passo a passo da incorporação imobiliária

1
Passo a passo da Incorporação Imobiliária Segundo Maria Helena Diniz, incorporação é o “empreendimento que visa a conseguir capital necessário para a construção do prédio, pela venda antecipada de apartamentos” (1). A incorporação imobiliária é uma atividade empresarial complexa, composta de atos e contratos realizados pelo incorporador, voltados à promoção e realização de construções de unidades autônomas que serão vendidas aos interessados. Porém, a incorporação não se resume apenas à venda das unidades, e sim a todo o estudo, execução e implementação do empreendimento. De forma resumida, vejamos o passo a passo de uma incorporação imobiliária sob a ótica do incorporador: 1º) Faça o estudo da viabilidade econômica e comercial do empreendimento. 2º) Analise o terreno (solo e vizinhança) que comportará o projeto. 3º) Analise o produto considerando a região e o mercado consumidor. 4º) Elabore estudos sobre o projeto do empreendimento. 5º) Adquira o terreno/imóvel. 6º) Elabore o estudo do Valor Geral de Vendas (VGV). 7º) Contrate os fornecedores. 8º) Elabore o procedimento para a aquisição de recursos para construção. 9º) Busque a aprovação do projeto de construção do empreendimento. 10º) Registre o memorial de incorporação. 11º) Promova o lançamento do empreendimento e inicie as alienações das futuras unidades autônomas. 12º) Conclua as construções e emita o “habite-se”. 13º) Averbe a construção. 14º) Registre a instituição de condomínio edilício. 15º) Registre a convenção condominial. 16º) Outorgue as escrituras definitivas de venda e compra das unidades autônomas.(2) Portanto, é possível observar que o procedimento é, sem dúvida, um dos procedimentos mais complexos da área imobiliária e, por isso, suscita grandes dúvidas nos profissionais que atuam no segmento. Quer saber mais detalhes e ter maior segurança para dar início a uma incorporação imobiliária? Então consulte os Fascículos nºs 14, 15, 16 e 17 do Manual LEX - Prática Imobiliária e veja o passo a passo, as dicas, os alertas, o fluxograma e o checklist dos procedimentos. (1) DINIZ, Maria Helena. Curso de Direito Civil Brasileiro. v. 4: direito das coisas. 3. ed. rev. e atual. São Paulo: Saraiva, 1985. (2) Texto extraído do Fascículo 15 do Manual LEX Prática Imobiliária

Upload: juliano-de-souza

Post on 29-Dec-2015

253 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Passo a passo da Incorporação Imobiliária

Passo a passo da Incorporação Imobiliária

Segundo Maria Helena Diniz, incorporação é o “empreendimento que visa a conseguir capital necessário para a construção do prédio, pela venda antecipada de apartamentos” (1).

A incorporação imobiliária é uma atividade empresarial complexa, composta de atos e contratos realizados pelo incorporador, voltados à promoção e realização de construções de unidades autônomas que serão vendidas aos interessados.

Porém, a incorporação não se resume apenas à venda das unidades, e sim a todo o estudo, execução e implementação do empreendimento.

De forma resumida, vejamos o passo a passo de uma incorporação imobiliária sob a ótica do incorporador:

1º) Faça o estudo da viabilidade econômica e comercial do empreendimento.2º) Analise o terreno (solo e vizinhança) que comportará o projeto.3º) Analise o produto considerando a região e o mercado consumidor.4º) Elabore estudos sobre o projeto do empreendimento.5º) Adquira o terreno/imóvel.6º) Elabore o estudo do Valor Geral de Vendas (VGV).7º) Contrate os fornecedores.8º) Elabore o procedimento para a aquisição de recursos para construção.9º) Busque a aprovação do projeto de construção do empreendimento.10º) Registre o memorial de incorporação.11º) Promova o lançamento do empreendimento e inicie as alienações das futuras unidades autônomas.12º) Conclua as construções e emita o “habite-se”.13º) Averbe a construção.14º) Registre a instituição de condomínio edilício.15º) Registre a convenção condominial.16º) Outorgue as escrituras definitivas de venda e compra das unidades autônomas.(2)

Portanto, é possível observar que o procedimento é, sem dúvida, um dos procedimentos mais complexos da área imobiliária e, por isso, suscita grandes dúvidas nos profissionais que atuam no segmento.

Quer saber mais detalhes e ter maior segurança para dar início a uma incorporação imobiliária? Então consulte os Fascículos nºs 14, 15, 16 e 17 do Manual LEX - Prática Imobiliária e veja o passo a passo, as dicas, os alertas, o fluxograma e o checklist dos procedimentos.

(1) DINIZ, Maria Helena. Curso de Direito Civil Brasileiro. v. 4: direito das coisas. 3. ed. rev. e atual. São Paulo: Saraiva, 1985. (2) Texto extraído do Fascículo 15 do Manual LEX Prática Imobiliária