em primeiro lugar, um pai que faz diferença é alguém que é um exemplo para os filhos. Antes de ensinar os filhos, o pai precisa viver o que ensina. O exemplo não é apenas uma forma de ensinar, mas a única eficaz. Antes de in-culcar nos filhos a verdade, o pai precisa ter essa verdade no coração. Ele não pode apenas ensinar o caminho aos filhos, mas ensiná-los no caminho. O pai é um espelho. O espelho demonstra. Precisamos de pais que sejam modelos de honestidade, de piedade e de vida cheia do Espírito.Em segundo lugar, um pai que faz diferença é alguém que encontra tem-po para os filhos. Quem ama prioriza. Quem ama encontra tempo para a pes-soa amada. Um pai jamais pode sacrificar o importante no altar do urgente. Tudo à nossa volta tem o apelo do urgente. Mas nem sempre o urgente é importan-te. Os filhos são importantes. Eles merecem o melhor do nosso tempo, da nossa agenda, da nossa atenção. Se um pai está tão ocupado a ponto de não ter tem-po para os filhos, ele está ocupado demais. Na verdade, nenhum sucesso com-pensa o fracasso do relacionamento com os filhos. A herança de Deus na vida dos pais não é o dinheiro, mas os filhos. Presentes jamais substituem presença. Os filhos precisam dos pais mais do que de coisas.Em terceiro lugar, um pai que faz diferença é alguém que equilibra cor-reção e encorajamento. O rei Davi pecou contra seus filhos porque não gostava de contrariá-los. O sacerdote Eli é acusado de amar mais os filhos do que a Deus, mas seu amor não era responsável, pois ele foi conivente com o er-ro de seus filhos e não teve pulso para corrigi-los. Deixar de corrigir os filhos é um grande perigo. Entretanto, a correção precisa ser equilibrada com o encora-jamento. Os filhos precisam ser estimulados pelos pais. O elogio sincero e a apre-ciação são ferramentas importantes na formação emocional dos filhos. Os filhos precisam se sentir amados, protegidos e orientados pelos pais. Correção sem encorajamento é castigo; encorajamento sem correção é bajulação. Ambas as atitudes estão fora do propósito de Deus.Em quarto lugar, um pai que faz diferença é alguém que cuida da vida es-piritual dos filhos. Não basta dar teto, comida, roupa, educação e segu-rança aos filhos. O pai precisa prioritariamente conduzir seus filhos pelos cami-nhos do Senhor. O pai deve gerar seus filhos não apenas biologicamente, mas também espiritualmente. Um pai que faz diferença é como o patriarca Jó que in-tercedia todas as madrugadas pelos seus filhos e os chamava para santificá-los.

Precisamos de pais que aspirem não apenas o sucesso profissional dos filhos e invistam não apenas no êxito estudantil deles, mas busquem prioritariamente a salvação de seus filhos. Não basta ter filhos brilhantes; precisamos ter filhos sal-vos. Não basta ter filhos bem-sucedidos profissionalmente; precisamos

ter filhos consagrados a Deus. Nossos filhos são mais filhos de Deus do que nossos. Eles devem ser criados para realizarem os sonhos de Deus mais do que os nossos. Eles devem viver para a glória de Deus mais do que para a nossa realização pessoal.

Por Hernandes Dias Lopes, pastor presbiteriano

AtualidadeMetodismo e manifestações: a respeito da greve dos professores

“Vejam, o salário dos trabalhadores que ceifaram os seus campos, e que por vo-cês foi retido com fraude, está clamando contra vocês. O lamento dos ceifeiros chegou aos ouvidos do Senhor dos Exércitos. Vocês viveram luxuosamente na terra, desfrutando prazeres, e fartaram-se de comida em dia de abate. Vocês têm condenado e matado o justo, sem que ele ofereça resistência. Portanto, irmãos, sejam pacientes até a vinda do Senhor. Vejam como o agricultor aguarda que a terra produza a preciosa colheita e como espera com paciência até virem as chu-vas do outono e da primavera” (Tg 5:4-7).

A educação marca a história do me-todismo. Com universidades, esco-las, cursos, creches e inúmeras es-truturas voltadas ao ensino abertas à sociedade e espalhadas mundo afo-ra, não podemos negar que a liberta-ção é uma consequência que educa-

ção traz consigo. Sim, a educação liberta. Desde o nascimento do movimento metodista, vemos John Wesley como um estudante engajado tanto na fé – inte-grado ao Clube Santo – como no seu afinco em conhecimentos de medicina, fi-losofia e teologia. Susanna Wesley também é de indispensável lembrança no que tange a educar seus filhos e ensiná-los a leitura e a escrita.

Com todas essas bases e reflexões, é nosso compromisso, a qualquer momen-to, reforçar e memorar os desafios, vitórias, dificuldades e lutas dos educadores e educadoras de nosso tempo.

Ao longo dos meses de março a junho deste mesmo ano de 2015, vimos os pro-fessores e professoras da rede pública estadual de São Paulo paralisarem suas ativi-dades, reivindicando aumento salarial e melhores condições de trabalho. Muitos(as) dos(as) que se engajaram com esforço, são assíduos(as) na comunidade metodis-ta. Infelizmente, após 92 dias de manifestações, que contaram com milhares de professores(as), alunos(as), pais e mães – sob ameaças e aparato repressivo –, vi-mos esta luta chegar ao fim, sem vitórias, acompanhada de críticas e pouco-caso.

É sabida a precarização da educação em nosso país e é entristecedor notar que as lutas que buscam transformar esta realidade são vistas com desprezo e rancor.

Como Igreja, somos desafiados e desafiadas a transformar, constantemente. Co-mo crentes em Cristo, somos engajados e engajadas em nunca nos conformar-

mos – jamais nos contentarmos. Como metodistas, somos compromissados e compromissadas em usar a educação para tal transformação.

Testemunhar docentes serem escoltados por policiais armados e camburões aparelhados, testemunhar que professores(as) eram noticiados com desconfian-ça pelos meios de imprensa e vê-los(as) sendo ignorados(as) pelas gestões de uma política enferrujada nos motivam, como Igreja, a repudiar aqueles(as) que deveriam prezar pela qualidade e a dignidade dos(as) educadores(as); aqueles(as) que deveriam se curvar às reivindicações de direitos, reajuste e melhores condi-ções de trabalho desses(as) professores(as).

Cabe a nós, como igreja, saudar e honrar aqueles e aquelas que lutaram, so-freram, desgastaram-se na esperança de poder ensinar com mais dignidade; na esperança de entrar em uma sala de aula em que estudantes não se aglutinem em espaços precários; na esperança de, ao final de um ciclo de labuta, receber a quantia justa pelo amor a seu trabalho.

Talvez, só esta palavra seja capaz de ilustrar a profissão do educador e da edu-cadora, em especial este e esta que se engaja: amor.

Em solidariedade, em honra, em estímulo para que não cedam às pressões ma-lignas que querem frustrar e decepcionar a esperança e o amor ao magistra-do, manifestamos nossa saudação aos professores e às professoras. Manifes-tamos nosso repúdio aos(às) que desprezam sua luta e nosso apoio como igreja àqueles(as) que padecem de auxílio por se verem envolvidos(as) em pressões e dificuldades geradas por sua profissão. Manifestamos nossa concordância com a greve realizada e declaramos que cobrimos e seguiremos cobrindo esses(as) educadores(as) com nossas orações e suporte.

Declaramos que estaremos lado a lado sempre que as lutas forem conclamadas, seja por melhores condições de trabalho, seja contra as injustiças que atingem

os(as) que estão à margem, seja pela ampliação de direitos, se-ja, enfim, para fazer com que o Reino se faça mais presente em nosso meio.

Lucas Filipe Silvério de FreitasAss. Regional de Direitos Humanos da 3ª Região Eclesiástica

AvisosDomingo que vem, aula especial na Escola DominicalNo próximo domingo (16/8), haverá uma aula especial na Escola Dominical que será realizada em conjunto para todas as classes (juvenis, jovens, mulheres e ho-mens) sobre o tema: “A Igreja e a Violência contra a Mulher”. A palestrante será a irmã Ester Lisboa, membro da Igreja Anglicana e assessora do programa Saú-de e Direitos de Koinonia – Presença Ecumênica e Serviço.

Seminário Toque de Poder 2015.Tema: Identidade;Data: 15 de agosto de 2015;Local: Palácio dos Trabalhadores (Rua Galvão Bueno, 782 – Liberdade)Preletores: Bispo José Carlos Peres, Menny Escobar, Pr. Neil Barreto, Damaris Calvino, Hygor Junker e Ministério Toque de Poder.Investimento: R$ 60,00Inscrições: www.seminariotoquedepoder.com.br.

Curso: “Haggai na Sua Igreja” – Módulo 3Vem aí o Módulo 3 do curso “Haggai na Sua Igreja”. Cada módulo dura oito horas e abrange três matérias. No Módulo 3, estudaremos a importância das tomadas de decisão, a direção de Deus para um líder e comunicação e relacionamento.

Quando: O Módulo 3 será no dia 22/8 (sábado), das 8h30 às 16h30;Local: Igreja Metodista em Itaberaba;Data do 4º e último módulo: 24/10;Valor por módulo: R$ 45,00;Inscrições: Com o Pr. Tiago, até 16/8 (domingo).

“7 Semanas Buscando o Senhorio de Cristo”Durante sete semanas, faremos cultos especiais às sextas-feiras, com o propó-sito de buscar o senhorio de Cristo em todas as áreas da nossa vida, baseando-nos no texto de Filipenses 2:10-11. A cada sexta-feira, contaremos com um pre-gador diferente. Confira os convidados e os temas da campanha.

2ª semana: Senhor das finanças - Pr. Márcio Arbex (IM em Campo Belo) – 14/8;

3ª semana: Senhor da família/casamento - Pr. Marcos Garcia (IM em Santo Amaro) – 21/8;

4ª semana: Senhor das emoções - Pr. Daniel Beltrão (Reviva) – 28/8;

5ª semana: Senhor do meu futuro - Pr. Edson (Igreja Batista) – 4/9;

6ª semana: Senhor do meu corpo - Lizete Fiorini (membro da Catedral Metodista de São Paulo) – 11/9;

7ª semana: Senhor da igreja - Pr. Daniel Camuçato (IM no Belém) – 18/9.Aniversariantes10/8 Célia Medeiros de Carvalho e Valéria Gomes Barreto;

11/8 Amélia Felipe Fonseca;

12/8 Yasmin da Silva Dias;

14/8 Luís Gustavo Zorzam Souza;

15/8 Leonardo Gomes Silva e Sara Ferreira Rossignoli.

Orai sem cessar!Apresentemos a Deus os nomes de irmãos e irmãs que passam por enfermida-des e problemas diversos. Oremos:

• Pela saúde do Carlos (irmão do Márcio), da Célia, da Cida (cunhada da Silvana), da d. Cida Barçante, do Eduardo Limmi Marques (irmão do Cláudio), da d. Elenice (irmã da d. Neusa), da d. Iberci (mãe da Silvana Sanguin), do sr. Jarbas (pai da Helô), do Leonardo (amigo da Beth Estrozi), da d. Lydia Reyes (mãe da Maria José), da d. Maria da Penha, da Maria José Cassu (de Santana), da Mônica (professora da Flávia Gonçalves), do Rafael Arrais (sobrinho do sr. Manoel), da Rosimeire (irmã da Roseli de Brito), da d. Tereza Lemmi Marques (mãe do Claudio), da d. Tereza (sogra da Maria José) e do Wanderlei;

• Pela Juliana do Patrocínio e sua família, que está enlutada;

www.metodistaitaberaba.com.brwww.facebook.com/

igrejametodista.itaberaba

I g r e j a M e t o d i s t a e m

Missão: Espalhar a santidade bíblica, testemunhando Jesus Cristo como único e suficiente Salvador, capaz de transformar vidas e realidades.

Visão: Ser reconhecida como uma igreja intercessora, que celebra e adora ao Deus vivo, com amor à Palavra, e acolhe os que se achegam e buscam a cura e a restauração do corpo, da alma e do espírito.

Igreja Metodista em Santana de Parnaíba (Congregação)

Rua Alberto Frediany, 853Santana de Parnaíba - SP

Seminaristas: Edmilson Oliveira e Michelly Oliveira

R. Mestras Pias Fillipini, 161São Paulo - SP - 02736-010

Tel: 3977-0571Pastor: Tiago [email protected]

Pastora: Laura [email protected]

Boletim informativo (Boin) da igreja metodista em itaBeraBaCoordenação: Pr. Tiago ValentinEdição: Benjamin GonçalvesProjeto e produção gráfica: Américo Neto

Colaboradoras: Bel Gonçalves, Carla Stracke Pimentel, Flávia Gonçalves e Pra. Laura Costa ValentinCoordenador do Ministério de Comunicação: José Fenner

programação semanal2ª feira 3ª feira 4ª feira 6ª feira sáB. domingo

Alimentando Vidas (20h00)

Tarde de Oração (16h30)

Novidade de Vida (20h00)

Encontros dos PGs

Encontros dos Pgs

Culto de Libertação (20h00)

Reun. de Oração (22h30)

Encontros dos Pgs

Or. e Intercessão (8h15)

Escola Dominical (9h00)

Culto solene (19h00)

Horários de eXpediente dos pastores na igreja

Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Domingo

Manhã - 8h30 – 12hTiago

Dia Folga Pr. Tiago

Pra. Laura

8h30 – 12hTiago

8h30 – 12hLaura - 9h

Tiago e Laura

Tarde 13h30 – 17hTiago e Laura

13h30 – 17hTiago e Laura

13h30 – 17hTiago e Laura

13h30 – 17hTiago

14h - 17hTiago e Laura -

Noite 20hTiago e Laura

20hTiago

20hTiago

20hTiago e Laura

19hTiago

19hTiago e Laura

Assista as transmissões ao vivo dos cultos em nosso site.Reveja também as transmissões dos domingos anteriores no site

www. metodistaitaberaba. com. br ou www.livestream.com/metodistaitaberaba

• Pela Clínica Neemias e pelo tratamento do Leandro;• Pelos Pequenos Grupos (PGs), seus líderes e seus alvos;• Pelos ministérios e lideranças da nossa igreja;• Pela equipe pastoral (pastores Tiago e Laura e seminaristas Lucas,

Edmilson e Michelly);• Pelo crescimento quantitativo, espiritual e orgânico da nossa igreja;• Pelo ministério do Bispo José Carlos Peres, da nossa Região.Para incluir pedidos de oração no Boin, procure o Pr. Tiago.

Escala de serviçoSERVIÇO HOJE (9/8) PRÓX. DOMINGO (16/8)

FECHAMENTO DA IGREJA Weslley PastoresGUARDADOR DOS CARROS Cleuton ToninhoINTERCESSÃO Manoel/Maria José Edward/TiagoMINISTÉRIO INFANTIL Carol/Doroti Bia/Laura/LucasLOUVOR Nova Aliança VidaOPERADOR DE SOM Álvaro MárcioOPERADORA DO DATASHOW Bel EulaOPERADOR DE CÂMERA Guto GabrielDIREÇÃO DO CULTO Sem. Lucas/Samuel Pr. Tiago/MarilenePREGADOR Pr. Tiago Sem. Lucas